Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Andrew Sampson
Nomes de citação
- Sampson, Andrew
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A71E-2813-BF65
- ORCID iD
- 0000-0003-4487-7333
Endereços de correio eletrónico
- asampson@letras.up.pt (Profissional)
- andrewesampson@yahoo.co.uk (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Português | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/01/01 - 2019/02/01
Concluído
|
PhD (Doctor of Philosophy)
Especialização em Applied Linguistics
Lancaster University, Reino Unido
"Language-related episodes compared across adult EFL delivery modes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
PhD |
2007/09/01 - 2009/02/01
Concluído
|
MA (Master)
Especialização em Applied Linguistics
University of Leicester, Reino Unido
"A comparison of EFL teachers' summative perceptions of face-to-face and distance teacher education programmes " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
MA (Distinction) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal | ||
1999/09/01 - 2007/04/30 | Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escuela Superior Politécnica del Litoral, Equador |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/05/01 - 2020/08/31 | Director de Unidade Orgânica | International House Palma, Espanha |
2007/05/01 - 2009/04/30 | Subdirector de Unidade Orgânica | International House Bogota, Colômbia |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023 | Towards an Integrated Bilingual Model
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10 | Cognitive Discourse Functions in CLIL: developing and trialling assessment rubrics | APPI Regional Seminar, Póvoa de Varzim, Portugal |
2023/07 | Developing rubrics for assessing Cognitive Discourse Functions in CLIL | |
2023/01 | Independent language study compared to communicative pairwork: effects on languaging and learning | |
2022/11 | Improving reliability in approaches to assessing Cognitive Discourse Functions | |
2021/12 | Languaging and learning in independent EFL study compared to collaborative pairwork | |
2021/01 | Techniques for Effective Academic Presentations in English | |
2016/09 | Language-Related Episodes and Learning Impact across EFL Course Delivery Modes | |
2015/03 | Language-Related Episodes and Learning Impact across EFL Course Delivery Modes | |
2014/12 | Planning and Adapting Activities for CLIL | |
2014/07 | Language-Related Episodes Compared Across Three EFL Course Delivery Modes | |
2014/01 | Text-Based Presentations and Guided Discovery | |
2013/12 | Exploiting and Adapting Coursebooks | |
2013/11 | Text Reformulation Tasks in Secondary Classes | |
2005/07 | Quality Teacher Talk as Comprehensible Input | |
2004/10 | Teaching Cultural Awareness in the EFL classroom |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Padrões de interação na sala de aula de língua estrangeira: estratégias para fomentar a colaboração entre alunos.
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | A definir
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | A definir
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | O uso de ferramentas online enquanto promotor do treino da pronúncia em sala de aula de língua estrangeira.
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | Em que medida a utilização de Teatro pode contribuir para aumentar a motivação/participaçção no processo de aprendizagen de
uma língua estrangeira?
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | A definir
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | Uso de ferramentas web para desenvolvimento de léxico
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | Trabalho com a pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Member of the organising committee and session moderator for Working CLIL 2023 conference (2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022 - Atual | Member of the organising committees for IBModel 2022 conference (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/20 | Promover a interação oral nas aulas de Inglês e de Espanhol através do trabalho de grupo
Arguente
|
Catarina Correia Alves Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/10 | Da visualização à produção: O vídeo e a aprendizagem de vocabulário em sala de aula de língua estrangeira
Arguente
|
Ana Rita Marques Aurora (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/05/20 | Using kinesthetic activities to increase student participation and aid understanding of English as a foreign language in the
primary classroom
Arguente
|
Ligia Maria Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/03/04 | Using inter group competition in order to improve motivation in reluctant learners in the Primary English foreign language
classroom
Arguente
|
Tiago dos Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/02/25 | Role-playing activities based on storytelling lessons as a means to improve primary level learners’ confidence when speaking
English as a foreign language
Arguente
|
Catarina Neves Abelha Coelho Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/04/27 | Role-play as an effective technique to enhance speaking in less confident young learners when acquiring a second language
Arguente
|
Rosa Cristina Faria Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/23 | Increasing reluctant students’ spoken production through the use of guessing games in pairs in a 4th grade English as a foreign
language classroom
Arguente
|
António Alexandre Figueira Freitas Ornelas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Inglês II | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023 - Atual | Tese | DCL (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023 - Atual | Inglês para Professores de CLIL | PRR_IPP (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023 - Atual | Didática Específica I | DCL (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022 - Atual | Iniciação à Prática Profissional | MEPIEFA / MEIEFA (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022 - Atual | Didática do Inglês II | MEIEFA / MEPIEFA (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | Didática do Inglês I | MEBI / MEIEFA / MEPIEFA (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | Dinâmicas Culturais e Interculturais para o Ensino do Inglês no 1º Ciclo | MEBI (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | Inglês B2.2 | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - Atual | Inglês B2.1 | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2023 | Inglês B2.4 | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - 2023 | Inglês B2.3 | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/22 - Atual | Membro da Comissão Cientifica Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | |
2023 - Atual | Revista de Estudos do Discurso | |
2017 - Atual | Interactive Learning Environments | |
2016 - Atual | TESOL Quarterly | |
2015 - Atual | Journal of English for Academic Purposes (JEAP) | |
2015 - Atual | Journal of Computer Assisted Learning (JCAL) | |
2014 - Atual | System |