???global.info.a_carregar???
Sara Santos. Concluiu o(a) Doutoramento em Gestão em 2019/06/27 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Marketing em 2014/09/28 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Comunicação, opção de Comunicação Organizacional em 2007/09/20 pelo(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra. É Professora Adjunta Convidada no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu e ISCA-Universidade de Aveiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Santos

Nomes de citação

  • Santos, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
BF1C-855D-D6E7
ORCID iD
0000-0002-3581-6478

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015/09/28 - 2019/06/27
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Marketing e Estratégia
Universidade do Porto, Portugal
Aprovada por unanimidade
2012/09/28 - 2014/09/28
Concluído
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Portais verticais industriais: o caso PRODUTECH. Expetativas, motivações e criação de valor para a rede da fileira das tecnologias de produção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011/09/20 - 2012/07/27
Concluído
Marketing Digital (Pós-Graduação)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
17
2003/09/20 - 2007/09/20
Concluído
Comunicação, opção de Comunicação Organizacional (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016/09/02 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/03/11 - 2019/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2022/01/02 Comunicação e sustentabilidade ambiental: práticas das cidades e comportamentos dos públicos
PROJ/IPV/ID&I/012
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Territory image: the mediating effect of citizens' well-being on tourism". Trabalho apresentado em International Workshop Tourism and Hospitality Management, 2021.
    Publicado
  2. Santos, Sara. "The main role of Video Ads’ structure on Social MEDIA engagement". Trabalho apresentado em Conference www.internet, 2020.
    Aceite para publicação
  3. Santos, Sara. "Consequences of Citizens' Quality of Life in Word of Mouth of Cities: The Mediating Effect of Destination Image". Trabalho apresentado em ICIEMC 2020, 2020.
  4. Santos, Sara. "To “like” or “not to like”: the relation among Facebook, brand attachment and loyalty in Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em ICIEMC International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2020.
  5. Santos, Sara. "Place Branding: Características dos territórios e qualidade de vida: um modelo explicativo". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding, 2020.
  6. Santos, Sara. "VIDEO ADS ENGAGEMENT IN COVID-19 ERA". 2020.
    10.47696/adved.2020
  7. Santos, Sara. "A perceção dos indivíduos sobre um vídeo publicitário". Trabalho apresentado em Avanca | Cinema - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, 2020.
  8. Santos, Sara. "STUDENTS' NARRATIVE TRANSPORTATION THROUGH THE VIDEO AD USE IN THE CLASSROOM". 2020.
    10.46529/socioint.2020171
  9. De Almeida Ferreira, S.; Santos, S.; Santo, P.E.. "The main role of video ads' structure on social media engagement". 2020.
  10. Santos, Sara. "INFLUÊNCIA DOS MOTIVOS PARA A PARTICIPAÇÃO NOS FESTIVAIS DE MÚSICA NA LIGAÇÃO À MARCA PATROCINADORA". Trabalho apresentado em XESCOM - IV Simposio internacional sobre gestion de la comunicación, 2019.
  11. Do Espírito Santo, P.M.; Santos, S.. "Sponsorship congruity and attitude towards advertising in music festivals: The role of trust and social media engagement". 2019.
  12. Santos, S.; Santo, P.E.. "The effects of collectivism and social network self-congruity on engagement". 2019.
  13. Santos, Sara. "Cidades e territórios: o dialogismo das autarquias e o envolvimento dos públicos online". Trabalho apresentado em 10ª Conferência SOPCOM, 2017.
    Publicado
  14. Santos, Sara. "Melhor destino europeu: a importância do envolvimento online". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Redes Sociais, 2017.
    Publicado
  15. Santos, Sara. "Capitais de distrito portuguesas: a relação entre o City Brand Ranking e o envolvimento no Facebook". Trabalho apresentado em Jornadas de Publicidade e Comunicação. SOPCOM, 2016.
  16. Santos, Sara. "E-reputation and international QS ranking - the relationship with the website of the Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em Portuguese Marketing Conference., 2015.
    Publicado
  17. Coursaris, Constantinos; Hassanein, Khaled; Head, Milena. "Industrial Vertical Portals: Influence of Cluster Membership on Participants’ Perceptions of Future Value Creation, Motivations and Expectations". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Industrial Engineering and Industrial Management., 2015.
    10.1109/icmb.2006.35
Artigo em revista
  1. Sónia Ferreira; Sara Santos; Pedro Espírito Santo. "Video Advertising: Connection and differences between consumers?". Journal of Digital Science (2021): https://doi.org/10.33847/2686-8296.3.1_2.
    10.33847/2686-8296.3.1_2
  2. Santos, Sara. "CREATIVE VIDEO ADS ENGAGEMENT IN COVID-19 ERA: : A PATH TO SOCIAL MEDIA ENGAGEMENT". IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education (2020): 341-348. http://dx.doi.org/10.18768/ijaedu.834582.
    10.18768/ijaedu.834582
  3. Santos, Sara. "COULD THE VIDEO AD’S NARRATIVE STRUCTURE ENGAGE STUDENTS IN CLASSROM CONTEXT?". IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education (2020): 273-280. http://dx.doi.org/10.18768/ijaedu.797065.
    10.18768/ijaedu.797065
  4. Santos, Sara. "COULD THE VIDEO AD’S NARRATIVE STRUCTURE ENGAGE STUDENTS IN CLASSROM CONTEXT?". International e-Journal of Advances in Education (IJAEDU) 6 18 (2020): http://ijaedu.ocerintjournals.org/tr/.
    Aceite para publicação
  5. Santos, Sara. "Bohemian Rhapsody: efeitos da atribuição de prémios cinematográficos no envolvimento no Facebook.". AVANCA | CINEMA (2020): http://dx.doi.org/10.37390/ac.v0i0.68.
    10.37390/ac.v0i0.68
  6. Augusto, L.; Santos, S.; Santo, P.M.D.E.. "Usability and sophistication of websites: A path to satisfaction in online retail,Usabilidade e sofisticação dos websites: Um caminho para a satisfação no retalho online". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2020 E34 (2020): 542-556. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85092249923&partnerID=MN8TOARS.
  7. Augusto, L; Santos, S; Santo, PME. "E-commerce: the main role of trust [E-commerce: o papel principal da confiança]". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao (2020):
  8. Santos, Sara. "Línguas Estrangeiras e as Organizações: a perspetiva dos profissionais de comunicação". Millenium - Journal of Education Technologies and Health (2019):
    Publicado
  9. Augusto, L.; Santos, S.; Santo, P.E.. "Engagement in social networks: A multigroup analysis between individuals from portugal and poland,Envolvimento nas redes sociais: Uma análise multigrupos entre indivíduos de portugal e da polónia". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2019 E24 (2019): 112-124. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077546612&partnerID=MN8TOARS.
  10. Santos, Sara. "Estratégias de coopetição em Portugal: O contributo dos polos e clusters de empresas". Exedra (2013):
Capítulo de livro
  1. Santos, Sara. "How Creativity and Celebrity Trust Promotes Intention to Visit a Destination". 689-700. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-89735-2_56
  2. Santos, Sara. "Storytelling in Advertising: From Narrative to Brand Distinctiveness". 516-527. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_48
  3. Santos, Sara. "Brands and Stories in Ads: The Relationship Between Storytelling and Brand Distinctiveness". 2021.
    10.4018/978-1-7998-6605-3.ch007
  4. Santos, Sara. "Brands Should Be Distinct! The Contribution of Ad’s Narrative and Joy to Distinctiveness". 319-332. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-75867-7_21
  5. Sara Santos; Lu?sa F. Augusto; Adriana José de Oliveira. "Digital Communication and Dialogism in Official Websites of Tourism Institutions". In From Past to Present. Estados Unidos, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7095-1.ch012
  6. Sónia Ferreira; Sara Santos; Pedro Espírito Santo. "Social Media Engagement Through Video Advertising: Informativeness and Self Brand Connection as Predictors". 2021.
    10.1007/978-3-030-71782-7_23
  7. Santos, Sara. "The Role of Customer Engagement in the COVID-19 Era". 2021.
    10.4018/978-1-7998-3919-4.ch005
  8. Santos, Sara. "Willingness to Pay a Premium Price for Streaming Services: The Role of Trust in Services". 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_3
Manual
  1. Santos, Sara. Web Analytics. Portugal. 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Santos, Sara. "Engagement in facebook and dialogue on destination websites: a study of the best european cities". Trabalho apresentado em EUPRERA Conference 2018, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Sara. "O Impacto do Envolvimento nos Social Media na Ligação à Marca e na Lealdade às Instituições de Ensino Superior". Doutoramento, Universidade do Porto, 2019. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/120873.
  2. Santos, Sara. "Portais verticais industriais: o caso PRODUTECH - Expetativas, motivações e criação de valor para a rede da fileira das tecnologias de produção". Mestrado, Universidade do Porto, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/81016.

Outros

Outra produção
  1. ONLINE ENGAGEMENT IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: THE TRIPLE RELATIONSHIP AMONG WEBOMETRICS RANKING, FACEBOOK AND WEBSITE. 2017. Sara Santos; Carlos Brito. https://doi.org/10.21125%2Ficeri.2017.1768.
    10.21125/iceri.2017.1768
Distinções

Prémio

2015 Best Thesis Award 2015 in Marketing and Innovation systems