Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Helena Mendes Nabais Faria Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Helena
- Pinto, H.
- Pinto, Maria Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DD12-7EF3-24F8
- ORCID iD
- 0000-0002-7691-9115
Domínios de atuação
- Humanidades - História e Arqueologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/01
Concluído
|
Education Sciences / Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Education in History and Social Sciences / Educação em História e Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
"Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved (unanimously) |
2004/01
Concluído
|
Heritage and Tourism / Património e Turismo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Guimarães, Centro Histórico: Património e Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good / Muito Bom |
2001
Concluído
|
Património e Turismo (Pós-Graduação)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
18 |
1991
Concluído
|
History / História (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2007 - 2014 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2007/10/01 - 2011/09/30 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal | ||
2017 - Atual | Membro do Conselho Geral | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal | ||
2006/01/02 - Atual | Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/RFO-20121/06 nas áreas e domínios de História da Arte e de Didácticas Específicas (História). | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
1995/09/01 - Atual | Professora do Quadro de Escola / Agrupamento de Escolas | Ministério da Educação, Portugal |
1991 - Atual | Professora de História (3º Ciclo EB e Secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2010/09/01 - 2011/08/31 | Docente com Equiparação a Bolseiro concedida pelo Ministério da Educação para o ano lectivo de 2010-11. | Ministério da Educação, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Licença Sabática, concedida nos termos do Despacho Normativo nº 31/98, de 17 de Abril | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/10/01 - 2011/09/30 | Educação Histórica e Patrimonial. Conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente
SFRH/BD/36616/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - Atual | CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»
Referência FCT: uID 04059
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/12/02 - 2025/12/31 | Conocimiento especializado en la formación del profesorado de matemáticas, ciencias experimentales y ciencias sociales (MTSK-STSK-SCTSK).
MTSK-STSK-SCTSK
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
|
Junta de Andalucía
Em curso
|
2021/09/01 - 2025/08/31 | Patrimonios controversiales para la formación ecosocial de la ciudadanía. Una investigación de educación patrimonial en la
enseñanza reglada
PID2020-116662GB-I00
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2022/02/01 - 2025/01/31 | (e-)Learning the invisible history of Europe through material culture (LETHE)
Representative of Erasmus+ Partner (AE Vale de S. Torcato)
Universidad de Murcia, Espanha
Erasmus Plus, Bélgica |
Erasmus
Em curso
|
2021/09/01 - 2024/08/31 | Enseñanza y Aprendizaje de la Historia en Educación Primaria: multiperspectiva y análisis de iconos culturales para la construcción
de una ciudadanía crítica
PID2020-114434RB-I00
Investigador
Universidad de Murcia, Espanha
Universidad de Valladolid, Espanha |
Em curso
|
2022/01 - 2023/12 | El patrimonio como recurso educativo para la construcción identitaria y la formación ciudadana en la etapa de Educación Primaria.
Aplicaciones didácticas para la formación del futuro profesorado
CIGE/2021/178
Investigador
Universitat d'Alacant, Espanha
|
Concluído
|
2016 - 2020/12/31 | Educación Patrimonial para la Inteligencia Territorial y Emocional de la Ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño
e intervención en la enseñanza obligatoria
EDU2015-67953-P
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2018/12/31 | Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en los ámbitos no formal e informal de la Educación Patrimonial
EDU2015-65716-C2-2-R
Investigador
Universidad del País Vasco, Espanha
|
Concluído
|
2015 - 2018/12/29 | POCI-01-0145-FEDER-007460
POCI-01-0145-FEDER-007460
Investigador
Universidade do Porto / CITCEM, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2011 | Consciência Histórica - Teoria e Práticas (II)
PTDC/CED/72623/2006, FCOMP-01-0124-FEDER-007109
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/20 | Educação histórica e patrimonial em ambientes formais e não formais de aprendizagem | IHC Summer School 2024: Por que é tão importante o 25 de Abril de 1974? Património, Comemorações e Memorialização
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2024/08/28 | Learning history and building democracy: elders’ memories through students' voices | 20th HEIRNET Annual Conference History Education: Teacher of life
University of Stirling, Scotland (Stirling, Reino Unido)
|
2023/11/03 | Pergunta ao Tempo, Casa da Memória de Guimarães: O património cultural imaterial na relação museu-escola-comunidade | Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/11/03 | Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social: Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde | Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/10/25 | Compreender o global a partir do local: contributos para o desenvolvimento da consciência patrimonial dos jovens. | II Congresso Internacional As Cidades.na História – Ecomomia
CITCEM (Guimarães, Portugal)
|
2023/10/05 | Conectando patrimonios y personas: aprender a través del patrimonio (in)material en las aulas de secundaria | II Jornades d'Educació i Patrimoni. Tallers i experiències per al treball competencia
Universidad de Alicante - Facultat d’Educació (Alicante, Espanha)
|
2023/09/02 | He intends to show what he has lived through: Developing students empathetic understanding in context | 19.º Congresso International HEIRNET Conference: History Education in times of uncertainty
Karlstad University - Globala Gymnasiet (Estocolmo, Suécia)
|
2023/05/31 | Una salida patrimonial: organización y análisis del cuaderno de campo | XXII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2023/05/18 | Educación Patrimonial para la paz, justicia e instituciones sólidas (ponencia) | Educación Patrimonial y Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): la enseñanza de los patrimonios controversiales para la
formación ecociudadana
Universidad de Huelva, Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte (Huelva, Espanha)
|
2023/03/28 | El patrimonio controversial como medio para la formación de una ciudadanía crítica. Del debate al aprendizaje | XXXIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Las culturas democráticas desde la Didáctica de las Ciencias
Sociales
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2022/11/18 | Educación y Patrimonio: la importância de lo local para entender lo global (conferência) | I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial
Universidad de Alicante - Faculdad de Educación (Alicante, Espanha)
|
2022/10/19 | Concepciones y competencias históricas en el marco de la educación patrimonial: un estudio en torno a una salida escolar | V Congreso Internacional de Educación Patrimonial
Comunidad de Madrid, U. Valladolid e U. País Vasco, (Complejo Cultural El Águila) (Madrid, Espanha)
|
2022/09/02 | Rooting History Education in Portuguese Curriculum | 18.º congresso internacional HEIRNET: Connecting the past to the present and the future
Amsterdam University of Applied Sciences (Amsterdam, Países Baixos)
|
2021/01/28 | Mirada local y Escuela (mesa-redonda) | I Seminario Iberoamericano Educación, Historia y Memoria: espacios y agentes educativos (s. XX-XXI)
Universidad de Alicante (Espanha) (Alicante, Espanha)
|
2021/01/19 | Oradora convidada na sessão/podcast 17 do projeto “Tem profissional de História aí?”, organizado por Tatyana Maia e Leonardo Fetter da Silva, PUC/RS, Brasil. Podcast disponível a partir de 19/01/2021, em: https://www.youtube.com/watch?v=GzcZSEifbPE | Projeto “Tem profissional de História aí?”
PUC/RS (Brasil)
|
2020/10/23 | EPITEC: Investigação num território (mesa-redonda) | Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/10/23 | Que lugar para a Educação Patrimonial no Ensino de História? (conferência) | 2.º Seminário Integrador de Pesquisa: Linguagens, patrimônios e Africanidades
Grupo de Pesquisa - Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Brasil (Brasil)
|
2020/09/18 | A interpretação de fontes materiais pelos alunos do 3.º ciclo (sessão) | Oficinas de Investigação CITCEM 20/21: Entre palavras, imagens, objetos, … Aprender (outra) História na sala de aula
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2020/08/05 | Palestrante (online) sobre o tema: Educação Histórica e Patrimonial: olhares sobre o patrimônio em tempos de pandemia, para a Lives História Revista, do Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, Brasil. | Lives História Revista
Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de História, UFG (Goiânia, Brasil)
|
2019/12/03 | Educação Patrimonial: contributos e desafios para a aprendizagem de História (palestra) | À conversa com…
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/11/07 | Narrare la storia (mesa-redonda) | Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni
Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2019/11/06 | La didattica della storia in Italia e in Europa: Sguardi europei (Portogallo) (mesa-redonda) | Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni
Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2019/10/30 | Educação Patrimonial y participación ciudadana (mesa-redonda) | III Congreso Internacional Práticas e Reflexiones en Educación Patrimonial
Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte, na Universidade de Huelva (Huelva, Espanha)
|
2019/07/12 | Experiências Investigativas em Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global (mesa-redonda) | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global
ESE/IPVC e CITCEM (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/10 | Educação Patrimonial: outras experiências (mesa-redonda) | Educação Patrimonial - A Voz das Escolas
ME/IGEC e Cátedra Unesco-ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/26 | Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores | V Seminário de Educação Histórica. A Educação Histórica, resposta(s) aos desafios atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2018/12/06 | Formação de professores: ensino e pesquisa no tempo presente (mesa-redonda) | XI Seminário de Estágio em História: Formação de professores - Interculturalidade e pós-colonialidade
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2018/11/17 | Aprendizagens Essenciais em História (mesa-redonda) As aprendizagens essenciais e a educação histórica. Abordagens e contextos. | III Encontro de Ensino de História
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/09 | A educação em contexto patrimonial no âmbito formal | Oficinas de Investigação CITCEM 18/19: Públicos, Mediação e Educação em contexto patrimonial e museológico
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2018/10/20 | Patrimónios Criativogenéticos: Educação Patrimonial, (re)leituras do património (mesa-redonda) | Conferência Internacional Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações
Museu Nacional Grão Vasco (Viseu, Portugal)
|
2018/09/06 | Perspectivas de investigações em ensino de temas controversos da História”, no XVIII (mesa-redonda) | XVIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2018/05/25 | Educar através do património cultural: pontes para o futuro (conferência) | Fórum da Educação: Educação e Património
Câmara Municipal de Esposende (Esposende, Portugal)
|
2017/03/31 | Estado atual: linhas, abordagens e perspetivas de pesquisa em Educação Patrimonial (mesa-redonda) | Seminário Internacional de Investigação em Educação Patrimonial
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2016/09/13 | Apresentação do livro: Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2016/04/26 | Currículos, manuales y actividad docente del profesorado: ¿Qué patrimonio y qué tipo de identidades? (mesa-redonda) | I Congreso Internacional Creando ciudadanos, construyendo identidades
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2015/07/22 | Interculturalidade e Ensino de História | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2014/10/28 | Investigaciones en la Enseñanza Formal: Desafíos de la educación patrimonial; la enseñanza y el aprendizaje de la historia en sitios históricos (mesa redonda) | II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España,
Francia y Brasil
OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España); Museo del Traje (Madrid, Espanha)
|
2014/08/13 | Educação Histórica: Cultura Escolar e Património (mesa-redonda) | XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica – Educação Histórica: debates contemporâneos
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2014/03/20 | Identidad y patrimonio en el proceso enseñanza aprendizaje de la historia (conferência) | I Encuentro Científico Internacional sobre Didáctica de la Histo
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2013/05/29 | El património como herramienta identitaria: identidades que unen, identidades que separan (mesa-redonda) | V Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales / XIII Congresso Internacional
Jornadas de Educação Histórica
Universitat de Barcelona, Facultat de Educació (Barcelona, Espanha)
|
2012/10/05 | Consciência histórica de jovens vimaranenses: contributos da educação histórica e patrimonial para a construção de identidades | Congresso: Nação, nacionalismos e identidades nacionais
Associação de Professores de História (Guimarães, Portugal)
|
2009/10/04 | Educação Histórica e Património | Congresso: História, que futuro?
Associação de Professores de História (Lisboa, Portugal)
|
2006/03/30 | A Escola Francisco de Holanda no contexto da industrialização de Guimarães (conferência) | XXV Semana Aberta da Escola Secundária Francisco de Holanda
Centro de Formação de Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11 - 2024/10/31 | Compreender a história nacional através do local: um estudo com alunos do ensino secundário.
Coorientador de Miguel Francisco Simão Pereira
|
Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
|
2021/09 - 2023/06/27 | Dos olhares dos outros à empatia histórica: Compreensão contextualizada de alunos de 9.º e 12.º ano
Coorientador de Ana Isabel da Silva Fernandes
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021/09/14 | As potencialidades da História Local e do Património no Ensino da História e da História da Cultura e das Artes
Coorientador de Ana Rita Teixeira Vieira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/18 - 2022/11/18 | Membro da Comissão Organizadora da I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial,
coordenada por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, na Facultat d’Educació, Universidade de Alicante, realizada no dia 18 de
novembro de 2022. (2022/11/18 - 2022/11/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat d'Alacant Facultat d'Educació, Espanha |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo,
realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM, de 26 a 28 de julho de 2021 (2021/07/26 - 2021/07/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Organizadora e Executiva da Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre
museus, escolas e territórios, organizada pelo CITCEM e realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (online)
nos dias 22 e 23 de outubro de 2020. (2020/09/22 - 2020/09/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2016/10/26 - 2016/10/28 | Membro do Comité Organizador do III Congreso Internacional de Educación Patrimonial (2016/10/26 - 2016/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
OEPE, Espanha |
2016/09/11 - 2016/09/13 | Membro da Comissão Organizadora do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: "Epistemologias e Ensino
de História". (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Coordenadora da Organização do XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência
Histórica e Interculturalidade, realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 10 a 12 de julho de 2015. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Membro da Comissão Organizadora Local da HEIRNET 8th International Conference, organizada pela History Educators International
Research Network, e realizada no Instituto de Educação da Universidade do Minho e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa,
em Braga, nos dias 18 a 20 de julho de 2011. (2011/07/18 - 2011/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Membro da Comissão Organizadora das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Consciência Histórica na Era da Globalização,
realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 15 a 18 de julho de 2011. (2011/07/15 - 2011/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009 - 2009 | Membro da Comissão Organizadora das IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Investigação em Educação Histórica e
em Educação Geográfica, realizadas no Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, nos dias 5, 7
e 8 de setembro de 2009. (2009/09/05 - 2009/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2007 - 2007 | Coordenadora do Secretariado das VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Estudos de Consciência Histórica na Europa,
América, Ásia e África, organizadas no âmbito dos Projetos Cognição e Aprendizagem em História e Ciências Sociais e Consciência
Histórica – Teoria e Práticas, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, de 5 a 7 de julho de
2007. (2007/07/05 - 2007/07/07)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/11 | Enseñar a enseñar los patrimonios controversiales: el diálogo cívico gamificado en la formación inicial docente / Teach how
to teach controversial heritages: Gamified Civic Dialogue in initial teacher education
Arguente principal
|
Sergio Sampedro Martín (Doutoramento)
Universidad de Huelva - Campus El Carmen, Espanha
|
2024/10/31 | Compreender a história nacional a partir do local: um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Miguel Francisco Simão Pereira (Mestrado)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
|
2024/07/30 | História Local a um Toque de Distância: o desenvolvimento de uma aplicação móvel sobre história e património local
Arguente principal
|
Diogo Alexandre Raposo Santiago (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024 | Patrimonio, emociones y ciudadanía en la Didáctica de las Ciencias Sociales: un proyecto basado en la investigación-acción
con estudiantes de secundaria en Italia
Vogal
|
Norberto Antonio Reyes Soto (Doutoramento) |
2023/12/06 | Sentir a História: O papel da empatia histórica na aprendizagem com estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
|
Ana Margarida Silva Gata (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/11/21 | Património, Museus e o Ensino de História.
Arguente principal
|
Susana Maria Mota de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/19 | As Potencialidades da Educação Patrimonial através do uso dos recursos digitais: Um estudo de caso com alunos do 3.º ciclo
do Ensino Básico.
Arguente principal
|
Ana Luísa Catanho Vítor (Mestrado)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
|
2023/05/19 | Hacia un patrimonio inclusivo: análisis de buenas prácticas de educación patrimonial y emocional para el desarrollo de las
personas con capacidades diferentes / Towards an inclusive heritage: analysis of good practices of heritage and emotional
education for the development of people with different abilities
Arguente principal
|
Inmaculada Carmen Gómez Hurtado (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
|
2023/03/24 | (h)istórias da História Local: À Descoberta do Património Local com crianças em idade Pré escolar
Arguente principal
|
Francisca Pereira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2023/01/05 | Promover a articulação entre o património local e o conhecimento histórico
Arguente principal
|
Manuel Tiago de Bourbon Lima Fonseca Folhadela (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/12/15 | Livros didáticos regionais: o patrimônio imaterial como evidência histórica
Arguente principal
|
Maria Luiza Queiroz Freire (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
|
2022/11/29 | A Utilidade da Visita de Estudo no Ensino da História: Diferentes Estratégias
Arguente principal
|
João Vítor Mendes Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/06/22 | Patrimonio, Educación y Ciudadanía
Arguente principal
|
Andrés Domínguez Almansa (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2022/03/23 | Desenvolvimento de competências em História: planear, implementar e avaliar tarefas no Ensino Secundário
Arguente principal
|
António Cadillon Leite de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | El patrimonio cultural en la educación primaria: representaciones y prácticas de profesores y estudiantes en los centros de
Santiago de Compostela
Arguente
|
Jorge Conde Miguélez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
|
2021/11/15 | Aprender Guimarães. A Visita de Estudo na Didática da História e como estratégia promotora da Cidade Educadora
Arguente principal
|
Paula Alexandra Marques Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/11/08 | O papel da História, Geografia e Cultura dos Açores na construção da identidade insular
Arguente principal
|
Dina Sofia Marques Neto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/11/05 | O nível de conhecimento dos alunos sobre os diversos níveis de poder (do internacional ao local).
Arguente principal
|
António Guilherme Lemos Gambier Machado (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/10/25 | "Vi(m)ver a História". A Didática do Objeto na aula de História: motivação ou distração?
Arguente principal
|
Sandra Cristina de Matos Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/10/22 | A aprendizagem através da empatia histórica no 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Tiago Vaz Cipriano Moura (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/06/17 | A materia de Paisaxe e Sustentabilidade en aulas de secundaria: observación e reflexión crítica desde un modelo alternativo
Arguente principal
|
Tania Riveiro Rodríguez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2021 | Aprender a través del arte. Un análisis de la aplicación de las Visual Thinking Strategies en el Museo Picasso de Barcelona
desde la perspectiva de todos los agentes participantes
Arguente
|
Myriam González Sanz (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat d'Educació, Espanha
|
2020/12/15 | A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
Arguente principal
|
Sérgio Costa Couto (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11/13 | Trago o mar imenso no meu peito... Por isso é que eu sou das Ilhas de Bruma. A importância da História Local no ensino da
História
Arguente principal
|
Érica Rafaela Rodrigues Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/07/21 | La educación patrimonial como vínculo entre escuela y museo: Un estudio de caso para la formación de la ciudadanía en Ciencias
Sociales de ESO
Arguente principal
|
Mónica Trabajo Rite (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
|
2020/07/16 | Experimentación y análisis del uso de los videojuegos para la educación patrimonial. Estudio de caso en 1º de ESO
Arguente principal
|
Rocío Jiménez Palacios (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
|
2019/12/13 | Empatía y desarrollo del pensamiento histórico: un estudio con profesores en formación
Arguente principal
|
Maria Teresa Carril Merino (Doutoramento)
Universidad de Valladolid Facultad de Educación y Trabajo Social, Espanha
|
2019/11/29 | Teorías epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseño y validación de una prueba
Arguente principal
|
Ana Isabel Ponce Gea (Doutoramento)
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019/10/16 | @Fator_História. Uma perspetiva sobre o uso das redes sociais no Ensino
Arguente principal
|
José Emanuel Pinheiro Mendonça da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/07/23 | A Visita de Estudo na Didática da História
Arguente principal
|
Filipe Alberto Vieira do Vale (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/04/11 | La enseñanza de las ciencias sociales en Colombia: prácticas pedagógicas, concepciones y discursos de los estudiantes
Arguente principal
|
Nancy Palacios Mena (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
|
2018/11/02 | A Empatia como estratégia para o Ensino-Aprendizagem em História
Arguente principal
|
Mariana Ventura de Matos Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/02 | Lembrar Guimarães. A História Local e o seu Património Imaterial no Ensino da História.
Arguente principal
|
Juliana Marlene Nogueira Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 | Evaluación de programas en educación patrimonial. Indicadores de calidad a través del método SAEPEP-OEPE y su instrumento
basado en estándares EBEB-OEPE
Arguente
|
Silvia García Ceballos (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2018 | La historia de Portugal en las aulas del 2º ciclo de la Educación Básica: educación histórica entre representaciones sociales
y prácticas educativas
Arguente
|
Ana Isabel Dias Moreira (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
|
2017/12/14 | Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do
Ensino Básico.
Arguente principal
|
João Daniel Ferreira Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/11/16 | "Só se ama o que se conhece...". Contributos da História local no Ensino da História
Arguente principal
|
Sílvia Isabel Brochado Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/01/31 | Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina"
Arguente principal
|
Angelina Lopes Luiz Aguiares Ngungui (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/24 | As materialidades como recurso promissor de aprendizagem em História e Geografia
Arguente principal
|
Mónica Flávia Ferreira Merêncio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/10/21 | Pensar históricamente. La evaluación en la PAU de Historia de España
Arguente principal
|
Carlos Fuster García (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
|
2016 | Educación Patrimonial, Museos y Ferrocarril. Un estúdio de caso sobre el Museo del Ferrocarril de Madrid
Arguente
|
Ramón Méndez Andrés (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Espanha
|
2015/10/31 | Asas ou Gaiolas? Da reflexão teórica à prática escolar no ensino da História e da Geografia.
Arguente principal
|
Luciana Maria Cardoso Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/02/02 | Consciência patrimonial de um grupo de crianças do concelho de Viana do Castelo: estudo de caso.
Arguente principal
|
Isaura Maria Tinoco Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/11/08 | Viagens na minha terra... Contributos para uma valorização do Património Industrial
Arguente principal
|
Paula Cristina Oliveira Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2013/11/08 | O trabalho de grupo cooperativo nas disciplinas de História e de Geografia
Arguente principal
|
Carla Patrícia Freixo Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/04 | Os objetos museológicos e a construção da memória local: um estudo com alunos da 8ª classe secundária de Nampula, Moçambique
Arguente principal
|
Mingas Eduardo Kok (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/04 - 2024/06/07 | II Congresso de História Pública em Portugal | Museu do Aljube |
2023/10/03 - 2023/10/05 | II Jornades d'Educació i Patrimoni. Tallers i experiències per al treball competencia | Universidad de Alicante / Museo de la Universidad de Alicante. |
2023/06/01 - 2023/06/02 | I Congresso de História Pública em Portugal | Universidade Nova de Lisboa |
2022/11/18 - 2022/11/18 | I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial | Facultat d’Educació, Universidade de Alicante |
2021/07/26 - 2021/07/28 | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2020/10/22 - 2020/10/23 | Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2019/07/12 - 2019/07/13 | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais do CITCEM, "Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global" | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
2018/10/18 - 2018/10/21 | Conferência Internacional "Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações” | Museu Nacional Grão Vasco, Viseu |
2018/09/06 - 2018/09/08 | XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: "Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia". | Faculdad de Educación, Universidad de Murcia |
2017/11/08 - 2017/11/10 | I Congreso Internacional Educación Histórica y adquisición de competencias clave | Universidad de Murcia, Faculdad de Educación |
2017/05/17 - 2017/05/19 | I Congreso Internacional de Educación: Patrimonio y Creatividad. | Universidade de Valladolid, Campus Duques de Soria, Facultad de Educación |
2016/09/11 - 2016/09/13 | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História | CITCEM / Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2016/04/26 - 2016/04/29 | I Congreso Internacional "Creando ciudadanos, construyendo identidades". | Universidad de Murcia, Faculdad de Educación |
2014/10/28 - 2014/10/31 | II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España, Francia y Brasil | OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España), IPCE (Instituto del Patrimonio Cultural de España), Museo del Traje |
2013/05/29 - 2013/06/01 | V Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales, e XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica | Faculdad de Formación del Professorado / Universidad de Barcelona |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543) | CIDEHUS, Universidade de Évora |
2019 - Atual | Didattica della storia: Journal of Research and Didactics of History (2704-8217) | Dipartimento di Scienze Dell’Educazione «Giovanni Maria Bertin» – Alma Mater Studiorum, Università di Bologna |
2014 - Atual | CLIO: History and History teaching (1139-6237) | Universidad de Zaragoza |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06 - 2019/07 | Membro da equipa que elaborou a proposta de documento de Aprendizagens Essenciais para a nova disciplina de opção do 12.º ano de escolaridade - História, Culturas e Democracia - em colaboração com CITCEM e Associação de Professores de História. Disponível em: https://aph.pt/nova-disciplina-anual-historia-culturas-e-democracia-hcd/ | Universidade do Porto / CITCEM, Portugal Associação de Professores de História, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - Atual | UC: Património Cultural, História Local e Ensino | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2024/06/24 - 2024/06/25 | Lecionação de duas aulas/sessões (6 horas) como Especialista Convidada pelo Centro de Educación de Adultos de Yecla (OID: E10242038), Murcia, Espanha, no âmbito projeto Erasmus+ 2023-1-ES01-KA121-ADU-000119564, com o tema “Iniciação à etnografia e interpretação do património”. | Projeto Erasmus+ (ref. 2023-1-ES01-KA121-ADU-000119564) | Centro de Educación de Adultos de Yecla, Espanha |
2022/10/18 - 2022/11/26 | Módulo de formação de 4 horas na Ação de Formação: Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e Educação Patrimonial: Educação e cultura em espaço escolar, no âmbito do projeto ALG-07-5267-FSE-000012, coordenado pela DGE, em regime b-learning. | (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2021/01/26 - 2021/01/26 | Sessão: Uma nova opção: História, Culturas e Democracia, em seminário destinado a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), com a duração de 2h30m. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2020/11/26 - 2020/11/26 | Ação de Formação de curta duração (ACD): Cultura e Cidadania, para docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundários, com a duração de 3 horas. | (Outros) | Centro de Formação Martins Sarmento, Portugal |
2019/01/30 - 2019/05/15 | Ação de Formação: A (Re)Construção da História III, na modalidade de curso de formação, destinada a pessoal docente (professores dos grupos 200 e 400), com a duração de 25 horas presenciais. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2014/01/08 - 2014/05/03 | Ação de Formação: A (Re)Construção da História II, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), com a duração de 25 horas. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2013/04/02 - 2013/04/02 | Sessão: Património no ensino e aprendizagem de História: a utilização do património na construção da História, no âmbito do seminário - A (Re)Construção da História, destinado a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2009/10/28 - 2009/12/09 | Ação de Formação / Oficina: Desenvolver competências em História: construção de materiais para exploração educativa do património, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), em Guimarães, com a duração de 25 horas. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2009/10/20 - 2009/11/28 | Ação de Formação / Oficina: Desenvolver competências em História: construção de materiais para exploração educativa do património, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), em Braga, com a duração de 25 horas. | (Outros) | Centro de Formação Sá de Miranda, Portugal |
2009/09/05 - 2009/09/05 | Sessão: Princípios de Educação Histórica em sala de aula | (Outros) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009/05/27 - 2009/07/22 | Ação de Formação / Oficina: A Escola e o Meio: Abordagens da História Local, destinada a pessoal docente do Grupo 200 (2º ciclo E. B.), com a duração de 25 horas. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2009/05/26 - 2009/07/07 | Ação de Formação / Oficina: Educação Patrimonial: a História e o Património locais como recursos educativos, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), com a duração de 25 horas. | (Outros) | Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal |
2008/11/24 - 2008/11/24 | Sessão: Quando Património e Educação se cruzam no Museu | (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2007/05/22 - 2007/05/22 | Sessão: O Museu como espaço educativo | Curso de Pós-Graduação em Museus e Educação (Pós-Graduação) | Universidade de Évora, Portugal |
2006/02/07 - 2006/04/27 | Ação de Formação / Oficina: A Escola, a História Local e o Património, com a duração de 50 horas. | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património | Membro do Conselho Diretivo da MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património. [http://www.muralha.org/index.html] |
2008 - Atual | GAMDDS - Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa | Membro da Direção (Vice-Presidente) |
2005 - Atual | HEIRNET - History Educators International Research Network | Member of HEIRNET - History Educators International Research Network (and joined the Conferences and the Advisory Committee since 2011 - https://heirnetonline.com/about-us/) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Member of Advisory Committee of the Editorial Board of History Education Research Journal (HERJ), the official journal of
the History Educators International Research Network (HEIRNET), international, open-access, peer-reviewed journal, published
by UCL Press, University College London. [https://journals.uclpress.co.uk/herj/site/editorial-board/]
Consultor
|
University College London, Reino Unido |
2020 - Atual | Member of the Advisory Committee (Consejo Asesor) of the Editorial Board of Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica
de la Historia. ISSN: 2386-8864 (electrónico) / 1136-2464 (impreso). Indexada em Scopus e em Emerging Sources Citation Index,
entre outros. [https://revistas.um.es/pantarei/about/editorialTeam]
Consultor
|
Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica de la Historia, Espanha |
2011 - 2023 | Member of the Conferences Committee of HEIRNET - History Educators International Research Network
Membro
|
HEIRNET, Reino Unido |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Colaboração com a Escuela de Doctorado da Universidad de Zaragoza, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Borja Aso Morán, intitulada: Educación Patrimonial en tiempos digitales Estudio de la educomunicación en redes sociales del Museo Diocesano de Jaca. | Universidad de Zaragoza, Espanha |
2019/09 - 2019/09 | Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Inmaculada Sánchez Macías, intitulada: La Educación Patrimonial en Castillha e León: Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en Secundario e Bachillerato. | Universidad de Valladolid, Espanha |
2019/07 - 2019/07 | Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Marta Martínez Rodríguez, intitulada: La educación patrimonial inmaterial: análisis del currículo y evaluación de programas. | Universidad de Valladolid, Espanha |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - 2024 | History Education Research Journal (HERJ) (ISSN: 1472-9474) | UCL Press |
2016 - 2024 | Her&Mus. Heritage & Museography (2462-6457 ) | Universitat de Lleida |
2023 - 2023 | Frontiers in Education | Frontiers Media S.A. |
2020 - 2023 | Humanities & Social Sciences Communications | Springer Nature Limited |
2017 - 2023 | MIDAS: Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543) | |
2020 - 2020 | Tempo e Argumento (2175-1803) | Universidade do Estado de Santa Catarina |
2018 - 2020 | Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales (2255-3835) | Universitat de Valencia |
2016 - 2020 | Educar em Revista (1984-0411 ) | Universidade Federal do Paraná |
2018 - 2018 | Educatio Siglo XXI (1989-466X) | Facultad de Educación de la Universidad de Murcia |
2018 - 2018 | Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete (2171-9098) | |
2017 - 2017 | História & Ensino (2238-3018) | |
2017 - 2017 | Pulso. Revista de Educación (1577-0338) | Centro Universitario Cardenal Cisneros |
2017 - 2017 | International Journal of Historical Learning, Teaching and Research (IJHLTR) | The Historical Association |
2015 - 2015 | Arbor (1988-303X ) | Consejo Superior de Investigaciones Científicas |
2014 - 2014 | Revista de Estudios Sociales (1900-5180 ) | Universidad de los Andes |
Distinções
Outra distinção
2007 | PhD Fellowship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|