???global.info.a_carregar???
Maitê Gil is a Specialist in Educational Sciences and Faculty development at Católica Learning Innovation Lab, a laboratory for Pedagogical Innovation at the Faculty of Education and Psychology of the Universidade Católica Portuguesa. She holds a PhD in Applied Linguistics from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brazil), with a collaborative period at University of Birmingham (UK). Her research interests include: Language Teaching; Multiliteracies; Cognitive Linguistics; Teacher Learning; and Teacher Professional Development. She is a researcher at the Research Centre for Human Development (CEDH), also developing research activities at the Research Centre for Philosophical and Humanistic Studies (CEFH).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maitê Moraes Gil

Nomes de citação

  • Gil, Maitê

Identificadores de autor

Ciência ID
9B10-FBF1-068F
ORCID iD
0000-0002-2814-2540

Endereços de correio eletrónico

  • maitegil11@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/04/01 - 2020/03/31
Concluído
Linguistics (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2012/03/01 - 2015/03/13
Concluído
Applied Linguistics (Doctor)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Uma viagem, diferentes bagagens: prática de reflexão linguística, formação de professores e Linguística Cognitiva. / One journey, different backgrounds: linguistic analysis, teacher training and Cognitive Linguistics." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/03/15 - 2012/01/24
Concluído
Applied Linguistics (Master)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Metáfora no ensino de língua materna: em busca de um novo caminho. / Metaphor in first language teaching: in search of a new path." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005/03/12 - 2009/12/15
Concluído
Letras - Português e Inglês (Languages - Portuguese & English) (Graduado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/17 - 2023/12/30 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2019/05/01 - 2020/04/20 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/04/22 - 2018/12/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Faculty Development Specialist Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2011/02/05 - 2013/04/15 Portuguese teacher Colégio João XXIII, Brasil
2010/01/05 - 2011/12/21 Portuguese teacher Colégio João Paulo I, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/05/14 - 2026/12/31 INOV-NORTE - Centre of Excellence for Pedagogical Innovation in the North Region, Portugal
08/C06-i07/2024.P11078
Outra
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Once Upon a Time: a Kit of Tools for Fostering Children’s Development of Multiliteracies, Collaboration Skills, and Intercultural Sensitivity
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/02/21 - 2022/12/31 MoBeyBOU: Moving Beyond Boundaries: Designing Narrative Learning in the Digital Era
POCI-01-0145-FEDER-032580
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/03/10 - 2020/03/09 Motion verbs and their combinatorial possibilities with prepositional phrases in Brazilian Portuguese: an investigation of uses in texts written by secondary school students
no
Investigador Pós-doutorado
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Concluído
2017/03/01 - 2018/11/30 Corpus TecEM - Construction of a corpus of texts written by students from Secondary School
no
Investigador responsável
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Concluído
2016/03/01 - 2016/12/23 Ressignifying the continuing education of language teachers: didactic engineering in teaching practices
no
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Concluído
2012/03/15 - 2015/03/13 The formation for linguistic analysis practices in Portuguese language classes in the first language teachers training programs
no
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cristina Maria Sylla; Maitê Moraes Gil; Douglas Menegazzi; Monica Landoni. "Evaluating children's engagement with technology through the lens of the grammar of visual design". Trabalho apresentado em 23rd Annual ACM Interaction Design and Children Conference, IDC 2024, Delft, 2024.
    Publicado • 10.1145/3628516.3656273
  2. Michael Schlauch; Cristina Sylla; Maitê Gil. "Investigating Social Emotional Learning at Primary School through Guided Interactive Storytelling". 2022.
    10.1145/3505270.3558313
  3. Ipek Kay; Cristina Sylla; Maitê Gil; Mine Ozkar; Ana Paula Caruso; Ufuk Aydln. "M&M - Monnom meets Mobeybou". Trabalho apresentado em IDC 2022 - 21st ACM Interaction Design and Children Conference, Braga, 2022.
    Publicado • 10.1145/3501712.3535272
  4. Sylla, Cristina; Gil, Maitê; Menegazzi, Douglas; Fernandes, Rafael; Araújo, Cristiana; Martins, Nuno. "Once Upon a Time: A Kit of Tools for Reading and Telling Stories". 2021.
    10.1145/3483529.3483685
  5. Pinto, Julia Ferri; Ferreira, Luciane Senna; Gil, Maitê. "Construção de uma ferramenta de análise crítica das propostas de gêneros textuais em LDLP". Trabalho apresentado em 10.ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa – MoExP, Osório - RS, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Íris Susana Pires; Gil, Maitê; Bunzen, Clecio. "Wordless Picturebooks as Resources for the Construction of the Pedagogy of Multiliteracies. The Case of Migrants, by Issa Watanabe". Children's Literature in Education (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s10583-023-09544-w.
    Publicado • 10.1007/s10583-023-09544-w
  2. Pires Pereira, Íris Susana; Gil, Maitê; Sylla, Cristina Maria; Íris Susana Pires Pereira; Maitê Moraes Gil; Cristina Sylla. "Meeting the Challenges of Designing Multimodal Texts to Promote Multiliteracies Pedagogy". Comunicação e Sociedade 43 (2023): e023008. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481.
    Publicado • 10.17231/comsoc.43(2023).4481
  3. Gil, Maitê Moraes; Pires Pereira, Iris Susana; Sylla, Cristina. "La construcción del posicionamiento lector en una narrativa digital interactiva. Una discusión a la luz de la teoría de las multiliteracidades". Cultura, Lenguaje y Representación 30 (2023): 79-106. http://dx.doi.org/10.6035/clr.6773.
    10.6035/clr.6773
  4. Gil, Maitê Moraes; Soares da Silva, Augusto. "A Study on the Conceptual Structure of the Use of Prepositions in the Complement of Goal-oriented Motion Verbs in Brazilian Portuguese". Cognitive Semantics 9 1 (2023): 73-102. http://dx.doi.org/10.1163/23526416-bja10041.
    10.1163/23526416-bja10041
  5. Aline Aver Vanin; Maitê Moraes Gil. "Os corpos outros na formação em saúde: em direção a uma perspectiva interseccional do paciente nos modelos cognitivos idealizados". Signo 48 91 (2023): 140-153. http://hdl.handle.net/10400.14/45244.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17058/signo.v48i91.17977
  6. Roberto Asenjo Alcalde; Gil, Maitê; Maitê Moraes Gil. "Metaphorical Representation of Coronavirus in Spanish and Brazilian Cartoons". RæL-Revistælectrónica de Lingüística Aplicada 21 1 (2023): 91-114. https://rael.aesla.org.es/index.php/RAEL/article/view/480.
    Acesso aberto • Publicado • 10.58859/rael.v21i1.480
  7. Íris Susana Pires Pereira; Maitê Moraes Gil; Cristina Maria dos Santos Moreira da Silva Sylla. "Story apps as didactic multimodal resources for multiliteracies practices. A case in point". Revista de Estudos da Linguagem 31 4 (2023): 1916-1951. http://hdl.handle.net/10400.14/46953.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17851/2237-2083.31.4.1916-1951
  8. Tedesco Selistre, Isabel Cristina; Gonçalves Caseira, Ingrid; Da Rosa Pereira, Mateus; Vieira Ferri, Milena; Colombo Lopes, Juliana; Gil, Maitê; Schoenardie, Felipe. "Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas". LínguaTec 7 1 (2022): 332-347. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5949.
    Acesso aberto • 10.35819/linguatec.v7.n1.5949
  9. Gil, Maitê Moraes; Siqueira, Maity. "O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna: potencialidades e desafios com foco no uso / The Concept of ¿Construction¿ and the Practice of Linguistic Analysis in First Language Teaching: Potentialities and Challenges Focusing on the use". REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM 30 2 (2022): 635. http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.635-660.
    10.17851/2237-2083.30.2.635-660
  10. Gil, Maitê; Sylla, Cristina. "A close look into the storytelling process: The procedural nature of interactive digital narratives as learning opportunity". Entertainment Computing 41 (2022): 100466. http://dx.doi.org/10.1016/j.entcom.2021.100466.
    10.1016/j.entcom.2021.100466
  11. Cristina Sylla; Maitê Gil; Íris Susana Pires Pereira. "Untangling the complexity of designing tools to support tangible and digital intercultural story telling in troubled times: a case in point". Literacy (2022): https://doi.org/10.1111/lit.12263.
    10.1111/lit.12263
  12. Sylla, Cristina; Gil, Maitê; Pereira, Íris Susana Pires. "Narrating by Doing: A Bridging Concept for Understanding and Informing the Design of Tangible Interfaces for Storytelling". Interacting with Computers 33 6 (2022): 627-640. http://dx.doi.org/10.1093/iwc/iwac016.
    Publicado • 10.1093/iwc/iwac016
  13. Gil, Maitê; Sylla, Cristina. "From paper to screen: Decisions taken to design a story app for intercultural dialogue". Textura - ULBRA 24 58 (2022): http://dx.doi.org/10.29327/227811.24.58-6.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29327/227811.24.58-6
  14. Pereira, Íris Susana Pires; Gil, Maitê; Sylla, Cristina; Íris Susana Pires Pereira; Maitê Moraes Gil; Cristina Sylla. "Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças". Calidoscópio 20 1 (2022): 65-89. https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Gil, Maitê; Pinto, Julia; Gouvêa, Vitor. "Significações do verbo 'chegar' em um corpus de PB: exploração dos processos cognitivos envolvidos em seus usos / Meaning extensions of 'chegar' in a PB: exploration of the cognitive processes related to its usages". Estudos da Língua(gem) (2019): http://dx.doi.org/10.22481/el.v17i3.5925.
    10.22481/el.v17i3.5925
  16. Gil, Maitê; Pinto, Julia; Gouvêa, Vitor; Almeida, Bruno; Andrade, Pedro; Weiand, Augusto. "Corpus TecEM: o processo de construção de um corpus de produções textuais em Língua Portuguesa elaboradas por alunos de Ensino Médio Integrado a cursos técnicos". LínguaTec (2019): http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3457.
    10.35819/linguatec.v4.n1.a3457
  17. Gil, Maitê; González, Cesar Augusto. "O livro didático de Língua Portuguesa entre o ensino de gramática e a reflexão linguística". Sociodialeto 9 25 (2018): 300-332. http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/133.
    Acesso aberto • Publicado
  18. César Augusto González; Maitê Moraes Gil. "O livro didático de língua portuguesa entre o ensino de gramática e a reflexão linguística". SOCIODIALETO 9 25 (2018): 300-332.
    Publicado
  19. Drey, Rafaela; Gil, Maitê. "Dominando as palavras: uma proposta de oficinas de leitura e produção de texto a partir da perspectiva de gêneros textuais". Revista Diadorim 2 (2016):
    Acesso aberto • Publicado
  20. Gil, Maitê. "Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística". Revista Brasileira de Linguística Aplicada (2015): http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820155883.
    10.1590/1984-639820155883
  21. Gil, Maitê; Vanin, Aline. "O conceito de arbitrariedade e o pulo da experiência para a linguagem: o que uma (re)leitura de Saussure pode dizer à Linguística Cognitiva?". Investigações 26 2 (2013): https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/viewFile/466/399.
    Acesso aberto
  22. Maitê Moraes Gil; Aline Vanin. "O conceito de arbitrariedade e o pulo da experiência para a linguagem: o que uma (re)leitura de Saussure pode dizer à Linguística Cognitiva?". Investigações (2013):
    Publicado
  23. Gil, Maitê; Maitê Moraes Gil. "CONTRIBUIÇÕES DE GRICE PARA O ESTUDO DA METÁFORA". Cadernos do IL 42 (2012): 18-29. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.26001.
    Publicado • 10.22456/2236-6385.26001
  24. Maitê Moraes Gil. "Compreensão de metáforas relacionadas à figura do cavalo na cultura gaúcha.". Línguas & Letras (2010):
    Publicado
  25. Maity Siqueira; Maitê Gil; Tamara Melo. "Contribuições para a elaboração de testes psicolinguísticos: construção de uma lista de sentenças". Gragoatá (2010):
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/gragoata.v15i29.33078
  26. Maity Siqueira; Maria Alice Pimenta Parente; Maitê Moraes Gil. "Metáfora e cultura: uma interface entre a Linguística e a Antropologia.". Antares (2009):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gil, Maitê; Selistre, Isabel; Pereira, Mateus; Drey, Rafaela; Maitê Moraes Gil; Isabel Selistre; Mateus Pereira; Rafaela Drey. "Da concepção do PPC aos primeiros formados: reflexões sobre o perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS". In Caminhos para a Autonomia. Brasil: CRV, 2023.
    No prelo
  2. Rafael Fernandes; Cristina Sylla; Nuno Martins; Maitê Gil. "How Design and Technology Can Contribute to Learning: The Mobeybou in Brazil Educational Game Case Study". 2023.
    10.1007/978-3-031-06809-6_13
  3. Salaberri, Marcelo; Gil, Maitê; Sylla, Cristina. "GamAll: Playing Beyond Boundaries - Gamification and Multimodal Literacy". In Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, 140-147. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-78448-5_10
  4. Faria, Flávio Lima; Gil, Maitê; Oliveira, Eva; Sylla, Cristina. "Potentiating Digital Educational Environments Through Data Analytics". In Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, 40-47. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-78448-5_3
  5. Cristina Sylla; Maitê Gil. "The Procedural Nature of Interactive Digital Narratives and Early Literacy". 2020.
    10.1007/978-3-030-62516-0_23
  6. Gil, Maitê; González, Cesar Augusto; Maitê Moraes Gil; Cesar Augusto González. "Reflexão Linguística nas aulas de Língua Portuguesa". In O trabalho com língua portuguesa e literatura na escola atual: reflexões e propostas didáticas. 2017.
    Publicado
  7. Maitê Moraes Gil; Luciene Simões. "Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística: um diálogo em andamento.". In Formação de professores e ensino de língua portuguesa: contribuições para reflexões, debates e ações. 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gil, Maitê. O trabalho com língua portuguesa e literatura na escola atual: reflexões e propostas didáticas. 2017.
Poster em conferência
  1. Sylla, Cristina; Gil, Maitê; Pereira, Íris Susana Pires. "MoBeyBOU: Moving Beyond Boundaries - Designing Narrative Learning in the Digital Era". Trabalho apresentado em ESERA 2021, 2021.
Recurso online
  1. Sá, Gabriela; Sylla, Cristina; Gil, Maitê. App Mobeybou in Cape Verde. 2022. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.MobeyBou.MobeyBouCapeVerde.
Tese / Dissertação
  1. Maitê Moraes Gil. "Uma viagem, diferentes bagagens: prática de reflexão linguística, formação de professores e linguística cognitiva". Doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
  2. Gil, Maitê Moraes. "Uma viagem, diferentes bagagens : prática de reflexão linguística, formação de professores e linguística cognitiva". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10183/115767.
  3. Gil, Maitê Moraes. "Metáfora no ensino de língua materna : em busca de um novo caminho". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10183/37832.

Outros

Outra produção
  1. Mobeybou in Cape Verde. Educational Interactive story app, that invites children to accompany Luana and Marcelo's adventures in Cape Verde, visit the different islands of the country, meet incredible animals and have fun with Cape Verdean traditions.. 2022. Sylla, Cristina; Gil, Maitê; Sá, Gabriela; Caruso, Ana Paula; Sylla, Francisco.
  2. Mobeybou in Brazil. Educational Interactive story app, that invites children to accompany Iara and Kauê's adventures in Brazil, visit the different regions of the country, meet incredible animals and have fun with Brazilian traditions. 2020. Sylla, Cristina; Gil, Maitê; Pereira, Íris Susana Pires; Sá, Gabriela; Caruso, Ana Paula; Sylla, Francisco; Menegazzi, Douglas.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/11 A leitura de uma narrativa digital interativa por alunos do 2º ano: um olhar para a mediação da professora na construção de significados multimodais 4as Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
(Porto, Portugal)
2023/07/10 O uso pedagógico de uma ferramenta digital de autoria no desenvolvimento da escrita de narrativas: um estudo de caso exploratório 4as Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
(Porto, Portugal)
2021/10/14 Once Upon a Time: A Kit of Tools for Reading and Telling Stories ARTECH 2021 - 10th INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL AND INTERACTIVE ARTS
(Aveiro, Portugal)
2020/11/26 A corpus-based analysis of prepositions and goal-oriented motion verbs in Brazilian Portuguese The 8th International Conference Grammar & Corpora
Institute of the Polish Language - Polish Academy of Sciences (Kraków (online), Polónia)
2020/11/05 The Procedural Nature of Interactive Digital Narratives and Early Literacy The 13th International Conference on Interactive Digital Storytelling
Bournemouth University (Bournemouth (online), Reino Unido)
2020/10/31 Figuration and the grammaticalization process of goal-oriented motion verbs in Brazilian Portuguese: an analysis of the construction “V1goal-oriented motion + a + V2inf” 5th International Conference on Figurative Thought and Language
Sofia University (Sofia (online), Bulgária)
2019/11/15 A construção "chegar + a + Vinfinitivo" no corpus CONDIVport: análise das ocorrências, descrição da construção e apontamentos sobre o seu processo de gramaticalização 6ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2019/10/12 Formação de professores de língua portuguesa: (ex)tensões entre a tradição gramatical e teorias linguísticas em projetos de estágio de docência III Congresso Internacional de Pedagogia - Educação em tempos incertos
Universidade Católica Portuguesa
2019/10/10 A construção "V de movimento + em" em um corpus de Português Brasileiro: uma análise a partir dos pressupostos da Gramática Cognitiva XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga)
2019/10/03 Two studies on figurative language comprehension in different age-spans: what insights about language acquisition can they provide us? Workshop on Language and the Brain
(Vigo)
2018/10/26 Prepositions used with motion verbs in Brazilian Portuguese: A case study of the verb chegar (to arrive) 4th International Conference on Figurative Thought and Language
2018/10/26 Meaning extensions of "chegar (to arrive)" in a Brazilian Portuguese corpus: A case of figuration in grammar 4th International Conference on Figurative Thought and Language
2016/11/27 Do conceito de arbitrariedade ao caráter experiencial da linguagem: uma leitura prospectiva de Saussure III Workshop Internacional de Pragmática

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/08/05 - 2021/01/25 Letramento e Cidadania: caminhos para uma abordagem crítica do gênero textual "notícia"
Coorientador de Julia Ferri Pinto
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2017/03/01 - 2017/12/30 Corpus TecEM - Construção de um corpus de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
Orientador de Julia Ferri Pinto
Letras (Iniciação científica)
2017/03/01 - 2017/12/30 Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio da produção textual
Orientador
Letras (Iniciação científica)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2014/08/05 - 2015/09/10 Caracterização do "caso de ensino" como gênero textual: um roteiro de leitura.
Orientador de Cleusa Borges Ceihovicz
Pós-graduação em Educação Básica Profissiona (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2014/08/05 - 2015/07/10 Educação nutricional em um município do litoral norte do RS: caminhos possíveis.
Orientador de Karine Rabaioli
Pós-graduação em Educação Básica Profissional (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2014/08/05 - 2015/07/10 Do ensino de gramática à reflexão linguística: um processo de ressignificação da prática docente.
Orientador de Kátia Guilardi Airoldi
Pós-graduação em Educação Básica Profissional (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/05/05 - 2017/09/20 7ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório - IFRS (2017/09/18)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2016/05/04 - 2016/11/18 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - SEMEPT (2016/11/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2016/03/01 - 2016/11/14 I Semana de Letras IFRS/Osório (2016/10/13) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2016/01/01 - 2016/02/23 V Jornada de Formação Pedagógica - IFRS/Osório (2016/02/20)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/12/03 - 2024/12/07 2024 SRHE International Research Conference
Conferência
2024 SRHE International Research Conference

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/06 Abordagem à leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Percurso de descoberta de singularidades na atividade docente
Arguente principal
Bárbara Maria Sousa Domingues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023/09/28 A leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita
Arguente principal
Ana Catarina Rosário Caldas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/03/24 Iniciação das crianças em práticas de comunicação especializada. O potencial da leitura dialogada em contextos de aprendizagem por projeto
Arguente principal
Ana Rita Loureiro Pinto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/07/19 A leitura partilhada como estratégia de promoção da compreensão de histórias. Relato de um projeto de intervenção na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Clara Freitas Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/04/28 A leitura partilhada como estratégia de compreensão de narrativas em contexto educativo e familiar. Relato de duas experiências de investigação-ação com crianças não leitoras
Arguente principal
Adriana Marlene Miranda Figueiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015/12/10 A EMERGÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UM CALEIDOSCÓPIO DINÂMICO DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA
Arguente
Rocheli Marques de Oliveira (Outro)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
2015/12/09 POR UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE MARKETING A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS: DA SALA DE AULA À PRÁTICA
Arguente
Renata Oliveira da Silva (Outro)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/01/01 - Atual 21st ACM Interaction Design and Children (IDC) Conference
2020/12/10 - 2020/12/11 EAI DLI 2020 - 5th EAI International Conference on Design, Learning & Innovation Aalborg University (online)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/03/01 - Atual LínguaTec (2525-3425) Instituto Federal de Educacao - Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul
2015/03/01 - Atual Bem Legal (2237-4884) UFRGS

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/02/21 - 2020/02/21 External Evaluator of the PhD Thesis 'Multimodal creativity in the murals of Northern Ireland', Roberto Asenjo
Avaliador
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/02/19 - Atual Revista Brasileira de Educação (1809-449X)
2020/03/01 - Atual Linguagem & Ensino (1983-2400)