???global.info.a_carregar???
MANUELA BRONZE, artista plástica, figurinista e docente (aposentada a 09/05/2022), nasceu em Moçambique, vive e trabalha no Porto. Desenvolve prática e pesquisa artística com participação em workshops, seminários, congressos e exposições colectivas e individuais, bem como designer para o teatro. As suas práticas artísticas e investigação articulam-se nos campos do Teatro e das Artes Plásticas, nos seguintes domínios: materialidade, memória, design, vestuário e semiótica. No campo das Artes Plásticas, tem participado, desde 1977, em exposições colectivas, com cerâmica, desenho, pintura e gravura, em Portugal e no estrangeiro: França, Bélgica, Moçambique, Brasil, Japão e Espanha. Apresenta Exposições Individuais desde 1986: RENTE AO MURO (2023), Porto; TRABALHOS DE CASA (2021), Santa Maria da Feira; HANGED GARDENS (2018)Tóquio, Japão; ALÉM DA PAREDE (2016), Porto; MARGEM (2015), Porto ; PORTAS A DENTRO (2014), Espanha; PANO DE FUNDO (2013), Fórum Cultural de Ermesinde; LUGAR COMUM (2013), Porto; A PELE DA PERSONAGEM (2005), Exposição individual retrospectiva do trabalho como figurinista, apresentada no Centro Cultural de Ermesinde, no Teatro Rivoli do Porto / comemorações 25º ano do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) e na Bienal Internacional de Artes de Cerveira. No Design de Figurino tem trabalhado para Teatro, Ópera, Bailado e Cinema e com diversos encenadores, coreógrafos e realizadores. Habilitações Académicas: 2011- Doutorada em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Universidade de Vigo, Espanha; 1988 - Master of Fine Arts in Costume Design pela Boston University, School for Theatre Arts, U.S.A.; 1980 - Licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Docente na ESMAE (prof. coordenadora) Departamento de Teatro no Curso de Produção e Design de Figurino e no Mestrado em Artes Cénicas. É membro integrado do i2ADS, FBAUP. MANUELA BRONZE, visual artist, costume designer and teacher (retired on 05/09/2022), was born in Mozambique, lives and works in Porto. She develops artistic practice and research by participating in workshops, seminars, congresses and collective and individual exhibitions, as well as designing for theater. Her artistic practices and research are articulated in the fields of Theater and Visual Arts, in the following domains: materiality, memory, design, clothing and semiotics. In the field of Fine Arts, since 1977, she has participated in group exhibitions, with ceramics, drawing, painting and engraving, in Portugal and abroad: France, Belgium, Mozambique, Brazil, Japan and Spain. She has been presenting solo exhibitions since 1986: RENTE AO MURO (2023), Porto; HOMEWORK (2021), Sta Maria da Feira, Portugal; HANGED GARDENS (2018), Tokyo, Japan; BEYOND THE WALL (2016), Porto; MARGEM (2015), Porto; DOORS WITHIN (2014), Spain; PANO DE FUNDO (2013), Ermesinde Cultural Forum; COMMON PLACE (2013), Porto; A PELE DA PERSONAGEM (2005), Retrospective solo exhibition of her work as a costume designer, presented at the Ermesinde Cultural Center, at the Rivoli Theater in Porto / celebrations of the 25th year of FITEI (International Festival of Theater of Iberian Expression) and at the International Arts Biennial of Cerveira. In Costume Design she has worked for Theatre, Opera, Ballet and Cinema, with several directors, choreographers and directors. Academic Qualifications: 2011- PhD in Contemporary Artistic Practices from the Faculty of Fine Arts of Pontevedra, University of Vigo, Spain; 1988 - Master of Fine Arts in Costume Design from Boston University, School for Theater Arts, U.S.A.; 1980 - Degree in Fine Arts from the Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Lecturer at ESMAE (coordinating professor) Theater Department in the Production and Costume Design Course and in the Masters in Performing Arts. She is an integrated member of i2ADS, FBAUP.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA MANUELA BRONZE DA ROCHA

Nomes de citação

  • ROCHA, MARIA
  • BRONZE, MANUELA
  • Bronze, Manuela

Identificadores de autor

Ciência ID
C51C-5E4A-4C22
ORCID iD
0000-0002-6477-2670

Telefones

Telemóvel
  • 965087965 (Pessoal)

Moradas

  • RUA DA ALEGRIA, 503, 4000- 045, PORTO, PORTO, Portugal (Profissional)
  • rua COSTA CABRAL,669, 4200-224, Porto, PORTO, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/10 - 2011
Concluído
Modos de conocimiento en la pratica artística contemporanea / Modes of knowledge in contemporary artistic practice (Doctor)
Especialização em teatro/ artes plásticas. theatre/ visual arts
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
"Representações da Memória no Vestuário: Metáforas Pós-Modernas Nas Artes Plásticas e Cénicas Representations of Memory in Clothing: Post-Modern Metaphors in the Visual and Performing Arts" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente c/ Laude
1986 - 1988
Concluído
Master of Fine Arts in Costume Design (Master)
Especialização em design de figurino / Costume design
Boston University College of Fine Arts, Estados Unidos
"Costumes for Aristophanes BIRDS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1975 - 1980
Concluído
Artes Plásticas - Pintura, ciclo especial de Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Artes Plásticas / Fine Arts
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
15 VALORES
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/02 - 2022/05/09 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1993 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1990 - 1993 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2024 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
uniuversidade do porto, faculdade de belas artes do porto, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador integrado integrated researcher Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2011/09/18 - 2022/05/09 Direção do Mestrado em Artes Cénicas Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1993/09 - 2022/05/09 Direção da área de Figurino/ Curso de Teatro Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2025/12/31 HUB, Journal of Research in Art, Design and Society
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. BRONZE, MANUELA. "Margarida Reis e os fios das escritas do sol e da lua /Margarida Reis and the writing threads of the sun and moon". Trabalho apresentado em A via das ma´scaras: as artes em Congresso no CSO 2021. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes, LISBOA, 2021.
    Publicado
  2. BRONZE, MANUELA; Sousa, Carolina Oliveira Marques de. "Helena Cardoso: impressões da paisagem e texturas entretecidas Helena Cardoso: impressions of the landscape and interwoven textures". Trabalho apresentado em CSO – Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, LISBOA, 2019.
    Publicado
  3. BRONZE, MANUELA. "Henrique Silva: PINTURA TRANSFIGURADA. Henrique Silva: TRANSFIGURED PAINTING,". Trabalho apresentado em CSO CONGRESSO Internacional Criadores sobre Outras Obras. CSO International Creators Congress on Other Works, LISBOA, 2017.
    Publicado
  4. BRONZE, MANUELA. "Dentro e Fora de Cena: Figurinos de António Lagarto. Inside and Outside the Scenes: Costumes by António Lagarto". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Criadores sobre Outras Obras, CSO. International Congress of Creators on Other Works, CSO, LISBOA, 2015.
    Publicado
  5. ROCHA, MARIA. "A palavra e o figurino: questões processuais da experiência de uma figurinista. The word and the costume: procedural issues of a costume designer’s experience,". Trabalho apresentado em Figurinus: o corpo em cena. Costumes: the body on stage, 2014.
    Submetido
  6. BRONZE, MANUELA. "Pano de Terra: matéria e metáfora na obra de A.C.". Trabalho apresentado em CSO – Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, LISBOA, 2014.
    Publicado
  7. BRONZE, MANUELA. "SAUDADE, uma dimensão aporética na obra de Julião Sarmento". Trabalho apresentado em CSO – Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, LISBOA, 2013.
    Publicado
  8. BRONZE, MANUELA. "O RIO DO OURO: uma ideia de paisagem THE OURO RIVER: an idea of ¿¿landscape". Trabalho apresentado em CSO – Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, LISBOA, 2013.
    Publicado
  9. BRONZE, MANUELA. "ALICE... Uma leitura para o reconhecimento da Teatralidade num conjunto de obras de António Bronze. ALICE... A reading to recognize Theatricality in a set of works by António Bronze". Trabalho apresentado em CSO – Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, 2012.
    Publicado
  10. BRONZE, MANUELA. "Um Teatro Intimista: ou o jogo entre imagem e palavra no livro de artista. An Intimate Theater: or the game between image and word in the artist's book". Trabalho apresentado em CSO – Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, LISBOA, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vieira Francisco, Orlando; Amado, Pedro; Cruz, Filipa; Fava, Fabrício; Bronze, Manuela. "Editorial (Distance Issue)". HUB ¿ Journal of Research in Art, Design and Society 1 1 (2023): https://www.researchcatalogue.net/view/2450080/2450081.
    Publicado • Editor
  2. ROCHA, MARIA. "O OBJETO ESTÁ PRESENTE. THE OBJECT IS PRESENT". RHINOCERUS 1 1 (2022): 158-161. https://journals.ipl.pt/rhinocervs/issue/view/1C.
    Acesso aberto • Publicado
  3. ROCHA, MARIA; Sousa, Carolina Oliveira Marques de. "Helena Cardoso: impressões da paisagem e texturas entretecidas / Helena Cardoso: impressions of the landscape and interwoven textures". ISBN: 978-989-8944-213-9 — Livro de Resumos. CSO’2019, X Congresso Internacional Criadores sobre Outras Obras (2019): https://www.belasartes.ulisboa.pt › cso2019.
    Acesso aberto • Publicado
  4. BRONZE, MANUELA. "EURÍDICE após ORFEU: Um modo de começar e acabar / EURIDICE after ORPHEUS: A way of beginning and ending". CADERNOS IRI: Imagens do Real Imaginado 2 (2018): https.//parc.ipp.pt/index.php/ciri/issue/view/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. ROCHA, MARIA. "Henrique Silva: PINTURA TRANSFIGURADA. Henrique Silva: TRANSFIGURED PAINTING". GAMA Estudos Artísticos,, semestral issbn2182-8539, 101-109. janeiro-junho 2017. CIEBA-FBAUL vol.5 9 (2017): http://gama.fba.ul.pt/G_v5_iss9.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. ROCHA, MARIA. "Dentro e Fora de Cena: Figurinos de António Lagarto Inside and Outside the Scenes: Costumes by António Lagarto". GAMA Estudos Artísticos, 27-32. julho-dezembro 2015, 66-73. vol.3 6 (2015): chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://gama.belasartes.ulisboa.pt/G_v3_iss6.pdf.
    Publicado
  7. ROCHA, MARIA. "Pano de Terra: matéria e metáfora na obra de A.C. Stage cloth: matter and metaphor in the work of A.C.". GAMA Estudos Artísticos, Congresso CSO, FBAUL vol.2 4 (2014):
    Acesso aberto • Publicado
  8. ROCHA, MARIA. "SAUDADE, uma dimensão aporética na obra de Julião Sarmento. SAUDADE, an aporetic dimension in the work of Julião Sarmento". Revista: ESTÚDIO 7 Artistas Sobre outras Obras,ISSN 1647-6158, e-ISSN 1647-7316, Fac, Belas Artes, Lisboa vol. 4 152-158 (2013):
    Acesso aberto • Publicado
  9. ROCHA, MARIA. "O RIO DO OURO: uma ideia de paisagem THE OURO RIVER: an idea of ¿¿landscape". ESTÚDIO 8 Artistas Sobre outras Obra, ISSN 1647-6158 e ISSN 1647-7316, Faculdade de Belas Artes, Lisboa. vol.4 pp 88-94. (2013):
    Acesso aberto • Publicado
  10. ROCHA, MARIA. "Um Teatro Intimista: ou o jogo entre imagem e palavra no livro de artista". ESTÚDIO 6 Artistas Sobre outras Obras, ISSN 1647-6158, e-ISSN 1647-7316, Fac. Belas Artes Lisboa vol. 3 pp241-246. (2012):
    Publicado
  11. ROCHA, MARIA. "ALICE... Uma leitura para o reconhecimento da Teatralidade num conjunto de obras de António Bronze ALICE... A reading to recognize Theatricality in a set of works by António Bronze". ESTÚDIO 5 Artistas Sobre outras Obras, ISSN 1647-6158, Fac. de Belas Artes, Lisboa. vol. 3 pp 43- 49 (2012):
    Acesso aberto • Publicado
  12. ROCHA, MARIA. "Um guarda-roupa para O Teatro no Pais dos Mortos¿A wardrobe for The Theater in the Land of the Dead¿". revista ADÁGIO Nº42 (2007):
    Acesso aberto • Publicado
Catálogo de exposição
  1. BRONZE, MANUELA. RENTE AO MURO/CLOSE TO THE WALL. Galeria Serpente Contemporânea, 2023.
  2. Baptista, Adriana; Lages, Paulo ; Ferreira, Gil. TRABALHOS DE CASA /HOMEWORK. Biblioteca Municipal Santa Maria da Feira Câmara Municipal, 2021.
  3. BRONZE, MANUELA. Hanged Gardens. B-gallery, Tokio, Japan, 2019.
  4. ROCHA, MARIA. ANTÓNIO BRONZE_DESENHOS e um painel de afetos /ANTÓNIO BRONZE_DRAWINGS and a panel of affections. CAMARA MUNIC. DE AMARANTE - MUSEU MUNIC. AMADEO SOUZA CARDOSO, 2018.
  5. ROCHA, MARIA; Pereira, Leonor; MELO, DUARTE MANUEL ESPIRITO SANTO; SOARES DE SOUSA. As pinturas de António Eduardo Soares de Sousa, Catálogo da Exposição: ANTÓNIO EDUARDO Em Três Estações The paintings of António Eduardo Soares de Sousa, Exhibition Catalog: ANTÓNIO EDUARDO Em Três Estações. Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, novembro., 2018.
  6. ROCHA, MARIA. Escritas do Sol: Bordados Encantados (Margarida Reis). Writings of the Sun: Enchanted Embroidery (Margarida Reis),. Catálogo da Exposição, XVIII Bienal de Cerveira 2015, 2015.
  7. ROCHA, MARIA. Verónica Leonor: JÓIAS DO SEU ENCANTAMENTO Verónica Leonor: JEWELS OF HER ENCHANTMENT. catálogo da Exposição, Coop. Árvore, Outubro, 2015.
  8. ROCHA, MARIA; VV. AA.. Encantatória Lição. Enchanting Lesson. De Matrix a Bela Adormecida (António Lagarto). Catálogo da CML/MUDE Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo e Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa., 2015.
  9. ROCHA, MARIA. Esboço para um figurino. Sketch for a costume,. Casa Museu Teixeira Lopes, V. N. Gaia, Henrique Silva: UM PERCURSO, 2011, 2011.
Edição de número de revista
  1. Fava, Fabrício; Cruz, Filipa; Amado, Pedro; Orlando, Francisco. "Autumn 2023, Distance". HUB - Journal of Research in Art, Design and Society 1 1 (2023): https://i2ads.up.pt/hub/issue-1.html.
    Publicado • Co-editor
  2. Cruz, Filipa; Fava, Fabrício; Bronze, Manuela; Vieira Francisco, Orlando; Amado, Pedro. "HUB Journal of Research in Art, Design and Society". 1 0 (2023): https://i2ads.up.pt/hub/issue-0.html.
    Publicado • Co-editor
  3. Vieira Francisco, Orlando; Cruz, Filipa; Bronze, Manuela; Fava, Fabrício; Amado, Pedro. "Spring 2023 - Inaugural Issue". HUB - Journal of Research in Art, Design and Society 1 0 (2023): https://i2ads.up.pt/hub/.
    Publicado • https://doi.org/10.22501/hub
Poster em conferência
  1. BRONZE, MANUELA. "ESMAE and some theater companies from the North of Portugal. The creative process of a costume designer,Osaka University of Arts invitationA ESMAE e algumas companhias de Teatro do Norte de Portugal. O processo criativo de uma figurinista,Osaka University of Arts invitation". Trabalho apresentado em (the same), 2019.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. ROCHA, MARIA. ALÉM DA PAREDE (2016)/ exposição individual /pintura, desenho e têxteis / Galeria Porto Oriental.
  2. ROCHA, MARIA. PANO EM DDR (2016), DOMINGOS REBELO: Porventura um sonhador/Desafiar perímetros: diálogos, a convite do Museu Carlos Machado, Ponta Delgada e integra a exposição — com a obra.
  3. ROCHA, MARIA. MARGEM (2015)/ exposição individual/ pintura, panos e papéis / Esteta Galeria, Porto,.
  4. ROCHA, MARIA. PANO DE FUNDO (2014)/ exposição individual – pintura; panos, Centro Cultural de Ermesinde;.
  5. ROCHA, MARIA. PORTAS ADENTRO(2014), exposição individual/pintura; curadoria Cristina Lobeto, Galeria Municipal, Santillana del’ Mar e Madrid, Espanha..
  6. ROCHA, MARIA. LUGAR-COMUM(2013), exposição individual, panos e papéis (pintura, bordado, assemblage; colagem s/ serigrafia) Galeria Serpente Por.
  7. ROCHA, MARIA. CROMOS SEM CARTILHA (2002), exposição individual, Galeria Municipal de Exposições em Alhandra; Esteta Galeria no Porto;.
  8. ROCHA, MARIA. A PELE DA PERSONAGEM ( 1999, 2001), exposição individual, Design de Figurinos/Centro Cultural de Ermesinde, C. Municipal e Coop Arvore, Porto ipal de Valongo;.
  9. ROCHA, MARIA. APARTAMENTO (1998), exposição individual – Pintura, Esteta Galeria, Porto.
  10. ROCHA, MARIA. VISITA BREVE (1995), exposição individual, Pintura/ Galeria da Cooperativa Árvore, Porto.
  11. ROCHA, MARIA. GRAVURA(1994),ex posição individual na Galerie du Centre Culturel de Wégimont, Bélgica e Galerie des Assurrances Fédéra.
  12. ROCHA, MARIA. VISITA BREVE(1995), exposição individual, Pintura /Galeria da Cooperativa Árvore, Porto.
  13. ROCHA, MARIA. TERRAÇO de HISTÓRIAS (1992),exposição Individual,Pintura /Galeria Municipal de Vila Franca de Xira..
  14. ROCHA, MARIA. A CASA DE BERNARDA ALBA (1990), exposição individual, Pintura e Instalação/ Galeria da Cooperativa Árvore, Porto;.
  15. BRONZE, MANUELA. CARTAS DO MEU JARDIM (1986), exposição individual, pintura/ Galeria EG, Porto.
Cenografia
  1. PIAZZOLLA, António Salgado (Escritor / Produtor). 2024. MARIA DE BUENOS AIRES (figurinos/costumes), encenação/ direction: António Salgado.
  2. S. Beckett, Comp. Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2024. ENDGAME (figurinos/costumes), encenação/ direction: Sílvia Brito.
  3. Heinrich von Kleist / CTB-Companhia de Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2024. ANFITRIÃO (cenário e figurinos/ set and costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  4. Shakespeare/ Filho Do Meio Teatro (Escritor / Produtor). 2024. NOITE DE REIS/ TWELTHNIGHT versão celebrativa/celebratory version (cenário e figurinos/set and costumes), encenação/direction. Luis Moreira.
  5. Tchekhov / Teatro Nacional de Karshi / Usbequistão (Escritor / Produtor). 2023. PEDIDO & CASAMENTO / PROPOSAL & MARRIAGE (cenário e figurinos/ set and costumes), encenação/ direction: Rui Madeira.
  6. colectivo / CTB, Theatro Circo, Braga (Escritor / Produtor). 2023. A MESA, um lugar onde/ THE TABLE, aplace where (cenário e figurinos/ set and costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  7. H. Ibsen / Akroama TEATRO, CTB-Companhia de Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2022. A CASA ROSMER/ROSMERSHOLM (cenário e figurinos/ set and costumes), encenação/ direction: Rui Madeira.
  8. Ministério da Cultura, dst group; Aristófanes / CTB-Companhia de Teatro de Braga / (Escritor / Produtor). 2022. OS PÁSSAROS/ THE BIRDS (cenário e figurinos/set and costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  9. Ministério da Cultura, dst group; Juan Mayorga / CTB-Companhia de Teatro de Braga, Mosteiro de Tibães /Encenação: Ignácio Garcia (Escritor / Produtor). 2022. A LÍNGUA EM PEDAÇOS /TONGUE IN PIECES (figurinos/ costumes), encenação/direction: Ignácio Garcia.
  10. Francisco Sá Noronha (música), Artur Azevedo (libreto)/ MusiCamera_produções (Escritor / Produtor). 2022. OS NOIVOS/BRIDE AND GROOM, opereta, (figurinos/costumes), encenação/direction: António Durães.
  11. Ministério da Cultura, dst group; Albert Camus / CTB- Companhia de Teatro de Braga / (Escritor / Produtor). 2021. CALÍGULA (figurinos/costumes), encenação/direction: MANUEL GUEDE OLIVA.
  12. A. Strindberg / CTB-Companhia de Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2021. A MAIS FORTE + PÁRIA /THE STRONGEST+PARIA(figurinos e cenografia/set and costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  13. MAX AUB / Comp. de Teatro de Braga, CTB (Escritor / Produtor). 2020. DE ALGUM TEMPO A ESTA PARTE /FROM SOME TIME TO THIS PART (figurinos/costumes), encenação/direction: IGNÁCIO GARCIA.
  14. Eurípedes / CTB - Comp. de Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2020. AS TROIANAS /THE TROJANS (cenário e figurinos/set and costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  15. BÁRBARA CÓLIO / CTB - COMP. TEATRO DE BRAGA (Escritor / Produtor). 2019. HUMIDADE/HUMIDITY (figurinos/costumes), encenação/direction: RUI MADEIRA.
  16. H. Ibsen / Teatro Akroama, Cagliari, Sardenha / CTB - Companhia de Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2019. SPETTRI /SPECTRA (figurinos/costumes), encenação/direction: Rui madeira.
  17. libreto: Ayres D'Abreu; libreto: Ayres D¿Abreu / projeto Criatório, CMP, THSC Porto (Escritor / Produtor). 2018. NINGUÉM E TODO O MUNDO/NO ONE AND EVERYONE, ópera (figurinos, costumes), encenação/direction: António Durães.
  18. Roland Schimmelpfennig / Companhia de Teatro de Braga (Escritor / Produtor). 2018. A ANTIGA MULHER/THE FORMER WOMAN (figurinos/costumes), encenação/direction: Toni Cafiero,.
  19. Offenbach /Teatro Constantino Nery, Matosinhos / (Escritor / Produtor). 2018. POMME D'API, ópera de bolso, (figurinos), encenação/direction: Inês Vicente.
  20. Abel Neves/ Companhia de Teatro de Braga/ (Escritor / Produtor). 2018. ANTÓNIO E BEATRIX (figurinos, costumes), encenação, direction: Rui Madeira,.
  21. Camilo Castelo Branco / Companhia de Teatro de Braga, Projeto Pedagógico (Escritor / Produtor). 2017. AMOR DE PERDIÇÃO/LOVE OF PERDITION (figurinos/costumes), encenação/direction: Sílvia Brito.
  22. J. Genet / CTB-Companhia de Teatro de Braga, Theatro Circo (Escritor / Produtor). 2016. AS CRIADAS/THE MAIDS (figurinos/costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  23. Abel Neves / Companhia de Teatro de Braga, Theatro Circo, Braga (Escritor / Produtor). 2016. AINDA O ÚLTIMO JUDEU E OS OUTROS/STILL THE LAST JEW AND THE OTHERS (figurinos, costumes), encenação/direction: Abel Neves.
  24. Virgílio Alberto Vieira / Companhia de Teatro de Braga / Theatro Circo (Escritor / Produtor). 2015. ORATÓRIA DO VENTO/ORATORY OF THE WIND (figurinos, costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  25. Hildegard von Bingen / ESMAE, TNSJ / (Escritor / Produtor). 2015. ORDO VIRTUTUM (figurinos/costumes), encenação/direction: Cláudia Marisa.
  26. Thomas Bernhard / Theatro Circo, Braga / (Escritor / Produtor). 2015. NO ALVO/ON TARGET (figurinos/costumes), encenação/direction: Rui Madeira.
  27. Sé Catedral do Porto/ (Escritor / Produtor). 2014. SANTA MARIA DO PORTO: o tempo e a memória/(...)time and memory (figurinos, costumes), encenação/direction: Júlio Cardoso.
  28. Jeffrey Hatcher/ Theatro Circo, Braga / (Escritor / Produtor). 2014. UM PICASSO/ONE PICASSO (figurinos/costumes), encenação/direction: Eduardo Tolentino de Araújo.
  29. Paulo Rocha / SUMA filmes, ICA, (longa metragem) / (Escritor / Produtor). 2013. SE EU FOSSE LADRÃO, ROUBAVA (Figurinos), realizador/film director: Paulo Rocha(1935-2012).
  30. EURÍDICE APÓS ORFEU, direção/trabalho colaborativo: Dimitris Andrikopoulos, Ângela da Ponte, Cláudia Marisa, Rui Damas, Carlos Silva, residência artística Caldas da Rainha. (Escritor / Produtor). 2013. EURÍDICE APÓS ORFEU (cenário e figurinos). EURYDICE AFTER ORPHEUS (set and costumes).
  31. Bach (cantata) e Vivaldi (stabat mater) / ESMAE, Igreja das Taipas (Escritor / Produtor). 2013. DOLOROSA SPECIOSA (figurinos/costumes), coreografia/choreography: Cláudia Marisa.
  32. Gil Vicente/Teatro Palmilha Dentada, Guimarães Capital Europeia da Cultura/ (Escritor / Produtor). 2012. A FARSA DE INÊS PEREIRA (figurinos/costumes), encenação/direction: Ricardo Alves.
  33. Júnior Sampaio / ENTREtanto Teatro (Escritor / Produtor). 2011. A BAILARINA VAI ÀS COMPRAS (figurinos/costumes), encenação/direction: Rita Lello.
  34. Joseph Danan/Teatro da Rainha, TNSão João, Porto (Escritor / Produtor). 2011. JOJO, O REINCIDENTE (figurinos/costumes)), encenação/direction: F. Mora Ramos.
  35. António Patrício/CENDREV / (Escritor / Produtor). 2009. O FIM/ THE END (figurinos/costumes), encenação/direction: Vítor Zambujo.
  36. Agustina Bessa Luís/ Seiva Trupe, Porto/ (Escritor / Produtor). 2008. ESTADOS ERÓTICOS IMEDIATOS DE SOREN KIERKEGARD (figurinos/costumes), encenação/direction: Roberto Merino.
  37. Pablo Neruda/ Teatro Art¿Imagem e Teatro Nacional S. João, Porto/ (Escritor / Produtor). 2007. FULGOR E MORTE DE JOAQUIM MURIETA (figurinos), encenação/ direction Roberto Merino FULGOR AND DEATH OF JOAQUIM MURIETA (costumes).
  38. C. Goldoni / CENDREV e Teatro Nacional D. Maria, Lisboa/ (Escritor / Produtor). 2007. CRIADAS PARA TODO O SERVIÇO (figurinos/costumes), encenação/direction: José Peixoto.
  39. Marivaux / CENDREV, Évora/ (Escritor / Produtor). 2007. A SEGUNDA SURPRESA DO AMOR (Cenário e Figurinos/Set and Costumes), encenação/direction: Mário Barradas.
  40. Carl Djerassi/ Seiva Trupe, Teatro Campo Alegre/ encenação Júlio Cardoso (Escritor / Produtor). 2006. OXIGÉNIO (figurinos).
  41. António Patrício e Carlos Marecos/ Fundação D.Luís I/ encenação Paulo Lages (Escritor / Produtor). 2005. O FIM - ÓPERA ÍNTIMA (figurinos).
  42. Armando N. Rosa/ CENDREV, Évora/ encenação de Paulo Lages (Escritor / Produtor). 2005. O EUNUCO DE INÊS DE CASTRO (figurinos).
  43. Carl Orff/ C.P.Opera, Coliseu, Porto, Vigoleno, Itália/ encenação Mietta Corli, (Escritor / Produtor). 2003. CARMINA BURANA (figurinos).
  44. Teresa Duarte (poema), música Carlos Marecos/ CULTURGEST – A música que há-de vir/ encenação de Paulo Lages (Escritor / Produtor). 2003. CAMINHO AO CÉU (figurinos).
  45. Saguenail/ curta-metragem/ realização Saguenail (Escritor / Produtor). 2003. ANTES DE AMANHÃ (figurinos).
  46. Paulo Rocha/ ICA, SUMA filmes ( longa metragem) / realização Paulo Rocha (Escritor / Produtor). 2003. VANITAS,( figurinos, direcção artística);.
  47. Kurt Weill/ ópera - CasadaMúsica/ProjectoEducativo/ encenação Paulo Lages (Escritor / Produtor). 2003. O QUE DIZ SIM (figurinos).
  48. Fernando Lapa, Carlos Guedes e Carlos Azevedo; libreto de Regina Guimarães / CASA da Música (Escritor / Produtor). 2002. DEMOLIÇÃO, ópera (figurinos).
  49. Mozart/ encenação Mietta Corli/ Coliseu do Porto, Círculo Portuense de Ópera (C.P.O.) (Escritor / Produtor). 2002. BODAS DE FÍGARO, ópera (figurinos).
  50. Pergolesi, Carlos Marecos /Palácio da Ajuda, Lisboa/ encenação Paulo Lages (Escritor / Produtor). 2002. LA SERVA PADRONA, ópera buffa (figurinos).
  51. Puccini/ Coliseu do Porto, Círculo Portuense de Ópera (C.P.O.)/ encenação Joseph Franconi Lee (Escritor / Produtor). 2002. TOSCA, ópera (figurinos).
  52. Regina Guimarães e Saguenail / Companhia de Teatro de Braga/ encenação Rui Madeira (Escritor / Produtor). 2001. PINTURA AMERICANA (figurinos).
  53. Hans Krasa/ Casa da Música, Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura/ encenação Paulo Lages (Escritor / Produtor). 2001. BRUNDIBÁR, ópera (figurinos).
  54. Verdi/ Coliseu do Porto, Círculo Portuense de Ópera (CPO)/ encenação Tim Coleman (Escritor / Produtor). 2001. FALSTAFF, ópera ( figurinos).
  55. Peter Shaffer/ Companhia Seiva Trupe, programa do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura/ encenação Carlos Avilez (Escritor / Produtor). 2001. AMADEUS (figurinos).
  56. Collodi/ Centro de Dança do Porto, Teatro Rivoli, Porto/ coreografia Teresa Vieira (Escritor / Produtor). 2000. PINÓQUIO (Figurinos e Cenografia).
  57. Puccini/ Coliseu do Porto, Círculo Portuense de Ópera (CPO) /encenação Jorge Vaz de Carvalho (Escritor / Produtor). 2000. LA BHOÈME, ópera (figurinos).
  58. Alfred Jarry, Teatro Art’Imagem, Porto/ encenação Roberto Merino (Escritor / Produtor). 2000. REI UBU (figurinos).
  59. Henrique/ Rádio Televisão Portuguesa /realização Henrique Oliveira (Escritor / Produtor). 1999. MAJOR ALVEGA, 2ª série de episódios (figurinos).
  60. Mozart / Coliseu do Porto, Círculo Portuense de Ópera (C.P.O) / encenação de Tim Coleman (Escritor / Produtor). 1999. D. GIOVANNI, ópera (figurinos).
  61. Paulo Rocha / SUMA filmes, ICA, (longa metragem) / realização Paulo Rocha(1935-2012) (Escritor / Produtor). 1999. RAIZ DO CORAÇÃO, filme (figurinos).
  62. Bizet/ Coliseu do Porto,Círculo Portuense de Ópera (C.P.O.) / encenação de Tim Coleman (Escritor / Produtor). 1998. CÁRMEN, ópera (figurinos).
  63. Garcia Lorca/ Teatro Art’Imagem, Porto/ encenação Roberto Merino (Escritor / Produtor). 1998. D. PERLIMPIM COM BELLISSA EM SEU JARDIM (figurinos).
  64. Paulo Rocha / SUMA filmes, ICA, (longa metragem) / realizador de Paulo Rocha(1935-2012) (Escritor / Produtor). 1998. O RIO DO OURO, filme (figurinos).
  65. G. Donizetti/ CPO, Europarque Vila da Feira/ encenação Tim Coleman (Escritor / Produtor). 1997. L’ELISIR D’AMORE, ópera (figurinos).
  66. Verdi /Círculo Portuense de Ópera, Europarque, Vila da Feira/ encenação João Paes (Escritor / Produtor). 1996. TRAVIATA, ópera (figurinos).
  67. Luis Araújo/ TEP, Casa das Artes, Porto/ encenação Acácio de Carvalho (Escritor / Produtor). 1995. VANZETTI (figurinos).
  68. Slawomir Mrozek/ TEP, Casa das Artes, Porto/ encenação Hélder Costa (Escritor / Produtor). 1995. OS POLÍCIAS (figurinos).
  69. Menotti /CPO, Aud. Nacional Carlos Alberto, Porto / encenação Denis Krief (Escritor / Produtor). 1995. AMAHL E OS VISITANTES DA NOITE (figurinos).
  70. Luigi Pirandello /Culturgest, 1994 - Lisboa Capital da Cultura/ encenação Fernando Mora Ramos (Escritor / Produtor). 1994. ESTA NOITE IMPROVISA-SE (figurinos).
  71. Almeida Garrett / TEP., Casa das Artes, Porto/ encenação Acácio de Carvalho (Escritor / Produtor). 1994. FREI LUÍS DE SOUSA (figurinos).
  72. Jean-Pierre Sarrazac/ TEP, Casa das Artes, Porto/ encenação Fernando Mora Ramos (Escritor / Produtor). 1994. A PAIXÃO DO JARDINEIRO (figurinos).
  73. Alice Vieira / TEP, Casa das Artes, Porto / adaptação e encenação Acácio de Carvalho (Escritor / Produtor). 1994. EL-REI TADINHO (figurinos).
  74. Carlo Goldoni/ TEP, Esc. Académica, Porto/ encenação Nino Mangano (Escritor / Produtor). 1993. A ESCOLA DE DANÇA (figurinos).
  75. Mozart /CPO, Porto / encenação Denis Krief (Escritor / Produtor). 1991. COSI FAN TUTTE, ópera (figurinos).
  76. A. Borges Coelho / CDIAG - Amadora/ encenação de José Peixoto e José Martins (Escritor / Produtor). 1989. O PRÍNCIPE PERFEITO (figurinos).
  77. Wolfgang Borchert/ Huntington Theatre, Boston, USA / encenação de W. A. Finlay, (Escritor / Produtor). 1988. THE OUTSIDER (figurinos).
  78. Glória M. White/ Lyric Stage, Boston, USA / encenação Rylan Brenner (Escritor / Produtor). 1987. DOUBLE IMAGE (figurinos).
  79. Pierre Corneille / Companhia Profissional do Centro Cultural de Évora, CDIAG / encenação Mário Barradas. (Escritor / Produtor). 1984. HORÁCIO (figurinos).
  80. Pierre Corneille / CENA, Porto / encenação Mário Barradas (Escritor / Produtor). 1983. A ILUSÃO CÓMICA (figurinos).
  81. Jean Pierre Sarrazac / Companhia Profissional de Teatro CENA Porto/ encenação Fernando Mora Ramos (Escritor / Produtor). 1982. LÁZARO TAMBÉM SONHAVA COM ELDORADO (figurinos).
Exposição artística
  1. José Camões. Exposição Gil Vicente: Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu (teatro /colectiva). 2023.
  2. IDENTIDADES; i2ADS.; UNIVERSIDADE DO PORTO. OBRA-DÁDIVA (artes plásticas, colectiva). 2023.
  3. Exposição REVOLUÇÃO - 50 ANOS, 50 ARTISTAS ( pintura, colectiva). REVOLUTION Exhibition - 50 YEARS, 50 ARTISTS (painting, collective). 2023.
  4. RENTE AO MURO/CLOSE TO THE WALL (pintura, individual/paintings/solo exibit). 2023.
  5. Exposição Artistas Convidados (pintura, colectiva). Guest Artists Exhibition (painting, collective). 2022.
  6. Adriana Baptista. TRABALHOS DE CASA /HOMEWORK (pintura; individual/paintings; solo exibit). 2021.
  7. Exposição de Artistas Convidados (pintura, colectiva). Exhibition of Guest Artists (painting, collective). 2020.
  8. HANGED GARDENS (pintura; individual/paintings; solo exibit)). 2019.
  9. Exposição Artistas Convidados (pintura, colectiva) Exhibition of Guest Artists (painting, collective). 2017.
  10. ALÉM DA PAREDE/Beyond the Wall (pintura; individual/paintings; solo exibit). 2016.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2019. "DESPIDOS DE CONTEXTO - Alguns Figurinos da ESMAE/DEVOTED OF CONTEXT - Some Costumes belonging to ESMAE Curadoria/Curator: Manuela Bronze". In Despidos de Contexto.
  2. 2015. "Costurar personagens - Roupa de cena do curso de Teatro da ESMAE¿. Curadoria: Manuela Bronze. Sewing characters - Stage costumes from the ESMAE¿ Theater course. Curator: Manuela Bronze". In Costurar Personagens. Sewing characters.
  3. 2014. "Preparos para Commedia /Exposição de figurinos, curadoria: Manuela Bronze. Preparations for Comedy / Costume exhibition, curated by: Manuela Bronze". In Preparos para Commedia / Preparations for Commedia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/11 Design e Processos Um testemunho pessoal na prática da metodologia projectual. Entendimentos, derivas e consequências das linguagens dramatúrgicas / Design and Processes A personal testimony in the practice of project methodology. Understandings, drifts and consequences of dramaturgical languages. Olhar, Pensar, Sentir, Escutar | Jornadas de Práticas de Investigação em Artes 2024/ Look, Think, Feel, Listen | Journeys of Research Practices in the Arts 2024.
Centro de Cultura Politécnico do Porto, Dimitrios Andrikopoulos PhD (PORTO, Portugal)
2023/01/20 Fazer de Conta Make Believe Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes. 
Jornadas de Práticas de Investigação em Artes 2024. CESEM. Dimitrios Andrikopoulos (PhD)/Journeys of Research Practices in the Arts 2024. CESEM. Dimitrios Andrikopoulos (PhD) (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/10 - Atual "Cenografias invisíveis ", Potencialidades de dispositivos cenográficos em espaço colectivo "Invisible scenography", Potentials of scenographic devices in collective space
Orientador
Artes Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2023/11/28 Vestuário e Género: uma abordagem referencial para um entendimento da performatividade Clothing and Gender: a referential approach to understanding performativity
Orientador de Maria Cristina Morais Campos Gil
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2023/11/03 O Fingimento como forma de representação no Figurino Appear to be a way of representation in Costumes
Orientador de Raquel Silva de Barros Ribeiro
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/03/29 - 2023 DRAMATIC ART AS A FORM OF REINTEGRATION INTO SOCIETY THE WOMEN WHO EXPERIENCED DOMESTIC VIOLENCE I SOUTHEAST EUROPE
Orientador
POS DOUTORAMENTO (Outra)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2021 - 2022/11/25 Probiótico para usar Probiotic to use
Orientador de Clementina Delgado
Mestrado em Artes Cénicas/ especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 - 2022/10/30 Memória do corpo no Vestuário /Body memory in clothing
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/05 - 2022/09 " méta-costumes " les univers des artistes de l¿École Normale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre (ENSATT) de Lyon, avec ceux de l¿Ecole Supérieure de Musique et des Arts du Spectacle (ESMAE) de Porto dans le FITE (Festival Internacional de Têxteis Extraordinários)/ "meta-costumes" the universes of the artists of the Ecole Normale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre (ENSATT) of Lyon, with those of the Ecole Supérieure de Musique et des Arts du Spectacle (ESMAE) of Porto in the scope of FITE (International Festival of Extraordina
Coorientador
Mestrado em Artes Cénicas, especialização Figurino (Mestrado)
École Nationale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre, França
2021 - 2022/07/22 Dilema de Cassandra: do desperdício ao figurino para uma encenação impossível Cassandra's dilemma: from trash to costumes for an impossible performance.
Orientador de Jordann Santos
Mestrado em Artes Cénicas/ especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 - 2021/02/19 A realidade e a ficção no cinema documental Reality and fiction in documentary cinema
Orientador de Francisca Vaz do Carmo Pereira Sarmento
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017/10 - 2020 Como as formas vestimentares ajudam a transformar o ser humano em sua relação com a força do desconhecido? Um diário de auto-bestialização How do clothing forms help transform human beings in their relationship with the force of the unknown? A self-bestialization diary
Coorientador
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/06 - 2019/10 EXPOSIÇÃO EXPOSITION
Orientador
MESTRADO ARTES CÉNICAS (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - 2018 Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cena Tese / Dissertação Autolysis: challenge to didascalia and dramaturgical contextualization through play with stage objects Thesis / Dissertation
Orientador
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - INTERPRETAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - 2018 Gestos têxteis para uma linguagem táctil no figurino Textile gestures for a tactile language in costumes
Orientador
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - 2018 PEÇA DE ROUPA ¿ Entre a Moda e o Figurino ITEM OF CLOTHING Between Fashion and Costume
Coorientador de MARIA COELHO
Mestrado em Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2011 - 2018 O figurino na Commedia Dell’Arte : a importância do desenho
Coorientador
DOUTORAMENTO DESENHO (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2017 (Des)lugar - projeto de cenografia com idosos (Des)lugar - scenography project with elderly people
Orientador
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - CENOGRAFIA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - 2017 Vestuário e identidade: figurinos para um Orlando Clothing and identity: costumes for an Orlando
Orientador
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 - 2015 A poética do equilíbrio: o método Kum Nye na criação artística
Coorientador
MESTRADO EM TEATRO - INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 - 2014 Corpos vestidos de História: Subsídios para um design de figurinos, especialização Figurino.
Orientador de Filipa Carolina Carvalho Martins
MESTRADO EM TEATRO especialização FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 - 2013 Projeto de design de figurino para uma Flauta Mágica Tese / Dissertação concluída em 2013
Orientador
MESTRADO EM TEATRO - FIGURINO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010 - 2012 Projeto de Design de Figurino para uma Flauta Mágica,, especialização Figurino:
Orientador
Mestrado em Teatro, especialização Figurino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/16 A expressividade da Direção de Arte na curta-metragem de ficção: As Nossas Feridas The expressiveness of the Art Direction in the short fiction film: Our Wounds
Arguente
Diogo Azevedo Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2023/07/19 A Direção de arte na curta-metragem Flowerwork Art direction in the short film Flowerwork
Arguente
Vitória Teixeira da Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2023/07/19 A direção de Arte na curta-metragem Pélago Art direction in the short film Pélago
Arguente
Joana Pereira Ferreira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020 ART DOLLS: A BONECA COMO REFLEXO IDENTITÁRIO E SEUS DESDOBRAMENTOS NARRATIVOS ART DOLLS: THE DOLL AS AN IDENTITY REFLECTION AND ITS NARRATIVE DEVELOPMENTS
Arguente principal
CYNTHIA LEVITAN (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 O CONTRIBUTO DE Alberto Anahory (1906 a 2000) PARA O TEATRO E CINEMA PORTUGUESES THE CONTRIBUTION OF Alberto Anahory (1906 to 2000) TO PORTUGUESE THEATER AND CINEMA
Arguente
Rita Anahory C. Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2018 A direção de arte na curta-metragem de época A Lenda do Galo The art direction in the period short film A Lenda do Galo
Arguente
Sofia Alexandra Mendonça Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 O Figurino na Commedia dell¿Arte Costumes in Commedia dellArte
Orientador
Graça Rodrigues (Doutoramento)
UNIVERSIDADE DE LISBOA, FACULDADE DE BELAS ARTES, Portugal
2016 A Construção do Real no Documentário: Hompesch Chez Moi The Construction of the Real in Documentary: Hompesch Chez Moi
Arguente
Sara Marques Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2015 Diálogos entre Arte e Moda en la Actualidad Dialogues between Art and Fashion in Current Affairs
Arguente
Maya Estarque Marx (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
2014 ‘’Ponto Cego’’ O vídeo interactivo como dispositivo cénico...
Arguente
Inês Alexandra Monteiro e Castro Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Criança em Comunhão com a Teatralização da Música
Arguente principal
Carla Alexandra M. G. Coelho Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013 Os Lugares do Espectáculo
Arguente
Mafalda Guimarães dos Santos Oliveira Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2012 Corpos vestidos de história: subsídios para um design de figurinos
Orientador
Filipa Carolina Carvalho Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 A Criação do Espaço Cénico e do Figurino no Espectáculo PETS, de Olga Roriz
Arguente
MARIA JOÃO VILLAS BOAS GUEDES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual PEP, AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, Comissão de Avaliação do curso de Mestrado em Artes Cénicas, ESMAE PEP, INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT, Assessment Committee for the Masters in Performing Arts course, ESMAE
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/07 - 2022/10 PEP, AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, Comissão de Avaliação do curso de Mestrado em Artes Cénicas, ESMAE PEP, INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT, Assessment Committee for the Masters in Performing Arts course, ESMAE
Coordenador
a3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, , Portugal
2021/12/09 - 2022 Convidada pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, integra CAE (Comissão de Avaliação Externa) equipa de avaliação internacional para acreditação de cursos dos ciclos de estudo na área do Teatro da Esc. Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, 2022. Coordenação cientifico-pedagógico sob a responsabilidade da Sra. Professora Eugénica Vasques. Processo n.º ACEF/2021/0403522 / Invited by a3ES - Higher Education Assessment and Accreditation Agency, to join the CAE
Avaliador
a3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, , Portugal Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2016 - 2019 CADD, comissão de auto avaliação dos Cursos de Teatro para análise da estrutura curricular e unidades curriculares . CADD, self-evaluation committee for Theater Courses to analyze the curricular structure and curricular units.
Avaliador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 - 2016 PEP - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - MESTRADO EM TEATRO http://a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=34681b75-9c6...
Membro
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2002 - 2003 Coordenadora da Comissão de Avaliação Interna do Curso de Teatro, Opção de Interpretação e de Técnica e Produção Teatral — Cenografia, Figurino, Luz e Som e Direcção de Cena. Avaliação promovida pela ADISPOR, obedecia a um guião de elaboração a ser presente, posteriormente, a uma Subcomissão Externa de Avaliação. Esta avaliação permitiu o alinhamento dos programas das disciplinas relativos aos planos curriculares, bem como a sensibilização dos docentes do Curso de Teatro relativamente Aos seus pontos fortes e fracos.
Avaliador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual INDUMENTÁRIAS CÉNICAS / SCENIC GARMENTS MESTRADO EM ARTES CÉNICAS (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - Atual PRODUÇÃO III (FIGURINO) PRODUCTION III (COSTUMES) CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - Atual INDUMENTÁRIA CÉNICA I CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - Atual INDUMENTÁRIA CÉNICA II CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - Atual DESIGN DE FIGURINO II CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - Atual PESQUISA ARTÍSTICA I MESTRADO EM ARTES CÉNICAS, ESPECIALIZAÇÃO FIGURINO (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - Atual PESQUISA ARTÍSTICA II MESTRADO EM ARTES CÉNICAS, ESPECIALIZAÇÃO FIGURINO (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 - Atual TRABALHO FINAL ( DISSERTAÇÃO, PROJETO ou ESTÁGIO) MESTRADO EM ARTES CÉNICAS Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 - Atual TRABALHO FINAL (dissertação; projeto; estágio) MESTRADO EM ARTES CºENICAS Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - 2022/07 INTRODUÇÃO AO FIGURINO Costumes INTRODUCTION CURSO DE TEATRO, VARIANTES CENOGRAFIA E FIGURINO Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/05/13 - 2022/06/03 Membro da Comissão de avaliação concurso para bolsas de doutoramento ¿ 2022 Member of the competition evaluation committee for doctoral scholarships 2022
Vogal
IDIA-SG (Investigação, Desenvolvimento e Inovação Açores – Sistema de Gestão),, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Prémio: Melhor espetáculo de câmara no Festival Internacional ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿ (Melpomena Tavryy) e Kerson, Ucrânia.