Identification
Personal identification
- Full name
- OTÍLIA DA ENCARNAÇÃO DA COSTA E SOUSA
Citation names
- Sousa, Otília Costa e
- Sousa, O.
- Sousa, O. C.
Author identifiers
- Ciência ID
- E91B-9F4A-47CF
- ORCID iD
- 0000-0001-7755-2418
- Scopus Author Id
- 56432594300
Email addresses
- otilias@eselx.ipl.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- (351) 217115500 Ext.: 336 (Professional)
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/otilia-sousa (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
French | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Upper intermediate (B2) |
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013
Concluded
|
n/a (Título de Agregado)
Major in Educação - Formação de Professores
Universidade de Lisboa, Portugal
"Literacia e aprendizagem formal da língua: para uma pedagogia do texto" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada por Unanimidade |
2001
Concluded
|
Linguística (Doutoramento)
Major in Especialidade: Semântica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Aquisição das Categorias Tempo e Aspecto: o Imperfeito" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1990 - 1995
Concluded
|
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Marcadores aspectuo-temporais em narrativas de e para crianças de 6/7 anos – Quando..., então e depois " (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada (unanimidade) |
1979 - 1984
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015/11/07 - Current | Main Coordinator Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016 - 2021/08/31 | Invited Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | ||
2006/01 - 2015/01 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal | ||
1996/01/01 - 2006/01/01 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1993/01/01 - 1996/01/01 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1990/09/01 - 1991/07/31 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1991/08/01 - 1993/01/01 | Professora do Ensino Secundário | Ministério da Educação, Brazil |
Ministério da Educação, Brazil | ||
1984/09/01 - 1990/08/31 | Professora do Ensino Secundário | Ministério da Educação, Brazil |
Ministério da Educação, Brazil | ||
1978/10/01 - 1981/07/31 | Professora do Ensino Secundário | Ministério da Educação, Brazil |
Ministério da Educação, Brazil |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2011/05 - 2011/08 | LEITURA E ESCRITA E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA TEXTUAL
Provided by PTCRIS: SFRH/BSAB/1124/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/06 - Current | L.E.R.
Researcher
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Ongoing
|
2021 - Current | Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2022/04 - 2028/04 | University learners in contemporary academic-scientific literacy practices in the training of globalized researchers and basic
education teachers
FAPESP2022/05908-00
Researcher
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brazil
|
Ongoing
|
2022/01 - 2024/12 | Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/4650/2021
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019/05 - 2020/05 | Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas?
CEO
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
|
2019 - 2020 | CEO: Writing skills in primary education how spelling has changed in the last 20 years?
CEO_IDICA_2019-2020
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
|
2017/01/01 - 2019/12/20 | tandem For four
Researcher
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
|
2017/01 - 2019/01 | Orisc - Oracy in the School Culture
FCT/1531/31/1/2017/S
Principal investigator
|
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluded
|
2014 - 2018 | ELN European Literacy Network - Multilinguism
Researcher
|
Concluded
|
2009/09/01 - 2013/12/31 | Projecto Mais Sucesso Escolar (Escolas de Tipologia Híbrida)
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluded
|
2000 - 2001 | LER & ESCREVER para uma tipologia Textual
LER&ESCREVER
Principal investigator
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/09 - 2023/12 | CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa CATIE - Transformative Learning Communities for
Educative Inclusion
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Ongoing
|
2021/09/01 - 2023/03/31 | EI! EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT
residentes em Portugal e requerentes de asilo
Principal investigator
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI)
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Dataset |
|
Other output |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/09/25 - Current | Um percurso para o desenvolvimento de competências ortográficas e linguísticas: ditado cooperativo
Supervisor
|
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
|
2021 - 2024 | Criança Refugiada e Escola: língua segunda e inclusão escolar a partir do ensino e aprendizagem colaborativos
Supervisor
|
Doutoramento Educação (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/09/28 - 2023/07/18 | Qualidade da Escrita da escrita e fluência leitora no 6.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
|
2021 - 2022/07 | Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB Português E HistóriaGeografia (Master) |
2021 - 2022/07 | Avaliação da Qualidade de Escrita no 5.º ano em Textos Narrativos
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB Português, História Geografia (Master) |
2021 - 2022/07 | Avaliação da Qualidade de Escrita no 5.º ano em Textos Narrativos
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB Português, História Geografia (Master) |
2016 - 2020/12/11 | Possibilidades funcionais nos usos mesoclíticos (Vaux TE Vprin),
Co-supervisor of Cléber Lemos
|
Doutoramento Linguística (PhD)
Universidade Federal da Paraíba Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, Brazil
|
2016 - 2020 | Possibilidades funcionais nos usos mesoclíticos (Vaux TE Vprin),
Co-supervisor
|
Linguística (PhD) |
2016/10 - 2019/10 | Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1.º ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
|
2015/09 - 2019 | Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico.
Supervisor of Teresa Costa-Pereira
|
Formação de Professores |
2017 - 2017 | Sensibilidade e bom senso: o sentido das relações entre crianças e adultos | Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Estudo sobre o comportamento interativo de mães e de educadoras (com os seus filhos ou com outras crianças) numa tarefa colaborativa com a criança. | Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Concepções de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre a inclusão escolar | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida | Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares | Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto | Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Porque ler não chega… da biblioteca escolar à sala de aula: um percurso de leitura e escrita | Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua | Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo exploratório dos comportamentos interativos mãe – filho(a) e pai – filho(a) aos 15 meses de vida | Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2007 - 2010 | Da diversidade linguística à relação pedagógica: elementos que interferem no sucesso escolar dos alunos africanos
Co-supervisor
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/07/18 | O impacto da componente prática na aprendizagem do Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
President of the jury
|
Diana Franco (Master)
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
|
2023/07/17 | Percepções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.ºCiclo
President of the jury
|
Joana Coelho (Master)
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
|
2022/07 | TRABALHO POR PROJETO E AS ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUMA TURMA DE 6.º ANO
President of the jury
|
SARA FILIPA ALVES PEREIRA e FERREIRA (Master) |
Distinctions
Award
1995 | Apoio à publicação de trabalho científico
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal
|
Other distinction
2011 | Bolsa SFRH/BSAB/1124/2011 |
1996 | Bolsa ProdepII(5.2) |