???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Clarinda Luísa Ferreira Barata

Citation names

  • Barata, Clarinda

Author identifiers

Ciência ID
CC15-CDE8-8D9E
ORCID iD
0000-0002-2949-808X

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2010/11/21
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/11/21
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Processos e Práticas de Inclusão Educativa: do Currículo Comum ao Currículo Diferenciado" (THESIS/DISSERTATION)
2010
Concluded
Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Processos e Práticas de Inclusão Educativa: do currículo comum ao currículo diferenciado" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
2004/06
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Educação e Diversidade Cultural
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004
Concluded
Ciências da Educação - Educação e Diversidade Cultural (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Direitos Humanos e Sociais Básicos e Direitos Culturais - um olhar crítico sobre a relação Estado-Escola-Comunidade" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2000/06
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2000/10/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2010/11/20 - Current Adjunta Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000/10/01 - Current Assistente do 2.º Triénio Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/01/13 - 2022/06/01 Link Me Up - 1000 ideias
POCI-03-33B5-FSE-072070
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Ongoing
2017/10/01 - 2019/10/31 ProLearn4ALL
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Barata, Clarinda. Corresponding author: Barata, Clarinda. "Dinâmicas de professores de âmbito familiar/intergeracional - no olhar do supervisor". In O lugar da Educação ao Longo da Vida - das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação, 43-53. Portugal: Grupo Almedina, 2022.
    Published
  2. Barata, Clarinda; Ana Catarina Santos. "Abordagem de projeto, a provocação do pensamento Cri(a)ti(c)vo da criança". In A Voz e a agência da criança, 123-141. Coimbra: Gráfica Ediliber, 2022.
    Published
Conference abstract
  1. Barata, Clarinda. "Vivenciar o trabalho projeto em contexto de ensino superior". Paper presented in 10.º Congresso - Olhares sobre a Educação, Viseu, 2022.
    Published
  2. Barata, Clarinda; Cristiana Quinta; Miguel Oliveira. "A natureza do fazer de conta e o fazer de conta com a natureza". Paper presented in VI Encontro de Investigação em Educação, Coimbra (6 e 7 de maio de 2022), Coimbra, 2022.
    Accepted
Conference paper
  1. Barata, Clarinda. "Práticas pedagógicas dos professores durante o 1.º confinamento, em Portugal, devido à COVID-19 – aos olhos dos pais". Paper presented in INNODOCT/21, Valencia, 2021.
    Submitted
  2. Clarinda Luísa Ferreira Barata. "Segundo confinamento em Portugal visto pelas crianças e jovens". 2021.
    10.4995/INN2021.2021.13344
  3. Barata, Clarinda. "Dificuldades reportadas por famílias, no período de confinamento, aquando do envio de propostas educativas em Jardim de Infância". Paper presented in X EDIÇÃO da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO_2021, Leiria, 2021.
    Submitted
  4. Barata, Clarinda. "A brincadeira livre na Educação de Infância – refletindo sobre as conceções dos educadores de infância". Paper presented in X EDIÇÃO da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO_2021, 2021.
    Submitted
  5. Barata, Clarinda. "Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares – componentes do currículo visto pelos formandos". Paper presented in INNODOCT/20, Valencia, 2020.
    Published • 10.4995/inn2020.2020.11800
  6. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Magueta, Lúcia Grave. "Trabalho cooperativo na flexibilização curricular". Valência, 2020.
    Published • 10.4995/inn2020.2020.11841
  7. Clarinda Barata. "Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares – componentes do currículo visto pelos formandos". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11800
  8. Clarinda Luísa Ferreira Barata; Lúcia Grave Magueta. "Trabalho cooperativo na flexibilização curricular". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11841
  9. Barata, Clarinda. "Active learning – uma experiência com alunos do 1.º ano de Educação Básica". Paper presented in INNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education, Valencia, 2019.
    Published
  10. Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; et al. "A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  11. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Ferreira, José Brites; Morgado, José Carlos. "Impacto das políticas educativas e curriculares na construção das práticas inclusivas". 2011.
Conference poster
  1. Leite Machado, Gustavo; Martins, Eliane. "Avaliação em contexto de Prática Pedagógica.". Paper presented in Liberdade, equidade e emancipação - XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
    10.19146/pibic-2017-78404
Thesis / Dissertation
  1. Dionísio, Sara Isabel Simões. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6083.
  2. Moniz, Lucília Maria da Silva. "O comportamento interpessoal do professor". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6088.
  3. Lúcio, Danila Pereira. "A brincadeira livre na Educação de Infância". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6057.
  4. Lopes, Sandra Maria Almeida Matos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6095.
  5. Fonseca, Raquel Filipa Rodrigues. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5780.
  6. Cunha, Mariana Pinto Pedra. "Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/4996.
  7. Almeida, Daniela Sofia Teixeira. "Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5034.
  8. Francisco, Elsa Margarida da Silva Gonçalves. "Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5305.
  9. Costa, Gabriela Paulo Coito. "Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5172.
  10. Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de. "Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5170.
  11. Ferreira, Sabina Jesus. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4011.
  12. António, Ana Raquel Henriques. "Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4557.
  13. Santos, Adriana Carolina Silva. "Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4624.
  14. Sousa, Sónia Dias de. "Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3276.
  15. Guarda, Marta Filipa Marques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3365.
  16. Magalhães, Helena Susana Gonçalves. "Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3400.
  17. Santos, Ana Catarina Rodrigues dos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3759.
  18. Nunes, Micaela Filipa da Silva. "Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3018.
  19. Paiva, Daniela Cristina Pinto. "Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2913.
  20. Campos, Ana Carolina Gouveia Silva. "Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2588.
  21. Vaz, Cláudia Sofia Marques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2999.
  22. Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino. "Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3022.
  23. Janeiro, Catarina de Jesus Vital. "Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2678.
  24. Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles. "Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2052.
  25. Agostinho, Elodie. "Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1918.
  26. Ribeiro, Inês Salgueiro. "Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2367.
  27. Costa, Ana Sofia Machado. "Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1927.
  28. Henriques, Justina Maria Nunes da Veiga. "Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1943.
  29. Medrôa, Bárbara Lopes Dinis Feijão. "Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1884.
  30. Moras, Carla Alexandra Lopes Pais. "Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1938.
  31. Bacelar, Margarida Almeida. "Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1925.
  32. Rasteiro, Inês Vieira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1935.
  33. Mendes, Tatiana Isabel de Jesus. "Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1919.
  34. Gabriel, Margarida João Pereira. "Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”.". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1820.
  35. Cunha, Jessica Elisabeth Teixeira da. "Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1734.
  36. Pereira, Daniela Sofia Santos; Fernandes, Teresa Margarida Pinho. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1721.
  37. Lourenço, Elodie Audrey Neves. "Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1727.
  38. Silva, Aurora Maria Marques da. "Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1821.
  39. Reis, Cristelle Alexandre dos. "Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1562.
  40. Marcelo, Jéssica Martins. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1762.
  41. Jorge, Liliana Sofia Ferreira. "Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1764.
  42. Cebola, Ana Isabel Marques. "O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1784.
  43. Gomes, Rita Isabel Dias Mendes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1973.
  44. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Barata, Clarinda. "Processos e práticas de inclusão educativa : do currículo comum ao currículo diferenciado". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/1822/11188.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020 - 2020 Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
Co-supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo
Co-supervisor
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem
Supervisor
Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano
Co-supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A influência de propostas educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: a flutuabilidade com crianças do 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2013/11 Didática da Formação “Supervisão da Gestão Curricular Flexível para uma Escola Inclusiva”
(Thesis) Arguer
Adélia de Jesus Jacinto Resende (PhD)
2013/05 Formação de Professores – Educação Especial
(Thesis) Arguer
M.ª Leonor Marques Marinheiro (Other)
2013/04 Formação de Professores – Educação Especial
(Thesis) Arguer
João Carlos Vieira Casal (Other)