???global.info.a_carregar???
Marina Vitória Valdez Faria Rodrigues. Concluiu o(a) Mestrado em Masters in Supervision em 1994 pelo(a) Universidade de Aveiro, Licenciatura em Mastersin in Mathematics (Education) em 1984 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Doctor em Avances en la formación del professorado em 2010/07/30 pelo(a) Universidad da Extremadura. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: supervisão; pré-escolar; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marina Vitória Valdez Faria Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Marina

Identificadores de autor

Ciência ID
AF1F-86CC-18BF
ORCID iD
0000-0002-7604-6369

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2010/07/30
Concluído
Avances en la formación del professorado (Doctor)
Universidad da Extremadura, Espanha
"O sentido de número no pré-escolar - uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sobresaliente cum lauder
1994
Concluído
Masters in Supervision (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"The infinity concepts in pré-service mathematics teachers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1984
Concluído
Mastersin in Mathematics (Education) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"The derived concept" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/04/07 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1997 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/10/01 - 2019/09/30 Early YearsEducation
Project n.º: 20171DE02KA202004276
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Concluído
2004/01/01 - 2008/01/01 Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004.
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. http://hdl.handle.net/10400.8/8025. "Rodrigues, M et. al. (2022). O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação.". Trabalho apresentado em IPCE - XI Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Marina. "Projeto EYE: Uma Experiência no Âmbito do Erasmus +". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2019.
    Publicado
  3. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais". 2017.
  4. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Marina. "• Rebelo, C.; Rodrigues, M.; Oliveira, M. (2022). Refletindo e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Santiago, A.; Vale, V. (Org.). A Escola em transformação: Formação e prática docente. Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação, 24-37". (2022):
    Publicado
  2. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matema´tico de futuros professores no ini´cio da sua formac¸a~o: o caso da organizac¸a~o e tratamento de dados". (2018): http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
Artigo em revista (magazine)
  1. Rodrigues, Marina. "Santos, M. e Rodrigues, M. (2019). O desenvolvimento da lateralização e da lateralidade em crianças com 5 e 6 anos de idade.", Cadernos do ECB, 2019
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Marina; Maria de Fátima Pina. "Projeto - Descobrindo as lulas". In A voz e a agência da criança - Abordagem de Projeto na formação de Educadores de Infância, 143-158. Portugal: Ediliber, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Marina. "• Oliveira, M.; Rodrigues, M.; Milhano, S. (2022). Introduzindo a abordagem de projeto na formação inicial de educadores. In Oliveira, M.; Rodrigues, M.; Milhano, S. (Org.). A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância. Coleção Infância & Educação. Associação de Profissionais de Educação de Infância, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Ins". In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância, 15-18. Leiria, Portugal, 2022.
    Publicado
  3. Rodrigues, Marina. "Conexões matemáticas e a resolução de problemas". In Desafios Matemáticos ... 20 anos de problemas para os primeiros anos. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  4. Rodrigues, Marina. "Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação Matemática.". In Desafios Matemáticos ... 20 anos de problemas para os primeiros anos. Leiria, Portugal, 2019.
    Publicado
  5. Rodrigues, Marina. "The Development of Number Sense in Preschool: The Counting of Objects.". Maribor, Eslovénia: University of Maribor Press, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rodrigues, Marina; Luís Miguel Oliveira. • Oliveira, M.; Rodrigues, M.; Milhano, S. (Org.). (2021). Atas do II Ciclo Internacional de Conferências Infância & Educação. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria / Associação de Profissionais de Educação de Infância, 86 páginas. ISBN Formato digital: 978-989-8797-67-4. Leiria, Portugal. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Rodrigues, Marina; Luís Miguel Oliveira; Milhano, Sandrina. A voz e a agência da criança - Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância. Portugal: Gráfica Ediliber. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Rodrigues, Marina. Diálogos sobre Educação de Infância - Cruzar olhares entre a formação e o chão da escola. Coimbra, Portugal: Gráfica Ediliber. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Rodrigues, Marina. Desafios Matemáticos ... 20 anos de problemas para os primeiros anos. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. 2019.
    Publicado
Livro
  1. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  2. Rodrigues, Marina. Sentido de Número e Organização de dados. DGIDC – Ministério da Educação, Lisboa. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2008.
    Publicado