Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Guilherme Rego da Silva
Nomes de citação
- Silva, Guilherme Rego da
- Silva, Guilherme Rego
- Silva, Guilherme
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B618-2D66-5EA5
- ORCID iD
- 0000-0002-2035-2391
Moradas
- Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
- Braga, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.ie.uminho.pt/pt (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000 - 2006
Concluído
|
Organização e Administração Escolar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Modelos de Formação em Administração Educacional: Um estudo centrado na realidade portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2006
Concluído
|
Doutoramento/Doctoral (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Modelos de Formação em Administração Educacional: Um Estudo Centrado na Realidade Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade/Approved by unanimity |
2006
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Modelos de Formação em Administração Educacional: um Estudo Centrado na Realidade Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1995 - 1996
Concluído
|
Administração Escolar (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
|
17 |
1985 - 1990
Concluído
|
Ensino de História e Ciências Sociais (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16,4 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/02/22 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2006/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/01 - 2006/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1992/10 - 1997/01 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2023 | Educação 3D / Education 3D
123456
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Em curso
|
2012 - 2017 | Políticas, governação e administração da educação
1234567
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/09/10 | O agrupamento de escolas entre as exigências da eficácia e os valores da equidade | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2018/10 | A centralidade do diretor(a) do agrupamento, a partir do seu ponto de vista | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2018/02 | Os alunos e a disciplina: a visão dos professores | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. "Infancia(s) e juventude(s) na educação contemporânea"
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2016/10 | O regulamento interno e a gestão da disciplina numa escola pública: Inquérito aos alunos | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2015 | O Diretor Escolar em Portugal: Esboço de um Perfil | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: "O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas"
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Portugal)
|
2014 | O Estatuto do Aluno em ação: dimensões normativas, (in) disciplina, e procedimentos organizacionais | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: "As Ciências da Educação: espaços de investigação, reflexão
e ação interdisciplinar"
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Vila Real, Portugal)
|
2013 | Os eixos fundamentais da regulação do ensino superior em Portugal | XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação
ANPAE (Recife, Brasil)
|
2013 | O diretor escolar em Portugal: questionar o seu perfil e a sua formação | VI Congreso Internacional sobre Dirección de Centros Educativos
Universidad de Deusto (San Sebastián, Espanha)
|
2012 | Formação em Administração Educacional: Apenas as Questões Fundamentais | III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
ANPAE (Brasil), Fórum Português e Espanhol de Administração Educacional (Saragoça, Espanha)
|
2012 | Autonomia, Direção e Gestão das Escolas em Portugal | I Série de Conferências Internacionais em Ciências da Educação
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) e Univerisdade do Minho (Portugal) (Natal, Brasil)
|
2012 | Democracia e Eficácia na Administração Escolar: Modelos Opostos ou Complementares? | Ciclo de Palestras
Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universiadde Pedagógica de Moçambique (Maputo, Moçambique)
|
2012 | A Profissão Docente em Portugal. Carreira, Formação e Avaliação | I Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
ANPAE (Brasil), Fóruns Português e Espanhol de Administração Educacional (Cáceres, Espanha)
|
2012 | Concepções de Organização do Ensino nos Finais do Século XIX: Uma Nova Leitura de José Augusto Coelho | IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares
Universidade de Lisboa e Associações Luso-Brasileiras de História da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Uma Experiência de Formação Universitária em Angola: Comunicação e Reflexão | I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação
ANPAE (Brasil) e Fóruns Português e Espanhol de Administração Educacional (Elvas, Espanha)
|
2011 | Novos Contextos de Intervenção Socioeducativa e perfis de acção Profissional em Educação | XI Congreso Internacional Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Univeridade da Corunha e Universidade do Minho (Coruña, Espanha)
|
2009 | The Many Faces of School Autonomy in Europe. School Management: Trends in Theory and Practice | Seminário: The School Administration in Europe
Secretaria Regional de Educação e Cultura do Governo Regional da Madeira (Portugal) (Funchal, Portugal)
|
2009 | Administração Educacional e Formação a Distância: Análise de Experiências Pedagógicas e Ofertas de Formação | X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Civismo, Indisciplina e Cidadania: pesquisa e análise sociológica num Agrupamento de Escolas do Minho | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Investigar, Avaliar, Descentralizar”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Bragança, Portugal)
|
2007 | A Organização e Administração das Escolas Segundo o Programa PISA/OCDE: O Modelo e as suas Implicações em Portugal | IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Fórum Português de Administração Educacional & Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Investigação e Docência em Educação: Notas de alguns percursos cruzados | Seminário Licenciatura(s) em Ciências da Educação: Passado, Presente e Futuro
CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do
Porto (Porto, Portugal)
|
2004 | Formação em Administração Educacional em Portugal na Última Década: Análise de Alguns Indicadores | Colóquio "10 Anos de Administração Educacional em Portugal"
Fórum Português de Administração Educacional e Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Avaliação (da Qualidade) dos Estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário: um Tema em Promoção na Formação Contínua de Professores | II Simpósio "Organização e Gestão Escolar: Avaliação de Organizações Educativas"
Universiadde de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2001 | Procurando Descrever e Analisar a Formação em Administração Educacional: Critérios Para a Construção de Tipologias | II Congresso Luso-Brasileiro "Política e Administração da Educação: Investigação, Formação e Práticas"
Fórum Português de Administração Educacional & Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | As Etapas da Sociologia da Educação em Portugal: Dos antecedentes à consolidação e expansão nos últimos 25 anos | III Congresso Luso-Brasileiro "História da Educação: Escolas, Culturas e Identidades"
Associações de História da Educação do Brasil e Portugal (Coimbra, Portugal)
|
1997 | Para o Estudo da Formação em Administração Educacional: Algumas Questões Iniciais | I Congresso do Fórum Português de Administração Educacional
Fórum Português de Administração Educacional (Vilamoura, Portugal)
|
1996 | Carrington da Costa: Ciências Sociais e Formação de Professores | Ciclo de Palestras: “Dr. Carrington: Leituras da Obra”.
Universidade do MInho e Biblioteca Pública de Braga (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/01 - Atual | A garantia da qualidade no Ensino e Formação Profissional – dos pressupostos à sua aplicação. Estudo de caso
Orientador de Pedro Miguel Martins Fernandes
|
Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade de Organização e Administração Escolar (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/04 - 2022/11/11 | A Gestão Democrática como categoria de análise das práticas de gestão do Instituto Federal do Amapá
Orientador de Alessandro Silva Souza Oliveira
|
Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade de Organização e Administração Escolar (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/03/30 | Novas abordagens formativas numa IPSS do Norte de Portugal: um estudo de caso
Orientador de Catarina Isabel Silva Mendes
|
Mestrado em Educação, da área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/01/21 | As dimensões pedagógicas e burocráticas no processo de liderança do Supervisor Escolar do município de São Paulo: um estudo
de caso
Orientador de Rosemara Nunes de Oliveira Figueiredo
|
Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | O Conselho Municipal de Educação e o seu papel nas relações entre o Município e os Agrupamentos de Escolas: Um estudo de caso
Orientador de Sara Maria Sousa Torres
|
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2018 | Educação inclusiva e atratividade do sistema educativo angolano: Um estudo sobre as condições de trabalho em escolas públicas
do Ensino Primário
Orientador de Manuel da Cruz Pedro
|
Organização e Administração Escolar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017/04 | As Competências e Ação Municipal na Gestão da Rede Local de Educação e Formação: Estudo de Caso de um Município Piloto no
Processo de Descentralização no Âmbito do Programa Aproximar Educação
Orientador de Maria Isabel Silva Marques
|
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/10 - 2016/06/08 | A ação do diretor num Agrupamento de Escolas com contrato de Autonomia
Orientador de Maria José Teixeira Marcelino de Paiva
|
Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10 - 2016/02/29 | Avaliação do Impacto da Formação em Jovens e Adultos
Orientador de Sylvie Oliveira Pinheiro
|
Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10 - 2016/02/22 | Avaliação da eficácia/impacto/efeitos da formação
Orientador
|
Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A Reforma do Sistema Educativo (1986-1998). Organização e Administração das Escolas do Ensino Básico e Secundário: Conceitos
e Soluções. Das Propostas do Grupo de Trabalho às Decisões Políticas e Produção Normativa
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Construção de escolas eficazes e a gestão participativa: Estudo comparativo sobre concepções e práticas sobre a eficácia na
gestão escolar e democraticidade em EPCs da ZIP 5 Cidade de Quelimane
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique
|
2011 - 2011 | Gestão da Qualidade da Formação: que caminho?
Orientador
|
Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Perspectivas Organizacionais sobre a Liderança Colegial em Contexto Educativo: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | A Avaliação de conhecimentos baseada em conteúdos em streaming
Orientador
|
Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Assessoria Educativa no Processo de Implementação de e-Learning
Orientador
|
Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Ciberadministração Educacional e identidade Docente: Dinâmicas de Poder e Lógicas de Sobrevivência
Orientador
|
Organizações Educativas e Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Metodologia de Avaliação: Que Contributos?
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Tecnologia Educativa e Formação de Professores
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Avaliação de Reação: O caso da Licenciatura em Economia da Universidade do Minho
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | À Procura de uma Juventude Interventiva - em colaboração com o Instituto Português da Juventude, Delegação Regional de Braga
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Investigação e Apoio à Gestão da Formação no Inovinter: Uma experiência de Estágio no Campo da Formação Profissional e Mercado
de Trabalho
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | Identificação das Necessidades de Formação dos Professores de Filosofia/Psicologia das Escolas Associadas do Centro de Formação
Francisco de Holanda
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | (In)adequação entre o Plano de Formação do Centro de Formação Francisco de Holanda e os Projetos Educativos das Escolas Associadas
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | Criar e Aplicar um Dispositivo de Avaliação para uma Formação em Ambiente de e-learning/b-learning
Orientador
|
Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05/12 - 2022/05/14 | IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias (2022/05/12 - 2022/05/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Simpósio de Organização e Gestão Escolar - (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica,
secundária e superior. (2019/11/07 - 2019/11/08)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2018 | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. "Infancia(s) e juventude(s) na educação contemporânea". (2018/02/08 - 2018/02/10)
Congresso
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (2018/11/24 - 2018/11/24)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: Rede escolar (re)configurações, tensões e desafios (2017/05/08 - 2017/05/09)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2016 - 2016 | V Congresso IberoAmericano de Política e Administração da Educação (2016/09/14 - 2016/09/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional (F.P.A.E.), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (A.N.P.A.E.) e do Forum Europeo de Administradores de la Educación en el Estado Español (FEAE), Portugal |
2015 - 2015 | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: "O Governo das Escolas: Atores, Políticas
e Práticas" (2015/10/01 - 2015/10/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação (2014/04/14 - 2014/04/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fórum Português de Administração Educacional (F.P.A.E.), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (A.N.P.A.E.) e do Forum Europeo de Administradores de la Educación en el Estado Español (FEAE), Portugal |
2014 - 2014 | 1º Colóquio Transfronteiriço (Portugal/Espanha) sobre o tema "Políticas Educativas de inclusão em contexto escolar: Gestão
de projetos de inclusão socioeducativa / Politicas educativas para la inclusión escolar: Gestión de proyectos para la inclusión
social y educativa"
Encontro (Outra)
|
|
2012 - 2012 | III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
Congresso (Outra)
|
|
2010 - 2010 | I Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2008 - 2008 | III Colóquio de Sociologia e Administração Educacional: Governação e Políticas de Educação. Actores, Contextos e Práticas
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2006 - 2006 | II Colóquio de Sociologia da Educação e Administração Educacional
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2001 - 2001 | II Congresso Luso-Brasileiro "Política e Administração da Educação: Investigação, Formação e Práticas" (2001/01/18 - 2001/01/20)
Simpósio (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2010 - 2010 | I Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
Congresso
|
“Espaço público da educação – Emergência de políticas e práticas de gestão local, regional e nacional”
Fórum Português de Administração Educacional (F.P.A.E.), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (A.N.P.A.E.)
e do Forum Europeo de Administradores de la Educación en el Estado Español (FEAE), Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/11 | A Gestão Democrática como Categoria de Análise das Práticas de Gestão de um Instituto Brasileiro de Educação Profissional
e Tecnológica
Orientador
|
Alessandro Silva Souza Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/01/10 | Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu (RJ): repercussão no fortalecimento dos conselhos escolares
Vogal
|
Aparecida Alves dos Santos Coelho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/01/07 | O processo de nomeação dos diretores escolares no ensino fundamental: racionalidades democráticas, burocráticas e políticas.
Estudo de caso no litoral sul do Brasil
Orientador
|
Daniel Alexandre Galm (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/12/03 | O Processo de Acolhimento e Análise e Descrição de Funções numa empresa do Setor Têxtil
Presidente do júri
|
Ana Sofia de Oliveira Nogueira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/03/11 | Avaliação de desempenho: estudo de caso em contexto IPSS - Santa Casa da Misericórdia
Orientador
|
Melanie da Silva Rebelo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/03/10 | A Relevância da Formação de RH numa Empresa de Construção Civil: um Estudo Exploratório
Vogal
|
Isabel Filipa da Silva Lameira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/03/06 | As Plataformas Informáticas na Gestão Escolar: burocracia ou autonomia?
Presidente do júri
|
Ricardo Luís Tinoco Gil Godinho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/03/02 | A avaliação de desempenho numa organização privada: reflexões e contributos para a sua implementação
Vogal
|
Ana Sofia Marques da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/02/20 | Marketing e Comunicação na Formação de Recursos Humanos
Vogal
|
Bárbara Soares dos Santos (Mestrado)
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Intituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/18 | Evasão no curso técnico de nível médio em mecânica do IFRN-CNAT: desafio da formação subsequente
Vogal
|
Nuremberg Ferreira de Souza (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/02/04 | Avaliação de Desempenho por Gestão de Competências aliada à Formação: Estudo de Caso numa Indústria de Alumínio
Orientador
|
Elisabete dos Santos Franco (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/01/29 | Percursos Estratégicos Errantes dos Estudantes do IFRN – Campus Ipanguaçu
Orientador
|
Francisco de Assis Aderaldo Barbosa (Mestrado)
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Intituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/24 | O Papel do Diretor como Instância de Regulação Cultural e Simbólica da Escola: Um estudo de caso numa escola do ensino secundário
geral de Moçambique
Arguente
|
Pedro David Direito (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/20 | Educação Inclusiva e Atratividade do Sistema Educativo Angolano. Um estudo sobre as
condições de trabalho nas escolas públicas do ensino primário
Orientador
|
Manuel da Cruz Pedro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/04 | Conselho da Comunidade Educativa: figura de retórica ou retórica de figuras? Um estudo da representação dos professores
Arguente
|
João Manuel Almeida Estanqueiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/01/08 | Implementação de Projectos de Autonomia: entre Discursos e Práticas de Liderança escolar
Arguente
|
Carla Patrícia Martins Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/07/03 | O Diretor entre Muros: um Estudo de Caso
Arguente principal
|
Élia Maria Oliveira de Sousa Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/06/01 | Cultura(s) nos Mega Agrupamentos
Vogal
|
Marília Fontoura Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/05/06 | A Ação Pedagógica do Diretor. O papel do Diretor na produção dos resultados escolares
Vogal
|
Maria Elisabete Abrunhosa da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Dirección pedagógica y liderazgo educativo: prácticas eficaces en centros públicos andaluces | Marina A. García Garnica (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2015 | Gestão Escolar e Avaliação. Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em Educação de Infância e em Ensino Básico (1.º ciclo), pela Universidade do Minho, entre 2001 e 2010 | Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Gestão Escolar e Avaliação. Um Modelo de Avaliação Externa da Gestão Escolar das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro – Brasil | Ovídio Orlando Filho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Os Conselhos Municipais de Educação: Lógicas e Dinâmicas de Ação | Gilmar Torres Lima Pinheiro Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Hierarquia, Poder e Decisão na Administração Universitária na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e – UNTL | Paulo Sarmento Pinto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A Reforma do Sistema Educativo (1986-1998). Organização e Administração das Escolas do Ensino Básico e Secundário: Conceitos e Soluções. Das Propostas do Grupo de Trabalho às Decisões Políticas e Produção Normativa | Saúl António Teixeira Pessoa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Administração do Sistema Educativo e a Organização das Escolas em Moçambique no Período Pós-Independência 1975-1999: Descentralização ou Recentralização? | Alberto Bive Domingos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | A Administração Pública em Mudança. Que Lugar para a Formação Profissional? | Ana Lia Silva Ferreira (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Avaliação da Formação: Estudo de Caso | Simão Pereira (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Formação: Um Processo Formativo em Contexto de Trabalho | Isabel Jourdan (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Avaliar o Passado para Perspectivar o Futuro. Avaliação de Impacto de Cursos de Formação Profissional Contínua | Sara Cristiana Simões Serra (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Valorização Pessoal e Profissional dos Auxiliares de Acção Médica num Processo de Avaliação do Impacto da Formação | Joaquim Freitas (Outro) |
2007 | Famílias Monoparentais e Mercado de Trabalho: Formar para Incluir | Ana Margarida Rodrigues (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Formação: Um Contributo para o Desenvolvimento Humano? | Patrícia Santos (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | A Administração Educacional na Formação de Professores: Um estudo de caso na Escola Superior de Educação de Bragança | Maria do Sameiro Cardoso Conde Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Educação e Poder Local: Racionalidades Burocráticas e Racionalidades Políticas na Construção da Carta Educativa. Um Estudo de Caso | Joaquim Almeida Santos Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O Projecto Educativo de Escola no Contexto de Vários Agrupamentos de Escola | Carlos Alberto Ribeiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Formação e Necessidades Educativas Especiais | Susana Patrícia Ferreira (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | A Avaliação da Formação: Reflexões e Práticas em Torno de um Processo | Maria Natália Rodrigues Guimarães Coelho (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Educação & Sociedade (1678-4626) | |
2020/09/07 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2019 - Atual | Revista Sisyphus | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
2016 - Atual | Revista Electrónic@ Educare | Universidad Nacional en Costa Rica |
2016 - Atual | Revista Espaço do Currículo | Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba (Brasil) |
2016 - Atual | Revista Investigar em Educação | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2015/06/01 - Atual | Revista Latinoamericana de Política y Administración de la Educación (RELAPAE) | |
2012 - Atual | Revista Administração Educacional | Fórum Português de Administração Educacional |
2016 - 2018 | Profesorado: Revista de Curriculum y Formación de Profesorado | Universidade de Granada Facultad de Ciencias de la Educación |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/02/18 - Atual | Organizações Educativas e Administração Educacional - II | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Organização e Gestão da Educação Básica | Mestrados em Ensino (Formação de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância) (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020/10 - Atual | Investigação em Educação e Desenvolvimento de Projetos | Mestrado em Educação, área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010 - Atual | Investigação Portuguesa em Administração Educacional | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2006/02 - Atual | Metodologia da Investigação em Educação | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/02 - Atual | Métodos Quantitativos de Análise | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/02 - Atual | Sociologia da Educação I | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/02 - Atual | Métodos Qualitativos de Análise | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/02 - Atual | Iniciação à Prática profissional I - Análise de Contextos | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Curso de Mestrado em Administração e Gestão da Educação. Leccionação do módulo: “Teorias e Modelos de Administração Escolar”, | Especialização (Curso médio) | Universidade Pedagógica de Moçambique, Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, Moçambique |
2012 - 2012 | Iª Jornada Doutoral em Ciências da Educação | Especialização (Curso médio) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil |
2012 - 2012 | Acção de Formação Contínua de Professores em Liderança Escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2012 - 2012 | Educação e Formação de Adultos nos Centros Novas Oportunidade - Programa de Formação para as Equipa Técnicas dos Centros Novas Oportunidades - Módulo IV dirigido a Coordenadores e Directores dos CNO | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Unidade de Educação de Adultos, Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Acção de Formação Contínua de Professores em Liderança Escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2010 - 2010 | V Curso de Verão, Círculo de Saberes: Democracia, Autoridade e Disciplina na Escola Pública Portuguesa: Perspectivas sociológicas e orientações para a acção | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Departamento de Ciências Sociais da Educação, Intituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | Curso de Capacitação em Administração e Gestão Universitária | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Secretaria de Estado para o Ensino Superior (Angola), Angola |
2009 - 2009 | Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers | Aperfeiçoamento (Curso médio) | UNESCO e Instituto de Educaçãoe Psicologia, Universidade do Minho, Maldivas |
1997/01 - 2006/02 | Organização e Administração Escolar | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/01 - 2006/02 | Sociologia da Educação | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/01 - 2006/02 | Métodos e Técnicas de Administração Educacional | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1992/10 - 1997/01 | Organização e Administração Escolar | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1992/10 - 1997/01 | Sociologia da Educação | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1992/10 - 1997/01 | Prática Pedagógica I - Análise da Relação Pedagógica | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1996 - Atual | Fórum Português de Administração Educacional | Sócio Efetivo |
1993/11/18 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Sócio Efetivo |
2012/07 - 2015/07 | European Forum on Educational Administration | steering committee |