Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Simone Maria Andrade Pereira de Sá
Nomes de citação
- Sá, Simone
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1315-E5E5-585D
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1992 - 1996
Concluído
|
Comunicação (Doctor)
Especialização em Música Popular Brasileira
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Baiana Internacional - O Brasil de Carmen Miranda e as lentes de
Hollywood" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1987 - 1991
Concluído
|
Comunicação (Master)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Os Anos Dourados - Copacabana e o imaginário urbano dos anos 50" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1980 - 1984
Concluído
|
Ciências Sociais (Bachelor)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil | ||
2022 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Feevale, Brasil |
Universidade Feevale, Brasil | ||
2015 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | King's College London, Reino Unido |
King's College London, Reino Unido | ||
1999 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Federal Fluminense, Brasil |
Universidade Federal Fluminense, Brasil | ||
2013 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | McGill University, Canadá |
McGill University, Canadá | ||
1995 - 1999 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdade Carioca, Brasil |
Faculdade Carioca, Brasil | ||
1992 - 1998 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Faculdade Pinheiro Guimarães, Brasil |
Faculdade Pinheiro Guimarães, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Materialities, ties and performances of Brazilian musical scenes on digital platforms
N/A
Investigador responsável
King's College London, Reino Unido
|
Concluído
|
2013 - 2016 | Música, mídia, espaços urbanos e terrritórios virtuais
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando Políticas Culturais renovadas para as principais Cidades Musicais
do país
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Em curso
|
2022 - Atual | Plataformização da produção cultural no Brasil
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2021 - Atual | Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2018 - Atual | Empreendedorismo Afinado: As estratégias das cooperativas Musicais Brasileiras
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2017 - 2021 | Estratégias de visibilidade da música pop-periférica do Brasil contemporâneo: entre o local, o transnacional e o periférico.
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
2014 - 2020 | Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil |
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - 2017 | Materialidades, vínculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais
N/A
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | "O Brasil tá vendo": Os enquadramentos sobre a cultura do cancelamento nas relações performáticas entre o Big Brother Brasil
21 e as audiências do Twitter
Arguente principal
|
Rafaela de Carvalho Tabasnik (Mestrado)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2023 | Afinidades e Tensões entre Estado, sociedade civil, organizada e artistas. O
caso do Centro Cultural Belchior
Arguente
|
Pedro Martins de Menezes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2022 | CONTROVÉRSIAS E ARTIVISMOS DIGITAIS NAS CENAS BRASILEIRAS DE ROCK E HEAVY METAL
Arguente
|
Gabriel Dorneles Stavele Tavares (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2022 | Para acompanhar seu dia: Controvérsias e negociações entre o consumo das playlists situacionais do
Spotify e o gosto musical
Arguente
|
Régis Wendel Rabelo Luccas (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
2022 | Belchior e as articulações da nordestinidade na MPB: uma análise a partir de sons e letras
Arguente
|
Renata Louriane Moreira da Silva Menezes Constant (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
2022 | E QUEM DISSE QUE MALANDRO PRECISA SER MACHO? ETNOGRAFIA DAS TRADIÇÕES, DISSENSOS DE GÊNERO E PERFORMANCES NEGRAS DOS PASSISTAS
DAS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCA
Arguente
|
Rodolfo R. Viana de Paulo (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
2021 | Mulheres na indústria da música: um estudo de caso do grupo Women In Music Brasil
Arguente
|
Paula Lopes da Cruz Novo Osório (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021 | Reagindo ao hip-hop no YouTube:análise etnográfica sobre os videos de reacão do movimento hip-hop
Arguente
|
João Pedro Pacheco Van der Sand (Mestrado)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2021 | “'VIVA O SOM!': A atualização de práticas de escuta em subgêneros do rock independente em Curitiba a partir das plataformas
de streaming de áudio”
Arguente
|
Felipe Viana Estivalet (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2020 | Controvérsias da MPB na Rede
Arguente
|
Lais Barros Falcão de Almeida (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2019 | Cidades Criativas e Desenvolvimento Territorial: Uma Perspectiva de Amarante como “Cidade da Música”
Arguente
|
Luiza Alves Bittencourt Coelho (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012 - Atual | E-Compós |