???global.info.a_carregar???
Sandra Manuela Pinto Mesquita. Completed the Mestrado integrado in Psicologia in 2017/07/07 by Universidade do Minho. Published 4 articles in journals. Organized 9 event(s). Participated in 4 event(s). Participates and/or participated as Researcher in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Psychology. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Self-Regulation of Learning; School Engagement; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Manuela Pinto Mesquita

Nomes de citação

  • Mesquita, S.
  • Mesquita, Sandra
  • Sandra Mesquita

Identificadores de autor

Ciência ID
041C-31A2-93E5
ORCID iD
0000-0002-3890-3358

Endereços de correio eletrónico

  • id10005@alunos.uminho.pt (Profissional)
  • sandrampmesquita@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 253604220 (Profissional)

Moradas

  • Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057 , Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/02/01 - 2026
Em curso
Doutoramento em Psicologia Aplicada (Doutoramento)
Department of Applied Psychology, CIPsi, University of Minho, Portugal
2018/01/08 - 2019/01/07
Concluído
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
BOM
2018/07 - 2018/08
Concluído
Aprender a Aprender - Intervenção baseada na narrativa "Sarilhos do Amarelo" para promoção de competências de autorregulação (Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
EXCELENTE
2012/09/17 - 2017/07/07
Concluído
Psicologia (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Conhecimento matemático: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2016/02/16 - 2016/04/07
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
5 - EXCELENTE
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/08/12 - 2021/06 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017/10/30 - 2018/08/12 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/30 - Atual Research Collaborator Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2016/09/12 - 2017/04/28 Curricular Internship in Educational Psychology Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
ALFACOOP - Externato Infante D. Henrique, Portugal
2014/10 - 2015/11 Research Collaborator Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Unidade de Investigação de Psicoterapia e Psicopatologia, Portugal
2012/10 - 2014/10 Research Collaborator Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Unidade de Investigação de Aprendizagem, Instrução e Carreira, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/02/01 - Atual "Promoção de envolvimento parental desenvolvido nas redes sociais"
2021.07428.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2018/07 - 2021/07 MAISVAL Project | Learn-to-Learn: Self-regulatory promotion intervention program [Aprender a Aprender: Programa de promoção de competências de Autorregulação]
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual TIER [Tools for Inclusion and Educational research]
TIER
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso
2020/03/21 - 2020/07 COVID-19 into Trials and Tribulations - social network intervention
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pereira, Armanda; Magalhães, Paula; Teixeira, Sara; Núñez, José Carlos; Rosendo, Daniela; Mesquita, Sandra; Azevedo, Raquel; et al. ""COVID-19 in Trials and Tribulations" Project: A Self-Regulation-Based Support Response for Confined Families through Social Networks". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 3 (2022): 1910. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19031910.
    Publicado
  2. Armanda Pereira; Sara Miranda; Sara Teixeira; Sandra Mesquita; Cleia Zanatta; Pedro Rosário. "Promote Selective Attention in 4th-Grade Students: Lessons Learned from a School-Based Intervention on Self-Regulation". Children (2021): https://doi.org/10.3390/children8030182.
    10.3390/children8030182
  3. Rosário, Pedro; Pereira, Beatriz; Magalhães, Paula; Moreira, Tânia; Mesquita, Sandra; Fuentes, Sonia; Núñez, José Carlos; Vallejo, Guillermo. "A brief school-based intervention on Gypsy culture: A longitudinal cluster randomized trial". The Journal of Educational Research 113 4 (2020): 1-23. http://dx.doi.org/10.1080/00220671.2020.1855096.
    Publicado • 10.1080/00220671.2020.1855096
Capítulo de livro
  1. Mesquita, Sandra; Pereira, Armanda; Guimarães, Ana; Fuentes, Sonia; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "The role of parents in children's self-regulation development: A review of at-distance and online intervention programs". In The Psychology of Self-Regulation, 177-210. Nova Science Publishers, Inc, 2022.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mesquita, Sandra; Pereira, Armanda; Guimarães, Ana; Sara Teixeira; André Oliveira; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Features of the at-distance and online intervention programs: parental intervention and self-regulation". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
  2. Teixeira, Sara; Pereira, Armanda; Mesquita, Sandra; Guimarães, Ana; Rosendo, Daniela; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Animal-Assisted Interventions with dogs and children: a highway to self-regulation". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
Resumo em conferência
  1. Oliveira, André; Rosendo, Daniela; Pereira, Armanda; Silva, Cátia; Teixeira, Sara; Guimarães, Ana; Mesquita, Sandra; Rosário, Pedro. "PROMOTING SELF-DETERMINATION IN EDUCATIONAL AND HEALTH SETTINGS (WORKSHOP)". Trabalho apresentado em XII International Congress of Child and Adolescent Psychology, Lisbon, 2022.
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. "Conhecimento matemático: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, Universidade do Minho, 2017. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/49282?mode=full.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/16 Parental involvement and children's self-regulation in elementary school: An at-distance and online intervention program 2.º Simpósio Doutoral PSI.UNorte
UMinho, UPorto, UTAD (Braga, Portugal)
2023/03/31 Development of at-distance and online parental intervention program promoting parental involvement in elementary school parents IV Congresso Internacional CINEICC
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/04/27 "Promoção de autodeterminação em contextos educativos e de saúde" (workshop) 12º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
2021/09 Understand the reflexive thinking competencies with a focus on critical thinking in children in elementary school: study protocol XVI Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
2021/09 Can a school-based intervention on self-regulation promote selective attention in 4th grade students? XVI Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (Espanha)
2020/09 "Cartas do Arco-íris: Projeto de promoção de competências autorregulatórias à distância em crianças sem acesso à internet" Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro (Portugal)
2018/06 Using Google Classroom with School-age Children to Promote Self-Regulation Strategies for Healthy Eating 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2014/05/30 Póster: "Disfunções do sistema sexual: relação com a infidelidade e a qualidade do relacionamento" VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Associação de Estudantes da Universidade do Minho (AEPUM) (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/14 - 2023/05/16 "Simpósio Doutoral PSI.UNorte"(SIMPSI) - promovido pelo Consórcio Psicologia UNorte. (2023/05/14 - 2023/05/16)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
UNorte - UMinho, UPorto, UTAD, Portugal
2020/10 - 2021/06 "Aprender a Aprender": Sessões online para pais (8 encontros online durante o ano letivo) [Learning2Learn Project: Session for parents (8 Meetings during school year)] (2020/10 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal
2018/09 - 2021/06 "Aprender a Aprender": sessões para professores (2 encontros por ano letivo) (2018/09 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/30 - 2019/09/30 "Promoção de competências de autorregulação através de questionamento" (2019/09/30 - 2019/09/30)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal

Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Portugal
2019/04/12 - 2019/06/12 "Aventura no Bosque-Sem-Fim" - "Aprender a Aprender" [evento para os alunos do 4º ano de Valongo - https://www.cm-valongo.pt/pages/575?news_id=1408] (2019/06/12 - 2019/06/12)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2014/11 - 2015/05/29 VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (2015/05/29 - 2015/05/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013/12 - 2014/05/30 V Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (2014/05/30 - 2014/05/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07 - 2020/07 I Encontro Online de Sarilhos do Amarelo [I Yellow Trials and Tribulations Online Meeting]
Encontro
I Encontro Online de Sarilhos do Amarelo [I Yellow Trials and Tribulations Online Meeting]
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/05/26 - 2017/05/26 VIII Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Seminário
VIII Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
2016/06/17 - 2016/06/18 1ªs Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Encontro
1ªs Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/03/19 - 2015/03/22 XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, promovido pela Associação Nacional de Estudantes de Psicologia, com um programa Científico e Social (participação em workshops, lectures, outras comunicações e, ainda, um workshop social).
Encontro
XXII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/11 - 2020/11 Invited Trainer - "(Des)Venturas do Testas" para 5.º e 6.º anos de escolaridade - Formação online Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/10 - 2020/10 Invited Trainer - Yellow Trials and Tribulations Online Training Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2020 Yellow Trials and Tribulations Intervention Supervision Associação Bagos D'Ouro, Portugal
2019/09 - 2019/09 Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares CIM-Terras de Trás-os-Montes: MENTOR | Tutorias Autorregulatórias Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/11 - 2018/07 Técnicas de Aprendizagem e Métodos de Estudo Rotina Estratégica, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/03/11 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) [Order of Portuguese Psychologists] Effective member number 23381
2023 - 2025 Associación Científica Internacional de Psicopedagogía
2013/10 - 2016/10 Associação de Estudantes da Universidade do Minho (AEPUM) Fiscal council presidency

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021/03 - 2021/05 "Aprender a Aprender" - Sessões de intervenção (modalidade presencial: uma hora, por semana, com 7 turmas) . Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
2021/02 - 2021/03 "Aprender a Aprender" - Sessões de intervenção (modalidade online: uma hora, por semana, com 7 turmas) . Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
2020/09 - 2020/12 "Aprender a Aprender" - Sessões de intervenção (modalidade presencial: uma hora, por semana, com 7 turmas) . Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
2020/03 - 2020/06 "Aprender a Aprender" - Sessões de intervenção (modalidade online - 8 turmas) Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
2019/09 - 2020/02 "Aprender a Aprender" - Sessões de intervenção (modalidade presencial: uma hora, por semana, com 8 turmas) . Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
2018/10 - 2019/06 "Aprender a Aprender" - Sessões de intervenção (modalidade presencial: uma hora, por semana. 1.ªfase: 6 turmas; 2.ªfase: 10 turmas) Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
2018/02 - 2018/05 "Healthy eating promotion through self-regulation: assessing the efficacy of a narrative-based intervention": sessões de intervenção para promoção de alimentação saudável. Alunos de 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo do Ensino Básico
2017/11 - 2018/01 "A brief school-based intervention to raise awareness of Gypsy culture": sessões para promover o conhecimento da desigualdade social. Alunos de 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico