Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Claudia Loureiro
Nomes de citação
- Loureiro, A. C.
- Loureiro, Ana Claudia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1519-36A3-7631
- ORCID iD
- 0000-0001-7919-6891
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=hVQyhdkAAAAJ
- Researcher Id
- JDW-9704-2023
- Scopus Author Id
- 57220995533
Endereços de correio eletrónico
- ana.loureiro@ipb.pt (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Campus Santa Apolónia Campus (gabinete 2.46), 5301 - 856, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2021/03/01
Concluído
|
Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Digital Competence for Teachers
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
|
|
2018/07/30 - 2018/08/20
Concluído
|
Mediação Pedagógica na Educação a Distância (Postgraduate Certificate)
Especialização em Technologies and Education
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil
|
aprovada |
2013/07/05 - 2017/03/24
Concluído
|
Education (Doctor)
Especialização em Linguagem digital e educação
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
"Do texto ao hipertexto: mapas e narrativas como potencialidades educativas.
DOI 10.11606/T.48.2017.tde-31102017-113213 " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
2000/02/16 - 2002/06/05
Concluído
|
Communication Sciences (Master)
Especialização em Comunicação e Educação
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
"A escola na era digital: a topologia das redes de informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
aprovada |
1996/03/12 - 1996/12/12
Concluído
|
Interactive Technologies Applied to Education (Postgraduate Certificate)
Especialização em Technologies and Education
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"O uso das tecnologias na educação e formação docente." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9,5/ 10,0 |
1985/01/22 - 1989/05/02
Concluído
|
Pedagogy (Licence)
Universidade São Judas Tadeu, Brasil
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/03 - 2023/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2023/01 - 2023/03 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2020/10/01 - 2023/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/01/26 - 2021/07/30 | Basic Education Teacher | Colégio Santa Clara, Brasil |
2019/09/01 - 2021/03 | Researcher | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal | ||
2017/09/01 - 2020/02/01 | Graduate Coordinator and Eventual Professor | Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, Brasil |
2014/07/02 - 2019/07/03 | Methodology and Distance Learning Supervisor | Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil |
2015/07/05 - 2016/07/04 | Invited Teacher | Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP - EACH, Brasil |
1999/02/01 - 2004/02/13 | Project Coordinator | COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, Brasil |
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, Brasil | ||
1995/02/01 - 1999/01/29 | Primary and secondary school teacher | TREND- TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMERCIAL , Brasil |
TREND- TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMERCIAL , Brasil | ||
1989/02/01 - 1997/12/10 | Primary school teacher | COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL, Brasil |
COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL, Brasil | ||
1987/02/01 - 1991/01/29 | Kindergarten teacher | COLÉGIO RAINHA DOS APÓSTOLOS, Brasil |
COLÉGIO RAINHA DOS APÓSTOLOS, Brasil |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/09 - 2020/12 | Active methodologies and technologies in teacher training
UNASP
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/20 | O desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar: um relato da experiência de estágio no Ensino de Informática. | XXVII Congreso Internacional sobre Tecnología Educativa – EDUTEC´24
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
2024/04/05 | Pensamento Computacional: codificar para desenvolver competências | 8º SINAPSES - Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências
Centro Municipal de Formação e Animação Cultural de Vila Franca do Campo (Açores, Portugal)
|
2024/04 | A integração da tecnologia em contextos educativos para o desenvolvimento da criança e do jovem. | 8º SINAPSES - Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências
Centro Municipal de Formação e Animação Cultural de Vila Franca do Campo (Açores, Portugal)
|
2024/02/23 | O digital como suporte para metodologias ativas | Evento Regional Norte 1 - Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/11/18 | The portfolio as a tool for learning and assessment in the internship in Teaching Informatics. | XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023/11/17 | Educational robotics and programming in inclusive educational settings: a scoping review. | XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023/06/01 | Pensamiento computacional: un movimiento educativo en la escuela de las competências. | II Congreso Internacional: Educación y Conocimiento ICON-edu 2023
Universidad de Alicante. (Alicante, Espanha)
|
2022/11/17 | Robótica educativa e codificación en contextos de inclusión: un estudio exploratório. | XXV Congresso Internacional EDUTEC 2022
Universitat de les Iles Baleares (Palma de Mallorca,, Espanha)
|
2022/03/03 | e-Portefólio como recurso para o desenvolvimento de competências | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
2022/03/03 | Projectos e narrativa digital como estratégias educativas para desenvolver competências | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
2022/03/03 | Educação 5.0: moderação de redes sociais para a construção de conhecimento; | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
2020/11/23 | NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO 5.0 | 26o CIAED - Congresso Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED (São Paulo, Brasil)
|
2020/11/11 | O impacto da COVID-19 em educação pré-escolar: análise das estratégias desenvolvidas. | 8th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Università Politécnica de València (València, Espanha)
|
2020/09/12 | Estereótipos de género nas preferencias das medias digitais das crianças. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação.
SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2020/09/12 | Referenciais de competências digitais docentes | IV Encontro Professores Inovadores com TIC,
Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2020/09/10 | Igualdade de género: uma revisão sistemática da literatura com o foco nas crianças e nos agentes educativos. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2020/02/27 | Educar no século XXI: um estudo de referenciais de competências digitais para docentes. | VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020)
Universidade Aberta Portugal (Ponta Delgada, Portugal)
|
2020/02/27 | Competências digitais docentes para integração pedagógica das tecnologias | VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2020)
Universidade Aberta, Portugal; Instituto Politécnico de Bragança, Portugal; Universidad de Salamanca, Espanha; Universidad
Complutense de Madrid, Espanha. (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/05 | Gamificação e engajamento de estudantes num curso de formação de tutores para EAD | XI International Conference on Information and Communication Technologies on Education
Universidade do Minho Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Braga, Portugal)
|
2018/10 | Metodologias Ativas e Projetos na Formação de Professores | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/01/21 | Aprendizagem Baseada em Projetos e o uso das TIC na sala de aula. | Semana Pedagógica de formação docente do UNASP
Centro Universitário de São Paulo UNASP (São Paulo, Brasil)
|
2017/08/17 | O uso do Scratch no ensino de Geometria | 6o Congresso de Pesquisa do Ensino - Educac¸a~o e Tecnologia: revisitando a sala de aula
SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) (São Paulo, Brasil)
|
2016/09/08 | DESIGN THINKING AS A SUPPORT LEARNING AT UNIVESP ENGINEERINGUNDERGRATUATE COURSE | PBL2016 International Conference
University of São Paulo, the Virtual University of São Paulo and the State Technology Educational Center Paula Souza (São Paulo, Brasil)
|
2015/09/21 | Narrativas digitais e currículo: potencialidades educativas | IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2015/05/16 | A narrativa na construção do significado. | XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação (São Paulo, Brasil)
|
2014/09/22 | O uso de mapas conceituais para o ensino de Ciências: um relato da experiência da prática pedagógica. | Sixth International Conference on Concept Mapping
Universidade de São Paulo e IHMC - Institute for Human & Machine Cognition (Santos, Brasil)
|
2012/11/12 | Linguagem digital: por uma aula mais interativa. | III Seminário WebCurrículo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/08 - 2020/09 | Membro da Comissão Científica do IV Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competências TIC da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competências TIC da Universidade
do Minho, que decorreu nos dias 11 e 12 de setembro de 2020. (2020/09/11 - 2020/09/12)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/03/01 - 2016/11/30 | PBL 2016 - International Conference: Organizing Committee - reception and evaluation of submitted works; organization for
receiving participants; organization of the proceedings of the event. (2016/09/08 - 2016/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Brasil |
2015/03/01 - 2015/08/10 | XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação- Organizing Committee - reception and evaluation of submitted works;
organization for receiving participants; organization of the proceedings of the event. (2015/05/14 - 2015/05/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil |
2014/03/01 - 2014/08/03 | X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação: Organizing Committee - reception and evaluation of submitted works;
organization for receiving participants; organization of the proceedings of the event. (2014/05/15 - 2014/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/16 - Atual | Formadora na Ação de Curta Duração "Padlet como recurso para a avaliação presencial e a
distância" no encontro TIC@Portugal'20 – As TIC na Educação: oportunidades em Pandemia, promovido pelo Centro de Formação
de Professores da Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, que decorreu no dia 16 de julho de 2020 – evento
online.
Encontro
|
TIC@Portugal'20 |
2024/11/20 - 2024/11/22 | XXVII Congreso Internacional sobre Tecnología Educativa – EDUTEC´24
Congresso
|
XXVII Congreso Internacional sobre Tecnología Educativa – EDUTEC´24 |
2024/05 - 2024/05 | Ação de curta duração “O Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) – Investigação e Práticas".
Simpósio
|
Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) – Investigação e Práticas
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2023/11/16 - 2023/11/18 | Participante ouvinte
Simpósio
|
XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa |
2021/05/20 - 2021/05/21 | Participação no VII Congresso Nacional da Formação Profissional "Gestão da Qualidade na Educação e Formação".
Congresso
|
VII Congresso Nacional da Formação Profissional "Gestão da Qualidade na Educação e Formação".
Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
|
2020/11/23 - 2020/11/27 | Participação no 26o CIAED - Congresso Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, evento 100% online.
Congresso
|
26o CIAED - Congresso Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, Brasil
|
2020/11/18 - 2020/11/18 | Webinar “Educação em contexto de incerteza”, proferida pela Professora Ana Paula Laborinho promovido pelo Centro de Investigação
em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu, no dia 18 de dezembro de 2020, com a duração de 2 horas.
Outro
|
Webinar “Educação em contexto de incerteza” |
2020/11/06 - 2020/11/06 | Webinar “Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação”, proferida pelo Professor
Doutor Domingos Fernandes promovido pelo Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, que
decorreu, no dia 6 de novembro de 2020, com a duração de 2 horas.
Seminário
|
Webinar “Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação”,
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
|
2020/09/11 - 2020/09/12 | Conferencista no IV Encontro Professores Inovadores com TIC (EPTIC 2020). Tema da conferência “Referenciais de competências
digitais docentes”.
Encontro
|
IV Encontro Professores Inovadores com TIC (EPTIC 2020)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/09/10 - 2020/09/12 | Participação no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online.
Congresso
|
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação.
SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/03/20 - 2020/06/30 | Participação do curso de extensão MOOCEaD de AaZ - Fundamentos da Educação a Distância com carga horária de 40h.
Outro
|
MOOCEaD de AaZ - Fundamentos da Educação a Distância
Artesanato Educacional, Brasil
|
2020/05/25 - 2020/06/22 | Concluiu o curso Escola Digital: tecnologias e currículo com carga horária total de 40 horas, tendo obtido 100% de aproveitamento.
O curso abordou a conexão das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, fortalecendo atividades, projetos e planos de
aula, com suporte da plataforma Escola Digital. Apresentou a análise de formas de criar conteúdos e recursos digitais e de
meios de tornar também alunos protagonistas nesse processo.
Outro
|
Escola Digital: tecnologias e currículo
Escolas Conectadas - Centro Universitário Ítalo Brasileiro., Brasil
|
2020/05/09 - 2020/05/09 | Apresentação de trabalho “Competências digitais docente para integração pedagógica das tecnologias”.
Encontro
|
INCTE 2020 - V Encontro Internacional Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
|
2018/07/30 - 2018/08/20 | Extension course in Mediação Pedagógica na Educação a Distância
Outro
|
Mediação Pedagógica na Educação a Distância
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil
|
2018/07/09 - 2018/07/29 | Extension course in virtual environments, digital tools and innovative learning methodologies.
Outro
|
JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância, Brasil
|
2018/07/05 - 2018/07/05 | Workshop "Projects and Classroom Learning"
Encontro
|
4º Congresso de Graduação da USP
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2018/04/20 - 2018/04/21 | Poster "Project-Based Learning and the use of TIC in the classroom".
Encontro
|
II Encontro Professores Inovadores com TIC
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/08/17 - 2017/08/18 | Workshop in "Educomunicação e Possibilidades Educacionais com o uso do Scratch".
Congresso
|
6º Congresso de Pesquisa do Ensino - Educação e Tecnologia: revisitando a sala de aula
Sindicato dos Professores de São Paulo SINPRO, Brasil
|
2016/07/06 - 2016/07/08 | Listening participant in I International Conference "Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto
Educativo".
Encontro
|
I International Conference "Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo"
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2014/05/15 - 2014/05/16 | Speaker Communication Session: "Meios, mediações, suportes e tecnologias."
Encontro
|
X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/19 | Júri das Provas de Doutoramento em Ciências da Educação
Título da tese: A Formação e a Prática Pedagógica de Professores no Contexto dos Cursos de Tecnologia em
Sistemas de Telecomunicações de uma Instituição de Ensino Federal Brasileira.
Arguente
|
Ítalo Oriente (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/10/20 | Júri das Provas de Doutoramento em Ciências da Educação da tese intitulada "Literacia Digital e as Questões de Género na Escola
Portuguesa".
Arguente
|
Joaquim Francisco Camelo Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021/07/23 | Júri das Provas de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Formação
Título da dissertação "As Tecnologias Digitais na Educação Pré-escolar em Cabo Verde".
Vogal
|
Cláudia Sofia Varela Moreno (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10/24 | Júri das Provas de Mestrado da dissertação intitulada "A contribuição da cultura digital em processos de educação e saúde
na escola".
Arguente
|
NEILIA GOMES DA SILVA BRAGA (Mestrado)
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil
|
2017/10 | Educação em saúde com gestantes e mães sobre o neonato
Arguente
|
RAQUEL POMPEU DE MIRANDA FREITAS (Mestrado)
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil
|
2017/07 | Violência na infância e adolescência: perfil notificado na mesorregião do baixo amazonas no estado do Pará
Arguente
|
Lorena Guimarães Ferreira Honorato (Mestrado)
Sindicato dos Professores de São Paulo SINPRO, Brasil
|
2013 | Rede social como ferramenta de marketing em bibliotecas escolares: estudo de caso de Leitura do ensino municipal
Arguente
|
Rodolfo Calil Lessa (Outro)
Sindicato dos Professores de São Paulo SINPRO, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/05 | Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) - Investigação e Práticas | Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu |
2024/05 - 2024/05 | XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife | Universidade do Minho |
2020/04 - 2020/07 | INCTE 2020 - V Encontro Internacional Formação na Docência | Bragança, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/04 - 2021/10 | Eduser (1645-4774) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019/12/10 - 2020/06/06 | Júri avaliador das UCs Estágio de Iniciação Científica (EIC) e Inovação Baseada em Desafios (IBD) do Instituto Politécnico
de Bragança (IPB), Portugal.
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09/14 - Atual | Parecerista ad hoc da Revista Inter-Ação - Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. | Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2020/09/14 - Atual | Parecerista ad hoc da Revista Inter-Ação. | Universidade Federal de Goiás, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/09/02 - 2020/02/01 | Tecnologias na Educação e Formação Docente | Mediação Pedagógica e Tecnologias Digitais (Postgraduate Certificate) | Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, Brasil |
2019/06/10 - 2019/07/22 | Design Thinking aplicado à educação | Inovação e Tecnologias na Educação (Postgraduate Certificate) | Escola Nacional de Administração Pública, Brasil |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2018/09/05 | Opening of the postgraduate course in Pedagogical Mediation and Educational Technologies | https://noticias.adventistas.org/pt/noticia/educacao/novo-curso-de-pos-graduacao-e-lancado-no-unasp-em-sao-paulo/ |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) / | Membro integrado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/02 - 2023/06 | Membro da Comissão Científica do VI e VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2022- INCTE2023).
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/12 - 2023/04 | Membro do Conselho Científico na atividade formativa especializada "IX Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC"
2023. Avaliadora de 4 trabalhos submetidos para comunicação.
Membro
|
Universidad de Salamanca, Espanha |
2021/12 - 2022/03 | Membro da Comissão Científica da VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ietic2022)
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/04/01 - 2020/09/12 | Participação da Comissão Científica do IV Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competências
TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competências TIC da
Universidade do Minho.
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/05/04 - Atual | Avaliadora de artigo científico da Revista Vértices. | |
2024/12/09 - 2024/12/09 | Júri do exame de Qualificação apresentado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo como requisito parcial para a obtenção do título de Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política, da estudante Lenina Vernucci da Silva. | |
2023/12 - 2024/01 | REVISORA INTERNACIONAL DE TESIS DOCTORAL Título de Tesis: PROPUESTA DE MARCO DE EVALUACIÓN DE APPS QUE PROMUEVEN HÁBITOS SALUDABLES EN MENORES Doctorando: Claudio Delgado Morales Programa de Doctorado: Ciencias Sociales y de Educación | Universidad de Huelva, Espanha |
2011/11 - 2011/11 | Jury in "II Prêmio Destaque Aula Interativa". | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) | Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta |
2023/01 - 2023/02 | Revista Inter-Ação | Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação |
2022/09 - 2023/01 | Revista Prisma Social (1989-3469) | Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020/05/21 - 2020/09/14 | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | Funcionários Públicos Federais do Brasil |
Distinções
Prémio
2020 | BEST PRESENTATION
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
Outra distinção
2021 | ONE OF THE BEST PAPERS
Universitat Politècnica de València, Espanha
|