???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Tracana

Nomes de citação

  • Tracana, Rosa Branca

Identificadores de autor

Ciência ID
B814-B762-42DE
ORCID iD
0000-0002-0694-8033

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/10/12 - 2023/07/26
Concluído
Pós-Graduação em Gerontologia Social (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009
Concluído
Estudos da Criança - Especialidade Estudo do Meio Físico (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Educação ambiental no ensino básico e secundário : concepções de professores e análise de manuais escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2003
Concluído
Mestrado em Toxicologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Timo como alvo de toxicidade de iões metálicos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1996 - 2010/05 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/04 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/06/09 - 2024/09/24 Vice - Presidente do Conselho Cientifico da ESECD Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015/01/12 - 2019/01/12 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011/09 - 2015 Vice-Presidente do Conselho Técnico Científico Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010 - 2015 Diretora do Curso de Educação Básica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010 - 2015 Diretora do CET Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2015 Diretora do Curso de Educação Básica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/01 - 2023/10/31 Projeto EducAGE – Improving competences of older people caregivers towards Healthy Ageing through digital transformation
Investigador
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Em curso
2020/06 - 2023/06 I3 Social-Incubadora Itinerante para a Inovação Social Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/02/18 - 2022/02/18 Representações Sociais de crianças brasileiras e portuguesas sobre vacinação: direcionamentos para a educação em saúde.
426742/2018-4
Investigador
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2018/01/18 - 2020/01 Desenvolvimento Profissional Docente em Rede na Recriação da Prática Curricular num Curso de Licenciatura em Computação.
Edital 01/2017 – ARD
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Brasil
Concluído
2018 - 2019 A Residência Pedagógica como elemento da Polítca Nacional de Formação de Professores
PVF214-2018
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Brasil
Concluído
2007 - 2010 Análise de Manuais Escolares em Educação para a Saúde e Educação Ambiental no contexto do modelo KVP: Conhecimento, Valores e Práticas sociais
PTDC/CED/65224/2006
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Baptita, G.C; Tracana, Rosa; Carvalho, G.S. Autor correspondente: Baptita, G.C. "O ensino das ciências em escolas do meio rural: concepções de professores do Brasil e de Portugal". Trabalho apresentado em EncontroNacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XIV ENPEC), Caldas Novas, 2023.
    No prelo
  2. Fernandes, Laercio; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA; Tracana, Rosa Branca. "Evidências do protagonismo de crianças nas aprendizagens em vivências de educação infantil.". Trabalho apresentado em VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  3. Francisconi,L; Tracana, Rosa; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA. "Evidências do protagonismo de crianças nas aprendizagens em vivências de educação infantil". Trabalho apresentado em VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  4. Castro, E; Fernandes,G; Tracana, Rosa Branca; Fernandes, M. "SCIENCE COMMUNICATION IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL AND TOURISM STRATEGIES OF THE UNESCO WORLD ESTRELA GEOPARK". Trabalho apresentado em International Conference on Communication and Environmental Sustainability, Viseu, 2021.
    Publicado
  5. Fernandes, G; Castro, E; Tracana, Rosa Branca; Fernandes, M. "Percursos Pedagógicos, Turismo e Geoconservação. A rede de percursos do Estrela Geopark na divulgaçãoda ciência, do património e na sustentabilidade turística". Trabalho apresentado em ISITH 5 - International Symposium ofTourism and Hospitaliy, Seia, 2021.
    Publicado
  6. Tracana, Rosa Branca. "Educação Ambiental: Como Os Manuais Escolares Europeus Retratam A Poluição". Trabalho apresentado em III SiPEC, Maringá, 2021.
    Publicado
  7. Lopes, Ester; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça Simões de. "Primary school teachers’ and pupils’ Health literacy in three districts of Portugal". 2014.
  8. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Eduarda; Carvalho, Graça Simões de. "A Educação Ambiental nos programas e manuais escolares portugueses em dois períodos: 1991-2000 e 2001–2006". 2012.
  9. Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça Simões de. "Ecocentric emphasis in environmental education subtopics (ecosystems, pollution and use of resources) in textbooks of 14 countries". 2010.
    In LAZAR, R. ; REINHARDT, R., eds. – “Socio-cultural and human values in Science and Technology Education : proceedings of the IOSTE Symposium, 14, Bled, Slovenia, 2010." [Ljubljana : Institute for Innovation and Development of University of Ljubljana, 20
  10. Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça Simões de. "Educação ambiental e saúde : abordagens para resolver os problemas de poluição em manuais escolares de 16 países". 2010.
  11. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça Simões de. "Concepções de professores sobre Educação Ambiental : identificação de dimensões “ecocêntrica”, antropocênctrica” e “sentimental”". 2009.
  12. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Claúdia; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça S.. "Biodiversity in School Textbooks of 13 Countries". 2008.
  13. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Claúdia; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça S.. "Poor approach to sustainable development: Lack of environmental management and scarce emphasis in behaviour change in textbooks of 13 countries". 2008.
Artigo em revista
  1. Lopes, A; Tracana, Rosa Branca. "Envelhecer (con)dignidade: um direito ético e moral.". RIAGE Revista Ibero-Americana da Gerontologia 5 (2024): 143-156.
    Publicado
  2. Manuel Salgado; Ana Daniel; Ascensão Braga; João Copeto; Rosa Branca Tracana; Cristina Castro; Vitor Roque. "Social Entrepreneurship and Innovation in Low-Density Territories: The i3Social Project". European Conference on Innovation and Entrepreneurship (2023): https://doi.org/10.34190/ecie.18.1.1732.
    10.34190/ecie.18.1.1732
  3. Geilsa Costa Santos Baptista; Rosa Branca Tracana; Graça Simões de Carvalho. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS POR CRIANÇAS DO MEIO RURAL E PROPOSTA DE FORMAÇÃO SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL". Investigações em Ensino de Ciências (2023): https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267.
    10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p267
  4. Francesconi, L; Pansera-de-Araujo, M.C; Tracana, Rosa Branca. "MINI-HISTÓRIAS: EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGENS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL". Vitruvian Cogitationes 4 1 (2023): 39-52.
    Publicado
  5. Laercio Francesconi; Maria Cristina Pansera-de-Araújo; Rosa Branca Tracana. "Mini-histórias: evidências de aprendizagens no cotidiano da educação infantil". Vitruvian Cogitationes (2023): https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69135.
    10.4025/rvc.v4i2.69135
  6. Fernandes, G; Castro, E; Tracana, Rosa Branca; Fernandes, M.. "Educational pathways, tourism and geoconservation. The network of trails of the estrela geopark in the dissemination of science, heritage and tourism sustainability". Egitania Sciencia Edição Esp (2023): 91-106. https://egitaniasciencia.ipg.pt/index.php/revista-egitaniasciencia/article/view/149/124.
    Publicado
  7. Baptista, G.C.; Tracana, Rosa; Carvalho, G.S. Autor correspondente: Baptista, G.C.. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS POR CRIANÇAS DO MEIO RURAL E PROPOSTA DE FORMAÇÃO SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL". Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) 28 2 (2023): 267-291.
    Publicado
  8. Rosa Branca TRACANA; Adão CAMBRAIA. "Technological Culture in Professional Development: A Case Study between Brazil and Portugal". Journal of Family Counseling and Education (2019): https://doi.org/10.32568/jfce.578229.
    10.32568/jfce.578229
  9. Tracana, Rosa. "Technological Culture in Professional Development: A Case Study between Brazil and Portugal.". Journal of Family Counseling and Education 4 2 (2019): 1-12. https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/815850.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Tracana, Rosa; Cambraia, Adão; Biondo, Uianes. "Comunidades aprendentes no brasil e portugal: contributos para o desenvolvimento profissional docente". Egitania Sciencia 24 (2019): 137-149.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Tracana, Rosa. "À descoberta de recursos naturais: Uma atividade outdoor com alunos do Ensino Primário". Terrae Didactica 4 4 (2018): 477-486.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Tracana, Rosa Branca; Lopes, Ana; Farinha, Ana Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário". Terrae Didatica 14 4 (2018): 477-486. http://dx.doi.org/10.20396/td.v14i4.8649282.
    10.20396/td.v14i4.8649282
  13. VIEIRA, MARILANDI MARIA MASCARELLO; CARVALHO, GRAÇA SIMÕES DE; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA; PEREIRA, ROSA BRANCA CAMEIRA TRANCANA. "COMO A COMUNIDADE CIENTÍFICA PORTUGUESA ANALISA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 25 (2018): 33-48. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7198.
    10.20952/revtee.v11i25.7198
  14. Ferreira, Maria Eduarda Roque; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco. "RECICLAR RECORDAÇÕES COM AS CIÊNCIAS - PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE JARDIM-DE-INFÂNCIA". Revista Contexto & Educação 31 99 (2017): 149-172. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  15. Paiva, T.; Tracana, R.; Tadeu, P.. "The importance of EE (Environmental education) in LLE (lifelong education)". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberSp (2016): 906-911. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006977233&partnerID=MN8TOARS.
  16. Ferreira, Maria Eduarda; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Tracana, Rosa Branca; Reis, Carlos Francisco; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Reciclar recordações com as ciências: Percursos de aprendizagem em contexto de Jardim de Infância". Revista Contexto & Educação, 31(99): 149-172 (2016): http://hdl.handle.net/10316/45684.
    http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  17. Silva, Heslley Machado; Gibram, Daiana Evilin; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graca S.. "Can One Accept the Theory of Evolution and Believe in God as Well?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 197 (2015): 770-779. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.178.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.07.178
  18. Tracana, Rosa. "Can one accept the theory of evolution and believe in god as well?". Procedia – Social and Behavioral Sciences 197 (2015): 770-779.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Patricia Patrick; Jenny Byrne; Sue Dale Tunnicliffe; Tuula Asunta; Graça S. Carvalho; Sari Havu-Nuutinen; Hrefna Sigurjónsdóttir; et al. "Students (ages 6, 10, and 15 years) in six countries knowledge of animals". (2013): https://doi.org/10.5617/nordina.624.
    10.5617/nordina.624
  20. Rosa Branca Tracana; Graça S. Carvalho. "Ecosystems, Pollution, and Use of Resources in Textbooks of 14 Countries: An Ecocentric Emphasis". ISRN Education 2012 (2012): 1-5. https://doi.org/10.5402/2012/419782.
    10.5402/2012/419782
  21. Carvalho, G.S.; Tracana, R.B.; Skujiene, G.; Turcinaviciene, J.. "Trends in Environmental Education Images of Textbooks from Western and Eastern European Countries and Non-European Countries". International Journal of Science Education 33 18 (2011): 2587-2610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858817082&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09500693.2011.556831
  22. Tracana, Rosa. "Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional.". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 25 (2008): 33-48. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7198/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Tracana, R.B.; Ferreira, C.; Ferreira, M.E.; Carvalho, G.S.. "Analysing the theme of pollution in Portuguese geography and biology textbooks". International Research in Geographical and Environmental Education 17 3 (2008): 199-211. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53649090978&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10382040802168289
  24. Tracana, R.B.; Pereira, M.L.; Abreu, A.M.; Sousa, J.P.; Carvalho, G.S.. "Stainless steel corrosion products cause alterations on mouse spleen cellular populations". Journal of Materials Science: Materials in Medicine 6 1 (1995): 56-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028883275&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF00121249
  25. Pereira, M.L.; Silva, A.; Tracana, R.; Carvalho, G.S.. "Toxic effects caused by stainless steel corrosion products on mouse seminiferous cells.". Cytobios 77 309 (1994): 73-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028248967&partnerID=MN8TOARS.
  26. Tracana, R.B.; Sousa, J.P.; Carvalho, G.S.. "Mouse inflammatory response to stainless steel corrosion products". Journal of Materials Science: Materials in Medicine 5 9-10 (1994): 596-600. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0028500732&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF00120337
Capítulo de livro
  1. Tracana, Rosa Branca; Santos, Margarida. Autor correspondente: Tracana, Rosa Branca. "Cultura, memória e identidade: os jogos tradicionais e o envelhecimento ativo, um estudo de caso". In Envelhecimento Criativo, Participativo e Vida Ativa: a animação sociocultural, a gerontologia, a educação comunitária e o turismo como metodologias de intervenção, 205-212. Portugal: Edição INTERVENÇÃO – Associação para a promoção e divulgação cultural, 2024.
    Publicado
  2. Tracana, Rosa; Lopes, Ana. "Animação territorial, associativismo e desenvolvimento comunitário.". In Associativismo e Animação Sociocultural: reflexões e inquietações à volta da educação, autonomia, participação, voluntariado e cidadania, 177-182. Chaves, Portugal: INTERVENÇAÕ - Associação para a promoção e divulgação cultural, 2023.
    Publicado
  3. Tracana, Rosa; Fernandes, G.P; Castro, E.. "Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal". In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals., 117-137. 2021.
    Publicado
  4. Fernandes, Gonçalo; Tracana, Rosa Branca; Castro, Emanuel; Fernandes, Magda. "Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination". In Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism, editado por Mandic A., Petric L., 137-152. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-69193-6_7
  5. Tracana, Rosa Branca; Fernandes, Gonçalo; Castro, Emanuel; Fernandes, Magda. "GEOEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. O ESTRELA GEOPARK (PORTUGAL) COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DO GEOTURISMO1". In PRÁTICAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics, 2021.
    No prelo
  6. Tracana, Rosa Branca; Cambraia, Adão; Biondo, Uianes; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA. "Pensamento Computacional E Ciências Da Natureza: Projeto Integrador Em Escolas De Educação Básica". In Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências, 183-203. Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics, 2021.
    Publicado
  7. Tracana, Rosa; Cambraia, Adão; Biondo, Uianes. "Aprendizagem Híbrida no Desenvolvimento Profissional Docente: construção de uma Comunidade Aprendente luso-brasileira.". In EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - MULTILETRAMENTOS E LINGUAGENS MULTIMODAIS. Brasil, 2020.
    Publicado
  8. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.,; Jourdan, D.. "Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola.". In Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios., editado por Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L, 77-90. Maringá, Brasil: Eduem., 2017.
    Publicado
  9. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S; Jourdan, D.. "Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola.". In Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios, editado por Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J. & Júnior, A.L., 77-90. Maringá, Brasil: Eduem, 2017.
    Publicado
  10. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.; Araújo, M.C.P; Boff, E.T.O; Saboga-Nunes, L. "European health literacy scale (hls-eu-br) applied in a brazilian higher education population of Rio Grande do Sul". In Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, editado por Marianne Achiam & Graça Carvalho. Helsinquia, Finlândia: University of Helsinki, 2016.
    Publicado
  11. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S.. "Ecosystems and geochemical cycles in portuguese textbooks of two historical periods.". In Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future. Helsinquia, Finlândia: University of Helsinki, 2016.
    Publicado
  12. Tracana, Rosa; Nunes, LS; Pansera-de-Araujo, M.C; Boff, E.,; Carvalho, G.S.. "Níveis de alfaberização/literacia para a saúde em duas populações de diferentes níveis de escolaridade na construção da cidadania". In Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde., editado por Eva Teresinha Boff, Maria Cristina Pansera-Araújo e Graça Simões de Carvalho. IJUI, Brasil: Ed UNIJUI, 2016.
    Publicado
  13. Tracana, Rosa. "Educação ambiental e a Saúde. Conhecimento, valores e práticas da poluição em manuais escolares de 16 países". In Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde., editado por Eva Teresinha Boff, Maria Cristina Pansera-Araújo e Graça Simões de Carvalho. Ijui, Brasil: Ed UNIJUI, 2016.
    Publicado
  14. Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; PAIVA Teresa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". In Entrepreneurship via creativity for European citizenship in education, editado por LAP Lambert Academic Publishing, 77-90. Alemanha: Osman Titrek. LAP Lambert Academic Publishing, 2015.
    Publicado • 10.4135/9781446288337.n6
  15. Tracana, Rosa; Sandie Bernard; Dominique Berger; Graça Simoes De Carvalho. "Une enquête internationale représentations sociales, conceptions individuelles et pratiques d’enseignants de quinze pays". In Filles/Garçons Questions de genre, de la formation à l’enseignemen. Lyon, França, 2013.
    Publicado
  16. Tracana, Rosa; Alpuim, M.; Carvalho, G.S.. "Diferenças de género e de idade na prática de modalidades em ginásio/academia". In O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, editado por P.T.M. Silva, S.A.R.Souza & I.C. Neto (Org.), 55-66. São Luis, Brasil: Edufma., 2013.
    Publicado
  17. Tracana, Rosa; Carvalho, G.S; Ferreira, A.. "Prevenção de más posturas corporais em crianças dos 7 aos 12 anos, do Litoral e do Interior de Portugal". In O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional, editado por P.T.M. Silva, S.A.R.Souza & I.C. Neto, 119-136. São Luis, Brasil: Edufma, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Daniel, A; Copeto, J; Salgado, M; Tracana, Rosa Branca; Roque, V; Braga, A; Gonçalves, C; Castro, C. Reinventar do empreendedorismo e inovação social. Guarda, Portugal: Instituto Politécnico da Guarda. 2023.
    Publicado
  2. Ana Raquel Brito1,; Antonio Bovolini1; Ana Ventura Lopes, ; Andrea Ferencz, ; Barbora Suchánková, ; Bruno Angélico,; Cláudia Vaz1, ; et al. Cuidador, o seu papel na promoção do envelhecimento saudável. Livro Branco Digital.. Portugal. 2023.
    Publicado
  3. Costa-Brito, Ana R.; Antonio Bovolini; Ana Ventura Lopes; Andrea Ferencz; Barbora Suchánková; Bruno Angélico; Vaz, Cláudia; et al. Careviger as a promoter of healthy ageing. Digital white paper. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda. 2023.
    Publicado
  4. Costa-Brito, Ana R.; Antonio Bovolini; Ana Isabel Ventura Lopes; Andrea Ferencz; Barbora Suchánková; Bruno Angélico; Cláudia Vaz; et al. Cuidador, o seu papel na promoção do envelhecimento saudável. Livro Branco Digital (Portugal). Instituto Politécnico da Guarda. 2023.
    Publicado
  5. Carvalho, Graça Simões de; Tracana, Rosa Branca; Jourdan, Didier. Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escolar. Portugal: Editora Eduem. 2017.
Poster em conferência
  1. Costa-Brito, Ana R.; Bovolini, A; Ana Lopes; Diogo Chouzal; Marques, Ermelinda; Tracana, Rosa Branca; Juan Francisco Ortega-Morán; et al. "Developing a "Digital White Paper" for empowering caregivers training". Trabalho apresentado em 3rd International Congress Health and Well-being Intervention (ICHWBI), 2023.
  2. Geilsa Baptista; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça S.; Uilian Santana. "CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA ENTRE CRIANÇAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS.". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Childhood and Adolescence, 2023.
  3. Costa-Brito, Ana R.; Bovolini, JA; Ana Lopes; Diogo Chouzal; Marques, Ermelinda; Tracana, Rosa Branca; Juan Francisco Ortega Morán ; et al. Autor correspondente: Carolina Vila-Chã. "EducAGE ¿ Improving competences of older people caregivers towards healthy ageing through digital transformation". Trabalho apresentado em XVII International CICS-UBI Symposium, 2022.
Prefácio / Posfácio
  1. Tracana, Rosa Branca. "Prefácio". Prefácio para A PRÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Curitiba, Brasil: Editora Appris Ltda. 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Francesconi, L; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA; Tracana, Rosa Branca. "ENTENDIMENTOS SOBRE ESPAÇOS, MATERIAIS E BRINCADEIRAS PROMOTORES DA APRENDIZAGEM E PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS". Trabalho apresentado em XXIII ENACED, III SIEPEC, V ENTENCI, Ciência, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica, IJUI, 2024.
    Publicado
  2. Carvalho, Graça S.; DE ARAÚJO, MARIA CRISTINA PANSERA; Tracana, Rosa Branca. Autor correspondente: Tracana, Rosa Branca. "Conceções dos professores e futuros professores sobre educação ambiental". Trabalho apresentado em IX Seminário Ibero-Americano CTS e XIII Seminário CTS., Aveiro, 2024.
    Publicado
  3. Costa-Brito, Ana R.; Bovolini, A; Ana Lopes; Diogo Chouzal; Marques, Ermelinda; Tracana, Rosa Branca; Juan Francisco Ortega-Morán; et al. "Informal caregivers as promotors of Healthy Ageing: Developing a blended course". Trabalho apresentado em AGEING CONGRESS, Leiria, 2023.
    Publicado
  4. Baptista, Geilsa; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça S.. Autor correspondente: Baptista, Geilsa. "Teachers’ storytelling production for teaching science with sensitivity to cultural diversity". Trabalho apresentado em ESERA European Science Education Research Association, Cappadocia, 2023.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Content analysis of ecosystems and geochemical cycles in portuguese textbooks. There are many studies in recent times, on the theme Ecosystems and geochemical cycles. All authors expressed consensus in terms of the need to work content with our children and youth, to foster the development of skills that promote sustainable development. Our study is based on the teaching of science and also in the area of social pedagogy in the context of social representations. Thus, we int. 2014. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça Simões de. http://hdl.handle.net/1822/34100.
  2. A biodiversidade nos manuais escolares portugueses ao longo da escolaridade. RESUMO: Existe consenso face à necessidade de se fornecer às nossas crianças e jovens competências para que se torne possível virem a contribuir para a promoção de um desenvolvimento sustentável. O nosso estudo assenta na didática das ciências e igualmente na área da pedagogia social no âmbito das representações sociais. Assim, pretendemos analisar a transposição didática da Educação Ambiental, ma. 2014. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça Simões de. http://hdl.handle.net/1822/29550.
  3. Poluição em livros didáticos portugueses : identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção. A Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas amb. 2014. Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça Simões de. http://hdl.handle.net/1822/34971.
  4. Environmental education in portuguese school programmes and textbooks in two periods : 1991-2000 and 2001-2006. Environmental education (EE) is seen as a key instrument contributing for changing values, mentality and attitudes. This study intends to examine how EE addresses environmental education in the Portuguese school programmes in two periods, Time I: 1991/1992 – 1999/2000 and Time II: 2000/2001 – 2005/2006. We used the grids of analysis constructed within the BIOHEAD-CITIZEN project (CIT2-2004-506015). 2012. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça Simões de. http://hdl.handle.net/1822/17252.
  5. Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental : Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’. A relação Homem–Natureza pode ser vista numa perspectiva “antropocêntrica” (utilização da natureza) e “ecocêntrica” (preservação da natureza). Neste estudo identificámos estas concepções em professores e futuros professores portugueses do ensino Primário (ou 1º CEB), de Biologia e de Língua Portuguesa, dado que tais concepções têm implicações no processo de educação ambiental. Aplicámos o question. 2012. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça Simões de. http://hdl.handle.net/1822/23228.
  6. Análise do tema "gestão de recursos" em manuais de treze países, ao longo da escolaridade. A gestão dos recursos naturais é uma das preocupações das sociedades contemporâneas devido à sua sobre exploração. Neste trabalho analisámos o tópico “Gestão de Recursos” nos manuais escolares de dez países Europeus, dois Africanos e um do Médio Oriente, desde o 1º ano de escolaridade até ao fim do secundário. Utilizou-se uma grelha de análise construída no âmbito do projecto europeu “BIOHEAD-CITI. 2011. Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Cláudia; Carvalho, Graça Simões de. http://hdl.handle.net/1822/14417.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/02 Entendimentos sobre espaços, materiais e brincadeiras promotores da aprendizagem e protagonismo das crianças. XXIII ENACED, III SIEPEC, V ENTENCI, Ciência, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica
UNIJUI (IJUI, Brasil)
2023/11/11 Concepção dos professores sobre educação ambiental: antropocêntrica, ecocêntrica ou sentimentocêntrica IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e X Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia
Universidade Rio do Sul (Rio do Sul, Brasil)
2023/11/10 Os manuais escolares: ambiente e geografia. . I Colóquio Internacional de Manuais Escolares. Perspetivas históricas nacionais e globais
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/10/25 Envelhecer (con)dignidade: um direito ético e moral. Congresso envelhecer nos eixos II - tempo, trabalho e felicidade
Associação Nacional de Gerontologia Social (Oliveira do Bairro, Portugal)
2023/09/01 TEACHERS’ STORYTELLING PRODUCTION FOR TEACHING SCIENCE WITH SENSITIVITY TO CULTURAL DIVERSITY ESERA 2023 - 15th Biennial Conference of the European Science Education Research Association
Universidade de Capadocia (Capadocia, Turquia)
2023/05/24 Dinâmicas territoriais do envelhecimento: a NUT III beirras de Serra da Estrela. VI Congresso Sobre Envelhecimento Vulnerabilidade, Pobreza e Exclusão Social
Ageing Congress (Pombal, Portugal)
2022/11/04 Comunicar ciência no contexto das estratégias de turismo e de geoeducação. Os painéis Interpretativos do estrela geoparque global da unesco International conference on tourism technology and systems
Universidade de Santiago (San, Chile)
2022/11/03 Geoeducation and valorisation of eco cultural resources: contributions to tourism sustainability at estrela geoaprk (Portugal). International conference on tourism technology and systems
Universidade de Santiago (Santiago, Chile)
2022/09/28 OLHAR ACERCA DA VACINAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS BRASILEIRAS 9.º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE 2022
Universidade do Minho (Braga)
2022/09/14 COMMUNITY, PARTICIPATION AND RURAL DEVELOPMENT: FLAVORS AND TRADITIONS IN GUARDA 1st International Conference "Rural youth and the new youth guarantee
COST ACTION CA18213 (Brescia, Itália)
2022/06/22 Geoeducação, ciência e turismo: contributos para a sustentabilidade da atividade turística e construção de experiências de base natural no Estrela Geopark mundial da UNESCO 29 APDR Congress
Universidade da Madeira (Funchal)
2022/05/14 O Territórios Convidas: a educação e a inclusão social através de um Projeto de Voluntariado IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/02/04 EVIDÊNCIAS DO PROTAGONISMO DE CRIANÇAS NAS APRENDIZAGENS EM VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL VI ENJIE
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria)
2021/12/07 Science communication in the context of educational and tourism strategies of the UNESCO world Estrela Geopark. ICCESUS – International Conference on Communication and Environmental Education
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/11/18 Percursos Pedagógicos, Turismo e Geoconservação. A rede de percursos do Estrela Geopark na divulgaçãoda ciência, do património e na sustentabilidade turística. ISITH5
IPG - ESTH (Seia, Portugal)
2021/11/13 Hábitos Alimentares em crianças do 1º CEB - Um estudo de caso XVI SIEFLAS
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2021/06/25 O ambiente Os cientistas vão à escola
GEOPARK Estrela (Covilhã, Portugal)
2021/05/20 Conceções de alunos do 1º ao 4º ano do ensino básico sobre excreção urinária 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, (IJUI, Brasil)
2021/03/24 Educação ambiental como os manuais escolares europeus retratam os problemas da poluição III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência III SiPEC
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2021/03/24 Educação Ambiental: como os manuais escolares europeus retratam os problemas da poluição III SiPEC
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2020/04/06 Educação ambiental e novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Programa do Curso de Formação para Professores no Estrela Geopark
(Guarda, Portugal)
2019/09/06 BRINCAR COM AS CIÊNCIAS NO PRÉ-ESCOLAR. Um caso de estudo no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Poster) XVIII ENEC/ III ISSE Educação em Ciências: Cruzar Caminhos, Unir Saberes
(Porto, Portugal)
2019/09/06 Conceções alternativas das crianças/alunos acerca do meio ambiente. (Poster) XVIII ENEC/ III ISSE Educação em Ciências: Cruzar Caminhos, Unir Saberes
(Porto, Portugal)
2019/05/21 O tripe ensino, pesquisa e extensão na formação de professores. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado - ENTECI
(IJUI, Brasil)
2019/05/17 Valorização das IPSS com a contribuição do IPG. 3º Simpósio Envelhecimento Ativo e Saudável
(Sabugal, Portugal)
2019/04/27 Scientific Activities with Children with disabilities – a case study International Congresso on Teaching and Learning in Education, ICTLEdu
(Granada, Espanha)
2019/04/26 Technological culture in professional development: a case study between Brazil and Portugal International Congresso on Teaching and Learning in Education, ICTLEdu19
(Granada, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/15 - 2021/06/16 IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro (2021/06/15 - 2021/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/19 Simpósio realizado para debater o envelhecimento ativo. O objetivo era trazer palestrantes cujos trabalhos estão relacionados com este envelhecimento ativo e ao mesmo tempo realizar uma pequena feira social onde foram expostos trabalhos realizados pelos idosos (2019/05/17 - 2019/05/19)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/11 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS SOBRE VACINAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Arguente
SUELEN DE GASPI (Doutoramento)
2021/09/23 EVIDÊNCIAS DO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS APRENDIZAGENS EM VIVÊNCIAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTILPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO
Arguente
Laércio Francisconi (Mestrado)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/07/30 Formação de Professores para o Ensino Experimental de Microbiologia no Ensino Secundário Geral de Moçambique
Arguente
Manecas Cândido Azevedo (Doutoramento)
2019 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (O ensino da Astronomia no 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso)
Orientador
Cátia Sofia dos Santos Madeira Russo (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/09/30 - 2024/10/02 XXIII ENACED, III SIEPEC, V ENTENCI, Ciência, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica UNIJUI
2021/11/25 - 2021/11/27 9.º Congresso Olhares sobre a Educação / 2nd International Congress Perspecti ves on Educati on ESE de Viseu
2021/05/18 - 2021/05/21 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
2021/04/16 - 2021/04/17 V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade de Aveiro
2020/06/30 - 2020/07/03 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes Instiuto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
2020/02/07 - 2020/02/08 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade de Évora
2019/05/10 - 2019/09/12 2ª Conferência Internacional - Montanhas Mediterrânicas e Património Geológico CISE, Seia.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01/04 - 2021/11/30 Revista Contexto & Educação UNIJUI
2021/01 - 2021/11/30 Science Ativities Taylor & Francis online
2021/03/09 - 2021/04/11 Journal ofBiological Education Taylor & Francis online
2021/03/02 - 2021/03/11 Asian Journal of Biology (2456-7124)
2020/04/06 - 2020/11 World Journal of Education
2020/05/08 - 2020/09/30 Science Activities
2020/07/02 - 2020/07/22 Journal of Biological Education
2020/05/06 - 2020/05/20 Social Responsibility Journal
2020/05/04 - 2020/05/18 Asian Journal of Education and Social Studies
2020/04/20 - 2020/04/27 Revista Contexto & Educação