???global.info.a_carregar???
She is a researcher at UID-FCT no. 4372, Distance Education and eLearning Laboratory (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/). She has a PhD in Educational Sciences, in the area of Language and Digital Education, from the University of São Paulo (USP), since 2017. She has a Post-Doctorate in Educational Technology at the Centre for Research in Basic Education of the Polytechnic Institute of Bragança (CIEB), Portugal, with research in the area of teacher digital competences, completed in 2021. She has a specialisation in Educational Technologies from the Pontifical Catholic University of São Paulo, Brazil, and a degree in Pedagogy. Since September 2020, she has been an Assistant Professor in the Department of Educational Technology and Information Management at the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, Portugal and in the Department of Communication and Art at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal. Visiting assistant professor on the master's programme in Computer Science Teaching at the Faculty of Social Sciences and Humanities of the University of the Azores, Portugal. She has been an integrated researcher at the Distance Education and Elearning Laboratory (LE@D) at Universidade Aberta since February 2024 and is a regular member of the Interdisciplinary Centre for Adolescents and Children (NICA) at the University of the Azores, where she is a member of the Scientific Coordinating Committee and participates in the research and dissemination activities developed within the scope of this Research Centre. She is a collaborating member of the Basic Education Research Centre (CIEB) at the Polytechnic Institute of Bragança. She took part as a researcher in the Active methodologies and technologies in teacher training project at the Adventist University of São Paulo, Brazil. She has been a trainer in the field of ICT and Educational Technology since 2000 and collaborates with various national and international teacher training institutions. She has published a book, several book chapters, articles in magazines and papers at international and national conferences in the field of education. She is a member of the scientific committees of international and national conferences, with which she collaborates in the evaluation of scientific articles. She is interested in the area of technologies in education, computational thinking, programming and educational robotics, technologies applied to special education, e-learning, active methodologies, teacher training.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Claudia Loureiro

Nomes de citação

  • Loureiro, A. C.
  • Loureiro, Ana Claudia

Identificadores de autor

Ciência ID
1519-36A3-7631
ORCID iD
0000-0001-7919-6891
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=hVQyhdkAAAAJ
Researcher Id
JDW-9704-2023
Scopus Author Id
57220995533

Endereços de correio eletrónico

  • ana.loureiro@ipb.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Campus Santa Apolónia Campus (gabinete 2.46), 5301 - 856, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/01 - 2021/03/01
Concluído
Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Digital Competence for Teachers
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
2018/07/30 - 2018/08/20
Concluído
Mediação Pedagógica na Educação a Distância (Postgraduate Certificate)
Especialização em Technologies and Education
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil
aprovada
2013/07/05 - 2017/03/24
Concluído
Education (Doctor)
Especialização em Linguagem digital e educação
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
"Do texto ao hipertexto: mapas e narrativas como potencialidades educativas. DOI 10.11606/T.48.2017.tde-31102017-113213 " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2000/02/16 - 2002/06/05
Concluído
Communication Sciences (Master)
Especialização em Comunicação e Educação
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
"A escola na era digital: a topologia das redes de informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada
1996/03/12 - 1996/12/12
Concluído
Interactive Technologies Applied to Education (Postgraduate Certificate)
Especialização em Technologies and Education
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"O uso das tecnologias na educação e formação docente." (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,5/ 10,0
1985/01/22 - 1989/05/02
Concluído
Pedagogy (Licence)
Universidade São Judas Tadeu, Brasil
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/03 - 2023/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/01 - 2023/03 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
2020/10/01 - 2023/02 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/26 - 2021/07/30 Basic Education Teacher Colégio Santa Clara, Brasil
2019/09/01 - 2021/03 Researcher Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
2017/09/01 - 2020/02/01 Graduate Coordinator and Eventual Professor Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, Brasil
2014/07/02 - 2019/07/03 Methodology and Distance Learning Supervisor Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil
2015/07/05 - 2016/07/04 Invited Teacher Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP - EACH, Brasil
1999/02/01 - 2004/02/13 Project Coordinator COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, Brasil
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, Brasil
1995/02/01 - 1999/01/29 Primary and secondary school teacher TREND- TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMERCIAL , Brasil
TREND- TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMERCIAL , Brasil
1989/02/01 - 1997/12/10 Primary school teacher COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL, Brasil
COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL, Brasil
1987/02/01 - 1991/01/29 Kindergarten teacher COLÉGIO RAINHA DOS APÓSTOLOS, Brasil
COLÉGIO RAINHA DOS APÓSTOLOS, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018/09/09 - 2020/12 Active methodologies and technologies in teacher training
UNASP
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Loureiro, A. C.. "As Competências Digitais dos Professores da Região Autónoma dos Açores". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife, Braga, 2024.
    No prelo
  2. Loureiro, Ana Claudia; Isabel Santos, Ana. "The portfolio as a tool for learning and assessment in the Internship in Teaching Informatics". 2023.
    10.1109/siie59826.2023.10423683
  3. Loureiro, Ana Claudia; Meirinhos, Manuel. "Educational robotics and programming in inclusive educational settings: a scoping review". Trabalho apresentado em XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setubal, 2023.
    Publicado • 10.1109/siie59826.2023.10423697
  4. Ana Claudia Loureiro; Maribel Santos Miranda Pinto. "PERCEPTIONS OF THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF ROBOTICS AND CODING IN INCLUSIVE SETTINGS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1819
  5. Ana Claudia Loureiro; Ana Isabel Santos. "THE PEDAGOGICAL TRAINING OF FUTURE ICT TEACHERS: AN EXPERIENCE REPORT FROM THE UNIVERSITY OF THE AZORES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1817
  6. Loureiro, A. C.; Miranda-Pinto, S. M. Autor correspondente: Loureiro, A. C.. "Robótica educativa e codificación en contextos de inclusión: un estudio exploratório". Trabalho apresentado em XXV Congresso Internacional EDUTEC 2022, Palma de Mallorca, 2022.
    Publicado
  7. da Silva, Luana Cristina Barbieri; Loureiro, Ana Claudia; Magoni, Fabio Moda; Goncalves, Vitor Manuel Barrigao; Barbieri da Silva, Luana Cristina; Barrigao Goncalves, Vitor Manuel. "Active methodologies and digital technologies in learning : A systematic literature review". Trabalho apresentado em 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Madrid, 2022.
    Publicado • 10.23919/cisti54924.2022.9820582
  8. Vicente, F.; Loureiro, A. C.; Meirinhos, Manuel Florindo Alves. "A evolução da formação em competência digital docente em Portugal". Trabalho apresentado em 6 th International Conferende on Teacher EducationAt (INCTE), Bragança, 2022.
    Publicado
  9. Ana Claudia Loureiro; Manuel Meirinhos; Iliana Tavares Martins de Pina. "SELF-PERCEPTION OF DIGITAL COMPETENCE OF TEACHERS IN BASIC AND SECONDARY EDUCATION IN CAPE VERDE". 2022.
    10.21125/inted.2022.1691
  10. Mesquita, Cristina; Loureiro, Ana Claudia; Ribeiro, Cristiana. "As perceções das crianças sobre as novas rotinas geradas pelo COVID-19". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies, Valencia, 2021.
    Publicado • 10.4995/inn2021.2021.13642
  11. Loureiro, A. C.; Osório, A. J.; Meirinhos, Manuel. "Competência Digital: um estudo sobre as competências dos professores para a integração das TIC em contextos educativos.". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação ¿ Challenges 2021: Desafios do Digital., Braga, 2021.
    Publicado
  12. Ana Claudia Loureiro; Manuel Meirinhos; António José Osório. "COMPETENCE DEVELOPMENT FOR THE EDUCATIONAL INTEGRATION OF DIGITAL RESOURCES". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Valencia, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.2353
  13. Ribeiro, Cristiana; Loureiro, Ana Claudia; Mesquita, Cristina. "IGUALDADE DE GÉNERO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM O FOCO NAS CRIANÇAS E NOS AGENTES EDUCATIVOS". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
    Publicado
  14. Loureiro, Ana Claudia; Meirinhos, Manuel; Osório, António J.. "A emergência de referenciais de competências para a capacitação digital docente". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2020.
    Publicado
  15. Loureiro, Ana Claudia; Ribeiro, Cristiana; Loureiro, Ana; Mesquita, Cristina. "A igualdade de género na visão dos agentes educativos". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2020.
    Publicado • http://hdl.handle.net/10198/20081
  16. Loureiro, Ana Claudia; Ribeiro, Cristiana; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro. "Tecnologia e infância: um estudo sobre as conceções dos educadores". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2020.
    Publicado
  17. Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro; Loureiro, Ana Claudia; Ribeiro, Cristiana. "PEDAGOGICAL CHALLENGES IN TIMES OF SARS-COV-2 IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION". Trabalho apresentado em 13º International Conference of Education Research and Innovation, Sevilla, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1582
  18. Ribeiro, Cristiana; Loureiro, Ana Claudia; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro. "O impacto do COVID-19 em educação pré-escolar: análise das estratégias desenvolvida". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation and Education, Valencia, 2020.
    Publicado • 10.4995/INN2020.2020.11927
Artigo em jornal
  1. Loureiro, Ana Claudia. "Challenges and weaknesses in the use of concept maps as a learning strategy in undergraduate health programs.", Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, 2017, https://doi.org/10.34105/j.kmel.2017.09.023.
    10.34105/j.kmel.2017.09.023
Artigo em revista
  1. Loureiro, A. C.; Santos, A. I.; Meirinhos, Manuel Florindo Alves. Autor correspondente: Santos, A. I.. "Digital Competence for Pedagogical Integration: A Study with Elementary School Teachers in the Azores". Education Sciences 14 12 (2024): 1-18.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.3390/educsci14121293
  2. Ribeiro, Cristiana; Mesquita, Cristina; Loureiro, Ana Claudia; Lopes, Rui Pedro. "Early childhood educators' practices and children's access to technology in Preschool Education". (2024):
    No prelo
  3. Vitor Gonçalves; Fábio Moda Magoni; Luana Cristina Barbieri da Silva; Ana Claudia Loureiro. "Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal". Revista EDaPECI (2023): https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101.
    10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101
  4. Loureiro, A. C.; Meirinhos, Manuel; Osório, A. J.; Valente, A. L.; Loureiro, Ana Claudia; Osorio, Antonio Jose; Valente, Luis. "Computational thinking in teacher digital competence frameworks". Revista Prisma Social 38 (2022): 77-93. https://revistaprismasocial.es/article/view/4783.
    Publicado
  5. Blundi, Domenica; Nonato Da Silva Loureiro, Ana Claudia; Paulino De Carvalho, Sergio Medeiros; Jorge, Marina Filgueiras; Lopes, Felipe Veiga; Pereira Da Silva, Gustavo Travassos; Orind, Vitoria. "IP Use and Technology Transfer in the Brazilian Mining Sector". Global Challenges for Innovation in Mining Industries (2021): https://publons.com/wos-op/publon/62123617/.
  6. Ana Claudia Loureiro; Manuel Meirinhos; António José Osório. "Competência digital docente". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 13 2 (2020): 163-181. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401.
    10.35699/1983-3652.2020.24401
  7. Loureiro, Ana Claudia; Costa Cavalcanti, Carolina; Zukowsky, Cristina. "CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO". RENOTE 17 3 (2019): 468-477. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99530.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22456/1679-1916.99530
Artigo em revista (magazine)
  1. Loureiro, Ana Claudia; Ibáñez-Cubillas, P.; Miranda-Pinto, S. M. Autor correspondente: Loureiro, Ana Claudia. "Validade de conteúdo por avaliação de especialistas para medir as competências digitais de estudantes de mestrado em Educação Especial", Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 2024, https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/52564.
    https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52564
  2. Loureiro, Ana Claudia; Meirinhos, Manuel; Osório, António José. "Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais", Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 2020, http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16909.
Capítulo de livro
  1. Loureiro, Ana Claudia; Meirinhos, Manuel Florindo Alves; Osório, A. J.. "Formação de professores em competência digital: necessidade premente para uma escola de competências.". In Escola Digital: rumo à escola de competências, 110-130. São Paulo, Brasil: Pimenta Cultural, 2024.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/978-85-7221-249-6
  2. Meirinhos, Manuel Florindo Alves; Loureiro, Ana Claudia. "Pensamiento computacional: un movimiento educativo promotor de la escuela de competencias". In Educación y sociedad: claves interdisciplinares, 961-972. Espanha: Octaedro, 2023.
    Publicado
  3. Vicente, Fernanda; Loureiro, Ana Claudia; Meirinhos, Manuel Florindo Alves. "Evolución de la formación del profesorado en competencias digitales en el CFAE Bragança norte, Portugal". In Educación siglo XXI: nuevos retos, nuevas soluciones, 349-365. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, 2023.
    Publicado
  4. Loureiro, Ana Claudia. "Metodologias ativas em contextos de aprendizagem". In Alfabetização: caminhos para a aprendizagem, 81-109. Engenheiro Coelho, Brasil: Unaspress, 2021.
    Publicado
  5. Loureiro, Ana Claudia. "A escola na era digital: novos olhares para a educação". In Ajude seu filho a gostar de estudar, 143-149. Juiz de Fora, Brasil: Editora Garcia, 2020.
    Publicado
  6. Loureiro, Ana Claudia; Costa Cavalcanti, Carolina; Zukowsky-Tavares, Cristina. "INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DOCENTES". In EDUCAÇÃO DIGITAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, 152-169. Curitiba, Brasil: Editora BAGAI, 2020.
    Aceite para publicação
  7. Loureiro, Ana Claudia; Zukowsky-Tavares, Cristina. "E-Portfolios as Tools for Collaborative Learning on Digital Platforms". In Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas, 156-170. IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-8740-0.ch010
  8. Loureiro, Ana Claudia. "A escola na era digital: colaboração e aprendizagem no ciberespaço". In Linguagem, Epistemologia e Didática. São Paulo, Brasil: Escrituras, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Loureiro, Ana Claudia; Filatro, Andrea. Novos produtos e serviços na Educação 5.0. São Paulo, Brasil: Artesanato Educacional. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Loureiro, Ana Claudia; COSTA, F. M.. "Metodologias ativas de aprendizagem para o Ensino Superior". Trabalho apresentado em PBL2018 INTERNATIONAL CONFERENCE, 2018.
Resumo em conferência
  1. Loureiro, A. C.; Meirinhos, Manuel; Tavares, I.P.. "Competência digital docente: um estudo com os professores do Ensino Básico e Secundário de Cabo Verde". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2021: Desafios do Digital., Braga, 2021.
    Publicado
  2. Loureiro, Ana Claudia; Ribeiro, Cristiana; Mesquita, Cristina. "Estereótipos de género nas preferências das medias digitais das crianças.". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Loureiro, Ana Claudia. "Do texto ao hipertexto: mapas e narrativas como potencialidades educativas". Doutoramento, Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, 2017. http://dx.doi.org/10.11606/t.48.2017.tde-31102017-113213.
    10.11606/t.48.2017.tde-31102017-113213
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/20 O desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Pré-Escolar: um relato da experiência de estágio no Ensino de Informática. XXVII Congreso Internacional sobre Tecnología Educativa – EDUTEC´24
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2024/04/05 Pensamento Computacional: codificar para desenvolver competências 8º SINAPSES - Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências
Centro Municipal de Formação e Animação Cultural de Vila Franca do Campo (Açores, Portugal)
2024/04 A integração da tecnologia em contextos educativos para o desenvolvimento da criança e do jovem. 8º SINAPSES - Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências
Centro Municipal de Formação e Animação Cultural de Vila Franca do Campo (Açores, Portugal)
2024/02/23 O digital como suporte para metodologias ativas Evento Regional Norte 1 - Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2023/11/18 The portfolio as a tool for learning and assessment in the internship in Teaching Informatics. XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2023/11/17 Educational robotics and programming in inclusive educational settings: a scoping review. XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2023/06/01 Pensamiento computacional: un movimiento educativo en la escuela de las competências. II Congreso Internacional: Educación y Conocimiento ICON-edu 2023
Universidad de Alicante. (Alicante, Espanha)
2022/11/17 Robótica educativa e codificación en contextos de inclusión: un estudio exploratório. XXV Congresso Internacional EDUTEC 2022
Universitat de les Iles Baleares (Palma de Mallorca,, Espanha)
2022/03/03 e-Portefólio como recurso para o desenvolvimento de competências VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2022/03/03 Projectos e narrativa digital como estratégias educativas para desenvolver competências VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2022/03/03 Educação 5.0: moderação de redes sociais para a construção de conhecimento; VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2020/11/23 NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO 5.0 26o CIAED - Congresso Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED (São Paulo, Brasil)
2020/11/11 O impacto da COVID-19 em educação pré-escolar: análise das estratégias desenvolvidas. 8th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Università Politécnica de València (València, Espanha)
2020/09/12 Estereótipos de género nas preferencias das medias digitais das crianças. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação.
SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2020/09/12 Referenciais de competências digitais docentes IV Encontro Professores Inovadores com TIC,
Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2020/09/10 Igualdade de género: uma revisão sistemática da literatura com o foco nas crianças e nos agentes educativos. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2020/02/27 Educar no século XXI: um estudo de referenciais de competências digitais para docentes. VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020)
Universidade Aberta Portugal (Ponta Delgada, Portugal)
2020/02/27 Competências digitais docentes para integração pedagógica das tecnologias VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2020)
Universidade Aberta, Portugal; Instituto Politécnico de Bragança, Portugal; Universidad de Salamanca, Espanha; Universidad Complutense de Madrid, Espanha. (Ponta Delgada, Portugal)
2019/05 Gamificação e engajamento de estudantes num curso de formação de tutores para EAD XI International Conference on Information and Communication Technologies on Education
Universidade do Minho Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Braga, Portugal)
2018/10 Metodologias Ativas e Projetos na Formação de Professores XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/01/21 Aprendizagem Baseada em Projetos e o uso das TIC na sala de aula. Semana Pedagógica de formação docente do UNASP
Centro Universitário de São Paulo UNASP (São Paulo, Brasil)
2017/08/17 O uso do Scratch no ensino de Geometria 6o Congresso de Pesquisa do Ensino - Educac¸a~o e Tecnologia: revisitando a sala de aula
SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) (São Paulo, Brasil)
2016/09/08 DESIGN THINKING AS A SUPPORT LEARNING AT UNIVESP ENGINEERINGUNDERGRATUATE COURSE PBL2016 International Conference
University of São Paulo, the Virtual University of São Paulo and the State Technology Educational Center Paula Souza (São Paulo, Brasil)
2015/09/21 Narrativas digitais e currículo: potencialidades educativas IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2015/05/16 A narrativa na construção do significado. XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação (São Paulo, Brasil)
2014/09/22 O uso de mapas conceituais para o ensino de Ciências: um relato da experiência da prática pedagógica. Sixth International Conference on Concept Mapping
Universidade de São Paulo e IHMC - Institute for Human & Machine Cognition (Santos, Brasil)
2012/11/12 Linguagem digital: por uma aula mais interativa. III Seminário WebCurrículo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/08 - 2020/09 Membro da Comissão Científica do IV Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competências TIC da Universidade do Minho, que decorreu nos dias 11 e 12 de setembro de 2020. (2020/09/11 - 2020/09/12)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016/03/01 - 2016/11/30 PBL 2016 - International Conference: Organizing Committee - reception and evaluation of submitted works; organization for receiving participants; organization of the proceedings of the event. (2016/09/08 - 2016/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Brasil
2015/03/01 - 2015/08/10 XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação- Organizing Committee - reception and evaluation of submitted works; organization for receiving participants; organization of the proceedings of the event. (2015/05/14 - 2015/05/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2014/03/01 - 2014/08/03 X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação: Organizing Committee - reception and evaluation of submitted works; organization for receiving participants; organization of the proceedings of the event. (2014/05/15 - 2014/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07/16 - Atual Formadora na Ação de Curta Duração "Padlet como recurso para a avaliação presencial e a distância" no encontro TIC@Portugal'20 – As TIC na Educação: oportunidades em Pandemia, promovido pelo Centro de Formação de Professores da Educom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, que decorreu no dia 16 de julho de 2020 – evento online.
Encontro
TIC@Portugal'20
2024/11/20 - 2024/11/22 XXVII Congreso Internacional sobre Tecnología Educativa – EDUTEC´24
Congresso
XXVII Congreso Internacional sobre Tecnología Educativa – EDUTEC´24
2024/05 - 2024/05 Ação de curta duração “O Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) – Investigação e Práticas".
Simpósio
Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) – Investigação e Práticas
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/18 Participante ouvinte
Simpósio
XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
2021/05/20 - 2021/05/21 Participação no VII Congresso Nacional da Formação Profissional "Gestão da Qualidade na Educação e Formação".
Congresso
VII Congresso Nacional da Formação Profissional "Gestão da Qualidade na Educação e Formação".
Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
2020/11/23 - 2020/11/27 Participação no 26o CIAED - Congresso Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, evento 100% online.
Congresso
26o CIAED - Congresso Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, Brasil
2020/11/18 - 2020/11/18 Webinar “Educação em contexto de incerteza”, proferida pela Professora Ana Paula Laborinho promovido pelo Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu, no dia 18 de dezembro de 2020, com a duração de 2 horas.
Outro
Webinar “Educação em contexto de incerteza”
2020/11/06 - 2020/11/06 Webinar “Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação”, proferida pelo Professor Doutor Domingos Fernandes promovido pelo Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu, no dia 6 de novembro de 2020, com a duração de 2 horas.
Seminário
Webinar “Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação”,
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
2020/09/11 - 2020/09/12 Conferencista no IV Encontro Professores Inovadores com TIC (EPTIC 2020). Tema da conferência “Referenciais de competências digitais docentes”.
Encontro
IV Encontro Professores Inovadores com TIC (EPTIC 2020)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/10 - 2020/09/12 Participação no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online.
Congresso
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação.
SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2020/03/20 - 2020/06/30 Participação do curso de extensão MOOCEaD de AaZ - Fundamentos da Educação a Distância com carga horária de 40h.
Outro
MOOCEaD de AaZ - Fundamentos da Educação a Distância
Artesanato Educacional, Brasil
2020/05/25 - 2020/06/22 Concluiu o curso Escola Digital: tecnologias e currículo com carga horária total de 40 horas, tendo obtido 100% de aproveitamento. O curso abordou a conexão das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, fortalecendo atividades, projetos e planos de aula, com suporte da plataforma Escola Digital. Apresentou a análise de formas de criar conteúdos e recursos digitais e de meios de tornar também alunos protagonistas nesse processo.
Outro
Escola Digital: tecnologias e currículo
Escolas Conectadas - Centro Universitário Ítalo Brasileiro., Brasil
2020/05/09 - 2020/05/09 Apresentação de trabalho “Competências digitais docente para integração pedagógica das tecnologias”.
Encontro
INCTE 2020 - V Encontro Internacional Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Educação Básica- CIEB, Portugal
2018/07/30 - 2018/08/20 Extension course in Mediação Pedagógica na Educação a Distância
Outro
Mediação Pedagógica na Educação a Distância
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil
2018/07/09 - 2018/07/29 Extension course in virtual environments, digital tools and innovative learning methodologies.
Outro
JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância
Associação Brasileira de Educação a Distância, Brasil
2018/07/05 - 2018/07/05 Workshop "Projects and Classroom Learning"
Encontro
4º Congresso de Graduação da USP
Universidade de São Paulo, Brasil
2018/04/20 - 2018/04/21 Poster "Project-Based Learning and the use of TIC in the classroom".
Encontro
II Encontro Professores Inovadores com TIC
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017/08/17 - 2017/08/18 Workshop in "Educomunicação e Possibilidades Educacionais com o uso do Scratch".
Congresso
6º Congresso de Pesquisa do Ensino - Educação e Tecnologia: revisitando a sala de aula
Sindicato dos Professores de São Paulo SINPRO, Brasil
2016/07/06 - 2016/07/08 Listening participant in I International Conference "Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo".
Encontro
I International Conference "Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo"
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2014/05/15 - 2014/05/16 Speaker Communication Session: "Meios, mediações, suportes e tecnologias."
Encontro
X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/19 Júri das Provas de Doutoramento em Ciências da Educação Título da tese: A Formação e a Prática Pedagógica de Professores no Contexto dos Cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações de uma Instituição de Ensino Federal Brasileira.
Arguente
Ítalo Oriente (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/10/20 Júri das Provas de Doutoramento em Ciências da Educação da tese intitulada "Literacia Digital e as Questões de Género na Escola Portuguesa".
Arguente
Joaquim Francisco Camelo Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/07/23 Júri das Provas de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Formação Título da dissertação "As Tecnologias Digitais na Educação Pré-escolar em Cabo Verde".
Vogal
Cláudia Sofia Varela Moreno (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10/24 Júri das Provas de Mestrado da dissertação intitulada "A contribuição da cultura digital em processos de educação e saúde na escola".
Arguente
NEILIA GOMES DA SILVA BRAGA (Mestrado)
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil
2017/10 Educação em saúde com gestantes e mães sobre o neonato
Arguente
RAQUEL POMPEU DE MIRANDA FREITAS (Mestrado)
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil
2017/07 Violência na infância e adolescência: perfil notificado na mesorregião do baixo amazonas no estado do Pará
Arguente
Lorena Guimarães Ferreira Honorato (Mestrado)
Sindicato dos Professores de São Paulo SINPRO, Brasil
2013 Rede social como ferramenta de marketing em bibliotecas escolares: estudo de caso de Leitura do ensino municipal
Arguente
Rodolfo Calil Lessa (Outro)
Sindicato dos Professores de São Paulo SINPRO, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/05 - 2024/05 Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) - Investigação e Práticas Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
2024/05 - 2024/05 XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife Universidade do Minho
2020/04 - 2020/07 INCTE 2020 - V Encontro Internacional Formação na Docência Bragança, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/04 - 2021/10 Eduser (1645-4774)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/12/10 - 2020/06/06 Júri avaliador das UCs Estágio de Iniciação Científica (EIC) e Inovação Baseada em Desafios (IBD) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal.
Avaliador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/09/14 - Atual Parecerista ad hoc da Revista Inter-Ação - Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Universidade Federal de Goiás, Brasil
2020/09/14 - Atual Parecerista ad hoc da Revista Inter-Ação. Universidade Federal de Goiás, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/02 - 2020/02/01 Tecnologias na Educação e Formação Docente Mediação Pedagógica e Tecnologias Digitais (Postgraduate Certificate) Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, Brasil
2019/06/10 - 2019/07/22 Design Thinking aplicado à educação Inovação e Tecnologias na Educação (Postgraduate Certificate) Escola Nacional de Administração Pública, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018/09/05 Opening of the postgraduate course in Pedagogical Mediation and Educational Technologies https://noticias.adventistas.org/pt/noticia/educacao/novo-curso-de-pos-graduacao-e-lancado-no-unasp-em-sao-paulo/

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/09 - Atual Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) / Membro integrado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/02 - 2023/06 Membro da Comissão Científica do VI e VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2022- INCTE2023).
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12 - 2023/04 Membro do Conselho Científico na atividade formativa especializada "IX Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC" 2023. Avaliadora de 4 trabalhos submetidos para comunicação.
Membro
Universidad de Salamanca, Espanha
2021/12 - 2022/03 Membro da Comissão Científica da VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ietic2022)
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020/04/01 - 2020/09/12 Participação da Comissão Científica do IV Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competências TIC da Universidade do Minho.
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/05/04 - Atual Avaliadora de artigo científico da Revista Vértices.
2024/12/09 - 2024/12/09 Júri do exame de Qualificação apresentado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo como requisito parcial para a obtenção do título de Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política, da estudante Lenina Vernucci da Silva.
2023/12 - 2024/01 REVISORA INTERNACIONAL DE TESIS DOCTORAL Título de Tesis: PROPUESTA DE MARCO DE EVALUACIÓN DE APPS QUE PROMUEVEN HÁBITOS SALUDABLES EN MENORES Doctorando: Claudio Delgado Morales Programa de Doctorado: Ciencias Sociales y de Educación Universidad de Huelva, Espanha
2011/11 - 2011/11 Jury in "II Prêmio Destaque Aula Interativa". Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01 - Atual RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta
2023/01 - 2023/02 Revista Inter-Ação Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação
2022/09 - 2023/01 Revista Prisma Social (1989-3469) Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/05/21 - 2020/09/14 Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação Funcionários Públicos Federais do Brasil
Distinções

Prémio

2020 BEST PRESENTATION
Universitat Politècnica de València, Espanha

Outra distinção

2021 ONE OF THE BEST PAPERS
Universitat Politècnica de València, Espanha