???global.info.a_carregar???
Miguel Leite Borges da Mata Pereira. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia com ênfase em Psicologia Especial. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Psicologia Educacional; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento; Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; Perturbações do Neurodesenvolvimento; Linguagem; Linguagem Escrita; Desenho Infantil; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Leite Borges da Mata Pereira

Nomes de citação

  • Mata Pereira, M.
  • Pereira, M. M.
  • Pereira, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
F419-5497-1338

Endereços de correio eletrónico

  • mmpereira@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1996 - 2022
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Impacto Afetivo e Expectativas Futuras do Pensamento Contrafactual Ascendente em Contextos de Realização Escolar." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2007 - 2011
Concluído
Sciences de l'Education et de la Formation (Docteur)
Especialização em Ciências da Educação e da Formação
Université Toulouse-Jean Jaurès École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, França
"Le role de la syllabe dans la psycho-socio-genèse de l’écrit : le cas du portugais." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable avec Félicitations du jury
2002 - 2004
Concluído
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita." (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2012 - 2022 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2022 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
2021 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal
2012 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006 - 2009 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2006 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/02 - Atual Diretor da Área de Formação e Projetos Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal
2018/01/02 - Atual Coordenador da pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2016/01/02 - Atual Diploma de Especialista em Psicologia da Educação Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2013 - Atual Membro Efetivo Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2007/01/02 - Atual Diploma de Especialista em Necessidades Educativas Especiais Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2005 - Atual Formador Acreditado Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/31 Diretor Geral Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal
2018/09/01 - 2021/08/31 Diretor do Centro de Investigação e Desenvolvimento Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal
2011 - 2018 Diretor Técnico-Pedagógico Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal
2009 - 2011 Bolseiro Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008 - 2011 Psicólogo e Técnico Superior de Avaliação Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS, Portugal
2002 - 2005 Secretariado científico da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022 Uma Casa da Praia em cada Escola
SM-S-20-27/DGS-S-20-27-1
Desenvolvimento técnico
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal
Direção-Geral da Saúde
Concluído
2020 - 2022 Centro de Pedagogia Terapêutica
AGC2020/241127
Desenvolvimento técnico
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2006 - 2009 The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
PDCT/PSI/56977/2004
Colaborador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mata Pereira, M.. "A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.. "Didática experimental e aquisição da linguagem escrita". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Mata Pereira, M.; Silva, C. A.; Alves Martins, M.. "A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Mata Pereira, M.. "Como aprendem as crianças?", Jornal de Letras, 2015
Artigo em revista
  1. Mata Pereira, M.. "A aquisição da linguagem escrita". Revista de Educação Especial e Reabilitação 23 4 (2016): 147-162.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.; Alves Martins, M.; Silva, A. C.. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of pre-school children’s writing". Applied Psycholinguistics 31 4 (2010): 693-709.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mata Pereira, M.. "Educação inclusiva e saúde mental: Novos nomes para velhas problemáticas?". In Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil, 51-58. Portugal, 2022.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.; Santos, J.; Morato, P.; Ferreira, M.. "Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola”". In Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil, 18-33. 2022.
    Publicado
  3. Mata Pereira, M.. "Douces Violences: Ensaio sobre um quotidiano profissional pouco debatido". In Visões da Economia Social, 109-117. Texto, 2021.
    Publicado
  4. Mata Pereira, M.. "Relação pedagógica em tempo de isolamento: contributo para uma análise reflexiva". In Um mundo de incertezas: as leituras possíveis de um tempo pandémico, 169-184. Portugal, 2021.
    Publicado
  5. Mata Pereira, M.. "Análise narrativa: Análise do desenho infantil". In Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, análise e aplicações, 247-262. Portugal: Pactor, 2021.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mata Pereira, M.; Rodrigues, A.; Morato, P.; Ribeiro, A. P.; Santos, J.. Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil. Lisboa, Portugal. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Mata Pereira, M.; Ferreira, J. S.; Figueiredo, I. O.. Promoção do Empreendedorismo na Escola. Portugal. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mata Pereira, M.; Alves Martins, M.; Silva, C.. "The impact of letter knowledge in the evolution of Portuguese preschool children's invented spellings". Trabalho apresentado em XII European Conference of Developmental Psychology, 2005.
Resumo em conferência
  1. Mata Pereira, M.. "O currículo por competências: A construção de um instrumento de verificação do desenvolvimento das aprendizagens, mediador da cooperação entre professores e psicólogos da educação". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 2005.
    Publicado
  2. Mata Pereira, M.. "A importância do diário de turma como instrumento de construção da moralidade: Juízos sociais sobre a moralidade em crianças do 1.º ciclo de escolaridade". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 2005.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/17 Perturbação do Espetro do Autismo: Adaptação na Escola, Adaptação à Parentalidade e Impacto Jornadas de Psicologia Ispianas
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - IU (Portugal)
2023 Representações sobre sexualidade de pessoas com DID: Discursos na primeira pessoa. 3º Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência
Câmara Municipal da Moita (Portugal)
2022 Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola” Encontro Científico Uma Casa da Praia em cada Escola – Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a Inclusão
Faculdade de Motricidade Humana / Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
2021 "O sexo é.… conhecer pessoas": A sexualidade na Deficiência Intelectual. 4º Congresso Internacional sobre a Síndrome do X Frágil: da Infância à Idade Adulta
Câmara Municipal de Sintra / Associação Portuguesa Síndrome X Frágil (Portugal)
2021 Project methodology and the development of competences of people with IDD. 20th International Gentle Teaching Conference: The relation in support and care
University of Ghent (Ghent, Bélgica)
2019 A complementaridade entre a Pedagogia da Interdependência e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. 27ª Jornadas de Formação da Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL) – Ensinar, criando boas maneiras
Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL (Portugal)
2018 Desenho Infantil: O que podemos descobrir nos desenhos das crianças... Encontros de Educação do Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
2018 Metodologia de projeto e o desenvolvimento de competências em pessoas com DID. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2016 Os Centros de Atividades Ocupacionais como plataforma entre a escola e o trabalho. Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio (Portugal)
2016 As hortas pedagógicas da Associação QE. I Congresso Internacional de Horticultura Terapêutica
Escola de Hotelaria do Estoril (Portugal)
2015 Experiências de Integração Socioprofissional (EISP). Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio
2015 A sexualidade de pessoas com DID: Algumas considerações. I Jornadas Sexualidade: Um Direito para Todos
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (Viseu, Portugal)
2013 Olhamos mais longe: Desafios às práticas de Intervenção com adultos portadores de deficiência. 1ª Jornadas Técnicas da Associação Nós
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Tecnologia do Barreiro / Associação Nós (Portugal)
2012 A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2012 Didática experimental e aquisição da linguagem escrita. 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2012 Didactic context and children’s spellings. 16th Conference of Junior Researchers (JURE) of the European Association for the Research on Learning and Instruction (EARLI)
Universidade de Regensburg / EARLI (Regensburg, Alemanha)
2012 Didactics and syllabic spellings. 13th International Conference of the Special Interest Group on writing – European Association for the Research on Learning and Instruction (EARLI)
Universidade do Porto / EARLI (Porto, Portugal)
2012 Arte e comunicação na primeira pessoa. 13º Congresso de Arte Terapia da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia
Instituto da Juventude e Desporto / Sociedade Portuguesa de Arte Terapia (Portugal)
2011 A influência do contexto linguístico na produção de escritas silábicas em crianças de idade pré-escolar. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
2011 Syllabic spellings: One letter per syllable? 8ª International Conference of the Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidade de Hildesheim / Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Hildesheim, Alemanha)
2011 Relação entre contexto linguístico e a escrita de crianças em idade pré-escolar. XI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2010 Syllabic Spellings: A pedagogical Manifestation? 12th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Heidelberg / EARLI (Heidelberg )
2009 Aprendizagem ao Longo da Vida: Que Competências Privilegiar? Jornadas de Formação “Educação XXI”
Escola Profissional de Odemira (Portugal)
2008 O trabalho de linguagem escrita no jardim-de-infância: Análise das unidades linguísticas privilegiadas pelos educadores. III Congresso Internacional de Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2008 How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle? 11th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Lund / EARLI (Lund, Suécia)
2008 Todos iguais, sempre diferentes…Integração da pessoa com deficiência: Direito de igualdade ou direito à diferença? 1º Congresso “Gente Pequena, Grande Aposta”
Fundação Lavoisier
2008 Risco Educacional em Meio Escolar. IV Conferência da Associação Meninos de Oiro – “Vítimas de Vítimas”
Escola Superior de Educação de Setúbal / Associação Meninos de Oiro (Portugal)
2007 “Uma casa é feita de paredes, um lar é feito de amor: O Gentle Teaching nas Residências da QE. Conferência Pedagogia da Interdependência: Uma força contra a exclusão
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2007 Guião para a Promoção do Empreendedorismo na Escola. Seminário Empreendedorismo na Escola
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
2007 A importância das interações precoces em torno da linguagem escrita para a aprendizagem da leitura e escrita. VII Simpósio Internacional GEDEI
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
2007 Can writing activities in kindergarten promote children’s literacy skills? Annual Conference 2007 da British Psychological Society, Psychology of Education Section
Moat House Hotel (Stoke-on-Trent, Reino Unido)
2007 The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children’s invented spellings. 10th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Antuérpia / EARLI (Antuérpia , Bélgica)
2006 A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar. XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2006 Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idades pré-escolar. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2006 O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar. VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2005 The impact of letter knowledge in the evolution of Portuguese preschool children’s invented spellings. XII European Conference of Developmental Psychology
Universidade de La Laguna (Tenerife, Espanha)
2005 O Currículo por Competências: A construção de um instrumento de verificação do desenvolvimento das aprendizagens, mediador da cooperação entre professores e psicólogos da educação. VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005 A Importância do Diário de Turma como Instrumento de Construção da Moralidade: Juízos Sociais sobre a Moralidade em Crianças do 1.º Ciclo de Escolaridade. VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005 O impacto de um programa de intervenção na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a génese do processo de fonetização da escrita. Congresso sobre a Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2003 Desenvolvimento sociomoral em crianças do 1º ciclo de escolaridade. XXV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Aveiro / Movimento da Escola Moderna (Aveiro, Portugal)
2002 Um psicólogo na sala de aula XXIV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
2002 Apoios educativos: Trabalho realizado por um grupo de auto-formação cooperada XXIV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
2001 As competências curriculares XXIII Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Intervenção Precoce na Casa da Praia: Uma resposta às necessidades da comunidade.
Coorientador de Sara de Sá Espadilha
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 A Educação Literária numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para jovens e adultos com DID.
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2012 Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: Um percurso individualizado na trissomia 21.
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07/18 - 2024/07/20 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão (2024/07/18 - 2024/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/04/29 - 2022/04/29 Encontro Científico "Uma Casa da Praia em cada Escola - Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a inclusão" (2022/04/29 - 2022/04/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal
2011 - 2012 2012 International Conference of the European Association for the Research on Learning and Instruction - Junior Researchers (JURE) (2011 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universität Regensburg, Alemanha
2004 - 2004 9th International Conference on Motivation - European Association for the Research on Learning and Instruction (2004 - 2004)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2002 XI Encontro de Psicologia e Educação: Experiência Social, Educação e Desenvolvimento (2002 - 2002)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/27 Estudo das perceções sobre a Pedagogia Terapêutica no Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Arguente
Luciana Fernandes Duque (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023/05/12 «Vou beber um copo de água para me acalmar» (AS): O papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança.
Presidente do júri
Paula Alexandra Soares Benvindo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/23 Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: Conceções e práticas.
Presidente do júri
Ana Rita Lima Patrocínio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Relatório de estágio Associação Quinta Essência : Uma Nova Linguagem para a Incapacidade.
Arguente
Carolina Sampaio Serrão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023 Speak out: A participação política das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais.
Arguente
Luísa do Mar Ventura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023 Inteligência Socioemocional na Educação Pré-Escolar.
Arguente
Jéssica Alexandre Gonçalves Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Perfil Sensorial 2 – A criança: Contributo para a validação em crianças dos 3 aos 14 anos. Estudo dos dados normativos e contributo para a validade discriminativa.
Arguente
Carolina Dargent de Figueiredo Rodrigues Duarte (Mestrado)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2022 Representações e práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam ter sobre as competências socio-emocionais nos alunos.
Arguente
Sofia Margarida Almeida Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais: O autismo na perspectiva dos profissionais.
Arguente principal
William Ricardo de Almeida Marchi (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/01/04 A construção de materiais manipuláveis como estratégia de ensino/aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino básico.
Presidente do júri
Sophie Marie Kaiseler de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Gestão da sala de aula em turmas grandes. Estudo de caso em turmas do ESG1, disciplina de História, numa escol do município de Matola, Moçambique
Vogal
Óscar Luís Mofate (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 Livros de histórias para a infância : abertura de um mundo de possibilidades em 1º CEB.
Presidente do júri
Carlota Lacerda e Melo Nunes da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aula.
Presidente do júri
Rita Maria Gomes Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com DID que têm CEI na perspectiva dos actores intervenientes: Um estudo de caso múltiplo.
Vogal
Fernanda Maria da Silva Coelho (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 O impacto da dislexia nas actividades de leitura e escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira no 2º ciclo do Ensino Básico - Estudo comparativo
Arguente
Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry Leite (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Contributos para o estudo da participação em crianças com incapacidade, por comparação aos seus pares sem incapacidade, nos contextos de casa, da escola e da comunidade: visão dos pais.
Vogal
Susana Isabel da Costa Oliveira Martins (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/05/16 As Unidades Especializadas: A sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência.
Vogal
Paula Cristina Santos Ferreira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/07/18 - 2024/07/20 8.º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2012 Especialista e relator do Parecer referente à ação de formação Educação para o Empreendedorismo na Escola, Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora
2009 - 2009 Consultor e relator do Parecer referente à acreditação da ação de formação Educação para o Empreendedorismo na Escola. Projeto concebido sob a forma de Ação de Formação na modalidade de Projeto, de acordo com o regulamento para a Acreditação e Creditação de Ações de Formação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2006 - 2009 Consultor da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação, no âmbito da definição, implementação e desenvolvimento do Plano Nacional da Educação para o Empreendedorismo (PNEE) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2006 - 2008 Consultor do Gabinete de Orientação e Apoios Educativos (GOAE), da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2003 - 2008 Consultor pedagógico na implementação da Quinta Essência, Projetos de reabilitação para a pessoa com deficiência - co-responsável pela definição do modelo pedagógico e modelo de avaliação Quinta Essência, projetos de reabilitação para a pessoa com deficiência, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual UC Psicologia da Linguagem, da Aprendizagem e da Motivação - 2º ano da Licenciatura em Psicologia Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2023 - Atual UC Desenvolvimento e Aprendizagem em Educação - 1º ano da Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - Atual UC Brinquedos, Jogos e Recursos Educativos - 1º ano da Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação Pós-graduação em Design de Produtos Interativos em Educação (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - Atual UC Desenvolvimento da Linguagem - 3º ano da Licenciatura em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual UC Psicologia do Desenvolvimento - 1º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2022 - Atual UC Grupos e Comportamentos de Risco - 3º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual UC Conhecimentos e Docência em Educação de Infância - 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual UC Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - 1º ano da Licenciatura em Terapia da Fala Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2020 - Atual UC Introdução à Investigação em Situações Educativas - 2º ano da Licenciatura em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual UC Temas Aprofundados em Terapia Ocupacional - Sexualidade - 3º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2018 - Atual UC Desenvolvimento em Contextos de Risco - 3º ano da Licenciatura em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual UC Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - 3º ano da Licenciatura em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual UC Desenvolvimento Pessoal I - 1º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2024/09 - 2024/11 7º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2024 UC Psicologia da Educação I - 3º ano da Licenciatura em Psicologia Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2023 - 2024 UC Processos de Aprendizagem na Educação Básica - 2º ano da Licenciatura em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
2023 - 2023 6º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 6º curso de formação em Linguagem Escrita Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2023 UC Saúde Mental - 1º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2021 - 2023 UC Saúde Mental - 2º ano da Licenciatura em Terapia da Fala Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2022 - 2022 5º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 5º curso de formação em Linguagem Escrita Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação)
2022 - 2022 7º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista Ação de formação em Desenho Infantil (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 UC Psicossociologia das Organizações, Gestão e Formação de Equipas de Intervenção Precoce - 1º ano do Mestrado em Intervenção Precoce Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2022 UC Seminário - 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2022 UC Psicossociologia das Organizações e Dinâmicas de Grupo - 3º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2022 UC Psicossociologia das Organizações e Dinâmicas de Grupo - 3º ano da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Ação de formação Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a inclusão Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte para a inclusão (Outros) Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia, Portugal
2021 - 2021 4º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 4º curso de formação em Linguagem Escrita Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação)
2021 - 2021 UC Desenvolvimento Pessoal III - 3º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional Licenciatura em Terapia Ocupacional (Licenciatura) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2021 - 2021 UC Metodologias para o Estudo do Fenómeno Comunicativo II - 1º ano do Doutoramento em Ciências da Comunicação: Média e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Doutoramento em Ciências da Comunicação: Média e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Doutoramento) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 6º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 3º curso de formação em Linguagem Escrita Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 6º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 UC Perturbações do Desenvolvimento no Domínio Emocional e da Conduta - 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2019 5º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 2º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 2º curso de formação em Linguagem Escrita Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 UC Psicologia da Educação - 1º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 UC Psicologia da Educação - 1º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2019 UC Perturbações do Desenvolvimento no Domínio Cognitivo - 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 4º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros)
2018 - 2018 1º curso de formação em Linguagem e Fala Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 1º curso de formação em Linguagem Escrita Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 UC Infância, Desenvolvimento e Risco - 1º ano da Pós-graduação de Creche e Outros Equipamentos dos 0 aos 3 anos Pós-graduação de Creche e Outros Equipamentos dos 0 aos 3 (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Módulo NVivo - Doutoramento em Migrações Doutoramento em Migrações (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2017 - 2017 UC Seminário de Investigação em Educação - 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2017 UC Animação, Bem-estar Psicossocial e Saúde - 3º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 2º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 - 2014 UC Construção de Materiais Educativos - 2º ano da Licenciatura em Ciências da Educação e da Formação Licenciatura em Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2013 1º curso de formação em Desenho Infantil – perspetiva desenvolvimentista Ação de formação sobre Desenho Infantil (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2013 UC Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Pessoal - 3º ano da Licenciatura em Psicologia Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2012 3º curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) Casa Pia de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 2º curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2009 UC Psicologia da Comunicação e Linguagem - 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2009 UC Psicologia da Educação I - 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2009 UC Psicologia da Educação II - 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2008 - 2008 1º curso de formação em Psicologia da Criança para Educadores e Professores Ação de formação sobre Psicologia da Criança (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2006 Psicologia Educacional - 3º ano da Licenciatura em Psicologia Aplicada Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura)
2002 - 2006 Psicologia da Linguagem - 3º ano da Licenciatura em Psicologia Aplicada Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005 Curso de formação em Diferenciação Pedagógica Ação de formação em Diferenciação Pedagógica (Outros) Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE), Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia Vice-Presidente do Conselho Diretivo
2019 - Atual Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia Associado
2002 - Atual Movimento da Escola Moderna Portugues Associado
2011 - 2013 European Association for the Research on Learning and Instruction Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Membro
Distinções

Outra distinção

2009 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002 Bolsa de Mérito
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal