Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Helena Silva de Sousa Martinho
Nomes de citação
- Martinho, M. H.
- Martinho, H.
- Martinho, Maria Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C817-2407-C76B
- ORCID iD
- 0000-0001-5697-1568
- Researcher Id
- I-7548-2018
- Scopus Author Id
- 55831276400
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A comunicação na sala de aula de Matemática: Um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom c/ distinção louvor |
1996
Concluído
|
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O infinito através da obra de M. C. Escher: Uma experiência sobre as concepções acerca do infinito numa turma de Métodos
Quantitativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987
Concluído
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Presidente | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2023/03 - Atual | Deputy director of Revista Portuguesa de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
2019/06/01 - 2023/03/15 | Director of “Revista Portuguesa de Educação” | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2015 | Deputy director of “Quadrante - Research journal of mathematics education” | Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2010/01/01 - 2012/12/31 | Deputy Director of the Centre for Research in Education | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - 2012/11/30 | Implementation Committee of the New Mathematics Curriculum. Regional coordinator for the North of Portugal. Governmental Commission for planning, implementation and supervision of the Portuguese natio | Ministério da Educação, Portugal |
2005/01/01 - 2007/12/31 | Member of the Board of the Centre for Research in Education (CIEd) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/03 - 2015/06 | Comunicação e raciocínio matemático na sala de aula
Provided by PTCRIS: SFRH/BSAB/113585/2015
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2014/03 - 2015/05 | Content area literacies: Features and challenges for more engagement and learning | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2010/12 - 2014/06 | Professional Practices of Mathematics Teachers
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/07 - Atual | Reforma Curricular do Ensino Básico (RECEB) Guiné-Bissau
PEO/GB-2025
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2021/03 - 2023/02 | Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through online distance practices
2020-1-PL01-KA226-SCH-095959
Investigador
Politechnika Warszawska, Polónia
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Educação
UID/CED/01661/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/09 - 2019/06/30 | SMARTEGOV: Harnessing EGOV for smart governance: Foundations and tools
NORTE-45-2015-23
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
|
Em curso
|
2014/03/01 - 2015/08/01 | Content area literacies: Features and challenges for more engagement and learning
EXPL/MHC-CED/0645/2013
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2014 | Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nas séries
iniciais da Educação Básica
CAPES
Investigador
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/02 - 2012 | BaCuLit - Basic Curriculum for Teachers' In-service Training in Content Area Literacy in Secondary Schools
LLP-2010-DE- COMENIUS-CMP
PTDC/CPECED/ 098931/2008
Investigador
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2012 | Basic Education 3rd Cycle Curriculum Development — East Timor Project
RW_7L42KG-67
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
UNICEF
Concluído
|
2009 - 2012 | Basic Education 3rd Cycle Curriculum Development — East Timor Project
RW_7L42KG-67
|
UNICEF |
2008 - 2009 | Literacy in an industrial context
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2008 | Online Teaching and Learning & Professional Development of Teachers in the Republic of the Maldives
RFP/MALA/2007/009
SSA/MALA/2008/00000065-0
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2015/07/08 | Martinho, M. H. (2015, 8 julho). Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade 8 [Conferência convidada]. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática. UNICAMP. Campinas. | V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática
UNICAMP, Campinas (Campinas, Brasil)
|
2015/06/29 | Martinho, M. H. (2915, 29 junho). Comunicação matemática em aulas exploratórias [Conferência convidada]. Seminário para Professores e Investigadores da PUC-SP. São Paulo. | Seminário para Professores e Investigadores da PUC-SP.
PUC-SP (São Paulo, Brasil)
|
2015/02/07 | Gil, P. & Martinho, M. H. (2015, 4-8 February). The role of history of mathematics in fostering argumentation: Two towers, two birds and a fountain [Paper presentation]. CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Charles University in Prague, Faculty of Education. Prague, Czech Republic. | CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Charles University in Prague (Praga, República Checa)
|
2012/07 | Magalhães, M. G., & Martinho, M. H. (2012, July). The role of graphical calculator in developing mathematical argumentation [Paper presentation]. 12th International Congress on Mathematical Education. Seoul, Korea. | 12th International Congress on Mathematical Education.
ICMI (Seoul, Coreia do Sul)
|
2011/07 | Tomás Ferreira, R.A., Santos, L., Martinho, M.H., Amado, N., Canavarro, A.P., Pinheiro, A., Santos, E., Pires, M. (2011, 11-12 July). The plan of mathematics and the new mathematics program: Two projects of given hands [Paper presentation]. 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Ankara, Turkey. | 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
PME (Ankara, Turquia)
|
2008/07 | Martinho, M. H., & Ponte, J. P. (2008, 6-13 July). Communicationin the classroom: Practice and reflection of a mathematics teacher [Paper presentation]. 11th International Congress Mathematics Education (ICME 11). México. | 1th International Congress Mathematics Education (ICME 11)
ICMI (Monterrey, México)
|
2005/07/19 | Martinho, M. H., Ponte, J. P. (2005, 19 julho). A comunicação na sala de aula de Matemática: Contributos para o desenvolvimento profissional do professor [Paper presentation]. V CIBEM – Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Porto. | V CIBEM – Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática
Federação Ibero-americana de Sociedades de Educação Matemática (Porto, Portugal)
|
2005/01 | Martinho, M. H., & Ponte, J. P. (2005, 29-30 January). A collaborative Project as a learning opportunity for mathematics teachers [Paper presentation]. CERME 6. Institut National de Recherche Pédagogique. Lyon. | CERME 6
Institut National de Recherche Pédagogique (Lyon, França)
|
2005 | Barbosa, L.S. & Martinho, M.H. (2005). Modelling is for reasoning [Paper presentation]. Mathematical modeling ICTMA 12: Education, Engeneering and Economics. London: Horwood. | Mathematical modeling ICTMA 12: Education, Engeneering and Economics.
ICTMA (Londres, Reino Unido)
|
2002/05 | Martinho, M. H. (2002, May). A Collaborative research Project on Communication in the Classroom [Paper presentation]. ERME Summer School 2002. Klagenfurt. | ERME Summer School 2002
(Klagenfurt, Austrália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/14 - Atual | Formação contínua e inovação das práticas educativas (PhD)
Orientador de Juliana Sofia Ferreira Coelho
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/09/14 - Atual | Ecossistemas digitais na aprendizagem da Matemática: O impacto da plataforma MILAGE APRENDER+ (PhD)
Orientador de Sónia Lara da Silva Almeida
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - Atual | A planificação da aula e a concretização na prática lectiva na formação inicial: Uma experiência com estudantes do curso de
Ensino da Matemática (PhD)
Orientador de Júlia Maria Mateus de Barros
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - Atual | O uso do software R no ensino e aprendizagem de Estatística Descritiva no ensino superior (PhD)
Coorientador de Nelson Osvaldo Lopes Ferreira Neto
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - Atual | Exploração das representações semióticas no desenvolvimento da comunicação e na aprendizagem de funções: Uma experiência com
alunos do 10º ano
Orientador de Joana Maria Rocha São Bento
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - Atual | O efeito do GeoGebra 3D no raciocínio geométrico e na comunicação matemática dos alunos de uma turma do 10º ano: Uma experiência
no âmbito da aprendizagem de geometria no espaço (MSc)
Orientador de Pedro Alberto Laranjeira Morais
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - Atual | O contributo de uma abordagem diversificada de métodos na dinamização e eficácia da aprendizagem no ensino de funções no 10º
ano
Orientador de Elena Vladimirovna Tchikoulaeva
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - Atual | Equações quadráticas: Resolução de tarefas com recurso a uma estratégia ativa de aprendizagem – Gallery walk
Orientador de Ana Sofia Pinheiro Bento Castro
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/07 - Atual | Análise da compreensão lexical de estudantes surdos no processo de tradução e interpretação de Libras nas aulas de Matemática
do Ensino Fundamental em Escolas Inclusivas (PhD)
Coorientador de Welbert Vinícius de Souza Sansão
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06 - Atual | Análise da compreensão lexical de estudantes surdos no processo de tradução e interpretação de Libras nas aulas de Matemática
do Ensino Fundamental em Escolas Inclusivas (PhD)
Coorientador de Welbert Vinícius de Souza Sansão (PhD)
|
Programa Doutoral em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/05 - Atual | Um estudo sobre o discurso de professores que ensinam matemática e o desenvolvimento da comunicação matemática: Relações e
interfaces (PhD)
Coorientador
|
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2020 - Atual | Um estudo sobre o discurso de professores que ensinam matemática e o desenvolvimento da comunicação matemática: relações e
interfaces (PhD)
Coorientador
|
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2019 - Atual | A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos de uma turma do ensino secundário (PhD)
Orientador de Letícia Gabriela Baptista Martins
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2023 | A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário (PhD)
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/03/03 | A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática. (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/03/03 | A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: Uma experiência de Gallery Walk com
alunos do 7.º ano (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/02/24 | A calculadora gráfica e a comunicação escrita: Experiência com alunos do 10.º ano (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemátca no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/09/01 - 2021/11/19 | O raciocínio na Resolução de Problemas do dia a dia sobre funções afins: Experiência numa turma de 8.º ano (MSc)
Orientador de Diana Rafaela Torres de Araújo
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/02 - 2021/07/16 | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no IF Goiano com o recurso do Laboratório de Educação Matemática:
um estudo de caso com os alunos da Licenciatura em Matemática (PhD)
Orientador de Eliane Fonseca Campos Mota
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/01 - 2021/07/05 | As Práticas Letivas dos Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário em Timor-Leste (PhD)
Orientador de Venâncio Lopes
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10 - 2020/12/17 | A avaliação por pares: Impacto no processo de ensino-aprendizagem de Matemática numa turma do 10.º Ano (MSc)
Orientador de Joana Mafalda Moreira Rabumba
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020/01/08 | A utilização de materiais manipuláveis para a aprendizagem da matemática: Uma experiência com alunos do 1º e do 2º ciclo
(MSc)
Orientador de Ana Rita Garrido Silva
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/09/01 - 2020/01/08 | A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da Matemática: Uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º Ciclo
do Ensino Básico (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020/01 | Utilização de jogos matemáticos como uma ferramenta de desenvolvimento de capacidades no domínio da resolução de problemas:
uma experiência com alunos dos 1º. e 2º. ciclos do Ensino Básico (MSc)
Orientador
|
estrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019/11 | O uso da gamificação na aprendizagem da Matemática: Um estudo de caso (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
2018 - 2019/04/30 | Jogos matemáticos: A atividade lúdica na aprendizagem da matemática (MSc)
Orientador de Ana Sofia da Silva Ferreira
|
Mestrado em Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2019/03/11 | A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico (PhD)
Coorientador de Joana Margarida Machado da Silva Tinoco
|
Ensino de Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | As representações gráficas das crianças na educação pré-escolar e a transição para o ensino básico na área da Matemática:
Supervisão colaborativa com uma Educadora de Infância e uma Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Pós-Doc)
Orientador de Daniela Filipa Martinho Mascarenhas
|
Ciências da Educação, Especialidade em Supervisão Pedagógica (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2018/12/18 | As aplicações da função quadrática no dia a dia: Uma experiência com alunos de 10.º ano numa turma de Ciências e Tecnologia
(MSc)
Orientador de Débora Filipa Lopes Alves
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018/10/31 | A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11.º ano de Ciências e Tecnologia (MSc)
Orientador de Letícia Gabriela Baptista Martins
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) |
2017 - 2018/01/18 | Operações com funções, função inversa e função composta no 11.º ano (MSc)
Orientador de Daniela Soraia Novais da Silva
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2017/06/20 | A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Matemática: Uma experiência com alunos do 1º e 2º Ciclos
do Ensino Básico (MSc)
Orientador de Maria Helena Rodrigues Moreira
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2017/03/22 | A aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo
da Bahia: um estudo de caso com uma turma do primeiro ano (PhD)
Orientador de Álvaro Fernandes Serafim Filho
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2017/03/17 | Exposição Axiomática da Geometria Euclidiana Plana através de Histórias em Quadrinhos: possibilidades, limitações e desafios
(PhD)
Orientador de Elias Santiago de Assis
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017/01/27 | As TIC no estudo das funções: Uma experiência com uma turma do 9.º ano. (MSc)
Orientador de Maria do Rosário da Silva Freitas
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) |
2015 - 2017/01/26 | A aprendizagem da noção de derivada, um estudo com alunos do 11.º ano (MSc)
Orientador de Elisabete Maria Fernandes Gonçalves
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2015/11/19 | O ensino dos números fracionários no 2.º ciclo do Ensino Básico: Um estudo com professores do distrito de Ermera (MSc)
Orientador de Albertina Fátima Martins
|
Mestrado em Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste
|
2013 - 2015/11/19 | Papel do Professor na avaliação da aprendizagem dos alunos : Estudo de Caso numa Escola Básica dos 1º e 2º Ciclos de Díli
(MSc)
Orientador de Yashinta Hartini
|
Mestrado em Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste
|
2013 - 2015/11/18 | Contributo da formação contínua de professores de matemática para melhorar a aprendizagem matemática: Um estudo numa escola
do 3º ciclo (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste
|
2013 - 2015/11/18 | Como interpretam os professores as propostas metodológicas de ensino de Matemática presentes no programa do 3.º Ciclo: Um
estudo numa escola em Díli (MSc)
Orientador de Maria Ester Cardoso Jaques Fernandes
|
Mestrado em Formação de Formadores (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/04 - 2015/07 | A identidade profissional de um formador de professores de Matemática (Estágio Científico Avançado)
Orientador de Christiane Novo Barbato
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na Especialidade de Educação Matemática (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2015/01/27 | Análise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e sua correspondência na Língua
Gestual Portuguesa (MSc)
Coorientador de Isabel Maria da Silva Almendra
|
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2015/01/12 | A comunicação escrita no ensino de matemática: experiência realizada com uma turma do 10º ano de escolaridade durante o estudo
das funções (MSc)
Orientador de Nuno André Barbosa e Castro
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2015/01/07 | O erro construtivo: Uma experiência com alunos do 10.º ano de escolaridade (MSc)
Orientador de Jorge Alexandre Moura Alves Vieira
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014/12/19 | Resolução de problemas no Ensino Básico: as dificuldades que surgem na concretização das diferentes fases do modelo de Polya
(MSc)
Orientador de Sílvia Daniela Vieira Costa
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014/12/17 | As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da Geometria 9º ano (MSc)
Orientador de Maria Júlia Rodrigues Alves
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014/12/16 | Desenvolver a explicitação do raciocínio matemático: Estudo com alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (MSc)
Orientador de Joana Rita Guedes Costa
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014/12/15 | A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade
(MSc)
Orientador de Juliana Maria Prado Braga
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10 - 2014/12/12 |
Problemas de otimização Matemática no estudo das derivadas numa turma do 12.º ano de escolaridade (MSc)
Orientador de Ana Margarida Gomes Gonçalves Pereira
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013/12/18 | O ensino e aprendizagem de Geometria com materiais manipuláveis: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade (MSc)
Orientador de Andreia Cristina Freitas Abreu
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2013/12/18 | A comunicação matemática escrita na resolução de tarefas e o seu efeito na concretização do teste intermédio: Um estudo com
alunos do 11.º ano de escolaridade do curso de ciências e tecnologias (MSc)
Orientador de Ana Correia Videira
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013/09/23 | Ensino e Aprendizagem das Funções Racionais usando a calculadora gráfica: Um estudo feito com alunos de Matemática A do 11.º
ano de escolaridade (MSc)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2013/07/09 | A história da Matemática no fomento de uma cultura de argumentação em sala de aula (PhD)
Orientador de Paulo Duarte Bastos Gil
|
Ensino de Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013/04/04 | A resolução de problemas: Uma experiência com alunos de uma turma do 11.º ano de MACS (MSc)
Orientador de Jorge Henrique Magalhães Teixeira
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/12/20 | A realização de atividades de investigação na sala de aula: Dois estudos de caso de professores do 2.º ciclo (MSc)
Orientador de Ruth Capela Leão
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/12/19 | Resolução de problemas através do modelo Polya: As produções escritas de alunos de uma turma de Matemática B do 11.º ano (MSc)
Orientador de Maria Helena Magalhães Pereira
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/12/19 | Ensino e aprendizagem de Estatística com a calculadora gráfica e a folha de cálculo: Uma experiência numa turma de 10.º ano
de MACS (MSc)
Orientador de Romeu José Menezes Tavares
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/12/18 | Inclusão de uma aluna com deficiência visual na aula de Matemática: Um desafio para o docente (MSc)
Orientador de Vânea Raquel Pimentel Soares Ribeiro
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/02/17 | Desenvolvimento do raciocínio matemático: Uma experiência com uma turma do 9.º ano (MSc)
Orientador de Cláudia Maria Azevedo Domingues
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/02/07 | Discussão na aula de Matemática com recurso à tecnologia: O caso de uma turma de 7.º ano (MSc)
Orientador de Esmeraldina Maria Gandra de Sousa França e Santos
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012/01/19 | A folha de cálculo como mediador da comunicação matemática: Uma experiência pedagógica com uma aluna deficiente visual (MSc)
Orientador de Maria Isabel Lago da Silva
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A dinamização do Learning Management System na escola: o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva (MSc)
Orientador de Luciana Pereira de Brito
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011/10/12 | Tarefas de exploração e investigação no ensino e na aprendizagem da Geometria: Uma experiência com alunos dp 10.º ano de escolaridade
(MSc)
Orientador de Maria Gorete Pires Branco
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10 - 2011/10/12 | Processos de resolução de problemas: Uma experiência com alunos de Cursos de Educação e Formação de Adultos na Área de Matemática
para a Vida (MSc)
Orientador de Ângela Maria Barros Fernandes
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011/01/03 | A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Experiência numa turma do 11º ano
(MSc)
Orientador de Maria da Graça da Silva Nogueira Magalhães
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2010/09 | Os números e operações: Investigações Matemáticas com alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico (MSc)
Orientador de Cidália Patrícia Freitas da Silva
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2009 | Evolução do programa de Matemática do 2.º ciclo do ensino básico desde os anos 70: a mudança encarada por um grupo de professores
em formação (MSc)
Orientador de Olga Maria Cunha Seabra
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2019/07/26 | The International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching (CIEAEM 71). 22-26 July 2019, UMinho, Braga. (2019/07/22 - 2019/07/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018/06/01 - 2019/04/17 | ATEE, Winter Conference. Theme: Science and Mathematics Education. 15-17 April 2019. UMinho, Braga. (2019/04/15 - 2019/04/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - 2016 | XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (2016) | |
2014 - 2014 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (2014) | |
2013 - 2013 | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (2013) | |
2013 - 2013 | III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola (2013) | |
2011 - 2011 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011. Ensino e aprendizagem da Álgebra (2011)
Congresso (Coorganizador)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2009 - 2009 | XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (2009)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola (2009)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2003 - 2003 | Utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2002 - 2002 | Utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
1996 - 1996 | HEM'96: Congresso Internacional de História e Educação Matemática
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1992 - 1992 | MinhoMat92 - Encontro de Professores de Matemática do Distrito de Braga
Encontro (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/06 - Atual | Martinho, M. H. (2023, 6 setembro). Formação de Professores de Matemática Pós-Pandemia do Covid-19: Como Fazemos? [membro de Mesa Redonda]. I Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática ¿ GPDM (UEPB/CNPq) A Pesquisa em Didática da Matemática e as Consequências da Pandemia do Covid-19. Brasil. | I Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, Brasil
|
2023/07/26 - Atual | Martinho, M. H. (2023, 26 julho). Se as revistas falassem.... [Conferência convidada]. Escola de Verão 2023 da Sociedad Española
de Investigación em Educación Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM).
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação.
Outro
|
Escola de Verão SPIEM e SEIEM
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2023/07/25 - Atual | Martinho, M. H. (2023, 25 julho). Publicar em AIEM, Quadrante, PNA, Revista Portuguesa de Educação [membro de Painel Plenário].
Escola de Verão 2023 da Sociedad Española de Investigación em Educación Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação
em Educação Matemática (SPIEM).Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação.
Encontro
|
Escola de Verão SPIEM e SEIEM |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/28 | A resolução de problemas na aprendizagem do tópico de funções de alunos do 10.º ano com recurso à calculadora gráfica
Arguente principal
|
Eva Daniela Barrocas Nunes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/25 | O uso do GeoGebra na aprendizagem de figuras geométricas no 7.o ano de escolaridade (MSc)
Arguente principal
|
Lúcia Andreia de Freitas Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02/01 | Conexões matemáticas: Aprender Matemática com recurso às Artes Visuais (MSc)
Arguente principal
|
Raquel Sofia da Costa Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/12/14 | A aprendizagem da Matemática por alunos do PROEJA: Um estudo com alunos de dois contextos profissionais
Arguente
|
Ana Maria Libório de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Arguente principal
|
Ievgeniia Shtyka (Mestrado)
Universidade do Porto Centro de Matemática, Portugal
|
2021/07/30 | A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12.º ano com recurso à calculadora gráfica (MSc)
Arguente
|
Samuel Rego Marques de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/06/21 | A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática — conhecimento e práticas profissionais
Arguente principal
|
Maria Solange da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/02/18 | Os jogos no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sérgio Bernardo Almeida da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/25 | Utilização de manuais escolares por professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste
Arguente principal
|
Bernardino de Castro (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2020/05/25 | Discussão matemática no ensino e aprendizagem da Álgebra (PhD)
Arguente principal
|
Cátia Sofia Nunes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/12/18 | Ensino de Matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspetivas e práticas (PhD)
Arguente
|
Maria Izabel Lopes de Araújo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/19 | Construindo conceitos matemáticos a aprtir da exploração da natureza e de recursos naturais (MSc)
Arguente principal
|
Cátia Alexandra Peniche Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/06/21 | Vivenciando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral.
(PhD)
Arguente
|
Eliane Bihuma de Azevedo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/04/08 | A representação gráfica na aprendizagem de tópicos de funções de alunos do 10º ano (MSc)
Presidente do júri
|
André Filipe Freitas da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/03/12 | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem: Um estudo com o 3.º ano de escolaridade (PhD)
Arguente
|
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/08 | Abordagem analítiica e gráfica na resolução de equações e inequações fracionárias por alunos do 11.º ano (MSc)
Presidente do júri
|
Cláudia Catarina Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/12/17 | Aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica no Espaço com recurso ao GeoGebra: Uma experiência com alunos do 10.º ano.
(MSc)
Presidente do júri
|
José Manuel Macedo Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/10/24 | Exploração de diferentes representações semióticas no estudo do conceito de limite por alunos do 11.º ano (MSc)
Presidente do júri
|
Ana Sofia Fernandes Lomar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/07/31 | As ações do professor para promover o raciocínio matemático na sala de aula (PhD)
Arguente principal
|
Joana Mata-Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/06/15 | O ensino e a aprendizagem de conceitos de álgebra linear no ensino superior politécnico (PhD)
Arguente
|
Paula Maria Pereira de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/01/22 | O conhecimento didático de professores de Matemática de Angola no tema de funções: Uma esratégia de ensino na 10ª classe com
recurso à calculadora gráfica (PhD)
Arguente
|
César Bastos Correia da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/26 | Cultura de Escola e Cultura de aula de Matemática: Ensino Elementar (PhD)
Arguente principal
|
Joana Maria Bettencourt Pacheco de Castro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017/05/18 | A utilização de materiais manipuláveis e GeoGebra no ensino e aprendizagem do tema Lugares Geométricos numa turma do 9º ano
(MSc)
Presidente do júri
|
Maria Manuela Ferreira da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/03/23 | Leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das tecnologias de
informação e comunicação (PhD)
Arguente
|
Leandro do Nascimento Diniz (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/03/10 | Exploração da probabilidade em experiências compostas por alunos do 9.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Maria Celeste Fernandes de Almeida (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02/24 | Aprender e ensinar volumes e áreas de superfícies de sólidos numa turma do 9.º ano recorrendo à manipulação de sólidos (MSc)
Presidente do júri
|
Carla Alexandra do Vale Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/01/25 | A importância do sentido do número nos 1.º e 2-.º ciclos do Ensino Básico (MSc)
Arguente principal
|
Maria João Meireles Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/01/19 | Conceções de alunos do 11.º ano acerca dos conceitos de taxa de variação e reta tangente ao gráfico de uma função num ponto
(MSc)
Presidente do júri
|
Paula Alexandra da Costa Figueiredo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/12/21 | Jogos educativos no Ensino da Matemática: Uma experiência em sala de aula com alunos do 1.º e 6.º ano de escolaridade (MSc)
Arguente principal
|
Sofia Machado Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/12/19 | Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxílio do GeoGebra (MSc)
Arguente principal
|
Mafalda Maria Reis Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/19 | Pensamento crítico e literacia matemática: Um estudo de caso numa turma do 8.º ano de escolaridade (MSc)
Arguente principal
|
Irina Raquel Afonso Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/16 | Prática avaliativa de uma professora na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em Matemática (PhD)
Arguente principal
|
Sílvia Maria dos Santos Semana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016/06/14 | Estudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola. Aplicações à Educação Matemática (PhD)
Arguente
|
Domingos Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/05/13 | Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridade com recurso ao GeoGebra (MSc)
Presidente do júri
|
Maria Manuela Noval Fernandes Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/01/14 | A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade
(MSc)
Presidente do júri
|
Rosa Maria Barbosa Capa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/01/14 | A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade
(MSc)
Presidente do júri
|
Rosa Maria Barbosa Capa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/01/06 | Estudo sobre a área no 4.º e 5.º anos de escolaridade: A utilização de materiais manipuláveis e níveis de desempenho na estruturação
de arranjos retangulares (MSc)
Arguente principal
|
Sara Cristina Magalhães Gomes Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/12/18 | Transformações geométricas no 3.º ciclo do ensino básico: A geometria dos artesãos Timorenses (MSc)
Arguente principal
|
Domingos Marçal (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/12/10 | O sentido de divisão: Uma experiência com alunos do 4.º e 6.º ano de escolaridade. (MSc)
Arguente principal
|
Cristiana Barbosa Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/11/25 | Elaboração de atividades/conteúdos para o ensino do sistema digestivo no 3.º ciclo do Ensino Básico. (MSc)
Arguente principal
|
Anastácio Lemos Soares (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/25 | O novo programa da disciplina de Ciências Fisico-Naturais no 3.º ciclo do Ensino Básico. Estudo sobre as perspetivas de professores
e alunos do distrito de Aileu.
(MSc)
Arguente principal
|
João Bosco da Conceição (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/25 | Prática de Ensino dos professores de Química. Um estudo sobre as conceções de professores e alunos do ensino secundário no
distrito de Manufali (MSc)
Arguente principal
|
Filomena da Costa Nunes (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/25 | Atividades experimentais nas prática de ensino e de aprendizagem de biologia. Um estudo numa escola Secundária de Díli. (MSc)
Arguente
|
Ana Maria dos Santos Brandão (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/24 | O movimento dos corpos e o ensino experimental de ciências físico-naturais. Um estudo sobre as conceções de professores no
distrito de Aileu. (MSc)
Arguente
|
Augusto Correia (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/19 | Equações e inequações no 3.º ciclo do ensino básico (MSc)
Arguente principal
|
Waldio Costa Monteiro (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/19 | Transformações geométricas no 3.º ciclo do ensino básico: A geometria dos artesãos Timorenses. (MSc)
Arguente principal
|
Martinus de Araújo (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11/18 | Transformações geométricas no 3.º ciclo do ensino básico: A geometria dos artesãos Timorenses. (MSc)
Arguente principal
|
Horácio dos Ramos (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/11 | Importância da construção e utilização de materiais didáticos no ensino de ciências no 3.º ciclo do ensino básico no distrito
de Baucau (MSc)
Arguente
|
Agostinho da Conceição Sarmento Pinto (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2015/09/25 | Programa de formação continuada de professores de Matemática do Ensino Fundamental II com recurso a tecnologia: O uso do Geogebra
Arguente
|
Eimard Gomes Antunes do Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/07/24 | Avaliação e desenvolvimento do pensamento algébrico numa turma do 10.º ano (MSc)
Arguente principal
|
Sara Alexandra Andrade Vaz (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/06/16 | O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: Uma experiência com alunos do 11.º ano (MSc)
Presidente do júri
|
Hélder Manuel da Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/01/28 | Competências matemáticas no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (PhD)
Arguente principal
|
Sandra Manuela Gonçalves Oliveira (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015/01/22 | Aquisição de competências de literacia matemática e o seu uso na vida pessoal e profissional pelos funcionários de uma câmara
municipal (PhD)
Arguente principal
|
Gisela Marta Vaz Santos da Naia (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015/01/08 | As tarefas de natureza investigativa na aprendizagem de conteúdos do tema funções do 10.º ano (MSc)
Presidente do júri
|
Maria Lúcia Fertuzinhos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/18 | A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos
do 11.º ano de Matemática B (MSc)
Presidente do júri
|
Sara Gabriela Lomba de Aguiar Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/17 | A exploração do questionamento na aula de Matemática como meio dos alunos ultrapassarem dificuldades: Um estudo com alunos
do 10.º ano. (MSc)
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Simões Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/15 | As representações no ensino e na aprendizagem da derivada de uma função: Um estudo com alunos do 11.º ano. (MSc)
Presidente do júri
|
João Januário Tomaz Domingues Veloso de Barros (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/12 | O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11.º ano de escolaridade. (MSc)
Presidente do júri
|
Andreia Patrícia da Cunha Moura (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/09/11 | A gestão do currículo no contexto de um grupo de professores de Matemática. (PhD)
Arguente principal
|
Cláudia Canha Nunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013/12/20 | As tarefas de modelação matemática no ensino e na aprendizagem das funções exponencial e logarítmica: Um estudo com alunos
do 12.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Ricardo José Amaral Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/12/20 | Modelação Matemática em contexto de sala de aula (MSc)
Arguente principal
|
Andreia Sofia Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/12/19 | O ensino e a aprendizagem de funções do 10.º ano de escolaridade através da conexão entre as diferentes representações (MSc)
Presidente do júri
|
Paula Cristina Gonçalves Pinheiro Póvoa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/12/17 | O ensino e a aprendizagem da derivada de uma função com recurso à resolução de problemas e à calculadora gráfica: Um estudo
com alunos do 11.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Miriam Miranda Pinto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/12/16 | Explorando a Organização e Tratamento de Dados em turmas dos 2.º e 6.º anos do Ensino Básico (MSc)
Arguente principal
|
Catarina Garrido Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/04 | Jogos matemáticos adaptados à baixa visão e cegueira (PhD)
Arguente
|
Carlota Alexandra da Conceição Brazileiro Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/04/03 | A natureza das tarefas matemáticas e o envolvimento dos alunos nas atividades da sala de aula: Um estudo com alunos do 11.º
ano no tema derivada de uma função (MSc)
Presidente do júri
|
Alberto Eduardo Araújo Rodrigues Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/01/11 | Erros e dificuldades no processo de ensinar e aprender a resolver sistemas de duas equações do 1.º grau no 8.º ano (MSc)
Presidente do júri
|
Sónia Andreia Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/01/07 | A aprendizagem de Matemática de discentes do curso da Educação de Jovens e Adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de
EaD (PhD)
Arguente
|
Lisani Geni Wachholz Coan (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/01/04 | A utilização de materiais manipuláveis e tecnologia no ensino e aprendizagem da fatorização de polinómios e resolução de equações do 2.º grau no 8,º ano (MSc) | Marta da Silva Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/12/19 | Exploração do sigificado das expressões como forma de promover a aprendizagem de Equações literais e Polinómios no 8.º ano.
(MSc)
Presidente do júri
|
Pedro Marcelo Pereira dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/12/18 | O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10.º ano na aprendizagem da função afim e quadrática
com recurso à calculadora gráfica (MSc)
Presidente do júri
|
Cátia Sofia Guimarães Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/12/18 | A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da estatística: Um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Ana Sofia Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/12/18 | A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da Estatística: um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Ana Sofia Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/12/18 | O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10.º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática
com recurso à calculadora gráfica (MSc)
Presidente do júri
|
Cátia Sofia Guimarães Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/12/06 | Função derivada: Uma abordagem didática no Ensino Secundário (MSc)
Arguente principal
|
Virgínia Isabel Domingues Loureiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/06/19 | A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de Matemática (MSc)
Presidente do júri
|
Carla Cristina Rocha Gomes Larsen (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/06/14 | Utilização do Geogebra no tópico Reflexão, Rotação e Translação: Um estudo no 6.º ano de escolaridade (MSc)
Arguente principal
|
Maria Manuela Ferreira Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2012/06/14 | A dimensão crítica da literacia estatística nos manuais escolares (MSc)
Arguente principal
|
Alexandra Lourenço Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2012/02/06 | As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9.º ano na aprendizagem de Geometria (MSc)
Arguente
|
Ana Cristina Pires Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/01/26 | A articulação entre a Matemática e o Estudo Acompanhado: concepções e práticas de professores (MSc)
Arguente
|
Maria de Fátima Duarte Delgado, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/01/19 | Estratégias de resolução de tarefas estatísticas por alunos do 7º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Teixeira Salgado Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/01/09 | O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/01/09 | Interações sociais desenvolvidas nas aulas de Estatística do 7.º ano de escolaridade (MSc)
Presidente do júri
|
Sara Eliana Rebelo Macedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática: Práticas no 1.º ciclo do ensino básico | António Manuel da Conceição Guerreiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O ensino de estatística de 10.º ano através dos media: Implicações para o ensino e para a aprendizagem (MSc)
Presidente do júri
|
Pedro Tiago Barreira Mimoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/12/28 | Demonstração matemática: Uma experiência com alunos do 11.º ano (MSc)
Arguente principal
|
Ana Catarina Pinho Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/11/10 | Envolvimento dos pais do TPC de Matemática: Desenvolvimento da comunicação matemática dos alunos (MSc)
Arguente principal
|
Marta Maria Morais Moreno (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2011/11/03 | A interação entre o plano da Matemática e o trabalho colaborativo entre professores numa escolar do Alentejo (MSc)
Arguente principal
|
Jorge Manuel Fernandes Calado Coelho (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2011/03/11 | O quadro Interativo Multimédia no Ensino Aprendizagem da Matemática (MSc)
Arguente principal
|
Carla Maria Pinto dos Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Avaliação do impacto do Programa de Formação Continua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento
e implementação do conhecimento didático (PhD)
Arguente
|
Nuno Miguel Pinto da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso às TIC (MSc) | Daniela Maria Costa Rodrigues Nogueira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9.º ano de escolaridade (MSc)
Arguente
|
Paula Cristina Cunha Cardeal Morais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Contributos do Plano da Matemática II para o desenvolvimento profissional dos professores (MSc)
Arguente
|
Inês Monteiro Bernardo Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A comunicação matemática: Um estudo com professores do 1.º ciclo do ensino básico (MSc)
Arguente principal
|
Maria Lúcia de Araújo Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Aprendizagem dos Modelos de grafos, por alunos de MACS do 11º ano, através do trabalho de projeto (MSc) | Maria Irene Marques Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A Comunicação na formação de professores de Matemática: Concepções e práticas de explicação na sala de aula (PhD)
Arguente principal
|
Kátia Maria de Medeiros (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | A utilização de materiais didáticos no ensino da Matemática ao nível do Ensino Secundário de Timor-Leste (MSc)
Arguente
|
Venâncio Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/06/04 | Contributos da Reflexão no Desenvolvimento e Implementação de Tarefas Matemáticas: dois estudos de caso com futuros professores
(MSc)
Arguente
|
Maria Alexandra Gomes dos Santos Rodrigues da Conceição (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Influência dos Testes Intermédios de Matemática na Aprendizagem, no Ensino e na Avaliação de uma Turma de 11.º Ano de Escolaridade
(MSc)
Arguente
|
Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias de Noronha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | A formação do professor de Matemática apoiada por um dispositivo de interação virtual no estágio pedagógico (PhD)
Arguente principal
|
Floriano Augusto Veiga Viseu (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Registos de representação semiótica e sua importância para a compreensão do conceito de derivada (MSc)
Arguente
|
Sílvia Ramiro Silveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/10/29 - Atual | Revista Educação Matemática em Foco (1981-6979) | |
2016/03/08 - Atual | European Journal Teacher Education (1469-5928) | |
2016 - Atual | Revista Thema (2177-2894) | Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia Sul-Rio-Grandense |
2013/06/02 - Atual | Sisyphus Journal of Education | |
2009/06/03 - Atual | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer |
2006/01/01 - Atual | Quadrante (2183-2838) | Associaçao de Professores de Matemática |
2018 - 2018 | TANGRAM - Revista de Educação Matemática (2595-0967) | Universidade Federal de Grande Dourados |
2017 - 2017 | The RIPEM - International Journal for Research in Mathematics Education (2238-0345) | |
2015 - 2016 | Journal of the European Teacher Education Network (JETEN) (2183-2234) | ETEN |
2015 - 2015 | Revista Multimédia de Investigação em Educação (Sensos-e) (2183-1432) | |
2010/03/21 - 2011 | Relime - Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa (1665-2436) | Comité Latinoamericano de Matemática Educativa (http://www.clame.org.mx/) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09 - Atual | Temas Avançados em Supervisão Pedagógica | Curso de Doutoramento em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade do Minho, Portugal |
2015 - Atual | Estágio Profissional (1º ciclo e 2º ciclo de Matemática e Ciências) | (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2010 - Atual | Metodologia do Ensino de Matemática II (várias edições desde 2010) | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - Atual | Estágio Profissional (do 3º ciclo ao secundário) | Mestrados de Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - Atual | Geometria e Padrões | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2007/09 - Atual | Metodologia do Ensino de Matemática I (várias edições desde 2007) | Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/07/25 - 2023/07/26 | Escola de Verão 2023 da Sociedad Española de Investigación em Educación Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM). Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação. | Escola de Verão 2023 da Sociedad Española de Investigación em Educación Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM). (Outros) | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Metodologia do Ensino da Matemática | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Seminário em Educação I | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Estágio no 3.º Ciclo e no Secundário | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Avaliação em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Observação de práticas de Ensino e de Formação | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Orientação de estágios da profissionalização em serviço (Matemática e Economia) | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino de Matemática | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2013/07 | Didáctica Específica do Módulo de Tecnologia Educativa e Didáctica Específica | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - 2010/02 | Número e Probabilidades | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - 2010/02 | Avaliação e Concepção de Materiais Didácticos de Matemática | Mestrados de Supervisão e de Ensino; Licenciatura em Educação Básica (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/04 - 2009/05 | Didáctica de Geometria Descritiva | Mestrado em Educação Visual e Desenho (Universidade Pedagógica, Moçambique) (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09 - 2004/07 | Metodologia do Ensino de Matemática (1996-2004) | Licenciatura em Matemática (Ensino) (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09 - 2004/07 | Iniciação à prática profissional: Observação e análise de aulas | Licenciatura em Matemática (Ensino) (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09 - 2004/07 | Orientação de estágios | Licenciatura em Matemática (Ensino) (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1989/01 - 1994/07 | Didáctica da Matemática | Bacharelato de Educação de Infância e Bacharelato de Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1989/01 - 1994/07 | Matemática I: Fundamentos lógico-matemáticos | Bacharelato de Educação de Infância e Bacharelato de Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1989/01 - 1994/07 | Matemática II | Bacharelato de Educação de Infância e Bacharelato de Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1989/01 - 1994/07 | Orientação de estágios | Bacharelato de Educação de Infância e Bacharelato de Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1987 - Atual | Associação de Professores de Matemática | |
Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/10/15 | Conferência (Program Committee): OpenCert 2019
9th International Workshop on Open Community approaches to Education, Research and Technology
Tema: "Open community approaches" Certification processes”
Porto, Portugal, 7 October 2019
website: https://opencert.github.io/
Membro
|