Identification
Personal identification
- Full name
- Susana Carreira
Citation names
- Carreira, Susana
Author identifiers
- Ciência ID
- 471D-177C-9C31
- ORCID iD
- 0000-0002-0746-7258
- Scopus Author Id
- 55092828800
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1999
Concluded
|
Doutoramento em Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Aprendizagem e Significado da Matemática: Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1992/12/04
Concluded
|
Mestrado em Educação, Especialidade de Metodologia do Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A Aprendizagem da Trigonometria num Contexto de Aplicações e Modelação com Recurso à Folha de Cálculo" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1987
Concluded
|
Licenciatura em Matemática, Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Estágio Pedagógico" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 valores |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2005 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - Current | Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais
FAPERGS/CAPES 06/2018
Researcher
Universidade do Vale do Taquari, Brazil
|
Ongoing
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
1998 - Current | Mathematical Thinking Teaching and Learning
PRAXIS/P/CED/13015/98
Researcher
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010/12/20 - 2014/06/18 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
Principal investigator
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/09/01 - 2010/12/31 | LEARN: Mathematics, Technology and Society
PTDC/CED/65800/2006
Researcher
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006 - 2010 | LEARN: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Magazine article |
|
Online resource |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019 | Teaching and learning mathematical modelling: a broad and diversified but specific research field | Investigación en Educación Matemática XXIII
SEIEM (Valladolid, Spain)
|
2019 | Plenary Panel: Scientific Standards and How We Can Achieve Them in Mathematical Modelling Educational Research | The 19th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications
ICTMA (Hong Kong SAR China)
|
2012 | Mathematical problem solving beyond school: Digital tools and students’ mathematical representations | International Congress on Mathematics Education (ICME12)
(South Korea)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2016/02/25 - Current | Modelação matemática em tarefas de caráter interdisciplinar: Aprendizagens e perceções dos alunos.
Supervisor of Ana Margarida Baioa
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - Current | A forma como a utilização de jogos/quebra-cabeças podem afetar/influenciar o raciocínio matemático dos alunos
Co-supervisor
|
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2022/03/07 | O Insucesso em Matemática na Educação Técnica: Um Estudo sobre Afetos e Emoções na Aprendizagem
Co-supervisor of Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
|
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020/07 | Aprendizagem da Álgebra Linear num contexto de modelação matemática: uma experiência de ensino com estudantes do ensino superior
Co-supervisor of Guillermo Enrique Ramírez Montes
|
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013/09/04 - 2018/07/20 | Ensino baseado em resolução de problemas com recurso à folha de cálculo
Supervisor of Oscar Mavungo Cumbo
|
Didáctica da Matemática (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011/12/18 - 2018/04/10 | O papel do feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador. Uma experiência
em geometria com recurso ao GeoGebra
Supervisor of Júlio César Martins Ribeiro Silva Paiva
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/09/27 - 2017/06/28 | A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI
Supervisor of Hélia Jacinto
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/01/07 - 2016/06/24 | A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas
Supervisor of Nuno Amaral
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | O (novo) programa de matemática do ensino básico e o desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros
: um estudo em turmas piloto do 7.º ano
Supervisor of Alexandra Pinheiro Janela
|
Ciências da Educação (Master)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2011 | Modelação e utilização das tecnologias no estudo da função afim : um estudo de caso
Co-supervisor of Fátima Canário
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Jogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos
Supervisor
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2011 | O sentido das operações nos alunos do ensino básico
Supervisor of José Reis Martins
|
|
2009 - 2011 | A experimentação e a actividade de modelação matemática dos alunos
Supervisor of Ana Margarida Baioa
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2011 | Perspectivas sobre a modelação matemática no ensino: as experiências de Portugal e do Brasil
Supervisor of António Julio Pais
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009 - 2011 | HISTÓRIAS COM MATEMÁTICA: TRABALHO DE PROJETO NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Supervisor of Ana Paula Mestre
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2010 | O raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básico
Supervisor of Isa Martins
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2010 | Cadeias de problemas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: Um estudo sobre concepções e práticas de
uma professora do 2.º ciclo
Supervisor of Margarida Neves
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2009 | Compreensão e interpretação em matemática: dificuldades de alunos do 9º ano na resolução de problemas
Supervisor of Fernanda Menina
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2005 - 2007 | A opção dos alunos pelas tecnologias: um olhar sobre a utilização do Sketchpad na resolução de problemas
Supervisor of Palmira Ferreira
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2004 - 2007 | O Professor Estagiário de Matemática e a Integração das Tecnologias na Sala de Aula: Relações de Mentoring numa Constelação
de Práticas
Supervisor
|
Matemática (PhD)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2012 - Current | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
2001 - Current | International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications | Member; Executive Committee (2015-2017) |
1986 - Current | Associação de Professores de Matemática |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/01/01 - Current | Chief Editor of Journal Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática
ISSN: 2183-2838
https://quadrante.apm.pt/about
Director
|
|
2017 - 2019 | Elected member of the International Executive of the International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications
(ICTMA)
Member
|
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - Current | Member of the "Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário" [Working Group on the Curricular Reform of the Essential Learning in Mathematics for the secondary school level] appointed by the Ministry of Education (MoE). | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2018 - Current | European Journal of Psychology of Education (1878-5174) | Springer-Verlag |
2016 - Current | International Journal of Science and Mathematics Education (1573-1774) | Springer-Verlag |
2016 - Current | Bolema Boletim de Educação Matemática (1980-4415) | SciELO |
2016 - Current | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (1982-873X) | Universidade Tecnologica Federal do Parana |
2015 - Current | Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education (1305-8223) | Modestum Limited |
2010 - Current | Quadrante - Journal of Research on Mathematics Education (2183-2838) | APM |
2001 - Current | Mathematical Thinking and Learning (1532-7833) | Informa UK (Taylor & Francis) |