???global.info.a_carregar???
César Augusto Martins Miranda de Freitas completed his PhD in Romance Literatures and Cultures in 2012/05/18 at the University of Porto/Faculty of Letters. He is a Coordinating Professor at the Fafe School of Education of the European Institute of Higher Studies. He works in the area(s) of Humanities, with an emphasis on Languages and Literatures. In his professional activities, he has interacted with 5 collaborator(s) in co-authoring scientific papers. In his Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualise his scientific, technological, and artistic-cultural production are Portuguese literature; Baroque literature; History of ideas; Religious sentiment; Jesuit literature; Children's literature; Contemporary poetry; Reading and writing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
César Augusto Martins Miranda de Freitas

Nomes de citação

  • Freitas, César A. M. Miranda de
  • Freitas, C. A. M. M.
  • Freitas, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
121F-4682-7F69
ORCID iD
0000-0003-2881-7015

Endereços de correio eletrónico

  • cesar.freitas@iees.pt (Profissional)
  • cesar.miranda.freitas@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Rua Universitária 200, 4820-509, Medelo, Fafe, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2012/05/18
Concluído
Literaturas e Culturas Românicas (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Alexandre de Gusmão: da Literatura Jesuíta de Intervenção Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção por unanimidade
2006/07/14
Concluído
Literaturas Românicas (Mestrado)
Especialização em Literatura Portuguesa e Brasileira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A novela portuguesa no século XVII: o caso Mateus Ribeiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004/08/31
Concluído
Literaturas Românicas (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Literaturas Portuguesa e Brasileira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom
2000/06/06
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2011/09/01 - 2015/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/04 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2011/09/01 - 2015/09/03 Director de Unidade Orgânica Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/08/01 - 2012/05/18 Alexandre de Gusmão: da Literatura Jesuíta de Intervenção Social
SFRH/BD/39062/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/08 - 2012/05 Alexandre de Gusmão: da Literatura Jesuíta de Intervenção Social
SFRH/BD/39062/2007
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018/09/01 - Atual G.E.N.P.E.M. - Grupo de Estudos das Novelas Portuguesas da Época Moderna
0
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Biblioteca do Exército, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Freitas, César A. M. Miranda de. "Cartas de edificação e cartas de negócios e impertinências : fontes para a reconstituição do provincialato do padre Alexandre de Gusmão, S.J. (1629-1724) no Brasil". CEM - Cultura Espaço e Memória 8 (2017): 109-122. http://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4664.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Freitas, César A. M. Miranda de. "O corpo, rio de fogo na poesia de João Rui de Sousa". Cintilações: Revista de Poesia e Ensaio 1 (2016):
    Publicado
  3. Freitas, César A. M. Miranda de. "Alexandre de Gusmão, S.J. (1629-1724): diretor espiritual de noviços, religiosos e "perfeitos varões"". Via Spiritus: Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso 22 (2015): 43-67. https://ojs.letras.up.pt/index.php/vsp/article/view/3707/3463.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Freitas, César A. M. Miranda de. "Alívio de tristes e consolação de queixosos (1648): novela exemplar". Revista de Educação da ESE de Fafe 1 (2011): 1-28. https://www.iesfafe.pt/tmp/Uploads/Publicaces%20Internas/2freitas.cesar_alivio-tese.mestrado_convertido.pdf.
    Publicado
  5. Freitas, César A. M. Miranda de. "História do Cerco de Lisboa de José Saramago: (re)pensar o conhecimento histórico". Revista de Educação da ESE de Fafe 1 (2011): 1-38. https://www.iesfafe.pt/tmp/Uploads/Publicaces%20Internas/1_csar_cerco_de_lisboa_convertido_10.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Cristina Ribeiro; César Freitas; João Pascoinho; Estrela Paulo; Rosa Martins; Sofia Gonçalves; Joana Cavalcanti; Teresa Macedo. "The Promotion of Playful Reading—Evaluation by the Participants of the “10 Minutes Reading” Project". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_9
  2. Joana Torres; Rosa Martins; César de Freitas; Ana Camões; Isilda Rodrigues. "Eco-Schools in Higher Education Institutions: Analysing Portuguese Students’ Practices and Perspectives". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_13
  3. Isabel Borges; José Luís Braga; César Freitas; Sandra Brás; Américo Silva; Catarina Mota. "Camillo—The Writer’s Route: A Literary Touristic Experience". 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_53
  4. Pedro Lopes; César Freitas; João Pascoinho; Estrela Paulo; Rosa Martins; Sofia Gonçalves; Joana Cavalcanti; Teresa Macedo. "The Impact of Reading Habits on School Success: Perspectives of Student and Teacher Librarians". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_8
  5. Susana Sá; Teresa Santos; Palmira Alves; Ana Noronha; Patrícia Silva; César Freitas. "The (Re)invention of Pedagogy Through Digital Technologies in Time COVID-19". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_71
  6. Carla Pedro; Freitas, César A. M. Miranda de; João Pascoinho; Estrela Paulo; Sofia Gonçalves. "The School Library and the Promotion of Reading and Writing: Evaluation of the Reading and Writing Project "Small Readers/Future Writers"". In Perspectives and Trends in Education and Technology. Smart Innovation, Systems and Technologies, 853-859. Singapura: Springer Singapore, 2022.
    Submetido • 10.1007/978-981-16-5063-5_70
  7. Susana Sá; Ana Camões; Eusébio Costa; Freitas, César A. M. Miranda de; Joana Torres. "D@L Classes Under COVID-19: The Video Analysis in Higher Education with WebQDA". In Advances in Tourism, Technology and Systems. Smart Innovation, Systems and Technologies, 459-468. Singapura: Springer, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-9701-2_37
  8. Ricardo Gaspar; Sofia Gonçalves; Freitas, César A. M. Miranda de; Rosa Martins; João Pascoinho. "School Principals' Beliefs, and Perceptions About the Use of Digital Technologies in the Management of the School Organization". In Advances in Tourism, Technology and Systems. Smart Innovation, Systems and Technologies, 469-477. Singapura, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-9701-2_38
  9. Martins, Raquel; Oliveira, Íris M.; Mateus, Cristina Cruz; Noronha-Sousa, Dulce; Freitas, César. "Promoting Elementary School Students' Writing Skills: Evaluation of Pedagogical Practices". In INTED2019 Proceedings. 13th International Conference on Adaptive Structures and Technologies, 2019, editado por IATED Academy, 7907-7911. Valencia, Espanha: CRC Press, 2019.
    Publicado
  10. Freitas, César A. M. Miranda de; Mendes, Paula; Santos, Zulmira. "A coleção de livros seiscentistas da Biblioteca do Exército". In Libros, relege, volve, lege : o livro antigo na biblioteca do Exército, 93-105. Lisboa, Portugal: Exército Português. Direcção de História e Cultura Militar. Biblioteca do Exército, 2018.
    Publicado
  11. Freitas, César A. M. Miranda de; Mendes, Paula Almeida; Santos, Zulmira C.. "Textos e orientações culturais de setecentos à luz da coleção da Biblioteca do Exército". In Libros, relege, volve, lege : o livro antigo na biblioteca do Exército, editado por Silva, Mário Jorge Freire da, Coronel, & Miranda, Tiago C. P. dos Reis, 107-118. Lisboa, Portugal: Exército Português. Direcção de História e Cultura Militar. Biblioteca do Exército, 2018.
    Publicado
  12. Santos, Zulmira C.; Freitas, César A. M. Miranda de. "Algumas notas sobre livros dos séculos XVI e XVII : o sentimento religioso, a expressão literária e a ciência". In Catálogo do Livro Antigo da biblioteca Municipal Florbela Espanca: 1501-1800: tipografia portuguesa, estrangeira, editado por Castro, Clarisse Morais; Ramos, Ana LuísaRamos. Matosinhos, Portugal: Matosinhos Câmara Municipal. B.M.F.E., 2008.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Freitas, César A. M. Miranda de. "Tudo a palavra resgata, rememora, ilumina, ou a magia das sílabas que corre nas veias à procura do coração". Prefácio para Palavras à Procura de Voz - Artur Coimbra, 7-18. Fafe, Portugal: Editora Labirinto. 2018.
    Publicado
  2. Freitas, César A. M. Miranda de; Coimbra, Artur F.. "Descobrir da eternidade a auspiciosa sílaba final". Prefácio para 60 Poemas - Artur Coimbra, 5-12. Fafe, Portugal: Labirinto Editora. 2016.
    Publicado
  3. Freitas, César A. M. Miranda de. "Marcas de água na textura maleável do corpo: rios de silêncio, memória e palavras". Prefácio para Árvore Genealógica - Paulo Assim. Fafe, Portugal: Labirinto Editora. 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Freitas, César A. M. Miranda de. "Alexandre de Gusmão : da literatura jesuíta de intervenção social". Doutoramento, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63190.
  2. Freitas, César A. M. Miranda de. "A novela portuguesa no século XVII: o caso Mateus Ribeiro". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2006. http://hdl.handle.net/10216/15214.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/04 Camillo - The Writer's Route: a literary touristic experience International Conference On Tourism Technology And Systems 03-05 November 2022, Santiago, Chile
Autonomous University of Chile (Santiago, Chile)
2022/07/14 The impact of reading habits on school success: perspectives of student and teacher librarians ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/07/14 The Promotion of Playful Reading - Evaluation by the Participants of the "10 Minutes Reading" Project ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'22-Digital transformation in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/07/14 The (re)invention of pedagogy through digital technologies in time COVID-19 ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'22-Digital transformation in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/07/14 Eco-Schools in Higher Education Institutions: Analysing Portuguese Students’ Practices and Perspectives ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'22-Digital transformation in the teaching and learning process.
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
2021/07/15 The School Library and The Promotion of Reading and Writing: evaluation of the Reading and Writing Project «Small readers/Future writers» ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process.
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
2021/07/15 D@L classes in Higher Education during pandemic COVID-19: the video analysis with webQDA ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process.
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
2021/07/15 School principals' beliefs and perceptions about the use of digital technologies in the management of the school organization ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process.
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
2021/07/08 O Projeto Fenómeno Fénix promotor de Práticas Docentes Inovadoras XVI Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas: “Prácticas externas virtuales versus presenciales: transformando los retos en oportunidades para la innovación”
Red de Prácticum - Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas (Poio, Pontevedra, Espanha)
2019/05/18 Literatura infantojuvenil e Educação literária: do álbum literário a Camilo Sessões de formação “Camilo em Passos”
Agrupamento de Escolas de Fafe. Centro de Formação Francisco de Holanda (Fafe, Portugal)
2018/09/12 Poesia Portuguesa Contemporânea: Breves Notas de Leitura Jornadas da Educação: Novas Perspetivas e Desafios
Agrupamento de Escolas de Fafe (Fafe, Portugal)
2017/12/15 A ficção narrativa do Padre Mateus Ribeiro: de intrincado labirinto de peregrinações, desgraças e infortúnios à novela exemplar Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/03/27 Da Emergência da Leitura ao Prazer de Ler: Álbuns Literários – Literatura para a Primeira Infância? VIII Jornadas Literárias de Fafe
Agrupamento de Escolas Montelongo (Fafe, Portugal)
2016/11/25 Cartas de edificação e cartas de negócios e impertinências: fontes para a reconstituição do provincialato do Padre Alexandre de Gusmão (S.J. 1629-1724) no Brasil V Encontro CITCEM. As Linhas e as Letras: Epistolografia e Memória da cultura escrita
Universidade do Porto. Faculdade de Letras. CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Porto, Portugal)
2016/11/04 Novelas «exemplares» e de «aventuras» no século XVII: Mateus Ribeiro Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2016/03/16 «O poeta tem olhos de água para reflectirem todas as cores do mundo»: A Palavra e a Liberdade Encontro Literário «Fafe nos Caminhos da Literatura»
Agrupamento de Escolas de Fafe (Fafe, Portugal)
2015/03/19 «Toda a poesia é luminosa» ? A escola e a formação de leitores de poesia II Encontro de Escritores/Fafe 2015. 6.as Jornadas Literárias de Fafe
Agrupamento de Escolas de Fafe. Câmara Municipal de Fafe (Fafe, Portugal)
2013/03/08 Da fama santitatis ao processo de canonização do Pe. Alexandre de Gusmão, S.J. (1629-1724): fontes documentais, tópicos hagiográficos e omissões II Jornadas de Estudo “Barroco – uma sensibilidade global”
Arquivo Municipal de Penafiel (Penafiel, Portugal)
2012/09/28 Da fama de «homem santo» ao processo de canonização: (re)construção da memória do Pe. Alexandre de Gusmão, S.J. (1629-1724)» Oficinas de Investigação do CITCEM – A construção discursiva da santidade: textos, contextos e paratextos
CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Porto, Portugal)
2012/03/15 Novelas «exemplares» e de «aventuras» no século XVII Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2011/04/15 Arte de criar bem os filhos na idade da puerícia (1685), do Pe Alexandre de Gusmão Seminário «Culturas Ibéricas – Confluências e Diversidade», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo de Estudos Românicos e Clássicos – Culturas Ibéricas
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2011/03/12 Da leitura competente à leitura literária Jornadas Literárias do Colégio ACR de Fornelos - «Importância da Leitura no Desenvolvimento de Crianças e Jovens»
Colégio ACR de Fornelos (Fafe, Portugal)
2010/11/26 Da novela sentimental e bizantina à novela exemplar: a ficção narrativa do Pe Mateus Ribeiro Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII», Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo de Estudos Românicos e Clássicos – Literatura Portuguesa
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2010/05/15 História do cerco de Lisboa, de José Saramago: (re) pensar o conhecimento histórico II Encontros de Língua Portuguesa - Língua e Literatura Portuguesas – novos desafios
Instituto de Estudos Superiores de Fafe. Escola Superior de Educação de Fafe (Fafe, Portugal)
2009/11/28 Juntando o útil ao agradável: a novela exemplar e a novela alegórica Seminário «Prosa de Ficção nos séc. XVII e XVIII, Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo de Estudos Românicos e Clássicos – Literatura Portuguesa
Universidade do Porto. Faculdade de Letras (Fafe, Portugal)
2009/09/26 Alexandre de Gusmão, S. J. (1629-1724): pedagogo, missionário e autor espiritual I Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna
Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE-IUL, Grupo de Investigação «Tempos Modernos» (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/14 - 2022/07/16 ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session Scientific Committee - ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education, Rio de Janeiro, Brasil, 14-16 de julho de 2022. (2022/07/14 - 2022/07/16)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021/10/27 - 2021/10/27 Jornada Ibérica em Economia Circular e Sustentabilidade do Negócio / Taller Ibérico en Economía Circular Y Negocios Sostenibles (2021/10/27 - 2021/10/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/10/02 - 2021/10/02 Seminário Internacional "Think outside the box - O papel do Educador Social nos processos de capacitação, responsabilidade social e liderança" - 02 de outubro de 2021 (2021/10/02 - 2021/10/02)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/07/15 - 2021/07/17 ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education Special Session Scientific Committee - ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education, São Paulo, Brasil, 15-16 de julho de 2021 (2021/07/15 - 2021/07/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2018/03/06 - 2018/03/06 Encontro com as escritoras de literatura infantil Fabíola Lopes e Joana Nogueira, Auditório da Câmara Municipal de Fafe - 9.as Jornadas Literárias de Fafe (2018/05/05 - 2018/05/09)
Encontro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/03/18 - 2017/03/18 “Todos os livros são substâncias perigosas, como os medicamentos”, Conferência por Prof. Doutor Pedro Eiras (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) – 8.as Jornadas Literárias de Fafe (2017/03/18 - 2017/03/18)
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2016/05/20 - 2016/05/21 Encontros Literários de Fafe 2016: «A Literatura e as Artes» - Núcleo de Artes e Letras de Fafe (2016/05/20 - 2016/05/21)
Conferência
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2016/03/30 - 2016/03/30 «Textos do mundo», conferência com o Prof. Doutor Arnaldo Saraiva (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e o escritor brasileiro Ronaldo Correia de Brito - 7.as Jornadas Literárias de Fafe (2016/03/14 - 2016/03/18)
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2012/03/14 - 2012/03/14 Géneros Emergentes na Literatura Portuguesa para Crianças - Comunicação proferida pela Prof. Doutora Sara Reis da Silva – Universidade do Minho (2012/03/14 - 2012/03/14)
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2010/05/15 - 2010/05/29 II Encontros de Língua Portuguesa - Língua e Literatura Portuguesas – novos desafios (2010/05/15 - 2010/05/29)
Congresso
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2009/05/23 - 2009/05/23 I Encontros de Língua Portuguesa (2009/05/23 - 2009/05/23)
Congresso (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11/15 Modelo Organizacional Escolar em Tempos de Pandemia
Presidente do júri
Sandrine da Silva Fortes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/11/15 Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor de uma Escola
Presidente do júri
Humberto José Nova Campos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/10/27 Inteligência Emocional na Administração da Organização Educativa
Presidente do júri
Sandra Cristina Ferreira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/09/21 O Contributo da Ilustração na Motivação para a Leitura no 1.ºCiclo de Ensino Básico
Orientador
Sara Isabel Oliveira Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/07/21 Influência no sucesso dos alunos dos documentos curriculares para o ensino da Matemática, no 3.º ciclo do Ensino Básico, entre 2011 e 2021
Presidente do júri
Maria Eugénia Sardinha Morais Pêso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/07/20 A Hora do Conto e os seus encantos - Estratégias de motivação para a leitura na Educação Pré-escolar.
Arguente principal
Ângela Faria Moura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/07/20 A Linguagem em Crianças de Educação Pré-escolar em Tempos de COVID - 19 e Isolamento Social: Atividades
Arguente principal
Cláudia Juliana da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/07/20 A inclusão de crianças estrangeiras no 1.º Ciclo
Presidente do júri
Andreia Filipa Paixão Xavier (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/06/17 Tríade: Liderança, Supervisão Pedagógica e Avaliação Externa das Escolas
Presidente do júri
Maria do Carmo Melo Simões (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/01/12 Práticas de Liderança dos.as Diretores.as de Escolas Públicas: desafios para uma liderança eficaz
Presidente do júri
Eugénia Maria Natário Cordeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/10/25 Síndrome Burnout em Professores numa Escola Profissional em Contexto de Pandemia pelo COVID-19
Presidente do júri
Marcelino José Matias Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/07/20 A Importância da Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem
Presidente do júri
Helena Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/07/20 Métodos de leitura e de escrita no 1o ciclo do ensino básico
Orientador
Olga Maria Marinho Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/02/16 A Hora do Conto na educação pré-escolar: o desenvolvimento emocional
Presidente do júri
Olga Maria Marinho Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2020/07/23 A Família e o Desenvolvimento da Linguagem e Competência de Leitura e Escrita: Um estudo de caso no 1º. Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sara Catarina Ferreira da Silva Mestrado (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/07/30 Espaços de Brincar no Contexto Família. Estudo de Caso
Presidente do júri
Cátia Vanessa Carvalho Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/07/27 O Impacto de Estratégias Pedagógicas para Minimizar o Erro Ortográfico
Arguente
Ana Raquel Lobo Oliveira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/07/27 Conceções e Práticas de Docentes sobre Modelos e Métodos de Ensino da Leitura
Arguente
Alexandra Daniela Leitão da Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/02/23 Área de interesse da Biblioteca na Educação Pré-escolar: Um Estudo Descritivo
Arguente
Ana Raquel Lobo Oliveira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/28 Modelos e Métodos de Ensino da Leitura: Escolas Docentes no 1. Ano de Escolaridade
Arguente
Mariana de Afonseca Guimarães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/28 O Papel da Família na Aprendizagem da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Arminda Lúcia Gomes Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/28 Hábitos de Leitura em Contexto Familiar: Perceções de Estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Daniela Filipa Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/28 A Descodificação da Leitura: Estudo Descritivo no 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Mariline Pinheiro Moutinho Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/28 Erro ortográfico no 4.º Ano de Escolaridade: Evolução ao Longo de Um Ano Letivo
Arguente
Mónica Andreia Ferreira Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/27 A decifração da Leitura: Reconhecimento de Palavras no 1.º Ano de Escolaridade
Arguente
Maria do Sameiro Marinho Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/27 Fluência da Leitura: Um Estudo Descritivo no 2.º Ano de Escolaridade
Arguente
Sara Flávia Dias Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/27 Escrita Criativa: Um estudo no 3.º Ano de Escolaridade
Arguente
Bruna Filipa Sousa Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/07/17 O Contributo dos/as Encarregados/as de Educação na Aprendizagem da Leitura de Crianças
Arguente
Teresa Maria Pereira Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/24 A abordagem à escrita na educação pré-escolar: um estudo com crianças de cinco anos
Arguente
Mariline Pinheiro Moutinho Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/24 Abordagem à leitura e à escrita: práticas pedagógicas do/a educador/a
Arguente
Sara Daniela Silva Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/24 O parecer dos encarregados de educação sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
Sílvia Maria Vieira Duarte (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/24 Abordagem à escrita na educação pré-escolar: a relação entre a criança e o livro
Arguente
Susana Maria Soares Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/23 Literacia Emergente: Cooperação entre o Jardim-de-Infância e a Família
Arguente
Teresa Maria Pereira Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/23 Abordagem à Escrita na Educação Pré-escolar: Conceções e Práticas de Educadoras sobre Consciência Fonológica
Arguente
Sara Flávia Dias Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/23 Como e quando trabalhar a abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
Clara Raquel Rodrigues Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/22 Abordagem à Escrita no Pré-escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da Escrita
Arguente
Irene Ferreira Gonçalves da Rocha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/22 Abordagem à escrita no pré-escolar: recomendações da literatura quanto à letra cursiva e impressa
Arguente
Mariana de Afonseca Guimarães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/22 Causas e soluções da troca de fonemas na educação pré-escolar: revisão sistemática da literatura
Arguente
Daniela Gomes Marques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/22 Emergência da escrita: perspetiva dos(as) educadores(as)
Arguente
Maria do Sameiro Marinho Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/21 O impacto da experiência profissional na abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
Ana Filipa Castro Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/21 O contributo da família na emergência da escrita de crianças em idade pré-escolar
Arguente
Arminda Lúcia Gomes Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/21 Conceções e práticas de educadoras sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
Bruna Filipa Sousa Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/21 Abordagem à escrita no pré-escolar: conceções e práticas de educadoras sobre consciência fonológica
Arguente
Daniela Filipa Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2016/02/18 Erro ortográfico
Arguente
Maria do Rosário da Mota Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2016/02/18 Leitura e interpretação textual
Arguente
Ana Cecília Bastos Marques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2016/02/18 Consciência Fonológica: Leitura e Escrita
Arguente
Ana Filipa Novo Fangueiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/07/23 Comunicação e linguagem: atividades de expressão dramática na educação pré-escolar
Arguente
Fátima Alexandra da Cunha Mesquita (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/07/23 Casinha de bonecas: um projeto interdisciplinar
Arguente
Joana Sofia Oliveira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/07/23 As atividades experimentais promotoras do desenvolvimento da curiosidade e da criatividade
Presidente do júri
Andreia Filipa Rodrigues de Lemos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 Literacia emergente: exploração de textos infantis
Arguente
Sofia Isabel da Silva Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 A cognição e o desenvolvimento da linguagem na criança
Arguente
Andreia Patrícia Peixoto Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 Desenvolvimento da linguagem na Creche: rimas infantis e jogo simbólico
Arguente
Sandra Maria Cunha Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 Os Contos Tradicionais Infantis e a Cognição/ Comunicação das Crianças em Creche
Arguente
Sara Raquel Teixeira Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 Desenvolvimento da linguagem na Creche
Arguente
Raquel Filipa Machado Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 O canto da biblioteca e o desenvolvimento da linguagem em Creche
Arguente
Cristina Alves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 Contributo das rotinas diárias e das atividades de pequeno grupo para o desenvolvimento da comunicação em Creche
Arguente
Joana Isabel Dias Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015/02/09 Desenvolvimento da linguagem na primeira infância
Arguente
Cristiana Sofia Neto de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/07/29 Erros ortográficos
Arguente
Elsa da Conceição Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/07/29 A importância da Dinamização da Leitura das crianças, numa ótica de diferenciação pedagógica: Investigação-ação
Arguente
Rosa Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/07/29 Escrita Criativa
Arguente
Cátia Cristina Ferreira de Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/07/29 O desenvolvimento da escrita criativa através da exploração de textos literários
Arguente
Maria João Sá da Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/07/28 O erro ortográfico
Arguente
Cristiana Sofia Teixeira Machado (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/07/23 A mobilização de recursos criativos na escrita
Arguente
Sara Leonor Leite Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/03/06 A organização do canto da leitura e da escrita e o desenvolvimento da educação literária
Arguente
Joana Filipa de Castro Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/03/06 Literacia emergente: o livro e a linguagem icónica
Arguente
Flávia Manuela da Cunha Mota (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/03/06 Literacia emergente: exploração de textos literários infantis no pré-escolar
Arguente
Sara Leonor Leite Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/03/06 A hora do conto na promoção da literacia emergente
Arguente
Carlos António Moreira Peixoto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/02/27 Educação literária: a área da biblioteca e o fomento da literacia no 1º ciclo
Arguente
Maria de Fátima Teixeira Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/02/27 Desenvolvimento da escrita criativa no 1º Ciclo
Arguente
Ana Catarina Linhares Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/02/27 O erro ortográfico: importância da consciência fonológica na aquisição da escrita
Arguente
Ana Rita Duarte Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/02/09 Erros ortográficos: origens, causas e consequências
Arguente
Susana Margarida Marinho Machado Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/14 - 2022/07/16 ICITED'22 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process. Rio de Janeiro, Brasil
2021/06/15 - 2021/06/17 ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education. Special Session: DTLP'21-Digital transformation in the teaching and learning process. São Paulo, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - 2016 HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2175-5841) Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/02/16 A Importância da Hora do Conto no Desenvolvimento da Criança Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Membro do Júri do Prémio de Poesia Soledade Summavielle - 2022
2019 - 2019 Membro do Júri do Prémio Internacional de Poesia Víctor Oliveira Mateus - 2019
2017 - 2017 Membro do Júri do Prémio de Poesia Soledade Summavielle - 2017
2013 - 2013 Membro do Júri do Prémio de Poesia Soledade Summavielle - 2013
2011 - 2011 Membro do Júri do Prémio de Poesia do Núcleo de Artes e Letras de Fafe - 2011

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/10/01 - 2016/12/18 Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2175-5841) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais