???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Tracana

Nomes de citação

  • Tracana, Rosa Branca

Identificadores de autor

Ciência ID
B814-B762-42DE
ORCID iD
0000-0002-0694-8033

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Estudos da Criança - Especialidade Estudo do Meio Físico (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Educação ambiental no ensino básico e secundário : concepções de professores e análise de manuais escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2003
Concluído
Mestrado em Toxicologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Timo como alvo de toxicidade de iões metálicos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1996 - 2010/05 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/12 - 2019/01/12 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011/09 - 2015 Vice-Presidente do Conselho Técnico Científico Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010 - 2015 Diretora do Curso de Educação Básica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010 - 2015 Diretora do CET Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2015 Diretora do Curso de Educação Básica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022/02/18 Representações Sociais de crianças brasileiras e portuguesas sobre vacinação: direcionamentos para a educação em saúde.
426742/2018-4
Investigador
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2018 - 2020/01 Desenvolvimento Profissional Docente em Rede na Recriação da Prática Curricular num Curso de Licenciatura em Computação.
Edital 01/2017 – ARD
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Brasil
2018 - 2019 A Residência Pedagógica como elemento da Polítca Nacional de Formação de Professores
PVF214-2018
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tracana, Rosa Branca. "Educação Ambiental: Como Os Manuais Escolares Europeus Retratam A Poluição". Trabalho apresentado em III SiPEC, Maringá, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Tracana, Rosa. "Technological Culture in Professional Development: A Case Study between Brazil and Portugal.". Journal of Family Counseling and Education 4 2 (2019): 1-12. https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/815850.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Tracana, Rosa; Cambraia, Adão; Biondo, Uianes. "Comunidades aprendentes no brasil e portugal: contributos para o desenvolvimento profissional docente". Egitania Sciencia 24 (2019): 137-149.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Tracana, Rosa. "À descoberta de recursos naturais: Uma atividade outdoor com alunos do Ensino Primário". Terrae Didactica 4 4 (2018): 477-486.
    Acesso aberto • Publicado
  4. VIEIRA, MARILANDI MARIA MASCARELLO; CARVALHO, GRAÇA SIMÕES DE; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA; PEREIRA, ROSA BRANCA CAMEIRA TRANCANA. "COMO A COMUNIDADE CIENTÍFICA PORTUGUESA ANALISA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 25 (2018): 33-48. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7198.
    10.20952/revtee.v11i25.7198
  5. Ferreira, Maria Eduarda Roque; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco. "RECICLAR RECORDAÇÕES COM AS CIÊNCIAS - PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE JARDIM-DE-INFÂNCIA". Revista Contexto & Educação 31 99 (2017): 149-172. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  6. Paiva, T.; Tracana, R.; Tadeu, P.. "The importance of EE (Environmental education) in LLE (lifelong education)". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberSp (2016): 906-911. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006977233&partnerID=MN8TOARS.
  7. Silva, Heslley Machado; Gibram, Daiana Evilin; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graca S.. "Can One Accept the Theory of Evolution and Believe in God as Well?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 197 (2015): 770-779. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.178.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.07.178
  8. Tracana, Rosa. "Can one accept the theory of evolution and believe in god as well?". Procedia – Social and Behavioral Sciences 197 (2015): 770-779.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Rosa Branca Tracana; Graça S. Carvalho. "Ecosystems, Pollution, and Use of Resources in Textbooks of 14 Countries: An Ecocentric Emphasis". ISRN Education 2012 (2012): 1-5. https://doi.org/10.5402/2012/419782.
    10.5402/2012/419782
  10. Carvalho, G.S.; Tracana, R.B.; Skujiene, G.; Turcinaviciene, J.. "Trends in Environmental Education Images of Textbooks from Western and Eastern European Countries and Non-European Countries". International Journal of Science Education 33 18 (2011): 2587-2610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858817082&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09500693.2011.556831
  11. Tracana, Rosa. "Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional.". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 25 (2008): 33-48. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7198/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Tracana, R.B.; Ferreira, C.; Ferreira, M.E.; Carvalho, G.S.. "Analysing the theme of pollution in Portuguese geography and biology textbooks". International Research in Geographical and Environmental Education 17 3 (2008): 199-211. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53649090978&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10382040802168289
  13. Tracana, R.B.; Pereira, M.L.; Abreu, A.M.; Sousa, J.P.; Carvalho, G.S.. "Stainless steel corrosion products cause alterations on mouse spleen cellular populations". Journal of Materials Science: Materials in Medicine 6 1 (1995): 56-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028883275&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF00121249
  14. Pereira, M.L.; Silva, A.; Tracana, R.; Carvalho, G.S.. "Toxic effects caused by stainless steel corrosion products on mouse seminiferous cells.". Cytobios 77 309 (1994): 73-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028248967&partnerID=MN8TOARS.
  15. Tracana, R.B.; Sousa, J.P.; Carvalho, G.S.. "Mouse inflammatory response to stainless steel corrosion products". Journal of Materials Science: Materials in Medicine 5 9-10 (1994): 596-600. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028500732&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF00120337
Capítulo de livro
  1. Tracana, Rosa; Fernandes, G.P; Castro, E.. "Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal". In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals., 117-137. 2021.
    Publicado
  2. Fernandes, Gonçalo; Tracana, Rosa Branca; Castro, Emanuel; Fernandes, Magda. "Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination". In Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism, editado por Mandic A., Petric L., 137-152. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-69193-6_7
  3. Tracana, Rosa Branca; Fernandes, Gonçalo; Castro, Emanuel; Fernandes, Magda. "GEOEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. O ESTRELA GEOPARK (PORTUGAL) COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DO GEOTURISMO1". In PRÁTICAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics, 2021.
    No prelo
  4. Tracana, Rosa Branca; Cambraia, Adão; Biondo, Uianes; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA. "Pensamento Computacional E Ciências Da Natureza: Projeto Integrador Em Escolas De Educação Básica". In Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências, 183-203. Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics, 2021.
    Publicado
  5. Tracana, Rosa; Cambraia, Adão; Biondo, Uianes. "Aprendizagem Híbrida no Desenvolvimento Profissional Docente: construção de uma Comunidade Aprendente luso-brasileira.". In EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - MULTILETRAMENTOS E LINGUAGENS MULTIMODAIS. Brasil, 2020.
    Publicado
  6. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.,; Jourdan, D.. "Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola.". In Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios., editado por Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L, 77-90. Maringá, Brasil: Eduem., 2017.
    Publicado
  7. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S; Jourdan, D.. "Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola.". In Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios, editado por Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L., 77-90. Maringá, Brasil: Eduem, 2017.
    Publicado
  8. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.; Araújo, M.C.P; Boff, E.T.O; Saboga-Nunes, L. "European health literacy scale (hls-eu-br) applied in a brazilian higher education population of Rio Grande do Sul". In Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, editado por Marianne Achiam & Graça Carvalho. Helsinquia, Finlândia: University of Helsinki, 2016.
    Publicado
  9. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.. "Ecosystems and geochemical cycles in portuguese textbooks of two historical periods.". In Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future. Helsinquia, Finlândia: University of Helsinki, 2016.
    Publicado
  10. Tracana, Rosa; Nunes, LS; Pansera-de-Araujo, M.C; Boff, E.,; Carvalho, G.S.. "Níveis de alfaberização/literacia para a saúde em duas populações de diferentes níveis de escolaridade na construção da cidadania". In Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde., editado por Eva Teresinha Boff, Maria Cristina Pansera-Araújo e Graça Simões de Carvalho. IJUI, Brasil: Ed UNIJUI, 2016.
    Publicado
  11. Tracana, Rosa. "Educação ambiental e a Saúde. Conhecimento, valores e práticas da poluição em manuais escolares de 16 países". In Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde., editado por Eva Teresinha Boff, Maria Cristina Pansera-Araújo e Graça Simões de Carvalho. Ijui, Brasil: Ed UNIJUI, 2016.
    Publicado
  12. Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; PAIVA Teresa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". In Entrepreneurship via creativity for European citizenship in education, editado por LAP Lambert Academic Publishing, 77-90. Alemanha: Osman Titrek. LAP Lambert Academic Publishing, 2015.
    Publicado • 10.4135/9781446288337.n6
  13. Tracana, Rosa; Sandie Bernard; Dominique Berger; Graça Simoes De Carvalho. "Une enquête internationale représentations sociales, conceptions individuelles et pratiques d’enseignants de quinze pays". In Filles/Garçons Questions de genre, de la formation à l’enseignemen. Lyon, França, 2013.
    Publicado
  14. Tracana, Rosa; Alpuim, M.; Carvalho, G.S.. "Diferenças de género e de idade na prática de modalidades em ginásio/academia". In O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, editado por P.T.M. Silva, S.A.R.Souza & I.C. Neto (Org.), 55-66. São Luis, Brasil: Edufma., 2013.
    Publicado
  15. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S; Ferreira, A.. "Prevenção de más posturas corporais em crianças dos 7 aos 12 anos, do Litoral e do Interior de Portugal". In O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, editado por P.T.M. Silva, S.A.R.Souza & I.C. Neto, 119-136. São Luis, Brasil: Edufma, 2013.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Tracana, Rosa Branca. "Prefácio". Prefácio para A PRÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Curitiba, Brasil: Editora Appris Ltda. 2020.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/04 EVIDÊNCIAS DO PROTAGONISMO DE CRIANÇAS NAS APRENDIZAGENS EM VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL VI ENJIE
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria)
2021/12/07 Science communication in the context of educational and tourism strategies of the UNESCO world Estrela Geopark. ICCESUS – International Conference on Communication and Environmental Education
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/11/18 Percursos Pedagógicos, Turismo e Geoconservação. A rede de percursos do Estrela Geopark na divulgaçãoda ciência, do património e na sustentabilidade turística. ISITH5
IPG - ESTH (Seia, Portugal)
2021/11/13 Hábitos Alimentares em crianças do 1º CEB - Um estudo de caso XVI SIEFLAS
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2021/06/25 O ambiente Os cientistas vão à escola
GEOPARK Estrela (Covilhã, Portugal)
2021/05/20 Conceções de alunos do 1º ao 4º ano do ensino básico sobre excreção urinária 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, (IJUI, Brasil)
2021/03/24 Educação ambiental como os manuais escolares europeus retratam os problemas da poluição III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência III SiPEC
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2021/03/24 Educação Ambiental: como os manuais escolares europeus retratam os problemas da poluição III SiPEC
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2020/04/06 Educação ambiental e novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Programa do Curso de Formação para Professores no Estrela Geopark
(Guarda, Portugal)
2019/09/06 BRINCAR COM AS CIÊNCIAS NO PRÉ-ESCOLAR. Um caso de estudo no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Poster) XVIII ENEC/ III ISSE Educação em Ciências: Cruzar Caminhos, Unir Saberes
(Porto, Portugal)
2019/09/06 Conceções alternativas das crianças/alunos acerca do meio ambiente. (Poster) XVIII ENEC/ III ISSE Educação em Ciências: Cruzar Caminhos, Unir Saberes
(Porto, Portugal)
2019/05/21 O tripe ensino, pesquisa e extensão na formação de professores. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado - ENTECI
(IJUI, Brasil)
2019/05/17 Valorização das IPSS com a contribuição do IPG. 3º Simpósio Envelhecimento Ativo e Saudável
(Sabugal, Portugal)
2019/04/27 Scientific Activities with Children with disabilities – a case study International Congresso on Teaching and Learning in Education, ICTLEdu
(Granada, Espanha)
2019/04/26 Technological culture in professional development: a case study between Brazil and Portugal International Congresso on Teaching and Learning in Education, ICTLEdu19
(Granada, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/15 - 2021/06/16 IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro (2021/06/15 - 2021/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/19 Simpósio realizado para debater o envelhecimento ativo. O objetivo era trazer palestrantes cujos trabalhos estão relacionados com este envelhecimento ativo e ao mesmo tempo realizar uma pequena feira social onde foram expostos trabalhos realizados pelos idosos (2019/05/17 - 2019/05/19)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/09/23 EVIDÊNCIAS DO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS APRENDIZAGENS EM VIVÊNCIAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTILPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO
Arguente
Laércio Francisconi (Mestrado)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/07/30 Formação de Professores para o Ensino Experimental de Microbiologia no Ensino Secundário Geral de Moçambique
Arguente
Manecas Cândido Azevedo (Doutoramento)
2019 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (O ensino da Astronomia no 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso)
Orientador
Cátia Sofia dos Santos Madeira Russo (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/11/25 - 2021/11/27 9.º Congresso Olhares sobre a Educação / 2nd International Congress Perspecti ves on Educati on ESE de Viseu
2021/05/18 - 2021/05/21 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
2021/04/16 - 2021/04/17 V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade de Aveiro
2020/06/30 - 2020/07/03 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes Instiuto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
2020/02/07 - 2020/02/08 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade de Évora
2019/05/10 - 2019/09/12 2ª Conferência Internacional - Montanhas Mediterrânicas e Património Geológico CISE, Seia.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01/04 - 2021/11/30 Revista Contexto & Educação UNIJUI
2021/01 - 2021/11/30 Science Ativities Taylor & Francis online
2021/03/09 - 2021/04/11 Journal ofBiological Education Taylor & Francis online
2021/03/02 - 2021/03/11 Asian Journal of Biology (2456-7124)
2020/04/06 - 2020/11 World Journal of Education
2020/05/08 - 2020/09/30 Science Activities
2020/07/02 - 2020/07/22 Journal of Biological Education
2020/05/06 - 2020/05/20 Social Responsibility Journal
2020/05/04 - 2020/05/18 Asian Journal of Education and Social Studies
2020/04/20 - 2020/04/27 Revista Contexto & Educação