???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Andrew Sampson

Nomes de citação

  • Sampson, Andrew

Identificadores de autor

Ciência ID
A71E-2813-BF65
ORCID iD
0000-0003-4487-7333

Endereços de correio eletrónico

  • asampson@letras.up.pt (Profissional)
  • andrewesampson@yahoo.co.uk (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Português Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013/01/01 - 2019/02/01
Concluído
PhD (Doctor of Philosophy)
Especialização em Applied Linguistics
Lancaster University, Reino Unido
"Language-related episodes compared across adult EFL delivery modes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
PhD
2007/09/01 - 2009/02/01
Concluído
MA (Master)
Especialização em Applied Linguistics
University of Leicester, Reino Unido
"A comparison of EFL teachers' summative perceptions of face-to-face and distance teacher education programmes " (TESE/DISSERTAÇÃO)
MA (Distinction)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1999/09/01 - 2007/04/30 Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Escuela Superior Politécnica del Litoral, Equador

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/05/01 - 2020/08/31 Director de Unidade Orgânica International House Palma, Espanha
2007/05/01 - 2009/04/30 Subdirector de Unidade Orgânica International House Bogota, Colômbia
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - 2023 Towards an Integrated Bilingual Model
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Andrew Sampson. "A Comparison of Learning Outcomes Between EFL Course Delivery Modes". Via Panoramica: Revista de Estudos Anglo-Americanos (2023): http://dx.doi.org/10.21747/2182-9934/via12_2a1.
    10.21747/2182-9934/via12_2a1
  2. Andrew E. Sampson. "Cognitive Learner Engagement Compared between EFL Course Delivery Modes". Linguarum Arena 13 (2022): 101-117. http://dx.doi.org/10.21747/1647-8770/are13a6.
    10.21747/1647-8770/are13a6
  3. "Languaging and learning in independent EFL study compared to collaborative pairwork". International Journal of Educational Research Open 2-2 (2021): 100102-100102. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedro.2021.100102.
    10.1016/j.ijedro.2021.100102
  4. Sampson, Andrew. "“Coded and uncoded error feedback: Effects on error frequencies in adult Colombian EFL learners' writing”". (2012): http://dx.doi.org/10.1016/j.system.2012.10.001.
    10.1016/j.system.2012.10.001

Outros

Outra produção
  1. Learner code-switching versus English only. 2012. Sampson, Andrew. http://eltj.oxfordjournals.org/cgi/content/short/66/3/293.
  2. Learner code-switching versus English only. 2011. Sampson, Andrew. http://eltj.oxfordjournals.org/cgi/content/short/ccr067v1.
    10.1093/elt/ccr067
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10 Cognitive Discourse Functions in CLIL: developing and trialling assessment rubrics APPI Regional Seminar, Póvoa de Varzim, Portugal
2023/07 Developing rubrics for assessing Cognitive Discourse Functions in CLIL
2023/01 Independent language study compared to communicative pairwork: effects on languaging and learning
2022/11 Improving reliability in approaches to assessing Cognitive Discourse Functions
2021/12 Languaging and learning in independent EFL study compared to collaborative pairwork
2021/01 Techniques for Effective Academic Presentations in English
2016/09 Language-Related Episodes and Learning Impact across EFL Course Delivery Modes
2015/03 Language-Related Episodes and Learning Impact across EFL Course Delivery Modes
2014/12 Planning and Adapting Activities for CLIL
2014/07 Language-Related Episodes Compared Across Three EFL Course Delivery Modes
2014/01 Text-Based Presentations and Guided Discovery
2013/12 Exploiting and Adapting Coursebooks
2013/11 Text Reformulation Tasks in Secondary Classes
2005/07 Quality Teacher Talk as Comprehensible Input
2004/10 Teaching Cultural Awareness in the EFL classroom

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Padrões de interação na sala de aula de língua estrangeira: estratégias para fomentar a colaboração entre alunos.
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual A definir
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual A definir
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual O uso de ferramentas online enquanto promotor do treino da pronúncia em sala de aula de língua estrangeira.
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual Em que medida a utilização de Teatro pode contribuir para aumentar a motivação/participaçção no processo de aprendizagen de uma língua estrangeira?
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual A definir
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual Uso de ferramentas web para desenvolvimento de léxico
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 Trabalho com a pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - Atual Member of the organising committee and session moderator for Working CLIL 2023 conference (2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual Member of the organising committees for IBModel 2022 conference (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/20 Promover a interação oral nas aulas de Inglês e de Espanhol através do trabalho de grupo
Arguente
Catarina Correia Alves Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/10 Da visualização à produção: O vídeo e a aprendizagem de vocabulário em sala de aula de língua estrangeira
Arguente
Ana Rita Marques Aurora (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/05/20 Using kinesthetic activities to increase student participation and aid understanding of English as a foreign language in the primary classroom
Arguente
Ligia Maria Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/03/04 Using inter group competition in order to improve motivation in reluctant learners in the Primary English foreign language classroom
Arguente
Tiago dos Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/02/25 Role-playing activities based on storytelling lessons as a means to improve primary level learners’ confidence when speaking English as a foreign language
Arguente
Catarina Neves Abelha Coelho Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/04/27 Role-play as an effective technique to enhance speaking in less confident young learners when acquiring a second language
Arguente
Rosa Cristina Faria Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/02/23 Increasing reluctant students’ spoken production through the use of guessing games in pairs in a 4th grade English as a foreign language classroom
Arguente
António Alexandre Figueira Freitas Ornelas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Inglês II (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual Tese DCL (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual Inglês para Professores de CLIL PRR_IPP (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual Didática Específica I DCL (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual Iniciação à Prática Profissional MEPIEFA / MEIEFA (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022 - Atual Didática do Inglês II MEIEFA / MEPIEFA (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Didática do Inglês I MEBI / MEIEFA / MEPIEFA (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Dinâmicas Culturais e Interculturais para o Ensino do Inglês no 1º Ciclo MEBI (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Inglês B2.2 (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020 - Atual Inglês B2.1 (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2023 Inglês B2.4 (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2023 Inglês B2.3 (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/03/22 - Atual Membro da Comissão Cientifica Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Portuguesa de Educação
2023 - Atual Revista de Estudos do Discurso
2017 - Atual Interactive Learning Environments
2016 - Atual TESOL Quarterly
2015 - Atual Journal of English for Academic Purposes (JEAP)
2015 - Atual Journal of Computer Assisted Learning (JCAL)
2014 - Atual System