???global.info.a_carregar???
Concluiu o Doutoramento em Ciências Empresariais em 2010 pela Universidade do Porto, Faculdade de Economia. É Professora Associada com Agregação na Universidade do Porto, Faculdade de Economia (FEP.UP) e Investigadora no Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP). Publicou mais de 30 artigos em revistas científicas internacionais (h-index WoS: 19, h-index Scopus: 22). Foi reconhecida como parte dos 2% melhores investigadores do mundo pela Stanford University. Recebeu o prémio Emerald Literati Highly Commended Paper em 2020 e 2024. Orientou mais de 140 dissertações de Mestrado e Doutoramento. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Gestão (Marketing). É reviewer para diversas revistas científicas internacionais (A e A*, ranking ABCD). É membro do Conselho Editorial da revista científica Services Marketing Quarterly e Journal of Hospitality Marketing and Management, e Associate Editor do Journal of Strategic Marketing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Maria Rocha Fernandes Silva

Nomes de citação

  • Fernandes, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
C219-2536-678C
ORCID iD
0000-0001-5753-2188
Google Scholar ID
skvMXvYAAAAJ&hl
Researcher Id
V-2109-2017
Scopus Author Id
36462299900

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
Formação
Grau Classificação
2010/04/10
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Economia e Finanças, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - 2023 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro da Comissão Cientifica do Mestrado em Marketing Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - Atual Membro do Conselho Agrupamento Cientifico de Gestão Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2023 Membro do Conselho Científico Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - 2019 Diretora do Mestrado em Gestão de Serviços Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Membro do Conselho Editorial Taylor & Francis Group, Reino Unido
2024 - Atual Associate Editor Taylor & Francis Group, Reino Unido
Journal of Strategic Marketing, Reino Unido
2022 - Atual Membro do Conselho Editorial Taylor & Francis Group, Reino Unido
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Teresa; Vidal, Inês. "Can influencers’ intimate self-disclosure lead to purchase intention? The mediating role of parasocial relationship and source credibility". Trabalho apresentado em 56th Academy of Marketing Conference, Cardiff, 2024.
    Publicado
  2. Peixoto, Marta; Fernandes, Teresa; Casais, Beatriz. "Don’t Let it Go to Waste: Preventing and Profiling Household Food Waste". Trabalho apresentado em 56th Academy of Marketing Conference, Cardiff, 2024.
    Publicado
  3. Fernandes, Teresa; Rita Cardoso. "Measuring Omnichannel Service Quality: The Case of Buy-Online-Pick-up-in-Store (BOPS)". Trabalho apresentado em 12th AMA SERVSIG Conference, Glasgow, 2022.
  4. Fernandes, Teresa; Rita Pereira. "To share or not to share?: Understanding consumers willingness to disclose personal data online". Trabalho apresentado em 14º encontro de jovens investigadores da U.PORTO, Porto, 2021.
  5. Fernandes, Teresa; Elisabete Oliveira. "The Rise of the Machines? Understanding Consumers’ Motivations to Use Automated Service Technologies". Trabalho apresentado em 13.º encontro de jovens investigadores da U.PORTO, Porto, 2020.
  6. Fernandes, Teresa; Nuno Pereira. "Towards a Better Understanding of Consumers’ Willingness to Disclose Personal Information". Trabalho apresentado em QUIS16 Conference - Advancing Service Research and Practice, Karlstadt, 2019.
  7. Fernandes, Teresa; Ana Castro. "Customer Engagement in Social Network Brand Communities: Drivers and Impact on Brand Loyalty". Trabalho apresentado em SERVSIG Conference 2018 "Opportunities for Services in a Challenging World", Paris, 2018.
  8. Fernandes, Teresa; Teresa Pinto. "Dimensions and Outcomes of Customer Experience: a Study on Retail Banking Services". Trabalho apresentado em 5th Naples Forum on Service, Sorrento, 2017.
  9. Fernandes, Teresa; Mariana Moreira. "Customer Brand Engagement, Satisfaction and Brand Loyalty: A Comparative Study between Functional and Emotional". Trabalho apresentado em ICBR 2017, Porto, 2017.
  10. Fernandes, Teresa; Carvalho, Amélia. "Drivers of Customer Brand Engagement". Trabalho apresentado em 45th EMAC European Marketing Academy Conference, Oslo, 2016.
  11. Fernandes, Teresa; Maria Leonor Vale. "Drivers of Consumer Engagement with Sport Clubs on Facebook". Trabalho apresentado em AMA SERVSIG Conference, Maastricht, 2016.
  12. Fernandes, Teresa; João Guerra. "Purchase Intention of Online Content: An Application to Music Streaming Services". Trabalho apresentado em AMA SERVSIG Conference, Maastricht, 2016.
  13. Fernandes, Teresa; Mariana Cruz. "Measuring Experience Quality and Outcomes in Services: The Case of Port Wine Cellars". Trabalho apresentado em The 2015 Naples Forum on Service, Nápoles, 2015.
  14. Fernandes, Teresa; Brandão, Amélia; Mariana Gomes. "The Role of Branding in a B2B Purchasing Context". Trabalho apresentado em International Network of Business and Management Journals (INBAM), Barcelona, 2014.
  15. Fernandes, Teresa; Rui Pedroso. "The Effect of Self-Scanning Checkout on Customer Satisfaction and Repatronage in a Retail Context". Trabalho apresentado em International Network of Business and Management Journals (INBAM), Barcelona, 2014.
  16. Fernandes, Teresa; Ana Calamote. "The Effect of Price Discrimination Practices on New and Existing Clients in a Service Setting". Trabalho apresentado em 47th Academy of Marketing Conference, Bornemouth, 2014.
  17. Fernandes, T.; Proença, J.; Rambocas, M.. "Evaluating the impact of customer demographical characteristics on relationship outcomes". 2013.
  18. Fernandes, T.; Esteves, F.. "The effect of service context in consumer relationship proneness and behavior". 2013.
  19. Fernandes, Teresa; Vítor Vieira. "Public e-Procurement Perceived Impacts: the Case of Northern Portuguese SMEs". Trabalho apresentado em International Network of Business and Management Journals (INBAM), Lisboa, 2013.
  20. Fernandes, Teresa; Proença, J.F.. "The Dark Side of Relationships in Consumer Markets". Trabalho apresentado em 39th Academy of Marketing Conference (AMA), Londres, 2006.
Artigo em revista
  1. Fernandes, T.; Guzmán, F.; Mota, M.. "Purpose is the new branding: understanding conscientious purpose-driven marketing and its impact on brand outcomes". Journal of Product and Brand Management 33 6 (2024): 761-782. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85195699578&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1108/JPBM-08-2023-4667
  2. Teresa Fernandes; Rodrigo Oliveira. "Brands as drivers of social media fatigue and its effects on users’ disengagement: the perspective of young consumers". Young Consumers 25 5 (2024): 625-644. http://dx.doi.org/10.1108/yc-09-2023-1873.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1108/yc-09-2023-1873
  3. Fernandes, Teresa; Matos, Manuel Aires de. "Towards a better understanding of volunteer engagement: self-determined motivations, self-expression needs and co-creation outcomes". Journal of Service Theory and Practice 33 7 (2023): 1-27. http://dx.doi.org/10.1108/jstp-09-2022-0215.
    Publicado • 10.1108/jstp-09-2022-0215
  4. Fernandes, Teresa; Costa, Marta. "Privacy concerns with COVID-19 tracking apps: a privacy calculus approach". Journal of Consumer Marketing 40 2 (2023): 181-192. http://dx.doi.org/10.1108/jcm-03-2021-4510.
    Publicado • 10.1108/jcm-03-2021-4510
  5. Fernandes, Teresa; Nettleship, Heather; Pinto, Luísa Helena. "Judging a book by its cover? The role of unconventional appearance on social media influencers effectiveness". Journal of Retailing and Consumer Services 66 (2022): 102917. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2022.102917.
    Publicado • 10.1016/j.jretconser.2022.102917
  6. Oliveira, Marta; Fernandes, Teresa. "Luxury brands and social media: drivers and outcomes of consumer engagement on Instagram". Journal of Strategic Marketing 30 4 (2022): 389-407. http://dx.doi.org/10.1080/0965254x.2020.1777459.
    Publicado • 10.1080/0965254x.2020.1777459
  7. Fernandes, Teresa; Cruzeiro, Beatriz. "Understanding special requests as drivers of customer citizenship behaviors: the mediating role of gratitude and satisfaction". Journal of Marketing Theory and Practice 30 (2022): http://dx.doi.org/10.1080/10696679.2022.2056708.
    10.1080/10696679.2022.2056708
  8. Fernandes, Teresa; Pereira, Nuno. "Revisiting the privacy calculus: why are consumers (really) willing to disclose personal data online?". Telematics and Informatics 65 (2021): 101717. http://dx.doi.org/10.1016/j.tele.2021.101717.
    Publicado • 10.1016/j.tele.2021.101717
  9. Fernandes, T.; Oliveira, E.. "Understanding consumers' acceptance of automated technologies in service encounters: Drivers of digital voice assistants adoption". Journal of Business Research 122 (2021): 180-191. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85090860466&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jbusres.2020.08.058
  10. Matos, M.; Fernandes, T.. "Volunteer engagement: drivers and outcomes on non-profits’ co-creation of value". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85101211173&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-021-00282-7
  11. Schivinski, B.; Langaro, D.; Fernandes, T.; Guzmán, F.. "Social media brand engagement in the context of collaborative consumption: the case of AIRBNB". Journal of Brand Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85090312780&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/s41262-020-00207-5
  12. Pinto, L.H.; Vieira, B.P.; Fernandes, T.M.. ""Service with a piercing": Does it (really) influence guests¿ perceptions of attraction, confidence and competence of hospitality receptionists?". International Journal of Hospitality Management 86 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071668270&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijhm.2019.102365
  13. Fernandes, T.; Castro, A.. "Understanding drivers and outcomes of lurking vs. posting engagement behaviours in social media-based brand communities". Journal of Marketing Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85079401437&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0267257x.2020.1724179
  14. Fernandes, T.; Inverneiro, I.. "From fandom to fad: are millennials really engaged with and loyal to their loved brands on social media?". Journal of Product and Brand Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086146577&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JPBM-02-2019-2262
  15. Fernandes, T.; Moreira, M.. "Consumer brand engagement, satisfaction and brand loyalty: a comparative study between functional and emotional brand relationships". Journal of Product and Brand Management 28 2 (2019): 274-286. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062478758&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1108/jpbm-08-2017-1545
  16. Fernandes, T.; Pinto, T.. "Relationship quality determinants and outcomes in retail banking services: The role of customer experience". Journal of Retailing and Consumer Services 50 (2019): 30-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064968485&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2019.01.018
  17. Fernandes, T.; Guerra, J.. "Drivers and deterrents of music streaming services purchase intention". International Journal of Electronic Business 15 1 (2019): 21-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064700445&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJEB.2019.099061
  18. Fernandes, T.; Morgado, M.; Rodrigues, M.A.. "The role of employee emotional competence in service recovery encounters". Journal of Services Marketing (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056151479&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JSM-07-2017-0237
  19. Fernandes, T.; Fernandes, F.. "Sharing Dissatisfaction Online: Analyzing the Nature and Predictors of Hotel Guests Negative Reviews". Journal of Hospitality Marketing and Management 27 2 (2018): 127-150. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85026536377&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/19368623.2017.1337540
  20. Carvalho, A.; Fernandes, T.. "UNDERSTANDING CUSTOMER BRAND ENGAGEMENT WITH VIRTUAL SOCIAL COMMUNITIES: A COMPREHENSIVE MODEL OF DRIVERS, OUTCOMES AND MODERATORS". Journal of Marketing Theory and Practice 26 1-2 (2018): 23-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85043537123&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10696679.2017.1389241
  21. Vale, L.; Fernandes, T.. "Social media and sports: driving fan engagement with football clubs on Facebook". Journal of Strategic Marketing 26 1 (2018): 37-55. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032969084&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0965254x.2017.1359655
  22. Fernandes, T.; Pedroso, R.. "The effect of self-checkout quality on customer satisfaction and repatronage in a retail context". Service Business 11 1 (2017): 69-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84955301689&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11628-016-0302-9
  23. Fernandes, T.; Calamote, A.. "Unfairness in consumer services: Outcomes of differential treatment of new and existing clients". Journal of Retailing and Consumer Services 28 (2016): 36-44. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84959016914&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2015.08.008
  24. Fernandes, T.; Esteves, F.. "Customer Engagement and Loyalty: A Comparative Study Between Service Contexts". Services Marketing Quarterly 37 2 (2016): 125-139. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964291069&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15332969.2016.1154744
  25. Fernandes, T.; Remelhe, P.. "How to engage customers in co-creation: customers’ motivations for collaborative innovation". Journal of Strategic Marketing 24 3-4 (2016): 311-326. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84951273203&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0965254X.2015.1095220
  26. Gomes, M.; Fernandes, T.; Brandão, A.. "Determinants of brand relevance in a B2B service purchasing context". Journal of Business and Industrial Marketing 31 2 (2016): 193-204. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84960369264&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/jbim-08-2014-0151
  27. Fernandes, T.; Cruz, M.. "Dimensions and outcomes of experience quality in tourism: The case of Port wine cellars". Journal of Retailing and Consumer Services 31 (2016): 371-379. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84968779642&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2016.05.002
  28. Fernandes, T.; Vieira, V.. "Public e-procurement impacts in small-and medium-enterprises". International Journal of Procurement Management 8 5 (2015): 587-607. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938677420&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJPM.2015.070904
  29. Fernandes, T.; Neves, S.. "The role of servicescape as a driver of customer value in experience-centric service organizations: the Dragon Football Stadium case". Journal of Strategic Marketing 22 6 (2014): 548-560. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84914162115&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0965254x.2014.914058
  30. Fernandes, T.; Proença, J.. "Reassessing Relationships in Consumer Markets: Emotion, Cognition, and Consumer Relationship Intention". Journal of Relationship Marketing 12 1 (2013): 41-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875320886&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15332667.2013.763719
  31. Proença, J.F.; Silva, M.M.; Fernandes, T.. "The impact of the Internet upon bank marketing". Journal of Financial Services Marketing 15 2 (2010): 160-175. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956369651&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/fsm.2010.12
  32. Fernandes, T.M.; Proença, J.F.. "The blind spot of relationships in consumer markets: The consumer proneness to engage in relationships". Journal of Marketing Management 24 1-2 (2008): 153-168. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349666486&partnerID=MN8TOARS.
    10.1362/026725708x273975
Capítulo de livro
  1. Fernandes, T; Pereira, N. "Privacy or Personalization? Drivers, Deterrents and Moderators of Consumers’ Willingness to Disclose Personal Data". In Proceedings of the 2019 AMS World Marketing Congress. 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-42545-6_5
  2. Fernandes, T; Inverneiro, I. "Millennials Engagement and Loyalty to their Loved Brands on Social Media". In Proceedings of the 2019 AMS World Marketing Congress, 601-608. 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-42545-6_208
  3. Castro, A; Fernandes, T. "Customer Engagement in Social Network Brand Communities: Drivers and Impact on Brand Loyalty". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 947-956. 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-02568-7_270
  4. Vale, L; Fernandes, T. "Drivers of Consumer Engagement with Sports Clubs on Facebook: An Extended Abstract". 2017.
    10.1007/978-3-319-47331-4_275
  5. Fernandes, T; Fernandes, F. "Social Media and Tourism: The Case of E-Complaints on TripAdvisor (An Extended Abstract)". 2017.
    10.1007/978-3-319-47331-4_163
  6. Lima, Mafalda; Fernandes, Teresa. "Relationship Bonds and Customer Loyalty: A Study Across Different Service Contexts". In Lecture Notes in Business Information Processing, 326-339. Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-14980-6_26
Livro
  1. Lima, M.; Fernandes, T.. Relationship bonds and customer loyalty: A study across different service contexts. 2015.
    10.1007/978-3-319-14980-6_26
Resumo em conferência
  1. Proenca, JF; Fernandes, TM; Kannan, PK. "THE RELATIONSHIP IN MARKETING: CONTRIBUTION OF A HISTORICAL PERSPECTIVE". 2008.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Understanding the role of the customer experience in healthcare: A qualitative and quantitative research
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - Atual Heterogeneous Online Engagement Towards Instagram Influencers
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2024 O WOKE WASHING E A CULTURA DE CANCELAMENTO: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS PARA A RELAÇÃO CONSUMIDOR-MARCA
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2024 O que determina o poder persuasivo e a eficácia dos influenciadores digitais: o efeito moderador do domínio de influência
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 The impact of online customer experience on customer engagement behaviours: the roles of brand identification and brand love
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Paid Media, Earned Media ou Owned Media: Qual o meio de comunicação mais eficaz para as marcas nas redes sociais?
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 A relação de proximidade e engagement entre influenciadores e seguidores no TikTok: quais os benefícios para as marcas endossadas?
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 As atividades de marketing desenvolvidas no digital pelas marcas
Orientador
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Segmentação de clientes e delineação de estratégias de gestão da relação personalizada: uma aplicação à indústria das telecomunicações
Orientador
Economia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Consumer Brand Engagement, Satisfação e Brand Loyalty: O papel moderador da personalidade da marca
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Determinantes e resultados do estabelecimento de uma relação parassocial entre um influenciador digital e os seus seguidores
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Source vs. Content Factors in Influencer Marketing: A dual route to followers' persuasiveness?
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O Valor que os Utilizadores das Redes Sociais Atribuem ao Social Commerce
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O impacto do social media engagement gerado pelos consumidores no contexto das marcas humanas
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Credibilidade ou Atratividade? Um estudo comparativo sobre os determinantes do poder de influência dos influenciadores digitais
Orientador
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 A fadiga com as marcas nas redes sociais como determinante dos comportamentos de lurking
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Love at first sight: young consumers’ love for Masstige brands, its drivers and outcomes
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O novo conceito de luxo acessível: a preferência pelas marcas masstige, seus antecedentes e consequentes
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O que determina o poder persuasivo dos influenciadores digitais: um estudo comparativo entre fatores individuais e relacionais
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Avaliação da satisfação dos clientes do Serviço de Urgência do Hospital Fernando Pessoa
Orientador
Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Cause branding impact on brand preference and the preference repurchase intention model
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O papel da Empatia no desenvolvimento de uma Relação com o Cliente: Uma aplicação ao serviço de atendimento ao cliente no setor das telecomunicações
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Influência das características sociodemográficas na aceitação dos Assistentes de Voz Digitais
Orientador
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Antecedentes e Consequentes do Customer Engagement com Marcas Humanas: os micro, macro e mega influencers, no Instagram
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Cause Branding: how, why and when is this strategy effective?
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Consumer Engagement em Plataformas Peer-to-Peer: o caso Airbnb
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Marcas vs Influenciadores: Quais as características do conteúdo mais eficazes na persuasão do consumidor?
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Luxury experiences: its dimensions and the role of customer satisfaction
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Understanding Customer Churn and its Mitigation: The Case of NOS Comunicações SA
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 O customer engagement nas redes sociais no contexto das marcas de luxo
Orientador
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Programas de Fidelização: Vantagens, Desvantagens e Impacto na Lealdade dos seus Membros
Orientador
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 O Cálculo da Privacidade em Contexto de Pandemia: O Caso das Aplicações Móveis de Rastreamento de Contactos COVID-19
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Compre Online e Levante na Loja: as Dimensões da Qualidade do Serviço BOPS
Orientador
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Key Account Management in the Banking Sector. Customer-Key Account Manager Relationship Quality, its Drivers and Outcomes.
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A Resposta de Empresas de Serviços a Pedidos Especiais dos Clientes: Papel dos Colaboradores e Impactos na Co-Criação de Valor
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Motivations for consumer engagement with brands on YouTube
Orientador
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O fenómeno do churn nos serviços de telecomunicações e sua mitigação: o caso NOS
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Judging a book by its cover? The effect of an unconventional appearance on socia l media influencers credibility
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A Experiência de Hospitalidade nos Serviços: Antecedentes e Consequentes
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Examining the Privacy Calculus: What Impacts Consumers´ willingness to disclose personal data online
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A perceção do consumidor sobre CRM Estratégico e a sua contribuição para a lealdade à marca
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O Impacto das características do conteúdo produzido pelos influenciadores e pelas marcas na lealdade do consumidor
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Vigilânica ou segurança? O trade-off da privacidade no contexto das aplicações de rastreio da COVID-19
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A partilha de dados em serviços: O trade-off personalização-privacidade
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 As dimensões da qualidade da experiência do consumidor e o seu impacto na lealdade: o caso Salsa Jeans
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O lado negativo do engagement: os comportamentos influenciadores negativos dos consumidores sobre as marcas nas redes sociais
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Artificial Intelligence and Marketing Strategy: Drivers of Consumers’ Acceptance of Automatic Conversational Agents (Chatbots) as Human/Tech Interfaces
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A automação em serviços e a nova geração de consumidores: como percecionam os Millennials os Assistentes Virtuais Inteligentes?
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O Paradigma da Retenção de Consumidores: Otimização da Estratégia Anti-Churn num retalhista português
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Drivers and outcomes of consumer engagement with luxury brands on social media
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Reclamações em serviços de saúde: efeitos da perceção da justiça na satisfação e intenções  comportamentais dos utentes
Orientador
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A experiência do consumidor no mercado do retalho de luxo: o caso Linda Mendes
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Antecedentes e Consequentes do Customer Delight
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Key Account Management in the Portuguese Banking Sector. Customer-Key Account Manager Relationship Quality, its Drivers and Outcomes.
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O Engagement dos voluntários: Antecedentes e Impactos na Cocriação de Valor com Organizações sem fins lucrativos
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Motivações para consultar online reviews no sector do turismo e o seu impacto na imagem dos prestadores de  serviços e nas intenções de reserva
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 The use of Marketing Automation in Lead Generation at the company Adclick
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Os jovens millenials e a automação dos serviços: motivações para a adoção de sistemas de conversação automática(chatbots)
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Análise da Tipologia de Online Reviews no Setor Hoteleiro: O Impacto da Nacionalidade do Turista Segundo as Dimensões Culturais de Hofstede
Orientador
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A relação dos consumidores jovens com marcas auto expressivas nas redes sociais: A influência do Brand Love e do Customer-Brand Engagement na lealdade
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A experiência online/offline do cliente e o seu impacto na lealdade: o caso da banca portuguesa
Orientador
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A experiência do consumidor em festivais de música e o seu impacto na lealdade ao festival e na imagem da marca patrocinadora
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Privacy versus Personalization: Consumer’s drivers and moderators
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 O Marketing Social e a Segurança Rodoviária: o Caso dos Acidentes com Pesados na A25
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 O envolvimento do consumidor com as marcas nos social media: quem partilha conteúdos e porquê?
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Access-based consumption: Examining drivers, deterrents and profiles of adopters and non-adopters
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A importância do Search Engine Optimization para uma melhor experiência do consumidor: caso de estudo Impacting Digital
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Drivers do engagement no YouTube: Motivações para o envolvimento de seguidores em diferentes canais
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Drivers and Outcomes of Customer Brand Engagement on Online Social Media Tourism Brands
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Customer engagement in virtual social network brand communities: drivers and impact on brand loyalty
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 O impacto dos laços relacionais na lealdade: O caso particular da banca portuguesa
Orientador
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Motivations to engage in e-WOM: consumer drivers to forward branded online content
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 MERCADOS P2P E ECONOMIA DA PARTILHA: PERFIL E MOTIVAÇÕES DE QUEM PARTICIPA NO CONSUMO COLABORATIVO.
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Otimização do Mix de Contactos a Clientes: Uma aplicação ao contexto das telecomunicações
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 A experiência em serviços aplicada ao sector da saúde
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Avaliação da qualidade percebida pelos consumidores em serviços de saúde - O caso da Clínica Privada de Guimarães
Orientador
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Avaliação da qualidade da performance multicanal e os efeitos na lealdade dos consumidores e no valor da marca
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Marketing Digital: Search Engine Optimization e Campanhas Pay-Per-Click
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio: O Marketing Digital nos Serviços de Saúde
Orientador
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 MOTIVAÇÕES DOS CONSUMIDORES PARA CRIAR ONLINE REVIEWS E A SUA INTENÇÃO DE AS PUBLICAR: UMA APLICAÇÃO AO SETOR DO TURISMO
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Motivações de compra online de produtos turísticos: O caso da Green Stays
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Dimensões e Resultados do Envolvimento do Consumidor: uma aplicação à Marca "Porto.".
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Customer Brand Engagement e o seu Impacto na Brand Loyalty: Um Estudo Comparativo entre Marcas Funcionais e Emocionais
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A Maratona em Mobile Commerce: O Impacto das Motivações e da Demografia nas Atividades de M-Commerce
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 The Drivers of Customer Disengagement: The Case of the Telecommunications Sector in Portugal
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A recuperação de falhas nos serviços e o seu impacto na recomendação e na recompra: estudo comparativo de estratégias orientadas para o resultado ou para o processo
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A experiência do cliente nos serviços financeiros: O caso da banca portuguesa
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Measuring Online Customer Experience Quality
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Avaliação de tecnologias self-service por utilizadores e não utilizadores e seu impacto na satisfação e reutilização: o caso do self-checkout no retalho
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Omni-channel Retail Strategies: An outlook to Portuguese business transformation
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Determinantes da satisfação dos clientes em contexto online: Uma aplicação a lojas de comércio eletrónico
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A indústria hoteleira e as reclamações online: o caso do TripAdvisor
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Avaliação da Qualidade do E-Marketing: Informação, Sistemas e Serviços na AEP
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A Experiência do Consumidor nos Festivais de Música e o seu impacto nas intenções futuras
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Purchase Intention on Online Content Services: An Application to the Music Streaming Services
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Customer Engagement: Um estudo comparativo entre diferentes tipos de serviços
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 As motivações e o envolvimento dos consumidores no Facebook - O caso dos clubes desportivos profissionais portugueses
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 O Efeito da Discriminação de Preços em Clientes Novos e Anuais em Serviços
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Lealdade E Laços Relacionais Em Serviços - O Caso Do Setor Das Telecomunicações Móveis
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Motivações dos consumidores para aderirem a uma comunidade da marca na internet
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Relationship Bonds and Loyalty on Online Customers.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 MOTIVAÇÕES DOS CONSUMIDORES PARA PARTICIPAREM NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM CÓDIGO ABERTO: O CASO ANDROID
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Determinantes do Envolvimento do Consumidor com as Marcas de Luxo Online: O Caso do Facebook.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Como medir o impacto do layout da loja no comportamento do consumidor? – um estudo de caso numa loja de roupa em Portugal.
Orientador
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 O impacto da qualidade do serviço na perceção do valor da marca, num contexto de múltiplos canais
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Relationship bonds and customer loyalty: A study across different service contexts
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade dos Serviços das Farmácias Comunitárias
Orientador
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade da Experiência em Serviços O Estudo das Caves de Vinho do Porto
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A Escolha do Canal online e Offline nas Compras de Supermercado dos Portugueses.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Fatores que influenciam a Resiliência dos Gestores em Tempos de Crise
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Uma Análise Das Práticas De Realização De Cupões Online: O Caso Da Groupon Portugal
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Motivações para aderir a uma comunidade virtual de uma Marca: O caso Galp Energia
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Drivers of Customer Brand Engagement: An Application to Virtual Brand Communities on Facebook.
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Influência dos Blogs de Moda e Beleza no Comportamento de Compra das Seguidoras.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Análise da Qualidade Percebida de um Call  Center: Estudo de Caso Sage Portugal
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Importância do Branding na Decisão de Compra B2B - O Caso do Grupo DST
Coorientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Propensão dos Consumidores para a Adoção de Tecnologias Self-Service: O Caso do Self-Checkout no Retalho
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Avaliação das Intenções de Participar num Programa de Fidelização: O Estudo de Caso "Farmácias Portuguesas"
Orientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Importância da Arquitectura da Marca na Gestão da Marca
Coorientador
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Distinções

Prémio

2024 Highly Commended Paper Award (Emerald Publishing)
Emerald Global Publishing Group Limited, Reino Unido
2020 Highly Commended Paper Award (Emerald Publishing)
Emerald Global Publishing Group Limited, Reino Unido

Outra distinção

2024 Top 2% Scientists (Stanford University)
Stanford University, Estados Unidos
2022 Highly Cited Paper (Web of Science)