Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Miguel Leite Borges da Mata Pereira
Nomes de citação
- Mata Pereira, M.
- Pereira, M. M.
- Pereira, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F419-5497-1338
Endereços de correio eletrónico
- mmpereira@eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1996 - 2022
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Impacto Afetivo e Expectativas Futuras do Pensamento Contrafactual Ascendente em Contextos de Realização Escolar." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2007 - 2011
Concluído
|
Sciences de l'Education et de la Formation (Docteur)
Especialização em Ciências da Educação e da Formação
Université Toulouse-Jean Jaurès École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, França
"Le role de la syllabe dans la psycho-socio-genèse de l’écrit : le cas du portugais." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Honorable avec Félicitations du jury |
2002 - 2004
Concluído
|
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | ||
2017 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016 - Atual | Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal | ||
2012 - 2022 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2012 - 2022 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021 - 2021 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal | ||
2021 - 2021 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal | ||
2017 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal |
2012 - 2013 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2006 - 2009 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | ||
2002 - 2006 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/02 - Atual | Diretor da Área de Formação e Projetos | Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal |
2018/01/02 - Atual | Coordenador da pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2016/01/02 - Atual | Diploma de Especialista em Psicologia da Educação | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2013 - Atual | Membro Efetivo | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2007/01/02 - Atual | Diploma de Especialista em Necessidades Educativas Especiais | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2005 - Atual | Formador Acreditado | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2021/09/01 - 2022/07/31 | Diretor Geral | Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal |
2018/09/01 - 2021/08/31 | Diretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento | Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal |
2011 - 2018 | Diretor Técnico-Pedagógico | Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal |
2009 - 2011 | Bolseiro Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2008 - 2011 | Psicólogo e Técnico Superior de Avaliação | Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal |
2002 - 2005 | Secretariado científico da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Uma Casa da Praia em cada Escola
SM-S-20-27/DGS-S-20-27-1
Desenvolvimento técnico
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal
|
Direção-Geral da Saúde
Concluído
|
2020 - 2022 | Centro de Pedagogia Terapêutica
AGC2020/241127
Desenvolvimento técnico
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2006 - 2009 | The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
PDCT/PSI/56977/2004
Colaborador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/17 | Perturbação do Espetro do Autismo: Adaptação na Escola, Adaptação à Parentalidade e Impacto | Jornadas de Psicologia Ispianas
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - IU (Portugal)
|
2023 | Representações sobre sexualidade de pessoas com DID: Discursos na primeira pessoa. | 3º Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência
Câmara Municipal da Moita (Portugal)
|
2022 | Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola” | Encontro Científico Uma Casa da Praia em cada Escola – Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte
para a Inclusão
Faculdade de Motricidade Humana / Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
|
2021 | "O sexo é.… conhecer pessoas": A sexualidade na Deficiência Intelectual. | 4º Congresso Internacional sobre a Síndrome do X Frágil: da Infância à Idade Adulta
Câmara Municipal de Sintra / Associação Portuguesa Síndrome X Frágil (Portugal)
|
2021 | Project methodology and the development of competences of people with IDD. | 20th International Gentle Teaching Conference: The relation in support and care
University of Ghent (Ghent, Bélgica)
|
2019 | A complementaridade entre a Pedagogia da Interdependência e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. | 27ª Jornadas de Formação da Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL) – Ensinar, criando boas maneiras
Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL (Portugal)
|
2018 | Desenho Infantil: O que podemos descobrir nos desenhos das crianças... | Encontros de Educação do Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
|
2018 | Metodologia de projeto e o desenvolvimento de competências em pessoas com DID. | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da
Vida
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2016 | Os Centros de Atividades Ocupacionais como plataforma entre a escola e o trabalho. | Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio (Portugal)
|
2016 | As hortas pedagógicas da Associação QE. | I Congresso Internacional de Horticultura Terapêutica
Escola de Hotelaria do Estoril (Portugal)
|
2015 | Experiências de Integração Socioprofissional (EISP). | Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio
|
2015 | A sexualidade de pessoas com DID: Algumas considerações. | I Jornadas Sexualidade: Um Direito para Todos
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (Viseu, Portugal)
|
2013 | Olhamos mais longe: Desafios às práticas de Intervenção com adultos portadores de deficiência. | 1ª Jornadas Técnicas da Associação Nós
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Tecnologia do Barreiro / Associação Nós (Portugal)
|
2012 | A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. | 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2012 | Didática experimental e aquisição da linguagem escrita. | 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2012 | Didactic context and children’s spellings. | 16th Conference of Junior Researchers (JURE) of the European Association for the Research on Learning and Instruction (EARLI)
Universidade de Regensburg / EARLI (Regensburg, Alemanha)
|
2012 | Didactics and syllabic spellings. | 13th International Conference of the Special Interest Group on writing – European Association for the Research on Learning
and Instruction (EARLI)
Universidade do Porto / EARLI (Porto, Portugal)
|
2012 | Arte e comunicação na primeira pessoa. | 13º Congresso de Arte Terapia da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia
Instituto da Juventude e Desporto / Sociedade Portuguesa de Arte Terapia (Portugal)
|
2011 | A influência do contexto linguístico na produção de escritas silábicas em crianças de idade pré-escolar. | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2011 | Syllabic spellings: One letter per syllable? | 8ª International Conference of the Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidade de Hildesheim / Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Hildesheim, Alemanha)
|
2011 | Relação entre contexto linguístico e a escrita de crianças em idade pré-escolar. | XI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2010 | Syllabic Spellings: A pedagogical Manifestation? | 12th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Heidelberg / EARLI (Heidelberg )
|
2009 | Aprendizagem ao Longo da Vida: Que Competências Privilegiar? | Jornadas de Formação “Educação XXI”
Escola Profissional de Odemira (Portugal)
|
2008 | O trabalho de linguagem escrita no jardim-de-infância: Análise das unidades linguísticas privilegiadas pelos educadores. | III Congresso Internacional de Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2008 | How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle? | 11th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Lund / EARLI (Lund, Suécia)
|
2008 | Todos iguais, sempre diferentes…Integração da pessoa com deficiência: Direito de igualdade ou direito à diferença? | 1º Congresso “Gente Pequena, Grande Aposta”
Fundação Lavoisier
|
2008 | Risco Educacional em Meio Escolar. | IV Conferência da Associação Meninos de Oiro – “Vítimas de Vítimas”
Escola Superior de Educação de Setúbal / Associação Meninos de Oiro (Portugal)
|
2007 | “Uma casa é feita de paredes, um lar é feito de amor: O Gentle Teaching nas Residências da QE. | Conferência Pedagogia da Interdependência: Uma força contra a exclusão
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2007 | Guião para a Promoção do Empreendedorismo na Escola. | Seminário Empreendedorismo na Escola
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
|
2007 | A importância das interações precoces em torno da linguagem escrita para a aprendizagem da leitura e escrita. | VII Simpósio Internacional GEDEI
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
|
2007 | Can writing activities in kindergarten promote children’s literacy skills? | Annual Conference 2007 da British Psychological Society, Psychology of Education Section
Moat House Hotel (Stoke-on-Trent, Reino Unido)
|
2007 | The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children’s invented spellings. | 10th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Antuérpia / EARLI (Antuérpia , Bélgica)
|
2006 | A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar. | XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idades pré-escolar. | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2006 | O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar. | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2005 | The impact of letter knowledge in the evolution of Portuguese preschool children’s invented spellings. | XII European Conference of Developmental Psychology
Universidade de La Laguna (Tenerife, Espanha)
|
2005 | O Currículo por Competências: A construção de um instrumento de verificação do desenvolvimento das aprendizagens, mediador da cooperação entre professores e psicólogos da educação. | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | A Importância do Diário de Turma como Instrumento de Construção da Moralidade: Juízos Sociais sobre a Moralidade em Crianças do 1.º Ciclo de Escolaridade. | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | O impacto de um programa de intervenção na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a génese do processo de fonetização da escrita. | Congresso sobre a Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2003 | Desenvolvimento sociomoral em crianças do 1º ciclo de escolaridade. | XXV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Aveiro / Movimento da Escola Moderna (Aveiro, Portugal)
|
2002 | Um psicólogo na sala de aula | XXIV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
|
2002 | Apoios educativos: Trabalho realizado por um grupo de auto-formação cooperada | XXIV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
|
2001 | As competências curriculares | XXIII Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | Intervenção Precoce na Casa da Praia: Uma resposta às necessidades da comunidade.
Coorientador de Sara de Sá Espadilha
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | A Educação Literária numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para jovens e adultos com DID.
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2012 | Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: Um percurso individualizado na trissomia 21.
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07/18 - 2024/07/20 | 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão (2024/07/18 - 2024/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/04/29 - 2022/04/29 | Encontro Científico "Uma Casa da Praia em cada Escola - Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte
para a inclusão" (2022/04/29 - 2022/04/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal |
2011 - 2012 | 2012 International Conference of the European Association for the Research on Learning and Instruction - Junior Researchers
(JURE) (2011 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universität Regensburg, Alemanha |
2004 - 2004 | 9th International Conference on Motivation - European Association for the Research on Learning and Instruction (2004 - 2004)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2002 - 2002 | XI Encontro de Psicologia e Educação: Experiência Social, Educação e Desenvolvimento (2002 - 2002)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/27 | Estudo das perceções sobre a Pedagogia Terapêutica no Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Arguente
|
Luciana Fernandes Duque (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023/05/12 | «Vou beber um copo de água para me acalmar» (AS): O papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança.
Presidente do júri
|
Paula Alexandra Soares Benvindo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/03/23 | Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: Conceções e práticas.
Presidente do júri
|
Ana Rita Lima Patrocínio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Relatório de estágio Associação Quinta Essência : Uma Nova Linguagem para a Incapacidade.
Arguente
|
Carolina Sampaio Serrão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023 | Speak out: A participação política das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais.
Arguente
|
Luísa do Mar Ventura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023 | Inteligência Socioemocional na Educação Pré-Escolar.
Arguente
|
Jéssica Alexandre Gonçalves Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Perfil Sensorial 2 – A criança: Contributo para a validação em crianças dos 3 aos 14 anos. Estudo dos dados normativos e contributo
para a validade discriminativa.
Arguente
|
Carolina Dargent de Figueiredo Rodrigues Duarte (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
|
2022 | Representações e práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam
ter sobre as competências socio-emocionais nos alunos.
Arguente
|
Sofia Margarida Almeida Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais: O autismo na perspectiva dos profissionais.
Arguente principal
|
William Ricardo de Almeida Marchi (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/01/04 | A construção de materiais manipuláveis como estratégia de ensino/aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino básico.
Presidente do júri
|
Sophie Marie Kaiseler de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018 | Gestão da sala de aula em turmas grandes. Estudo de caso em turmas do ESG1, disciplina de História, numa escol do município
de Matola, Moçambique
Vogal
|
Óscar Luís Mofate (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Livros de histórias para a infância : abertura de um mundo de possibilidades em 1º CEB.
Presidente do júri
|
Carlota Lacerda e Melo Nunes da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017 | A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aula.
Presidente do júri
|
Rita Maria Gomes Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015 | Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com DID que têm CEI na perspectiva dos actores intervenientes: Um estudo
de caso múltiplo.
Vogal
|
Fernanda Maria da Silva Coelho (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | O impacto da dislexia nas actividades de leitura e escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira no 2º ciclo do Ensino
Básico - Estudo comparativo
Arguente
|
Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry Leite (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Contributos para o estudo da participação em crianças com incapacidade, por comparação aos seus pares sem incapacidade, nos
contextos de casa, da escola e da comunidade: visão dos pais.
Vogal
|
Susana Isabel da Costa Oliveira Martins (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/05/16 | As Unidades Especializadas: A sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência.
Vogal
|
Paula Cristina Santos Ferreira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/07/18 - 2024/07/20 | 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Especialista e relator do Parecer referente à ação de formação Educação para o Empreendedorismo na Escola, Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora | |
2009 - 2009 | Consultor e relator do Parecer referente à acreditação da ação de formação Educação para o Empreendedorismo na Escola. Projeto concebido sob a forma de Ação de Formação na modalidade de Projeto, de acordo com o regulamento para a Acreditação e Creditação de Ações de Formação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2006 - 2009 | Consultor da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação, no âmbito da definição, implementação e desenvolvimento do Plano Nacional da Educação para o Empreendedorismo (PNEE) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2006 - 2008 | Consultor do Gabinete de Orientação e Apoios Educativos (GOAE), da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2003 - 2008 | Consultor pedagógico na implementação da Quinta Essência, Projetos de reabilitação para a pessoa com deficiência - co-responsável pela definição do modelo pedagógico e modelo de avaliação | Quinta Essência, projetos de reabilitação para a pessoa com deficiência, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | UC Psicologia da Linguagem, da Aprendizagem e da Motivação - 2º ano da Licenciatura em Psicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | |
2023 - Atual | UC Desenvolvimento e Aprendizagem em Educação - 1º ano da Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação | Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - Atual | UC Brinquedos, Jogos e Recursos Educativos - 1º ano da Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação | Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - Atual | UC Desenvolvimento da Linguagem - 3º ano da Licenciatura em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - Atual | UC Psicologia do Desenvolvimento - 1º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional | Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2022 - Atual | UC Grupos e Comportamentos de Risco - 3º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - Atual | UC Conhecimentos e Docência em Educação de Infância - 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | UC Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - 1º ano da Licenciatura em Terapia da Fala | Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2020 - Atual | UC Introdução à Investigação em Situações Educativas - 2º ano da Licenciatura em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | UC Temas Aprofundados em Terapia Ocupacional - Sexualidade - 3º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional | Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2018 - Atual | UC Desenvolvimento em Contextos de Risco - 3º ano da Licenciatura em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | UC Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - 3º ano da Licenciatura em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | UC Desenvolvimento Pessoal I - 1º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional | Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2024/09 - 2024/11 | 7º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2023 - 2024 | UC Psicologia da Educação I - 3º ano da Licenciatura em Psicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | |
2023 - 2024 | UC Processos de Aprendizagem na Educação Básica - 2º ano da Licenciatura em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | |
2023 - 2023 | 6º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2023 - 2023 | 6º curso de formação em Linguagem Escrita | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021 - 2023 | UC Saúde Mental - 1º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional | Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2021 - 2023 | UC Saúde Mental - 2º ano da Licenciatura em Terapia da Fala | Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2022 - 2022 | 5º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022 - 2022 | 5º curso de formação em Linguagem Escrita | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | |
2022 - 2022 | 7º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista | Ação de formação em Desenho Infantil (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022 - 2022 | UC Psicossociologia das Organizações, Gestão e Formação de Equipas de Intervenção Precoce - 1º ano do Mestrado em Intervenção Precoce | Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2022 | UC Seminário - 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial | Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020 - 2022 | UC Psicossociologia das Organizações e Dinâmicas de Grupo - 3º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2022 | UC Psicossociologia das Organizações e Dinâmicas de Grupo - 3º ano da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural | Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2021 | Ação de formação Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a inclusão | Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a inclusão (Outros) | Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal |
2021 - 2021 | 4º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021 - 2021 | 4º curso de formação em Linguagem Escrita | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | |
2021 - 2021 | UC Desenvolvimento Pessoal III - 3º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional | Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2021 - 2021 | UC Metodologias para o Estudo do Fenómeno Comunicativo II - 1º ano do Doutoramento em Ciências da Comunicação: Média e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa | Doutoramento em Ciências da Comunicação: Média e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Doutoramento) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | 6º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista | Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2020 - 2020 | 3º curso de formação em Linguagem Escrita | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2020 - 2020 | 6º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2020 - 2020 | UC Perturbações do Desenvolvimento no Domínio Emocional e da Conduta - 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial | Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - 2019 | 5º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista | Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2019 - 2019 | 2º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2019 - 2019 | 2º curso de formação em Linguagem Escrita | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2019 - 2019 | UC Psicologia da Educação - 1º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | UC Psicologia da Educação - 1º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2019 | UC Perturbações do Desenvolvimento no Domínio Cognitivo - 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial | Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018 - 2018 | 4º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista | Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) | |
2018 - 2018 | 1º curso de formação em Linguagem e Fala | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018 - 2018 | 1º curso de formação em Linguagem Escrita | Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018 - 2018 | UC Infância, Desenvolvimento e Risco - 1º ano da Pós-graduação de Creche e Outros Equipamentos dos 0 aos 3 anos | Pós-graduação de Creche e Outros Equipamentos dos 0 aos 3 (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Módulo NVivo - Doutoramento em Migrações | Doutoramento em Migrações (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal |
2017 - 2017 | UC Seminário de Investigação em Educação - 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2017 - 2017 | UC Animação, Bem-estar Psicossocial e Saúde - 3º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | 2º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista | Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2013 - 2014 | UC Construção de Materiais Educativos - 2º ano da Licenciatura em Ciências da Educação e da Formação | Licenciatura em Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2013 - 2013 | 1º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista | Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 - 2013 | UC Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Pessoal - 3º ano da Licenciatura em Psicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2012 - 2012 | 3º curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores | Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2009 - 2009 | Curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores | Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) | Casa Pia de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | 2º curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores | Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2006 - 2009 | UC Psicologia da Comunicação e Linguagem - 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2006 - 2009 | UC Psicologia da Educação I - 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2006 - 2009 | UC Psicologia da Educação II - 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia | Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2008 - 2008 | 1º curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores | Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2002 - 2006 | Psicologia Educacional - 3º ano da Licenciatura em Psicologia Aplicada | Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura) | |
2002 - 2006 | Psicologia da Linguagem - 3º ano da Licenciatura em Psicologia Aplicada | Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2005 - 2005 | Curso de formação em Diferenciação Pedagógica | Ação de formação em Diferenciação Pedagógica (Outros) | Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE), Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia | Vice-Presidente do Conselho Diretivo |
2019 - Atual | Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia | Associado |
2002 - Atual | Movimento da Escola Moderna Portugues | Associado |
2011 - 2013 | European Association for the Research on Learning and Instruction | Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Membro
|
Distinções
Outra distinção
2009 | Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2002 | Bolsa de Mérito
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|