???global.info.a_carregar???
Mariana Inácio Marques has a PhD in Communication Sciences from Lusófona University, a master in tourism and a degree in Organizational Communication ¿ Marketing, Public Relations and Publicity by the same Universitity. She is currently an Auxiliar Professor and investigator at ISG - Business & Economics School. She was an Assistant Professor at INP ¿ Lusófona Group and lectured courses of Public Relations. She is an enthusiast about tourism and marketing. These are their main research lines. Currently she is a Tourism Ph.D student ate University of Aveiro and a researcher at GOVCOPP and CIGEST.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIANA CRISTINA MELO INÁCIO MARQUES

Nomes de citação

  • Marques, Mariana
  • Mariana Inácio Marques

Identificadores de autor

Ciência ID
F114-E06E-BBE6
ORCID iD
0000-0003-1898-0740

Endereços de correio eletrónico

  • mail@marianamarques.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 965582147 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/16 - 2022/09
Em curso
Tourism (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/10/08
Concluído
Communication Science (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"O Marketing Relacional na Hotelaria da Costa do Estoril enquanto Estratégia de Fidelização de Clientes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado, por unanimidade, com distinção
2018/06/27
Concluído
Communication Science (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/11/30
Concluído
Tourism - Tourism Strategy Development (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Marketing e Comunicação: a web como ferramenta para a promoção turística dos hotéis da Costa do Estoril”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
2003/09/15 - 2007/07/31
Concluído
Marketing, Public Relations and Advertising (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Business and Economics School, Portugal
2019/02/01 - 2021/08/31 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
2018/09/15 - 2019/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/30 - 2021/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Cascais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10 - 2012/01 Accounting and invoicing assistant AlfaBares, Portugal
2008/04 - 2009/10 Marketing Manager & Public Relations Hotel Cidadela, Portugal
2007/07 - 2008/07 Media & Research Assistant Inforpress - Comunicação e Relações Públicas, Portugal
2006/07 - 2007/07 Market Research Assistant APEME - Área de Planeamento e Estudos de Mercado, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lúcia de Fátima Piedade; Mariana Inácio Marques; Heitor, João Miguel Caldeira. "The Contribution of Social Media on the Post-Pandemic Recovery of Aviation and Tourism". Trabalho apresentado em 6th FEB International Scientific Conference. Challenges in Economics and Business in the Post-COVID Times, Maribor, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.18690/um.epf.5.2022
  2. Marques, Mariana. "As redes sociais e websites enquanto ferramenta privilegiada de comunicação nos hotéis da marca internacional Costa do Estoril". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM, Madeira, 2019.
    Em revisão
  3. Marques, Mariana. "A Comunicação dos Museus em website e nas redes sociais como forma de atrair visitantes". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM, Madeira, 2019.
    Em revisão
  4. Marques, Mariana; Eduardo Moraes Sarmento. "CRM e marketing relacional no setor hoteleiro". Trabalho apresentado em 8º Congresso SOPCOM, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Marques, Mariana. "A gastronomia portuguesa como fator impulsionador do Turismo - Os festivais gastronómicos da Região de Penacova", Brazilian Journal of Business, 2020, http://www.brjd.com.br/index.php/BJB/issue/view/75.
Artigo em revista
  1. Lúcia Piedade; Mariana Inácio Marques; Alexandra O’Neill. "Sustainability Management and Practical Implications for Employees: ANA (Vinci Airports) Case Study". International Journal of Professional Business Review (2023): https://doi.org/10.26668/businessreview/2023.v8i12.4120.
    10.26668/businessreview/2023.v8i12.4120
  2. Marques, Mariana. "O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura". Journal of Tourism & Development 2 36 (2021): 265-274. https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8853/18789.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8853
  3. Mariana Marques; Maria Teresa De Carvalho Moreira Gomes Leão. "O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura". Revista Turismo & Desenvolvimento (2021): vol. 36 n.º 2 (2021)-vol. 36 n.º 2 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8853.
    10.34624/RTD.V36I2.8853
  4. Marques, Mariana Cristina Melo Inácio; CICANT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. "Customer Relationship Management e a sua importância no setor hoteleiro". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3842.
Capítulo de livro
  1. Mariana Marques; Ana Lúcia Luís; Natália Teixeira. "Strengthening Young Citizen Participation Through Participatory Budgeting: The Case of Cascais". 2024.
    10.1007/978-3-031-44131-8_18
  2. Alexandra O’Neill; Mariana Marques. "Proactivity, a Need, or a Trendy Word?". 2024.
    10.1007/978-3-031-44131-8_38
  3. Mariana Inácio Marques; Ana Afonso Alcântara; Gabriel Guerreiro e Carreira; João Caldeira Heitor. "Customer Loyalty in Hospitality: Can the Quality Perception Be a Key Factor?". 2023.
    10.1007/978-3-031-12914-8_9
  4. Mariana Inácio Marques; Lurdes Neves; Ana Maia. "Sustainability and Student Motivation: Does the Campus Matter?". 2023.
    10.1007/978-3-031-28793-0_5
  5. Mariana Inácio Marques; João Caldeira Heitor. "Social Media as Storytelling Destination Communication Channels". In The Case of Fátima Sanctuary. 2022.
    10.4018/978-1-6684-3436-9.ch013
  6. Mariana Marques; Eduardo Moraes Sarmento. "Tourism and the Poverty Challenge". In A Glance in Cape Verde, 42-63. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-5691-7.ch003
  7. Mariana Marques; Diogo Moleiro; Telma Medeiros Brito; Tiago Marques. "Customer Relationship Management as an Important Relationship Marketing Tool". In The Case of the Hospitality Industry in Estoril Coast, 39-56. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7095-1.ch003
  8. Marques, Mariana; Eduardo Moraes Sarmento. "Tourism and the poverty challenge: a glance in Cape Verde". IGI, 2020.
    Aceite para publicação
  9. Marques, Mariana; Diogo Moleiro; Telma Medeiros; Tiago Marques. "Customer Relationship Management in hospitality as an important relationship marketing tool: Estoril Coast Hospitality case study". IGI, 2020.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Quadros, Rui Miguel Cortez de Castro e. "Transporte aéreo: comunicação em redes móveis". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10437/10046.
  2. Marques, Mariana Cristina Melo Inácio. "O marketing relacional na hotelaria da costa do Estoril enquanto estratégia de fidelização de clientes". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10437/8976.
  3. Marques, Mariana Cristina Melo Inácio. "O marketing relacional na hotelaria da costa do Estoril enquanto estratégia de fidelização de clientes". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10437/8976.
  4. Marques, Mariana Cristina Melo Inácio. "O marketing relacional na hotelaria da costa do Estoril enquanto estratégia de fidelização de clientes". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10437/8976.
  5. Marques, Mariana Cristina Melo Inácio. "O marketing relacional na hotelaria da costa do Estoril enquanto estratégia de fidelização de clientes". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10437/8976.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/02/06 Internacionalização Via E-Commerce: Caracterização de Oportunidades Globais
Presidente do júri
Mário Cardoso (Mestrado)
Business and Economics School, Portugal
2023/02/01 A Relação do Marketing Tecnológico com as Vendas no e-Commerce
Presidente do júri
Soraia Patrícia Ferreira Batista (Mestrado)
Business and Economics School, Portugal
2022/05/05 Impulsionamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Turismo em Angola: diagnóstico do sector e consequências da Pandemia COVID 19
Presidente do júri
Ilídio Manuel António (Mestrado)
Business and Economics School, Portugal
2022/03/30 O papel dos influenciadores digitais na promoção de um destino em tempos de crise :O caso de Portugal e da pandemia COVID-19
Arguente
Sara de Fátima Sequeira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2020/12/17 As Relações Públicas na comunicação digital no Branding de luxo: análise do Facebook e Instagram – Prada for Adidas Limited Edition
Orientador
Rita Filipa Pereira Gonçalves Caetano Vera (Mestrado)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
2019/12/09 Transporte Aéreo: Comunicação em Redes Móveis
Orientador
Rui Miguel Cortez de Castro Quadros (Mestrado)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/11 - Atual Associação de Pais da Escola Básica Manuel Beça Múrias, Oeiras Membro da Direção da Associação de Pais

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/11/17 - Atual International Journal of E-Business Research (1548-1131)