Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cristiana SANTIAGO TEJO
Nomes de citação
- TEJO, Cristiana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F710-ADDB-8CF6
- ORCID iD
- 0000-0002-0105-6677
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2012/03/03 - 2017/08/30
Concluído
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Doutorado em Sociologia (Doctor)
Especialização em Sociology of Art
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"The Genesis of the Field of Art Curatorship in Brazil: Aracy Amaral, Frederico Morais, and Walter Zanini" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Approved |
2003/03/04 - 2005/06/14
Concluído
|
Comunicação (Master)
Especialização em Mídia e Cultura
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
"Made in Pernambuco: Contemporary Art and the Globalized Cultural Consumption System" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
1999/03/30 - 2000/04/09
Concluído
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Filosofia (Postgraduate Certificate)
Especialização em Filosofia da ciência
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Post-modernism and Contemporary art" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Approved with merit |
1994/03/10 - 1998/06/23
Concluído
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Comunicação Social - Jornalismo (Bachelor)
Especialização em Jornalismo Cultural
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
"Diálogo entre Frida Kahlo e Simone de Beauvoir " (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Aprovada |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2018/11/01 - 2019/10/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2004/02/10 - 2012/01/31 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Faculdades Integradas Barros Melo , Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2018/06/01 - Atual | Coordenador Técnico (Assistente Técnico) | Hangar - Centro de Investigação em Arte, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2009/01/20 - 2011/11/05 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
2007/01/01 - 2008/12/31 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Brasil |
2002/03/01 - 2006/12/31 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
2005/01/05 - 2006/12/30 | Curadora do Projeto Rumos Artes Visuais | Instituto Itaú Cultural , Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2020/07/01 - Atual | Coordinator of Independent art space | NowHere Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
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2023/01/01 - 2024/06/30 | Contemporary Art - A path for an inclusive museology
2022.04615.PTDC
Investigador Pós-doutorado
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
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2018/11/01 - 2019/10/31 | Artists and Radical Education in Latin America: 1960s/1970s
FI/00537/2015
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
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Produções
Publicações
Artigo em revista |
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Capítulo de livro |
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Catálogo de exposição |
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Livro |
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Tese / Dissertação |
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Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
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Outros
Outra produção |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2019/11/14 | Artists and Radical Education in Latin America: 1960s/1970s | (Un)told histories - symposium on decolonization of art and society
Hochschule für Bildende Kunst Hamburg (Hamburg, Alemanha)
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2019/09/24 | The Brazilian People: from the Modernist representation to the contemporary presentation | Nationalismes dans l'art en Amérique Latine
Deutsches Forum für Kunstgeschichte France (Paris, França)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2024/01/15 - 2026/09/17 | Biographfemmes - An Atlantic Crossing Narrated by Red Lips
Coorientador
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PhD in Contemporary Art (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
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2019/02/02 - 2021/09/30 | CARMEM MIRANDA: THE CONSTRUCTION OF A MYTH
Coorientador
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ESTUDOS ARTÍSTICOS (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
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2019/10/15 - 2021/03/01 | Interdependence Relations in Contemporary Art: Alternative Circuits in Brazil and Portugal
Coorientador
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Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
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2020/03/02 - 2020/11/30 | ‘AN INDEFINITE SERIES OF DISCONTINUOUS ACTS’ An experiment in applying phenomenological approaches to the research of critical
theories in culture by Nithya Iyer. This project proposes to explore how arts-based research methods can deepen inquiry into
critical theory, with a specific focus on emergent themes in culture studies.
Coorientador
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Masters of Therapeutic Arts Practice (Mestrado)
Melbourne Institute of Experiential and Creative Art Therapy , Austrália
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2019/10/05 - 2020/04/01 | THE WORK OF LOSS: ARTUR BARRIO AND IMMATERIAL ART
Coorientador
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ESTUDOS ARTISTICOS (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2011/05/30 - 2011/05/30 | Organização da Conferência A Estética da Singularidade com Frederic Jameson, na Fundação Joaquim Nabuco. O evento atraiu um
público de 200 pessoas. (2011/05/30 - 2011/05/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
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Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
2010/09/27 - 2010/09/29 | Curadoria e Novas Centralidades (Entre Temporalidades) - O encontro reuniu curadores da China, Holanda, Brasil, Colômbia e
Egito para discutir o impacto da globalização do campo artístico na circulação de artistas e curadores entre o Norte e o Sul
Globais. (2010/09/27 - 2010/09/29)
Seminário (Coorganizador)
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Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
2009/11/09 - 2009/11/11 | Organização do Seminário Depois do Muro: A Geopolítica das Artes com curadores, historiadores da arte e pensadores do Brasil,
Portugal. Cuba e Sérvia para pensar-se sobre o legado dos 20 anos da queda do muro de Berlim e seu impacto para o campo da
arte mundial. (2009/11/09 - 2009/11/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
2009/08/24 - 2009/08/26 | Organização do seminário A Crise da Cultura e a Cultura na Crise com pensadores e gestores culturais que endereçaram o impacto
da crise econômica mundial no campo da cultura brasileira. (2009/08/24 - 2009/08/26)
Congresso (Coorganizador)
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Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2018/11/30 - 2018/12/01 | Apresentação do paper "Art and Exile in Rio de Janeiro: artistic networking during the II World War", em co-autoria com Daniela
Kern, na conferência Arrival Cities: migrating artists and new metropolitan topographies
Conferência
|
Arrival Cities: migrating artists and new metropolitan topographies
Zentralinstitut für Kunstgeschichte, Alemanha
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2018/10/11 - 2018/10/12 | Apresentação do paper "Art critics and curators in international circulation: the cases of Mario Pedrosa and Walter Zanini",
no evento Reframing the (Art) World. Commitment, Challenges and Crises of International Art Criticism since 1945, organizado
pela AICA e pela Université Rennes 2
Conferência
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Reframing the (Art) World. Commitment, Challenges and Crises of International Art Criticism since 1945 |
2018/09/05 - 2018/09/07 | Apresentação do paper : Learning in the ruins: immigrant artists and the spread of abstractionism and new representation in
the Brazilian Avant-Garde", no evento 6th International Conference of the EAM (The European Network of Avant-garde and Modernism
Studies):Realism(s) of the Avant-Garde and Modernism
Conferência
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6th International Conference of the EAM (The European Network of Avant-garde and Modernism Studies):Realism(s) of the Avant-Garde
and Modernism
Westfälische Wilhelms-Universität Münster Fachbereich 8 Geschichte und Philosophie, Alemanha
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2017/11/27 - 2017/11/28 | Keynote speaker com o paper "A Bienal de São Paulo e América Latina em dois tempos: Mário Pedrosa e Walter Zanini”, na Conferência
Internacional Through, From, To Latin America Networks, circulations and artistic transits from the 1960s to the present
Conferência
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Through, From, To Latin America Networks, circulations and artistic transits from the 1960s to the present
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
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Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2024/09/30 | CURATING (RE)COLLECTIVE MEMORY: CONTEMPORARY URGENCIES
Arguente principal
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Marinah Raposo da Câmara Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
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2023/11/09 | Europa Oxalá: a reflection on the limits and possibilities of decolonizing museums
Arguente principal
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Amanda Lucilio Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
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2023/11/06 | Woman, Femininity, and Feminism in Debate within the Brazilian Artistic System (1960-1982)
Arguente principal
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Bruna Fernanda Vieira Silva (Mestrado)
Universidade de São Paulo, Brasil
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2023/07/06 | BIOGRAFÊMEAS - Uma travessia atlântica narrada por bocas vermelhas
Arguente principal
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Sandra Urizzi Lessa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
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2023/07/06 | Curating in Art Museums in Contemporary Times: Critical, Post-Critical, and Decolonial Approaches
Arguente principal
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Aline Cristina Costa de Arruda (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
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2023/04/17 | Coloniality, whitening processes, and the hegemonic narrative in Brazilian contemporary art institutions: reflections on curatorial
practices and the production of racialized identities
Arguente
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Érica Cristiane Saraiva (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
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2021/12/07 | Decolonial Thought in Curating: Action and Disruption in Museum Discourse and Structure
Arguente principal
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Michelle Dona (Mestrado)
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
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Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
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2019/03/03 - 2019/06/03 | Conference Cycle Fields of Collaboration | Culturgest |
2018/09/24 - 2018/09/28 | 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas | UNESP |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2009/01/20 - 2011/11/05 | Organização de conferências, seminários, cursos, concurso de ensaios e edição de livros | Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
2007/01/01 - 2008/12/31 | Direção e Curadoria do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM. Organização das exposições de Livia Flores, Debora Bolsoni, Laura Belém, Daniela Mattos, Cinthia Marcelle, Amanda Melo, Marco Paulo Rolla, Grupo EmpreZa e Marcelo Solá, no MAMAM do Pátio. | Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Brasil |
2002/03/05 - 2006/12/31 | Curadora de Artes Plásticas da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco. Organização do Projeto Trajetórias, em 2003, que apresentou mais de 50 artistas de todas as regiões do Brasil nas galerias da instituição. Implementação do projeto Primeiro Olhar, o programa educativo em Arte Contemporânea da Fundaj. | Fundação Joaquim Nabuco, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2004/02/10 - 2012/01/31 | Historia da Arte Moderna e Contemporânea | Comunicação Social - Jornalismo (Licenciatura) | Faculdades Integradas Barros Melo , Brasil |