???global.info.a_carregar???
Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Psicologia Clínica em 2011 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Clínica em 2005 pelo(a) Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Departamento de Psicologia e Educação. Publicou 15 artigos em revistas especializadas. Recebeu 4 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia, Clínica. Nos primeiros anos da sua formação em Psicologia, durante a licenciatura, a investigadora dirigiu a sua actividade científica para o estudo da vinculação em crianças e adultos, colaborando em diferentes investigações, no âmbito de teses de mestrado e doutoramento desenvolvidas na Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Num momento posterior, após a conclusão da licenciatura em Psicologia, a investigadora iniciou a sua colaboração num projecto longitudinal que procurou avaliar o desenvolvimento de bebés a viver em Centros de Acolhimento Temporário em Portugal. Os trabalhos de doutoramento da investigadora foram integrados neste projecto o que permitiu um conhecimento aprofundado de diferentes metodologias de avaliação de crianças até aos 30 meses, nos dominios do desenvolvimento físico, motor, cognitivo, linguagem, sócio-emocional e neurobiológico. Em particular, a investigadora realizou formação em laboratórios de investigação internacionais, no sentido de se especializar na avaliação da vinculação em bebés, particularmente no que respeita a perturbações de vinculação: -Formação para avaliação da organização e desorganização da vinculação na infância através do procedimento experimental Situação Estranha (Ainsworth, Blehar, Waters & Wall, 1978) com a Professora Doutora Elizabeth Carlson e o Professor Doutor Alan Sroufe, Institute of Child Development – Universidade de Minnesota, EUA - Formação para administração e cotação da DAI (Disturbances of Attachment Interview, Smyke & Zeanah, 1999) com o Professor Doutor Charles Zeanah e a Professora Doutora Anna Smyke na Tulane Medical School, Nova Orleães, EUA - Formação no sistema de cotação AMBIANCE (Lyons-Ruth, Bronfman, & Parsons, 1999) Formação sobre a utilização do protocolo de avaliação AMBIANCE, instrumento que permite avaliar perturbações de comunicação afectiva das figuras parentais face ao bebé, com aProfessora Doutora Karlen Lyons-Ruth, Professora Doutora Elisa Bronfman e Professora Doutora Sheri Madigan na Harvard Medical School, Cambridge, EUA. - Workshop “Circle of Security” com Professor Doutor Robert Marvin (University of Virginia, School of Medicine, USA) Institut Mutualist Montsouris, Paris, França. No final do doutoramento, a investigadora integrou uma unidade de investigação em psicopatologia e psicoterapia na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Entre 2012 e 2015 realizou formação em sistemas de codificação que permitem avaliar o processo em psicoterapia: - Sistema de Codificação de Momentos de Inovação (SCMI; Gonçalves et al., 2011) - Sistema de Codificação de Retorno ao Problema (SCRP; Gonçalves et al., 2009) - Core Conflictual Relationship Theme (CCRT; Luborsky & Crits-Christoph, 1990) - Therapeutic Collaboration Coding System (TCCS; Ribeiro et al., 2012) Entre 2015 e 2017, no âmbito do seu projeto de pós-doutoramento a investigadora focou-se no estudo de marcadores psicofisiológicos periféricos de mudança e ambivalência em psicoterapia. Assim, nos últimos três anos o trabalho de investigação da candidata na área da psicopatologia e psicoterapia tem resultado em diferentes outputs e estimulado um interesse crescente na identificação de fatores que conduzem à mudança ou estabilidade terapêutica e, por conseguinte, ao sucesso ou insucesso do processo psicoterapêutico.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Maria Ribeiro da Silva

Nomes de citação

  • Silva, J.
  • Silva, J. R.

Identificadores de autor

Ciência ID
011A-FC28-0157
ORCID iD
0000-0003-1372-561X

Endereços de correio eletrónico

  • joanas@upt.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 225 572 00 (Profissional)

Moradas

  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541, 4200-072, Oporto, Oporto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/05/02 - 2015/08/30 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - 2006/07/31 Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Programa para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil (PEETI), Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07/01 - 2022/09/01 Coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Psicóloga Clínica, psicoterapeuta Clínica do Salgueiral, médica e dentária, Portugal
2015/10/01 - 2017/08/30 Investigadora de pós-doutoramento, financiamento pela FCT (SFRH/BPD/108674/2015), com o projeto " More than Words: Peripheral Psychophysiological Indicators of Change and Ambivalence in Psychotherapy" Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2006/09/01 - 2011/02/28 Bolseira de Doutoramento (SFRH / BD / 29545 / 2006) com projecto “Attachment Disorganization and Attachment Disordered Behaviors in a Group of Portuguese Institutionalized Children” Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2007/09/01 - 2009/09/01 Investigadora e membro formal da equipa (não doutorado) do projecto com financiamento competitivo (BIAL, refª 13/06) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2006/02/01 - 2006/08/31 Consultora de um projecto de Psicologia aplicada ao conforto psicológico de materiais têxteis: COM4Wool - Reengenharia do Projecto de Tecidos Finos de Lã para a Valorização e Optimização do Conforto Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10/01 - 2017/09/30 More than Words: Peripheral Psychophysiological Indicators of Change and Ambivalence in Psychotherapy
SFRH/BPD/108674/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/09/01 - 2011/07/31 Attachment disorganization and attachment disordered behaviors in institutionalized children
SFRH / BD / 29545 / 2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/16 - 2024/01/16 Care4mommies: The longitudinal impact of psychological flexibility and compassion on mother-baby bonding
EXPL/PSI-GER/0259/2021
Investigador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/05/01 - 2015/05/31 Ambivalence and Therapeutic Failure
FCT - PTDC/PSI-PCL/121525/2010
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 1662 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI1662/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/01 - 2009/01 Attatchment in institutionalized infants and narrative competence of their main caregivers: a study of infants cardiac activity in the interaction with their caregiver through the BioBeAMS 2.0
13/06
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação Bial
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/08/01 - 2022/07/31 International Credit Mobility with Montclair State University
2019-1-PT01-KA107-060472
Professor
Erasmus Plus, Bélgica
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Veloso, Bruna; Moreira, S; Xavier, A; Silva, J. R.; Vagos, Paula; Palmeira, L. . Autor correspondente: Veloso, Bruna. "Can mother’s compassion discriminate her attachment style? A study during pregnancy". Trabalho apresentado em Riseup-PPD Second International Conference, Sofia, 2023.
    10.1080/0167482x.2023.2257061
  2. Mesquita, A.; Sampaio, A.; Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Martins, C.; Belsky, J.. "Oxytocin and cortisol as neuroendocrine biomarkers of attachment disordered behaviors in institutional reared children". Trabalho apresentado em International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD), Edmonton, 2012.
  3. Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Oliveira, P.; Mesquita, A.; Martins, C.; et al. "Disorganization and attachment disturbed behaviours in Portuguese institution-reared infants". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development (SRCD), Montreal, 2011.
Artigo em revista
  1. Silva, Joana; Batista, João; Fernández-Navarro, Pablo; Ferreira, Helena; Palmeira, Lara; Albuquerque, Isabel; Galhardo, Ana; et al. "Tracking narrative change in post-intervention focus groups for teachers: an exploratory study". Qualitative Research in Psychology 21 4 (2024): 557-577. http://dx.doi.org/10.1080/14780887.2024.2378699.
    Publicado • 10.1080/14780887.2024.2378699
  2. Batista, João; Alves, Daniela; Pires, Nuno; Silva, J. R.; Mendes, Inês; Magalhães, Carina; Rosa, Catarina; et al. "The meaning in loss protocol: A clinical trial of online grief therapy". Death Studies (2024): 1-13. http://dx.doi.org/10.1080/07481187.2024.2370633.
    Publicado • 10.1080/07481187.2024.2370633
  3. Fernández-Navarro, Pablo; Silva, Joana R.; Batista, João. "What Can Therapists Learn from Coding Therapy Sessions? Interviewing Clinicians to Explore the Case of Innovative Moments Training". Journal of Constructivist Psychology (2023): 1-11. http://dx.doi.org/10.1080/10720537.2023.2248531.
    10.1080/10720537.2023.2248531
  4. Vagos, Paula; Mateus, Vera; Silva, Joana; Araújo, Vânia; Xavier, Ana; Palmeira, Lara. "Mother–infant bonding in the first nine months postpartum: the role of mother’s attachment style and psychological flexibility". Journal of Reproductive and Infant Psychology (2023): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/02646838.2023.2242379.
    10.1080/02646838.2023.2242379
  5. Coyle, Samantha; Vagos, Paula; Masia, Carrie; Silva, Joana; Xavier, Ana; Martin, Grace; Wimmer, Jessica; et al. "A qualitative study of social anxiety and impairment amid the COVID-19 pandemic for adolescents and young adults in Portugal and the US". European Journal of Education and Psychology (2022): 115-131. http://dx.doi.org/10.32457/ejep.v15i2.1952.
    10.32457/ejep.v15i2.1952
  6. Joana Ribeiro Silva; Lúcia Tavares; Paula Vagos; Everett McGuinty. "Online Externalizing Metaphor Therapy for Mild-to-Moderate Anxiety: A Pilot Study with Young Adults". Journal of Constructivist Psychology (2022): https://doi.org/10.1080/10720537.2022.2069616.
    10.1080/10720537.2022.2069616
  7. J. R. Silva; R. Da Silva; P. Fernández-Navarro; C. Rosa; M. M. Gonçalves. "Understanding Extreme Violent Behavior in Ultra Firms: Exploring Identity Fusion from a Dialogical Perspective". Journal of Constructivist Psychology (2020): https://doi.org/10.1080/10720537.2019.1676342.
    10.1080/10720537.2019.1676342
  8. Batista, João; Silva, Joana; Magalhães, Carina; Ferreira, Helena; Fernández-Navarro, Pablo; Gonçalves, Miguel M.. "Studying psychotherapy change in narrative terms: The innovative moments method". Counselling and Psychotherapy Research (2020): http://dx.doi.org/10.1002/capr.12297.
    Publicado • 10.1002/capr.12297
  9. João Batista; Joana Silva; Sara Freitas; Daniela Alves; Anabela Machado; Inês Sousa; Pablo Fernández-Navarro; Carina Magalhães; Miguel M. Gonçalves. "Relational schemas as mediators of innovative moments in symptom improvement in major depression". Psychotherapy Research 29 1 (2019): 58-69. https://doi.org/10.1080/10503307.2017.1359427.
    Publicado • 10.1080/10503307.2017.1359427
  10. Baptista, J.; Belsky, J.; Marques, S.; Silva, J. R. (011A-FC28-0157); Martins, C.; Soares, I.. "Early family adversity, stability and consistency of institutional care and infant cognitive, language and motor development across the first six months of institutionalization". Infant Behavior and Development (2019): 57.
    Publicado
  11. Da Silva, R.; Fernández-Navarro, P.; Gonçalves, M.; Rosa, C.; Silva, J. R. (011A-FC28-0157). "Tracking narrative change in the context of extremism and terrorism: Adapting the Innovative Moments Coding System". Aggression and Violent Behavior 47 (2019): 204-214.
    Publicado
  12. da Silva, R.; Fernández-Navarro, P.; Gonçalves, M.M.; Rosa, C.; Silva, J.. "Tracking narrative change in the context of extremism and terrorism: Adapting the Innovative Moments Coding System". Aggression and Violent Behavior 47 (2019): 204-214. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85065723166&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.avb.2019.05.002
  13. Baptista, J.; Belsky, J.; Marques, S.; Silva, J.R.; Martins, C.; Soares, I.. "Early family adversity, stability and consistency of institutional care and infant cognitive, language and motor development across the first six months of institutionalization". Infant Behavior and Development 57 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074488018&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.infbeh.2019.101387
  14. Everett F. McGuinty; Brian M. Bird; Joana R. Silva; Danielle K. Morrow; David C. Armstrong. "Externalizing Metaphors Therapy and Innovative Moments: A Four-Session Treatment Group for Anxiety". International Journal of Group Psychotherapy 68 3 (2018): 428-457. https://doi.org/10.1080/00207284.2018.1429926.
    10.1080/00207284.2018.1429926
  15. da Silva, Raquel; Fernández-Navarro, Pablo; Gonçalves, Miguel M.; Rosa, Catarina; Silva, Joana. "Disengagement from Political Violence and Deradicalization: A Narrative-Dialogical Perspective". Studies in Conflict & Terrorism 43 6 (2018): 444-467. http://dx.doi.org/10.1080/1057610x.2018.1452709.
    10.1080/1057610x.2018.1452709
  16. Baptista, J.; Silva, J. R. (011A-FC28-0157); Marques, S.; Martins, C.; Soares, I.. "Early maltreatment and current quality of relational care predict socioemotional problems among institutionalized infants and toddlers". Infant Mental Health Journal 39 (2018): 218-229.
    Publicado
  17. Baptista, J.; Silva, J.R.; Marques, S.; Martins, C.; Soares, I.. "EARLY MALTREATMENT AND CURRENT QUALITY OF RELATIONAL CARE PREDICT SOCIOEMOTIONAL PROBLEMS AMONG INSTITUTIONALIZED INFANTS AND TODDLERS". Infant Mental Health Journal 39 6 (2018): 718-729. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85055291185&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/imhj.21741
  18. Silva, J. R.; Gonçalves, M. M.; Ribeiro, A. P.; Mendes, I.; Alves, D.; Rosa, C.; Braga, C.; et al. "Three narrative-based coding systems: Innovative moments, ambivalence and ambivalence resolution". Psychotherapy Research 27 (2017): 270-282.
    Publicado
  19. Gonçalves, M.M.; Silva, J.R.; Mendes, I.; Rosa, C.; Ribeiro, A.P.; Batista, J.; Sousa, I.; Fernandes, C.F.. "Narrative Changes Predict a Decrease in Symptoms in CBT for Depression: An Exploratory Study". Clinical Psychology and Psychotherapy 24 4 (2017): 835-845. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84995404783&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/cpp.2048
  20. Gonçalves, M.M.; Ribeiro, A.P.; Mendes, I.; Alves, D.; Silva, J.; Rosa, C.; Braga, C.; et al. "Three narrative-based coding systems: Innovative moments, ambivalence and ambivalence resolution". Psychotherapy Research 27 3 (2017): 270-282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84995675894&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10503307.2016.1247216
  21. Gonçalves, M. M.; Silva, J. R.; Mendes, I. Rosa; Rosa, C.; Ribeiro, A. P.; Batista, J.; Sousa, I.. "Narrative changes predict a decrease in symptoms in CBT for depression: An exploratory study". Clinical Psychology and Psychotherapy 24 (2016): 835-845.
    Publicado
  22. Cardoso, P.; Gonçalves, M. M.; Duarte, M. E.; Silva, J. R.; Alves, D.. "Life Design Counseling outcome and process: A case study with an adolescent". Journal of Vocational Behavior 93 (2016): 58-66.
    Publicado
  23. Cardoso, P.; Gonçalves, M.M.; Duarte, M.E.; Silva, J.R.; Alves, D.. "Life Design Counseling outcome and process: A case study with an adolescent". Journal of Vocational Behavior 93 (2016): 58-66. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954418408&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jvb.2016.01.002
  24. Silva, Joana. "Narrative innovations predict symptom improvement: Studying innovative moments in narrative therapy of depression". Psychotherapy Research (2015):
    10.1080/10503307.2015.1035355
  25. Silva, Joana. "Ambivalence in Narrative Therapy: A Comparison between Recovered and Unchanged Cases". Clinical Psychology and Psychotherapy (2015):
    10.1002/cpp.1945
  26. Silva, Joana. "Does family risk and quality of relational care predict indiscriminate attachment behavior in institutionalized Portuguese children?". Attachment and Human Development (2014):
    10.1080/14616734.2013.869237
  27. Silva, Joana. "The Interactive Effect of Maltreatment in the Family and Unstable Institutional Caregiving in Predicting Behavior Problems in Toddlers". Child Abuse & Neglect (2014):
    10.1016/j.chiabu.2014.10.015
  28. Silva, Joana. "Narrative innovation in Life Design Counseling: The case of Ryan". Journal of Vocational Behavior (2014):
    10.1016/j.jvb.2014.08.001
  29. Silva, Joana. "Momentos de Inovação em Psicoterapia: Das narrativas aos processos dialógicos". Análise Psicológica (2014):
    10.14417/ap.837
  30. Silva, Joana. "Innovative moments and change in Career Construction Counseling". Journal of Vocational Behavior (2014):
    10.1016/j.jvb.2013.10.001
  31. Silva, Joana. "Social Withdrawal Behavior In Institutionalized Toddlers: Individual, Early Family And Institutional Determinants". Infant Mental Health Journal (2013):
    10.1002/imhj.21416
  32. Silva, Joana. "Diverse Physical Growth Trajectories in Institutionalized Portuguese Children below age 3: Relation to Child, Family, and Institutional Factors". Journal of Pediatric Psychology (2013):
    10.1093/jpepsy/jss129
  33. Silva, Joana. "Assessment of temperament at 13 and 24 months usingmaternal report: validation of the portuguese version of infant characteristics questionnaire". Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (2013):
  34. Silva, J. R.; Gonçalves, M. M.. "I Momenti Innovativi in Psicoterapia: Panoramica di un programma di ricerca". Psichiatria & Psicoterapia 32 (2013): 316-328.
    Publicado
  35. Carneiro, A.; Dias, P.; Magalhães, C.; Soares, I.; Rangel-Henriques, M.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.. "Assessment of temperament at 13 and 24 months usingmaternal report: Validation of the portuguese version of infant characteristics questionnaire". Journal of Human Growth and Development 23 1 (2013): 71-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876350695&partnerID=MN8TOARS.
    10.7322/jhgd.50394
  36. Silva, Joana. "Indiscriminate behavior observed in the strange situation among institutionalized toddlers: Relations to caregiver report and to early family risk.". Infant Mental Health (2012):
    10.1002/imhj.20336
  37. Martins, C.; Belsky, J.; Baptista, J.; Silva, J. R. (011A-FC28-0157); Mesquita, A.R.; de Castro, F.; Sousa, N.; Soares, I.. "Diverse Physical Growth Trajectories in Institutionalized Portuguese Children Below Age 3: Relation to Child, Family, and Institutional Factors". Journal of Pediatric Psychology 38 (2012): 438-448.
    Publicado
  38. Silva, Joana. "Desenvolvimento, Psicopatologia e Apego: Estudo Exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras". Psicologia: Reflexão e Critica (2010):
  39. Pereir, M.; Soares, I.; Dias, P.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.. "Development, psychopathology and attachment: An exploratory study with institutionalized children and their caregivers,Desenvolvimento, psicopatologia e apego: Estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadoras". Psicologia: Reflexao e Critica 23 2 (2010): 222-231. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78049457433&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722010000200004
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, Miguel M.; Ribeiro, António P.; Rosa, Catarina; Silva, Joana R.; Braga, Cátia; Magalhães, Carina; Oliveira, João Tiago. "Innovation and ambivalence". In Handbook of Dialogical Self Theory and Psychotherapy, 120-134. Routledge, 2018.
    10.4324/9781315145693-9
  2. Silva, J. R.. "Terapia Narrativa de Re-autoria". In Psicoterapias. Lisboa, Portugal: Pactor, 2018.
    Publicado
  3. Silva, J. R.. "Uma perspectiva desenvolvimental sobre o impacto da institucionalização e da adopção em crianças". In Novas formas de vitimação criminal. Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2010.
  4. Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Oliveira, A.. "Uma perspetiva desenvolvimental sobre o impacto da institucionalização e da adoção em crianças". In Vitimologia: das novas abordagens teóricas às novas práticas de intervenção. Psiquilibrios, 2010.
    Publicado
  5. Silva, J. R.. "Vinculação e Psicopatologia". In Relações de Vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e Avaliação. Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Martins, C.; Soares, I.; de Castro, F.; Marques, S.; Silva, J.; Baptista, J.; Oliveira, P.; Mesquita, A.; Belsky, J.. "Developmental Trajectories in Institutionalized Children: Inter- and intra-individual associations with child, family, and institutional factors". Trabalho apresentado em ., ., ., ., , , , Mesquita A.R., World Association of Infant Mental Health (WAIMH), Cape Town, South Africa, 2012., 2012.
  2. Carneiro, A.; Dias, P.; Fachada, I.; Baptista, J.; Silva, J.; Marques, S.; Martins, C.; Soares, I.. "Poster Presentation: Disturbances of attachment in community and institutionalized children in pre- school age: A comparative study". Trabalho apresentado em WAIMH 13th World Congress, 2012.
  3. Baptista, J.; Henriques, M.; Soares, I. ; Oliveira, A.; Ferreira, T.; Sousa, M.; Marques, S.; et al. "Poster Presentation: From the institution to the adoptive family: Child's mental development, temperament, caregiver/mother responsiveness and narrative competence". Trabalho apresentado em International Conference on Adoption Research, 2010.
  4. Baptista, J.; Henriques, M.; Soares, I.; Oliveira, A.; Silva, J.; Marques, S.; Sousa, M.; et al. "Early deprivation, quality of care and developmental catch-up in postinstitutionalized children". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH), 2010.
  5. Silva, J.; Soares, I.; Carlson, E.; Marques, S.; Baptista, J.; Oliveira, P.; Mesquita, A.; et al. "Disorganization and attachment disordered behaviors in institutionalized infants: Prevalence and associations with quality of care". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH), 2010.
  6. Dias, P.; Soares, I.; Baptista, J.; Oliveira, P.; Mesquita, A.; Silva, J.; Marques, S.; et al. "Attachment in institutionally-reared children and caregivers' narrative competence: Child's cardiac activity during interactions with the caregiver". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH), 2010.
  7. Marques, S.; Soares, I.; Sousa, N.; Silva, J.; Baptista, J.; Mesquita, A.; Palha, J.; Martins, C.. "Neuroendorine functioning in relation to other developmental domains in Portuguese institutionally reared children: Preliminary longitudinal findings". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH), 2010.
  8. Baptista, J.; Henriques, M.; Soares, I. ; Oliveira, A.; Silva, J.; Marques, S.; Sousa, M.; et al. "Poster Presentation: Early deprivation and developmental catch-up in post-institutionalized children and quality of care". Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health, 2010.
  9. Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Mesquita, A.; Dias, P.; Henriques, M.; et al. "Attachment disordered behaviours in Portuguese institutionally-reared infants". Trabalho apresentado em XVIIth Biennial International Conference on Infant Studies (ICIS), 2010.
  10. Oliveira, P.; Soares, I.; Silva, J.; Baptista, J.; Marques, S.; Mesquita, A.; Martins, C.; Miller, E.; Lyons-Ruth, K.. "Indiscriminate attachment behavior among institutionally reared infants using the RISE assessment: Relations to maternal risk". Trabalho apresentado em XVIIth Biennial International Conference on Infant Studies (ICIS) Baltimore, 2010.
  11. Soares, I. ; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Mesquita, A.; Dias, P.; Henriques, M.; Martins, C.; Lyons-Ruth, K.. "Poster Presentation: Attachment disordered behaviors in Portuguese institutional reared infants". Trabalho apresentado em 17th Biennial International Conference in Infant Studies, 2010.
  12. Soares, I. ; Dias, P.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Machado, F.; Teixeira, D.; et al. "Poster Presentation: Trastornos del apego en niños institucionalizados: Actividad cardiaca en la Situación Extraña, temperamento y contexto familiar y institucional". Trabalho apresentado em 10th Meeting of the International Attachment Network - Iberoamerican Section, 2009.
  13. Soares, I. ; Sousa, M.; Baptista, J.; Moreira, A.; Silva, J.; Marques, S.; Pereira, M.; et al. "Poster Presentation: Caregiver's narrative competence and children's development: A comparison study with a normative sample and a risk sample with institutionalized children". Trabalho apresentado em 39th Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2009.
  14. Soares, I.; Dias, P.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Machado, F.; Teixeira, D.; et al. "Disturbios del apego en los niños institucionalizados: la regulación autonómica, riesgo sociofamiliares y cuidado institucionales". Trabalho apresentado em IAN, 2009.

Outros

Outra produção
  1. Estudo longitudinal do desenvolvimento físico e mental da criança adotada e sua relação com experiências prévias à adoção. VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Henriques, M; Baptista, J.; Sousa, M.; Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Martins, C.; Cavadas, I..
  2. Desenvolvimento mental e sensibilidade da cuidadora e da mãe por adopção: Diferenças entre crianças retraídas e não retraídas. VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Baptista, J.; Henriques, M; Soares, I.; Sousa, M.; Silva, J.; Marques, S.; Martins, c..
  3. Comportamentos perturbados de vinculação em crianças institucionalizadas: Impacto da qualidade dos cuidados. VIII Congresso Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Silva, J.; Baptista, J.; Marques, S.; Paula S. Oliveira; Martins, c.; Soares, I..
  4. Na família adotiva e no CAT: Estudo comparativo do desenvolvimento. IV Encontro sobre Maus Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência. 2011. Baptista, J.; Soares, I.; Henriques, M; Marques, S.; Silva, J.; Martins, c..
  5. Desorganização da vinculação: Risco familiar e qualidade dos cuidados no CAT. IV Encontro sobre Maus Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência. 2011. Silva, J.; Soares, I.; Marques, S.; Baptista, J.; Martins, c.; Dias, P..
  6. Disorganization and attachment disorder behaviors in Portuguese institutionally reared children. Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development. 2011. Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Oliveira, P.; Mesquita, A; Martins, c.; Karlen Lyons-Ruth; Jay Belsky.
  7. Desenvolvimento físico e mental do CAT para a família adoptiva: O papel da qualidade dos cuidados. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. 2011. Baptista, J.; Henriques, M; Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Oliveira, A.; Sousa, M.; Martins, c..
  8. Trajetórias de desenvolvimento físico e mental em crianças em Centros de Acolhimento Temporário. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. 2011. Marques, S.; Soares, I.; Sousa, N.; Baptista, J.; Silva, J.; Mesquita, A; Martins, c..
  9. Temperamento e psicopatologia em crianças em idade pré-escolar. n’Os Dias da Psicologia na Universidade Católica. 2010. Magalhães, C.; Carneiro, A.; Dias, P.; Baptista, J.; Silva, J.; Marques, S.; Rouxinol, F.; Henriques, M; Soares, I..
  10. Responsive behaviour: Comparison between adopted and non-adopted dyads. 13th International Conference AIFREF. 2010. Abreu-Lima, I; Henriques, M; Soares, I.; Baptista, J.; Ferreira, F.; Oliveira, A.; Marques, S.; Silva, J..
  11. Development of children placed in institutions: Contributions of individual characteristics, early family context, and institutional experiences. 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health. 2010. Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Mesquita, A; Paula S. Oliveira; Martins, c.; et al.
  12. Da instituição para a família adotiva: O desenvolvimento da criança. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2010. Baptista, J.; Henriques, M; Soares, I.; Oliveira, A.; Sousa, M.; Silva, J.; Marques, S.; et al.
    Braga
  13. Perturbações de vinculação em crianças institucionalizadas. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2010. Silva, J.; Soares, I.; Carlson, E.; Baptista, J.; Mesquita, A; Martins, c..
  14. Desenvolvimento físico, cognitivo, socioemocional e neurobiológico em crianças em Centros de Acolhimento Temporário. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2010. Marques, S.; Soares, I.; Sousa, N.; Silva, J.; Baptista, J.; Mesquita, A; Palha, J.; Martins, c..
  15. Indiscriminate attachment behavior among institutionally-reared infants: A comparison study with a home-reared group. International Conference on Infant Studies. 2010. Soares, I.; Karlen Lyons-Ruth; Paula S. Oliveira; Silva, J.; Baptista, J.; Marques, S.; Mesquita, A; Martins, c.; Oliveira, P..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/21 Can mother’s compassion discriminate her attachment style? A study during pregnancy 2nd Riseup-PPD International Conference
(Sofia, Bulgária)
2023/07/24 The role of mother's prenatal compassion and psychological flexibility in postpartum mother-to-infant bonding ACBS World Conference 2023
ACBS (Nicosia, Chipre)
2023/06/23 Innovative Moments combined writing: explorative study of on-line feasibility and change outcomes 54rd International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research
SPR (Dublin, Irlanda)
2022/06/16 Pandemic’s effects on mental health of higher education students: a multi-level approach study across Portugal and the USA ACBS World Conference 2022
2019/07/04 Psychophysiological markers of change in successful CBT for depression: an exploratory study 50th Society for Psychotherapy Research International Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Buenos Aires, Argentina)
2018/06 Tracking narrative change in the context of extremism and terrorism: Adapting the Innovative Moments Coding System 10th International Dialogical Self Conference
International Society for Dialogical Science (Braga, Portugal)
2018/06 IMs as developmental markers of change in psychotherapy: An exploratory study 49th Society for Psychotherapy Research International Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Amesterdão, Países Baixos)
2017/06 Psychophysiological markers of change in psychotherapy: An exploratory case study 48th Society for Psychotherapy Research International Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Toronto, Canadá)
2017/06 The mediation role of relational schemas in the association between innovative moments and recovery in brief therapy for depression 48th Society for Psychotherapy Research International Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Toronto, Canadá)
2017/06 Interface between Acceptance and Commitment Therapy and Strategic Therapy ACBS Annual World Conference 15
ACBS (Sevilha, Espanha)
2015/06 Reconceptualization Innovative Moments as promoter of sustained change 46th Society for Psychotherapy Research International Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Filadélfia, Estados Unidos)
2014/08 Ambivalence in emotion-focused therapy for depression: The maintenance of problematically dominant self-narratives. 8th International Conference on the Dialogical Self,
International Society for Dialogical Science (Países Baixos)
2014/08 Innovative moments as predictors of symptom change in narrative therapy for depression 8th International Conference on the Dialogical Self
International Society for Dialogical Science
2014/08 Ambivalence in emotion-focused therapy for depression: The maintenance of problematically dominant self-narratives 8th International Conference on the Dialogical Self
International Society for Dialogical Science (Haia)
2014/08 Innovative moments as predictors of symptom change in narrative therapy for depression 8th International Conference on the Dialogical Self
International Society for Dialogical Science (Haia, Países Baixos)
2014/06 Ambivalence in Narrative Therapy: A Comparison between Recovered and Unchanged Cases 45th Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Copenhaga, Dinamarca)
2014/06 How individual changes affect relational patterns: a qualitative analysis of Innovative Moments and the Core Conflictual Relationship Theme 45th Annual Meeting
Society for Psychotherapy Research (Copenhaga, Dinamarca)
2013/09 What does change when people change: Studying the narrative changes on depression with the CCRT and the Innovative Moments Coding System 25th Society for Psychotherapy Research UK chapter Annual Conference
(Oxford, Reino Unido)
2013/07/12 Comportamentos perturbados de vinculação em crianças institucionalizadas: Impacto da qualidade dos cuidados. Seminário de Investigação: Qualidade dos Cuidados e Desenvolvimento de Crianças em Acolhimento Institucional
(Braga, Portugal)
2013/07 What does change when people change: Studying the narrative changes on depression with the CCRT and the Innovative Moments Coding System 44th Society for Psychotherapy Research International Annual Meeting
(Austrália)
2013/06/22 Estudo longitudinal do desenvolvimento físico e mental da criança adotada e sua relação com experiências prévias à adoção VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP).
Universidade deAveiro (Aveiro, Portugal)
2013/06/21 Comportamentos perturbados de vinculação em crianças institucionalizadas: Impacto da qualidade dos cuidados VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013/06/21 Desenvolvimento mental e sensibilidade da cuidadora e da mãe por adopção: Diferenças entre crianças retraídas e não retraídas VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013/06/21 Interacção entre os níveis de cortisol e oxitocina na predição das estratégias de vinculação em crianças institucionalizadas VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP)
Universidadede Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013/06/09 Innovative moments and psychotherapeutic change SEPI anual meeting
(Barcelona, Espanha)
2013/06 Mudança narrativa em depressão: Padrões relacionais e Momentos de inovação VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012/07/09 Oxytocin and cortisol as neuroendocrine biomarkers of attachment disordered behaviors in institutional reared children International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD)
(Canadá)
2012/04 Physical growth, mental development and social withdrawal: Comparison between adopted and institutionalized children 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health,
(Cape Town, África do Sul)
2012/04 Developmental trajectories in institutionalized children: Inter- and intra-individual associations with child, family, and institutional factors 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health
(Cape Town, África do Sul)
2012/04 Disturbances of attachment in community and institutionalized children in preschool age: A comparative study 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health
(Cape Town, África do Sul)
2012/04 Developmental trajectories in institutionalized children: Inter- and intra-individual associations with child, family, and institutional factors 13th World Congress of the World Association for Infant Mental Health,
(Cape Town, África do Sul)
2011/11 Na família adotiva e no CAT: Estudo comparativo do desenvolvimento Na família adotiva e no CAT: Estudo comparativo do desenvolvimento.
(Maia, Portugal)
2011/05 Vinculação e Segurança Afectiva II Encontro Crescer em Família
ASAS/CAFAP (Portugal)
2011/03 Disorganization and attachment disorder behaviors in Portuguese institutionally reared children Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,
(Montreal, Canadá)
2011/03 Neuroendocrine functioning and quality of care in portuguese institutionally-reared children: Preliminary longitudinal findings Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
(Montreal, Canadá)
2011/02/05 Comportamentos perturbados de vinculação em crianças em Centros de Acolhimento Temporário: Papel da prestação de cuidados do contexto institucional I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA (Lisboa, Portugal)
2011/02/03 Desenvolvimento físico e mental do CAT para a família adoptiva: O papel da qualidade dos cuidado I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA (Lisboa, Portugal)
2011/02/03 Trajectórias de desenvolvimento físico e mental em crianças em Centros de Acolhimento Temporário: Papel dos factores de risco familiar e do contexto institucional I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento.
ISPA (Lisboa, Portugal)
2011 Problemas na CBCL em crianças institucionalizadas: Relação com outros domínios de desenvolvimento da criança e com o contexto de cuidados. Avaliação da Psicopatologia em Crianças e Adolescentes: Aferição da bateria ASEBA
UCP, Porto (Porto, Portugal)
2010/06 Early deprivation, quality of care and developmental catch-up in postinstitutionalized children 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health
(Leipzig, Alemanha)
2010/06 Early deprivation, quality of care and developmental catch-up in postinstitutionalized children 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH)
(Leipzig, Alemanha)
2010/06 Attachment in institutionally-reared children and caregivers' narrative competence: Child's cardiac activity during interactions with the caregiver 2th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH)
(Leipzig, Alemanha)
2010/06 Disorganization and attachment disordered behaviors in institutionalized infants: Prevalence and associations with quality of care 12th World Congress of the World Association for Infant and Mental Health (WAIMH)
(Leipzig, Alemanha)
2010/03/13 Indiscriminate attachment behavior among institutionally-reared infants using the RISE assessment: Relations to maternal risk XVIIth Biennial International Conference on Infant Studies (ICIS)
(Baltimore, Estados Unidos)
2010/03/12 Attachment disordered behaviours in Portuguese institutionally-reared infants XVIIth Biennial International Conference on Infant Studies (ICIS)
(Baltimore, Estados Unidos)
2010/02/04 Crescimento físico, desenvolvimento mental, sócio-emocional e neurobiológico e temperamento de crianças em Centros de Acolhimento Temporário VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP).
Universidade doMinho (Braga, Portugal)
2010/02/04 Perturbações de Vinculação em Bebés em Centros de Acolhimento Temporário: Dados Preliminares VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP). Universidade do Minho, Braga, 4-5 de Fevereiro
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/06 Effects of institutionalization on infants’ physical growth, mental development, temperament, neuro-endocrine, and social-emotional functioning: Preliminary data 0th International Meeting of the Society for Psychotherapy Research
(Chile)
2009/06 Caregiver’s narrative competence and child development: A comparison study with a normative sample and a risk sample with institutionalized children 39th Annual Meeting Jean Piaget Society
(Utah, Estados Unidos)
2008/10 Attachment transmission and arital representations ASA Conference
(Bertinoro, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/10 - Atual Intervenção Cognitiva em Adolescentes com Ansiedade Social Moderada: Avaliação do Processo e do Resultado Terapêutico (Cognitive Intervention with Adolescents with Moderate Social Anxiety: Assessment of the Therapeutic Process and Outcome)
Coorientador
Programa Doutoral em Psicologia Clínica e Aconselhamento (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/12/04 Terapia de Aceitação e Compromisso em Adolescentes com Perturbação de Ansiedade Social: Processos e Resultados de Mudança do Pré ao Pós-intervenção
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/12/01 Preditores Psicológicos do Stress Digital em Estudantes Universitários
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/12/01 Estudo das Qualidades Psicométricas de uma Escala de Stress Digital
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/09/07 Innovative Moments and Social Anxiety Sympthomathology in Adolescents Submitted to Acceptance and Commitment Therapy
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/07/30 Processos de mudança em ACT para adolescentes com Perturbação de Ansiedade Social: O papel da Inflexibilidade Psicológica, Aceitação e Ação Comprometida
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2021/10/10 - 2023/01/27 Flexibilidade psicológica e stress académico em estudantes universitários: antes e após vacinação.
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2021/10/06 - 2022/10/31 Impacto da Vinculação e da Flexibilidade Psicológica Materna no Vínculo ao Bebé nos Primeiros Meses de Vida
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2020/10 - 2021/07 Ajustamento Psicológico de Adultos Portugueses à Pandemia por COVID-19: O Papel da Centralidade do Acontecimento e da Flexibilidade Psicológica (Psychological adjustment of Portuguese adults to COVID-19 pandemic: The role of centrality of event and psychological flexibility)
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/10 - 2020/10 Análise qualitativa da perspetiva dos professores sobre a agressividade na adolescência: um estudo exploratório (Qualitative analysis of teachers' perspective over aggressive behavior in adolescence: an exploratory study)
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/10 - 2020/07 Promoção de inovação narrativa na escrita expressiva: impacto na sintomatologia psicopatológica e no ajustamento global (Promotion of narrative innovation in expressive writing: impact on psychopathological symptomatology and global adjustment)
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/10 - 2020/07 Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório (Intervention in adolescents for the prevention of aggressive behavior in school context: an exploratory study)
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - 2020/07 Ajustamento psicológico e ajustamento global após rutura conjugal: Análise exploratória de mediadores (Psychological and global adjustment after marital rupture: Exploratory analysis of mediators)
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017 - 2018 Escrita Expressiva e Momentos de Inovação (Expressive Writing and Innovative Moments)
Coorientador
Mestrado integrado em psicologia (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2018 Escrita Expressiva e Regulação Emocional (Expressive Writing and Emotional Regulation)
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2017 Marcadores de ambivalência na ansiedade: Um estudo de caso de Insucesso (Ambivalence markers in anxiety: an unchanged case study)
Coorientador
Mestrado integrado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 Marcadores de ambivalência na ansiedade: Um estudo de caso de sucesso (Ambivalence Markers in Anxiety: A recovered case study)
Coorientador
Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/10/01 - 2019/02/15 Colaboração na Organização da 1ª semana da Psicologia, Departamento de Psicologia e Educação, Universidade Portucalense (Member of the organizing committee of the 1st Week of Psychology, Department of Psychology and Education, Portucalense University) (2019/02/04 - 2019/02/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/01/15 - 2018/06/16 Colaboração na Organização da 10th International Dialogical Self Conference, Escola de Psicologia, Universidade do Minho (Member of the Organizing Committee of the 10th International Dialogical Self Conference, School of Psychology, University of Minho) (2018/06/13 - 2018/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2006/02/01 - 2007/07/13 Colaboração na organização da International Attachment Conference, realizada no Campus de Gualtar, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (2007/07/11 - 2017/07/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/04 Programa online de autoajuda no luto – Um estudo de viabilidade “Escrita no luto”
Arguente principal
Eduarda Carvalheira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/03/25 A intervenção cognitivo-comportamental mediada por uma aplicação móvel para a ansiedade social no apoio psicológico universitário
Arguente principal
Carla Oliveira Pratas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/06/29 The Effectiveness of Combined Writing in Preventing Psychological Problems: The Role of Ambivalence
Arguente principal
Janine Marinai (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/06/29 Escrita Expressiva no Bem-Estar: Impacto das Experiências Difíceis e dos Recursos
Arguente principal
Ana Luísa Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 Luto prolongado, mudança narrativa e ambivalência: como se constrói significado após uma perda? (Prolonged grief, narrative change and ambivalence: how to reconstruct meaning from a loss?)
Arguente principal
Rita Magalhães de Castro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 A motivação do professor de violino: estudo multidimensional sobre a influência das percepções dos professores face à motivação dos alunos (Motivation of a violin teacher: multidimensional study of teachers' perceptions in the face of students' motivations)
Arguente principal
Joana Maria Luciano Nogueira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Estimulação transcraniana por corrente contínua combinada com psicoterapia no tratamento da depressão (Transcranial direct current stimulation combined with psychotherapy in the treatment of depression)
Arguente principal
Rui Filipe de Sousa Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A perspetiva dos clientes relativamente ao impacto dos acontecimentos significativos: Casos de sucesso e insucesso (The perspective of clients regarding the impact of significant events: Successful and Unsuccessful cases)
Arguente principal
Sílvia Patrícia Ribeiro da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Ambivalência e Resolução da Ambivalência: Uma Análise da Interação Terapêutica Ambivalence and Ambivalence Resolution: An analysis of the Therapeutic Interaction
Arguente principal
Sara Maria do Nascimento Dinis Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Sincronia Psicofisiológica entre terapeuta e cliente em acontecimentos significativos em psicoterapia (Psychophysiological synchrony between therapist and client in significant events in psychotherapy)
Arguente principal
Vânia Cristina Martins da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 O poder preditivo dos Momentos de Inovação de reconceptualização na fase final do processo terapêutico (The predictive power of reconceptualization innovative moments at the final phase of the therapeutic process)
Arguente principal
Janine Alves Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Processo de externalização em terapia narrativa: Desenvolvimento de um sistema de codificação (Externalizing processes in narrative therapy: developing a coding system)
Arguente principal
Marta Vilas Boas Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Escola, conhecer o presente para moldar o futuro (School, knowing the present to shape the future)
Arguente principal
Márcia Filipa Silva Gomes (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 A nossa casa na sala de aula. Influência do funcionamento familiar no processo de aprendizagem da criança e do adolescente (Our home in the classroom: Influence of family functioning in children and adolescents learning)
Arguente principal
Tânia Cristina Almeida Teixeira (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 Se bem me lembro? (If I remember it well?)
Presidente do júri
João Pedro Morais (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 A prática da Psicologia Clínica numa instituição particular de solidariedade social
Presidente do júri
Francisca Rodrigues (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
Distinções

Prémio

1992 Prémio de Mérito Escolar
Fundação Martins Sarmento, Portugal

Outra distinção

2006 Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
2003 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2002 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2001 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal