Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sandra Carina Machado Guimarães
Nomes de citação
- Guimarães, S.
- Sandra Carina Guimarães
- Carina Guimarães
- Guimarães, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C513-D078-E4B7
Endereços de correio eletrónico
- scmg@ubi.pt (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0001-9752-8861 (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/01
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estudar e Aprender no Ensino Superior: A Experiência do Aluno Novel de Engenharia Informática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente |
2006
Concluído
|
Mestrado em Psicologia - Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Promover a auto-regulação: uma ferramenta para trabalhar no 2.ºciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1999
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/03/01 - 2010/03/31 | Investigador (Investigação) | CIPsi- Centro de Investigação em Psicologia (Universidade do Minho), Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/01/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2004/09/01 - 2016/01/01 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2005 | Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto -Escola de Saúde, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - Atual | Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) | Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho, Portugal |
2001 - 2004/08/31 | Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) | Colégio Nossa Senhora do Rosário, Portugal |
2000 - 2001 | Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) | Escola Secundária de Vila Verde, Portugal |
1999 - 2001 | Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) | Escola do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Membro Integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2016/01/01 - Atual | Membro integrado na Unidade de Investigação - LabCom-Comunicação e Artes. | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2000 - Atual | Supervisora de Estágios Curriculares em Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
2000 - Atual | Monitora na disciplina de Seminário de Dinâmicas de Grupo | Instituto Politécnico do Porto -Escola de Saúde, Portugal |
2002 - 2007 | Coordenadora - Delegação Porto | ANEIS - Associação para o Estudo e Investigação na Sobredotação, Portugal |
2000 - 2002 | Monitora na disciplina de Psicologia da Educação (Licenciatura em Psicologia) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009/01/01 - 2012/12/31 | ESTUDAR E APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO ALUNO NOVEL DE ENGENHARIA
SFRH/BD/48424/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2026/02/28 | Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior
2022.03754.PTDC
Universidade da Madeira, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha Universidade do Minho, Portugal Universidade da Beira Interior, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Comunicação, Filosofia e Humanidades
UID/CCI/00661/2019
Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1662 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI1662/2011
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2023/11/30 | HUB de estímulo à aprendizagem para maximização do sucesso escolar e combate ao abandono na UBI
POCH-I2-2022-01
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Viver é um rasgar e remendar-se": Regulação emocional, distress psicológico e bem-estar |
Universidade de Taubaté (Unitau), São Paulo (Portugal)
|
2023 | (Des)Encontros da Didática e do Desenvolvimento do Currículo no Ensino da Filosofia. Encontro Nacional de Filosofia | Encontro Nacional de Filosofia
Associação de Professores de Filosofia e Sociedade Portuguesa de Filosofia, Coimbra. (Portugal)
|
2022 | The role of achievement goals on flow in music students |
Facultad de Educación de Cuenca de la Universidad de Castilla La Mancha, Cuenca (Espanha)
|
2022 | Paixão e regulação emocional: Qual a relação? |
Universidade do Minho
|
2022 | Promoting oral interaction of young learners: a taskbased approach |
(Espanha)
|
2022 | Parentalidade Positiva |
Escola Secundária Amato Lusitano (Castelo Branco)
|
2021 | A Prática de atividade física e motivos associados em estudantes portugueses do ensino superior: caracterização e relação com o bem-estar |
Universidade do Minho (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Desenvolvimento Profissional do Docente de Ensino Superior Militar. O caso da Escola Superior de Guerra – Angola.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - Atual | A experiência das EMAEI na implementação das medidas seletivas e adicionais: exemplos de boas práticas
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - Atual | Aplicações da metodologia de aprendizagem baseada em tarefas (Task Based Learning and Teaching ou TBLT) na promoção da interação
oral de alunos do 1.ºciclo do Ensino Básico (nível de iniciação de Inglês)
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 - Atual | Avaliação no 2.º Ciclo
Coorientador
|
Educação (Doutoramento) |
2019 - Atual | Great Math
Orientador
|
Educação (Doutoramento) |
2019 - Atual | Fenomenologia da Experiência em Luigi Giussani e sua operacionalização na Educação: análise de Projetos Educativos
Orientador
|
Educação (Doutoramento) |
2019 - Atual | Literatura e Educação Integral
Orientador
|
Educação (Doutoramento) |
2018 - Atual | Qualidade do Ensino
Superior em Angola.
Premissas que concorrem
para sua melhoria. Estudo
de caso Universidade
Católica de Angola
(UCAN)
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - Atual | O que é Ser
Engenheiro? Perceções de
Alunos e Professores de
Física no Ensino
Secundário
Orientador
|
Educação (Doutoramento) |
2017 - 2021 | “Iniciação à
Programação no 1º Ciclo do
Ensino Básico”: Análise da
implementação da medida a
alunos do 3ºano.
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento) |
2018 - 2019 | Formação de professores
sem agregação pedagógica
nos cursos de ciências da
educação, e das ciências
sociais e humanas da
Escola Superior Politécnica
de Malanje
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06 - Atual | 2.º Conferências internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (2023 - 2023)
Conferência
|
|
2022 - Atual | I Encontro na Natureza com "Diana - Espaço de Saúde & Bem- Estar" (2022/04/23 - 2022/04/25)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2020 - Atual | XIII Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - 2022 | 1.º Ciclo de Conferências "Investigar Educação na UBI" (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad Complutense de Madrid Departamento de Investigación y Psicología en Educación, Espanha |
2022 - 2022 | 1.º Conferências internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Aula Aberta intitulada - Emotion Regulation - da autoria do Professor J. Gross na unidade curricular - Psicologia Escolar
-1.ºCiclo em Psicologia. (2022 - 2022)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Fórum Pedagógico organizado pelo Gabinete de Inovação Pedagógica e Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior
sob o tema: Os Desafios da Inteligência Artificial no Ensino Superior.
Mesa-redonda
|
Fórum Pedagógico |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Rotinas da Hora de Dormir em Crianças e Funcionamento Familiar: Perspetiva Paterna
Arguente principal
|
Bruna Sofia Flores Martins (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2023 | Estilos Educativos Parentais e a Sua Influência na Regulação Emocional em Adolescentes
Arguente principal
|
Ana Teresa Gonçalves Mendes (Mestrado) |
2023 | As Crenças sobre as Emoções e a Regulação Emocional nos Adolescentes: Estudo Exploratório
Arguente principal
|
Inês Margarida da Silva Ferreira (Mestrado) |
2022 | Rituais de Interação do Docente. Arqueologia da Reciprocidade Ação/Reação
Arguente principal
|
Vera Lúcia Silvestre Videira do Amaral c (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2022 | O Ensino da Filosofia no Ensino à Distância Através da Ferramenta Google Classroom
Arguente principal
|
Ezequiel Nuno Gomes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 | Rotinas da Hora de Dormir em Idade Escolar: Relação com Problemas de Comportamento e Competências Sociais
Arguente principal
|
Jessica Carina Silva Marques (Mestrado) |
2022 | Sentido de Competência Parental e Ajustamento Socioemocional em Idade Pré-Escolar: Um Estudo com Pais de Crianças Portuguesas
Arguente principal
|
Inês Filipa Gonçalves Vilhena (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 | Proposta para implementação de uma educação intercultural em Angola: Desafios e possibilidades à inclusão da
tribo Khoisan no sistema educativo."
Vogal
|
- Helder Rodriges Maiunga (Doutoramento) |
2021 | A experiência portfólio reflexivo na formação inicial de estudantes de enfermagem: perceção dos principiantes acerca da metodologia.
Vogal
|
Júlia Maria Coelho Moura (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 | Mobilidade docente e identidade profissional
Vogal
|
Mário Carlos Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 | Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: um estudo experimental
Arguente principal
|
Luciana Pereira de Brito (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | As Rotinas da Criança em Idade Escolar: Um Estudo de Adaptação e Validação da Versão Portuguesa do Child Routines Questionnaire
Arguente principal
|
Carolina Filipa Barroso Pereira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 | "Impacto do Burnout em Indicadores de Saúde Mental e Engagement (em Contexto de Pandemia Covid-19)
Arguente principal
|
Petra Luisa Silvia Sousa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 | Intervenção para a Promoção da Adesão a um Programa de Prevenção de Quedas.
Vogal
|
Daniela Oliveira Baltazar (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 | Educação escolar indígena e saberes tradicionais: identidade e reconhecimento étnico nas histórias de vida da
comunidade Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambunco
Vogal
|
Ana Carolina Coimbra (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 | Repensando novas estratégias e cenários para a construção do conhecimento
Vogal
|
Maria Cecília Mendonça Melo de Rocha (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 | O (In)sucesso escolar no 1.ºano dos cursos de Licenciatura em Engenharia em Angola: Realidades, Complexidades e Possibilidades
segundo a Perceção de Professores e Alunos
Arguente principal
|
Samuel Helena Tumbula (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2020 | O Ensino da Filosofia: Uma Confluência entre Teoria e Práxis
Arguente principal
|
Maria José de Matos Almas Rijo Monteiro de Sousa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 | Motivações para o Voluntariado e Atitudes Pró-Sociais em Estudantes do Ensino Superior
Arguente principal
|
Mafalda Viegas de Melo (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 | Aplicação da taxonomia
SOLO na análise da
qualidade da avaliação.
Validação do método
analítico por aplicacão aos
exames nacionais de
Matemática A - entre 2006
e 2014.
Vogal
|
Verónica Carla de Almeida Santos Pereira (Doutoramento) |
2019 | Motivações, estratégias e
abordagens à
aprendizagem em
estudantes do ensino
técnico brasileiro: relações
com o sucesso escolar e a
qualidade da aprendizagem
Vogal
|
Marisa Aghetoni Fontes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2018 | Crenças Sobre
Violência Conjugal e
Violência No Contexto das
Relações Íntimas Em
Estudantes do Ensino
Superior
Arguente
|
Fabiana Carvalho Massano (Mestrado) |
2018 | O Currículo de Formação
de Professores da Escola
Magistério Primário:
Perspetivas e Desafios dos
Futuros Professores
Primários Estudo Realizado
Na Escola Magistério
Primário das Irmãs de S.
José de Cluny – Província
de Malanje, Angola
Arguente
|
Fernando Rogério Manuel Ngio, UBI. (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 | Importância da Afetividade
No Sucesso Escolar A
Matemática No Ensino
Primário Em Angola
Arguente
|
Hernany Lucas José Ramos, (Mestrado) |
2018 | Perceção dos Principais
Agentes Envolvidos No
Processo de Avaliação de
Desempenho Docente
(Dec.- Reg. Nº 26/2012, de
21 de Fevereiro)
Arguente
|
Paulo Alexandre Estevão Grande Candeias (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 | Autoavaliação,
metacognição e
aprendizagem: um estudo
com estudantes do 1.ºano
do Ensino Superior.
Arguente principal
|
Ana Júlia Guacha Saltiel (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2017 | Conflitualidade
e violência na escola: um
diagnóstico concelhio e a
avaliação do impacto de
uma proposta de
intervenção
Vogal
|
Mónica Cristina Nogueira Soares (Doutoramento) |
2017 | O Processo de Adaptação
Ao Ensino Superior e O
Rendimento Académico:
Um Estudo Com Estudantes
do Primeiro Ano de
Engenharias do Istm”,
Arguente
|
Emanuel Bento Mahinal, (Mestrado) |
2017 | A Influência da Avaliação
No Processo Ensino-
Aprendizagem
Arguente
|
Benvindo Luau João (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 | Perceção de
Obstáculos Ao Controlo da
Diabetes Tipo 1 Em
Crianças e Jovens
Arguente
|
Jéssica Santos Spínola (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 | Atividade Física e
Sua Relação Com As
Rotinas da Criança Em
Idade Escolar
Arguente
|
Daniela Gonçalves Cabana (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - Atual | ENJIE | |
2018 - Atual | HELIX 2018 - International Conference on Innovation, Engineering and Entrepreneurship | Guimarães |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Colaboração como Stakeholder no Projeto Therapy 2.0 – Counselling and Therapeutic Interactions with Digital Natives (financiado pelo programa Erasmus +). Parceiro nacional: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. | Instituto Politécnico do Porto -Escola de Saúde, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - 2022 | Como desenvolver competências académicas e profissionais? |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024 - Atual | ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação | Presidente da Mesa da Assembleia Geral |
2024 - Atual | Associação de Pais dos dos Alunos do Instituto Nun'Alvres - Colégio das Caldinhas, Santo Tirso | Presidente da Mesa da Assembleia Geral |
2021 - 2023 | Associação de Pais dos dos Alunos do Instituto Nun'Alvres - Colégio das Caldinhas, Santo Tirso | Presidente da Direção |
2015 - 2020 | Associação de Pais dos dos Alunos do Instituto Nun'Alvres - Colégio das Caldinhas, Santo Tirso | Secretaria da Mesa da Assembleia Geral |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia e Educação (revista do Departamento de Psicologia e Educação da UBI)
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2021 - Atual | Comissão Científica do 2.ºCiclo em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2021 - Atual | Coordenação da Comissão de Estágios em Psicologia Clínica e da Saúde
Coordenador
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2020 - Atual | Comissão Científica do 3.ºCiclo em Educação
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2020 - Atual | Comissão Científica do 2.º Ciclo em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2020 - Atual | Comissão Científica do 2.ºCiclo em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2020 - Atual | Comissão de Creditação do 3.º Ciclo em Educação
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2020 - Atual | Comissão de Creditação do 2.ºCiclo em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
|
|
2020 - Atual | Comissão de Creditação do 2.ºCiclo em Ensino da Filosofa no Ensino Secundário
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2016 - Atual | Comissão Científica do 1.ºCiclo em Psicologia
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2016 - 2021 | Comissão de Creditação do 1.ºciclo em Psicologia
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Perita externa em Equipa de Avaliação Externa de Escolas - IGEC |