Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sandra Raquel Gonçalves Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Sandra
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D617-2C98-5011
- ORCID iD
- 0000-0003-4712-4249
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=lV76E7UAAAAJ
- Researcher Id
- E-6330-2016
- Scopus Author Id
- 16315361800
Endereços de correio eletrónico
- sandra.r.fernandes29@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541, 541 4200, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.upt.pt/docente.php?d=1274 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/10/01 - 2011/01/11
Concluído
|
Education Sciences (Doutoramento)
Especialização em Curriculum Development
Universidade do Minho, Portugal
"Aprendizagem baseada em Projectos no Contexto do Ensino Superior: Avaliação de um Dispositivo Pedagógico no Ensino de Engenharia." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
--- |
2000/09/01 - 2005/07/31
Concluído
|
Education (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Melhoria da Qualidade do Ensino e Avaliação do Desempenho do Trabalho Docente no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | ||
2015/09/01 - 2023/12/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Portugal |
2012/02/01 - 2015/01/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/04/01 - 2012/02/15 | Postdoctoral Researcher (FCT grant SFRH/BPD/68349/2010) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2006/10/01 - 2010/09/30 | PhD Student (FCT grant SFRH/BD/28330/2006) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/05/01 - 2025/05/01 | TeacherED: Capacity building of education employers through the promotion of teacher induction (programmes)
Investigador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Em curso
|
2020/08/09 - 2022/08/09 | Fostering Entrepreneurship and Innovation in Cultural and Creative Industries through Interdisciplinary Education (FENICE)
2020 1 BG01 KA203 079193
Investigador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Concluído
|
2015/09/01 - 2018 | A docência no contexto da avaliação do desempenho no Ensino Superior: um estudo em quatro instituições públicas portuguesas.
SFRH/BPD/107848/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Desativado
|
2011/04/01 - 2014 | Avaliação do Desempenho dos Docentes no Ensino Superior: Modelos, Práticas e Efeitos.
SFRH/BPD/68349/2010
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Desativado
|
2011/04 - 2014 | Avaliação do Desempenho dos Docentes no Ensino Superior: Modelos, Práticas e Efeitos.
SFRH/BPD/68349/2010
|
N/A |
2006/10/01 - 2010/09/30 | Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Ensino Superior: Avaliação de um dispositivo pedagógico no Ensino de Engenharia
SFRH/BD/28330/2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/05/27 - Atual | Centre for Excelence in Teaching (CET@UPT)
00000
Investigador responsável
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Em curso
|
2015 - 2017 | “Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores” | Aprendizaje profesional docente colaborativo en contextos escolares.
Oportunidades y limitaciones.
1150596
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico
Concluído
|
2014 - 2017 | Supplemental Self-Help in English as a Foreign Language for Learners with Specific Learning Differences/ Difficulties (SupEFL)
2014-1-DE02-KA200-001093
Investigador
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2014 - 2015 | Construção e Validação de Toolbox para o desenvolvimento curricular no Ensino Superior
59/ID/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2012 | HESdespi- Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity Sciences Competitiveness
159338-TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/05/22 | Mediação no contexto do Ensino Superior. | II Colóquio Mediação em Diálogo: Horizontes Partilhados.
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/02/05 | O Centre for Excellence in Teaching (CET) na Universidade Portucalense: partilha de experiência sobre a sua conceção e operacionalização |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | As Lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em
contexto.
Orientador de Maria Manuela Ferro Unas
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - Atual | A Era Digital e o Desenvolvimento da Linguagem das crianças
Orientador de Diana Rita Vasconcelos Monteiro
|
Programa de Doutoramento de Ciências da Educação e do Comportamento (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
|
2023 - 2023 | Práticas de inovação pedagógica centradas no estudante: resultados de um estudo de caso
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2023 - 2023 | Intervenção socioeducativa em contexto escolar e familiar: implementação de um programa baseado em tutorias autorregulatórias
Orientador
|
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022 - 2022 | A promoção da responsabilidade social no Ensino Superior: um estudo de caso sobre o papel das lideranças académicas
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022 - 2022 | A eficácia da comunicação na liderança escolar: um estudo de caso num mega agrupamento de escolas
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022 - 2022 | As lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em contexto.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | O papel da comunicação na relação entre a escola e a família: um estudo de caso numa escola de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | A animação sociocultural no contexto de um centro de dia: os desafios da intergeracionalidade
Orientador
|
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | Riscos e desafios das redes sociais: um projeto de intervenção socioeducativa com adolescentes numa escola
Orientador
|
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | O projeto educativo e o plano anual de atividades: uma reflexão sobre a atividade profissional docenre na promoção do sucesso
educativo
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | Autonomia, gestão e liderança escolar através do Projeto Educativo: um estudo de caso no Instituto Médio Industrial de Benguela
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | Lideranças formais e informais em contexto educativo: um estudo de caso no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela,
Angola
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012/10/01 - 2018/02/01 | From Student to Teacher: the influence of the contexts of learning and workplace in shaping new teachers’ professional identities
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A intervenção social e comunitária como estratégia de inclusão social no Bairro de Santiago em Aveiro
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | Pela voz da reclusão em idade sénior: um estudo qualitativo num estabelecimento prisional masculino
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso numa escola pública
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | Liderança escolar no caleidoscópio de atores escolares
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | O papel da Academia Militar do Exército na transmissão de valores para a construção da cidadania angolana
Orientador
|
Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 - 2017 | From student to teacher: the influence of the context of learning in becoming a teacher in China
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Evolução da componente intelectual no trabalho
Orientador
|
Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/25 | Investigating the curriculum of Initial Teacher Education in East Timor: a multiperspective case
Arguente principal
|
Sancho da Costa Patrício (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/04 | Análisis del twitter de los medios deportivos en España con perspectiva de género: la invisibilización de las mujeres deportistas
Arguente principal
|
Alba Adá Lameiras (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
|
2019/04/30 | A Educação Social em Portugal - do campo conceptual à construção da profissionalidade
Arguente
|
Joana Teixeira Alves Vaz Salgado Baía (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/03/27 | Discursos y prácticas de otredad en alumnado gallego y portugués de secundaria: aportaciones de un a pedagogía crítica y queer | María Victoria Carrera Fernández (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
|
2018/11/30 | O Teatro na Educação. Uma Pedagogia de Desenvolvimento da Criatividade
Arguente principal
|
Ana Margarida de Andrade Simões Custódio Vaz (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/11/28 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspetivas
de Professores de Inglês
Arguente principal
|
Maria Manuela Bico Rosa Gamero (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/07/14 | Evaluación del fenómeno del sexting y de los riesgos emergentes en la red en adolescentes de la provincia de Ourense
Arguente principal
|
Patricia Alonso Ruido (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
|
2017/07/11 | Motivações, experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de professores: Um estudo nas escolas secundárias
do município de Matola, moçambique
Arguente principal
|
Moisés Manuel Cau (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/11/29 | Modelo de Evaluación del Programa de Transformación de Calidad Educativa: todos a aprender (PTA)
Arguente principal
|
Sandra Milena Días López (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/10/21 | A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores
Arguente principal
|
Rui João Teles da Silva Ramalho (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
|
2016/02/10 | Análise dos Manuais Escolares do 3º ciclo do Ensino Básico e das Práticas Pedagógicas que derivam do seu uso
Arguente principal
|
Vânia Marieta Pereira Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
|
2012/11/08 | Contextos e Oportunidades de Formação e de Desenvolvimento Profissional. Um Estudo com Professores de Informática
Arguente principal
|
Ermelinda de Lurdes Salgado Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2009/07/01 - Atual | PAEE - Project Approaches In Engineering Education | University of Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2014 - Atual | Teachers and Teaching: Theory and Practice |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | Project Approaches in Engineering Education | Founding Member |