Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marta Sofia Pinto Martins
Nomes de citação
- Martins, Marta
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0C1B-E2EE-E106
- ORCID iD
- 0000-0002-4872-0539
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=wndWT9oAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 57205200356
Endereços de correio eletrónico
- Marta.Sofia.Martins@iscte-iul.pt (Profissional)
Moradas
- Center for Psychological Research and Social Intervention - Avenida das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/marta-martins/cv (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Biologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/13
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Acknowledging plasticity in reading and music: behavioral and neuroimaging studies with children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved (by unanimity) |
2012
Concluído
|
Education Administration and Management (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Contributos para a construção de um referencial de avaliação dos apoios educativos: Estudo exploratório no 1.º ciclo do ensino
básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2008
Concluído
|
8th Grade – Treble Recorder (Outros)
Associated Board of the Royal Schools of Music, Reino Unido
|
|
2007
Concluído
|
Biology (Licenciatura)
Especialização em Scientific Branch
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2019/12/01 - 2022/08/31 | Pós-doutorado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2015/03/01 - 2019/02/28 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09 - 2015/02 | Music teacher in primary education | Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal |
Agrupamento de Escolas Irmãos Passos (anteriormente Custóias e Guifões), Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/03/01 - 2019/02/28 | The impact of music training on reading and mathematical abilities of normal and reading disabled children: a behavioral and
neuroimaging longitudinal study
SFRH/BD/99622/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/09/20 - 2018/01/20 | To elucidate the neurocognitive link between music, language and math and unveil the role of executive function, namely working
memory, in potential transfer effects
Gaab Lab, Harvard University, Estados Unidos
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fulbright Portugal Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | How do musical rhythm skills relate to children’s ability to read and write?
2023.06853.CEECIND
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/09/01 - 2024/09/30 | Music and auditory-motor processing in children: Neurobiological and environmental modulations
Investigador Pós-doutorado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/12/01 - 2022/08/31 | MUSE - Music for the development of social skills: The impact of music training on socio-emotional processing
028274-AAC/02/SAICT/2017
Investigador Pós-doutorado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/09 - 2018/01 | BabyBOLD Study
Collaborator
Gaab Lab, Boston Children's Hospital (Harvard Medical School), Estados Unidos
|
National Institutes of Health
Concluído
|
2017 - 2018 | Behavioral characteristics and neural correlates of reading impairment in FASD
R01-AA023503
Collaborator
Gaab Lab, Boston Children's Hospital (Harvard Medical School), Estados Unidos
|
National Institutes of Health
Concluído
|
2015 - 2018 | The Impact of music training on reading and mathematical abilities of normal and reading disabled children: a behavioral and
neuroimaging longitudinal study
304/2014
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
2014 - 2014 | Age-related changes in the musical perception
UID/PSI/00050/2013
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2004 - 2004 | Amoeba gill disease and scuticociliatosis of aquaculture sea bass
Bolseiro de Iniciação Científica
|
Fundação Ilídio Pinho Universidade do Porto Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Vocal perception and modulation (through training) in transfeminine individuals - Vocal_InTrans
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Centro Hospitalar Universitário de São João, Portugal |
Em curso
|
2022/10/01 - Atual | Perception and expression of gender through voice
Bolseiro de Cientista Convidado
Centro Hospitalar Universitário do Porto EPE, Portugal
|
Não financiado
|
2011 - 2014 | The role of artistic projects in the academic achievement of 2nd cycle students
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04/23 | (Keynote Speaker) How to do research and be a better doctor | 3rd Oporto Biomedical Summit
School of Medicine and Biomedical Sciences, University of Porto (Porto, Portugal) (Porto, Portugal)
|
2022/12/15 | (Invited Speaker) Serão as competências rítmicas uma ferramenta útil na aprendizagem da leitura e da escrita? [Are rhythmic skills a useful tool in learning to read and write?] | Seminário iDEias
Centre for Psychology at University of Porto (Porto, Portugal)
|
2022/12/06 | (Invited Speaker) Music, learning, and brain | Brain Day
Brain Research Institute; Câmara Municipal de Matosinhos (Matosinhos, Portugal)
|
2022/12/05 | (Invited Speaker) A two-voice tale on the plasticity that results from children's experience | CIS-Talk
CIS-Iscte (Lisbon, Portugal)
|
2022/07/22 | (Keynote Speaker) Neuroeducation | JURE 2022
European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) (Porto, Portugal)
|
2022/04/03 | (Keynote Speaker) The role of music in neurorehabilitation | 2nd Oporto Biomedical Summit
School of Medicine and Biomedical Sciences, University of Porto (Porto, Portugal)
|
2021/05/27 | (Invited Speaker) Há sempre música dentro de nós. A música e a neuroeducação. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=NSmgbztm8mk&t=55s | A Escola XXI em 61 minutos
Câmara Municipal da Maia (Maia, Portugal)
|
2020 | As bases neurobiológicas da leitura [vídeo]. YouTube. https://shorturl.at/qsw16 | Curso Alfabetização Baseada na Ciência
MEC; CAPES; University of Porto
|
2019 | (Keynote Speaker) Neuroeducation: Contributions and challenges for an inclusive School | I Congresso Escolha Educar
Escolha Múltipla (Porto, Portugal)
|
2019 | (Invited Speaker) Neuroeducation: Contributions and challenges |
Agrupamento de Escolas Irmãos Passos (Matosinhos, Portugal)
|
2018/03 | (Invited Speaker) Cognitive neuroscience: The brain basis of behavior | Neuroscience research meeting - Moving on from structural and functional MRI studies to clinical applications and scientific
research
Unilabs (Porto, Portugal)
|
2016 | (Invited Speaker) How music training shapes behavior and brain? | Reading, Music, and Brain
Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Predictors of musicality in school-aged children
Coorientador de Maria Carolina Roque Fernandes
|
FPCE-UP, Portugal
|
2023 - Atual | Perception and expression of gender through voice
Coorientador de Ivo Fernandes
|
Integrated Master in Medicine (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2023 - Atual | Musicality and magnitude estimation
Orientador
|
Master in Social and Organizational Psychology (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - Atual | Music and reading: Associations between music training, music aptitude, personality and reading
Orientador
|
Master in Social and Organizational Psychology (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | What does music training teach us about cognition and brain plasticity? Current perspectives and challenges (in the series
'No laboratório à conversa com') (2019 - 2019)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | 12nd Meeting of the Portuguese Association for Experimental Psychology (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | 23rd Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Society for Scientific Study of Reading, Estados Unidos Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Conference by Dr. Bogdan Draganski (University of Lausanne), In vivo studies of brain plasticity (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | II Symposium of the Doctoral Program in Psychology (2016 - 2016)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | I Symposium of the Doctoral Program in Psychology (2015 - 2015)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | SPM course 2016
Oficina (workshop)
|
SPM course 2016
Universität Zürich, Suiça
|
2015 - 2015 | Cognitive neuroscience course, Helsinki Summer School
Outro
|
Helsinki Summer School
Helsingin yliopisto, Finlândia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/13 | Trindade relativa: Compreender a relação entre sofisticação musical, memória e regulação emocional
Arguente principal
|
Bruna Liliana Ribeiro de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/11/17 | Ansiedade de performance musical: correlatos, atitudes e implicações para a intervenção [Music performance anxiety: correlates,
attitudes, and implications for intervention].
Arguente principal
|
Beatriz Mauler Borges Salgado (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/12/14 | Impulsividade: activação neurovegetativa da emoção e sua relação com o aparelho gastrointestinal
Arguente principal
|
Vera Patrícia Monteiro Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2019/12/13 | Relação entre as emoções e as zonas abdominais (pontos G)
Arguente principal
|
Carla Antónia Fonseca Silva Batista (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/02/11 - 2020/02/24 | Fulbright Grant Reviewer (Visiting Student Researcher) | Fulbright Portugal, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Psychophysiology of emotion | Science on Emotions (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Psychophysiology and genetics | Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Courses: Fundamentals of music component processing; Neuroscience of music applied to music performance and composition | Music Neuroscience (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2020/09 - Atual | Biological bases of emotions | Science on Emotions (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021 - 2022 | Science-based literacy instruction course (180h, two editions) | Professional development course for teachers | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil Universidade Aberta de Portugal, Portugal Ministério da Educação, Brasil Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Intervenção na Leitura, Portugal |
2020 - 2021 | Elements of human anatomy and physiology course | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2020 - 2021 | Rehabilitation nursing course; Post-graduate specialization program in rehabilitation nursing | (Pós-Graduação) | Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega, Portugal |
2018 - 2019 | Music and the brain (Psychology of Music Course) | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015 - 2019 | Courses: Introduction to medicine I; Nervous system anatomy and physiology courses; History of medicine | Medicine (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal |
2018 - 2018 | From science to education: Practices to promote the teaching of reading and writing (30h, one edition). | Accredited professional development course for teachers (CCPFC/ACC89717/17) | Centro de Formação Abel Salazar, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/05/11 - Atual | Sociedade Civil [Civil Society] - RTP2 | Cérebro e Música - T18 EP93 [Brain and Music] |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/09/20 - 2018/01/20 | Visiting researcher under a Fulbright grant; Supervisor: Dr. Nadine Gaab (https://www.gaablab.com/nadine-gaab) | Gaab Lab, Harvard University, Estados Unidos |
2017/03/01 - 2017/06/30 | Visiting PhD student; Supervisor: Dr. Christian Gaser (https://neuro-jena.github.io/people.html) | Structural Brain Mapping Group, University of Jena, Alemanha |
2016/01/01 - 2016/03/31 | Visiting PhD student; Supervisor: Dr. Christian Gaser (https://neuro-jena.github.io/people.html) | Structural Brain Mapping Group, University of Jena, Alemanha |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2015 | Elected member (student representative), Monitoring Committee of the Doctoral
Program in Psychology, University of Porto, Portugal
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Frontiers in Human Neuroscience | |
2023/04/01 - Atual | Culture and Education | Taylor & Francis Group |
2023/03 - Atual | Social Cognitive and Affective Neuroscience (SCAN) | Oxford University Press |
2021/09 - Atual | Psychologica |
Distinções
Prémio
2023 | The Portuguese Association of Experimental Psychology (APPE) 2023 Award - 'Prémio APPE 2023'
Portuguese Association of Experimental Psychology (APPE), Portugal
|
2023 | Travel Award EARLI 2023 - Award granted by the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) |
2023 | Iscte Research Award 2023 |
2022 | Iscte Research Award 2022
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 | Iscte Research Award 2021
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | Best Poster Award, XV PhD Meeting in Psychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2005 | Poster award (3rd place), IX National Meeting of Biology Students
Universidade do Algarve, Portugal
|
Outra distinção
2017 | Fulbright research grant
Fulbright Portugal, Portugal
|