Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marisa Gomes Filipe
Nomes de citação
- Filipe, Marisa
- Filipe, M. G.
- Filipe, M.
- Filipe, Marisa G.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E018-1B4B-08E1
- ORCID iD
- 0000-0001-8612-225X
Endereços de correio eletrónico
- marisafilipe.rt@gmail.com (Profissional)
- marisa.filipe@campus.ul.pt (Profissional)
Moradas
- Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/01/19 - 2017/01/19
Concluído
|
Neuropsychological Assessment with “Avaliação Neuropsicológica de Coimbra” (Outros)
CEGOC – TEA, Lda., Portugal
|
|
2016/10/10 - 2016/10/11
Concluído
|
2016 Neuroscan School - Curry 8 / EEG Acquisition and Signal Processing (Outros)
Neuroscan, Alemanha
|
|
2014/09/16 - 2014/09/18
Concluído
|
Cognitive and Affective Neurophysiology Course: Acquisition, processing and analysis of EEG signal (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2014/07/14 - 2014/07/19
Concluído
|
ESCOP Summer School on Language (Outros)
Basque Center on Cognition Brain and Language, Espanha
|
|
2014
Concluído
|
Psychology Doctoral Program (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Prosodic abilities in typically developing children and those diagnosed with Autism Spectrum Disorders: Clinical implications
for assessment and intervention " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2013/01/31 - 2013/05/31
Concluído
|
Observational learning at the TEACCH Autism Program (Outros)
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos
|
|
2013/01 - 2013/05
Concluído
|
Global Education and Developmental Studies (GEDS) (Outros)
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos
|
|
2008/10 - 2009/07
Concluído
|
Psychology Intern, Neurology Service (Outros)
Centro Hospitalar Universitário de São João, Portugal
|
|
2009
Concluído
|
Integrated Master course in Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Adaptação do Profiling Elements of Prosodic Systems-Children (PEPS-C) ao Português Europeu: Prova de Segmentação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/08/01 - Atual | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2018/10/01 - 2020/08/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/06/01 - 2018/08/09 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2010/09/01 - 2014/08/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013/02/01 - 2013/05/31 | Investigador visitante (Investigação) | University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
2014/10/07 - 2015/05/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/10/01 - 2010/01/10 | Técnico Superior (Técnico Superior) | CRIAR - Centro de Educação e Terapia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/01 - 2014/09/18 | Lab Manager - Speech Lab | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - 2021/07/31 | Neuropsychologist - Coordinator Neuropsychological Service for Children | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/03/01 - Atual | P2LINK: Perception-Production Link in Early Infancy: A language acquisition oral-motor intervention study
PTDC/LLT-LIN/1115/2021
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/08/01 - Atual | Links Between Executive Functions and Predictors of Language Development: Longitudinal and Interventional Studies
Investigador responsável
|
|
2018/06/14 - 2021/12/31 | PLOs - Predictors of Language Outcomes
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia European Regional Development Fund Em curso
|
2018 - 2020 | Mindfulness to students’ success: Relating executive functions and writing through a mindfulness app to promote children’s
cognitive, social, and health-related outcomes
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia European Regional Development Fund |
2015 - 2018 | Horizon21: Early language development in Down Syndrome
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/06/07 - 2016/12/31 | EBELa - Eyes and Brain: Early markers of Language Development
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/31 - 2024/12/30 | E-learning support for disabled students - ELSUPPORT
2022-1-TR01-KA220-SCH-000086816
Investigador
|
|
2013/09/01 - 2015/07/31 | Prosodic characterization in autism spectrum disorders: assessment and intervention in high-functioning autism
IJUP –. PP_IJUP2011 217
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/10 | Desenvolvimento da prosódia em crianças e adolescentes típicos [Prosody development in typical children and adolescents] | V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia/ XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia |
2020/09 | Early language and communicative development profiles in Down Syndrome and in children at risk for language impairments | 28th World Congress on Learning Disabilities, Global and Emerging Trends in Learning Disabilities |
2020/09 | A systematic review of early predictors of language impairments in neurodevelopmental disorders | 28th World Congress on Learning Disabilities, Global and Emerging Trends in Learning Disabilities |
2019/08 | The relationship between executive functions and writing in elementary-school children | 18th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction
(Aachen, Alemanha)
|
2019/03 | Promoting Writing through Strategy Instruction targeting Planning and Self-Regulation Skills in Portuguese School-Aged Children | Third Annual Conference for the Association for Reading and Writing in Asia
(Goa, Índia)
|
2019 | Neuropsicologia na Educação de Crianças com Problemas de Desenvolvimento | Webinário presented at Instituto CRIAP
CRIAP (Porto, Portugal)
|
2019 | O Papel da Neuropsicologia na Perturbação Específica da Aprendizagem | Seminário Perturbações do Neurodesenvolvimento
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)
|
2018/07 | Marcadores precoces de desenvolvimento da comunicação e linguagem | Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia
(Lisboa, Portugal)
|
2018/05 | Early eye gaze patterns to talking faces in European Portuguese | 10th European Congress of Speech and Language Therapy – CPLOL
(Cascais, Portugal)
|
2018/04 | Eyes, mouth, or elsewhere? Young infants exploration of talking faces | 13º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
(Braga, Portugal)
|
2018 | Handling different control-group designs | Winter School - Intervention Research in Education: From Planning to Publishing
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2018 | A Memória de trabalho na perturbação da aprendizagem específica | 1º Encontro de Neurociências e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Executive functions and prosodic abilities in children with high-functioning autism | Seminar presented at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2017/05 | Será a preferência atípica pela fala-dirigida ao bebé um marcador precoce de autismo? | IX Seminário da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Pediatria
(Porto, Portugal)
|
2017/05 | Attention-deficit/hyperactivity disorder: interactions between “cool” cognitive and “hot” affective aspects of executive functions | 7º Simpósio PHDA
(Coimbra, Portugal)
|
2017 | Avaliação neuropsicológica ao longo do ciclo de vida: da criança ao idoso | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
|
2016/10 | Is response to infant-directed speech an early marker of Autism Spectrum Disorders? | 3RD CADIN International Congress - Learning, Behaviour & Emotion in Times of Change
(Lisboa, Portugal)
|
2016/09 | Reabilitação cognitiva no TCE: Estudo de caso | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2015/10 | Early markers of language development | Down syndrome: New Insights
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2015/10 | Avaliação de competências prosódicas no Português Europeu: O PEPS-C | XXXI National Meeting of the Portuguese Association of Linguistics
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2015/07 | Assessing prosody in European Portuguese for ages above 4: the Profiling Elements of Prosody in Speech-Communication (PEPS-C) | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Prosodic skills in typical development and in autism spectrum disorders | V Brazilian Colloquium of Speech Prosody
University of Brasília (Brasilia, Brasil)
|
2014/04 | Prosody in children with Autism Spectrum Disorders | IX National Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology
University of Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2014/02 | Automated software for prosody assessment in European Portuguese | 7º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
|
2013/02 | Targeting prosody: A case study of a child with Asperger syndrome | 6º Encontro de Investigação Jovem da University of Porto
(Porto, Portugal)
|
2013 | Prosodic abilities in children and young adults with typical & non-typical development | Falas - LabFon
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/09 | Prosody in European Portuguese: Normal development and prosody impairments in autism | Prosody in Typical and Atypical Populations
University of Reading (Reading, Reino Unido)
|
2012/06 | Aquisição prosódica entre os 4 e os 18 anos de idade | 12th International Conference of Psychology and Education
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Avaliação da Prosódia no Autismo. (Workshop) | XX Week of Psychology and Educational Sciences
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/07 | Teste de competências prosódicas para falantes do Português Europeu | VIII Iberoamerican Congress of Psychological Assessment
(Lisboa, Portugal)
|
2010/02 | Avaliação da competência prosódica de segmentação em crianças e adultos | VII National Symposium Research in Psychology
(Braga, Portugal)
|
2010 | Reabilitação Neuropsicológica da Linguagem | IV Updating Course in Cerebrovascular Disease
Hospital São João (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/09 - Atual | Construção e implementação de um programa de treino das funções executivas em crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperatividade
e Défice de Atenção
Coorientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | Avaliação das funções executivas em crianças através de questionários e inventários: uma revisão sistemática
Orientador
|
|
2020 - 2022 | Atividade física e funções executivas em crianças com hiperatividade e défice de atenção: uma revisão sistemática
Orientador
|
|
2020 - 2022 | Os efeitos do treino de memória de trabalho em crianças com perturbação específica da aprendizagem na leitura e na escrita:
uma revisão sistemática
Orientador
|
|
2020 - 2022 | O uso de jogos sérios para a aquisição de competências sociais em indivíduos com autismo
Orientador
|
|
2020 - 2022 | Os benefícios da atividade física nas funções executivas em crianças e adolescentes com autismo: uma revisão sistemática
Orientador
|
|
2019/09/01 - 2021/01/19 | A prática de Mindfulness na regulação emocional e na psicopatologia de crianças e adolescentes com autismo: revisão sistemática
Orientador
|
Universidade Lusófona, Portugal
|
2019/09/01 - 2021/01/19 | Os efeitos da prática de Mindfulness na regulação emocional e na psicopatologia em adultos com autismo: uma revisão sistemática
Orientador
|
|
2018/09 - 2020/11 | Identificação dos Primeiros Sinais de Autismo: Um Estudo Retrospectivo no Brasil
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/09 - 2020/10/29 | Os Efeitos da Prática de Mindfulness nas Funções Executivas em Indivíduos com Autismo: Uma Revisão Sistemática
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/09 - 2020/10 | A relação entre o Mindfulness Disposicional e as Funções Executivas em crianças dos 7 aos 10 anos de idade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/10 - 2019/07 | Relatório Científico-Profissional de Mestrado Integrado em Psicologia
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/10 - 2019/07 | Sinais de alerta nas Perturbações do Espectro do Autismo: Estudo retrospectivo
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/10 - 2017/07 | Marcadores precoces das Perturbações do Espectro do Autismo: Estudo retrospetivo exploratório
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05/23 - 2022/05/26 | Member of the Organizing Committee of the Scientific Meetings: Speech Prosody 2022, Lisboa (300/400 delegates). (2022/05/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Winter School - Intervention Research in Education: From Planning to Publishing (70 delegates). (2018) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | LabPhon16 - Variation, development and impairment: Between phonetics and phonology (400 delegates). (2018 - 2018) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2017 - 2017 | 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia (100 delegates). (2017 - 2017) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2013 | 25th Association for Psychological Science Annual Convention, Washington (500 delegates). (2013 - 2013) | |
2012 - 2012 | 13th International Conference SIG Writing da EARLI (200 delegates) (2012 - 2012) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/08/29 - Atual | Workshop on Early Language in Neurodevelopmental Disorders - NeuroD-WELL - 2022 | Universidade de Lisboa |
2019 - 2019 | Workshop on Early Language in Neurodevelopmental Disorders - NeuroD-WELL - 2019 | University of Lisbon |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Frontiers in Psychology / Education (2504-284X) | Frontiers Media SA |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/07/01 - Atual | European Literacy Network | |
2019 - Atual | European Certificate in Psychology – European Federation of Psychologists' Associations (PT-050574-201907). | |
2018/07/01 - Atual | Speech Prosody SIG | |
2018 - Atual | International affiliate of the American Psychological Association (ID 00194726). | |
2015 - Atual | Effective Member of the Portuguese Association of Experimental Psychology. | |
2012 - Atual | Effective Member of the “Ordem dos Psicólogos Portugueses”, Nº 12118, with advanced specialization in Clinical and Health Psychology and Neuropsychology. |
Distinções
Prémio
2020 | Research Funding | Assistant Researcher | Scientific Employment Stimulus - Individual Call 3rd Edition
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 | Postdoctoral Research Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2010 | Doctoral Grant (2010 – 2014)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Outra distinção
2013 | Visiting Scholar, University of North Carolina at Chapel Hill - USA |