???global.info.a_carregar???
Maria Antónia Gonçalves Rodrigues. She has a PhD in Comunicación/Marketing (2015), Universidade de Vigo, Master in Marketing (2008), Universidade do Porto, Faculdade de Economia, Bachelor's degree in Marketing (2002), Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Bachelor's degree in International Trade, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. She is a senior lecturer at Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto and Director of Marketing Bachelor's Degree, in the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Published several papers and 3 books. Organized 1 event(s). Participated in 9 event(s). Supervised several MSc dissertation(s) e co-supervised. Has received 2 awards and/or honors. Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Business and Management/Marketing. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: marketing activities; buying interactions; Banking; Consumer behaviour; Relationships; Business services; Portugal; Self-service; Marketing Services; Consumer behavior; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Antónia Gonçalves Rodrigues
Data de nascimento
1977/02/27
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Rodrigues, Maria Antónia
  • Rodrigues, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
B81C-F932-D7AE
ORCID iD
0000-0003-0968-7358

Endereços de correio eletrónico

  • mar@iscap.ipp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 229050000 (Profissional)

Moradas

  • Politécnico do Porto, Instituo Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Rua Padre Costa, 4450-000, Matosinhos, Matosinhos, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2015
Concluído
Doutoramento en Comunicación - Marketing (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
"A natureza e dinâmica das relações entre clientes e fornecedores de serviços de marketing: um estudo empírico realizado em Portugal. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente
2008 - 2013
Concluído
Curso de Doutoramento em Ciencias Empresarias com Esp. em marketing e estra (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
16,45
2005 - 2008
Concluído
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"A utilização de tecnologias self-service nos serviços bancários e o comportamento do consumidor em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2005 - 2005
Concluído
Curso de formação pedagógica inicial de formadores (Curso médio)
Instituto para o desenvolvimento tecnologico, Portugal
2001 - 2002
Concluído
2º Ciclo da Licenciatura bietápica em Marketing (Licenciatura)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"A gestão da capacidade em serviços" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1999 - 2001
Concluído
2º Ciclo da Licenciatura bietápica em Comércio Internacional (Licenciatura)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"As oportunidades comerciais na Europa Central e de Leste" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valoreres
1995 - 1999
Concluído
1º Ciclo da Licenciatura bietápica em Comércio Internacional (Bacharelato)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/02 - 2015/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2010/02 - 2012/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2008/02 - 2008/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/07 - 2004 Técnico Superior (Técnico Superior) Optimus Telecomunicações S.A., Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015/09 - Atual Diretora da Licenciatura em Marketing Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/07 - 1998/09 Estagiário (Técnica) Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Management in a Virtual World
KA220-HED
Outra
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Proença, João F.. "Buying marketing services: illustrative cases". Trabalho apresentado em 27th Annual Conference of the IMP Group: The impact of globalization on networks and relationship dynamics, Glasgow, 2011.
    Publicado
  2. Proença, João F.. "Utilization of SST in Banking Services and the Consumer’s Behaviour in Portugal". Trabalho apresentado em International Conference: Managing Services in the Knowledge Economy, Famalicão, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Proença, J.; Pereira, A.. "A influencia da qualidade do serviço na relação de consultoria". International Journal of Marketing, Communication and New Media (2023): http://dx.doi.org/10.54663/2182-9306.2023.sn13.95-124.
    10.54663/2182-9306.2023.sn13.95-124
  2. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Joao F Proenca; Rita Macedo. "Determinants of the Purchase of Secondhand Products: An Approach by the Theory of Planned Behaviour". Sustainability (2023): https://www.mdpi.com/2071-1050/15/14/10912.
    10.3390/su151410912
  3. Diana Magalhães; Luciana Oliveira; Maria Antónia Gonçalves Rodrigues. "A Influência da Pandemia Covid-19 no Comportamento de Compra Online dos Jovens Adultos.". Journal of Business and Legal Sciences 32 (2023): http://dx.doi.org/10.56002/ceos.0001issue_rcej1_2.
    10.56002/ceos.0001issue_rcej1_2
  4. Maria Antónia Rodrigues; João Proença; Inês Soares. "The influence of perceived risk on mobile shopping cart abandonment". Journal of Strategic Marketing (2022): https://doi.org/10.1080/0965254X.2022.2160480.
    10.1080/0965254X.2022.2160480
  5. Anabela Ribeiro; Maria Antónia Rodrigues; Patrícia Lemos. "O Efeito do "Storytelling" associado à COVID-19 no Engagement". Revista Galega de Economía (2022): https://doi.org/10.15304/rge.31.3.8263.
    10.15304/rge.31.3.8263
  6. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Moutinho, M.; Ribeiro, A.. "Determinants and Consequences of YouTube Advertising Value". International Journal of Marketing, Communication and New Media 10 18 (2022): http://dx.doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n18.50-70.
    10.54663/2182-9306.2022.v10.n18.50-70
  7. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Remondes, J.; Teixeira, S.; Silva, A.. "Marketing in the Context of COVID-19". International Journal of Marketing, Communication and New Media (2022): http://dx.doi.org/10.54663/2182-9306.2022.sn11.1-4.
    10.54663/2182-9306.2022.sn11.1-4
  8. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Sousa, B.; Lubowiecki-Vikuk, A.; Remondes, J.. "Challenges for Marketing Research in the Concept of Sustainable Development". Special Issue on Sustainable Marketing (2021): http://dx.doi.org/10.54663/2182-9306.
    10.54663/2182-9306
  9. Fernandes, T.; Morgado, M.; Rodrigues, M.A.. "The role of employee emotional competence in service recovery encounters". Journal of Services Marketing 32 7 (2018): 835-849. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056151479&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JSM-07-2017-0237
  10. Rodrigues, Maria Antónia; Proença, João F.; Rita Garcia. "Os determinantes da decisão de outsourcing das atividades de marketing". European Journal of Applied Business and Management sp. issue (2017): 181-199.
    Publicado
  11. Rodrigues, Maria Antónia; Proença, João F.. "A Compra de Serviços de Marketing: Casos Ilustrativos". Revista Portuguesa de Marketing 29 (2012): 56-66. http://www.rpm.pt/artigo.aspx?a=212.
    Publicado
  12. Proença, João F.. "A comparison of users and non-users of banking self-service technology in Portugal". Managing Service Quality 21 2 (2011): 192-210. http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?articleid=1912260&show=abstract.
    Publicado • 10.1108/09604521111113465
  13. João proença. "A utilização de tecnologias self-service nos serviços bancários e a sua influência no comportamento do consumidor em Portugal". Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão 10 1-2 (2011): 2-12. http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=1645-4464.
    Publicado
  14. Proença, João F.. "The Consumers’ profile of SST in the Portuguese Banking Services". International Journal of Engineering and Industrial Management 1 (2009): 169-179.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Ribeiro, E.. "A percepção e os efeitos da competência emocional do pessoal de contacto em diferentes encontros de serviço", 2018, http://dx.doi.org/10.58869/ejabm.
    10.58869/ejabm
Livro
  1. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; Maria Amélia Carvalho. Exploring Niche Tourism Business Models, Marketing, and Consumer Experience. {IGI. 2023.
    10.4018/978-1-6684-7242-2
  2. Maria Antónia Gonçalves Rodrigues; João F. Proença. Impact of Digital Transformation on the Development of New Business Models and Consumer Experience. {IGI. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9179-6
Pré-impressão
  1. Tiago M Correia; Maria Rodrigues. "The Segmentation, Targeting and Positioning Marketing Model applied to Scientific Health Research". 2023. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6412.
    10.1590/SciELOPreprints.6412

Outros

Outra produção
  1. OS DETERMINANTES DA DECISÃO DE OUTSOURCING DAS ATIVIDADES DE MARKETING. 2016. Rodrigues, Maria Antónia; Rita Garcia; Proença, João, F..
  2. The Interactions between Clients and Providers of Services Related to marketing Activities. Managing Services in the Knowledge Economy MSKE 2013 Book of Proceeding. 2013. Rodrigues, Maria Antónia; Proença, João, F.. http://hdl.handle.net/10400.22/3101.
  3. SST and the Consumer Behaviour in Portuguese Financial Services (Working Paper Nº358). 2010. Proença, João F.. http://wps.fep.up.pt/wplist.php.
  4. A utilização de tecnologias self-service nos serviços bancários e o comportamento do consumidor em Portugal (Tese de Mestrado em Marketing). 2008. Rodrigues, Maria Antónia.
  5. Gestão da Capacidade em Serviços (Trabalho de final de curso, Licenciatura em Marketing). 2002. Rodrigues, Maria Antónia.
  6. Oportunidades Comerciais na Europa central e de Leste (Trabalho de final de curso - Licenciatura em Comércio Internacional). 2001. Rodrigues, Maria Antónia.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - Atual Relatório de estágio
Orientador
Licenciatura em Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - Atual Relatório de estágio
Orientador
Licenciatura em Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2016 O IMPACTO DIRETO E INDIRETO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL DO PESSOAL DE CONTACTO NO CONTEXTO DE RECUPERAÇÃO DE UM SERVIÇO
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 O impacto do ambiente físico no comportamento do consumidor
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 O impacto do ambiente fisico no comportamento do consumidor
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 O impacto do ambiente físico no comportamento do consumidor
Orientador
2014 - 2014 A influência da Internet no processo de tomada de decisão do consumidor do produto turístico Enoturismo
Orientador
Mestrado em Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2014 O IMPACTO DA QUALIDADE DO SERVIÇO NA PERCEÇÃO DO VALOR DA MARCA, NUM CONTEXTO DE MÚLTIPLOS CANAIS - O CASO JUMBO
Coorientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Fatores determinantes do outsourcing das atividades de marketing
Coorientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - 2011 10th Congress of the Association for not profit and public sector Marketing (IAPNM 2011)
Congresso (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 International Conference of Applied Business and Management (ICABM)
Conferência
International Conference of Applied Business and Management (ICABM)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2013 - 2013 International Conference on Managing Services in the knowledge Economy (MSKE 2013)
Conferência
International Conference on Managing Services in the knowledge Economy (MSKE 2013)
2012 - 2012 Jornadas de Marketing do ISCAP (XII Edição)
Conferência
XII Edição das Jornadas de Marketing do ISCAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011 - 2011 Jornadas de Marketing do ISCAP (XI Edição)
Conferência
XI Edição das Jornadas de Marketing do ISCAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011 - 2011 10th International Congress of the International Association for Nonprofit and Public Sector Marketing
Congresso
http://www.iapnm2011.org/
2010 - 2010 Jornadas de Marketing do ISCAP (X Edição)
Conferência
X Edição das Jornadas de Marketing do ISCAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009 - 2009 Jornadas de Marketing do ISCAP (IX Edição)
Conferência
IX Edição das Jornadas de Marketing do ISCAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2009 - 2009 Managing Services in the Knowledge Economy
Conferência
Managing Services in the Knowledge Economy - MSKE 2009
Universidade Lusíada, Portugal
2008 - 2008 Jornadas de Marketing do ISCAP (VIII Edição)
Conferência
8ª Edição das Jornadas de marketing do ISCAP
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 A qualidade da experiência em serviços - o caso das viagens de cruzeiro Sandra Daniela Pereira Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Measuring Online Customer Experience Quality Alzira Neli de Aguiar Mala Azevedo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 Determinantes da Satisfação dos clientes em contexto online: uma aplicação a lojas de comercio electrónico Catarina de Barros Lencastre (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 Factors Affecting Supporters' Match Day Experience - A Marketing Perspective Paulo Fernando Peixoto Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 Relationship bonds and customer loyalty: A study across different service contexts Mafalda Raquel Moreira de Sousa Lima (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 Relationship Bonds and Loyalty on Online Customers Andreia Filipa Silva Gomes Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 Marketing Digital na Saúde Bélinda Patrícia Marques Abreu (Mestrado)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2008 Relatório de estágio - SGS Marco Costa (Outro)
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2008 Relatório de estágio - Nonius Software Hélder Santos (Outro)
2008 Relatório de estágio - Invesfer António Sousa (Outro)
2008 Relatório de estágio na Micrológica Tiago Rodrigues (Outro)
2008 Marketing de feiras Pedro Silva (Outro)
2008 A cultura nas negociações internacionais Celine Varela (Outro)
2008 Relatório de estágio - Invesfer Diana Vieira (Outro)
2008 Relatório de estágio - Invesfer Sónia Ribeiro (Outro)
2008 Marketing Internacional - Concepção e implementação de um plano de marketing internacional João Nuno Ventura Rangel (Outro)
2008 Relatório de estágio na OVNI - Porto Lda Marta da Silva Fernandes (Outro)
2008 Relatório de estágio na Rzmapa, Serviços de Engenharia Ricardo José Pitarra Wenceslau (Outro)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012/07/18 - Atual The Service Industries Journal Taylor and Francis Group
2009/01/01 - 2010/06/01 Tecnology for creativity and innovation: Tools, Tecniques and applications (Ed. Anabela Mesquita) IGI Global

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - Atual Presidente do Juri dos Concurso especiais de Acesso ao Ensino Superior e de Mudança de par Curso/intituição do curso de Marketing Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - Atual Membro da comissão de autoavaliação do curso de Licenciatura em Comércio Internacional (no ambito processo de avaliação ens. sup A3ES) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011 - Atual Membro do Juri nos concursos especiais de acesso ao ensino superior Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2010 - Atual Membro do Juri nos concursos especiais de acesso ao ensino superior Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2007 - Atual Membro do juri nas entrevistas aos candidatos do concurso M23 (acesso ao ensino superior) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2006 - Atual Membro do juri nas entrevistas aos candidatos dos concursos M23 (acesso ensino superior) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2005 - Atual Membro da comissão de autoavaliação do curso de Licenciatura em Marketing Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - Atual . Marketing de Serviços Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2010/10 - Atual Técnicas de Comércio Internacional I Mestrado em Marketing Digital (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/09 - Atual Marketing I Licenciatura em Marketing (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/09 - Atual Marketing II Licenciatura em Marketing (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/09 - Atual Estágio/projecto Licenciatura em Marketing (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/09 - Atual Técnicas de Comércio Internacional I Licenciatura em Comércio Internacional (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/09 - Atual Técnicas de Comércio Internacional II Licenciatura em Comércio Internacional (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011/02 - 2012/07 Estratégia Empresarial Gestão (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 O Marketing e as Marcas Outra (Curso médio) Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Portugal
2009 - 2009 Pós-graduação em Marketing Digital Especialização (Curso médio) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2008/02 - 2008 Gestão comercial Gestão (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2007 - 2007 Marketing - orientação ao cliente Outra (Curso médio) Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal
2004/03 - 2004 Marketing Industrial (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/03 - 2004 Gestão Orçamental (Outros) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2002 - Atual OTOC

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/03 - Atual Membro de Comissão
Membro
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012/02 - Atual Membro comissão de avaliação
Membro
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2011/09 - 2011/12 Membro de Comissão
Membro
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2010/09 - 2010/12 Membro de Comissão
Membro
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2004/09 - 2005/07 Membro de Comissão
Membro
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2002 Bolsa de Mérito
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1993 Quadro de Excelencia
Escola Secundária Nº1 de Matosinhos, Portugal