???global.info.a_carregar???
Yuxiong Zhang é professor adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria e investigador integrado no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI). É doutor em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal, e mestrado em Língua, Literatura e Cultura pela mesma instituição. Atualmente, é o coordenador da Secção de chinês da ESECS, com foco no ensino de chinês como língua estrangeira, tradução e interpretação. Os seus interesses de investigação incluem a utilização das redes sociais no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, tradução cultural e comunicação intercultural.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Yuxiong Zhang

Nomes de citação

  • Zhang, Y.

Identificadores de autor

Ciência ID
D513-579A-2C2F
ORCID iD
0000-0003-0305-0110
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=BttVWAIAAAAJ
Scopus Author Id
57223621388

Endereços de correio eletrónico

  • yuxiong.zhang@ipleiria.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Chinês (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2021
Concluído
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Potencialidades do uso de uma rede social na aprendizagem de português por falantes chineses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017
Concluído
Análise Quantitativa de Dados com o SPSS: estatística descritiva e estatística inferencial (Curso Técnico Superior Profissional)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
Excelente – 9/10
2014 - 2016
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas (Mestrado integrado)
Especialização em Estudos Portugueses
Universidade de Aveiro, Portugal
"O povo português, segundo Teófilo Braga: raça e génio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011 - 2015
Concluído
Estudos Portugueses (Bachelor)
Dalian University of Foreign Languages, China
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/11 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2018/12 - 2022/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Dalian University of Foreign Languages, China

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/17 - Atual Coordenador de Seçcão de Chinês Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/09 - Atual Docente Responsável pelas UCs da Língua e Cultura Chinesas Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Curso de 1.ª Classe do Nível Provincial: Interpretação Chinês/ Português
EP0050
Dalian University of Foreign Languages, China
Foundation of Liaoning Province Education Administration
Em curso
2020 - 2021 Programa Nacional de Estudos Portugueses - Arte Portuguesa
CP-MUST-2020-07
Investigador
Macau University of Science and Technology, Macau
Government of the Macau Special Administrative Region Tertiary Education Services Office
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Zhang, Y., & Moreira, A.. "Novas Possibilidades na educação do Mandarim como Língua Estrangeira para os falantes de Português: aplicação das redes sociais de origem chinesa". Trabalho apresentado em Diálogos Interculturais Portugal-China 2. Vol. II Literaturas, artes e línguas em diálogo, Aveiro, 2019.
    Publicado
  2. Barbosa, C., Bulhões, J., & Zhang, Y.. "Português para fins específicos para trabalhadores chineses em Portugal: uma proposta de aprendizagem a distância com recurso ao Wechat". Trabalho apresentado em CIET: EnPED, 2018.
  3. Zhang, Yuxiong. "O povo português, segundo Teófilo Braga". Trabalho apresentado em Diálogos Interculturais Portugal-China 1., Aveiro, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Yuxiong Zhang. "The correspondences and non-correspondences between Chinese and Portuguese language and culture: An analysis of botanical terms". Cadernos de Tradução 43 esp. 3 (2023): 342–361-342–361. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e94952.
    10.5007/2175-7968.2023.e94952
  2. Zhang, Y.. "BENEFÍCIOS POTENCIAIS DA ESCRITA COLABORATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CHINA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA". Revista CBTecLE 7 1 (2023): 55-65. https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/issue/view/102/20.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Yuxiong Zhang. "Exploring Students’ Increased Use of Tablets After Taking Online Courses During the COVID-19 Lockdown". Contemporary Educational Technology (2022): https://doi.org/10.30935/cedtech/12283.
    10.30935/cedtech/12283
  4. "Melhorar as capacidades de escrita em Português por recurso a uma plataforma de microblogue chinesa: um estudo exploratório". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 5 (2021)-vol. 13 n.º 5 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/27166.
    10.34624/ID.V13I5.27166
  5. "Oportunidades e desafios da aplicação de uma plataforma de microblogue chinesa no ensino de Português Língua Estrangeira". Rotas a Oriente (2021): https://doi.org/10.34624/ro.v0i1.26223.
    10.34624/ro.v0i1.26223
  6. "O uso da rede social Weibo na melhoria do domínio do sistema flexional em Português pelos aprendentes chineses". LínguaTec 6 1 (2021): 1-15. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4790.
    10.35819/linguatec.v6.n1.4790
  7. "RELEVÂNCIA E LIMITAÇÕES DO ENSINO DO MANDARIM EM PORTUGAL: UMA BREVE ANÁLISE". Interfaces Científicas - Educação 8 3 (2020): 378-392. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392.
    10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392
  8. "Possibilidade da criação de comunidade de aprendizagem do Mandarim para os aprendentes portugueses com base na plataforma Weibo". INTERFACES DA EDUCAÇÃO 10 29 (2019): 226-270. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v10i29.3290.
    10.26514/inter.v10i29.3290
  9. Barbosa, C., Bulhões, J., & Zhang, Y. "SAPO CAMPUS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ONLINE: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE PARTICIPANTES". Internet Latent Corpus Journal (2019): Vol 8 No 1 (2018)-Vol 8 No 1 (2018). https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1786.
    10.34624/ILCJ.V8I1.1786
  10. "Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro". RELATEC Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa 16 1 (2017): 21-33. http://dx.doi.org/10.17398/1695-288x.16.1.21.
    10.17398/1695-288x.16.1.21
Capítulo de livro
  1. Yuxiong Zhang; António Moreira. "Bring the Social Media to the Classroom of Portuguese as a Foreign Language in China: Possibilities and Challenges". 370-379. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_29
  2. Zhang, Y.; Moreira, A.. "Potencialidades do uso das redes sociais na aprendizagem do Mandarim em Portugal.". In O TELSC em números – Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, 77-79. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2018.
    Publicado
  3. Barbosa, C., Bulhões, J., Zhang, Y. & Pedro, L.. "Media Multitasking: how does it affect learners and learning?". In Better e-Learning for Innovation in Education, 59-78. Istanbul, Turquia: Öz Karacan Printers and Binders, 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/29 As correspondências e não correspondências na tradução entre a língua chinesa e portuguesa: uma visão a partir das diferenças de espécies biológicas
Instituto Confúcio, Universidade de Aveiro (Aveiro , Portugal)
2020/12/02 Bring the social media to the classroom of Portuguese as a Foreign Language in China: possibilities and challenges. TECH-EDU 2020
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2020/10/15 Melhorar as capacidades de escrita em Português Língua Estrangeira por recurso a uma plataforma de microblogue chinesa: Um estudo exploratório 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia
5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia (Aveiro, Portugal)
2019/10/30 A renovação da estratégia didática com a integração das caraterísticas da era informática: A introdução do telemóvel no ensino de Português Conferência Internacional para a Melhoria Contínua da Qualidade do Ensino de Português para os Falantes Nativos da Língua Chinesa: o Contato Linguístico-Cultural entre Português e Chinês
Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (Macau)
2018/09/05 Uso das Redes Sociais na Aprendizagem do Mandarim em Portugal II Seminário Doutoral TELSC
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06/25 Potencialidades do Uso das Redes Sociais na Aprendizagem do Mandarim em Portugal Encontro Nacional do Multimédia
(Aveiro, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/11 Manuais de Utilizador de Eletrodomésticos Português/Chinês: Linguagem Controlada e a Construção de um Modelo Integral
Arguente principal
Xuelu Yin (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2023/10/19 Análise e Propostas de Traduções de Medicina Tradicional Chinesa (Chinês - Português - Inglês)
Arguente
Mariana Amado da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 Linhas Críticas (1516-4896) Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - 2022/12 Curso Online de Mandarim da Universidade Federal da Paraíba Curso Online de Mandarim da Universidade Federal da Paraíba ChinesePlus, China

Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/12/28 - Atual 2.º lugar na 7.ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português Inês Maria Abrantes Francisco, Liliana Wang e Lucas Massaro Boiko Abiko
Distinções

Outra distinção

2022 Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira - Bom