Identification
Personal identification
- Full name
- Maria de Fátima de Jesus Simões
Citation names
- Simões, Maria
- Simões, F.
- Simões, M. F.
Author identifiers
- Ciência ID
- 2A1F-A371-7305
- ORCID iD
- 0000-0001-5152-9375
- Researcher Id
- https://orcid.org/0000-0001-5152-9375
Email addresses
- simoesfati@gmail.com (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- (+351) 275 (Professional)
Addresses
- Estrada do Sineiro, s/n, 6200-209, Covilhã, Covilhã, Portugal (Professional)
Websites
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) |
French | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2012
Concluded
|
Marco Paulo Fontes (Doutoramento)
Major in Psicologia
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: estudo do impacto de uma intervenção" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2009/01/27 - 2009/01/28
Concluded
|
Agregation Title in Psychology (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Psychology of Learning and Memory [Psicologia da Aprendizagem e da Memória]" (THESIS/DISSERTATION)
|
N/A |
1994/09/01 - 1998/01/27
Concluded
|
PhD in Education (Doutoramento)
Major in Educational Psychology
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Cognition and Learning of Key Concepts in Physics" (THESIS/DISSERTATION)
|
N/A |
1988/01/05 - 1991/04/06
Concluded
|
Examination of Pedagogical Aptitude and Scientific Ability [Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica] (Mestrado)
Major in Educational Psychology
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Muito bom |
1983/10/01 - 1986/09/30
Concluded
|
Psychology (Licenciatura)
Major in Educational Psychology
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
15 |
1982/09/15 - 1983/06/06
Concluded
|
Diplome d' Études Superieurs Françaises (DESE)
Major in French language and litterature
Alliance Française, Portugal
|
18 |
1980/09/06 - 1982/09/15
Concluded
|
Bachelor´s Degree in Psychology (Bachelor)
Université de Lorraine, France
|
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019 - Current | Principal Investigator (Research) | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2012/01/05 - 2019 | Researcher (Research) | Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal |
Universidade da Beira Interior, Portugal | ||
2003 - 2017 | Principal Investigator (Research) | Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2002/01/29 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
1987/01/05 - 2002/01/29 | Assistant (University Teacher) | Universidade da Beira Interior Centro da Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2002 - Current | Member of the Scientific Commission of the PhD Program in Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2002 - Current | Accreditation Commission of the PhD Program in Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019 - Current | Researcher | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2009/01/27 - Current | Associate Professor with tenure | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Thesis, Education, Doctoral Program in Education, | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Psychology of Learning and Memory, Undergraduate Program in Psychology, | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Psychology of Reasoning and Language, Undergraduate Program in Psychology | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Curricular Development, Master's Program in Education of Portuguese and Spanish for the Third Cycle of Primary Education and Secondary Education, | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Educational Psychology, Master´s Program in Education of Portuguese and Spanish for the Third Cycle of Primary Education and Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Education, Citizenship and Ethics in Teaching Professions, Master's Program in Education of Portuguese and Spanish for Primary Education and Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Curricular Development, Master's Program in Education of Chemistry and Physics for the Third Cycle of Primary Education and Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Education, Citizenship and Ethics in Teaching Professions, Master's Program in Education of Chemistry and Physics for Primary Education and Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Educational Psychology, Master's Program in Education of Philosophy in Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Educational Psychology, Master's Program in Education of Philosophy in Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Education, Citizenship and Ethics in Teaching Professions, Master's Program in Education of Physical Education in Elementary and Secondary Education, | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Curricular Development, Master's Program in Education of Chemistry and Physics in Primary Education and Secondary Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Thesis Project, Doctoral Program in Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Current Teaching Responsibilities: Thesis II, Doctoral Program in Education | Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
1989 - 2002 | Teaching Pedagogical Methods | Universidade da Beira Interior, Portugal |
1987 - 2001 | Teaching Educational Psychology | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/08/01 - 2018/12/31 | Impacto de variáveis biológicas, cognitivas e pedagógicas no sucesso escolar dos estudantes dos sistemas de ensino português
e brasileiro
SFRH/BSAB/135559/2018
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2009/10 - 2013/06 | Comparisation between false memories and subliminar stimulation on DRM paradigm
119/08
|
BIAL Foudation |
2000/10 - 2002/10 | Relationship between the integration of children with special educational needs, the manifestation of social and growth of
self-concept.
Project no. 5/2000
|
Instituto de Inovação Educacional |
1998 - 2000 | Role of Conflict Resolution and Social-Emotional Self-Regulation
Project no. 44/98
|
Institute for Educational Innovation under Education Quality Incentive System - Measure 2 |
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Comunicação, Filosofia e Humanidades
UID/CCI/00661/2019
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social
UID/PSI/00192/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 192 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0192/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2008/10/01 - 2012/08/01 | AlgFACS: a functional measurement approach to the integration of facial action units, with basic and applied prospects.
PTDC/PSI/73406/2006
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2004/11 - 2008/10 | «Visual Stimuli in Color Vision, Oculomotor and Submotor Behaviour»
POCI/PSI/56494/2004
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2004/09 - 2008/09 | «Perceptual Causality and Dynamic Representations: behavioral and electrophysiological data»
POCI/PSI/60769/2004
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2005/05/02 - 2008/05/01 | Colour Constancy under Natural Viewing for Normal and Colour Deficient Observers
POCI/PSI/56494/2004
Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1992/10 - 1995/10 | The ability to put yourself in someone else's place and social behavior
STRIDE/C/670/92
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Influência do cronótipo no aparecimento de sintomatologia psicopatológica em adultos
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2023 - 2023 | Avaliação do efeito da perturbação depressiva major na memória de trabalho com recurso a ressonância magnética funcional:
Uma revisão sistemática da literatura
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - 2022 | Motivação e Atitudes na Aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira: o caso do aluno português
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | Efeito da sintomatologia depressiva no desempenho do loop fonológico
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | Terá a sintomatologia psicopatológica impacto nas habilidades sociais?
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | Alexitimia: um preditor da ansiedade social?
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2021 | Memória de Trabalho e Sintomatologia Depressiva: Alterações no Buffer Episódico
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 - 2020 | Anxiety, chronotype and schedules in the school context [A ansiedade, o cronotipo e os horários no contexto escolar]
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 - 2020 | Learning through the philosophical perspective of affections and errors; an alagmatic walk between mathematics and Portuguese
language [A aprendizagem através da perspectiva filosófica dos afetos e dos erros; um caminhar alagmático entre a matemática
e a lígua portuguesa]
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 - 2019 | Teaching and learning processes in higher education in Mozambique: the case of the Pedagogical University [Processos de ensino
e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: o caso da Universidade Pedagógica]
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 - 2019 | Analysis of long distance learning models of private and public universities in Mozambique [Análise de modelos de ensino à
distância de universidades privadas e públicas em Moçambique]
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2018 | Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2018 | A produção de falsas memórias no Paradigma DRM: o efeito da alteração de pistas para o reconhecimento de palavras
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2018 | Importância da afetividade no sucesso escolar a Matemática no ensino primário em Angola
Supervisor
|
Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2017 | A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Supervisor
|
Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2017 | Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2017 | Sintomatologia Psicopatológica e Falhas Cognitivas em adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
(PAE-DL)
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2017 | Sintomas Psicopatológicos e Perceção de Suporte Social em indivíduos com PAE-DL Um olhar sobre a dislexia
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 - 2016 | A utilização da mesa interativa por multitoque na sla de aula e o seu impacte na aprendizagem de conteúdos de astronomia
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 - 2016 | A construção de falsas memórias no paradigma DRM: influência da forma como as palavras são apresentadas
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 - 2016 | Falsas memórias no Paradigma DRM Memorizamos o que vemos ou vemos o que memorizamos?
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | Passagem do Aluno com Surdez pelo Ensino Básico em São Vicente
Supervisor
|
Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | Reposição de Sono e Qualidade de Vida em Trabalhadores por Turnos
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | Plasticidade Cognitiva: Um estudo de caso de estimulação cognitiva em idosos
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | Traumatismo crânio-encefálico: um estudo de caso de reabilitação neuropsicológica
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | O pensamento educacional de Michel Foucault: A aplicação da metodologia foucoultidiana ao estudo da escola do Estado Novo
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | Psicopatologia e qualidade de vida na endometriose
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | Alteração do diâmetro pupilar na identificação de falsas memórias no Paradigma Deese-Roediger-McDermott (DRM)
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2013 | Stress e Burnout na Classe Docente
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2013 | Reconhecimento Emocional de Expressões Faciais em Indivíduos com Sintomatologia Depressiva
Supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2013 | A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E A REFLEXIVIDADE DOCENTE
Supervisor
|
Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2013 | A Formação Contínua Docente Centrada na Escola- Contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
Supervisor
|
Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 - 2010 | Avaliação dos efeitos de um programa de enriquecimento e estimulação do potencial cognitivo (PEEC) - estudo com alunos com
défice cognitivo moderado.
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2009 | Aspectos comportamentais e electrofisiológicos num paradigma DRM modificado
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2009 | O Papel da Família na Construção da Identidade, Expectativas e Sucesso Escolar: Estudo Comparativo Entre Adolescentes (9ºano)
com e Sem Apoio Escolar
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 - 2008 | Intervenção Desenvolvimentista com Pais de Crianças com Asma
Co-supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 - 2008 | A Importância das Metodologias Activas no Processo Ensino-aprendizagem: um Estudo de Caso no Ensino Superior
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 - 2007 | Validação do Teste Stroop de Cores e Palavras e Definição de um Modelo Empírico
Supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022/02/03 - Current | Psicologia (2183-2471) | Associação Portuguesa de Psicologia |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - Current | Editor in Chief of the journal Psychology & Education | |
2002 - Current | Editor in Chief of the journal Psychology and Education | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2002 - Current | Founder of the journal Psychology & Education | |
2016 - 2021 | Associate Editor of the journal Psychology & Education | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Distinctions
Award
2023 | Teaching Innovation Award
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 | UBI/Santander Totta Investigation Award [Prémio de investigação UBI/Santander Totta]
Universidade da Beira Interior, Portugal
|