Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sandra Cristina da Silva Santos
Nomes de citação
- Santos, Sandra
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AC1D-48A8-4E90
- ORCID iD
- 0000-0003-0631-816X
Endereços de correio eletrónico
- sandra.css@gmail.com (Profissional)
- sandrasantos@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- CIED, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar , 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Santos38 (Académico)
- https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-0631-816X (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012 - 2018/07/11
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia Aplicada [PhD in Applied Psychology] (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão
[For a Comprehensive Reading Assessment in Elementary-School Students. Relationships Between Decoding and Comprehension]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2010 - 2011
Concluído
|
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação [Masters in School and Educational Psychology] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2001 - 2006
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (pré-Bolonha) [Licentiate in Psychology (pre-Bologna)] (Licenciatura)
Especialização em Pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Relatório de Estágio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/11 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/03/01 - 2022/02/28 | Investigador Contratado (Investigação) | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
2018/07/16 - 2019/02/28 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2014/04 - 2018/07 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2013/11 - 2014/04 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2010/04 - 2013/09 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/11 - 2022/02/28 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/11/10 - 2019/02/16 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/12 - 2018/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/02 - 2015/06 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/08/01 - 2010/04/30 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional de Cortegaça, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/04/01 - 2018/07/11 | Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão [For a
comprehensive reading assessment in elementary-school students: relationships between decoding and comprehension].
SFRH/BD/94763/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/04/11 - Atual | (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/03/01 - 2022/02/28 | S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências [S4F - Skills for the Future?
The Value and Effectiveness of Competency-Based Higher Education]
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/07/01 - 2019/02/28 | Centro de Investigação em Psicologia - CIPsi
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/11 - 2014/04 | Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
para o Português Europeu [Tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Inventories for European Portuguese]
PTDC/MHC-PED/4725/2012
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013 | Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura [Reading research
and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories]
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Desenvolvimento Pessoal e Profissional no Estágio: Construção e avaliação de um instrumento de apoio à reflexão nas práticas
supervisivas [Personal and Professional Development in teaching training practicum: Construction and evaluation of a tool
to support reflection on supervisory practices]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Em curso
|
2022/11/01 - Atual | Doc-Park: Educação doutoral em âmbito de parque de ciência e tecnologia [Doc-Park: Doctoral education in science and technology
parks]
Investigador
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
|
2023/02 - 2023/11 | Projeto SUISIA – Spanish Universities Involvement in Social Innovation Activities - Partnership between researchers from Universidade
do Minho, Universitat de València and Universitat Politècnica de València
UIDP/01661/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2020/01/02 - 2021/12/31 | Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses [Talking
about doctoral education: The perspectives of the Portuguese universities and doctoral students]
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2018 - 2020/07 | Ainda Estou a Aprender - Plataforma Literacia [I'm still learning - Platform to promote literacy]
NORTE-66-2016-29
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Norte 2020 - PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE
Concluído
|
2017/04 - 2020/07 | Projeto Litteratus
NORTE-66-2016-29
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Norte 2020 - PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE
Concluído
|
2017 - 2020 | Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura [From the conception to the validation of an integrated
model of reading intervention]
n.a.
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Câmara Municipal de Guimarães
Concluído
|
2018/07/16 - 2019/02/28 | VALer - Valongo a Ler [Promoting reading skills at Valongo]
NORTE-66-2016- 28 e NORTE-66-2016-29
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Norte 2020 - PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO NORTE
Concluído
|
2014/09 - 2016/06 | Ainda estou a aprender: desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de
aprendizagem da leitura [I'm still learning: An educational online platform for the intervention in reading disabilities]
134604
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/12 | The role of motivation in a distance career intervention with higher education students | 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(Espanha)
|
2024/11/12 | Fostering reflection in initial teacher education: the Student Teacher's Personal and Professional Development Instrument | 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(Espanha)
|
2024/11/11 | Career development support among university students with special educational needs | 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(Espanha)
|
2024/10/18 | Programa Boost for Career: Efeitos da intervenção a distância nos recursos de carreira de estudantes universitários [Boost for Career Program: Effects of distance intervention on the career resources of university students] | Seminário Híbrido - Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos
Instituto de Educação - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/10/18 | Aplicação do B4C em blended learning: Relação com a motivação e os recursos de carreira [Application of B4C in blended learning: Relationship with motivation and career resources] | Seminário Híbrido - Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos
Instituto de Educação - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/10/18 | Educação inclusiva no ensino superior: Diversidade de perfis de recursos de carreira [Inclusive education in higher education: Diversity of career resource profiles] | Seminário Híbrido - Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos
Instituto de Educação - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/03/05 | University-industry collaborations in doctoral education programmes: A glimpse of the portuguese context. | 18th International Technology, Education and Development Conference
(Espanha)
|
2023/09/08 | Impact of Teaching-Learning Approaches on Competencies Development Associated to Social Innovation: Teachers’ Perspective | 15th ISIRC – International Social Innovation Research Conference
Universidade do Minho - Campus de Azurém (Portugal)
|
2023/09/01 | Efeito da intervenção a distância nos recursos de carreira de universitários estudantes-trabalhadores: Resultados preliminares [Effect of distance intervention on the career resources of university student-workers: Preliminary results] | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogía
(Espanha)
|
2023/09/01 | Avaliação do Programa Boost 4 Career - programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superior [Evaluation of the Boost 4 Career Program - a distance program to promote the employability of higher education students] | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogía
(Espanha)
|
2023/09/01 | Os fatores preditores da empregabilidade dos diplomados: Uma revisão sistemática da literatur [Predictors of graduate employability: A systematic literature review] | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogía
(Espanha)
|
2023/09/01 | Boost 4 Career - Uma experiência de ensino híbrido em infusão curricular [Boost 4 Career - A hybrid teaching experience in curriculum infusion] | XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía |
2023/08/22 | Boost 4 Career - Assessment of a distance-based career resource intervention according to social class and work status | European Conference on Educational Research 2023: The Value of Diversity in Education and Educational Research
(Glasgow, Reino Unido)
|
2023/08 | Transversal competences of Higher Education students: Does their self-assessment match external evaluation? | European Conference on Educational Research 2023: The Value of Diversity in Education and Educational Research
(Reino Unido)
|
2022/12/08 | Career resources in Higher Education: Programme overview of a distance career intervention | International Association for Educational and Vocational Guidance Conference
(Coreia do Sul)
|
2022/11 | Career resources in higher education: Characterization and diagnosis of psychoeducational needs. | 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2022)
(Espanha)
|
2022/11 | Distance career intervention with Portuguese higher education students: Programme overview. | 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2022)
(Espanha)
|
2022/09 | Test of Reading Fluency: A test to assess oral reading fluency in Portuguese primary school students. | I International Conference on Child Studies
(Portugal)
|
2022/07 | Bridging the digital gap: Tell us what you need. | 15th International Conference ICT, Society and Human Beings 2022 |
2022/05 | A avaliação de competências transversais no Ensino Superior: As Mini-Entrevistas Múltiplas [Assessing transversal competencies in Higher Education: The Multiple Mini-Interviews]. | Encontro Ciência ‘22
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal)
|
2022 | (Re)Search for Career: Intervenção de carreira a distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho [(Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market]. | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
(Portugal)
|
2021/07 | Ensinar e aprender português: A digital resource for learning to read and write | 13th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies |
2020/11 | Assessing transversal competencies for the future of graduate work: An adaptation of the multiple mini-interviews method. | 13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation |
2020/11 | The Multiple Mini-Interviews as a method to assess transversal competencies for the graduate job market: A pilot study. | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies |
2020/11 | Doctoral education in Portugal: Mapping the landscape. | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies |
2019/09/04 | Ainda Estou a Aprender: Proposta de avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal. [I'm still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipal context] | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Corunha, Espanha)
|
2019/07/15 | Ler bem. Falar bem. [Read well. Speak well] | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Rastreio universal: implicações para a intervenção. [Universal screening: Implications for intervention] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas | III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização |
2018/07 | Alunos do 1º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. Da avaliação à intervenção no quadro de um modelo multinível. [First graders at risk of failure in reading. From the assessment to the intervention in a multilevel approach] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas | III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização |
2018/06 | Ensinar a ler e a compreender no 1º ano no quadro de uma abordagem multinível. [Teaching to read and comprehend in the 1st grade in a multilevel approach] | 6th International Conference of Educational Sciences and Development |
2018/06 | Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. [From the conception to the validation of an integrated model of intervention in reading disabilities] | 6th International Conference of Educational Sciences and Development |
2018/04 | Promoting oracy in kindergarten | International Research Seminar on focus on Oracy of the Special Interest Group Reading & Writing & Oracy of ARLE
(Países Baixos)
|
2017 | Avaliar fluência da leitura [Reading fluency assessment] | II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Braga, Portugal)
|
2017 | Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: Um estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico [The effects of decoding, listening comprehension and reading fluency in reading comprehension: A longitudinal study with elementary school students from grades 1 to 4] | II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização”
(Braga, Portugal)
|
2016 | O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral. [Children's comprehension in preschool: Dynamic assessment of oral comprehension] | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Braga, Portugal)
|
2016 | Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. [Online assessment and intervention for reading disabilities: The platform I'm still learning] | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
(Porto, Portugal)
|
2015 | Construction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. | 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2015 | Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. [I'm still learning. Presentation of an intervention project for reading disabilities] | 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
(Gaia, Portugal)
|
2015 | A adaptação para Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-15 e 16-30 meses) [Adaptation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (8-15 and 16-30 months) for European Portuguese] | II Jornadas de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem
(Braga, Portugal)
|
2014 | Compreensão da leitura: Avaliação e intervenção [Reading comprehension: Assessment and intervention] | III Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro
(Aveiro, Portugal)
|
2014 | Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. [Reading Assessment Battery: Characterisation and contributions for reading difficulties' assessment] | Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
(Braga, Portugal)
|
2014 | Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável [Preventing reading problems: The possible and the desirable] | Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
(Braga, Portugal)
|
2014 | Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura: O desenvolvimento da BAL-Bateria de Avaliação de Leitura [Conceptual and measurement issues in reading assessment: The development of the Reading Assessment Battery] | IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura [Reading Assessment Battery: Characterisation and contributions for reading assessment] | IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | Bateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade [Reading Assessment Battery: Validity studies] | 10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
|
2013 | Teste de Leitura de Palavras: Dados de validade interna e externa [Test of Word Reading: Internal and external validity data] | III Encontro Internacional de Português/ III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
(Santarém, Portugal)
|
2012 | Aprender a compreender: Da teoria à prática pedagógica [Learning to comprehend. From theory to pedagogical practice] | Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
|
2012 | Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos [Vertical equating of a reading comprehension test with expository texts] | 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
|
2012 | Reconhecimento de palavras no 1.º ciclo de Ensino Básico: Impacto das características psicolinguísticas das palavras e do ano escolar e sexo dos alunos [Word recognition in the beginning years of elementary school: The impact of the psycholinguistic characteristics of words, the school grade and students gender] | 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
|
2011 | Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas [Assessing text comprehension: Theoretical and methodological options] | Congreso Internacional Lectura 2011: Para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar
(Habana, Cuba)
|
2011 | O que a ciência nos diz sobre o ensino da compreensão leitora [What science says about teaching reading comprehension] | V Conferência Internacional Ler +, Ler Melhor
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Avaliação da compreensão de textos [Assessing text comprehension] | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos
(Lisboa, Portugal)
|
2010 | A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. [Reading assessment: Presentation of instruments] | Encontro Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/09/10 - 2019/12/12 | Literacia e inclusão social. Um estudo de caso com recurso à plataforma «Ainda estou a aprender».
[Literacy and social inclusion. A case study with the platform I'm still learning].
Coorientador
|
Mestrado em Estudos da Criança, Área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2018/09/06 - 2019/06/18 | Precisão ou tempo de leitura: Qual o melhor preditor de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem da leitura?
[Precision or reading speed: Which is the best predictor of students at-risk for reading disabilities?]
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/04/22 - 2024/12/30 | Member of the organising committee of the Híbrid Seminar "Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade
e Intervenção em Contextos Dinâmicos" [Career Resources and Employability in Higher Education: Diversity and Intervention
in Dynamic Contexts] (2024/10/18 - 2024/10/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/06 - 2024/10/11 | Member of the organising committee of the World Café Doc-Park [Study on the promotion of doctoral programs in a science and
technology park environment] (2024/10/11 - 2024/10/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/01 - 2024/03 | Member of the organising committee of the Seminar “Empregabilidade, Recursos de Carreira e Mercado de Trabalho” [Employability,
Career Resources and Labour Market] (2024/03/20 - 2024/03/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/01 - 2024/03 | Member of the organising committee of the Workshop «Expertise Profissional, Competências Transversais e Aprendizagem Contínua»
[Professional Expertise, Transversal Competencies and Continuous Learning].
Online event. (2024/03/20 - 2024/03/20)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2022/09/01 - 2022/10/10 | Seminar Verão com Ciência - Experiências e aprendizagens de investigação em Educação [Investigation experiences in Education] (2022/10/10) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas |¿ III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar ¿| IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Encontro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | III Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Congresso (Outra)
|
|
2016 - 2016 | I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | 17th European Conference on Developmental Psychology
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2007 - 2007 | Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Seminário (Outra)
|
|
2007 - 2007 | How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking
Oficina (workshop) (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/30 - Atual | Workshop "Análise de correspondências múltiplas com recurso ao IBM SPSS" [Multiple correspondence analysis using IBM SPSS]
Seminário
|
Escola de Inverno do Centro de Investigação em Educação [Winter School - 4th Advanced training cycle of research methodologies
in educational sciences]
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2023/02/06 - Atual | Workshop "Boas Práticas de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior: Educar para os ODS" [Good Practices
in Social Responsibility at Higher Education Institutions: Educating for the SDGs]
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/02/02 - Atual | Workshop "Ver para avaliar - Utilizar o Seesaw como ferramenta de avaliação de estágio" [Seeing to evaluate - Using Seesaw
as an internship evaluation tool]
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/01/31 - Atual | Advanced seminar on educational research methodology: Research and Evaluation Instruments and Data Science in Education.
Seminário
|
Seminário avançado de metodologia de investigação educacional
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/11 - 2023/06 | International Mentoring Program, promoted by the International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education
(IMFAHE) 2022-2023.
Outro
|
International Mentoring Program
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/12/16 - 2019/12/17 | Workshop Reproducible research and modern data analysis: Concepts, skills and tools | Workshop: Reproducible Research and Modern Data Analysis: Concepts, Skills and Tools
Banco de Portugal, Portugal
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal |
2015/01/13 - 2015/01/14 | “Introduction to item response theory (IRT) and computerized adaptive testing (CAT) with the R software” (15h)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/11/22 | Impacto de variáveis cognitivo-linguísticas na compreensão da leitura
Arguente
|
Maria Hintze Machado (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/11/09 | Vocabulário e compreensão oral: Efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora
Arguente
|
Maria Ribeiro Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/12/12 | Literacia e inclusão social. Um estudo de caso com recurso à plataforma "Ainda estou a aprender".
[Literacy and social inclusion. A case study using the platform "I'm still learning"].
Orientador
|
Joana Catarina Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2019/06/26 | Impacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguístico.
[Impact of family literacy practices and temper in linguistic development]
Arguente
|
Ângela Sofia Sá Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/07 | 4 LESE - 4.ª Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar [IV International Journeys of Reading, Writing and Academic Success] | Escola Superior de Educação - Politécnico do Porto |
2018/09/04 - 2018/09/05 | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar / IV Jornadas Internacionais de Alfabetização | Universidade do Minho |
2017/09 - 2017/09 | II Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/06/23 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/10/16 - Atual | Member of the FWO Review College (panels 2025 – 2027)
Avaliador
|
Research Foundation Flanders - FWO , Bélgica |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2021/09/30 | Scientific consultant in the project VALer - Valongo a Ler [Reading in Valongo] (in partnership). Project funded by Programa Norte 2020 and promoted by the Municipality of Valongo. | Universidade do Minho, Portugal |
2018/06 - 2020/09 | Scientific consultant in the project Ainda Estou a Aprender - Plataforma Literacia [I'm still learning - Literacy platform], (in partnership). Project funded by Programa Norte 2020 and promoted by the Intermunicipal Community of Ave (CIM do Ave) and the Municipality of Vila Nova de Famalicão. | Universidade do Minho, Portugal |
2017/09 - 2020/09 | Scientific consultant in the Project Litteratus (in partnership). Project funded by Programa Norte 2020 and promoted by the Intermunicipal Community of Ave (CIM do Ave). | Universidade do Minho, Portugal |
2017/09 - 2018/09 | Scientific consultant in the project ¿Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura¿ [From the conception to the validation of an integrated model of reading intervention] (in partnership). Project funded by the Municipality of Guimarães. | Universidade do Minho, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/11/06 - 2024/11/06 | Dialogues on Research: “How can I improve my personal effectiveness?” Session with doctoral students integrated into the Shared Reflection Group on Teacher Training and School Pedagogy belonging to the Thematic Strand 2 - Learning, innovation and sustainable educational development. | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | |
2023/02/14 - 2023/05/29 | Collaboration in the instruction of the curricular unit Educação e Desenvolvimento Interpessoal [Education and Interpersonal Development]. Implementation of the Program Boost 4 Career: A distance intervention program for the promotion of career resources in Higher Education students. | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | |
2021/09 - 2022/02 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | (Mestrado) | |
2018/11/10 - 2019/02/16 | Problemas de Cognição e Aprendizagem | Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição. (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/12 - 2018/07 | Problemas de Cognição e Aprendizagem | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2017/12 - 2018/07 | Família e o Indivíduo Surdo | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educativos I | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Princípios e Práticas do Processo de Ensino-Aprendizagem II | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015/02 - 2015/06 | Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educativos I | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/10/04 - Atual | American Psychological Association | |
2016/05 - Atual | Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências | Membro da direção |
2010/01 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07/24 - 2024/10/15 | Member of the jury for an international selection procedure under private law, for the hiring of a research assistant (CTTI-PI-22/24-CIED(1) UMinho) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Member of the jury for four vacancies for scholarships for scientific initiation at the Research Centre on Education (CIEd) under the programme “Verão com Ciência” promoted by Fundação para a Ciência e Tecnologia (Euraxess, reference BII-01-2022-CIED-04) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/11/26 - 2020/06 | Comissão de Acompanhamento do Doutoramento em Psicologia Aplicada [Member of the monitoring committee of the PhD in Applied Psychology, University of Minho] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Member of the jury for a vacancy for a research assistant within the project EDULOG/CIPES “What do we talk about when talking about doctoral education? The perspectives of Portuguese universities and doctoral students” (reference EDULOG/CIPES/2020/01). | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
2018/07/19 - 2018/07/19 | Arguição de Relatório de Estágio integrado no Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde [Internship Report Examination in the Masters in Clinical and Health Psychology] - Marta Sofia Vilar Teixeira | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2018/07/19 - 2018/07/19 | Arguição de Relatório de Estágio integrado no Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde [Internship Report Examination in the Masters in Clinical and Health Psychology] - Joana Catarina Soares Sampaio e Marta Sofia Vilar Teixeira | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Humanities and Social Sciences Communications | Springer Nature |
2022 - Atual | Studies in Higher Education | |
2020 - Atual | Learning and Individual Differences | Elsevier |
2019/11/12 - Atual | Revista Psicología Educativa | Colegio Oficial de la Psicología de Madrid |
2019/05/17 - Atual | Palgrave Communications | Springer Nature |
2018/07/25 - Atual | Studies in Educational Evaluation | Elsevier |
2021 - 2023/05 | Revista Portuguesa de Educação |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Supervision of a fellowship in the program "Verão com Ciência", funded by the Foundation for Science and Technology | Ana Catarina Calheiros |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio Ana Maria Vieira de Almeida
Fundação Vasco Vieira de Almeida, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2022 | Outstanding Paper Award
15th International Conference on ICT, Society and Human Beings, Portugal
|
2018 | Prémio Ler+ 2018
Plano Nacional de Leitura, Portugal
|
2013 | 9.º Prémio CEGOC
CEGOC, Portugal
|