???global.info.a_carregar???
Paula Paulino. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2015 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e Organizacional em 2006 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Licenciatura em Psicologia em 2003 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. no(a) Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Psicóloga Educacional no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Investigador no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Psicóloga Clínica no(a) Clínica Privada. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Coorientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mudança atitudinal; alimentação; sedentarismo; Teses de doutoramento - 2015; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Adolescentes; Saúde; Suporte social recebido; Adolescents; Health; Social support; Cyberbullying. College Students. Victimization. Emotions. Coping strategies.; Cyberbullying. Estudiantes universitarios. Victimización. Emociones. Estrategias de enfrentamiento.; Cyberbullying. Estudantes universitários. Vitimização. Emoções. Estratégias de enfrentamento.; Alimentação saudável; Influência social; Teoria do comportamento planeado; Healthy eating; Social influence; Theory of planned behaviour; Mudança atitudinal; Alimentação; Sedentarismo; Attitude shift; Food habits; Sedentarism; Resolução de problemas; Autoregulação; Aprendizagem; Crenças; Alunos do ensino básico; Teses de mestrado - 2018; alimentação; sedentarismo; adolescents; self- regulation of motivation; motivational beliefs; regulation of motivation strategies; adolescentes; autorregulação da motivação; crenças motivacionais; estratégias de regulação da motivação; Autorregulação da motivação; adolescentes; autoeficácia; metas de realização; valor da tarefa; Desenvolvimento identitário; estudo inicial de validação; adultos emergentes; psicopatologia; Cyberbullying; Autorregulação do comportamento; Autoinstrução; Protocolo cibernético de autoinstrução; dor crónica; expectativas de papel de género; coping; juízos médicos; parentalidade; estratégias parentais; imagemorphing; sacadas; velocidade; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Paulino

Nomes de citação

  • Paulino, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
0017-93D1-C296
ORCID iD
0000-0001-8249-5366

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Aprovado com Distinção e Louvor
2011
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
""Regulação da motivação: Avaliação e promoção da dimensão motivacional da aprendizagem autoregulada - contributos de alunos e professores"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006
Concluído
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2003
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2015 - 2019 Investigador (Investigação) Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2003 - 2008 Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2015 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2016 - Atual Psicóloga Clínica e Educacional Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007 - 2010 Psicóloga Clínica e Educacional Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal
2017 - Atual Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade em Psicologia Educacional Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2004 - Atual Psicóloga Clínica Clínica Privada, Portugal
2018 - 2018 Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy, Portugal
2002 - 2003 Estagiária de Psicologia Clínica e da Saúde Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia (UCIN) do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa (HSFX), , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2015 Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from self-regulation of motivation to more effective learning.
FCT-BD 68945/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual Autorregulação da aprendizagem: mapeamento dos fatores associados e intervenção na formação inicial e continuada de professores
CNPq -Edital Universal 2023
Investigador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2023/01/15 - Atual Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment
FP22-2B165
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Obra Social La Caixa
Em curso
2022/09/15 - Atual Developing University Students’ Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Em curso
2015/03/01 - Atual Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015/03/01 - Atual Research Center in Psychological Science
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2022/07/15 - 2023/05/15 Dropout in higher education: Psychosocial, economical and contextual correlates in post-pandemic era
FP22-1B047
Investigador responsável
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Obra Social La Caixa
Concluído
2016/06/01 - 2019/11/30 Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem
PTDC/MHC-PED/3297/2014
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/10/01 - 2015/05/31 SABER APRENDER E SABER ENSINAR A MOTIVAÇÃO: CONTRIBUTOS DA AUTO-REGULAÇÃO MOTIVACIONAL PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
SFRH/BD/68945/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2015 Dos significados à autorregulação: perspetivas de estudantes com trajetórias académicas de insucesso»
GEPAAR – Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada, da Universidade de Pelotas, Brasil e o PEAAR - Programa de Investigação da Aprendizagem Au
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Concluído
2007/02/05 - 2009/06/15 Teorias implícitas sobre dor crónica e género: Dos técnicos de saúde aos pacientes
PIHM/PSI/63505/2005
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01/01 - 2006/12/31 A INFLUÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO E NORMA DE GRUPO
SFRH/BM/24562/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2005 Avaliação dos factores de risco e protecção e do suporte institucional na área da saúde para jovens (Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
desconhecida
Bolseiro de Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Avaliação da eficácia do Programa de Mentorado
S/R
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Em curso
2024/01/01 - 2025/09/01 WEENERS: Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem- estar dos professores
COFAC/ILIND/CeiED/1/2023
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal

HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Em curso
2015 - 2016 Resolução de Problemas na Matemática no 1ºCiclo de Escolaridade
Orçamento Participativo da CML
Investigador
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Concluído
2005 - 2007 Rumo à Qualidade (2004/ EQUAL/A2/EE/085)
(2004/ EQUAL/A2/EE/085)
Bolseiro de Investigação
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Paulino, Paula. "Guia informativo para agentes educativos.", 2018
Artigo em conferência
  1. Paula Paulino; Sónia Correia; Pedro Gamito. "Students’ perceptions about reasons for dropping out of school: A multinational study". 2024.
    10.21125/inted.2024.1532
  2. Paulino, Paula; Ibérico Nogueira, Sara; Almeida, Leonor; Claro, Mariana. "WELL-BEING, MOTIVATION, AND ADAPTATION OF UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL INFLUENCE OF MENTORING PROGRAMS". Trabalho apresentado em EDULEARN: 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1236
  3. Santos, V.; Veiga Simão, A.; Paulino, P.. "Trajetórias académicas dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissiona. "Santos, V.; Veiga Simão, A.; Paulino, P. (2019). Trajetórias académicas dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica: um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais. In M. Peralbo, (Coord.), Atas do XV Congreso Internacional Gallegoportugués de Psicopedagogía: II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 573-584. ISBN 978-84-9749". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía,, 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
  4. Paulino, Paula. "Crenças motivacionais e processos autorregulatórios na resolução de problemas de matemática no 1º ciclo de escolaridade". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía., 2019.
  5. Paulino, Paula. "Trajetórias académicas dos estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: Um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais.". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  6. Rodrigues, Ricardo; Ferreira, Paula; Prada, Rui; Paulino, Paula; Veiga Simão, Ana; Paulino, Paula; Rodrigues, R.; et al. "Festarola: a Game for Improving Problem Solving Strategies". 2019.
    10.1109/vs-games.2019.8864524
  7. Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Self- regulation of motivation: Contributing to students’ learning in middle school". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.05.1
  8. Paulino, Paula. "Estudantes universitários em situação de insucesso: Estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, 2016.
Artigo em revista
  1. Sidclay B. Souza; Elizabeth Pardo-Gonzalez; Paula Paulino; Sofia M. Francisco; Josefina Fredes-Montero; Henry Agusto Herrera. "Measuring and characterizing cyberbullying among Chilean university students". Current Psychology (2024): https://doi.org/10.1007/s12144-023-05541-w.
    10.1007/s12144-023-05541-w
  2. Araújo, Liliane; Albuquerque, Sara; Coelho, Alexandra; Delalibera, Mayra; Paulino, Paula. "Utrecht grief rumination scale (UGRS): Psychometric study of validation of the Portuguese version". Death Studies (2023): 1-11. http://dx.doi.org/10.1080/07481187.2023.2272984.
    10.1080/07481187.2023.2272984
  3. Pereira, Nádia Margarida Salgado; Ferreira, Paula Alexandra Nunes da Costa; Simão, Ana Margarida Vieira da Veiga; Paulino, Ana Paula Oliveira; Oliveira, Sofia; Mora Merchan, Joaquin A.; Pereira, N., Ferreira, P., Veiga Simão, A., Paulino, P., Oliveira, S., & Mora-Merchan, J. (2022).. "Aggressive communication style as predictor of cyberbullying, emotional wellbeing, and personal moral beliefs in adolescence". (2022): http://hdl.handle.net/10437/12595.
  4. Pereira, N.; Ferreira, P.; Veiga Simão, A.M.; Paulino, P.; Oliveira, S.; Mora-Merchán, J.A.. "Aggressive Communication Style as Predictor of Cyberbullying, Emotional Well-being, and Personal Moral Beliefs in Adolescence,Un estilo de comunicación agresivo como predictor del ciberacoso, el bienestar emocional y las creencias morales personales en la adolescencia". Psicologia Educativa 28 2 (2022): 111-116. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85131180286&partnerID=MN8TOARS.
    10.5093/psed2021a11
  5. Paula Da Costa Ferreira; Aristides I. Ferreira; Ana Margarida Vieira Da Veiga Simão; Rui Prada; Ana Paula Paulino; Ricardo Rodrigues. "Self-Regulated Learning and Working Memory Determine Problem-Solving Accuracy in Math". The Spanish Journal of Psychology (2022): https://doi.org/10.1017/SJP.2022.19.
    10.1017/SJP.2022.19
  6. Lourdes Maria Bragagnolo Frison; Ana Margarida Veiga Simão; Paula da Costa Ferreira; Paula Paulino. "Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747.
    10.1590/s0104-403620210002902747
  7. Ana Margarida Veiga Simão; Paula Costa Ferreira; Nádia Pereira; Sofia Oliveira; Paula Paulino; Hugo Rosa; Ricardo Ribeiro; et al. "Prosociality in Cyberspace: Developing Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressive Communication". Cognitive Computation 13 3 (2021): 736-750. https://doi.org/10.1007/s12559-021-09852-7.
    10.1007/s12559-021-09852-7
  8. Eugenio Proenca Rodrigues, Ricardo; Prada, Rui; Ferreira, Paula; Paulino, Paula; Veiga Simao, Ana Margarida. "Developing children's collaborative problem-solving skills with a serious game". IEEE Computer Graphics and Applications (2020): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/mcg.2020.3011616.
    Publicado • 10.1109/mcg.2020.3011616
  9. Ferreira, Paula da Costa; Veiga Simão, Ana Margarida; Pereira, Nadia Salgado; Paulino, Paula; Oliveira, Sofia. "Online verbal aggression, social relationships, and self-efficacy beliefs". New Media & Society (2020): 146144482090553. http://dx.doi.org/10.1177/1461444820905531.
    Publicado • 10.1177/1461444820905531
  10. Paulino, Paula. "Aggressiveness as a determiner of adolescents’ intentions to engage in cyberbullying, emotional well-being and personal moral beliefs.". (2020):
    Submetido
  11. Rosa, H.; Pereira, N.; Ribeiro, R.; Ferreira, P.C.; Carvalho, J.P.; Oliveira, S.; Coheur, L.; et al. "Automatic cyberbullying detection: A systematic review". Computers in Human Behavior 93 (2019): 333-345. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2018.12.021.
    10.1016/j.chb.2018.12.021
  12. Paulino, Paula. "A Step Towards Prosociality: Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressiveness in Cyberbullying.". (2019):
    Submetido
  13. Paulino, Paula. "Explaining adolescents’ use of verbal aggression online through self-efficacy beliefs and social relationships.". (2019):
    Submetido
  14. Prioste, Ana; Lugar, Ana; Paulino, Paula; Jongenelen, Inês; Rosa, Pedro J.. "Dimensions of Identity Development Scale: Initial psychometric studies". (2018): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1244.
    10.17575/rpsicol.v32i2.1244
  15. Prioste,Ana; Lugar,Ana; Paulino,Paula; Jongelenen,Inês; Rosa,Pedro J.. "Escala das Dimensões do Desenvolvimento da Identidade: Estudos psicométricos iniciais". (2018): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200001.
  16. Veiga Simão, A.M.V.D.; Ferreira, P.; Francisco, S.M.; Paulino, P.; de Souza, S.B.; Paulino, Paula. "Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy". New Media and Society 20 12 (2018): 4787-4806. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050531385&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1461444818784870
  17. Veiga Simão, Ana Margarida; Paulino, Paula; Ferreira, Paula Costa; Ramalho, Susana Costa; Francisco, Sofia; De Souza, Sidclay Bezerra. "Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 143. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2505
  18. SOUZA, Sidclay Bezerra de; SIMÃO, Ana Margarida VEIGA; FERREIRA, Paula da Costa; PAULINO, Paula; FRANCISCO, Sofia Mateus. "O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 11 n.esp.3 (2016): 1674-1691. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067.
    10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067
  19. Isabel Sá, Paula Paulino; Adelina, Lopes da Silva. "Students’ motivation to learn in middle school - a self-regulated learning approach". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 14 2 (2016): 193-225. http://dx.doi.org/10.14204/ejrep.39.15169.
    10.14204/ejrep.39.15169
  20. Este artigo é parte da tese de doutorado do primeiro autor que teve o financiamento daFundação CAPES - Programa de Douto. "The cyberbullying in context university of Brazil and Portugal: victimization, emotions associates and coping strategies". (2016): https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9067.
  21. Paulino, Paula. "Crenças e Estratégias da Motivação na Aprendizagem: Desenvolvimento de uma Escala". Psychologica (2016): https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/2755.
    Publicado
  22. Paulino, P.; Sá, I.; da Silva, A.L.. "Students’ motivation to learn in middle school a self-regulated learning approach,Motivación para el aprendizaje en alumnado de Enseñanzas Medias: un enfoque de aprendizaje autorregulado". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 14(2) 39 (2016): 193-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104419224&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/EJREP.39.15169
  23. Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Motivation beliefs and strategies in learning: A scale development". (2016): https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-1_4.
    https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-1_4
  24. Paulino,Paula; Sá,Isabel; Silva,Adelina Lopes da; Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Autorregulação da Motivação: Crenças e Estratégias de Alunos Portugueses do 7º ao 9º Ano de Escolaridade". Psicologia: Reflexão e Crítica 28 3 (2015): 574-582. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300574.
    Publicado • 10.1590/1678-7153.201528316
  25. Paulino, Paula. "Promover a regulação da motivação na aprendizagem". Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel (2012): http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2150.
  26. Batista, Maria Toscano; Paulino, Paula; Calheiros, Manuela; Batista,Maria Toscano; Paulino,Paula; Calheiros,Manuela. "O “Jogo dos Alimentos”: Mudança atitudinal face à alimentação e ao sedentarismo em crianças do 1.º Ciclo". (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/444.
    10.14417/ap.444
  27. Calheiros, Maria Manuela; Paulino, Ana Paula. "Construção e determinação das qualidades psicométricas do Questionário de Suporte Social Institucional na Saúde (QSSIS)". (2007): http://hdl.handle.net/10400.12/3467.
  28. Paulino, Paula. "O optimismo comparativo face à saúde: da infância à adolescência". Psychologica (2005):
Artigo em revista (magazine)
  1. Ana Margarida Vieira da Veiga Simão; Paula da Costa Ferreira; Paulino, Paula; Nádia Salgado Pereira; Francisco, Sofia; Sofia Oliveira. "O fenómeno do cyberbullying e a sua incidência em Portugal", Revista Pontos de Vista, 2019, https://pontosdevista.pt/2019/05/26/fenomeno-do-cyberbullying-incidencia-portugal/.
Capítulo de livro
  1. Paulino, Paula. "Contraste Mental com Intenções de Implementação: Uma estratégia de autorregulação da aprendizagem". In Autorregulação da aprendizagem: Cenários, desafios, perspetivas para o contexto educativo. Brasil: Editora Vozes., 2020.
    Publicado
  2. Veiga Simão, Ana; Paulino, Paula; Ferreira, Paula. "Resolução de problemas na Matemática e competências de autorregulação por meio do jogo digital A Festarola.". Vozes, 2020.
  3. Paulino, Paula. "Do estoicismo face à dor: Uma teoria enraizada sobre as expectativas de papel de género de leigo/as e enfermeiro/as". In Gênero e saúde: diálogos Ibero-Brasileiros. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Paulino, Paula. "Com>¿Viver app: Promoting pro-social behavior online". 2018.
Pré-impressão
  1. Paulino, Paula; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Albuquerque, Sara; Correia, Sónia; Mendes, T.. "Dropout in higher education: sociodemographic, economic, and psychosocial factors in the post-pandemic era.". 2024. 1. Paulino, P., Gonzalez, B., Albuquerque, S., Correia, S. & Mendes, T. (2024). Dropout in higher education: sociodemographic, economic, and psychosocial factors in the post-pandemic era. XXXXXhttps://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/dropout-in-higher-education-sociodemographic-economic-and-psychosocial-factors-in-the-post-pandemic-era..
Relatório
  1. Oliveira, J G; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Gaspar, Rui; Mendes, Teresa; Paulino, Paula; António, Bruna; Costa, Diana; et al. 2024. Estudo sobre a perceção de eficácia da Campanha de Comunicação para a promoção da vacinação sazonal Outono-Inverno | 2023-2024, Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde (DSPDPS) Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar. https://www.dgs.pt/em-destaque/campanha-de-vacinacao-sazonal-outono-inverno-2024-2025-com-inicio-previsto-para-a-segunda-quinzena-de-setembro-pdf.aspx.
  2. Gamito, P., Paulino, P., & Correia, S.. 2023. IO3 and IO4 – Factor and Needs Analysis Report. DIGITAL TOOL FOR MENTORSHIP AGAINST DROPOUT..
Resumo em conferência
  1. Paula Paulino, Sara Ibérico Nogueira, Leonor Almeida, Mariana Claro4 & Evely Boruchovitch. "UNIVERSITY STUDENTS' LEARNING MOTIVATION SCALE: VALIDATION FOR THE PORTUGUESE POPULATION". Trabalho apresentado em The Future of Education - 13th Edition, 2023.
  2. Paulino, Paula. "Mental contrasting with implementation intentions: a metacognitive strategy on educational context". Trabalho apresentado em ICPIMP 2022: International Conference on Pedagogy, Innovative Methods and Practices, 2022.
  3. Paulino, Paula. "Detecting hate speech and cyberbullying using natural language processing". Trabalho apresentado em ICDID 2022: International Conference on Digital Innovation and Development, 2022.
  4. Paulino, Paula. "AUTORREGULAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM: INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR". Trabalho apresentado em IV International Conference on Student Engagement at School: Social and Psychological Perspectives (IVCIEAE), 2022.
  5. Paulino, Paula. "As «camadas da aprendizagem»: Níveis de reflexão de alunos do ensino básico e secundário sobre o ensino explícito de uma estratégia autorregulatória.". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  6. Paulino, Paula. "Intervir na dimensão motivacional da aprendizagem: Contraste Mental com Intenções de Implementação.". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. Braga, setembro 2021, 2021.
  7. Paulino, Paula. "Determinantes da agressão em cyberbullying: Autoeficácia e experiências de vitimização". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego- Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  8. Paulino, Paula. "Descomprometimento moral no cyberbullying: Perceções de adolescentes no contexto Português". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019, 2019.
  9. Paulino, Paula. "Perspetivas Atuais e Futuras no Estudo da Autorregulação: Investigar e intervir em contexto educacional.". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada. Lisboa, setembro 2019, 2019.
  10. Paulino, Paula. "Cyberbullying: a tomada de decisão como um processo educativo na regulação do comportamento.". Trabalho apresentado em 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  11. Paulino, Paula. "A "Festarola": Um jogo educativo para a promoção de competências de resolução de problemas.". Trabalho apresentado em 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  12. Paulino, Paula. "Promoção da motivação dos alunos na resolução de problemas na Matemática: O jogo «A Festarola».". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  13. Paulino, Paula. "Self-regulated learning strategies in problem solving in math: "let's party" as an educational game.". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação., 2016.
  14. Paulino, Paula. "A avaliação das crenças motivacionais, expectativas e avaliação de desempenho na resolução de problemas.". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  15. Paulino, Paula. "Teachers' beliefs about the promotion of students' self-regulation of motivation,". Trabalho apresentado em 35th International School Psychology Association Conference, 2013.
  16. Paulino, Paula. "Motivação na Aprendizagem: crenças e estratégias de autorregulação da motivação de alunos do 3ºciclo de escolaridade,". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  17. Paulino, Paula. "Autorregulação da Motivação na Aprendizagem: Crenças e Estratégias de alunos do 3ºCiclo de Escolaridade". Trabalho apresentado em XII Colóquio International Psicologia e Educação, 2012.
  18. Paulino, Paula. "Challenging Motivation for Learning: "Self- regulation of Motivation for Learning Scale"". Trabalho apresentado em International Psychological Applications Conference and Trends, Lisboa., 2012.
  19. Paulino, Paula; Paulino, Paula; Silva, Adelina Lopes da. "Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from Self-Regulation of Motivation to more a effective learning"". Trabalho apresentado em International Conference on Education and Educational Psychology, Istambul, 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.289
  20. Paulino, Paula. "A formação de impressões e as escolhas alimentares: o significado social da alimentação". Trabalho apresentado em VII Simpósio de Investigação em Psicologia, Braga., 2010.
Tese / Dissertação
  1. Guerra, Mariana Santos. "Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/47447.
  2. Lopes, Miriam Cristina Alves. "Aprendizagem autorregulada e crenças motivacionais na resolução de problemas matemáticos em alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/36770.
  3. Paulino, Ana Paula de Oliveira, 1980-; Paulino, Paula. "Regulação da motivação : avaliação e promoção da dimensão motivacional de aprendizagem autorregulada - contributos de alunos e professores -". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20314.
  4. Paulino, Ana Paula Oliveira. "A influência social nas escolhas alimentares saudáveis em adolescentes e jovens adultos: formação de impressões, identificação e norma de grupo". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10071/1384.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Aprendizagem Autorregulada e Crenças Motivacionais na Resolução de Problemas Matemáticos em Alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Insucesso escolar entre os estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: um estudo sobre os vaiáveis motivacionais e contextuais.
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Inventário de dimensões da adultez emergente (IDEA-8): Estudos psicométricos iniciais
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Irmãos acima de tudo: Estudo Qualitativo sobre a Experiência de ter como irmãos pessoas Autistas
Arguente principal
Giovanna Lima (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2024 REGULAÇÃO EMOCIONAL E MOTIVACIONALEM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO
Arguente principal
Teresa Belo Costa Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2024 Burro velho não aprende línguas? Aprendizagem ao longo da vida, qualidade de vida, saúde mental e suporte social numa geração 55+ portuguesa
Arguente
Paulo Silvestre (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023 VALIDAÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DA “THE INTEGRATION OF STRESSFUL LIFE EXPERIENCES SCALE” (ISLES) NUMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS ENLUTADOS
Arguente principal
Mariana Marques Henriques (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2023 PSYCHOSOCIAL NEEDS OF YOUNG PEOPLE WITH EPILEPSY: ILLNESS EXPERIENCE AND TRANSITION FROM PAEDIATRIC TO ADULT HEALTHCARE
Arguente principal
Inês Costa (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2023 Avaliar, identificar e promover a aprendizagem autorregulada na educação pré-escolar
Arguente
Janete Silva Moreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023 Projeto formativo autorregulatório : Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
Arguente
Elisabete Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 Avaliação das características psicométricas da versão portuguesa de autorrelato do STRENGHTS AND DIFFICULTIES QUESTIONNAIRE (SDQ) EM CRIANÇAS COM EPILEPSIA PEDIÁTRICA A PARTIR DOS 8 ANOS
Arguente principal
Pedro Botelho Leal (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2022 Propriedades psicométricas da versão portuguesa do questionário de tecnostresse RED/TIC: estudos preliminares
Arguente principal
Sara Moleiro Mendes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2022 REPRESENTAÇÕES DE DOENÇA NA EPILEPSIA PEDIÁTRICA: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS/ADOLESCENTES E DOS PAIS, E ASSOCIAÇÕES COM A QUALIDADE DE VIDA
Arguente principal
MARIA FILIPA ABECASIS FIGUEIREDO DE BARROS (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2022 Risk Factor for covid infection: Virtual Reality Paradigm
Arguente principal
Catarina Sofia Coelho Martins de Carvalho (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021 Estudos de validação psicométrica da versão portuguesa europeia da escala de tecnostresse RED/TIC
Arguente principal
Anna Lena Hormann (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2021 O uso das tecnologias digitais numa escola do 3ºciclo de ensino básico – efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
Arguente principal
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 OBSERVAR, REFLETIR E NARRAR: CICLOS ESTRATÉGICOS DE AÇÃO AUTORREGULADA COMO PROCESSO FORMATIVO E DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
Arguente
Isabel Piscalho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021 Adaptação e Validação do Questionário de Medo de Cobras para Português Europeu
Arguente principal
Marcela de Jesus Nascimento (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2020 Estudo de validação Psicométrica da Versão portuguesa da Escala de Fadiga de Pichot
Arguente principal
Luís Filipe Martins de Brito (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2018 Estratégias intra e inter parentais para lidar com a ansiedade de crianças ansiosas
Arguente
INÊS ALEXANDRA AMARO DOS SANTOS NUNES (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 A velocidade sacádica na deteção de cobras: Um estudo com image morphing
Arguente
JORGE ALBERTO RAMADA FOLGADO GUERRA (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2017 O uso das tecnologias digitais numa escola com 3º ciclo do ensino básico-efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
Arguente
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Journal of Applied Social Psychology (1559-1816) Wiley (Blackwell Publishing)
2018 - Atual Perspectivas en Psicología - Revista de Psicología y Ciencias Afines
2018 - Atual Asia Pacific Journal of Education (1742-6855) Informa UK (Taylor & Francis)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Colaboradora na elaboração e implementação do Programa: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças em idade pré-escolar. Programa Piloto 2019/2020
2018 - 2018 Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - Atual Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, Programa Interuniversitário Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Participação em sessões das Unidades Curriculares: Autorregulação da Aprendizagem ao longo do Ciclo de Vida e Psicologia da Educação, do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. (Doutoramento)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2017 - Atual Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of Education Studies
Membro
2017 - Atual Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Distinções

Outra distinção

2023 February’s Editor’s Choice The Spanish Journal of Psychology
The Spanish Journal of Psychology, Espanha