Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- BIANOR ANTÓNIA DA CRUZ VALENTE
Nomes de citação
- Valente, Bianor
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA15-0105-CD3A
- ORCID iD
- 0000-0001-6541-8000
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023
Concluído
|
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
|
2021
Concluído
|
Avaliação de Programas e Projetos Sociais (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
|
2017
Concluído
|
Análise de dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
INDEG-IUL, Portugal
|
|
2015
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Experiências investigativas em contextos reais - uma possível abordagem na formação de professores/as do 1º e 2º ciclo do
ensino básico?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Louvor e Distinção |
2008
Concluído
|
Biologia Molecular Humana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Natural frequency of polymorphisms linked to the Chondroitin 4- Sulfotransferase genes and its association with Placental
Malaria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2004
Concluído
|
Licenciatura em Ensino das Ciências da Natureza (Biologia e Geologia) (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2008/09/01 - 2015/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11/17 - Atual | Vice-Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10/28 - Atual | Membro do Conselho de Representantes | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Presidente do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Cientíico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/12/19 - 2020/12/02 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014 - 2018 | Membro do Conselho de Representantes | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/05/01 - 2010/08/31 | Formadora do Programa de Ensino Experimental das Ciências | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/09/01 - 2008/08/31 | Professora de Ciências do Ensino Básico | Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal |
2005/09/01 - 2006/08/31 | Professora de Ciências do Ensino Secundário | Escola Secundária de Camões, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/04 - Atual | Estudos de Aula interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professores / Interdisciplinary
Lesson Studies in Mathematics and Natural Sciences in initial teacher training
ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/InterMatCN
Bolseiro de Investigação
|
Em curso
|
2024/03/04 - Atual | O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB / The beginning of teaching career:
Strategies for the induction of 1st and 2nd cycle teachers.
ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/INDUCAO
Bolseiro de Investigação
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"
KA220-SCH-D325A38D
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2021 - Atual | Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities (INART-dis)
621441-EPP-1-2020-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/09/05 - 2025/03/03 | Ensino das Ciências no 1.º Ciclo - O desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores / Primary
Science teaching: The development of Pedagogical Content Knowledge in initial teacher training
IPL/2023/PCK/PST_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2022/09/05 - 2023/12/04 | O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos
IPL/2022/ DISCUSSIO_ESELx
Investigador
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2022/09/01 - 2023/09/04 | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2021/09/01 - 2023/09/01 | Cenários de Aprendizagem Interdisciplinar na Aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º Ciclo
ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04
Investigador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
|
2022/09/09 - 2023/04/04 | O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos de 2º CEB
IPL/2022/ EnGRAL_ESELx
Investigador
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2017/10/12 - 2019/04/13 | Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2018 | Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género
ESELX/IPL-CIED/2018/A32
Investigador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
|
2018 - 2018 | Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género
ESELX/IPL-CIED/2018/A32
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2017 - 2018 | «Conhecer o ambiente global para agir localmente: das aprendizagens em espaços naturais à intervenção urbana» (GLOCAL-agir).
.
Investigador
|
Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente
Concluído
|
2016 - 2018 | A Astronomia e o espaço na formação inicial de educadores professores do 1º e 2º CEB
ESELX/IPL-CIED/2016/A25
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Manual |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/20 | Workshop: Os bombásticos: Uma série de episódios científicos de banda desenhada para o ensino secundário | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências. VI International Seminar on Science Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/11/25 | Melhorar a relação entre a Formação Inicial para a Docência e a Produção de conhecimento: Participação de turmas em sessões de World Café | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
|
2023/11/25 | Conhecimento Profissional dos Professores e Processos de Construção: Produção e circulação, coordenação e participação | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
|
2023/11/25 | Integração do Estudo de Aula na formação inicial: algumas considerações | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
|
2023/11/25 | O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica - a perspetiva de alunos e professores | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
|
2023/10/20 | Interdisciplinaridade no 1.º ciclo entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
|
2023/10/20 | Mapeando o currículo português: cruzando competências e áreas de conteúdo | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
|
2023/08/31 | “The Bombastics”: A Series of Co-Created Scientific Comics for Secondary School | ESERA 2023 - 15th Biennial Conference of the European Science Education Research Association
Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Cappadocia, Turquia)
|
2023/01/27 | Tarefas interdisciplinares no 1.º ciclo: articulação entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal | Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/27 | Ser o braço direito do DT¿: as perspetivas dos delegados de turma sobre o seu papel | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/27 | (In)coerências e (des)articulações nas AE das diferentes áreas disciplinares do 1.º e 2.º CEB” no | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/15 | As assembleias de grupo/turma num agrupamento de escolas TEIP: que desafios na sua implementação? | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/15 | A Licenciatura em Educação Básica - análise comparativa | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2021/11/12 | Dar voz aos/às alunos/as de um Agrupamento de Escolas TEIP: o início de um percurso | 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: Caminhos, Processos e Desafios no Séc. XX
Escola Superior de Educação de Lisboa - CIED (Lisboa, Portugal)
|
2021/03/06 | O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes | Dar Asas ao Saber, Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais,
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018/11/24 | Educação Sexual no 1.º e 2.º CEB: Constrangimentos e práticas de professores/as | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/24 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/06/23 | The Glocal-agir project: a way to connect natural and urban areas | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2018/02/03 | A natureza da ciência na formação inicial de professores/as e educadores/as | XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE
em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/03 | Exploração e identificação de processos de raciocínio de professores em formação inicial no ensino e aprendizagem de astronomia | XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE
em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/03 | O Projeto Glocal - agir: conhecer o território para o valorizar | XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE
em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/18 | Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling | 10th annual International Conference of Education
Research and Innovation (ICERI) (Sevilha, Espanha)
|
2017/11/11 | Using ICT during preservice teachers’ autonomous study | 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
(Lisboa, Portugal)
|
2017/11/11 | O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental | 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
(Lisboa, Portugal)
|
2017/10/16 | Aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB | I Seminário Internacional de Educação em Ciências
(Viana do Castelo, Portugal)
|
2017/09/06 | A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal | X Congreso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias
(Sevilla, Espanha)
|
2017/05/27 | Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências naturais do 5º ano | 2º Encontro de História da Ciência no Ensino
(Coimbra, Portugal)
|
2017/02/04 | História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores: um estudo preliminar | XXIV Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2016/10/08 | Educação Sexual na formação inicial de docentes | XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação
(Viseu, Portugal)
|
2015/11/07 | Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1º ciclo | Encontro Matemática nos Primeiros Anos
(Leiria, Portugal)
|
2015/09/09 | NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents | 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015)
(Helsinquia, Finlândia)
|
2015/07/07 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência | 4º. Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
|
2015/01/31 | Os aspetos do conhecimento - um indicador das aprendizagens desenvolvidas | XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação |
2015/01/31 | O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º CEB após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência | XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
(Lisboa, Portugal)
|
2014/07/08 | Aproximando professores e cientistas – um caso de boas práticas: A ciência chegou aos pátios | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
|
2014/03/05 | Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores. | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
|
2014/03/05 | A (in)visibilidade da Ciência no 1º ciclo – a perspetiva dos alunos | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
|
2014/03/05 | A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
|
2013/11/16 | Promovendo a qualidade na ESELx para e com os alunos | VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais
(Lisboa, Portugal)
|
2013/09/13 | Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? | ESERA - European Science Education Research Association
(Nicosia, Chipre)
|
2013/02/02 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? | XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
(Lisboa, Portugal)
|
2013 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? | IV Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2012/12/02 | What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki? | II Congresso Internacional TIC e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Aproximando futuros professores e cientistas na promoção da literacia científica | III Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Pre-service teachers ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebook | EDULEARN12 - 4th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
|
2011 | Estratégias de tutorias usadas em Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana | V Encontro do CIED – Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | O que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício | V Encontro do CIED – Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos
do 5.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | O ensino e a aprendizagem dos primeiros socorros no 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | As conceções de alunos do 2.º ciclo do ensino básico sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do português
Coorientador
|
Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de caso
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | A utilização das Redes Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Primeiros socorros em contexto escolar: um estudo de caso numa instituição de 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das Ciências
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Jovens promotores de saúde. Uma Abordagem para a Prevenção de Consumos de Substâncias Psicoativas com jovens do 3º ciclo.
Projeto de Intervenção
Orientador
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as)
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/07/12 - 2018/07/12 | 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI
ao 2.º Ciclo (2018/07/12 - 2018/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/04/14 - 2018/04/14 | Seminário sobre Sexualidade e Género em contextos de educação (2018/04/14 - 2018/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/11/09 - 2017/11/11 | XIX International Symposium on Computers in Education (SIIE) - VIII CIED Meeting/ III CIED International Meeting (2017/11/09 - 2017/11/11)
Simpósio
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/07/04 - 2017/07/04 | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências (2017/07/04 - 2017/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2013 | 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2012 | 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/12 | Comunicação Escrita em Matemática: um estudo no 6.º ano
Presidente do júri
|
Filipa Alexandra Baptista Faria Presidente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/12 | Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica
das crianças
Presidente do júri
|
Carolina Taquelim da Cruz Furtado Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/10 | Regulação dos comportamentos sociais através do jogo
Presidente do júri
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/04 | Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Presidente do júri
|
Ana Catarina Patriarca Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04/30 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Presidente do júri
|
Ana Filipa Ribeiro Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04/29 | Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Presidente do júri
|
Ana Cristina Fernandes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/13 | Educação Sexual no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: As alterações do corpo na adolescência.
Arguente principal
|
Cláudia Cristina França dos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/09 | Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais
Arguente principal
|
Joana Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07/11 | "Isso é coisa de miúdas!" - Representações sociais de crianças dos 4 aos 6 anos acerca dos géneros masculino e feminino
Arguente principal
|
Raquel Cristovão Peixinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03/21 | O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
Presidente do júri
|
Ana Júlia de Gouveia Jorge Cavaco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03/17 | Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim
de Infância
Arguente principal
|
Sara de Sá Espadilha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03/17 | Naturalmente ciências: As ciências naturais em contexto pré-escolar
Presidente do júri
|
Diana Sofia Lopes Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/12/16 | Utilização de materiais manipuláveis na medida de comprimento e área numa turma do 2.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Marta Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07/08 | Conceções de Avaliação Formativa de professores do 2.ºCEB: um estudo comparativo
Presidente do júri
|
Ana Rita Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/07/15 - Atual | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Via zoom |
2022/03/11 - 2022/03/12 | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Santarém |
2021/11/11 - 2021/11/12 | 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: caminhos, processos e desafios no sec. XXI | Via zoom |
2019/09/29 - 2019/12/05 | 9.º Encontro do CIED - Diversidades, Educação e Inclusão | Escola Superior de Educação de Lisboa - Lisboa |
2019 - 2019/07/09 | 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologias Ativas: Desafios e Interpelações | Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa |
2019 - 2019/03/16 | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Santarém |
2018 - 2018/07/12 | 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI ao 2.º Ciclo | Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa |
2017 - 2017/07/04 | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências | Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Da investigação às práticas | |
2021 - Atual | Da investigação às práticas | |
2020 - 2020 | Teaching and Teacher Education | Elsevier |
2017 - 2017 | Revista Investigar em Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12/30 - Atual | Perita externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Humberto Delgado | |
2021/02/03 - Atual | Perita Externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019/01/02 - 2021/07/30 | Monitorização e avaliação da Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar – Município de Loures | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2014 | Consultora no âmbito do Projeto: Afinal o que é que eles fazem? | Ciência Viva, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro |
2023 - Atual | Sustainability | |
2023 - Atual | Social Sciences | |
2023 - Atual | Societies | |
2023 - Atual | International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology | |
2023 - Atual | Sisyphus | |
2022 - Atual | Interações | |
2022 - Atual | Educação e Realidade | |
2020 - 2021 | Teacher and Teaching Education | |
2018 - 2018 | Revista da UI_IPSantarém (2182-9608) |