???global.info.a_carregar???
Ana Patrícia de Magalhães Ferreira. Completed the Doutoramento in Doutoramento em Educação in 2019/07/11 by Universidade de Santiago de Compostela, Doutoramento in Doutoramento em Educação in 2019/07/11 by Universidade do Porto, Mestrado in Mestrado em Ensino Precoce de Inglês in 2012/03/30 by Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação and Licenciatura in Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas in 2004/07/09 by Universidade do Porto Faculdade de Letras. Is Invited Adjunct Teacher in Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação. Published 4 articles in journals. Has 4 section(s) of books. Organized 2 event(s). Participated in 2 event(s). Has received 3 awards and/or honors. Participates and/or participated as Researcher in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences, Humanities with emphasis on Languages and Literatures with emphasis on Specific Languages, Social Sciences with emphasis on Educational Sciences and Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Leituras; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana Patrícia de Magalhães Ferreira

Citation names

  • Ferreira, Patrícia

Author identifiers

Ciência ID
8519-3A54-2B94
ORCID iD
0000-0001-7112-2126

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Elementary (A2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2019/07/11
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Ensino de Inglês; Cidadania; Identidade
Universidade de Santiago de Compostela, Spain

Universidade do Porto, Portugal
"O ensino de Inglês como Língua Estrangeira e o desenvolvimento da cidadania e da identidade entre as crianças na Europa" (THESIS/DISSERTATION)
Sobresaliente-Cum Laude
2015/05/27
Concluded
Curso de Formação Especializada para o Grupo 120 (Outros)
Major in Ensino de Inglês no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012/03/30
Concluded
Mestrado em Ensino Precoce de Inglês (Mestrado)
Major in Ensino de Inglês; Cidadania; Identidade
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Europe is our Playground" (THESIS/DISSERTATION)
2004/07/09
Concluded
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Major in Estudos Portugueses e Ingleses, Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/10/01 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/10/01 - 2017/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2018/09/01 - 2021/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Desporto (EPAD), Portugal
2016/09/01 - 2017/05/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música de Vilar do Paraíso, Portugal
2015/09/01 - 2016/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Campanhã, Portugal
2005/09/01 - 2014/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2020/12/02 - Current Schoolers and Scholars (sns): Role-playing games (rpg) no processo de ensino e aprendizagem dos 1o CEB e 2o CEB
inED/2020/8
Researcher
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Ferreira, Patrícia; Araújo, Sofia de Melo. "The memory remains.". In Issues’ 22-Issues in Education. 2022.
  2. Ferreira, Patrícia. "Cidadania e Identidade nas aulas de Inglês a crianças: uma questão de (boa) prática.". In La educación en Red: realidades diversas, horizontes comunes, XVII Congreso Nacional y IX Iberoamericano de Pedagogía, Santiago de Compostela, 7-9 de julio de 2021, libro de resúmenes. Spain: Universidad de Santiago de Compostela, Servicio de Publicaciones e Intercambio Cient{\'{\i, 2021.
    Published • 10.15304/cc.2021.1393
  3. Ferreira, Patrícia. "More than words: identity and citizenship in the primary English classroom". In Issues’ 21-Issues in Education. 2021.
    Published
  4. Ferreira, Patrícia; Miguel Ângelo Santos Rego. "Infancia, Escuela Y Ciudadanía Europea: ¿Influye El Aprendizaje Precoz de La Lengua Inglesa?". In Ciudadanía Europea Como Labor Permanente. Tirant Lo Blanch, 2019.
    Published
Journal article
  1. Ferreira, Patrícia. "Citizenship and identity: from inclusion in the school context to the valorisation of the communities of practice.". The International Journal of Learner Diversity and Identities. (2024): https://cgscholar.com/bookstore/cgrn/242/247.
    Open access • Accepted
  2. Ferreira, Patrícia. "English language teaching for children and the intercultural Europe.". Mextesol Journal (2024):
    Open access • Accepted
  3. Ferreira, Patrícia; Albina Loureiro. Corresponding author: Ferreira, Patrícia. "STUDENTS' PERCEPTIONS OF THE USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN TRANSLATION PRACTICES CLASSES". (2024):
    Open access • Published
  4. Ferreira, Ana Patricia. "Recensão da obra “El aprendizage-servicio y la educación universitária: Hacer personas competentes”". (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.24687.
    https://doi.org/10.21814/rpe.24687
  5. Ferreira, Patrícia; Flores, Paula. Corresponding author: Ferreira, Patrícia. "Who was teaching whom? : flipping higher education". International Journal of Advanced Engineering Research and Science 6 11 (2019): 390-398. http://dx.doi.org/10.22161/ijaers.611.61.
    10.22161/ijaers.611.61
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021 More than words: Identity and Citizenship in the English Primary Classroom NW21 Conference – Intercultural Week

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023 - Current Migrações e interculturalidade: conhecer para intervir em sala de aula. Recursos pedagógicos para formadores/as e professores/as- Workshop dinamizado pelo Presidente da APEDI (Associação de Professores para a Educação Intercultural.) (2023)
Workshop (President of the Organising Committee)
2021 - 2022 Projeto Dim: Formação linguística e intercultural de voluntários para dar apoio à integração de crianças ucranianas refugiadas em Portugal. (2021 - 2022)
Other (Member of the Organising Committee)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022 - Current Valuing all languages in Europe : Semana eTwinning
Workshop
Colégio Julio Dinis, Portugal
2013 - 2014 Participação no Projeto desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Vila Nova de Gaia), dinamizando sessões de formação e animação comunitária entre alunos da Escola Básica do Cedro e utentes seniores da Cruz Vermelha. Projeto A+ (Avós na Escola)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023 Processos e estratégias de scaffolding na construção de aprendizagens num contexto bilíngue no 1.o CEB – um estudo de caso
Supervisor
Ana Teresa Magalhães (Master)
2022 Sometimes when we’re different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.o CEB
Supervisor
Dina Isabel Guerreiro (Master)
2022 O papel das Língua(s) Materna(s) na aula de Inglês do 1oCEB.
Supervisor
Alexandre Filipe Santiago Teixeira (Master)
2022 CLIL e recursos hipersensoriais personalizados: simbiose perfeita no ensino e na aprendizagem de Inglês no 1o Ciclo do Ensino Básico.
President of the jury
Maria Virgínia Figueiredo (Master)
2022 As crianças da “Zona Cinzenta” e a aprendizagem de Inglês no 1o Ciclo do Ensino Básico.
President of the jury
Sónia Lisete Soares Ferreira (Master)
2022 As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1o ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Luís Leal Ferreira (Master)
2022 Ler hoje para preparar o amanhã.
(Thesis) Arguer
Joana Catarina da Cruz Rocha (Master)
2022 Igualdade de Género - uma mudança para um mundo melhor.
(Thesis) Arguer
Alexandra Santos Cirne da Costa (Master)
2021 Tarefas de estímulo da consciência fonológica no ensino de Inglês do 1o Ciclo do Ensino Básico.
President of the jury
Maria dos Anjos Ferreira dos Santos (Master)
2021 O impacto da música no ensino de Inglês do 1o Ciclo do Ensino Básico.
President of the jury
Henrique José Vieira Ribeiro (Master)

Association member

Society Organization name Role
2022 - Current Associação de Professores para a Educação Intercultural
2021 - Current Sociedade Espanhola de Pedagogia
2021 - Current The Leaner Research Network

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021 - 2022 Coordenadora do Módulo de Pluringuistic and Intercultural Education do Programa European Primary Teacher Education (EPTE)
Coordinator

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2022/11/01 - 2023/07/20 Supervisão de estágios do 3o ano da Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Porto Salomé Mota Baptista
2022/11/01 - 2023/07/20 Supervisão de projetos de investigação do 3o ano da Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Porto Tatiana Sofia Moreira Martins
2022/11/01 - 2023/07/20 Supervisão de estágios do 3o ano da Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Porto Vera Camila Pereira
2021/10/01 - 2022/07/20 Supervisão de estágios do Mestrado de Ensino de Inglês do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto Alexandre Filipe Santiago Teixeira
2021 - 2022 Supervisão de estágios do Mestrado de Ensino de Inglês do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto Dina Isabel Guerreiro
2021 - 2022 Supervisão de estágios do Mestrado de Ensino de Inglês do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto Marisa Alexandra Pinto

Scientific expedition

Activity description Institution / Organization
2014/09/01 - 2014/12/31 Estadia de investigação no Institute of Policy Studies in Education da London Metropolitan University, sob orientação do Professor Doutor Alistair Ross, Professor Jean Monnet ad personam de Educação para a Cidadania, Diretor do Institute for Policy STudies in Education e Fundador/Coordenador da Children's Identity and Citizenship in Europe (CiCe) Academic Network.
Distinctions

Award

2020 Prémio da Agência Nacional da Inovação Born from Knowledge (BfK) Ideas, na categoria de “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”
2012 Selo de Qualidade eTwinning
2009 Selo de Qualidade eTwinning