Identification
Personal identification
- Full name
- Clarinda Luísa Ferreira Barata
Citation names
- Barata, Clarinda
Author identifiers
- Ciência ID
- CC15-CDE8-8D9E
- ORCID iD
- 0000-0002-2949-808X
Email addresses
- clarinda.barata@ipleiria.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- 244829400 (Professional)
Addresses
- Escola Superior de Educação de Leiria. Rua Dr. Joao Soares, 2400, Leiria, Leiria, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
French | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010/11/21
Concluded
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2004
Concluded
|
Ciências da Educação - Educação e Diversidade Cultural (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Direitos Humanos e Sociais Básicos e Direitos Culturais - um olhar crítico sobre a relação Estado-Escola-Comunidade" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
2000/06
Concluded
|
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2010/11/20 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000/10/01 - 2010/11/19 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011/09 - Current | Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2013 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023 - Current | Membro da Comissão científica do Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013/02 - Current | Membro da Comissão científica do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo Motor | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012/01 - Current | Membro da Comissão científica do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012/01 - Current | Membro da Comissão científica do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - 2019 | Membro da Comissão científica do Mestrado em Educação Pré-escolar | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/02/13 - 2023/05/26 | Link Me Up
POCH-04-5267-FSE-00081
Researcher
|
Concluded
|
2022/01/13 - 2022/06/01 | Link Me Up - 1000 ideias
POCI-03-33B5-FSE-072070
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Ongoing
|
2017/10/01 - 2019/10/31 | ProLearn4ALL
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024 - 2024 | A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de caso
Supervisor
|
Ciências da Educação - Gestão Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2024 | Um caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em
Jardim de Infância
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2024 | Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes
intervenientes sobre o brincar
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2024 | Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEB: a interação entre o adulto e a criança na área
da casinha
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2024 | Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEB: as interações e brincadeiras entre pares na área da
casinha e a influência dos materiais nesses momentos
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2024 | Da reflexão à prática: a interdisciplinaridade entre a Expressão Dramática e o Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2023 | Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa
como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2023 | À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação
de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | A Natureza do Fazer de Conta e o Fazer de Conta com a Natureza. Da Creche ao 1.º CEB
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Potenciar hábitos alimentares saudáveis numa turma de 1.º ano
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | Refletindo em torno do desenvolvimento sustentável no Jardim de Infância – um estudo de caso
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de
2.º ano
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo
Co-supervisor
|
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
Supervisor
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem
Supervisor
|
Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário
de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios
em Ciências Naturais
Supervisor
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor
na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano
Co-supervisor
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A influência de propostas
educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º
ano de escolaridade
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico | Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso | Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas | Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações
entre crianças com multideficiência e os seus pares.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança
com Necessidades Educativas Especiais.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”. | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: a flutuabilidade com crianças do 1.º ano | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas | Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/06/28 | O papel da supervisão colaborativa no contexto de implementação de um plano de inovação - da teoria à prática - um estudo
de caso
(Thesis) Main arguer
|
Maria Teresa Nogueira Lima de Andrade (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/06/25 | Jornada reflexiva em educação de infância: interações durante a brincadeira com materiais de fim aberto
(Thesis) Arguer
|
Mariana Ferreira Marques (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024/04/10 | História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural
(Thesis) Arguer
|
Jéssica Félix Marques (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os contributos do Clube de
Leitura para a promoção da leitura com alunos do 4.º ano.
President of the jury
|
Ana Rita Silva Alves (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024 | Da teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincar
President of the jury
|
Ana Cláudia Vicente Chaveiro (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024 | A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS: UM ESTUDO DE CASO
President of the jury
|
Silvia Maria Nogueira Nese (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Investigando as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade
relativamente à sustentabilidade da água.
President of the jury
|
Ana Teresa Jorge da Costa Menino (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Estudos Africanos. “Cooperação, Colonialidade e Racismo na Política Externa Brasileira para os PALOP”
(Thesis) Arguer
|
Mojana Vargas Correia da Silva (PhD)
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal
|
2023 | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas
com luz
(Thesis) Arguer
|
Ana Catarina Gomes Andurão (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolar"
(Thesis) Arguer
|
Adriana Maria Paulo Carreira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os estereótipos de género numa turma do 1º ano de escolaridade
President of the jury
|
Patrícia Raquel do Adro Lisboa (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Construir os caminhos da infância: Potencialidades da Área do Faz de Conta para o Desenvolvimento e Aprendizagem de Crianças
em Idade Pré-Escolar
President of the jury
|
Ana Amélia Vigia Caseiro (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção em Contexto Escolar
President of the jury
|
Marcela de Souza Abdoral Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | A motricidade e a promoção de autonomia: Projeto piloto em contexto de Pré-Escolar
President of the jury
|
Sara João de Freitas Castelão Lopes da Piedade Gomes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | "EDUCAR PARA A INCLUSÃO ATRAVÉS DA MOTRICIDADE: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO "JOGAMOS TUDO, BRINCAMOS TODOS" EM CONTEXTO DO PRÉ-ESCOLAR
President of the jury
|
Inês Chaves Nunes de Matos Sales (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolar
(Thesis) Arguer
|
Adriana Maria Paulo Carreira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do
educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo
President of the jury
|
Maria José da Graça Figueiredo de Jesus (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre os benefícios do brincar no espaço exterior
(Thesis) Arguer
|
Ana Margarida Pinto Santos (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em
Educação de Infância: processos, aprendizagens e a transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Soraia Martins Soarez (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | A Carta Educativa de Leiria como instrumento de planeamento estratégico:
a opinião dos diretores das escolas e da autarquia.
(Thesis) Arguer
|
Donato Filipe Nobre Rosa (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | A Prática de Ensino Supervisionada na Educação de Infância: A Gestão e Organização do Espaço no Jardim de Infância
(Thesis) Arguer
|
Ândria Sofia Murraças Coutinho (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da
implementação de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Sofia Fialho Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações
de crianças em momento de isolamento social
(Thesis) Arguer
|
Ana Carolina Correia Silva (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS FUNCIONAIS EM JOVENS COM DÉFICE COGNITIVO ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO DO DINHEIRO
(Thesis) Arguer
|
Carla Fernanda Reis Santos (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Potencial do software BoardMaker na mediação pedagógica do erro e promoção de competências de comunicação funcional
(Thesis) Arguer
|
LENILDA PEREIRA LIMA (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | PERCEÇÃO DE PAIS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL E SNOEZELEN
(Thesis) Arguer
|
SÓNIA MARGARIDA NEVES PEREIRA (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes
favoráveis à matemática, no 1.º CEB
President of the jury
|
Alexandra Silva Franco (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB
President of the jury
|
Patrícia Alexandra Marques Domingues (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço
exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de
1.º CEB
President of the jury
|
Ana Margarida Areias Guerreiro (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar
no exterior e na Natureza
President of the jury
|
Juliana Filipe Ramos Ameiro (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Patrícia Anselmo Branco (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | (Re)significar a educação de infância e primeiro ciclo do ensino básico: a resolução de problemas no desenvolvimento do sentido
de número
President of the jury
|
Ana Carolina Fortes das Neves Dias Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade
President of the jury
|
Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativas
President of the jury
|
Margarida Chaves Marques (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada - Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino
Básico em tempos de pandemia
President of the jury
|
Patrícia Sousa Eusébio (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência
de tarefas no 3.º ano de escolaridade.
President of the jury
|
Soraia Filipa Antunes Farinha (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | GESTÃO ESCOLAR BASEADA NO BEM-ESTAR DO ALUNO: AVALIAÇÃO E MELHORIA DA ESCOLA E
DO PROCESSO EDUCATIVO (DOIS ESTUDOS DE CASO)
(Thesis) Arguer
|
Núria Calado Duarte (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | PECULIARIDADES DO SONHO DE SER EDUCADORA E PROFESSORA: DESAFIOS DE UM ESTÁGIO EXCECIONAL NO 1. º CEB, EM TEMPO DE PANDEMIA
COVID-19
(Thesis) Arguer
|
Joana Margarida Bernardes Primor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013/11 | Didática da Formação “Supervisão da Gestão Curricular Flexível para uma Escola Inclusiva”
(Thesis) Arguer
|
Adélia de Jesus Jacinto Resende (PhD) |
2013/05 | Formação de Professores – Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
M.ª Leonor Marques Marinheiro (Other) |
2013/04 | Formação de Professores – Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
João Carlos Vieira Casal (Other) |
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022 - Current | VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO | |
2020 - Current | 8th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies | |
2019 - Current | 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies | |
2019 - Current | Egitania Sciencia (1646-8848) | |
2018 - Current | INNODOCT/18 “INTERNATIONAL CONFERENCE ON INNOVATION, DOCUMENTATION AND EDUCATION” |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2022/02/04 - 2022/02/05 | VI ENJIE - Futuros da Educação, Ciência cidadã e cocriação | |
2012 - 2013 | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2023 - Current | A avaliação e seriação dos projetos submetidos na 2ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA (PI&CA)
NO ÂMBITO DO CIED / ESELx (2023/2025) que visa contribuir para a criação de conhecimento inovador, científico e artístico
no seio da comunidade académica da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Evaluator
|
||
2021 - Current | A avaliação e seriação dos projetos submetidos na 1ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA (PI&CA)
NO ÂMBITO DO CIED / ESELx (2021/2023) que visa contribuir para a criação de conhecimento inovador, científico e artístico
no seio da comunidade académica da Escola Superior de
Educação de Lisboa.
Evaluator
|
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2013 - Current | Revista @rquivo brasileiro de educação |