???global.info.a_carregar???
Miguel Leite Borges da Mata Pereira. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia com ênfase em Psicologia Especial. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Psicologia Educacional; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento; Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; Perturbações do Neurodesenvolvimento; Linguagem; Linguagem Escrita; Desenho Infantil; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Leite Borges da Mata Pereira

Nomes de citação

  • Mata Pereira, M.
  • Pereira, M. M.
  • Pereira, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
F419-5497-1338

Endereços de correio eletrónico

  • mmpereira@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1996 - 2022
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Impacto Afetivo e Expectativas Futuras do Pensamento Contrafactual Ascendente em Contextos de Realização Escolar." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2007 - 2011
Concluído
Sciences de l'Education et de la Formation (Docteur)
Especialização em Ciências da Educação e da Formação
Université Toulouse-Jean Jaurès École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, França
"Le role de la syllabe dans la psycho-socio-genèse de l’écrit : le cas du portugais." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable avec Félicitations du jury
2002 - 2004
Concluído
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita." (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2012 - 2022 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
2017 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006 - 2009 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2006 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mata Pereira, M.. "A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.. "Didática experimental e aquisição da linguagem escrita". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Mata Pereira, M.; Silva, C. A.; Alves Martins, M.. "A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Mata Pereira, M.. "Como aprendem as crianças?", Jornal de Letras, 2015
Artigo em revista
  1. Mata Pereira, M.. "A aquisição da linguagem escrita". Revista de Educação Especial e Reabilitação 23 4 (2016): 147-162.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.; Alves Martins, M.; Silva, A. C.. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of pre-school children’s writing". Applied Psycholinguistics 31 4 (2010): 693-709.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mata Pereira, M.. "Educação inclusiva e saúde mental: Novos nomes para velhas problemáticas?". In Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil, 51-58. Portugal, 2022.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.; Santos, J.; Morato, P.; Ferreira, M.. "Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola”". In Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil, 18-33. 2022.
    Publicado
  3. Mata Pereira, M.. "Douces Violences: Ensaio sobre um quotidiano profissional pouco debatido". In Visões da Economia Social, 109-117. Texto, 2021.
    Publicado
  4. Mata Pereira, M.. "Relação pedagógica em tempo de isolamento: contributo para uma análise reflexiva". In Um mundo de incertezas: as leituras possíveis de um tempo pandémico, 169-184. Portugal, 2021.
    Publicado
  5. Mata Pereira, M.. "Análise narrativa: Análise do desenho infantil". In Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, análise e aplicações, 247-262. Portugal: Pactor, 2021.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mata Pereira, M.; Rodrigues, A.; Morato, P.; Ribeiro, A. P.; Santos, J.. Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil. Lisboa, Portugal. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Mata Pereira, M.; Ferreira, J. S.; Figueiredo, I. O.. Promoção do Empreendedorismo na Escola. Portugal. 2007.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/17 Perturbação do Espetro do Autismo: Adaptação na Escola, Adaptação à Parentalidade e Impacto Jornadas de Psicologia Ispianas
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - IU (Portugal)
2023 Representações sobre sexualidade de pessoas com DID: Discursos na primeira pessoa. 3º Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência
Câmara Municipal da Moita (Portugal)
2022 Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola” Encontro Científico Uma Casa da Praia em cada Escola – Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a Inclusão
Faculdade de Motricidade Humana / Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
2021 "O sexo é.… conhecer pessoas": A sexualidade na Deficiência Intelectual. 4º Congresso Internacional sobre a Síndrome do X Frágil: da Infância à Idade Adulta
Câmara Municipal de Sintra / Associação Portuguesa Síndrome X Frágil (Portugal)
2019 Project methodology and the development of competences of people with IDD. 20th International Gentle Teaching Conference: The relation in support and care
University of Ghent (Ghent, Bélgica)
2019 A complementaridade entre a Pedagogia da Interdependência e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. 27ª Jornadas de Formação da Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL) – Ensinar, criando boas maneiras
Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL (Portugal)
2018 Desenho Infantil: O que podemos descobrir nos desenhos das crianças... Encontros de Educação do Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
2018 Metodologia de projeto e o desenvolvimento de competências em pessoas com DID. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2016 Os Centros de Atividades Ocupacionais como plataforma entre a escola e o trabalho. Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio (Portugal)
2016 As hortas pedagógicas da Associação QE. I Congresso Internacional de Horticultura Terapêutica
Escola de Hotelaria do Estoril (Portugal)
2015 Experiências de Integração Socioprofissional (EISP). Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio
2015 A sexualidade de pessoas com DID: Algumas considerações. I Jornadas Sexualidade: Um Direito para Todos
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (Viseu, Portugal)
2013 Olhamos mais longe: Desafios às práticas de Intervenção com adultos portadores de deficiência. 1ª Jornadas Técnicas da Associação Nós
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Tecnologia do Barreiro / Associação Nós (Portugal)
2012 A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2012 Didática experimental e aquisição da linguagem escrita. 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2012 Didactic context and children’s spellings. 16th Conference of Junior Researchers (JURE) of the European Association for the Research on Learning and Instruction (EARLI)
Universidade de Regensburg / EARLI (Regensburg, Alemanha)
2012 Didactics and syllabic spellings. 13th International Conference of the Special Interest Group on writing – European Association for the Research on Learning and Instruction (EARLI)
Universidade do Porto / EARLI (Porto, Portugal)
2012 Arte e comunicação na primeira pessoa. 13º Congresso de Arte Terapia da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia
Instituto da Juventude e Desporto / Sociedade Portuguesa de Arte Terapia (Portugal)
2011 A influência do contexto linguístico na produção de escritas silábicas em crianças de idade pré-escolar. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2011 Syllabic spellings: One letter per syllable? 8ª International Conference of the Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidade de Hildesheim / Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Hildesheim, Alemanha)
2011 Relação entre contexto linguístico e a escrita de crianças em idade pré-escolar. XI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2010 Syllabic Spellings: A pedagogical Manifestation? 12th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Heidelberg / EARLI (Heidelberg )
2009 Aprendizagem ao Longo da Vida: Que Competências Privilegiar? Jornadas de Formação “Educação XXI”
Escola Profissional de Odemira (Portugal)
2008 O trabalho de linguagem escrita no jardim-de-infância: Análise das unidades linguísticas privilegiadas pelos educadores. III Congresso Internacional de Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2008 How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle? 11th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Lund / EARLI (Lund, Suécia)
2008 Todos iguais, sempre diferentes…Integração da pessoa com deficiência: Direito de igualdade ou direito à diferença? 1º Congresso “Gente Pequena, Grande Aposta”
Fundação Lavoisier
2007 Risco Educacional em Meio Escolar. IV Conferência da Associação Meninos de Oiro – “Vítimas de Vítimas”
Escola Superior de Educação de Setúbal / Associação Meninos de Oiro (Portugal)
2007 “Uma casa é feita de paredes, um lar é feito de amor: O Gentle Teaching nas Residências da QE. Conferência Pedagogia da Interdependência: Uma força contra a exclusão
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2007 Guião para a Promoção do Empreendedorismo na Escola. Seminário Empreendedorismo na Escola
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
2007 A importância das interações precoces em torno da linguagem escrita para a aprendizagem da leitura e escrita. VII Simpósio Internacional GEDEI
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
2007 Can writing activities in kindergarten promote children’s literacy skills? Annual Conference 2007 da British Psychological Society, Psychology of Education Section
Moat House Hotel (Stoke-on-Trent, Reino Unido)
2006 The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children’s invented spellings. 10th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Antuérpia / EARLI (Antuérpia )
2006 A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2006 Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idades pré-escolar. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2006 O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2005 The impact of letter knowledge in the evolution of Portuguese preschool children’s invented spellings. XII European Conference of Developmental Psychology
Universidade de La Laguna (Tenerife, Espanha)
2005 O Currículo por Competências: A construção de um instrumento de verificação do desenvolvimento das aprendizagens, mediador da cooperação entre professores e psicólogos da educação. VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005 A Importância do Diário de Turma como Instrumento de Construção da Moralidade: Juízos Sociais sobre a Moralidade em Crianças do 1.º Ciclo de Escolaridade. VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005 O impacto de um programa de intervenção na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a génese do processo de fonetização da escrita. Congresso sobre a Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2003 Desenvolvimento sociomoral em crianças do 1º ciclo de escolaridade. XXV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Aveiro / Movimento da Escola Moderna (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Intervenção Precoce na Casa da Praia: Uma resposta às necessidades da comunidade.
Coorientador de Sara de Sá Espadilha
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 A Educação Literária numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para jovens e adultos com DID.
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2012 Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: Um percurso individualizado na trissomia 21.
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/27 Estudo das perceções sobre a Pedagogia Terapêutica no Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Arguente
Luciana Fernandes Duque (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023/05/12 «Vou beber um copo de água para me acalmar» (AS): O papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança.
Presidente do júri
Paula Alexandra Soares Benvindo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/23 Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: Conceções e práticas.
Presidente do júri
Ana Rita Lima Patrocínio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Relatório de estágio Associação Quinta Essência : Uma Nova Linguagem para a Incapacidade.
Arguente
Carolina Sampaio Serrão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023 Speak out: A participação política das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais.
Arguente
Luísa do Mar Ventura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023 Inteligência Socioemocional na Educação Pré-Escolar.
Arguente
Jéssica Alexandre Gonçalves Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Perfil Sensorial 2 – A criança: Contributo para a validação em crianças dos 3 aos 14 anos. Estudo dos dados normativos e contributo para a validade discriminativa.
Arguente
Carolina Dargent de Figueiredo Rodrigues Duarte (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2022 Representações e práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam ter sobre as competências socio-emocionais nos alunos.
Arguente
Sofia Margarida Almeida Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais: O autismo na perspectiva dos profissionais.
Arguente principal
William Ricardo de Almeida Marchi (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/01/04 A construção de materiais manipuláveis como estratégia de ensino/aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino básico.
Presidente do júri
Sophie Marie Kaiseler de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Gestão da sala de aula em turmas grandes. Estudo de caso em turmas do ESG1, disciplina de História, numa escol do município de Matola, Moçambique
Vogal
Óscar Luís Mofate (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 Livros de histórias para a infância : abertura de um mundo de possibilidades em 1º CEB.
Presidente do júri
Carlota Lacerda e Melo Nunes da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aula.
Presidente do júri
Rita Maria Gomes Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com DID que têm CEI na perspectiva dos actores intervenientes: Um estudo de caso múltiplo.
Vogal
Fernanda Maria da Silva Coelho (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 O impacto da dislexia nas actividades de leitura e escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira no 2º ciclo do Ensino Básico - Estudo comparativo
Vogal
Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry Leite (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Contributos para o estudo da participação em crianças com incapacidade, por comparação aos seus pares sem incapacidade, nos contextos de casa, da escola e da comunidade: visão dos pais.
Vogal
Susana Isabel da Costa Oliveira Martins (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/05/16 As Unidades Especializadas: A sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência.
Vogal
Paula Cristina Santos Ferreira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002 Bolsa de Mérito
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal