Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paula Paulino
Nomes de citação
- Paulino, Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0017-93D1-C296
- ORCID iD
- 0000-0001-8249-5366
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2011
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
""Regulação da motivação: Avaliação e promoção da dimensão motivacional da aprendizagem autoregulada - contributos de alunos
e professores"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006
Concluído
|
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
2003
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | ||
2015 - 2019 | Investigador (Investigação) | Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
2003 - 2008 | Investigador Contratado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2015 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2016 - Atual | Psicóloga Clínica e Educacional | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2007 - 2010 | Psicóloga Clínica e Educacional | Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. | Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal |
2017 - Atual | Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade em Psicologia Educacional | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | ||
2004 - Atual | Psicóloga Clínica | Clínica Privada, Portugal |
2018 - 2018 | Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy | SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy, Portugal |
2002 - 2003 | Estagiária de Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia (UCIN) do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa (HSFX), , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2015 | Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from self-regulation of motivation to more effective learning.
FCT-BD 68945/2010
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Autorregulação da aprendizagem: mapeamento dos fatores associados e intervenção na formação inicial e continuada de professores
CNPq -Edital Universal 2023
Investigador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
2023/01/15 - Atual | Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment
FP22-2B165
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal |
Obra Social La Caixa
Em curso
|
2022/09/15 - Atual | Developing University Students’ Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
|
Em curso
|
2015/03/01 - Atual | Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015/03/01 - Atual | Research Center in Psychological Science
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2022/07/15 - 2023/05/15 | Dropout in higher education: Psychosocial, economical and contextual correlates in post-pandemic era
FP22-1B047
Investigador responsável
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
Obra Social La Caixa
Concluído
|
2016/06/01 - 2019/11/30 | Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem
PTDC/MHC-PED/3297/2014
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/10/01 - 2015/05/31 | SABER APRENDER E SABER ENSINAR A MOTIVAÇÃO: CONTRIBUTOS DA AUTO-REGULAÇÃO MOTIVACIONAL PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
SFRH/BD/68945/2010
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2015 | Dos significados à autorregulação: perspetivas de estudantes com trajetórias académicas de insucesso»
GEPAAR – Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada, da Universidade de Pelotas, Brasil e o PEAAR - Programa de Investigação
da Aprendizagem Au
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
Concluído
|
2007/02/05 - 2009/06/15 | Teorias implícitas sobre dor crónica e género: Dos técnicos de saúde aos pacientes
PIHM/PSI/63505/2005
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/01/01 - 2006/12/31 | A INFLUÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO E NORMA DE GRUPO
SFRH/BM/24562/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003 - 2005 | Avaliação dos factores de risco e protecção e do suporte institucional na área da saúde para jovens (Fundação Calouste Gulbenkian
e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
desconhecida
Bolseiro de Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Avaliação da eficácia do Programa de Mentorado
S/R
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Em curso
|
2024/01/01 - 2025/09/01 | WEENERS: Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-
estar dos professores
COFAC/ILIND/CeiED/1/2023
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal |
Em curso
|
2015 - 2016 | Resolução de Problemas na Matemática no 1ºCiclo de Escolaridade
Orçamento Participativo da CML
Investigador
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Concluído
|
2005 - 2007 | Rumo à Qualidade (2004/ EQUAL/A2/EE/085)
(2004/ EQUAL/A2/EE/085)
Bolseiro de Investigação
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Aprendizagem Autorregulada e Crenças Motivacionais na Resolução de Problemas Matemáticos em Alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Insucesso escolar entre os estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: um estudo sobre os vaiáveis motivacionais
e contextuais.
Coorientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Inventário de dimensões da adultez emergente (IDEA-8): Estudos psicométricos iniciais
Coorientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Irmãos acima de tudo: Estudo Qualitativo sobre a Experiência de ter como irmãos pessoas Autistas
Arguente principal
|
Giovanna Lima (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2024 | REGULAÇÃO EMOCIONAL E MOTIVACIONALEM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO
Arguente principal
|
Teresa Belo Costa Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2024 | Burro velho não aprende línguas? Aprendizagem ao longo da vida, qualidade de vida, saúde mental e suporte social numa geração
55+ portuguesa
Arguente
|
Paulo Silvestre (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
2023 | VALIDAÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DA “THE INTEGRATION OF STRESSFUL LIFE EXPERIENCES SCALE” (ISLES) NUMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS
ENLUTADOS
Arguente principal
|
Mariana Marques Henriques (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2023 | PSYCHOSOCIAL NEEDS OF YOUNG PEOPLE WITH EPILEPSY: ILLNESS EXPERIENCE AND TRANSITION FROM PAEDIATRIC TO ADULT HEALTHCARE
Arguente principal
|
Inês Costa (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2023 | Avaliar, identificar e promover a aprendizagem autorregulada na educação pré-escolar
Arguente
|
Janete Silva Moreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023 | Projeto formativo autorregulatório : Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
Arguente
|
Elisabete Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022 | Avaliação das características psicométricas da versão portuguesa de autorrelato do STRENGHTS AND DIFFICULTIES QUESTIONNAIRE
(SDQ) EM CRIANÇAS COM EPILEPSIA PEDIÁTRICA A PARTIR DOS 8 ANOS
Arguente principal
|
Pedro Botelho Leal (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022 | Propriedades psicométricas da versão portuguesa do questionário de tecnostresse RED/TIC: estudos preliminares
Arguente principal
|
Sara Moleiro Mendes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022 | REPRESENTAÇÕES DE DOENÇA NA EPILEPSIA PEDIÁTRICA: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS/ADOLESCENTES E DOS PAIS, E ASSOCIAÇÕES COM A QUALIDADE
DE VIDA
Arguente principal
|
MARIA FILIPA ABECASIS FIGUEIREDO DE BARROS (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022 | Risk Factor for covid infection: Virtual Reality Paradigm
Arguente principal
|
Catarina Sofia Coelho Martins de Carvalho (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2021 | Estudos de validação psicométrica da versão portuguesa europeia da escala de tecnostresse RED/TIC
Arguente principal
|
Anna Lena Hormann (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2021 | O uso das tecnologias digitais numa escola do 3ºciclo de ensino básico – efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
Arguente principal
|
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | OBSERVAR, REFLETIR E NARRAR: CICLOS ESTRATÉGICOS DE AÇÃO AUTORREGULADA COMO PROCESSO FORMATIVO E DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
DAS CRIANÇAS
Arguente
|
Isabel Piscalho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2021 | Adaptação e Validação do Questionário de Medo de Cobras para Português Europeu
Arguente principal
|
Marcela de Jesus Nascimento (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2020 | Estudo de validação Psicométrica da Versão portuguesa da Escala de Fadiga de Pichot
Arguente principal
|
Luís Filipe Martins de Brito (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2018 | Estratégias intra e inter parentais para lidar com a ansiedade de crianças ansiosas
Arguente
|
INÊS ALEXANDRA AMARO DOS SANTOS NUNES (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
|
2018 | A velocidade sacádica na deteção de cobras: Um estudo com image morphing
Arguente
|
JORGE ALBERTO RAMADA FOLGADO GUERRA (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2017 | O uso das tecnologias digitais numa escola com 3º ciclo do ensino básico-efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
Arguente
|
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Journal of Applied Social Psychology (1559-1816) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2018 - Atual | Perspectivas en Psicología - Revista de Psicología y Ciencias Afines | |
2018 - Atual | Asia Pacific Journal of Education (1742-6855) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Colaboradora na elaboração e implementação do Programa: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças em idade pré-escolar. Programa Piloto 2019/2020 | |
2018 - 2018 | Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015 - Atual | Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, Programa Interuniversitário Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Participação em sessões das Unidades Curriculares: Autorregulação da Aprendizagem ao longo do Ciclo de Vida e Psicologia da Educação, do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. | (Doutoramento) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2017 - Atual | Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of
Education Studies
Membro
|
|
2017 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2023 | February’s Editor’s Choice The Spanish Journal of Psychology
The Spanish Journal of Psychology, Espanha
|