???global.info.a_carregar???
FRANCISCO CALÓIA holds a Ph.D in Education Science from the University of Minho -Braga/Portugal, specialised in Educational Policy (with the Research in Educational Policy and Leaning Assessment); he also holds a Master's degree in Education from the Catholic University of Pontifical Campinas – SP/Brazil (with the specialisation in Evaluation: Research in Leaning Assessment; he has a Curriculum Aggregation in Postgraduate Education at the State University of Campinas – SP (in Assessment: Ideology and Procedures and in Educational Policy and Social Regulation). Master in Education from Olwa University of Brazil/EUA, with the research in the area of Scientific Methodology Education Sciences; Postgraduate degree in higher education Teaching from the University of Gama Filho – RJ/Brazil; Bachelor of Education Sciences from the University of Agostinho Neto/Angola (In the French Language Teaching). Full member of the Portuguese Society of Educational Sciences – SPCE with the registration number 1191; external researcher at the Education Research Center of the University of Minho (CIED), in the line of Learning, Innovation and Sustainable Educational Development. Researcher in the Policy and Foundations of Education Group at the Pontifical Synthesis of the Catholic University of Campinas. Integrate of the editorial body of Scientific Magazine Summary of the Pedagogical University of Mozambique and the FAED Magazine of the Posgraduate program in Education at the State University of Mato Grosso. Interested in developing Studies in Educational Policy, Educational assessment of students, institutional and external of schools and students, teacher training, teaching profession and school practices. He is a reviewer Ad hoc for various scientific journals; he is a Lecturer with experience in elementary, secondary and higher education; he teaches in Postgraduate courses in pedagogical aggregation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Francisco Caloia Hombo Alfredo
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Alfredo, Francisco Caloia
  • Alfredo, Francisco C. ; Alfredo, F. Caloia

Identificadores de autor

Ciência ID
BE1D-F99B-9CCB
ORCID iD
0000-0002-1570-3679
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=PlwDjkAAAAAJ
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/2901864178910813

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/12/20
Concluído
Ciências da educação (Doutoramento)
Especialização em Política Educativa
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Políticas Educativas e Avaliação das Aprendizagens em Angola: Discursos e Práticas de Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção
2011 - 2013/02/06
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Estudos em Avaliação Educacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
"A Avaliação Formativa na Formação de Professores para o Ensino Básico em Angola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/07/10 - 2010/08/06
Concluído
Docência no Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Especialização em Avaliação Formativa dos Alunos do Ensino Superior
Universidade Gama Filho, Brasil
"Impacto da Prática da Avaliação Formativa no Processo de Ensino/Aprendizagem do Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007 - 2009
Concluído
Mestrado em Educação (Master)
Especialização em Metodologia de Investigação Aplicada à Educação
Olwa University do Brasil - EUA/Brasil, Brasil
"Factores Motivacionais do Corpo Docente Universitário na Produção de Trabalhos Científicos: a realidade de duas Faculdades da Universidade Agostinho Neto (Angola)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003 - 2007/01/16
Concluído
Ciências da Educação (Licence)
Especialização em Linguística Francesa
Universidade Agostinho Neto, Angola
"Enseignement/Apprentissage du FLE dans les classes du 3ème niveau: analyses de erreurs d’après les productions écrites des élèves" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2024/02/11 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola
2014 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2015 - 2022 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior Politécnico Independente , Angola
Instituto Superior Politécnico Independente , Angola

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Avaliador Ad hoc de artigos científicos Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Revisão e sistematização da investigação realizada no IE sobre pedagogias da formação nos mestrados em ensino e pedagógias escolares no contexto de estágio
UID/CED/01661/2019
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Francisco Calóia Hombo Alfredo; Aníbal João Ribeiro Simões. "Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola". Praxis Educativa (2023): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22149.082.
    10.5212/PraxEduc.v.18.22149.082
  2. TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; ALFREDO, Francisco Caloia; RUAS, Jady Ariele Cavalcanti. "Avaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAIC". Revista de Educação Pública 30 (2021): 1-17. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8036.
    10.29286/rep.v30ijan/dez.8036
  3. Alfredo, Francisco Caloia. "Monodocência em Angola: entre tensões e controvérsias no ensino primário". Revista Teias 21 (2020): 355-368.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12957/teias.2020.54243
  4. Francisco Caloia Alfredo. "Teoria da história e história da educação". Revista NUPEM 5 8 (2017): 215-218. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.v5i8.195.
    10.33871/nupem.v5i8.195
  5. Alfredo, Francisco Caloia. "Teoria da história e história da educação". (2017): http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/195.
  6. Alfredo, Francisco Caloia. "Dificuldades na elaboração de trabalhos académicos: reflexões a partir dos discursos de estudantes universitários em Angola". Udziwi VI 24 (2015): 21-41. https://www.up.ac.mz/publicacoes/revistas/166-revista-udziwi-numero-24.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Francisco Caloia Hombo Alfredo; Jussara Cristina Barboza Tortella. "Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico". EccoS – Revista Científica 33 (2014): 125-142. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n33.3511.
    10.5585/eccos.n33.3511
  8. Alfredo, Francisco Caloia (BE1D-F99B-9CCB). "Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico". Eccos 33 (2014): 125-142.
    Publicado
  9. Francisco Caloia Alfredo; Jussara Cristina Barboza Tortella. "Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola". Estudos em Avaliação Educacional 24 55 (2013): 246-246. http://dx.doi.org/10.18222/eae245520132726.
    10.18222/eae245520132726
  10. Alfredo, Francisco Caloia (BE1D-F99B-9CCB). "Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola". Estudo em Avaliação Educacional 24 55 (2013): 246-271. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2726/2679.
    Publicado • 10.18222/eae245520132726
  11. Alfredo, Francisco Caloia(BE1D-F99B-9CCB). "Avaliação da aprendizagem na formação de professores em Angola". Roteiro 37 2 (2012): 191-210. https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2075.
    Publicado
  12. Francisco Caloia Hombo Alfredo. "O REGRESSO DOS PROFESSORES". Revista Diálogo Educacional 12 35 (2012): 277-277. https://doi.org/10.7213%2Fdialogo.educ.5911.
    10.7213/dialogo.educ.5911
  13. Francisco Caloia H. Alfredo; Jussara Cristina Barboza Tortella. "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA". Roteiro (2012): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=351961819004.
Livro
  1. Alfredo, Francisco C. ; Alfredo, F. Caloia. Avaliação das Aprendizagens: política, concepções e práticas na formação de professores em Angola. Lubango, Angola: Outras Letras. 2014.
Prefácio / Posfácio
  1. Agnaldo, Domingos L.. "O problema da violência doméstica: um desafio social e eclesiástico em Angola". Prefácio para O problema da violência doméstica: um desafio social e eclesiástico em Angola. Lubango, Angola: Transcultural Editora e livraria Ltda. 2009.
    Publicado • 987 85 98634 104
Resumo em conferência
  1. Alfredo, Francisco Caloia. "Da inclusão social na escola às percepções dos professores sobre as condições para a aprendizagem com qualidade no Ensino Básico em Angola: notas de pesquisa.". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
    Publicado
  2. Alfredo, Francisco Caloia. "A universidade por uma identidade na investigação científica.". Trabalho apresentado em 1.ª Conferência organizado pela Universidade Katyavala Bwila em Prol do Desenvolvimento das Províncias de Benguela e Kwanza - Sul., Benguela, 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014 Avaliação da e na Reforma Educativa em Angola: Elementos para análise de uma política XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Vila Real, Portugal)
2014 Currículo e avaliação no Ensino Primário em Angola: questionamentos de uma reforma. XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares
(Braga, Portugal)
2013 Política e operacionalização da avaliação das aprendizagens na formação de professores em Angola. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia em Portugal.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Avaliação na Sala de Aula: Directrizes para avaliar a formação de professores em Angola. . 3.º Seminário sobre impactos de políticas educacionais nas redes escolares no Brasil
(Brasil)
2012 Avaliação formativa na formação de futuros professores em Angola. XI Congresso Estatual Paulista sobre Formação de Estudantes, I Congresso Nacional de Formação de Professores: Por uma política nacional de formação de professores
(Brasil)
2011 Avaliação de condutas processuais e antissociais na escola. II Congresso de Pesquisa em Psicologia e Educação Moral – Conflitos na instituição educativa. Perigo ou oportunidade?
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Campinas, Brasil)
2011 Concepções e estratégias de ensino na Escola Portuguesa do Lubango. I Simpósio de Políticas em Educação/IV Seminário de Financiamento da Educação Básica.
(Brasil)
2011 A avaliação formativa: um estudo a partir da Escola de Formação de Professores no Lubango. 10.º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste – Pós-Graduação em Educação na região Sudeste em suas múltiplas dimensões.
UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2011 O formal e o informa na avaliação da aprendizagem sob o olhar dos professores do 2.º ciclo em Angola. V Seminário do programa de Pós-graduação Stricto Sensu da PUC Campinas
PUCCampinas (Campinas, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Papel da comissão de pais e encarregados de educação na participação da gestão da escola do ensino primário n.º 626 – Aldeia do Luapanda – município da Chicomba
Orientador de Domingos Simão Kalipuenye
Sociologia da educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2022 - 2022 Factores de reprovação dos alunos da 7.ª classe nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Física: um estudo com professores e coordenadores de disciplina do colégio n.º Mandume - Lubango
Orientador de João de Castro,
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2022 - 2022 Influência das famílias produtoras de bebidas alcoólicas caseiras no aproveitamento escolar dos educandos: um estudo na escola n.º1828 – zona 3, bairro da Eiva - Lubango
Orientador de Jorge Andrónico Salomão
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2021 - 2021 Dificuldades do professores do I ciclo do ensino secundário do complexo escolar n.º 1710 do Sendi, município de Quipungo, na aplicação dos métodos de ensino em sala de aula
Orientador de Gerson Xavier Sessa
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2020 - 2020 Influência das Redes Sociais Digitais no Aproveitamento Escolar dos Alunos da 9.ª classe do Colégio n.º 67 – Mandume-Lubango
Orientador de Paulo Germano Salucamba
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2019 - 2019 Percepções dos alunos sobre o impacto do desemprego na juventude: um estudo exploratório juntos aos alunos da 12.ª classe do Liceu n.º 792 no Lubango
Orientador de Onésimo Capango Alfredo
Sociologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2018 - 2018 Factores de motivação de aprendizagem dos alunos da 9.ª Classe do Colégio 27 de Março n.º 110 – Lubango: Percepções de Professores
Orientador de Henriqueta Cândida Feio e Leda Cláudia Kapenda
Psicologia da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Superior Politécnico Evangélico do Lubango, Angola

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Revista Científica Síntese (2518-4032) Universidade Pedagógica de Maputo
2016 - Atual Síntese (2518-4032) CIUP- Universidade Pedagógica de Maputo

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - Atual Metodologia de Investigação Científica Projeto de Investigação para a Elaboração de Trabalho de Fim do Curso Ciências Sociais (Licence) Instituto Superior Politécnico Sinodal, Angola
2019/09 - 2024/10 Tutoria de Trabalho de Fim do Curso Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate)
2020/09 - 2024/02 Avaliação das Aprendizagens Pós-graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate)
2019/09 - 2024/02 Elaboração de Projetos de Pesquisa Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate)
2019/09 - 2024/02 Tutoria de Trabalho de Fim do Curso Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate)
2019/09 - 2023/10 Metodologia de Investigação Científica Pós-Graduação em Agregação Pedagógica (Postgraduate Certificate)
2015 - 2022 Docente do Departamento de Ciências da Educação e Formação de Professores nas Unidades Curriculares com duração semestral: Teoria e Prática de Alfabetização; Pedagogia; Andragogia; Técnicas de Trabalhos em Grupo Ciências da Educação e Formação de Professores (Graduado) Instituto Superior Politécnico Independente , Angola

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/08 - 2020/08 Canal do Professor no Youtube Principais Desafios na Avaliação das Aprendizagens na Formação de Professores em Angola
2015/08 - 2015/08 Fair Play da Televisão angolana - Fair Play Sobre o livro Avaliação das Aprendizagens

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/11 - Atual CIEd - Centro de Investigação de Educação da Universidade do Minho Investigador colaborador na Linha de investigação: Aprendizagem, inovação e desenvolvimento educacional sustentável.
2013 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE Membro efetivo

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Docência do Ensino Superior (2237-5864) UFMG
2023 - 2024 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (1982-5587) Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho
2023 - 2023 Caderno de Pesquisa (1980-5314) Fundação Carlos Chagas
2023 - 2023 Educação em Revista (1982-6621) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais