Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- MARIA MANUELA BRONZE DA ROCHA
Nomes de citação
- ROCHA, MARIA
- BRONZE, MANUELA
- Bronze, Manuela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C51C-5E4A-4C22
- ORCID iD
- 0000-0002-6477-2670
Telefones
- Telemóvel
-
- 965087965 (Pessoal)
Moradas
- RUA DA ALEGRIA, 503, 4000- 045, PORTO, PORTO, Portugal (Profissional)
- rua COSTA CABRAL,669, 4200-224, Porto, PORTO, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/10 - 2011
Concluído
|
Modos de conocimiento en la pratica artística contemporanea / Modes of knowledge in contemporary artistic practice (Doctor)
Especialização em teatro/ artes plásticas. theatre/ visual arts
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
"Representações da Memória no Vestuário: Metáforas Pós-Modernas Nas Artes Plásticas e Cénicas
Representations of Memory in Clothing: Post-Modern Metaphors in the Visual and Performing Arts" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobressaliente c/ Laude |
1986 - 1988
Concluído
|
Master of Fine Arts in Costume Design (Master)
Especialização em design de figurino / Costume design
Boston University College of Fine Arts, Estados Unidos
"Costumes for Aristophanes BIRDS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1975 - 1980
Concluído
|
Artes Plásticas - Pintura, ciclo especial de Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Artes Plásticas / Fine Arts
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
15 VALORES |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/03/02 - 2022/05/09 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
1993 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
1990 - 1993 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2024 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
uniuversidade do porto, faculdade de belas artes do porto, Portugal | ||
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador integrado integrated researcher | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal | ||
2011/09/18 - 2022/05/09 | Direção do Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
1993/09 - 2022/05/09 | Direção da área de Figurino/ Curso de Teatro | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2025/12/31 | HUB, Journal of Research in Art, Design and Society
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de número de revista |
|
Poster em conferência |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Cenografia |
|
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/11 | Design e Processos Um testemunho pessoal na prática da metodologia projectual. Entendimentos, derivas e consequências das linguagens dramatúrgicas / Design and Processes A personal testimony in the practice of project methodology. Understandings, drifts and consequences of dramaturgical languages. | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar | Jornadas de Práticas de Investigação em Artes 2024/ Look, Think, Feel, Listen | Journeys
of Research Practices in the Arts 2024.
Centro de Cultura Politécnico do Porto, Dimitrios Andrikopoulos PhD (PORTO, Portugal)
|
2023/01/20 | Fazer de Conta Make Believe | Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes.
Jornadas de Práticas de Investigação em Artes 2024. CESEM. Dimitrios Andrikopoulos (PhD)/Journeys of Research Practices in
the Arts 2024. CESEM. Dimitrios Andrikopoulos (PhD) (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/10 - Atual | "Cenografias invisíveis ", Potencialidades de dispositivos cenográficos em espaço colectivo
"Invisible scenography", Potentials of scenographic devices in collective space
Orientador
|
Artes Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2023/11/28 | Vestuário e Género: uma abordagem referencial para um entendimento da performatividade
Clothing and Gender: a referential approach to understanding performativity
Orientador de Maria Cristina Morais Campos Gil
|
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2023/11/03 | O Fingimento como forma de representação no Figurino
Appear to be a way of representation in Costumes
Orientador de Raquel Silva de Barros Ribeiro
|
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/03/29 - 2023 | DRAMATIC ART AS A FORM OF REINTEGRATION INTO SOCIETY THE WOMEN WHO EXPERIENCED DOMESTIC VIOLENCE I SOUTHEAST EUROPE
Orientador
|
POS DOUTORAMENTO (Outra)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
2021 - 2022/11/25 | Probiótico para usar
Probiotic to use
Orientador de Clementina Delgado
|
Mestrado em Artes Cénicas/ especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021 - 2022/10/30 | Memória do corpo no Vestuário /Body memory in clothing
Orientador
|
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/05 - 2022/09 | " méta-costumes " les univers des artistes de l¿École Normale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre (ENSATT) de Lyon,
avec ceux de l¿Ecole Supérieure de Musique et des Arts du Spectacle (ESMAE) de Porto dans le FITE (Festival Internacional
de Têxteis Extraordinários)/ "meta-costumes" the universes of the artists of the Ecole Normale Supérieure des Arts et Techniques
du Théâtre (ENSATT) of Lyon, with those of the Ecole Supérieure de Musique et des Arts du Spectacle (ESMAE) of Porto in the
scope of FITE (International Festival of Extraordina
Coorientador
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização Figurino (Mestrado)
École Nationale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre, França
|
2021 - 2022/07/22 | Dilema de Cassandra: do desperdício ao figurino para uma encenação impossível
Cassandra's dilemma: from trash to costumes for an impossible performance.
Orientador de Jordann Santos
|
Mestrado em Artes Cénicas/ especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 - 2021/02/19 | A realidade e a ficção no cinema documental
Reality and fiction in documentary cinema
Orientador de Francisca Vaz do Carmo Pereira Sarmento
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017/10 - 2020 | Como as formas vestimentares ajudam a transformar o ser humano em sua relação com a força do desconhecido? Um diário de auto-bestialização
How do clothing forms help transform human beings in their relationship with the force of the unknown? A self-bestialization
diary
Coorientador
|
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/06 - 2019/10 | EXPOSIÇÃO
EXPOSITION
Orientador
|
MESTRADO ARTES CÉNICAS (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cena Tese / Dissertação
Autolysis: challenge to didascalia and dramaturgical contextualization through play with stage objects Thesis / Dissertation
Orientador
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - INTERPRETAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Gestos têxteis para uma linguagem táctil no figurino
Textile gestures for a tactile language in costumes
Orientador
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | PEÇA DE ROUPA ¿ Entre a Moda e o Figurino
ITEM OF CLOTHING Between Fashion and Costume
Coorientador de MARIA COELHO
|
Mestrado em Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2011 - 2018 | O figurino na Commedia Dell’Arte : a importância do desenho
Coorientador
|
DOUTORAMENTO DESENHO (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015 - 2017 | (Des)lugar - projeto de cenografia com idosos
(Des)lugar - scenography project with elderly people
Orientador
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - CENOGRAFIA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2015 - 2017 | Vestuário e identidade: figurinos para um Orlando
Clothing and identity: costumes for an Orlando
Orientador
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013 - 2015 | A poética do equilíbrio: o método Kum Nye na criação artística
Coorientador
|
MESTRADO EM TEATRO - INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 - 2014 | Corpos vestidos de História: Subsídios para um design de figurinos, especialização Figurino.
Orientador de Filipa Carolina Carvalho Martins
|
MESTRADO EM TEATRO especialização FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | Projeto de design de figurino para uma Flauta Mágica
Tese / Dissertação concluída em 2013
Orientador
|
MESTRADO EM TEATRO - FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2010 - 2012 | Projeto de Design de Figurino para uma Flauta Mágica,, especialização Figurino:
Orientador
|
Mestrado em Teatro, especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/16 | A expressividade da Direção de Arte na curta-metragem de ficção: As Nossas Feridas
The expressiveness of the Art Direction in the short fiction film: Our Wounds
Arguente
|
Diogo Azevedo Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2023/07/19 | A Direção de arte na curta-metragem Flowerwork
Art direction in the short film Flowerwork
Arguente
|
Vitória Teixeira da Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2023/07/19 | A direção de Arte na curta-metragem Pélago
Art direction in the short film Pélago
Arguente
|
Joana Pereira Ferreira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2020 | ART DOLLS: A BONECA COMO REFLEXO IDENTITÁRIO E SEUS DESDOBRAMENTOS NARRATIVOS
ART DOLLS: THE DOLL AS AN IDENTITY REFLECTION AND ITS NARRATIVE DEVELOPMENTS
Arguente principal
|
CYNTHIA LEVITAN (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 | O CONTRIBUTO DE Alberto Anahory (1906 a 2000) PARA O TEATRO E CINEMA PORTUGUESES
THE CONTRIBUTION OF Alberto Anahory (1906 to 2000) TO PORTUGUESE THEATER AND CINEMA
Arguente
|
Rita Anahory C. Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2018 | A direção de arte na curta-metragem de época A Lenda do Galo
The art direction in the period short film A Lenda do Galo
Arguente
|
Sofia Alexandra Mendonça Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2017 | O Figurino na Commedia dell¿Arte
Costumes in Commedia dellArte
Orientador
|
Graça Rodrigues (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DE LISBOA, FACULDADE DE BELAS ARTES, Portugal
|
2016 | A Construção do Real no Documentário: Hompesch Chez Moi
The Construction of the Real in Documentary: Hompesch Chez Moi
Arguente
|
Sara Marques Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2015 | Diálogos entre Arte e Moda en la Actualidad
Dialogues between Art and Fashion in Current Affairs
Arguente
|
Maya Estarque Marx (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
|
2014 | ‘’Ponto Cego’’ O vídeo interactivo como dispositivo cénico...
Arguente
|
Inês Alexandra Monteiro e Castro Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013 | Criança em Comunhão com a Teatralização da Música
Arguente principal
|
Carla Alexandra M. G. Coelho Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | Os Lugares do Espectáculo
Arguente
|
Mafalda Guimarães dos Santos Oliveira Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2012 | Corpos vestidos de história: subsídios para um design de figurinos
Orientador
|
Filipa Carolina Carvalho Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 | A Criação do Espaço Cénico e do Figurino no Espectáculo PETS, de Olga Roriz
Arguente
|
MARIA JOÃO VILLAS BOAS GUEDES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | PEP, AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, Comissão de Avaliação do curso de Mestrado em Artes Cénicas, ESMAE
PEP, INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT, Assessment Committee for the Masters in Performing Arts course, ESMAE
Coordenador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | |
2021/07 - 2022/10 | PEP, AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, Comissão de Avaliação do curso de Mestrado em Artes Cénicas, ESMAE
PEP, INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT, Assessment Committee for the Masters in Performing Arts course, ESMAE
Coordenador
|
a3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, , Portugal | |
2021/12/09 - 2022 | Convidada pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, integra CAE (Comissão de Avaliação Externa) equipa
de avaliação internacional para acreditação de cursos dos ciclos de estudo na área do Teatro da Esc. Superior de Teatro e
Cinema de Lisboa, 2022. Coordenação cientifico-pedagógico sob a responsabilidade da Sra. Professora Eugénica Vasques. Processo
n.º ACEF/2021/0403522 / Invited by a3ES - Higher Education Assessment and Accreditation Agency, to join the CAE
Avaliador
|
a3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, , Portugal | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior |
2016 - 2019 | CADD, comissão de auto avaliação dos Cursos de Teatro para análise da estrutura curricular e unidades curriculares .
CADD, self-evaluation committee for Theater Courses to analyze the curricular structure and curricular units.
Avaliador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
|
2013 - 2016 | PEP - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - MESTRADO EM TEATRO
http://a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=34681b75-9c6...
Membro
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | |
2002 - 2003 | Coordenadora da Comissão de Avaliação Interna do Curso de Teatro, Opção de Interpretação e de Técnica e Produção Teatral —
Cenografia, Figurino, Luz e Som e Direcção de Cena. Avaliação promovida pela ADISPOR, obedecia a um guião de elaboração a
ser presente, posteriormente, a uma Subcomissão Externa de Avaliação. Esta avaliação permitiu o alinhamento dos programas
das disciplinas relativos aos planos curriculares, bem como a sensibilização dos docentes do Curso de Teatro relativamente
Aos seus pontos fortes e fracos.
Avaliador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - Atual | INDUMENTÁRIAS CÉNICAS / SCENIC GARMENTS | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - Atual | PRODUÇÃO III (FIGURINO) PRODUCTION III (COSTUMES) | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Atual | INDUMENTÁRIA CÉNICA I | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Atual | INDUMENTÁRIA CÉNICA II | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Atual | DESIGN DE FIGURINO II | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Atual | PESQUISA ARTÍSTICA I | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS, ESPECIALIZAÇÃO FIGURINO (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Atual | PESQUISA ARTÍSTICA II | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS, ESPECIALIZAÇÃO FIGURINO (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2011 - Atual | TRABALHO FINAL ( DISSERTAÇÃO, PROJETO ou ESTÁGIO) | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2011 - Atual | TRABALHO FINAL (dissertação; projeto; estágio) | MESTRADO EM ARTES CºENICAS | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020 - 2022/07 | INTRODUÇÃO AO FIGURINO Costumes INTRODUCTION | CURSO DE TEATRO, VARIANTES CENOGRAFIA E FIGURINO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05/13 - 2022/06/03 | Membro da Comissão de avaliação concurso para bolsas de doutoramento ¿ 2022
Member of the competition evaluation committee for doctoral scholarships 2022
Vogal
|
IDIA-SG (Investigação, Desenvolvimento e Inovação Açores – Sistema de Gestão),, Portugal |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio: Melhor espetáculo de câmara no Festival Internacional ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿ (Melpomena Tavryy) e Kerson, Ucrânia. |