???global.info.a_carregar???
Sandra Carina Machado Guimarães. PhD in Psychology in 2016 at the University of Beira Interior, Master's degree in Psychology - School Psychology, in 2006, at the University of Minho and degree in Psychology, in 1999, at the University of Minho. She was a psychologist at the Psychological Consultation and Human Development Service at the University of Minho and at various public and private educational institutions, having supervised several curricular internships. She taught several courses at the School of Health at the Polytechnic Institute of Porto between 2001 and 2005, and in the Psychology of Education course at the University of Minho between 2001 and 2003. She is an Assistant Professor in the Department of Psychology and Education at the University of Beira Interior and a lecturer on various courses at the same university: 1st Cycle in Psychology, 2nd Cycle in Clinical and Health Psychology, 3rd Cycle in Education, Integrated Master's Degree in Medicine, 2nd Cycle in Teaching (Portuguese and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education; Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, Philosophy in Secondary Education). She is a member of the Education and Psychology Research Centre at the University of Évora and a collaborating member of the LabCom-Communication and Arts Research Unit at the University of Beira Interior. She has published some book chapters and articles in specialised journals, supervised or co-supervised more than ten doctoral theses, and participated as a researcher in various projects, both funded and unfunded. She has organised and participated in various events. Her scientific, technological and artistic-cultural output favours: teaching and learning processes, motivational and emotional variables in Mental Health, self-regulation of learning, emotional regulation, inclusive education, environmental psychology and qualitative methodologies, among others. She has collaborated with the General Education Inspectorate as an External Expert in the External Evaluation of Schools and has been coordinating the Clinical and Health Psychology Internships at the University of Beira Interior since 2021.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Carina Machado Guimarães

Nomes de citação

  • Guimarães, S.
  • Sandra Carina Guimarães
  • Carina Guimarães
  • Guimarães, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
C513-D078-E4B7

Endereços de correio eletrónico

  • scmg@ubi.pt (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/01
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estudar e Aprender no Ensino Superior: A Experiência do Aluno Novel de Engenharia Informática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
2006
Concluído
Mestrado em Psicologia - Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Promover a auto-regulação: uma ferramenta para trabalhar no 2.ºciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/03/01 - 2010/03/31 Investigador (Investigação) CIPsi- Centro de Investigação em Psicologia (Universidade do Minho), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2004/09/01 - 2016/01/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2005 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto -Escola de Saúde, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho, Portugal
2001 - 2004/08/31 Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Colégio Nossa Senhora do Rosário, Portugal
2000 - 2001 Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Escola Secundária de Vila Verde, Portugal
1999 - 2001 Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Escola do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Membro Integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2016/01/01 - Atual Membro integrado na Unidade de Investigação - LabCom-Comunicação e Artes. Universidade da Beira Interior, Portugal
2000 - Atual Supervisora de Estágios Curriculares em Psicologia Universidade do Minho, Portugal
2000 - Atual Monitora na disciplina de Seminário de Dinâmicas de Grupo Instituto Politécnico do Porto -Escola de Saúde, Portugal
2002 - 2007 Coordenadora - Delegação Porto ANEIS - Associação para o Estudo e Investigação na Sobredotação, Portugal
2000 - 2002 Monitora na disciplina de Psicologia da Educação (Licenciatura em Psicologia) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/01/01 - 2012/12/31 ESTUDAR E APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO ALUNO NOVEL DE ENGENHARIA
SFRH/BD/48424/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2026/02/28 Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior
2022.03754.PTDC
Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Comunicação, Filosofia e Humanidades
UID/CCI/00661/2019
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1662 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI1662/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2023/11/30 HUB de estímulo à aprendizagem para maximização do sucesso escolar e combate ao abandono na UBI
POCH-I2-2022-01
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, A. C.; Silva, C. M.; Oliveira, E.; Sandra Carina Guimarães; Ramos, L.. "Regulação emocional em estudantes do ensino superior: Influência dos estilos educativos parentais percebidos.". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação. ADSIPSIEDUC., 2022.
    Publicado • Tradutor
  2. Guedes, F.; Sandra Carina Guimarães; Ramos, L; Silva, C. ; Oliveira, E.; Afonso, R. "Behavioral Emotion Regulation Questionnaire (BERQ): A preliminary validation study of the portuguese version". 2022.
    Publicado
  3. Pestana de Andrade, I.; Santos, C.; Sandra Carina Guimarães. "Doing and Understanding: Great Math, a Classroom Experience". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1671
  4. Guimarães, Sandra. "As abordagens dos alunos à aprendizagem em função do domínio académico: Uma investigação na Universidade do Minho.". Trabalho apresentado em Seminário Internacional sobre "Transição para o Ensino Superior.", Braga, 2000.
  5. Guimarães, Sandra. "Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços.". 2000.
Artigo em jornal
  1. Guimarães, Sandra. "Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: A narrative-based program assessed in the Iberian Peninsula", European Journal of Psychology and Education, 2010, 25
Artigo em revista
  1. Guedes, F.; Santos, A. C.; Silva, C M.; Ramos, L.; Sandra Carina Guimarães. "Regulação emocional: da teoria à avaliação". Psicologia: Reflexões e Ações 2 (2022): 327-350.
    Publicado
  2. Rosário, Pedro; Núñez, José Carlos; Trigo, Luisa; Guimarães, Carina; Fernández, Estrella; Cerezo, Rebeca; Fuentes, Sonia; et al. "Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain". Higher Education Research & Development 34 1 (2014): 173-187. http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2014.935932.
    10.1080/07294360.2014.935932
  3. Guimarães, Sandra. "Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo de sua autoria". Psicologia Escolar e Educacional 12 2 (2009): 327-336.
  4. Guimarães, Sandra. "Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”". Psicologia e Educação IV 1 (2005): 61-73.
  5. Bernardes, Mateus Pinho. "Estórias para estudar, histórias sobre o estudar: narrativas auto-regulatórias na sala de aula.". Revista Portuguesa de Educação 16 2 (2003): 117-133.
  6. Guimarães, Sandra. "Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? Um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolar.". 5 7 (2001): 429-437.
  7. Guimarães, Sandra. "Abordagens ao estudo em alunos de alto rendimento". Sobredotação 2 2 (2001): 121-137.
  8. Guimarães, Sandra. "Como estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulação". Sobredotação (2001):
Capítulo de livro
  1. Santos, A. C.; Guedes, F.; Ramos, L.; Silva, C.M; Sandra Carina Guimarães. "Regulação emocional: intervenção com crianças e adolescentes". In Contributos da Psicologia na UBI: da teoria à prática, 345-375. Portugal, 2022.
    Publicado
  2. Marques, António; Guimarães, Carina; Salgado, Ana. "Scratch 3 – Beginners Programming Course in 3rd Year of Primary School". In Innovation, Engineering and Entrepreneurship, 1160-1166. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-91334-6_160
  3. Tellería, Ana Serrano; Branco, Maria Luísa; Guimarães, Sandra Carina. "Educating for Privacy in the Digital and Mobile Ecosystems". In Between the Public and Private in Mobile Communication, 219-242. Routledge, 2017.
    10.4324/9781315399300-13
  4. Serrano Tellería, Ana; Branco, Maria Luísa; Guimarães, Sandra Carina. "Educating for privacy in the digital and mobile ecosystems: towards a proposed syllabus". Taylor & Francis, 2017.
  5. Moura, Leila Silva de. "Amor e Trabalho: Leituras do desenvolvimento vocacional do jovem adulto.". In Interfaces entre tecnologias, trabalho e educação: da educação profissional à inserção jovem e/ou feminina no mundo do trabalho, 5-16. Navegando Publicações, 2001.
Poster em conferência
  1. Ramalho, R.B.; Sandra Carina Guimarães; Oliveira, E.; Dias, M.; Silva, C; Ramos, L.. Autor correspondente: Ramalho, R.B.. "A Relação entre Satisfação com a vida e Emoções em Adolescentes Portugueses.". 2023.
  2. Santos, A.C.; Silva, C. M.; Oliveira, E. P.; Sandra Carina Guimarães; Ramos, L. "Regulação emocional em estudantes do ensino superior: influência dos estilos educativos parentais percebidos". 2023.
  3. Silva, C. M.; Monteiro, L.; Ramos, L.; Sandra Carina Guimarães. "Resiliência e Distress psicológico em doentes oncológicos: Revisão Sistemática da Literatura". 2022.
  4. C.M. Silva. "Regulação Comportamental para a prática de exercício físico e bem-estar". 2022.
  5. Cruz, M.; Silva, C M; Ramos, L.; Oliveira, E.; Sandra Carina Guimarães. "Passion and academic performance in higher education students". 2022.
  6. A. Pereira. "As emoções positivas e a temporalidade: Estudo exploratório". 2020.
  7. Ramos, L.; Sandra Carina Guimarães; Brandão, D.; Silva, C. M. "Comportamento alimentar e perceção de competência na adolescência: um estudo exploratório". 2020.
  8. Ludovina Ramos. "Comportamento alimentar e Perceção de Competência em Crianças e adolescentes: Estudo Exploratório.". Trabalho apresentado em 13o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
Resumo em conferência
  1. Cruz, M.; Silva, C. M.; Oliveira, E; Ramos, L.; Sandra Carina Guimarães. "Paixão e Regulação Emocional: Qual a relação?.". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação. ADSIPSIEDUC., 2022.
    Publicado
  2. Rocha, J.; Paixão,F.; Sandra Carina Guimarães; Jorge, F.. "Formação inicial de professores em Angola: O que pensam os docentes do ISCED-Huíla.". 2022.
    Publicado
  3. Ferreira, C.; Sandra Carina Guimarães; Ramos, L.. "A prática de atividade física e o distress psicológico em adultos: Estudo exploratório". 2021.
    Publicado
  4. A. Pereira. "As Emoções Positivas e a Temporalidade: Estudo Exploratório". 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Galão, Laura Semedo. "Educação Inclusiva na Formação Inicial de Professores: Análise de Currículos do Ensino Superior e Perceções de elementos das E.M.A.E.I". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.6/14181.
  2. Ramalho, Rafaela Barros. "A Relação entre a Satisfação com Vida e as Emoções Positivas e Negativas numa amostra de Adolescentes em Portugal". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.6/13334.
  3. Silva, Diana Fortuna Rebelo e. "A relação entre a autodeterminação, a perspetiva temporal de futuro e o comportamento pro-ambiental". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.6/13259.
  4. Rocha, Joaquim Américo Pinto. "Perceções sobre competências e formação dos professores diplomados por um Instituto Superior de Ciências da Educação de Angola". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10400.6/12344.
  5. Domingues, Isabel Maria Pires. "Impacto da prática de yoga no bem-estar de adultos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/11733.
  6. Moniz, Pedro Vieira Correia. "A Autorregulação Emocional e a Autodeterminação em Adolescentes". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/11737.
  7. Marques, António Soares. "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Análise da implementação da medida a alunos do 3.º ano". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/11156.
  8. Ferreira, Cátia Sofia Pacheco. "A Prática de Atividade Física e o Distress Psicológico em Adultos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/11729.
  9. Guedes, Fernanda. "Propriedades psicométricas do Questionário de Regulação Emocional Comportamental (BERQ) em estudantes portugueses do Ensino Superior". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/11906.
  10. Quintal, Sandra Filipa Jardim. "Estratégias de regulação emocional e a sua relação com a satisfação com a vida". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.6/9787.
  11. Rebelo, Cátia Filipa Teixeira. "Relação entre o comportamento alimentar e variáveis motivacionais em crianças e adolescentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/9329.
  12. Pereira, Pedro Zua. "A supervisão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores nos cursos de ciências sociais e da educação na Escola Superior Politécnica de Malanje". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/10014.
  13. Domingos, Elisa Nzuzi Paulina. "As Perceções de Professores do Colégio nº 228 do Chiweca sobre o Papel do Supervisor Pedagógico no Desenvolviento Profissional Docente". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/9974.
  14. Sambo, José Lemos. "As perceções de professores do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro sobre as práticas pedagógicas na formação inicial". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/9976.
  15. João, Maria Victor Domingos António. "Abordagens ao Estudo dos Cadetes do 1º e 4º Anos dos Cursos de Engenharia do ISTM de Angola". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/7889.
  16. António, Celestino Estêvão. "Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de Angola". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/7884.
  17. Lopes, João Benjamim. "Perceções de Reitores e Diretores das Instituições de Ensino Superior em Luanda sobre a Avaliação Externa". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/7887.
  18. Coge, Manuel. "Perceções do supervisor pedagógico sobre o seu papel e ação no ensino superior". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/7888.
  19. Guimarães, Sandra. "Estudar e Aprender no Ensino Superior: A Experiência do Aluno Novel de Engenharia Informática". Doutoramento, Universidade da Beira Interior, 2016.
  20. Brandão, Diana Alexandra Lourenço. "Comportamento alimentar e perceção de competência em criança e adolescentes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/7789.
  21. Lopes, Cindy Gomes. "Relação entre Comportamento Alimentar e Autoeficácia Alimentar em Crianças e Adolescentes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/5882.
  22. Guimarães, Sandra Carina Machado. "Estudar e aprender no ensino superior". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/4200.
  23. Guimarães, Sandra. "Promover a Auto-regulação: uma ferramenta para trabalhar no 2.ºciclo.". Mestrado, 2006.
  24. Guimarães, Sandra Carina Machado. "Promover a auto-regulação: uma ferramenta para trabalhar no 2.º Ciclo". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6538.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Viver é um rasgar e remendar-se": Regulação emocional, distress psicológico e bem-estar
Universidade de Taubaté (Unitau), São Paulo (Portugal)
2023 (Des)Encontros da Didática e do Desenvolvimento do Currículo no Ensino da Filosofia. Encontro Nacional de Filosofia Encontro Nacional de Filosofia
Associação de Professores de Filosofia e Sociedade Portuguesa de Filosofia, Coimbra. (Portugal)
2022 The role of achievement goals on flow in music students
Facultad de Educación de Cuenca de la Universidad de Castilla La Mancha, Cuenca (Espanha)
2022 Paixão e regulação emocional: Qual a relação?
Universidade do Minho
2022 Promoting oral interaction of young learners: a taskbased approach
(Espanha)
2022 Parentalidade Positiva
Escola Secundária Amato Lusitano (Castelo Branco)
2021 A Prática de atividade física e motivos associados em estudantes portugueses do ensino superior: caracterização e relação com o bem-estar
Universidade do Minho (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Desenvolvimento Profissional do Docente de Ensino Superior Militar. O caso da Escola Superior de Guerra – Angola.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual A experiência das EMAEI na implementação das medidas seletivas e adicionais: exemplos de boas práticas
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - Atual Aplicações da metodologia de aprendizagem baseada em tarefas (Task Based Learning and Teaching ou TBLT) na promoção da interação oral de alunos do 1.ºciclo do Ensino Básico (nível de iniciação de Inglês)
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Atual Avaliação no 2.º Ciclo
Coorientador
Educação (Doutoramento)
2019 - Atual Great Math
Orientador
Educação (Doutoramento)
2019 - Atual Fenomenologia da Experiência em Luigi Giussani e sua operacionalização na Educação: análise de Projetos Educativos
Orientador
Educação (Doutoramento)
2019 - Atual Literatura e Educação Integral
Orientador
Educação (Doutoramento)
2018 - Atual Qualidade do Ensino Superior em Angola. Premissas que concorrem para sua melhoria. Estudo de caso Universidade Católica de Angola (UCAN)
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual O que é Ser Engenheiro? Perceções de Alunos e Professores de Física no Ensino Secundário
Orientador
Educação (Doutoramento)
2017 - 2021 “Iniciação à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico”: Análise da implementação da medida a alunos do 3ºano.
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
2018 - 2019 Formação de professores sem agregação pedagógica nos cursos de ciências da educação, e das ciências sociais e humanas da Escola Superior Politécnica de Malanje
Orientador
Psicologia (Doutoramento)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06 - Atual 2.º Conferências internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (2023 - 2023)
Conferência
2022 - Atual I Encontro na Natureza com "Diana - Espaço de Saúde & Bem- Estar" (2022/04/23 - 2022/04/25)
Encontro (Coorganizador)
2020 - Atual XIII Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2022 - 2022 1.º Ciclo de Conferências "Investigar Educação na UBI" (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad Complutense de Madrid Departamento de Investigación y Psicología en Educación, Espanha
2022 - 2022 1.º Conferências internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022 - 2022 Aula Aberta intitulada - Emotion Regulation - da autoria do Professor J. Gross na unidade curricular - Psicologia Escolar -1.ºCiclo em Psicologia. (2022 - 2022)
Outro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - Atual Fórum Pedagógico organizado pelo Gabinete de Inovação Pedagógica e Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior sob o tema: Os Desafios da Inteligência Artificial no Ensino Superior.
Mesa-redonda
Fórum Pedagógico

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Rotinas da Hora de Dormir em Crianças e Funcionamento Familiar: Perspetiva Paterna
Arguente principal
Bruna Sofia Flores Martins (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 Estilos Educativos Parentais e a Sua Influência na Regulação Emocional em Adolescentes
Arguente principal
Ana Teresa Gonçalves Mendes (Mestrado)
2023 As Crenças sobre as Emoções e a Regulação Emocional nos Adolescentes: Estudo Exploratório
Arguente principal
Inês Margarida da Silva Ferreira (Mestrado)
2022 Rituais de Interação do Docente. Arqueologia da Reciprocidade Ação/Reação
Arguente principal
Vera Lúcia Silvestre Videira do Amaral c (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2022 O Ensino da Filosofia no Ensino à Distância Através da Ferramenta Google Classroom
Arguente principal
Ezequiel Nuno Gomes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 Rotinas da Hora de Dormir em Idade Escolar: Relação com Problemas de Comportamento e Competências Sociais
Arguente principal
Jessica Carina Silva Marques (Mestrado)
2022 Sentido de Competência Parental e Ajustamento Socioemocional em Idade Pré-Escolar: Um Estudo com Pais de Crianças Portuguesas
Arguente principal
Inês Filipa Gonçalves Vilhena (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 Proposta para implementação de uma educação intercultural em Angola: Desafios e possibilidades à inclusão da tribo Khoisan no sistema educativo."
Vogal
- Helder Rodriges Maiunga (Doutoramento)
2021 A experiência portfólio reflexivo na formação inicial de estudantes de enfermagem: perceção dos principiantes acerca da metodologia.
Vogal
Júlia Maria Coelho Moura (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 Mobilidade docente e identidade profissional
Vogal
Mário Carlos Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: um estudo experimental
Arguente principal
Luciana Pereira de Brito (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 As Rotinas da Criança em Idade Escolar: Um Estudo de Adaptação e Validação da Versão Portuguesa do Child Routines Questionnaire
Arguente principal
Carolina Filipa Barroso Pereira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 "Impacto do Burnout em Indicadores de Saúde Mental e Engagement (em Contexto de Pandemia Covid-19)
Arguente principal
Petra Luisa Silvia Sousa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 Intervenção para a Promoção da Adesão a um Programa de Prevenção de Quedas.
Vogal
Daniela Oliveira Baltazar (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 Educação escolar indígena e saberes tradicionais: identidade e reconhecimento étnico nas histórias de vida da comunidade Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambunco
Vogal
Ana Carolina Coimbra (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 Repensando novas estratégias e cenários para a construção do conhecimento
Vogal
Maria Cecília Mendonça Melo de Rocha (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 O (In)sucesso escolar no 1.ºano dos cursos de Licenciatura em Engenharia em Angola: Realidades, Complexidades e Possibilidades segundo a Perceção de Professores e Alunos
Arguente principal
Samuel Helena Tumbula (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2020 O Ensino da Filosofia: Uma Confluência entre Teoria e Práxis
Arguente principal
Maria José de Matos Almas Rijo Monteiro de Sousa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 Motivações para o Voluntariado e Atitudes Pró-Sociais em Estudantes do Ensino Superior
Arguente principal
Mafalda Viegas de Melo (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 Aplicação da taxonomia SOLO na análise da qualidade da avaliação. Validação do método analítico por aplicacão aos exames nacionais de Matemática A - entre 2006 e 2014.
Vogal
Verónica Carla de Almeida Santos Pereira (Doutoramento)
2019 Motivações, estratégias e abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relações com o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem
Vogal
Marisa Aghetoni Fontes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 Crenças Sobre Violência Conjugal e Violência No Contexto das Relações Íntimas Em Estudantes do Ensino Superior
Arguente
Fabiana Carvalho Massano (Mestrado)
2018 O Currículo de Formação de Professores da Escola Magistério Primário: Perspetivas e Desafios dos Futuros Professores Primários Estudo Realizado Na Escola Magistério Primário das Irmãs de S. José de Cluny – Província de Malanje, Angola
Arguente
Fernando Rogério Manuel Ngio, UBI. (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 Importância da Afetividade No Sucesso Escolar A Matemática No Ensino Primário Em Angola
Arguente
Hernany Lucas José Ramos, (Mestrado)
2018 Perceção dos Principais Agentes Envolvidos No Processo de Avaliação de Desempenho Docente (Dec.- Reg. Nº 26/2012, de 21 de Fevereiro)
Arguente
Paulo Alexandre Estevão Grande Candeias (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 Autoavaliação, metacognição e aprendizagem: um estudo com estudantes do 1.ºano do Ensino Superior.
Arguente principal
Ana Júlia Guacha Saltiel (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2017 Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervenção
Vogal
Mónica Cristina Nogueira Soares (Doutoramento)
2017 O Processo de Adaptação Ao Ensino Superior e O Rendimento Académico: Um Estudo Com Estudantes do Primeiro Ano de Engenharias do Istm”,
Arguente
Emanuel Bento Mahinal, (Mestrado)
2017 A Influência da Avaliação No Processo Ensino- Aprendizagem
Arguente
Benvindo Luau João (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 Perceção de Obstáculos Ao Controlo da Diabetes Tipo 1 Em Crianças e Jovens
Arguente
Jéssica Santos Spínola (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 Atividade Física e Sua Relação Com As Rotinas da Criança Em Idade Escolar
Arguente
Daniela Gonçalves Cabana (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual ENJIE
2018 - Atual HELIX 2018 - International Conference on Innovation, Engineering and Entrepreneurship Guimarães

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Colaboração como Stakeholder no Projeto Therapy 2.0 – Counselling and Therapeutic Interactions with Digital Natives (financiado pelo programa Erasmus +). Parceiro nacional: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Instituto Politécnico do Porto -Escola de Saúde, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2022 Como desenvolver competências académicas e profissionais?

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação Presidente da Mesa da Assembleia Geral
2024 - Atual Associação de Pais dos dos Alunos do Instituto Nun'Alvres - Colégio das Caldinhas, Santo Tirso Presidente da Mesa da Assembleia Geral
2021 - 2023 Associação de Pais dos dos Alunos do Instituto Nun'Alvres - Colégio das Caldinhas, Santo Tirso Presidente da Direção
2015 - 2020 Associação de Pais dos dos Alunos do Instituto Nun'Alvres - Colégio das Caldinhas, Santo Tirso Secretaria da Mesa da Assembleia Geral

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia e Educação (revista do Departamento de Psicologia e Educação da UBI)
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - Atual Comissão Científica do 2.ºCiclo em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - Atual Coordenação da Comissão de Estágios em Psicologia Clínica e da Saúde
Coordenador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - Atual Comissão Científica do 3.ºCiclo em Educação
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - Atual Comissão Científica do 2.º Ciclo em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - Atual Comissão Científica do 2.ºCiclo em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - Atual Comissão de Creditação do 3.º Ciclo em Educação
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - Atual Comissão de Creditação do 2.ºCiclo em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
2020 - Atual Comissão de Creditação do 2.ºCiclo em Ensino da Filosofa no Ensino Secundário
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - Atual Comissão Científica do 1.ºCiclo em Psicologia
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2021 Comissão de Creditação do 1.ºciclo em Psicologia
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/01/01 - Atual Perita externa em Equipa de Avaliação Externa de Escolas - IGEC