???global.info.a_carregar???
Pedro da Cruz Almeida. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: "educação matemática"; "educação básica"; .
Identification

Personal identification

Full name
Pedro da Cruz Almeida

Citation names

  • Almeida, Pedro
  • Cruz Almeida, Pedro

Author identifiers

Ciência ID
DA15-5D60-9F68
ORCID iD
0000-0002-4100-4468

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2018/12/28
Concluded
Ciências da Educação - Teoria do desenvolvimento curricular (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos" (THESIS/DISSERTATION)
n/a
2012
Concluded
Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"Se não sabe, por que pergunta? - As perguntas dos alunos e a interpretação de problemas" (THESIS/DISSERTATION)
18 (dezoito)
2001/10/27
Concluded
Complemento de formação científica e pedagógica para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Major in Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
15 (quinze)
1988
Concluded
Professor Primário (Curso médio)
Escola do Magistério Primário de Aveiro, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
14 (catorze)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019/03/21 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2005/09/11 - 2019/03/20 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1988/09/01 - 2005/08/31 Docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal
Centro Alfredo Pinheiro, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/09/01 - 2023/09/04 Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
2020/11/02 - 2021/09/30 Cálculo mental: do conhecimento docente às possibilidades metodológicas de ensino
42616821.0.0000.0104
Researcher
Universidade Estadual de Maringá - CCH - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Brazil
Concluded
2018/01/02 - 2020/07/01 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Figueira, Carla; Loureiro, Cristina; Lobo, Elsa; Rodrigues, Maria Paula; Almeida, Pedro. Visualização e Geometria nos primeiros anos. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2007.
    Published
  2. Carvalho, Alice; Gaio, Anabela; Nunes, Fernando; Ribeiro, Deolinda; Veloso, Graciosa; Valério, Nuno; Almeida, Pedro; Brito Mestre, Rita; Canário, Sandra. Pensamento Algébrico no Primeiros anos de Escolaridade. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2007.
    Published
  3. Figueira, Carla; Gomes, Fernanda; Pacheco de Castro, Joana; Rabaça, Maria José; Correia de Oliveira, Maria José; Neves, Maria Paula; Almeida, Pedro. Cadeia de Tarefas para o Ensino das Grandezas e Medidas. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2006.
    Published
Book chapter
  1. Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; et al. "Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, edited by Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos, 40-66. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2024.
    Published • https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.015
  2. Catarina Delgado B317-C822-B31A; Mendes, Fátima 2018-BA37-C0DD; Martins, Maria Clara; Cruz Almeida, Pedro; Santos, Raquel. "Mudanças de práticas no ensino da matemática: contributos de experiências de ensino remoto de emergência na formação inicial de professores/as e educadores/as". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, edited by Maria João Silva; Neusa Branco; Ana Maria Pessoa, 67-89. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Published
  3. Cruz Almeida, Pedro; Brunheira, Lina; Sarreira, Pedro. "A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais". In Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, edited by Alfredo Gomes Dias DA1C-B0CA-8A5B; Cristina Loureiro 4512-02C6-E449, 115-144. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2022.
    Published • 10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161
  4. Serrazina, Lurdes; Barbosa, A.; Caseiro, Ana; Ribeiro, A.; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, F.; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". In Formação Inicial de Professores e Educadores: Experiências em contexto português, edited by Gabriela Portugal; Ana Isabel Andrade; Carlota Tomaz; Filomena Martins; Jorge Adelino Costa; Marlene da Costa Migueis; Rui Neves; Rui Marques Vieira, 114-131. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Published
Conference abstract
  1. Veloso, Graciosa; Almeida, Pedro. "Ensinar e aprender números racionais com compreensão: um desafio para a educação matemática básica". Paper presented in XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências, Santarém, 2016.
Conference paper
  1. Cruz Almeida, Pedro (DA15-5D60-9F68). "Formulação de problemas no 1.º Ciclo". Paper presented in Investigação em Educação Matemática 2014, Sesimbra, 2014.
    Published
  2. Menezes, Luís; Serrazina, Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica". Paper presented in XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Published
  3. Almeida, Pedro. "Formulação e resolução de problemas". Paper presented in XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Published
Conference poster
  1. Almeida, Pedro; Domingos, António; Monteiro, Cecília. "The formulation of multiplicative contexts by 3rd year students". Paper presented in 13th International Congress on Mathematical Education, 2016.
Journal article
  1. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Propriedades do sistema de numeração decimal na fundamentação matemática de critérios de divisibilidade". Educação em Matemática 172 (2024): 31-34.
    Published
  2. Brunheira, Lina; Cruz Almeida, Pedro. "Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo". Educação e Matemática 171 (2024): 39-43. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2950.
    Published
  3. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Disposição retangular – Modelo para uma iniciação às relações entre múltiplo e divisor/fator". Educação e Matemática 169 (2023): 9-12.
    Published
  4. Cruz Almeida, Pedro; Veloso, Graciosa. "Multiplicação de números inteiros: processos de cálculo mental e sua fundamentação matemática". Educação e Matemática 163 (2022): 7-10.
    Published
  5. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Estratégias para o cálculo de diferenças de números inteiros e sua fundamentação matemática". Educação e Matemática 160 (2021): 43-48.
    Published
  6. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Adição e subtração de números inteiros: papel das propriedades operatórias na fundamentação dos processos de cálculo". Educação e Matemática 159 (2021): 39-44.
    Published
  7. Almeida, Pedro. "Quando os problemas não caem do céu". Educação e Matemática 130 (2014): 64-68.
    Published
  8. Almeida, Pedro. "Dividir um quadrado: uma história aos quadradinhos". Educação e Matemática 126 (2014): 17-20.
    Published
  9. Almeida, Pedro. "Jogo justo?". Educação e Matemática 99 (2008): 5-7.
    Published
  10. Almeida, Pedro. "Gramática e Matemática". Palavras 25 (2004):
    Published
  11. Ribeiro, Beatriz Siqueira; Barbosa, Fernando Da Costa. "Cidadania e matemática no 1.º ciclo". Educação e Matemática 69 (2002): 25-26.
    Published • 10.22481/recuesb.v6i11.5887
  12. Almeida, Pedro. "O Geopresépio". Educação e Matemática 40 (1996): 3-5.
    Published
Newsletter article
  1. Cruz Almeida, Pedro; Matos, José Manuel. "O conceito de número e a profissionalidade docente no Ensino Primário português", ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, 2021, https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29.
Thesis / Dissertation
  1. Almeida, Pedro. "Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos". PhD, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018. http://hdl.handle.net/10362/58329.
  2. Almeida, Pedro. "Se não sabe, por que pergunta? - As perguntas dos alunos e a interpretação de problemas". Master, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1302.
Website
  1. Cruz Almeida, Pedro; Veloso, Graciosa. NUMERICAR - Matemática com compreensão para os primeiros anos. 2023. https://numericar.blogspot.com/.
  2. Cruz Almeida, Pedro. Um 26 interessante. 2023. https://pedroal143.wixsite.com/26encontro.
  3. Cruz Almeida, Pedro. Um 25 interessante. 2022. https://pedroal143.wixsite.com/25encontro.
  4. Cruz Almeida, Pedro. Um 24 interessante. 2021. https://pedroal143.wixsite.com/24encontro.
  5. Cruz Almeida, Pedro. 23 Será um número interessante?. 2020. https://pedroal143.wixsite.com/23encontro/sobre.
  6. Cruz Almeida, Pedro. Matemática 2007 - Materiais de apoio à implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007. 2015. https://pedroal143.wixsite.com/matematica2007.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/04/07 Conhecimento matemático para o ensino: um exemplo relativo à multiplicação de números racionais representados em fração XXXII Semana da Matemática da UEM
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brazil)
2020/10/14 O papel do professor e da tarefa na aprendizagem da Matemática: um exemplo com números racionais VI Ciclo de Palestras UEM/NRE: Metodologias e Estratégias de Ensino de Matemática: Algumas Reflexões
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brazil)
2019/11/09 Problemas com [a] multiplicação XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/16 Formulação de problemas: o problema da interpretação do problema Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2018/11/09 Formulação e resolução de problemas: Duas faces da mesma moeda XXI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/09 O Conhecimento Matemático e a Formulação de Problemas 8º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 A compreensão de conceitos e de procedimentos em Números Racionais - dificuldades e desafios na formação de professores 5.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/04/09 Ensinar e aprender números racionais com compreensão: um desafio para a educação matemática básica XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2016/04 Estratégias compreensíveis para a ordenação e para a adição / subtração de números racionais XXIII Jornadas da Prática profissional – Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2015/11/08 Formulação de problemas ou “O que faço eu com isso?” XVIII Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
2013/10/13 Formular e resolver problemas XVI Encontro Nacional: A matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019/01 - 2019/07/18 Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019/07/18 Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade
Supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/11/08 - 2019/11/09 Comissão organizadora do XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º C.) (2019/11/08 - 2019/11/09)
Meeting
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/07/09 - 2019/07/09 Comissão organizadora do 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2019/07/09 - 2019/07/09)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021 A Covid - 19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Supervisor
Joana Catarina Da Fonseca Valério Gomes Couto (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
Supervisor
Cátia Filipa Lopes Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos (frações e decimais)
Thesis Member
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano
(Thesis) Main arguer
Filipa Alexandra Baptista Faria (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade
Supervisor
Ana Lúcia Bento Miguens (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018/10/28 - Current National Council of Teachers of Mathematics
1989/09/12 - Current Associação de Professores de Matemática Membro

Consulting

Activity description Institution / Organization
2016/08/04 - Current Emissão de um parecer sobre utilização de manuais escolares: escrever ou não escrever nos manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: algumas implicações didático-pedagógicas. Leya Portugal - Editora, Portugal