???global.info.a_carregar???
Sara Santos. Completed a PhD in Management in 2019 from the University of Porto, a Master's in Marketing in 2014 from the University of Porto and a Degree in Communication, Organizational Communication option in 2007 by the Polytechnic Institute of Coimbra Higher Education School of Coimbra. She is Adjunct Professor (Invited) at the Polytechnic Institute of Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu and ISCA-Universidade de Aveiro. Sara Santos. Concluiu o(a) Doutoramento em Gestão em 2019/06/27 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Marketing em 2014/09/28 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Comunicação, opção de Comunicação Organizacional em 2007/09/20 pelo(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra. É Professora Adjunta Convidada no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu e ISCA-Universidade de Aveiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Santos

Nomes de citação

  • Santos, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
BF1C-855D-D6E7
ORCID iD
0000-0002-3581-6478

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015/09/28 - 2019/06/27
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Marketing e Estratégia
Universidade do Porto, Portugal
Aprovada por unanimidade
2012/09/28 - 2014/09/28
Concluído
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Portais verticais industriais: o caso PRODUTECH. Expetativas, motivações e criação de valor para a rede da fileira das tecnologias de produção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011/09/20 - 2012/07/27
Concluído
Marketing Digital (Pós-Graduação)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
17
2003/09/20 - 2007/09/20
Concluído
Comunicação, opção de Comunicação Organizacional (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016/09/02 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/03/11 - 2019/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/11 - 2024/11 STORYTur The use of storytelling in tourist promotional videos| STORYTur - O uso do storytelling em vídeos promocionais turísticos
PIDI/CISeD/2022/006
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Investigação em Serviços Digitais, Portugal
Em curso
2020/01/02 - 2022/01/02 Communication and environmental sustainability: city practices and public behaviors| Comunicação e sustentabilidade ambiental: práticas das cidades e comportamentos dos públicos
PROJ/IPV/ID&I/012
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sara Santos; Joana Monteiro; Pedro Espírito Santo; Luísa Augusto; Adriana Oliveira. "The Future of Brand Awareness and Brand Loyalty on Travel Agencies". 2022.
    10.34190/ictr.15.1.107
  2. Sara Santos; Fábio Caldas; Pedro Espírito Santo; Luísa Augusto; Adriana Oliveira. "Winery Word of Mouth: the Role of Brand Prestige, Brand Credibility and Wine Experience". 2022.
    10.34190/ictr.15.1.116
  3. Santos, Sara; Pedro Espírito Santo; Luísa Augusto. "Fatores influenciadores do Word of Mouth pelos residentes das cidades: Estudo comparativo entre homens e mulheres". Trabalho apresentado em 5Tth International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Aveiro, 2021.
    Publicado
  4. Santos, Sara. "Territory image: the mediating effect of citizens' well-being on tourism". Trabalho apresentado em International Workshop Tourism and Hospitality Management, 2021.
    Publicado
  5. Santos, Sara; De Almeida Ferreira, S.; Santos, S.; Santo, P.E.. "The main role of Video Ads’ structure on Social MEDIA engagement". Trabalho apresentado em Conference www.internet, 2020.
    Aceite para publicação
  6. Santos, Sara. "Consequences of Citizens' Quality of Life in Word of Mouth of Cities: The Mediating Effect of Destination Image". Trabalho apresentado em ICIEMC 2020, 2020.
  7. Santos, Sara. "To “like” or “not to like”: the relation among Facebook, brand attachment and loyalty in Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em ICIEMC International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2020.
  8. Santos, Sara. "Place Branding: Características dos territórios e qualidade de vida: um modelo explicativo". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding, 2020.
  9. Santos, Sara. "VIDEO ADS ENGAGEMENT IN COVID-19 ERA". 2020.
    10.47696/adved.2020
  10. Santos, Sara. "A perceção dos indivíduos sobre um vídeo publicitário". Trabalho apresentado em Avanca | Cinema - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, 2020.
  11. Santos, Sara. "STUDENTS' NARRATIVE TRANSPORTATION THROUGH THE VIDEO AD USE IN THE CLASSROOM". 2020.
    10.46529/socioint.2020171
  12. Santos, Sara. "INFLUÊNCIA DOS MOTIVOS PARA A PARTICIPAÇÃO NOS FESTIVAIS DE MÚSICA NA LIGAÇÃO À MARCA PATROCINADORA". Trabalho apresentado em XESCOM - IV Simposio internacional sobre gestion de la comunicación, 2019.
  13. Do Espírito Santo, P.M.; Santos, S.. "Sponsorship congruity and attitude towards advertising in music festivals: The role of trust and social media engagement". 2019.
  14. Santos, S.; Santo, P.E.. "The effects of collectivism and social network self-congruity on engagement". 2019.
  15. Santos, Sara. "Cidades e territórios: o dialogismo das autarquias e o envolvimento dos públicos online". Trabalho apresentado em 10ª Conferência SOPCOM, 2017.
    Publicado
  16. Santos, Sara. "Melhor destino europeu: a importância do envolvimento online". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Redes Sociais, 2017.
    Publicado
  17. Santos, Sara. "Capitais de distrito portuguesas: a relação entre o City Brand Ranking e o envolvimento no Facebook". Trabalho apresentado em Jornadas de Publicidade e Comunicação. SOPCOM, 2016.
  18. Santos, Sara. "E-reputation and international QS ranking - the relationship with the website of the Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em Portuguese Marketing Conference., 2015.
    Publicado
  19. Coursaris, Constantinos; Hassanein, Khaled; Head, Milena. "Industrial Vertical Portals: Influence of Cluster Membership on Participants’ Perceptions of Future Value Creation, Motivations and Expectations". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Industrial Engineering and Industrial Management., 2015.
    10.1109/icmb.2006.35
Artigo em revista
  1. Sara Santos; Luísa Augusto; Sónia Ferreira; Pedro Espírito Santo; Maria Vasconcelos. "Recommendations for Internal Communication to Strengthen the Employer Brand: A Systematic Literature Review". Administrative Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/admsci13100223.
    10.3390/admsci13100223
  2. Sara Santos. "Society and Technology – Opportunities and Challenges. Edited by EwaLechman and MagdalenaPopowska. Routledge Studies in Innovation, Organizations and Technology. Routledge: New York, 2021, ISBN 978-1-03217-337-5, paperback, £36.99, pp. 248.". R&D Management (2023): https://doi.org/10.1111/radm.12639.
    10.1111/radm.12639
  3. Sara Santos. "Tourists’ Engagement on Tourism Organizations' Facebook Pages: The Role of User-Generated Content". International Conference on Tourism Research (2023): https://doi.org/10.34190/ictr.6.1.1164.
    10.34190/ictr.6.1.1164
  4. Sara Santos; Ana Fernandes; Pedro Espírito Santo. "Literary communities in social media: the influence of motivations on engagement and purchase intention in women". European Conference on Social Media (2023): https://doi.org/10.34190/ecsm.10.1.1110.
    10.34190/ecsm.10.1.1110
  5. Santos, Sara; Adriana Oliveira; Ana Pereira; Augusto, Luísa; Pedro Manuel do Espírito Santo. "A influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos.". Revista Turismo & Desenvolvimento 40 (2023): 47-56.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Santos, Sara; Adriana Oliveira; Augusto, Luísa; Pedro Manuel do Espírito Santo. "O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística.". Revista Turismo & Desenvolvimento 40 (2023): 175-184.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Santos, Sara; Augusto, Luísa; Pedro Manuel do Espírito Santo. "WOM antecedents of city residents: differences between men and women". International Journal of Marketing Innovation and Strategy 1 1 (2023): 41-50.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Sara Santos; Pedro Espírito Santo; Patrícia Azinheira Cardoso; Luísa Augusto; Adriana Oliveira. "Influence of Age on Relationship with Websites". Journal of Information Systems Engineering and Management 7 4 (2022): 18230-18230. http://dx.doi.org/10.55267/iadt.07.12567.
    10.55267/iadt.07.12567
  9. Veiga, Pedro Mota; Diogo, Julien; Do Espírito Santo, P.M.; Santos, Sara. "Consumer Social Media Engagement with Video Ad in the Context of the COVID-19 Pandemic". International Journal of Marketing, Communication and New Media 10 18 (2022): http://dx.doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n18.71-87.
    Acesso aberto • Publicado • 10.54663/2182-9306.2022.v10.n18.71-87
  10. Luísa Augusto; Santo, Pedro Espírito ; Santos, Sara. "Fatores influenciadores da credibilidade dos anúncios turísticos partilhados no Youtube". RISTI E46 (2021): 478-492.
    Publicado
  11. Luísa Augusto; Santos, Sara; Pedro Espírito Santo. "O Youtube como meio para a imersão dos consumidores nas narrativas das marcas". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação E46 (2021): 518-530.
    Publicado
  12. Sónia Ferreira; Sara Santos; Pedro Espírito Santo. "Video Advertising: Connection and differences between consumers?". Journal of Digital Science (2021): https://doi.org/10.33847/2686-8296.3.1_2.
    10.33847/2686-8296.3.1_2
  13. Santos, Sara. "CREATIVE VIDEO ADS ENGAGEMENT IN COVID-19 ERA: : A PATH TO SOCIAL MEDIA ENGAGEMENT". IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education (2020): 341-348. http://dx.doi.org/10.18768/ijaedu.834582.
    10.18768/ijaedu.834582
  14. "COULD THE VIDEO AD’S NARRATIVE STRUCTURE ENGAGE STUDENTS IN CLASSROM CONTEXT?". IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education (2020): 273-280. http://dx.doi.org/10.18768/ijaedu.797065.
    10.18768/ijaedu.797065
  15. Ferreira, Sónia; Santos, Sara; Pedro Espírito Santo. "VIDEO ADS' CREATIVITY AND STRUCTURE INFLUENCE ON BRAND CONGRUENCE AND ENGAGEMENT". IADIS International Journal on WWW/Internet 18 2 (2020): 29-40.
    Publicado
  16. Santos, Sara. "Bohemian Rhapsody: efeitos da atribuição de prémios cinematográficos no envolvimento no Facebook.". AVANCA | CINEMA (2020): http://dx.doi.org/10.37390/ac.v0i0.68.
    10.37390/ac.v0i0.68
  17. Augusto, L.; Santos, S.; Santo, P.M.D.E.. "Usability and sophistication of websites: A path to satisfaction in online retail,Usabilidade e sofisticação dos websites: Um caminho para a satisfação no retalho online". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2020 E34 (2020): 542-556. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85092249923&partnerID=MN8TOARS.
  18. Augusto, L; Santos, S; Santo, PME. "E-commerce: the main role of trust [E-commerce: o papel principal da confiança]". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao (2020):
  19. Santos, Sara. "Línguas Estrangeiras e as Organizações: a perspetiva dos profissionais de comunicação". Millenium - Journal of Education Technologies and Health (2019):
    Publicado
  20. Augusto, L.; Santos, S.; Santo, P.E.. "Engagement in social networks: A multigroup analysis between individuals from portugal and poland,Envolvimento nas redes sociais: Uma análise multigrupos entre indivíduos de portugal e da polónia". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2019 E24 (2019): 112-124. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077546612&partnerID=MN8TOARS.
  21. Santos, Sara; Augusto, Luísa; Barros, Teresa. "Lenguas extranjeras y las organizaciones: la perspectiva de los profesionales de la comunicación". (2019): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15210.
  22. Santos, Sara. "Estratégias de coopetição em Portugal: O contributo dos polos e clusters de empresas". Exedra (2013):
Capítulo de livro
  1. Sara Santos; Pedro Espírito Santo; Sónia Ferreira. "Brand Engagement and Creative Digital Advertising: A Case Study of Galo Portuguese Brand". 207-219. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-41770-2_12
  2. Sara Santos; Pedro Espírito Santo; Sónia Ferreira. "Video Ad Informativeness and Narrative Structure and Transportation as Antecedents of Brand Choice: A Portuguese Brand Case Study". 553-565. Springer Nature Switzerland, 2023.
    10.1007/978-3-031-20364-0_47
  3. Luísa Augusto; Sara Santos; Pedro Manuel do Espírito Santo. "How Endorser Promotes Emotional Responses in Video Ads". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_37
  4. Sara Santos; Pedro Espírito Santo; Luísa Augusto. "Antecedents of Participation in Music Festivals". In The Role of Congruence Between the Sponsor and the Festival. 2023.
    10.4018/978-1-6684-6356-7.ch002
  5. Luísa Augusto; Sara Santos; Pedro Manuel do Espírito Santo. "Endorser Altruism Effects on Narrative Transportation in Video Ads". 2022.
    10.1007/978-981-16-9272-7_59
  6. Santos, Sara; Augusto, Luísa. "Comunicação ambiental: como promovem os municípios a sustentabilidade". In Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: conceitos e práticas.. Portugal, 2022.
    Publicado
  7. Santos, Sara. "Storytelling in Advertising: From Narrative to Brand Distinctiveness". 516-527. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_48
  8. Santos, Sara. "Brands and Stories in Ads: The Relationship Between Storytelling and Brand Distinctiveness". 2021.
    10.4018/978-1-7998-6605-3.ch007
  9. Santos, Sara. "Brands Should Be Distinct! The Contribution of Ad’s Narrative and Joy to Distinctiveness". 319-332. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-75867-7_21
  10. Sónia Ferreira; Sara Santos; Pedro Espírito Santo. "Social Media Engagement Through Video Advertising: Informativeness and Self Brand Connection as Predictors". 2021.
    10.1007/978-3-030-71782-7_23
  11. Santos, Sara. "The Role of Customer Engagement in the COVID-19 Era". 2021.
    10.4018/978-1-7998-3919-4.ch005
  12. Santos, Sara. "How Creativity and Celebrity Trust Promotes Intention to Visit a Destination". 689-700. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-89735-2_56
  13. Augusto, Luísa; Santos, Sara; Adriana Oliveira; Sara Santos; Lu?sa F. Augusto; Adriana José de Oliveira. "Digital Communication and Dialogism in Official Websites of Tourism Institutions: From Past to Present". In Impact of New Media in Tourism, 192-209. Estados Unidos: IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-7095-1.ch012
  14. Santos, Sara. "Willingness to Pay a Premium Price for Streaming Services: The Role of Trust in Services". 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_3
Edição de livro
  1. Santos, Sara; Augusto, Luísa; Pato, Maria Lúcia; Santo, Pedro Espírito ; Sofia Campos; Paulo Siva; Luís Sousa; Miguel Mota. Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: conceitos e práticas. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2022.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Santos, Sara. Web Analytics. Portugal. 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Santos, Sara. "Engagement in facebook and dialogue on destination websites: a study of the best european cities". Trabalho apresentado em EUPRERA Conference 2018, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Sara. "O Impacto do Envolvimento nos Social Media na Ligação à Marca e na Lealdade às Instituições de Ensino Superior". Doutoramento, Universidade do Porto, 2019. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/120873.
  2. Santos, Sara. "Portais verticais industriais: o caso PRODUTECH - Expetativas, motivações e criação de valor para a rede da fileira das tecnologias de produção". Mestrado, Universidade do Porto, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/81016.

Outros

Outra produção
  1. ONLINE ENGAGEMENT IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: THE TRIPLE RELATIONSHIP AMONG WEBOMETRICS RANKING, FACEBOOK AND WEBSITE. 2017. Sara Santos; Carlos Brito. https://doi.org/10.21125%2Ficeri.2017.1768.
    10.21125/iceri.2017.1768
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/11 The role of social responsibility in social media engagement and brand attachment of fashion brands - case study of generation Z | O papel da responsabilidade social no envolvimento nas redes sociais e brand attachment das marcas de moda -estudo de caso da geração Z
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/09 - 2023/11 The Influence of User-Generated Content On Tourism Organizations - The Case of Portuguese Center Region
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/09 - 2023/07 Internship report: influencer marketing | Relatório de estágio: marketing de influência
Orientador
Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022/09 - 2023/07 Digital marketing plan: the case of Urban Advertising in the Center (PUC) | Plano marketing digital: o caso da Publicidade Urbana do Centro (PUC)
Orientador
Comunicação e Marketing Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022/09 - 2023/07 Salesforce marketing cloud: CRM for marketing | Salesforce marketing cloud: CRM para marketing
Orientador
Comunicação e Marketing Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/09 - 2022/07 Internship report: digital marketing plan - the case of zoomguide | Relatório de estágio: plano de marketing digital - o caso da zoomguide
Orientador
Comunicação e Marketing Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/09 - 2022/07 Digital marketing strategy: internship report at Sound Particles | Estratégia de marketing digital: relatório de estágio na Sound Particles
Coorientador
Linguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07 Digital Marketing Plan for the Art by Hand brand | Plano de Marketing Digital para a marca Art by Hand
Arguente
César Almeida (Mestrado)
2023/03 The importance of Communication plans in companies: ANSOFT case study | A importância dos planos de Comunicação nas empresas: estudo de caso ANSOFT
Arguente
Catarina Alexandra Teixeira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/02 The role of digital communication in companies - DETA case study | O papel da comunicação digital nas empresas - estudo de caso DETA
Arguente
Michaela Filipa Dias Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/01 Effects of content marketing and storytelling on engagement with brands | Efeitos do marketing de conteúdo e do storytelling no engagement com as marcas.
Arguente
Susana Cristina Machado dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/11/08 Environment: Development of Marketing Strategies and Boosting Digital Marketing | Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
Arguente principal
Ana Catarina Rodrigues Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022/03/22 When video storytelling influences emotional responses to brands and their word of mouth | Quando as narrativas em vídeo influenciam as respostas emocionais às marcas e o seu word of mouth
Arguente principal
Gabriela Moreira Fernandes de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2021/12/21 Emotional Communication Strategies on Social Networks in a Crisis Context - CUF and Trofa Saúde Case Study | Estratégias de Comunicação Emocional nas Redes Sociais em Contexto de Crise - Caso de Estudo CUF e Trofa Saúde
Arguente principal
Márcia dos Santos Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021/07 Influence of Social Networks on Eating Habits: Instagram case study | Influência das Redes Sociais nos Hábitos Alimentares: estudo de caso do Instagram
Orientador
Sara Bento Pais (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/09 - Atual Internacional ICMarketech - International Conference on Marketing and Technologies.
2021/01 - Atual DIGICOM –International Conference on Design and Digital Communication. Barcelos
2021 - Atual ESCM- European Conference on Social
2021 - Atual International Conference on Economics, Business and Marketing Management
2021 - Atual ICEME - International Conference on E-business, Management and Economics.
2020/01 - Atual Internacional ICIEMC -International Conference on Innovation, Entrepreneurship, Marketing and Consumer Behaviour. Aveiro
Distinções

Prémio

2015 Best Thesis Award 2015 in Marketing and Innovation systems