Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Francisco Caloia Hombo Alfredo
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Alfredo, Francisco Caloia
- Alfredo, Francisco C. ; Alfredo, F. Caloia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BE1D-F99B-9CCB
- ORCID iD
- 0000-0002-1570-3679
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=PlwDjkAAAAAJ
- LattesiD
- http://lattes.cnpq.br/2901864178910813
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/12/20
Concluído
|
Ciências da educação (Doutoramento)
Especialização em Política Educativa
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Políticas Educativas e Avaliação das Aprendizagens em Angola: Discursos e Práticas de Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom com distinção |
2011 - 2013/02/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Estudos em Avaliação Educacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
"A Avaliação Formativa na Formação de Professores para o Ensino Básico em Angola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/07/10 - 2010/08/06
Concluído
|
Docência no Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Especialização em Avaliação Formativa dos Alunos do Ensino Superior
Universidade Gama Filho, Brasil
"Impacto da Prática da Avaliação Formativa no Processo de Ensino/Aprendizagem do Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007 - 2009
Concluído
|
Mestrado em Educação (Master)
Especialização em Metodologia de Investigação Aplicada à Educação
Olwa University do Brasil - EUA/Brasil, Brasil
"Factores Motivacionais do Corpo Docente Universitário na Produção de Trabalhos Científicos: a realidade de duas Faculdades
da Universidade Agostinho Neto (Angola)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2003 - 2007/01/16
Concluído
|
Ciências da Educação (Licence)
Especialização em Linguística Francesa
Universidade Agostinho Neto, Angola
"Enseignement/Apprentissage du FLE dans les classes du 3ème niveau: analyses de erreurs d’après les productions écrites des
élèves" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2024/02/11 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola |
2014 - 2024 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola |
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola | ||
2015 - 2022 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Superior Politécnico Independente , Angola |
Instituto Superior Politécnico Independente , Angola |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Avaliador Ad hoc de artigos científicos | Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Revisão e sistematização da investigação realizada no IE sobre pedagogias da formação nos mestrados em ensino e pedagógias
escolares no contexto de estágio
UID/CED/01661/2019
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2014 | Avaliação da e na Reforma Educativa em Angola: Elementos para análise de uma política | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Currículo e avaliação no Ensino Primário em Angola: questionamentos de uma reforma. | XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares
(Braga, Portugal)
|
2013 | Política e operacionalização da avaliação das aprendizagens na formação de professores em Angola. | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia em Portugal.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Avaliação na Sala de Aula: Directrizes para avaliar a formação de professores em Angola. . | 3.º Seminário sobre impactos de políticas educacionais nas redes escolares no Brasil
(Brasil)
|
2012 | Avaliação formativa na formação de futuros professores em Angola. | XI Congresso Estatual Paulista sobre Formação de Estudantes, I Congresso Nacional de Formação de Professores: Por uma política
nacional de formação de professores
(Brasil)
|
2011 | Avaliação de condutas processuais e antissociais na escola. | II Congresso de Pesquisa em Psicologia e Educação Moral – Conflitos na instituição educativa. Perigo ou oportunidade?
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Campinas, Brasil)
|
2011 | Concepções e estratégias de ensino na Escola Portuguesa do Lubango. | I Simpósio de Políticas em Educação/IV Seminário de Financiamento da Educação Básica.
(Brasil)
|
2011 | A avaliação formativa: um estudo a partir da Escola de Formação de Professores no Lubango. | 10.º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste – Pós-Graduação em Educação na região Sudeste em suas múltiplas dimensões.
UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2011 | O formal e o informa na avaliação da aprendizagem sob o olhar dos professores do 2.º ciclo em Angola. | V Seminário do programa de Pós-graduação Stricto Sensu da PUC Campinas
PUCCampinas (Campinas, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Papel da comissão de pais e encarregados de educação na participação da gestão da escola do ensino primário n.º 626 – Aldeia
do Luapanda – município da Chicomba
Orientador de Domingos Simão Kalipuenye
|
Sociologia da educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
|
2022 - 2022 | Factores de reprovação dos alunos da 7.ª classe nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Física: um estudo
com professores e coordenadores de disciplina do colégio n.º Mandume - Lubango
Orientador de João de Castro,
|
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
|
2022 - 2022 | Influência das famílias produtoras de bebidas alcoólicas caseiras no aproveitamento escolar dos educandos: um estudo na escola
n.º1828 – zona 3, bairro da Eiva - Lubango
Orientador de Jorge Andrónico Salomão
|
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
|
2021 - 2021 | Dificuldades do professores do I ciclo do ensino secundário do complexo escolar n.º 1710 do Sendi, município de Quipungo,
na aplicação dos métodos de ensino em sala de aula
Orientador de Gerson Xavier Sessa
|
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
|
2020 - 2020 | Influência das Redes Sociais Digitais no Aproveitamento Escolar dos Alunos da 9.ª classe do Colégio n.º 67 – Mandume-Lubango
Orientador de Paulo Germano Salucamba
|
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
|
2019 - 2019 | Percepções dos alunos sobre o impacto do desemprego na juventude: um estudo exploratório juntos aos alunos da 12.ª classe
do Liceu n.º 792 no Lubango
Orientador de Onésimo Capango Alfredo
|
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
|
2018 - 2018 | Factores de motivação de aprendizagem dos alunos da 9.ª Classe do Colégio 27 de Março n.º 110 – Lubango: Percepções de Professores
Orientador de Henriqueta Cândida Feio e Leda Cláudia Kapenda
|
Psicologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Evangélico do Lubango, Angola
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Revista Científica Síntese (2518-4032) | Universidade Pedagógica de Maputo |
2016 - Atual | Síntese (2518-4032) | CIUP- Universidade Pedagógica de Maputo |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Metodologia de Investigação Científica Projeto de Investigação para a Elaboração de Trabalho de Fim do Curso | Ciências Sociais (Licence) | Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola |
2019/09 - 2024/10 | Tutoria de Trabalho de Fim do Curso | Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate) | |
2020/09 - 2024/02 | Avaliação das Aprendizagens | Pós-graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate) | |
2019/09 - 2024/02 | Elaboração de Projetos de Pesquisa | Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate) | |
2019/09 - 2024/02 | Tutoria de Trabalho de Fim do Curso | Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate) | |
2019/09 - 2023/10 | Metodologia de Investigação Científica | Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate) | |
2015 - 2022 | Docente do Departamento de Ciências da Educação e Formação de Professores nas Unidades Curriculares com duração semestral: Teoria e Prática de Alfabetização; Pedagogia; Andragogia; Técnicas de Trabalhos em Grupo | Ciências da Educação e Formação de Professores (Graduado) | Instituto Superior Politécnico Independente , Angola |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/08 - 2020/08 | Canal do Professor no Youtube | Principais Desafios na Avaliação das Aprendizagens na Formação de Professores em Angola |
2015/08 - 2015/08 | Fair Play da Televisão angolana - Fair Play | Sobre o livro Avaliação das Aprendizagens |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/11 - Atual | CIEd - Centro de Investigação de Educação da Universidade do Minho | Investigador colaborador na Linha de investigação: Aprendizagem, inovação e desenvolvimento educacional sustentável. |
2013 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE | Membro efetivo |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Docência do Ensino Superior (2237-5864) | UFMG |
2023 - 2024 | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (1982-5587) | Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho |
2023 - 2023 | Caderno de Pesquisa (1980-5314) | Fundação Carlos Chagas |
2023 - 2023 | Educação em Revista (1982-6621) | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |