???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Bernardo. Concluiu o(a) Doutoramento em Música e Musicologia em 2014/07 pelo(a) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Mestrado em Artes Musicais em 2009/02/03 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Licenciatura em Curso Superior de Piano em 1990 pelo(a) Conservatório do Porto, Licenciatura em Acompanhamento ao Piano em 1999/09/23 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa e Bacharelato em Piano (Instrumento - área de) em 1994/10/07 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Ministério da Educação. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Música; Análise; Metáfora; Interpretação; Análise para a interpretação; Música contemporânea portuguesa; Piano; Musicologia; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Bernardo

Nomes de citação

  • Bernardo, Ana
  • Bernardo, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
EE1B-620C-EF38
ORCID iD
0000-0001-9797-4423

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/07
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Artes Musicais
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960 e 1970 e o seu reflexo na interpretação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2009/02/03
Concluído
Artes Musicais (Mestrado)
Especialização em Interpretação Instrumental
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
" Influências do Romantismo Germânico em Portugal: a Sonata “Saudade” de Óscar da Silva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1999 - 2000
Concluído
Profissionalização em serviço (Outros)
Especialização em Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
15
2000
Concluído
Curso Intensivo de Didática do Piano (Outros)
Especialização em Ensino de piano
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1999/09/23
Concluído
Acompanhamento ao Piano (Licenciatura)
Especialização em Música
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Monografia: "Acompanhamento ao piano: opiniões e vivências de acompanhadores portugueses"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1994/10/07
Concluído
Piano (Instrumento - área de) (Bacharelato)
Especialização em Música
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
14
1990
Concluído
Curso Superior de Piano (Licenciatura)
Especialização em Piano
Conservatório do Porto, Portugal
17
1990
Concluído
Seminário Edgar Willems (Outros)
Especialização em Ensino
Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
1987 - 1989
Concluído
Curso para Monitores de Iniciação Musical (Outros)
Especialização em Ensino
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1986 - 1986
Concluído
Curso de Didática Musical (Outros)
Especialização em Ensino
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2010 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1990 - 2009 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Amadores de Música, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983 - 1993 Professor do ensino básico Escola Beiral, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2013 A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação
SFRH/BD/61721/2009
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bernardo, A.. "Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study". Nova Contemporary Music meeting 1 1 (2020): 1-23.
    Em revisão
  2. Bernardo, A.. "O corpo e o pensamento metafórico em Níobe Transformada em Fonte: uma análise para a interpretação". Dedalus - Revista Portuguesa de Literatura Comparada 22 - 23 especial (2019): 69-88.
    No prelo
  3. Sousa, Rodolfo. "Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical". (2018): http://hdl.handle.net/10174/24446.
  4. Lopes, Eduardo; Bernardo, Ana Cristina; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "A Metáfora para a Interpretação Musical". (2017): http://hdl.handle.net/10362/28988.
Resumo em conferência
  1. Bernardo, A.. "Performance creativity in 21st century piano music. Ombres as a case study". Trabalho apresentado em The 5th international Conference Tracking The creative process in Music, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Bernardo, A.. "Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study". Trabalho apresentado em NCMM18 - Composing Music Today, 2018.
    Publicado
  3. Bernardo, A.. "Metaphor in Hands: a performance analysis". Trabalho apresentado em international Conference "Musicology Applied to the Concert: Performance Studies at Work", Baeza, 2016.
    Publicado
  4. Bernardo, A.. "O pensamento metafórico na construção da interpretação. análise da canção Níobe transformada em fonte, de João Madureira". Trabalho apresentado em IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, Évora, 2015.
    Publicado
  5. Bernardo, A.. "Quatro Canções: perspectivas estético-estilísticas numa análise para a interpretação". 2014.
    Publicado
  6. Bernardo, A.. "O pós modernismo na música contemporãnea portuguesa: uma análise para a interpretação de espelho da Alma". Trabalho apresentado em Performa11 Encontros de Investigação em performance, Aveiro, 2011.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Alain Jacquon. Curso de Leitura à Primeira Vista e de Interpretação Pianística- Alain Jacquon (Conservatório de Paris). 1987.
Interpretação artística
  1. Marija Mihajlovic Pereira - violino. 2017. Semana da Composição da ESML - participação em concerto. Auditório Viana da Motta.
  2. Luís Cunha - violino; Nelson Ferreira - violoncelo; Sandra Medeiros - soprano; Nelson Rodrigues - oboé. 2014. Concerto de Música de Câmara. Auditório Mateus de Aranda.
  3. Sandra Medeiros - soprano; Sara Afonso - soprano; Manuel Rebelo - barítono. 2012. Concerto de Música de Câmara. Auditório Mateus de Aranda.
Interpretação musical
  1. Marija Mihajlovic Pereira - violino. Diálogos - concerto duo piano/violino. 2018.
    Instrumentista
  2. Marija Mihajlovic Pereira - violino. Concerto comentado duo piano/violino. 2017.
    Instrumentista
  3. Direção musical - Ana Cristina Bernardo; Direção Cénica - Ruben Santos. Efémere - Concerto encenado. 2014.
    Instrumentista
  4. José Eduardo Martins. Masterclass- José Eduardo Martins. 2012.
  5. Sandra Medeiros - soprano; Sara Afonso - soprano. Concerto de Música de Câmara - Ciclo de Concertos Musicália. 2012.
    Instrumentista
  6. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto duo piano/clarinete. 2012.
    Instrumentista
  7. João Pereira Coutinho; Paulo Gaspar - clarinetista; joana Cipriano - violino; Ricardo Mateus - violetista; Ricardo Mota - violoncelista; Fátima Juvandes - percussão; Carlos marecos - direcção. Concerto- Música de Câmera. 2011.
    Instrumentista
  8. Direção Cénica - Joana Furtado. Mulheres Compositoras - concerto encenado. 2009.
  9. concerto. 2007.
    Instrumentista
  10. margarida marecos - soprano. Concerto duo piano/canto. 2007.
    Instrumentista
  11. Concerto duo piano/violino. 2006.
    Instrumentista
  12. Concerto duo piano/canto. 2006.
  13. Pedro Amaral - maestro. Óperas Curtas. 2006.
    Instrumentista
  14. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto duo piano/clarinete. 2003.
  15. David Cruz. Concerto - trio com piano clarinete e violoncelo. 2002.
    Instrumentista
  16. Concerto duo piano/saxofone. 2002.
    Instrumentista
  17. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto duo piano/clarinete. 2002.
    Instrumentista
  18. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto trio piano/violoncelo/clarinete. 2002.
  19. Concerto duo piano/clarinete. 1999.
    Instrumentista
  20. Laurent Rossi. Concerto duo piano/trompa. 1998.
    Instrumentista
  21. Dimitri Paperno. Masterclass - Dimitri Paperno. 1994.
    Instrumentista
  22. Helena Sá e Costa. Masterclass- Helena Sá e Costa. 1994.
  23. Pedro Amaral. Colaboração em programa radiofónico - Antena 2. 1993.
    Instrumentista
  24. Sequeira Costa. Masterclass - Sequeira Costa. 1988.
    Instrumentista
  25. Carlos Cebro. Masterclass- Carlos Cebro. 1988.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Performative creativity in 21st century piano music: Ombres as a case study The 5th International Conference "Tracking The Creative Process In Music 2019"
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2018/11 Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study Nova Contemporary Music Meeting
Nova University - FCSH (Portugal)
2016/12 Metaphor in "Hands": a performance analysis International conference "Musicology applied to the Concert: Performance Studies at Work"
Universidad internacional de Andalucia (Baeza, Espanha)
2015/05 O pensamento metafórico na construção da interpretação: análise da canção "Níobe transformada em fonte", de João Madureira IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century
Department of Music - University of Evora (Évora, Portugal)
2015 O pensamento metafórico na construção da interpretação. análise da canção Níobe transformada em fonte, de João Madureira
2014/11 Quatro Canções: perspectivas estético-estilísticas numa análise para a interpretação ENIM 2014 - Encontro nacional de Investigação em Música
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa)
2013 Some 21th Century Performance Practice Issues: The Piano in “Um Sino Contra o Tempo” London International Piano Symposium'13
Royal College of Music (Londres, Reino Unido)
2011 O Pós Modernismo na Música Contemporânea Portuguesa: Uma análise para a interpretação de “Espelho da Alma” Performa'11 - encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 Nova Contemporary Music Meeting, "Musical Performance as Creation" Nova University of Lisbon
2017 - 2017 SEMPEM/FLADEM Gôiania-Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Acompanhamento e Improvisação Acompanhamento e Improvisação (Ensino secundário) Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2018 - Atual Prática de teclado Instrumento (Ensino secundário) Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2018 - Atual Prática de leitura ao teclado Instrumento (Ensino secundário) Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1998 - 2018 Pianista acompanhadora das classes de flauta, canto, saxofone, fagote, violino, violeta, violoncelo. (Ensino secundário)
2007 - 2010 Pianista acompanhadora Fagote (Instrumento - área de) (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1990 - 2009 Professora de Formação Musical Música (Ensino básico 1º ciclo) Academia de Amadores de Música, Portugal
1990 - 2009 Iniciação Musical Iniciação musical (Menos de 4 anos de escolaridade) Academia de Amadores de Música, Portugal
1990 - 2009 Piano: iniciação, básico e secundário Piano Academia de Amadores de Música, Portugal
1983 - 1993 Iniciação musical Iniciação musical Escola Beiral, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2002 - 2008 Membro do Conselho Artístico da EAMCN, orgão decisor de toda a actividade artística relacionada com a mesma escola.
Membro
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2002 - 2008 Membro do Conselho Artístico, cuja função é organizar toda a actividade artística da escola.
Membro
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2001 - 2005 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Academia de Amadores de Música, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - 2014 Membro do júri de provas de admissão para integração do corpo docente da EAMCN. Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2009 - 2009 Membro do júri de concurso de admissão de docentes na EAMCN. Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1990 - 2009 Integrou vários júris de exames de piano e formação musical durante o percurso como docente da Academia de Amadores de Música
1999 - 1999 Júri do Concurso de Piano da Escola de nossa Senhora do Cabo Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Portugal
Distinções

Prémio

1986 Menção Honrosa "Concurso de Piano Maria Campina"
Conservatório Regional do Algarve, Portugal

Outra distinção

2010 Bolseira Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1978 Bolseira para prosseguimento de estudos no país
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal