Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Bernardo
Nomes de citação
- Bernardo, Ana
- Bernardo, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EE1B-620C-EF38
- ORCID iD
- 0000-0001-9797-4423
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/07
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Artes Musicais
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960 e 1970 e o
seu reflexo na interpretação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2009/02/03
Concluído
|
Artes Musicais (Mestrado)
Especialização em Interpretação Instrumental
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
" Influências do Romantismo Germânico em Portugal: a Sonata “Saudade” de Óscar da Silva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1999 - 2000
Concluído
|
Profissionalização em serviço (Outros)
Especialização em Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
15 |
2000
Concluído
|
Curso Intensivo de Didática do Piano (Outros)
Especialização em Ensino de piano
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
|
1999/09/23
Concluído
|
Acompanhamento ao Piano (Licenciatura)
Especialização em Música
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Monografia: "Acompanhamento ao piano: opiniões e vivências de acompanhadores portugueses"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1994/10/07
Concluído
|
Piano (Instrumento - área de) (Bacharelato)
Especialização em Música
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
14 |
1990
Concluído
|
Curso Superior de Piano (Licenciatura)
Especialização em Piano
Conservatório do Porto, Portugal
|
17 |
1990
Concluído
|
Seminário Edgar Willems (Outros)
Especialização em Ensino
Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
|
|
1987 - 1989
Concluído
|
Curso para Monitores de Iniciação Musical (Outros)
Especialização em Ensino
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluído
|
Curso de Didática Musical (Outros)
Especialização em Ensino
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2010 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal | ||
1990 - 2009 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Amadores de Música, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1983 - 1993 | Professor do ensino básico | Escola Beiral, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2013 | A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960/1970 e o seu
reflexo na interpretação
SFRH/BD/61721/2009
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Performative creativity in 21st century piano music: Ombres as a case study | The 5th International Conference "Tracking The Creative Process In Music 2019"
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study | Nova Contemporary Music Meeting
Nova University - FCSH (Portugal)
|
2016/12 | Metaphor in "Hands": a performance analysis | International conference "Musicology applied to the Concert: Performance Studies at Work"
Universidad internacional de Andalucia (Baeza, Espanha)
|
2015/05 | O pensamento metafórico na construção da interpretação: análise da canção "Níobe transformada em fonte", de João Madureira | IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century
Department of Music - University of Evora (Évora, Portugal)
|
2015 | O pensamento metafórico na construção da interpretação. análise da canção Níobe transformada em fonte, de João Madureira | |
2014/11 | Quatro Canções: perspectivas estético-estilísticas numa análise para a interpretação | ENIM 2014 - Encontro nacional de Investigação em Música
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa)
|
2013 | Some 21th Century Performance Practice Issues: The Piano in “Um Sino Contra o Tempo” | London International Piano Symposium'13
Royal College of Music (Londres, Reino Unido)
|
2011 | O Pós Modernismo na Música Contemporânea Portuguesa: Uma análise para a interpretação de “Espelho da Alma” | Performa'11 - encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Nova Contemporary Music Meeting, "Musical Performance as Creation" | Nova University of Lisbon |
2017 - 2017 | SEMPEM/FLADEM | Gôiania-Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Acompanhamento e Improvisação | Acompanhamento e Improvisação (Ensino secundário) | Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
2018 - Atual | Prática de teclado | Instrumento (Ensino secundário) | Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
2018 - Atual | Prática de leitura ao teclado | Instrumento (Ensino secundário) | Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1998 - 2018 | Pianista acompanhadora das classes de flauta, canto, saxofone, fagote, violino, violeta, violoncelo. | (Ensino secundário) | |
2007 - 2010 | Pianista acompanhadora | Fagote (Instrumento - área de) (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
1990 - 2009 | Professora de Formação Musical | Música (Ensino básico 1º ciclo) | Academia de Amadores de Música, Portugal |
1990 - 2009 | Iniciação Musical | Iniciação musical (Menos de 4 anos de escolaridade) | Academia de Amadores de Música, Portugal |
1990 - 2009 | Piano: iniciação, básico e secundário | Piano | Academia de Amadores de Música, Portugal |
1983 - 1993 | Iniciação musical | Iniciação musical | Escola Beiral, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2002 - 2008 | Membro do Conselho Artístico da EAMCN, orgão decisor de toda a actividade artística relacionada com a mesma escola.
Membro
|
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
2002 - 2008 | Membro do Conselho Artístico, cuja função é organizar toda a actividade artística da escola.
Membro
|
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
2001 - 2005 | Membro do Conselho Pedagógico
Membro
|
Academia de Amadores de Música, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Membro do júri de provas de admissão para integração do corpo docente da EAMCN. | Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
2009 - 2009 | Membro do júri de concurso de admissão de docentes na EAMCN. | Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1990 - 2009 | Integrou vários júris de exames de piano e formação musical durante o percurso como docente da Academia de Amadores de Música | |
1999 - 1999 | Júri do Concurso de Piano da Escola de nossa Senhora do Cabo | Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Portugal |
Distinções
Prémio
1986 | Menção Honrosa "Concurso de Piano Maria Campina"
Conservatório Regional do Algarve, Portugal
|
Outra distinção
2010 | Bolseira Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
1978 | Bolseira para prosseguimento de estudos no país
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|