???global.info.a_carregar???
Eusébio André Costa Machado. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Educação em 2007/05/22 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Educação em 1996/07/22 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Filosofia em 1990/06/27 pelo(a) Universidade do Porto. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: avaliação das aprendizagens, avaliação das escolas, avaliação do desempenho docente, supervisão, desenvolvimento profissional e lideranças.
Identification

Personal identification

Full name
EUSÉBIO ANDRÉ DA COSTA MACHADO

Citation names

  • Machado, Eusébio André

Author identifiers

Ciência ID
4217-9EE2-EFCF
ORCID iD
0000-0001-5384-9575

Email addresses

  • eusebio@upt.pt (Professional)
  • eacm.estp@gmail.com (Personal)

Telephones

Mobile phone
  • 918187788 (Personal)
Telephone
  • 252856786 (Personal)

Addresses

  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique R. Dr. António Bernardino de Almeida 541, 4200-07, Porto, Porto, Portugal (Professional)
  • Rua do Casal Velho, 677, 4780-521, Santo Tirso, Santo Tirso, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
English Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Intermediate (B1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2017/02/01 - 2022/06/30
Ongoing
Gramática escolar e avaliação das aprendizagens: por que é tão difícil a mudança? (Pós-doutoramento)
Major in Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
2002/09/01 - 2007/05/22
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação e participação: um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação contínua" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1998/03/06 - 2000/04/20
Concluded
Organização e Avaliação da Formação (Diploma de especialização)
Major in Desenvolvimento Curricular
Université Grenoble Alpes, France

Universidade do Minho, Portugal
Aprovado
1992/09/01 - 1996/07/22
Concluded
Educação (Mestrado)
Major in Filosofia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Educação e pós-modernidade em Jean-François Lyotard." (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1983/10/01 - 1990/06/27
Concluded
Filosofia (Licenciatura)
Major in Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2008 - 2022/07/07 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2010/05 - 2013/12 Teacher evaluation: understanding complexity for a research based decision making Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Contract

Designation Funders
2018/10/01 - 2022/09/30 Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador convidado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Outputs

Publications

Book
  1. Loureiro, Maria João (coord.); Balula, Ana; Guerra, Cecília; Machado, Eusébio André; Oliveira, Lia; Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria José; Alves, Palmira; Sá, Patrícia. Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. UA Editora. 2017.
  2. Alves, Maria Palmira; Flores, Maria Assunção; Machado, Eusébio André da Costa. Introdução [Quanto vale o que fazemos? práticas de avaliação de desempenho]. De Facto Editores. 2011.
  3. Machado, Eusébio André da Costa; Alves, Maria Palmira; Gonçalves, Fernando Ribeiro. Apresentação da obra [Observar e avaliar as práticas docentes]. De Facto Editores. 2011.
  4. Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André da Costa. Introdução [a] "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2008.
Book chapter
  1. Machado, Eusébio André. "Retenção escolar: algumas notas sobre o que se sabe e o que se pode fazer". In Currículo, avaliação e profissão docente: conceções curriculares, autonomia e flexibilidade e o papel do professor, 21-31. Braga, Portugal: Universidade do Minho - Instituto da Educação, 2020.
    Published
  2. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André. "Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP". De Facto Editores, 2018.
Conference paper
  1. Massa, Sandra; Machado, Eusébio André; Abelha, Profa. Dra. Marta; Universidade Portucalense - Porto - Portugal; Albuquerque, Ana Sílvia. "Collaborative professional learning: preliminary results of a study case". Paper presented in INTED2021 Conference, 2021.
    Published
  2. Machado, Eusébio André; Pinho, Isabel; Abelha, Profa. Dra. Marta; Universidade Portucalense - Porto - Portugal; Albuquerque, Ana Sílvia. "The role of the special education teacher in building an inclusive school". Paper presented in INTED2021 Conference, Valencia, 2021.
    Published
  3. Marta Abelha; Idalina Martins; Carlos Lopes; Manuela Barreto Nunes; Eusébio André Machado; Abelha, Marta; Martins, Idalina; et al. "Specific training needs for school principals in Angola". 2017.
    10.21125/iceri.2017.1000
  4. Eusébio André Machado; Carolina Machado; Marta Abelha; Ana Sílvia Albuquerque; Machado, Eusébio André; Machado, Carolina; Abelha, Marta; Albuquerque, Ana Sílvia. "Competencies of the school director: perspectives of the project coordinators". 2017.
    10.21125/iceri.2017.0956
  5. Unas, Maria Manuela; Fernandes, Sandra; Machado, Eusébio André; Fernandes, Maria Assunção Flores. "Teachers perspectives on collaboration and professional development in Portuguese schools". 2017.
  6. Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, 1, Braga, 2017; Flores, Maria Assunção; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André; Fernandes, Sandra. "Atas do I Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar". 2017.
  7. Abelha, Marta; Albuquerque, Ana Sílvia; Machado, Eusébio André. "School leadership: Results from a case study at a teacher training school in Benguela province". 2017.
  8. Machado, Eusébio André; Abelha, Marta. "In-service teacher training in a professional development perspective: Logics of participation of teachers". 2017.
  9. Marcos, Ana; Machado, Eusébio André; Abelha, Marta. "Effect(s) of teacher evaluation on collaborative practices: induction or inhibition?". 2015.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.1090
  10. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André; Costa-Lobo, Cristina. "Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos.". 2014.
  11. Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André da Costa; Correia, Paulo Ferreira; Rosário, Marília André do. "Ensino e avaliação das aprendizagens em estatística". 2009.
  12. Alves, Maria Palmira; Fernandes, José António; Machado, Eusébio André da Costa. "L´évaluation en mathématique: à la recherche d'une conceptualisation de l'activité évaluative des enseignants". 2007.
Journal article
  1. Machado, Eusébio André; Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís. "Políticas e práticas de avaliação externa dos alunos na perspetiva dos diretores: o caso das provas de aferição.". Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 23 (2022): 1-16. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10958.
    Published
  2. Pereira, Diana; Fernandes, Maria Assunção Flores; Machado, Eusébio André. "Autonomia e flexibilidade curricular na perspetiva dos diretores: entre o ceticismo e a adesão". Indagatio Didactica 13 2 (2021): 57-76. https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25509.
    Open access • Published
  3. Fernandes, Maria Assunção Flores; Machado, Eusébio André; Alves, Maria Palmira; Aguiar Vieira, Diana. "Teaching in times of COVID-19: A study of Portuguese elementary and secondary school teachers". (2021): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/21108.
    10.21814/rpe.21108
  4. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André. "Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2493.
  5. Machado, Eusébio. "In-service teacher training in a professional development perspective". Proceedings - 3 rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All (2017):
  6. Ana Marcos; Eusébio Machado; Marta Abelha. "Effect(s) of Teacher Evaluation on Collaborative Practices: Induction or Inhibition?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015): 3674-3680. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2015.01.1090.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.1090
  7. Machado, Eusébio André; Abelha, Marta. "Avaliação de Professores: que lições do caso português?". (2014): http://hdl.handle.net/11328/825.
  8. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André; Simões, Ana Raquel. "O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?". (2014): http://hdl.handle.net/11328/826.
  9. Machado,Eusébio André; Eusébio André Machado. "Entre a omniavaliação e confiscação: contributos para uma avaliação dialógica e sustentável". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19 2 (2014): 333-343. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000200003.
    10.1590/s1414-40772014000200003
  10. Eusébio André Machado. "AVALIAÇÃO PELOS PARES. PERCURSO NORMATIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PORTUGAL". REVISTA PORTUGUESA DE PEDAGOGIA (2013):
  11. Eusébio André Machado; Marta Abelha; Carlos Barreira; Ana Salgueiro. "Peer teachers appraisal: legal framework of teacher performance appraisal in Portugal". Revista Portuguesa de Pedagogia 46 1 (2012): 73-93. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_46-1_4.
    10.14195/1647-8614_46-1_4
  12. Abelha, Marta; Machado, Eusébio André; Barreira, Carlos; Salgueiro, Ana. "Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal.". (2012): http://hdl.handle.net/11328/827.
Report
  1. Fernandes, Domingos; Machado, Eusébio André; Candeias, Fernanda. 2020. Para uma avaliação pedagógica: dinâmicas e processos de formação no projeto MAIA (2019-2020).
Thesis / Dissertation
  1. Machado, Eusébio André da Costa. "Avaliação e participação: um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação contínua". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/1822/6556.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020 - 2020 Formação contínua de professores e os contextos profissionais. O papel da secção de formação e monitorização
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 - 2019 Aprendizagem Colaborativa no Âmbito do Profissionalismo Docente: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Efeitos da avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional do professor. Estudo de caso na escola do ensino primário BG – 1122, Bairro 70 em Benguela
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Avaliação do desempenho docente: realidade da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário BG-5007/Alto Catumbela-Ganda
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 Educação e inclusão social: projeto de autonomia, capacitação e empregabilidade de adultos
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 A adoção de tecnologias de apoio à comunicação em educação especial
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Atuação do supervisor pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Hoji-Ya-Henda do Lobito
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Avaliação do desempenho docente: estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa. Um extudo exploratório no concelho de Mirandela
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação curricular: práticas pedagógicas e regulação das aprendizagens - estudo de caso
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 O papel do professor de educação especial na construção da escola inclusiva
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 A intervenção precoce em crianças com trissomia 21. Um estudo e multicaso
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 A integração dos alunos com currículo específico individual nos cursos profissionais: estudo de caso
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de avaliação de crianças portadoras de transtorno do espectro autista. Estudo exploratório em unidades de ensino estruturado
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2017 O trabalho em grupo de alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 Oficina de expressões. Um projeto de inclusão
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 A gestão da Escola Pública Secundária do II Ciclo Geral BG 5186/Ganda: um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 Estratégias de gestão escolar participativa na melhoria da qualidade de ensino na Escola Primária Real Mandume - Lobito
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Educação dos filhos em famílias monoparentais femininas. O contributo do educador social no desenvolvimento de competências sociais
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Educação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós.
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Aprender na "Universidade da terceira idade": expectativas e satisfação dos séniores, um estudo exploratório.
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Competências do diretor escolar: perspetivas dos coordenadores de projeto
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2014 Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1º ciclo
Supervisor
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 Qualidade e eficácia na avaliação de desmpenho do docente: dos padrões de desempenho aos instrumentos de registo
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 Avaliar o impacto do Magalhães no 1º ciclo do Ensino Básico (Concelho de Matosinhos): fatores de (des)motivação no contexto educativo.
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 Impacto dos testes intermédios da linguam portuguesa (1ºciclo) nas práticas de ensino.
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2012 "Lucere et Fovere" Congregação das irmãs Franciscanas Hospitaleiras (CONFHIC). Um estudo sobre o ideário educativo da Co-Fundadora Beata Maria Clara do Menino Jesus
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 - 2011 Práticas de colaboração e reflexão em contexto de formação inicial de professores - um estudo de caso
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 - 2011 Liderança escolar: motivação, comunicação e inovação para uma boa gestão
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 - 2010 As Lógicas da Supervisão no Processo de Avaliação do Desempenho Docente
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2009 - 2009 Transição da Escola para a Vida Adulta dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais: Experiências de Aprendizagem Integrada
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020/01/01 - Current Universal Journal of Educational Research (2332-3205) Horizon Research Publishing
2020/01/01 - Current Revista Brasileira de Educação (1413-2478) ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
2018/04/01 - Current Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) Centro de Investigação em Educação (CIEd)