Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maitê Moraes Gil
Nomes de citação
- Gil, Maitê
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9B10-FBF1-068F
- ORCID iD
- 0000-0002-2814-2540
Endereços de correio eletrónico
- maitegil11@gmail.com (Profissional)
Websites
- http://lattes.cnpq.br/7876040361431185 (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/04/01 - 2020/03/31
Concluído
|
Linguistics (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
|
2012/03/01 - 2015/03/13
Concluído
|
Applied Linguistics (Doctor)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Uma viagem, diferentes bagagens: prática de reflexão linguística, formação de professores e Linguística Cognitiva. / One
journey, different backgrounds: linguistic analysis, teacher training and Cognitive Linguistics." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010/03/15 - 2012/01/24
Concluído
|
Applied Linguistics (Master)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Metáfora no ensino de língua materna: em busca de um novo caminho. / Metaphor in first language teaching: in search of a
new path." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005/03/12 - 2009/12/15
Concluído
|
Letras - Português e Inglês (Languages - Portuguese & English) (Graduado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/04/17 - 2023/12/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2019/05/01 - 2020/04/20 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/04/22 - 2018/12/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Faculty Development Specialist | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011/02/05 - 2013/04/15 | Portuguese teacher | Colégio João XXIII, Brasil |
2010/01/05 - 2011/12/21 | Portuguese teacher | Colégio João Paulo I, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/05/14 - 2026/12/31 | INOV-NORTE - Centre of Excellence for Pedagogical Innovation in the North Region, Portugal
08/C06-i07/2024.P11078
Outra
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Once Upon a Time: a Kit of Tools for Fostering Children’s Development of Multiliteracies, Collaboration Skills, and Intercultural
Sensitivity
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/02/21 - 2022/12/31 | MoBeyBOU: Moving Beyond Boundaries: Designing Narrative Learning in the Digital Era
POCI-01-0145-FEDER-032580
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/03/10 - 2020/03/09 | Motion verbs and their combinatorial possibilities with prepositional phrases in Brazilian Portuguese: an investigation of
uses in texts written by secondary school students
no
Investigador Pós-doutorado
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Concluído
|
2017/03/01 - 2018/11/30 | Corpus TecEM - Construction of a corpus of texts written by students from Secondary School
no
Investigador responsável
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Concluído
|
2016/03/01 - 2016/12/23 | Ressignifying the continuing education of language teachers: didactic engineering in teaching practices
no
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Concluído
|
2012/03/15 - 2015/03/13 | The formation for linguistic analysis practices in Portuguese language classes in the first language teachers training programs
no
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/11 | A leitura de uma narrativa digital interativa por alunos do 2º ano: um olhar para a mediação da professora na construção de significados multimodais | 4as Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
(Porto, Portugal)
|
2023/07/10 | O uso pedagógico de uma ferramenta digital de autoria no desenvolvimento da escrita de narrativas: um estudo de caso exploratório | 4as Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
(Porto, Portugal)
|
2021/10/14 | Once Upon a Time: A Kit of Tools for Reading and Telling Stories | ARTECH 2021 - 10th INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL AND INTERACTIVE ARTS
(Aveiro, Portugal)
|
2020/11/26 | A corpus-based analysis of prepositions and goal-oriented motion verbs in Brazilian Portuguese | The 8th International Conference Grammar & Corpora
Institute of the Polish Language - Polish Academy of Sciences (Kraków (online), Polónia)
|
2020/11/05 | The Procedural Nature of Interactive Digital Narratives and Early Literacy | The 13th International Conference on Interactive Digital Storytelling
Bournemouth University (Bournemouth (online), Reino Unido)
|
2020/10/31 | Figuration and the grammaticalization process of goal-oriented motion verbs in Brazilian Portuguese: an analysis of the construction “V1goal-oriented motion + a + V2inf” | 5th International Conference on Figurative Thought and Language
Sofia University (Sofia (online), Bulgária)
|
2019/11/15 | A construção "chegar + a + Vinfinitivo" no corpus CONDIVport: análise das ocorrências, descrição da construção e apontamentos sobre o seu processo de gramaticalização | 6ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
|
2019/10/12 | Formação de professores de língua portuguesa: (ex)tensões entre a tradição gramatical e teorias linguísticas em projetos de estágio de docência | III Congresso Internacional de Pedagogia - Educação em tempos incertos
Universidade Católica Portuguesa
|
2019/10/10 | A construção "V de movimento + em" em um corpus de Português Brasileiro: uma análise a partir dos pressupostos da Gramática Cognitiva | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga)
|
2019/10/03 | Two studies on figurative language comprehension in different age-spans: what insights about language acquisition can they provide us? | Workshop on Language and the Brain
(Vigo)
|
2018/10/26 | Prepositions used with motion verbs in Brazilian Portuguese: A case study of the verb chegar (to arrive) | 4th International Conference on Figurative Thought and Language |
2018/10/26 | Meaning extensions of "chegar (to arrive)" in a Brazilian Portuguese corpus: A case of figuration in grammar | 4th International Conference on Figurative Thought and Language |
2016/11/27 | Do conceito de arbitrariedade ao caráter experiencial da linguagem: uma leitura prospectiva de Saussure | III Workshop Internacional de Pragmática |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/08/05 - 2021/01/25 | Letramento e Cidadania: caminhos para uma abordagem crítica do gênero textual "notícia"
Coorientador de Julia Ferri Pinto
|
Letras (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2017/03/01 - 2017/12/30 | Corpus TecEM - Construção de um corpus de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
Orientador de Julia Ferri Pinto
|
Letras (Iniciação científica) |
2017/03/01 - 2017/12/30 | Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio da produção textual
Orientador
|
Letras (Iniciação científica)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2014/08/05 - 2015/09/10 | Caracterização do "caso de ensino" como gênero textual: um roteiro de leitura.
Orientador de Cleusa Borges Ceihovicz
|
Pós-graduação em Educação Básica Profissiona (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2014/08/05 - 2015/07/10 | Educação nutricional em um município do litoral norte do RS: caminhos possíveis.
Orientador de Karine Rabaioli
|
Pós-graduação em Educação Básica Profissional (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2014/08/05 - 2015/07/10 | Do ensino de gramática à reflexão linguística: um processo de ressignificação da prática docente.
Orientador de Kátia Guilardi Airoldi
|
Pós-graduação em Educação Básica Profissional (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/05/05 - 2017/09/20 | 7ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório - IFRS (2017/09/18)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil |
2016/05/04 - 2016/11/18 | 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Sul - SEMEPT (2016/11/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil |
2016/03/01 - 2016/11/14 | I Semana de Letras IFRS/Osório (2016/10/13) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil |
2016/01/01 - 2016/02/23 | V Jornada de Formação Pedagógica - IFRS/Osório (2016/02/20)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/03 - 2024/12/07 | 2024 SRHE International Research Conference
Conferência
|
2024 SRHE International Research Conference |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/06 | Abordagem à leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Percurso de descoberta de singularidades na atividade
docente
Arguente principal
|
Bárbara Maria Sousa Domingues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/09/28 | A leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita
Arguente principal
|
Ana Catarina Rosário Caldas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/03/24 | Iniciação das crianças em práticas de comunicação especializada. O potencial da leitura dialogada em contextos de aprendizagem
por projeto
Arguente principal
|
Ana Rita Loureiro Pinto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/19 | A leitura partilhada como estratégia de promoção da compreensão de histórias. Relato de um projeto de intervenção na Educação
Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Clara Freitas Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/04/28 | A leitura partilhada como estratégia de compreensão de narrativas em contexto educativo e familiar. Relato de duas experiências
de investigação-ação com crianças não leitoras
Arguente principal
|
Adriana Marlene Miranda Figueiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/12/10 | A EMERGÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UM CALEIDOSCÓPIO DINÂMICO DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA
Arguente
|
Rocheli Marques de Oliveira (Outro)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2015/12/09 | POR UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE MARKETING A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS: DA SALA DE AULA À PRÁTICA
Arguente
|
Renata Oliveira da Silva (Outro)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | 21st ACM Interaction Design and Children (IDC) Conference | |
2020/12/10 - 2020/12/11 | EAI DLI 2020 - 5th EAI International Conference on Design, Learning & Innovation | Aalborg University (online) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/03/01 - Atual | LínguaTec (2525-3425) | Instituto Federal de Educacao - Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
2015/03/01 - Atual | Bem Legal (2237-4884) | UFRGS |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/02/21 - 2020/02/21 | External Evaluator of the PhD Thesis 'Multimodal creativity in the murals of Northern Ireland', Roberto Asenjo
Avaliador
|
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/02/19 - Atual | Revista Brasileira de Educação (1809-449X) | |
2020/03/01 - Atual | Linguagem & Ensino (1983-2400) |