???global.info.a_carregar???
Carlos Manuel Ribeiro Albuquerque. Concluiu o(a) Doutoramento em Matemática em 2000/05/05 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Mestrado em Matemática em 1992 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Matemática em 1988 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Manuel Ribeiro Albuquerque

Nomes de citação

  • Albuquerque, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
E810-4410-22F1
ORCID iD
0000-0002-2038-5441

Endereços de correio eletrónico

  • cmalbuquerque@ciencias.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Dep. de Matemática. DM - FCUL - Campo Grande, Edifício C6, piso 2, 1749-016 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2000/05/05
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Analytic continuation techniques and applications to free boundary problems" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
1992
Concluído
Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Métodos de decomposição de domínio para o problema exterior de Laplace" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
18 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/05/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1992 - 2000/05/05 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1988 - 1992 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2013 Uma nova abordagem ao Desenho Arquitectónico integrando descrições computacionais
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Margarida M. Pinheiro; Carlos Albuquerque; Filipe T. Moreira; João V. Torres; José M. Sousa. "COMPUTATIONAL THINKING AS AN EDUCATIONAL TREND IN EDUCATION: SOME REFLECTIONS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0867
  2. Robin Burgess; Chambel, Teresa; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Albuquerque, Carlos; Correia, José Vítor; Romão, Luís; et al. "Interactive Visualizer for the Extended Perspective System as Support for Architectural Design". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Computer Graphics Theory and Applications - GRAPP, 2014.
    Publicado • 10.5220/0004694604530463
  3. Burgess, Robin; Cláudio, Ana Paula; Chambel, Teresa; Carmo, Maria Beatriz; Albuquerque, Carlos; Marques, Christian; Correia, José Vítor; et al. "Visualizador Interactivo de Desenhos Arquitectónicos em Sistema de Perspectiva Expandido". Trabalho apresentado em 5a Conferência Nacional sobre Interação 2013, Vila Real, 2013.
    Publicado
  4. Albuquerque, Carlos. "A Matemática na vida e no ensino". Trabalho apresentado em Matemática em exame - debate nacional sobre o ensino da matemática, Lisboa, 1995.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Albuquerque, Carlos. "Calcular a prestação constante de um crédito (Tecnologias na Educação Matemática, coordenação António Domingos)". Educação e Matemática 170 (2023): 25-26. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2934.
    Publicado
  2. Albuquerque, Carlos; Carreira, Susana. "A derivada da função inversa - uma abordagem gráfica". Educação e Matemática 166 (2022): 30-32. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2832.
    Publicado
  3. Albuquerque, Carlos. "Pensamento Computacional e Matemática". Educação e Matemática 162 (2021): 31-38. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2742.
    Publicado
  4. Albuquerque, C.; Cottet, G.-H.. "Coupling finite difference methods and integral formulas for elliptic problems arising in fluid mechanics". Numerical Methods for Partial Differential Equations 20 2 (2003): 199-229. http://dx.doi.org/10.1002/num.10089.
    10.1002/num.10089
  5. Lourenço, M. J.; Rosa, S. C. S.; Nieto de Castro, C. A.; Albuquerque, C.; Erdmann, B.; Lang, J.; Roitzsch, R.. "Simulation of the Transient Heating in an Unsymmetrical, Coated, Hot-Strip Sensor with a Self-Adaptive Finite-Element Method (SAFEM)". International Journal of Thermophysics 21 2 (2000): 377-384. http://dx.doi.org/10.1023/a:1006679428527.
    Publicado • 10.1023/a:1006679428527
Capítulo de livro
  1. Pinheiro, Margarida; Albuquerque, Carlos; Moreira, Filipe; Torres, João; José M. Sousa. "Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o pensamento computacional, 9-26. Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  2. Correia, José Vitor; Romão, Luís; Ganhão, Susana Rosado; da Costa, Manuel Couceiro; Guerreiro, Ana Santos; Henriques, Diogo Pereira; Garcia, Sara; et al. "A New Extended Perspective System for Architectural Drawings". In Global Design and Local Materialization, 63-75. Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-38974-0_6
  3. Albuquerque, Carlos. "Some domain-decomposition methods for the exterior Poisson equation". In Trends in Applications of Mathematics to Mechanics, 299-310. Longman, 1995.
    Publicado
Relatório
  1. Canavarro, A. P.; Albuquerque, Carlos; Mestre, Célia; Martins, Helder; Carvalho e Silva, Jaime; Almiro, João; Santos, Leonor; et al. 2020. Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/gtm_27_03_2020_relatorio_final.pdf.
  2. Albuquerque, Carlos; Eduardo Veloso; Isabel Rocha; Santos, Leonor; Serrazina, Lurdes ; Suzana Nápoles. 2006. A Matemática na Formação Inicial de Professores. https://spiem.pt/DOCS/2006_A_Matematica_na_Formacao_Inicial_de_Professores.pdf.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 O ensino-aprendizagem da Estatística baseado numa investigação estatística em contexto real e o desenvolvimento do raciocínio estatístico de alunos do 11.º ano
Coorientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 O raciocínio matemático dos alunos do 11.º ano de escolaridade no tópico Assíntotas ao gráfico de uma função
Coorientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Tabelas de mortalidade dinâmicas na mitigação do risco de longevidade
Orientador
Matemática Aplicada à Economia e Gestão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/01/01 - 2023/12/31 Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (RCAEMES)
Membro
Direção-Geral de Educação, Portugal
2018/12/28 - 2020/03/27 Grupo de Trabalho de Matemática (Despachos n.º 12 530/2018 e n.º 7269/2019)
Membro
Direção-Geral de Educação, Portugal
2012/09 - 2014/09 Vice-Presidente do Departamento de Matemática (Ciências, ULisboa)
Presidente / Vice-presidente
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal