???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Clarinda Luísa Ferreira Barata

Nomes de citação

  • Barata, Clarinda

Identificadores de autor

Ciência ID
CC15-CDE8-8D9E
ORCID iD
0000-0002-2949-808X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2010/11/21
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/11/21
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Processos e Práticas de Inclusão Educativa: do Currículo Comum ao Currículo Diferenciado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Processos e Práticas de Inclusão Educativa: do currículo comum ao currículo diferenciado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2004/06
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004
Concluído
Ciências da Educação - Educação e Diversidade Cultural (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Direitos Humanos e Sociais Básicos e Direitos Culturais - um olhar crítico sobre a relação Estado-Escola-Comunidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000/06
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11/20 - Atual Adjunta Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000/10/01 - Atual Assistente do 2.º Triénio Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2022/06/01 Link Me Up - 1000 ideias
POCI-03-33B5-FSE-072070
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019/10/31 ProLearn4ALL
nut
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barata, Clarinda. "Práticas pedagógicas dos professores durante o 1.º confinamento, em Portugal, devido à COVID-19 – aos olhos dos pais". Trabalho apresentado em INNODOCT/21, Valencia, 2021.
    Submetido
  2. Barata, Clarinda. "Segundo confinamento em Portugal visto pelas crianças e jovens". Trabalho apresentado em INNODOCT/21, Valencia, 2021.
    Submetido
  3. Barata, Clarinda. "Dificuldades reportadas por famílias, no período de confinamento, aquando do envio de propostas educativas em Jardim de Infância". Trabalho apresentado em X EDIÇÃO da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO_2021, Leiria, 2021.
    Submetido
  4. Barata, Clarinda. "A brincadeira livre na Educação de Infância – refletindo sobre as conceções dos educadores de infância". Trabalho apresentado em X EDIÇÃO da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO_2021, 2021.
    Submetido
  5. Barata, Clarinda. "Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares – componentes do currículo visto pelos formandos". Trabalho apresentado em INNODOCT/20, Valencia, 2020.
    Publicado • 10.4995/inn2020.2020.11800
  6. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Magueta, Lúcia Grave. "Trabalho cooperativo na flexibilização curricular". Valência, 2020.
    Publicado • 10.4995/inn2020.2020.11841
  7. Barata, Clarinda. "Active learning – uma experiência com alunos do 1.º ano de Educação Básica". Trabalho apresentado em INNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education, Valencia, 2019.
    Publicado
  8. Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; et al. "A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  9. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Ferreira, José Brites; Morgado, José Carlos. "Impacto das políticas educativas e curriculares na construção das práticas inclusivas". 2011.
Poster em conferência
  1. Leite Machado, Gustavo; Martins, Eliane. "Avaliação em contexto de Prática Pedagógica.". Trabalho apresentado em Liberdade, equidade e emancipação - XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
    10.19146/pibic-2017-78404
Tese / Dissertação
  1. Dionísio, Sara Isabel Simões. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6083.
  2. Moniz, Lucília Maria da Silva. "O comportamento interpessoal do professor". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6088.
  3. Lúcio, Danila Pereira. "A brincadeira livre na Educação de Infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6057.
  4. Lopes, Sandra Maria Almeida Matos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6095.
  5. Fonseca, Raquel Filipa Rodrigues. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5780.
  6. Cunha, Mariana Pinto Pedra. "Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/4996.
  7. Almeida, Daniela Sofia Teixeira. "Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5034.
  8. Francisco, Elsa Margarida da Silva Gonçalves. "Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5305.
  9. Costa, Gabriela Paulo Coito. "Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5172.
  10. Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de. "Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5170.
  11. Ferreira, Sabina Jesus. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4011.
  12. António, Ana Raquel Henriques. "Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4557.
  13. Santos, Adriana Carolina Silva. "Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4624.
  14. Sousa, Sónia Dias de. "Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3276.
  15. Guarda, Marta Filipa Marques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3365.
  16. Magalhães, Helena Susana Gonçalves. "Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3400.
  17. Santos, Ana Catarina Rodrigues dos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3759.
  18. Nunes, Micaela Filipa da Silva. "Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3018.
  19. Paiva, Daniela Cristina Pinto. "Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2913.
  20. Campos, Ana Carolina Gouveia Silva. "Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2588.
  21. Vaz, Cláudia Sofia Marques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2999.
  22. Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino. "Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3022.
  23. Janeiro, Catarina de Jesus Vital. "Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2678.
  24. Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles. "Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2052.
  25. Agostinho, Elodie. "Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1918.
  26. Ribeiro, Inês Salgueiro. "Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2367.
  27. Costa, Ana Sofia Machado. "Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1927.
  28. Henriques, Justina Maria Nunes da Veiga. "Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1943.
  29. Medrôa, Bárbara Lopes Dinis Feijão. "Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1884.
  30. Moras, Carla Alexandra Lopes Pais. "Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1938.
  31. Bacelar, Margarida Almeida. "Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1925.
  32. Rasteiro, Inês Vieira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1935.
  33. Mendes, Tatiana Isabel de Jesus. "Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1919.
  34. Gabriel, Margarida João Pereira. "Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1820.
  35. Cunha, Jessica Elisabeth Teixeira da. "Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1734.
  36. Pereira, Daniela Sofia Santos; Fernandes, Teresa Margarida Pinho. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1721.
  37. Lourenço, Elodie Audrey Neves. "Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1727.
  38. Silva, Aurora Maria Marques da. "Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1821.
  39. Reis, Cristelle Alexandre dos. "Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1562.
  40. Marcelo, Jéssica Martins. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1762.
  41. Jorge, Liliana Sofia Ferreira. "Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1764.
  42. Cebola, Ana Isabel Marques. "O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1784.
  43. Gomes, Rita Isabel Dias Mendes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1973.
  44. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Barata, Clarinda. "Processos e práticas de inclusão educativa : do currículo comum ao currículo diferenciado". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/1822/11188.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo
Coorientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem
Orientador
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A influência de propostas educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: a flutuabilidade com crianças do 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013/11 Didática da Formação “Supervisão da Gestão Curricular Flexível para uma Escola Inclusiva”
Arguente
Adélia de Jesus Jacinto Resende (Doutoramento)
2013/05 Formação de Professores – Educação Especial
Arguente
M.ª Leonor Marques Marinheiro (Outro)
2013/04 Formação de Professores – Educação Especial
Arguente
João Carlos Vieira Casal (Outro)