Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Carla Cristina Marques Galego
Nomes de citação
- Galego, Carla
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C712-FE3E-7690
- ORCID iD
- 0000-0001-9425-3217
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=ukjguBoAAAAJ
- Researcher Id
- K-3285-2014
Moradas
- Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, 1749-024, Campo Grande, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
| Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | |
| Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
| Galego | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2007 - 2014 Concluído | Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal "A Profissão Académica nas Universidades e as Políticas de Educação Superior: os casos de Portugal e Espanha" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovado, por unanimidade, com Distinção e Louvor | 
| 2002 - 2006 Concluído | Ciências da Educação (Mestrado) Especialização em Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal "Educando o Cidadão Global: Análise exploratória dos discursos dos professores do 1º e 2º ciclos sobre os efeitos da globalização
                                       nas reformas educativas e nas suas práticas docentes" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Muito Bom | 
| 1997 - 2002 Concluído | Sociologia (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal "Identidades Culturais Infantis: análise de um projecto educativo em contexto local" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 15 | 
| 2000 - 2000 Concluído | Formação Pedagógica Inicial de Formadores  (Outros) Associação de Estudos Consultadoria e Formação, Portugal | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/03 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2015/09 - 2015/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2007/01 - 2011/08 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2007/01 - 2008/10 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação , Portugal | 
| 2004/11 - 2006/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação , Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2014/06/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2007/01 - 2013/12 | Assistente (Docente Universitário) | CENTRO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, ULHT, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2002/10 - 2004/10 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Sonda Lusófona - Centro de Sondagens e Estudos, Lda., Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2002/03 - Atual | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2004/11 - 2006/02 | Formadora (Formadora) | Escola Profissional Almirante Reis, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2007/01 - 2012/08 | A Profissão Académica nas Universidades e as Políticas Educativas de Educação Superior: os casos de Portugal e Espanha. SFRH/BD/21585/2005 | Foundation for Science and Tecnology | 
| 2006/09 - 2006/11 | Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion Outra
                                    
                                  | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/01/01 - 2023/06/30 | ReMASE – Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação Investigador
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2022/05/09 - 2023/05/08 | A língua que habito, o mundo que construo: ensino de língua portuguesa e desenvolvimento de competências em países da comunidade
                                 lusófona PE-CEIED-3/001/2022 Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento Concluído | 
| 2018/09/03 - 2022/03/31 | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) PTDC/CED-EDG/30084/2017 02/SAICT/2017 Investigador
                                     Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2021/01/14 - 2022/01/14 | Língua pra quê te quero?! Investigador
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento Concluído | 
| 2020 - 2021 | Projeto Semente. Língua pra quê te quero?! CeiED  Investigador
                                     Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento Concluído | 
| 2017/03/01 - 2019/10/31 | To-InnFrom Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions Investigador
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | European Union Concluído | 
| 2015/09 - 2015/12 | GamiLearning - Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014 Investigador
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | Concluído | 
| 2010/12 - 2014/12 | Riape3 - Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior | EuropAid/129877/CACT/Multi Investigador
                                     CENTRO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, ULHT, Portugal | Concluído | 
| 2007/01 - 2010/12 | Rede ibero-americana de investigação em políticas de educação (RIAIPE) CYTED-Accion 607AC0327 Investigador
                                     CENTRO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, ULHT, Portugal | Concluído | 
| 2004/11/01 - 2006/12/31 | Educando o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educacional e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 países. O caso português POCI/CED/56992/2004 POCT/CED/56992/2004 Investigador
                                     Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação , Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/01/01 - 2026/07/31 | LINKING | Neuroscience and Education Perspectives on Language Ability and Critical Thinking: An Interdisciplinary Approach Investigador
                                     Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL Em curso | 
| 2018/01/01 - 2024 | Fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education and teacher education Investigador
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Concluído | 
| 2022/09/01 - 2022/09/30 | Escolas de Ciência | Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro S/refª Investigador responsável
                                     Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Concluído | 
| 2021/09/01 - 2021/09/30 | Escolas de Ciência | Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro s/refª Investigador responsável
                                     Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2020/08/01 - 2020/10/31 | Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós pandemia Processo 56 (20/7/275) Investigador responsável
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em jornal | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Artigo em revista (magazine) | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
| Tradução | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2024/07/24 | The influence of professional educational public policies among Brazil and the United States of America | XVIII World Congress of Comparative Education Societies - Fostering Inclusive Ecologies of Knowledge: Education for Equitable
                                 and Sustainable Futures 22-26 July 2024, Cornell University, Ithaca, New York, USA WCCES-World Council Comparative Education Societies (Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos) | 
| 2024/07/23 | Teaching and learning critical thinking in Portuguese language countries. A comparative socio-historical approach to the cognitive dimension | XVIII World Congress of Comparative Education Societies - Fostering Inclusive Ecologies of Knowledge: Education for Equitable
                                 and Sustainable Futures WCCES-World Council Comparative Education Societies (Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos) | 
| 2023/10/11 | A Educação Social e Justiça de Menores em Portugal [Painel Justiça de Menores e Educação] | I Jornadas Internacionais de Criminologia – Pensar o amanhã da criminologia  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/07/14 | Pedagogia no ensino Superior: Representações Sociais dos professores do Ensino Superior privado em Angola | 13º Encontro de Investigadores do CeiED - Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação Centro de estudos interdisciplinares em educação e  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/03/06 | Developing Critical Thinking in Secondary Education | 17th annual International Technology, Education and Development Conference INTED2023  (Valência, Espanha) | 
| 2021/10/19 | Mother Tongue Teaching and Skills Development: An Analysis of Secondary Education Curricula in European Countries and Brazil | 4th World Council Comparative Education Societies Symposium | Values Education and Emotional Learning: Broader Implications
                                 for Holistic Curriculum & Schooling during and beyond the COVID-19 Pandemic WCCES-World Council Comparative Education Societies | 
| 2020/02/07 | Educação profissional: intervenção social e as condições de vulnerabilidade | IV ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade de Évora (Évora, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/12 - Atual | Políticas de gestão de pessoas, cidadania organizacional e a profissão académica: um estudo nas instituições de ensino superior
                                 no Brasil Orientador de Marcelle Brandão | Educação  (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2021/10/01 - Atual | Evasão Escolar em Educação Profissionalizante: Curso Técnico em Segurança do
                                 Trabalho do Instituto Federal de Pernambuco Orientador de Angela de Amorim | Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2016 - Atual | Programa Bolsa Família: optimização do desempenho escolar Colégio Chequer Jorge em Itaperuna, RJ Orientador | Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2016 - Atual | Políticas Públicas Educacionais e o papel estratégico do dirigente municipal de Educação: Desafios, Articulações e Perspectivas
                                 no contexto amazônico Orientador | Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2015 - Atual | Política Educativa em Cabo Verde: a influência das organizações internacionais no delineamento das políticas nacionais [em curso] | |
| 2015 - Atual | Programa de avaliação da Educação de Espírito Santo - PAEBES: percepções, estratégias e possibilidades. Orientador | Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2018/09/01 - 2022/09/09 | A Ecologia da Caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido pernambucano Coorientador de Valéria Godoi do Nascimento | Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2017/09/01 - 2020/01/31 | Orçamento Geral do Estado da Educação em Angola: Impacto no Desenvolvimento da Educação no Ensino Geral no Município do Huambo
                                 de 2012-2015 Orientador de António Feliciano Braça | Mestrado m Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/07/11 - 2024/07/12 | 14º Encontro de Investigadores do CeiED - 50 Anos de Democracia: Novos Rumos para a Educação e a Investigação (2024/07/11 - 2024/07/12) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/10/26 - 2023/10/27 | Membro da Comissão Científica, no III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (2023/10/26 - 2023/10/27) Congresso (Membro da Comissão Científica) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/07/22 - 2023/07/26 | Standing Committee member at XVIII WCCES World Congress (2023/07/22 - 2023/07/26) | World Council of Comparative Education Societies, Suiça | 
| 2023/07/13 - 2023/07/14 | Membro da Comissão Organizadora no 13º Encontro de Investigadores do CeiED - Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo
                                 contrato social para a educação.  (2023/07/13 - 2023/07/14) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/07/13 - 2023/07/14 | Membro da Comissão Científica no 13º Encontro de Investigadores do CeiED - Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato
                                 social para a educação (2023/07/13 - 2023/07/14) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/01 - 2023/06 | Ciclo de debates para Orientadores - CeiED (2023/01 - 2023/06) Seminário (Coorganizador) | Universidade Lusófona, CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/02/03 - 2023/02/04 | Membro da Comissão Científica no VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2023/02/03 - 2023/02/04) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2023/01/25 - 2023/01/27 | Membro da comissão científica na 7ª World Conference on Qualitative Research (WCQR2023)
                                  (2023/01/25 - 2023/01/27) Conferência (Membro da Comissão Científica) | WCQR, Portugal | 
| 2019/10/22 - 2019/10/23 | Congresso Internacional Profissionalidade Docente. Desafios na formação de professores  (2019/10/22 - 2019/10/23) Congresso (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2016 - 2016 | I Conferência Internacional A Educação Comparada Para Além dos Números: Contextos locais, realidades nacionais e processos
                                 transnacionais (2016/01/25 - 2018/01/27) Conferência (Presidente da Comissão Organizadora) | SPCE-SEC/CeiED, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Conferência Internacional: Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação Conferência (Coorganizador) | |
| 2008 - 2008 | CAFÉ VII Annual Conference: Identities, Migration and the Pedagogy of Struggle in Los Angeles and Beyond Conferência (Coorganizador) | |
| 2004 - 2004 | V Colóquio de Ciências da Educação - Formar Professores para que Escola? Teorias e práticas Conferência (Coorganizador) | |
| 2003 - 2003 | Midterm Conference Europe: Critical Education & Utopia. Emergent Perspectives for the 21.st Century Conferência (Coorganizador) | |
| 2003 - 2003 | IV Colóquio de Ciências da Educação - Os professores: identidades (re)construídas Conferência (Coorganizador) | |
| 2002 - 2002 | III Colóquio de Ciências da Educação - Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate, contextos, questões e perspectivas Conferência (Coorganizador) | |
| 2001 - 2001 | II Colóquio de Ciências da Educação - Igualdade e diferença numa escola para todos Conferência (Coorganizador) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/07/23 - 2024/07/23 | Chair da sessão paralela - Onsite Day-2 Parallel Session - 3
                                 Day 2 - Tuesday, July 23, 2024 - 10:30 am to 12:00 pm - Room MVR115 Congresso | Fostering Inclusive Ecologies of Knowledge: Education for Equitable and Sustainable Futures 22-26 July 2024, Cornell University,
                                 Ithaca, New York, USA WCCES - World Council Comparative Educations Societies, Suiça | 
| 2024/01/23 - 2024/01/25 | Moderação de sessão online pre-gravada. The 8th World Conference on Qualitative Research (WCQR2024). Conferência | WCQR2024 | 8th World Conference on Qualitative  Research Ludomedia, Portugal | 
| 2023/10/26 - 2023/10/27 | Moderação do Eixo temático: Cidadania e Desenvolvimento Congresso | III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. Lisboa, Portugal Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/09/21 - 2023/09/22 | Moderação da Sessão III - [ONLINE] Social policy + Social work and associationism in Southern Europe + Cultures and lifestyles
                                 + Territories, communities and social spaces Conferência | The ESA RN27 Midterm Conference Territories, Communities and Sustainability: views from Southern Europe European Sociological Association, Portugal | 
| 2023/07/13 - 2023/07/14 | Moderação do Eixo temático: Formação e Práticas Docentes Encontro | 3º Encontro de Investigadores do CeiED - Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação Universidade Lusófona,  CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2023/01/25 - 2023/01/27 | Moderação das apresentações em formato de vídeo. Conferência | WCQR2023 | The 7th World Conference on Qualitative Research WCQR, Portugal | 
| 2022/07/14 - 2022/07/15 | Moderação de mesa - Das políticas à cidadania Encontro | 12º Encontro de Investigadores do CeiED - A universidade na interface de cie^ncias e poli´ticas Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2019/10/22 - 2019/10/23 | Painel: A dimensão social da educação superior na formação docente.
                                 Claudia Iriarte, Universidad Nacional Autónoma de Honduras, Honduras
                                 Carla Galego, CeiED, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
                                 Ricardo Morales, Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Honduras
                                 Clara Almada, Universidad del Cono Sur de las Américas, Paraguai
                                 
                                 Apresenta e modera: Alejandra Montané, Universidad de Barcelona, Espanha Congresso | Profissionalidade Docente. Desafios na formação de professores Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Reconfiguração da profissão académica em Portugal e Espanha: do professor que investiga ao investigador que ensina Congresso | na II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e
                                 Desafios para a construção de sociedades sustentáveis Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação & CIE-UMa, Portugal | 
| 2018 - 2018 | As Representações Sociais Emergentes nas Narrativas de Professores Universitários: um modelo de intervenção na educação superior
                                 privada Congresso | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
                                 para a construção de sociedades sustentáveis Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação & CIE-UMa, Portugal | 
| 2018 - 2018 | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
                                 para a construção de sociedades sustentáveis Congresso | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
                                 para a construção de sociedades sustentáveis Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação & CIE-UMa, Portugal | 
| 2018 - 2018 | 3rd World Conference on Qualitative Research Congresso | 3rd World Conference on Qualitative Research WCQR, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Mesa temática - A profissão académica na Europa: da alta formação e qualificação para a precarização do trabalho académico Mesa-redonda | 1ª Conferência SPCE-SEC - Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais SPCE-SEC/CeiED, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Grupo de Trabalho - Sistemas de Educação Superior e a Profissão Académica: contexto e condições de trabalho em perspectiva
                                 comparada Outro | 1ª Conferência SPCE-SEC - Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais SPCE-SEC/CeiED, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Academic Profession in the EHEA context: academic freedom and production of knowledge in Portugal and Spain Conferência | CONSORTIUM OF HIGHER EDUCATION RESEARCHERS University of Cambridge, Reino Unido | 
| 2015 - 2015 | Crise, Austeridade e Educação: análise das consequências e antecipação de alternativas Simpósio | I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação: A Educação na Europa do Sul Constrangimentos e desafios em tempos incertos Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Processo de Bolonha e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior: experiências vividas e narradas por professores
                                 universitários Congresso | O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança. Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2014 - 2014 | National Educational Systems and Academic Profession: portuguese and spanish cases Congresso | Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology International Sociological Associatoion, Japão | 
| 2014 - 2014 | A europeização da educação superior e a construção do espaço europeu de educação superior: contexto, percurso e mecanismos Congresso | 2014 XIV CONGRESO NACIONAL Y I IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN COMPARADA Educación, Supranacionalidad y Ciudadanía. Educación
                                 de ciudadanos en contextos supranacionales: aportaciones desde la Educación Comparada Sociedad Española de Educación Comparada, Espanha | 
| 2010 - 2010 | Governing By Indicators. The News Forms of Transnational Regulation of Education Politics Congresso | XVII ISA World Congress of Sociology. Sociology on the Move, Gotnemborg XVII ISA World Congress of Sociology, Suécia | 
| 2010 - 2010 | Europe, Higher Education Policies and Professoriate: comparative perspective between Portugal and Spain Conferência | 54th Annual Conference of the Comparative and International Education Society - Reimagining Education Comparative and International Education Society, Estados Unidos | 
| 2009 - 2009 | The Bologna Process and the New Legal Regime of Higher Education Institutions in Portugal Conferência | 9th Conference of the European Sociological Association - European Society or European Societies? European Sociological Association, Portugal | 
| 2008 - 2008 | OECD as a world think tank: the impact o OECD in national educational policies of equity and in construction of a global educational
                                 agenda Outro | First ISA Forum of Sociology Sociological Research and Public Debate International Sociological Association, Espanha | 
| 2008 - 2008 | Teacher Profissionalism: (re)configuration og the teacher identities in Portugal Outro | First ISA Forum of Sociology Sociological Research and Public Debate International Sociological Association, Espanha | 
| 2008 - 2008 | OECD as a world think tank: the impact o OECD in national educational policies of equity and in construction of a global educational
                                 agenda Conferência | 52nd Annual Conference Gaining Educational Equity Around the World Comparative & International Education Society, Estados Unidos | 
| 2007 - 2007 | The Transnational Regulation of Educational Politics: The Role of International Comparative Indicators in the Construction
                                 of an Education Global Agenda Conferência | 8th Annual Conference of the European Sociological Association  Conflict, Citizenship and Civil Society European Sociological Association, Reino Unido | 
| 2006 - 2006 | Socio-cultural mediation as a strategy of integration and social coesion: The Portuguese case Congresso | XVI ISA World Congress of Sociology The Quality of Social Existence in a Globalising World Durban, South Africa, 2006 International Sociological Association, África do Sul | 
| 2004 - 2004 | A Violência nas escolas: representação social dos mass media Congresso | V Congresso Português de Sociologia - "Sociedades contemporâneas: Reflexividade e Acção" Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/07/07 | Gestão educacional e valorização da profissão acadêmica: Análise sobre o 
                                 sistema de ensino superior do Brasil Orientador | Marcelle Rossi de Mello Brandão (Doutoramento) Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2025/03/28 | A (Des)Motivação dos Docentes nos Cursos de Saúde em Angola: O Caso da Província do Huambo Presidente do júri | Cecilia Nduli Savikeia (Mestrado) Universidade Lusófona-Centro Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2024/12/02 | Relação família-escola na manutenção dos valores na comunidade da comuna do Kapango, Município de Huambo Arguente principal | Elizeth Elinda Cahombo Eduardo (Mestrado) Universidade Lusófona-Centro Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2024/01/15 | Avaliações externas do Ensino Médio no Brasil: uma análise dos obstáculos na aprendizagem da Matemática em uma escola pública
                                 de Ensino Médio regular, sediada na cidade de Cedro/CE/Brasil Presidente do júri | Hozileide Vieira Angelim de Oliveira  (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2022/07/20 | Dos erros aos acertos. O processo de avaliação na aprendizagem: perspectiva compensatória ou emancipatória? Presidente do júri | Rosangela Procópio Correia  (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2022/07/14 | A participação da família na formação e educação escolar dos filhos no século XXI Presidente do júri | Lindomar Jémison Moura Rodrigues  (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2022/07/05 | Agir pedagógico e metodologias ativas no ensino superior : estudo de caso num cursos de Psicologia de uma IES privada Arguente principal | Cláudia Resende Alves Venturini (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal | 
| 2022/07/05 | A Educação da Criança Angolana: da legislação às percepções de pais e professores de uma escola do município de Belas - Luanda Presidente do júri | André Nicolau Kudigueda (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2022/04/06 | Política de ensino superior no curso presencial de Contabilidade: do financiamento público do ensino superior privado à evasão
                                 no sistema de ensino superior público Orientador | Licia Santos Buhaten Gemaque  (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2021/12/21 | A Biblioteca no Processo de Educação: Contribuição da Biblioteca no Processo de Ensino e Aprendizagem em Uma Instituição de
                                 Ensino Presidente do júri | Maria da Conceição Farias dos Santos (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2021/09/06 | A Voz da Ralé. Como se percebem os jovens dos meios populares do ensino médio frente às trajetórias e expectativas de escolarização
                                 percorridas Arguente | Luzinete da Silva Figueiredo (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2019/10/23 | O mal-estar docente: estudo sobre a situação profissional dos professores do Instituo Federal de Educação do Ceará. Arguente principal | Maria Lenilce Gonçalves Vieira (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2016 | Políticas Públicas Educacionais: a demanda de mão-de-obra do Pólo Industrial Portuário de Suape | Jefferson Oliveira Rodrigues (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2022/07/14 - 2022/07/15 | 12º Encontro de Investigadores do CeiED | A universidade na interface de ciências e políticas | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | 
| 2020/02/07 - 2020/02/08 | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Évora | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2018/07/31 - Atual | Revista Brasileira de Educação Comparada | |
| 2015/01/01 - Atual | Revista Latinoamericana de Educación Comparada (RELEC) | |
| Atual | Currículo Sem Fronteiras | |
| Atual | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | |
| Atual | Revista Electrónica Sinéctica | |
| Atual | Revista de Sociología de la Educación (RASE) | |
| Atual | Revista InterScientia | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2014/11 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação-Secção de Educação Comparada | |
| 2007/11 - Atual | Comparative & Internacional Education Society | |
| 2006/02 - Atual | Internacional Sociology Association | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024/10 - 2034/10 | New Trends in Qualitative Research (2184-7770) | Ludomedia | 
