???global.info.a_carregar???
Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço. PhD in Education - Didactics of Mathematics at the University of Lisbon, Institute of Education; Master's Degree in Education - Didactics of Mathematics at the University of Lisbon, Faculty of Sciences; Degree in Mathematics and Nature Sciences Elementary School Teacher at the Polytechnical University of Portalegre; Collaborator researcher at UIDEF - Unit for Research and Development in Education and Training at the University of Lisbon, Institute of Education; Head of the Teacher Training Centre of the Mathematics Teacher Association; In-service teacher educator; Invited Professor at the Polytechnical University of Lisbon, School of Education; Co-leader at TW2 - Congress of European Research in Mathematics Education; Teacher in a pilot project for curricular innovation between 2008 and 2010 - experimentation with a new elementary school mathematics programme; Received 2 award(s) and/or honors.
Identification

Personal identification

Full name
Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço

Citation names

  • Carvalho, Renata

Author identifiers

Ciência ID
0511-83CB-3B9C
ORCID iD
0000-0003-3802-9346

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2024/08/02
Concluded
Pós-Graduação em Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02/23
Concluded
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Cálculo mental com números racionais: Um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e louvor
2015
Concluded
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Major in Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2005/11/21
Concluded
Mestrado em Educação - Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Desenvolver a autonomia dos alunos:Uma experiência no 5.ºano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1995/06/20
Concluded
Professores do 2.ºciclo Ensino Básico variante Matemática-Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
"Não aplicável" (THESIS/DISSERTATION)
13
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2003/11/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1995 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2017/09/01 - Current Diretora do Centro de Formação Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010/03/01 - Current Colaboradora na UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2006/05/29 - Current Formadora de professores em serviço Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2010 Professora experimentadora no projeto de inovação curricular - programa de matemática do ensino básico de 2007 Ministério da Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2011 - 2015 Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
SFRH/BD/69413/2010
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2024/03/04 - 2026/03/03 Estudos de Aula Interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação Inicial de Professores (InterMatCN)
InterMatCN
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Ongoing
2019/09/01 - 2022/08/31 Project “LEARN+”
Responsável na Associação de Professores de Matemática pelo projeto Erasmus
Concluded
2010 - 2014 Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (P3M)
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Concluded
2011 - 2013 Projeto Fibonacci - Disseminating inquiry-Based Science and Mathematics Education in Europe
Colaboradora
Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo Pontes Correia Balão; Branco, Neusa. Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico. Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2023.
    Published
Book chapter
  1. Carvalho, Renata. "Experiências de prática de ensino remoto de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo.". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em 3 Escolas Superiores de Educação em Portugal, 147-173. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Published
  2. Carrapiço, Renata. "O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais". In Práticas profissionais dos professores de Matemática. Instituto Educação, Universidade Lisboa, 2014.
    Published
  3. Carrapiço, Renata. "Uma experiência de formação em torno do ensino exploratório: do plano à aula". In Práticas profissionais dos professores de Matemática, 465-487. Lisboa, Portugal: Instituto Educação, Universidade Lisboa, 2014.
    Published
  4. Carrapiço, Renata. "Desenvolver a comunicação Matemática na Sala de aula". In O Professor e o Programa de matemática do Ensino Básico, 147-174. Lisboa, Portugal: APM, 2010.
    Published
  5. Carrapiço, Renata. "Partes de um todo". In O professor de matemática e os projectos de escola, 153-178. Lisboa, Portugal: APM, 2008.
    Published
  6. Carrapiço, Renata. "Educação para a autonomia na aprendizagem da Matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 163-190. Lisboa, Portugal: APM, 2005.
    Published
Conference abstract
  1. Carrapiço, Renata. "O aluno e a aula de matemática: o representar e a aprendizagem". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Published
Conference paper
  1. Carvalho, Renata. "Prospective teacher’s representations of fractions". Paper presented in Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Published
  2. Carrapiço, Renata. "Mental computation: an opportunity to develop students’ strategies in rational numbers division". Paper presented in Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Published
  3. Carrapiço, Renata. "Estratégias dos alunos no cálculo mental com percentagens". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Published
  4. Carrapiço, Renata. "Students’ strategies and errors in mental computation with rational numbers in open number sentences". Paper presented in Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Praga, 2016.
    Published
  5. Carrapiço, Renata. "Desenvolver o cálculo mental: Construção de uma teoria local de aprendizagem através de uma Investigação Baseada em Design". Paper presented in XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Published
  6. Carrapiço, Renata. "Mental computation with rational numbers: students’ strategies with percent". Paper presented in 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2015.
    Published
  7. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental com números racionais: representações mentais dos alunos". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Bragança, 2015.
    Published
  8. Carrapiço, Renata. "Design de tarefas para o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Sesimbra, 2014.
    Published
  9. Carrapiço, Renata. "Uma experiência de formação, com casos multimédia, em torno do ensino exploratório". Paper presented in XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Published
  10. Carrapiço, Renata. "Students’ mental computation strategies with fractions". Paper presented in Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Antalia, 2013.
    Published
  11. Carrapiço, Renata. "Práticas de ensino com cálculo mental". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Published
  12. Carrapiço, Renata. "A discussão de estratégias de cálculo mental e o desenvolvimento do sentido de multiplicação com números racionais". Paper presented in XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Published
  13. Carrapiço, Renata. "Mental computation with rational numbers: an experience with grade 5 students". Paper presented in 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipe, 2012.
    Published
Conference poster
  1. Carrapiço, Renata. "Mental computation with rational numbers: an experience with grade 6 pupils". Paper presented in 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2011.
Journal article
  1. Carvalho, Renata. "Desenvolver o Pensamento Computacional na aula de Matemática do 1.º ciclo: práticas dos alunos". Revista Aprender 45 (2023): 41-57. https://doi.org/10.58041/aprender.185.
    Published
  2. Carvalho, Renata. "Integração de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem da Matemática: o papel da formação de professores". Revista Aprender 45 (2023): 29-40. https://doi.org/10.58041/aprender.184.
    Published
  3. Carvalho, Renata. "Formação contínua de professores: um incentivo ao uso de ambientes digitais na aula de matemática nos primeiros anos de escolaridade". Educação e Matemática 168 (2023): 29-35. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2883/3429.
    Published
  4. Carvalho, Renata. "Mental Computation: An Overview on This Special Issue". Journal of Mathematics Education 14 1 (2021): 1-5. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790060.
    10.26711/007577152790060
  5. Carvalho, Renata. "Day Number Routine: An Opportunity to Understand Students’ Uses of Numbers and Operations". Journal of Mathematics Education 14 1 (2021): 28-46. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790062.
    10.26711/007577152790062
  6. Carvalho, Renata. "MatemaTIC: um projeto-piloto para integração do pensamento Computacional no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Educação e Matemática 162 (2021): 60-64.
    Published
  7. Carvalho, Renata. "Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número". Quadrante 28 2 (2019): 53-71. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/481.
    Open access • Published
  8. Carrapiço, Renata. "Mental Computation with Rational Numbers: Students’ Mental Representations". Journal of Mathematics Education 2 10 (2017): 17-29. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790010.
    Published • 10.26711/007577152790010
  9. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental com frações: evolução das estratégias dos alunos numa experiência de ensino". Revista Educação Matemática em Foco 6 2 (2017): 33-52.
    Published
  10. Carrapiço, Renata. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas". Quadrante 25 2 (2016): 77-98.
    Published
  11. Carrapiço, Renata. "Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: uma experiência no 6.º ano". Quadrante 22 2 (2013): 83-108.
    Open access • Published
Magazine article
  1. Carvalho, Renata. "Manipuláveis virtuais — contributos e novos desafios para a conceção de tarefas", Educação e Matemática,, 2022
  2. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental: é preciso relembrar?", Educação e Matemática, 2014
  3. Carrapiço, Renata. "Desvalorizar por despacho", Educação e Matemática, 2013
  4. Carrapiço, Renata. "Uma experiência com cálculo mental", Educação e Matemática, 2012
  5. Carrapiço, Renata. "Um olhar sobre as provas de aferição...", Educação e Matemática, 2007
Thesis / Dissertation
  1. Carrapiço, Renata. "Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade". PhD, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2016. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23646/1/ulsd072676_td_Renata_Carrapico.pdf.
  2. Carrapiço, Renata. "Desenvolver a autonomia dos alunos: Uma experiência no 5º ano de escolaridade". Master, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2005.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - 2022 O recurso a materiais manipuláveis, físicos e virtuais, na aprendizagem da Geometria no 1.º ano do 1.º CEB
Supervisor
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2012 - 2019 Membro da comissão organizadora do Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - 2012-2015 Membro da comissão organizadora do Encontro SLiA, Supervisão. Liderança(s) e avaliação - promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2015-2017 Membro da comissão organizadora do Encontro ¿A Matemática nos primeiros anos¿, promovido pela Associação de Professores de Matemática - 2016-2023 (2012 - 2019)
Meeting (Member of the Organising Committee)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023 O papel das tarefas unplugged no desenvolvimento das práticas do pensamento computacional
(Thesis) Main arguer
Vanessa Marques (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 O Contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionais
(Thesis) Main arguer
Maria da Luz Louro Machado de Simas (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Utilização de materiais manipuláveis e do jogo digital na aprendizagem da Matemática: Um estudo no 2º ano
(Thesis) Arguer
Sara Pena Santos Apolónia (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 O desenvolvimento do pensamento computacional através de tarefas plugged e unplugged: intervenção numa turma de 2.ºano
(Thesis) Arguer
Sara Ferreira Belbut (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 A importância da flexibilidade no uso de representações de números racionais na resolução de problemas
(Thesis) Arguer
Ana Beatriz Lopes da Conceição (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Júri nas provas para a atribuição do título de especialista na área de Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º Ciclo)
(Thesis) Arguer
Maria Clara Martins (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 Estratégias de cálculo mental com números racionais
(Thesis) Main arguer
Bárbara Mendonça (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
Bárbara Mendonça (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
Bárbara Mendonça (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 O Contributo do estudo de aula na aprendizagem dos números racionais
(Thesis) Main arguer
Maria da Luz Louro Machado de Simas (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2019 - Current National Council of Teachers of Mathematics Associada
1995 - Current Associação de Professores de matemática Associada
2015 - 2022 Associação de professores de Matemática Membro da direção: vogal de 2015 a 2017 e vice-presidente de 2017 a 2022

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2017 - Current Co-leader in the TW2 – Arithmetic and number systems - Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME)
Member
2020 - 2021 Editor convidado de "Journal of Mathematics Education"

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2018 - 2022 Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Sucecia (2018); África do Sul(2019); Tailândia (2020); Espanha (2022)
2019 - 2019 XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática Colâmbia

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2017/02/06 - Current Números e Operações Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/02/12 - 2024 Prática de Ensino Supervisionada II Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2023 Matemática e Cultura Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2021/07/07 Didática da Matemática em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021 Didática da Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2018 - 2019 Didática dos Números e da Álgebra no 1º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2022 - Current Perita externa na Avaliação Externa de Escolas
Evaluator
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Current Avaliadora externa de projetos KA220 e KA210, do Programa ERASMUS +
Evaluator

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2024 - Current PNA: Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (1887-3989) Universidade de Granada
2022 - Current Interacções Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém
2018 - Current Quadrante APM
2018 - Current Revista Pro-Posições Faculdade de Educação da Unicamp – Brasil.
2018 - 2018 Revista da UIIPS Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém
Distinctions

Other distinction

2017 Melhor aluno graduado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no Doutoramento em Educação na especialidade de Didática da Matemática no ano letivo 2015/16
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2002 Louvor Atribuído pela Escola Básica 2, 3, Padre Vítor Melícias
Escola Básica 2, 3, Padre Vítor Melícias, Portugal