Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Neusa Branco
Nomes de citação
- Branco, Neusa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D411-2049-433B
- ORCID iD
- 0000-0003-4695-0098
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/09 - 2023/09
Concluído
|
Formação Modular em Práticas Pedagógicas no EaD (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Aprovado |
2015
Concluído
|
Curso especialização - 1.º ano do Mestrado em Educação na Área de Especialização Supervisão e Orientação da Prática Profissional
(Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19,0 valores |
2013/07/16
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2008 - 2013
Concluído
|
Doutoramento em Educação, área de especialização em Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvo |
2008
Concluído
|
Mestrado em Educação, àrea de especialização Didáctica da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1997 - 2002
Concluído
|
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15,0 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/08/17 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2007/09 - 2016/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2014 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2013/06 - 2023/01 | Sub-coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018/12 - 2022/03 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/09 - 2007/08 | Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) | Agrupamento de escolas Alexandre Herculano, Portugal |
2005 - 2006 | Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) | Escola EB 2,3 Mem Ramires, Portugal |
2004 - 2005 | Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) | Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Portugal |
2003 - 2004 | Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) | Escola EB 2,3 Guilherme Stephens, Portugal |
2002 - 2003 | Professor do Ensino Básico e Secundário (GR 500) | Escola Secundária de Cascais, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008 - 2013 | O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos
SFRH / BD / 45083 / 2008
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/06 - Atual | Teaching Sustainability: Content, Competences & Approaches for Europe's pre- and in-service teachers (TAP-TS)
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2022 | Hanging OUT!
2019-1-BE02-KA203-060221¿
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020/01 - 2020/12 | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Através da Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento |
2017/01 - 2019/12 | ITELab (Initial Teachers Education Lab) – Innovative ITE Curricula
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2010/12/13 - 2014/06/12 | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/10/27 - 2011/02/28 | Promover a aprendizagem matemática em números e álgebra
PTDC/CED/65448/2006
Universidade da Beira Interior, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | Projeto CreativeLab_Sci&Math: projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de
Santarém
...
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09 | Creating Boxes for Drone Delivery: An Engineering Design Process experience in Initial Teacher Education | Hybrid Conference “STEAM and the Future of Education: Interdisciplinary Innovation and the Integration of the 4 Cultures Domain”
i3S (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Science and Mathematics integration practices of preservice teachers | 1st International Conference on Education and Training: Thinking education in transition times
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Engineering Design Process using drones | 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022)
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/05 | Atividade interdisciplinar outdoor na formação inicial de educadores durante a pandemia | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/05 | Exploração matemática a partir de narrativas infantis por futuros educadores. | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/03 | O desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º ciclo: Uma experiência com o teorema das quatro cores. | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)”
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/03 | Integração do pensamento computacional desde o 1.º ciclo do ensino básico: Do projeto MatemaTIC ao currículo da Matemática para o ensino básico | ]. Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)”
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022 | Inovação no ensino das ciências e da matemática na formação inicial de professores | Encontro DigiPROF - Formação de Professores para a área do digital
Centro de Competência TIC, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2021/12 | Projeto MatemaTIC - Pensamento Computacional e Currículo da Matemática em Portugal | MINHOMAT 2021/22
Associação de Professores de Matemática, Núcleos Regionais da APM de Braga e Viana do Castelo
|
2021/11 | O pensamento computacional no ensino e aprendizagem da matemática | 24.º Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos”
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação de Bragança
|
2021/07 | Práticas de ensino online em Ciências Naturais e Matemática no 2.º ciclo em contexto de estágio | 10ª Edição do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2021/07 | O conhecimento de futuras professoras de 2.º ciclo sobre o pensamento dos alunos em matemática numa proposta de trabalho interdisciplinar com as ciências | XXXI Seminário de Investigação em educação Matemática
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
|
2021/07 | Matemática e pensamento computacional no 1.º ciclo: O projeto-piloto MatemaTIC | XXXVI ProfMat - Encontro Nacional de Professores de Matemática
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
|
2021 | Narrativas infantis na aprendizagem matemática nos primeiros anos: Experiência de uma professora estagiária. (Cartaz) | XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Santarém)
|
2020/11/14 | Participação no Painel Investigações em Educação Matemática: O que foi possível durante a pandemia? | Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, SBEM, SEIEM
|
2020/01 | Sensibilizar para a sustentabilidade: uma experiência sobre a política dos 3R com estudantes com dificuldades intelectuais na Escola Superior de Educação de Santarém | XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar”
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre Educação Ambiental. | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho
Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/07 | Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints. | ICRE.19 Porto International Conference on Research in Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto
|
2019/07 | Inventar problemas matemáticos na educação de infância | VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and
Learning with Creativity from 3 to 12 years old,
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/07 | As práticas dos alunos e as aprendizagens essenciais no 1.º e no 2.º CEB | ProfMat2019
Associação de Professores de Mateática (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/05 | Representações na resolução de problemas de otimização no ensino básico | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/03 | Investigar as pegadas dos animais: Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciência 2019
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
|
2019/02 | Ambientes educativos inovadores na formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Santarém | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Representar retângulos com um robot | XXI Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos"
Associação de Professores de Matemática e Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11 | Análise de erros comentidos pelos alunos com números racionais no 6.º ano | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Constributos da Coavaliação entre pares na resolução de problemas | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Interdisciplinarity and ICT integration projects in initial teacher education | ICALE'18 International Conference on Active Learing and Education
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2018 | Projeto de Integração das TIC na formação inicial de educadores e professores; Relato de uma experiência pela voz dos estudantes | II Encontro A formação de educador@s e professor 2s na UniverCidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017 | Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais | INCTE2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superio de Educação (Bragança, Portugal)
|
2017 | Educação e Desenvolvimento: do compromisso local à cidadania global | INCTE2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superio de Educação (Bragança, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024 | Os elementos naturais na aprendizagem da Matemática: as potencialidades do ambiente educativo exterior
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2023 - 2024 | Contributos do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantil
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2024 | Inovação e mudança educativa com vista à melhoria das aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2022/03 | Conexões matemáticas com o quotidiano
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2021 | Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2021 | Desafios matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2021 | Aprender matemática através do brincar: situações da prática no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2021 | Aprender Matemática através do brincar: Situações da prática no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2020 | Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemática
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2020 | A influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idades
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2020 | A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2020 | Práticas Educativas no Ensino Integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educaciuonal (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2020 | Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Coorientador
|
Mestrado em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2020 | Gestão, gamificação e tecnologia: Estudo sob a perspectiva do engajamento no Instituto Federal de Brasília
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2019 | O orientador de ensino e aprendizagem na educação a distância
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2018 | Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2018 | A prática do educador de infância na dinamização de jogos no domínio da Matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2018 | Utilização do material maipulável como facilitador das aprendizagen matemáticas no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino
básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 - 2017 | "A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano." | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 - 2017 | "Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: Análise de uma Intervenção" | Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 - 2017 | "Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais" | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 - 2017 | "Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da Matemática no contexto do 2º Ciclo" | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em Matemática | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Utilização de materiais manipuláveis no 1º e no 2º ciclos: um estudo exploratório | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | A motivação na aprendizagem da Matemática no pré-escolar e no 1º ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | "A motivação no processo de ensino-aprendizagem no jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2014 | A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º ciclo - Relatório de estágio para obtenção do grau de
mestre
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria
Orientador
|
|
2014 - 2014 | "A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo". | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2014 | "O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria". | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2014 | "O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis". | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2013 - 2013 | O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
Coorientador
|
|
2013 - 2013 | "O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche". | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2012 - 2012 | Promoção do pensamento crítico para o trabalho sobre género e cidadania na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis
Coorientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03 - Atual | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” (2024/03/15 - 2024/03/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/11/18 - 2023/11/19 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM2023
Resolução de Problemas (2023/11/18 - 2023/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/03 - 2022/03 | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)” (2022/03/11 - 2022/03/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021, promovido pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação
Matemática (SPIEM) (2021/11/20 - 2021/11/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021, promovido pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação
Matemática (SPIEM) (2021/11/20 - 2021/11/21)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2021/07/15 - 2021/07/15)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2021 | XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, promovido pela Associação de Professores de Matemática (2021/07/02 - 2021/07/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM (2021/07/03 - 2021/07/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM (2021/07/03 - 2021/07/03)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019/11 - 2019/11 | A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos
do ensino básico, Lisboa (2019/11/08 - 2019/11/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019/03 - 2019/03 | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2019
Este evento científico surgiu do trabalho que a equipa de docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais tem
vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math e de outras iniciativas didáticas que visam a inovação no ensino
dessas áreas. (2019/03/15 - 2019/03/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018/11 - 2018/11 | A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos
do ensino básico, Braga (2018/11/09 - 2018/11/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017/11 - 2017/11 | A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XX Encontro Nacional de Educadores e Professores do 1.º e 2.º ciclos
do ensino básico, Castelo Branco (2017/11/03 - 2017/11/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017 - 2017 | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2017/07/04) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Encontro SLiA, Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: Olhares da investigação e realidades das escolas (2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | XIX Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos, Tomar (2016/11/04 - 2016/11/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2013 - 2013 | A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XVI Encontro Nacional de Professores
Encontro (Outra)
|
|
2010 - 2010 | 6.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Concurso (Outra)
|
Ciência Viva, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12 | Um estudo sobre a implementação da Plataforma Digital UBBU no Ensino Básico
Arguente
|
Célia Palma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 | Música e Conhecimento do Mundo: Explorando modos de Integração Curricular
Arguente
|
Catarina Tomás (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 | O envolvimento das famílias nas práticas educativas da Educação de infância e da escola | Carolina Lagadoiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 | Brincar e trabalhar nas primeiras idades
Presidente do júri
|
Inês Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 | Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Flávia Epifânio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/01/20 | Conhecimento Didático e Prática Pedagógica de Futuros Professores no Ensino dos Números Racionais
Arguente principal
|
Nádia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | O uso da arte para promover aprendizagens significativas em geometria
Arguente principal
|
Catarina Fernandes Barata (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2021 | Educar para o Património: Conceções de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Lucas Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 | Conhecer a arte com um olhar matemático: um estudo na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Débora Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2021 | Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
Orientador
|
Verónica Alcobia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 | Desafios matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Joana Chaby Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 | Aprender Matemática através do brincar: Situações da prática no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Diana Caetano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020/01/13 | Tarefas na sala de aula: Práticas letivas de professores do 3.º ano com representações matemáticas.
Arguente
|
Isabel Velez (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 | Contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática
Arguente
|
Elena Vrabie (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 | Aprendizagem Cooperativa e Promoção de Competências Sociais: Conceções de docentes e crianças
Arguente
|
Natália Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019/03/28 | A compreensão de números racionais: O papel da representação decimal
Arguente
|
Cristina Maria da Silva Morais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/05/28 | Análise às tomadas de decisão dos alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico na resolução de tarefas que envolvam padrões
de repetição.
Arguente
|
Jéssica Ramos Carrilho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | A presença da Matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Rogério Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 | As potencialidade de recurso a diferentes materiais didáticos e tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemática
Arguente principal
|
Ana Raquel Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 | A integração da Expressão Plástica e da Geometria e Medida no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Isabel Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - 2022 | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) | Bragança |
2022 - 2022 | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Sisyphus (2182-9640) | |
2022 - 2022 | Bolema: Boletim de Educação Matemática (1980-4415) | |
2022 - 2022 | Ebook “Integração Curricular nos 1º e 2º ciclo do Ensino Básico” | Centro lnterdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), da Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. |
2021 - 2021 | Interacções (1646-2335) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | APEduC Associação Nacional de Educação em Ciências | |
2012 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
2001 - Atual | Associação de Professores de Matemática |
Distinções
Outra distinção
2014 | Prémio Instituto de Educação / Caixa Geral de Depósitos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|