???global.info.a_carregar???
Cláudia Andrade (PhD Psychology, University of Porto, Portugal) is an Associate Professor of Social Psychology in ESEC-IPC (Polytechnic of Coimbra). She is a research affiliate in the Center for Research and Innovation in Education and a research collaborator in Center of Psychology (University of Porto, Portugal) and Research Group of Emerging Adulthood (University of Seville, Spain). My research focus primarily on topics such work-family relations, gender roles, emerging adulthood and work-family prospects, work-family relations in organizational contexts. My research has been done both at national level, as well as using a cross-cultural perspective.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes Andrade

Nomes de citação

  • Andrade, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
151E-B502-428A
ORCID iD
0000-0001-6601-9220
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Perceções de justiça na divisão do trabalho pago e não pago (Pós-doutoramento)
Especialização em Psicologia Social
Universidade de Graz, Áustria
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Antecipação da Conciliação dos Papéis Familiares e Profissionais na Transição para a Idade Adulta: Estudo Diferencial e Intergeracional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Diplôme Européen d´Études Avancées en Psychologie Sociale (Diploma de especialização)
Especialização em Psicologia Social
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997
Concluído
Mestrado em Psicologia Social (Mestrado)
Especialização em Psicologia Social
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1994
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2019 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidad de Sevilla, Espanha
1997 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2019 - 2021 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Avaliadora Externa do Programa de Avaliação Externa de Escolas Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico do Departamento Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - 2023 The individuation process during emerging adulthood. A cross-country Spain and Portugal comparison
2022/01-08b
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Junta de Andalucía Servicio Andaluz de Salud
Em curso
2015 - 2018 Transition to adulthood in Portuguese and Polish university students
CO_BIA_TransitionsYouth
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Concluído
2015 - 2017 COMIPO: School, work, identity, relationships and well-being in Portuguese and Italian EA
COMIPO
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2009 - 2010 CNO: Uma oportunidade dupla, da promoção da literacia familiar ao sucesso escolar das crianças,
CNO
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP
Concluído
2007 - 2008 Family and Work Roles: Analysis of Spillover Effects in Dual-Earner Couples with Young Children
POCI/V.5/A0048/2005
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Agência para a Sociedade do Conhecimento
Concluído
2003 - 2005 Igualdade de Género e papéis sociais no início da idade adulta: da antecipação á integração dos projectos profissionais e familiares”
PIHM/PSI/49753/2003
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Agência para a Sociedade do Conhecimento
Concluído
2003 - 2005 Family Life and Professional Work: Conflict and Synergy
Famwork
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
1999 - 2001 Projectos Familiares e de Carreira: alguns determinantes das opções de vida femininas na adolescência e no princípio da idade adulta
P/HM/P/PSI/15112/1999
Investigador
Agência para a Sociedade do Conhecimento
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Contextos de trabalho e bem-estar dos colaboradores /Work contexts and well being
25_CEIPC_2022
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Em curso
2021 - 2023 TE@IPC: conhecer os estudantes do IPC que trabalham", TE@IPC: to better know IPC working-students
n.º 12_CEIPC/2021
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Em curso
2021 - 2022 Sentido de vida em contexto de pandemia/ Meaning of life during the pandemic
94_CEIPC/2021
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Concluído
2021 - 2021 Avaliação dos Riscos Psicossociais da Oli, SA /PsySocial Risks Assessment (Oli Firm)
OliSA_21
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Concluído
2010 - 2015 School-family conflict and enrichment in undergraduate student parents: Testing a model of school-family interaction in Canada & Portugal
WSTParents
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Neves, P. C.; Andrade, C.. "Comportamentos obrigatórios de cidadania, fadiga de cidadania e conflito trabalho família na população docente". Trabalho apresentado em Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal Espaços Educativos – Políticas, Práticas, atores e Aprendizagens (Orgs. C. Cavaco, F.A. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. Faria, N. Dorotea, J. Pinhal), 2023.
    Publicado
  2. Neves, Paula C.; Andrade, C.. "Tarefas ilegítimas e engagement no trabalho: um estudo com professores". 2023.
    Publicado
  3. Andrade, C.; Neves, Paula C.. "Experiências dos cuidadores formais de idosos em tempos de pandemia Covid-19: uma análise à luz do Modelo das Exigências e dos Recursos.". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências”, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cláudia Andrade; Paula C. Neves. "Illegitimate Tasks and Work–Family Conflict as Sequential Mediators in the Relationship between Work Intensification and Work Engagement". Administrative Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/admsci14030039.
    10.3390/admsci14030039
  2. Andrade, Cláudia; Steinmetz, Stephanie; Matias, Marisa; Besamusca, Janna. "Editorial: Tackling intersecting inequalities in work-family relations". Frontiers in Sociology 8 (2024): http://dx.doi.org/10.3389/fsoc.2023.1356247.
    10.3389/fsoc.2023.1356247
  3. Cláudia Andrade; Joana Lobo Fernandes. "School-Family and Family-School Enrichment: A Study with Portuguese Working Student Parents". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13101024.
    10.3390/educsci13101024
  4. Andrade, Cláudia; Costa Neves, Paula. "A qualitative study on emotional labor and work-family conflict in caregivers working in nursing homes". Anales de Psicología 39 3 (2023): 458-464. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.517651.
    10.6018/analesps.517651
  5. Raquel Abrantes; Cláudia Andrade. "Estudo dos preditores da intenção de ageing in place: um estudo com a população 50+". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) (2023): https://doi.org/10.30827/dreh.21.2023.27456.
    10.30827/dreh.21.2023.27456
  6. Paula C. Neves; Cláudia Andrade; Rui Paixão; José Tomás da Silva. "Portuguese version of Bern Illegitimates Task Scale: adaptation and evidence of validity". BMC Psychology (2023): https://doi.org/10.1186/s40359-023-01061-1.
    10.1186/s40359-023-01061-1
  7. Neves, Paula Costa; Andrade, Cláudia. "A centralidade dos estados psicológicos críticos na resposta a mudanças nas características do trabalho: estudo em organizações geriátricas". Latin American Journal of Development 4 6 (2022): 1965-1979. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv4n6-011.
    10.46814/lajdv4n6-011
  8. Andrade, Cláudia; Neves, Paula Costa. "Emotional exhaustion in female health support workers in elderly care facilities". Women's Studies International Forum 93 (2022): 102603. http://dx.doi.org/10.1016/j.wsif.2022.102603.
    10.1016/j.wsif.2022.102603
  9. Andrade, Claudia; Gillen, Martie; Molina, José Alberto; Wilmarth, Melissa J.. "The Social and Economic Impact of Covid-19 on Family Functioning and Well-Being: Where do we go from here?". Journal of Family and Economic Issues 43 2 (2022): 205-212. http://dx.doi.org/10.1007/s10834-022-09848-x.
    10.1007/s10834-022-09848-x
  10. Cláudia Andrade; Paula C. Neves. "Perceived Organizational Support, Coworkers’ Conflict and Organizational Citizenship Behavior: The Mediation Role of Work-Family Conflict". Administrative Sciences 12 1 (2022): 20-20. https://doi.org/10.3390/admsci12010020.
    10.3390/admsci12010020
  11. Cláudia Andrade; Joana L. Fernandes. "Hopes and Fears of First-Year Freshman College Students during the COVID-19 Pandemic". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12010053.
    10.3390/educsci12010053
  12. Andrade, C.; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires; Inês Ferreira. "Dois anos (letivos) de pandemia: expetativas e receios de novos estudantes do Ensino Superior.". Revista de Psicologia, Educação e Cultura XXVI 3 (2022): 105-121.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Cláudia Andrade; Eva Petiz Lousã. "Telework and Work–Family Conflict during COVID-19 Lockdown in Portugal: The Influence of Job-Related Factors". Administrative Sciences 11 3 (2021): 103-103. https://doi.org/10.3390/admsci11030103.
    10.3390/admsci11030103
  14. Cláudia Andrade; Marisa Matias. "Work-related ICT use during off-job time, technology to family conflict and segmentation preference: a study with two generations of employees". Information, Communication & Society (2021): https://doi.org/10.1080/1369118X.2021.1933564.
    10.1080/1369118X.2021.1933564
  15. Neves, Paula C.; Andrade, Cláudia. "Citizenship Fatigue as Mediator between Compulsory Citizenship Behavior and Work-Family Conflict". Revista Psicologia Organizações e Trabalho 21 4 (2021): http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.21945.
    10.5935/rpot/2021.4.21945
  16. Angela Sorgente; Semira Tagliabue; Claudia Andrade; José Egidio Oliveira; Wenjie Duan; Margherita Lanz. "Gender, Age, and Cross-Cultural Invariance of Brief Inventory of Thriving Among Emerging Adults". Measurement and Evaluation in Counseling and Development (2020): 1-16. https://doi.org/10.1080/07481756.2020.1827434.
    10.1080/07481756.2020.1827434
  17. Andrade, C.; Zylkiewicz-Plonska, E.; Konaszewski, K.. "Plans to combine work and family in portuguese and polish emerging adults: Effects of gender and work experience". New Educational Review 60 (2020): 71-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85089508567&partnerID=MN8TOARS.
    10.15804/tner.2020.60.2.06
  18. Elisabete Paredes, Cláudia Andrade. "O papel das exigências e dos recursos no conflito trabalho família: Um estudo com trabalhadores da indústria". International Journal on Working Conditions 18 (2019): 52-65. http://ricot.com.pt/artigos/1/IJWC.18_Paredes&Andrade_p.52.65.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25762/11v7-wz54
  19. Moura, Inês; Andrade, Cláudia. "A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial". International Journal of Marketing, Communication and New Media 7 13 (2019): 30-49. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377.
    Publicado • http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377
  20. Andrade, C.. "Professional work load and work-to-school conflict in working-students: The mediating role of psychological detachment from work". Psychology, Society and Education 10 2 (2018): 215-224. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050382745&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/psye.v10i1.1777
  21. Andrade, C.. "A comunicação organizacional em cooperação com a educação básica: Uma experiência pedagógica.". Revista Exedra, Número Temático do Encontro de Investigação e Práticas em Educação (2018): 59-67.
    Acesso aberto • Publicado
  22. ANDRADE, C.. "Professional work load and work-to-school conflict in working-students: The mediating role of psychological detachment from work". Psychology, Society and Education 10 2 (2018): 215-224. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100157529&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/psye.v10i2.1777
  23. Andrade, C.; Matias, M.. "Adding school to work–family balance: The role of support for Portuguese working mothers attending a master’s degree". Journal of Adult and Continuing Education 23 2 (2017): 143-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032687605&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1477971417721717
  24. Andrade, C.; van Rhijn, T.; Coimbra, S.. "Gender Differences in School-Family Conflict and School-Family Enrichment in Nontraditional Portuguese Students". Journal of Continuing Higher Education 65 1 (2017): 13-24. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014949952&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/07377363.2017.1272439
  25. Andrade, C.. "Identity construction, self-concept and autonomy in emerging adults,A construção da identidade, auto-conceito e autonomia em adultos emergentes". Psicologia Escolar e Educacional 20 1 (2016): 137-146. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84978950614&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/2175-3539/2015/0201944
  26. Andrade, C.. "Adaptation and factorial validation of the attitudes toward gender roles scale". Paideia 26 63 (2016): 7-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84953405317&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1982-43272663201602
  27. Ollier-Malaterre, A.; Andrade, C.. "Not for everyone: intra-organisational divides and the stratification of access to work–life policies". Community, Work and Family 19 5 (2016): 519-537. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946434567&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13668803.2015.1089840
  28. Andrade, C.; Mikula, G.. "Work-Family Conflict and Perceived Justice as Mediators of Outcomes of Women's Multiple Workload". Marriage and Family Review 50 3 (2014): 285-306. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897382110&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/01494929.2013.879551
  29. Andrade, C.; Bould, S.. "Child-care burden and intentions to have a second child: Effects of perceived justice in the division of child-care". International Review of Sociology 22 1 (2012): 25-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84861561465&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03906701.2012.657527
  30. Andrade, C.. "Transition to adulthood: Das social conditions of the implications psychological,Transição para a idade adulta: Das condições sociais às implicações psicológicas". Analise Psicologica 28 2 (2010): 255-267. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873242960&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Matias, Marisa ; Andrade, C.. "Articulação trabalho-família e género: Refletindo sobre a literatura e a evidência internacional e nacional.". In In E. Silva e C. Casimiro (Eds). Migrações, Famílias e Desigualdades. ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Política., 84-111. Lisboa, Portugal: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Política, 2023.
    Publicado
  2. Zambelli, Michela; Andrade, Cláudia; Fernandes, Joana L.; Tagliabue, Semira. "The Role of Meaning in Life During the COVID-19 Pandemic on Young Adults’ Future Perspectives in Italy and Portugal". In Proceedings of the Meaning in Life International Conference 2022 - Cultivating, Promoting, and Enhancing Meaning in Life Across Cultures and Life Span (MIL 2022), 71-86. Atlantis Press International BV, 2022.
    10.2991/978-94-6463-096-1_6
  3. Andrade, C.; Sobreira, Rosa. "Igualdade de género nas profissões da comunicação: As representações das jovens estudantes". In A voz dos estudantes no Ensino Superior, 69-86. 2021.
    Publicado
  4. Andrade, C.; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires; MENDES, RUI; S. Dias. "Estudo qualitativo sobre a perceção de jovens do ensino superior em relação ao uso dos espaços naturais ao ar livre face à pandemia COVID-19". In A voz dos estudantes no Ensino Superior. CINEP, 2021.
    Publicado
  5. Andrade, C.; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires. "Gestão de papéis em mães trabalhadoras-estudantes durante a pandemia COVID-19". In Ensino Superior em transição: Estudantes online.. CINEP, 2021.
    Publicado
  6. Andrade, C.. "Contexto de transição para a idade adulta e antecipação da conciliação da vida profissional e familiar". In Olhares de Psicologia Diferencial. Mais Leitura, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Andrade, C.. A voz dos estudantes no Ensino Superior. CINEP. 2021.
    Publicado
  2. Andrade, C.. Olhares de Psicologia Diferencial. Mais Leitura. 2019.
    Publicado • Editor
Relatório
  1. Andrade, C.. 2023. TE@IPC: Conhecer os estudantes do IPC que trabalham. Relatório Técnico.. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.18497.43361.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2024 Trabalho digno, satisfação no trabalho e intenção de rotatividade em enfermeiros portugueses.
Coorientador
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2024 Pessoas idosas institucionalizadas: contributos para a compreensão dos fatores associados às visitas de familiares.
Orientador
Mestrado em Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2024 Influência das relações familiares na escolha do cuidador informal de pessoas idosas em contexto rural e urbano
Orientador
Mestrado em Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2022 Estudo dos preditores da intenção de ageing in place: Um estudo com a população 50+
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2022 Perceções dos futuros profissionais de Comunicação sobre a importância da Responsabilidade Social Organizacional
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019 - 2021 Processos de resiliência em estudantes universitários que trabalham: estudo exploratório durante a pandemia COVID-19
Coorientador de Inês Ferraz Sá Correia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 Fatores de influência na transição para a reforma: Um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico e/ou secundário
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 A Geração Millennials e o Mercado de Trabalho: Análise exploratória dos fatores associados à satisfação profissional e expectativas relativas à gestão do trabalho e da carreira profissional
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Avaliação dos riscos psicossociais na indústria: estudo dos preditores do conflito trabalho-família
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019 - 2019 Avaliação de riscos psicossociais e efeitos na saúde dos trabalhadores na indústria transformadora
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2018 - 2018 A importância da construção do Personal Branding na Geração Millennial
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2017 - 2017 Experiências de conciliação entre a vida profissional e familiar no setor privado e setor público: análise comparativa
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 O uso das novas tecnologias de informação e comunicação e as relações entre a vida profissional, familiar e pessoal
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Motivação no trabalho e Work-Life Balance: um estudo com jovens profissionais
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento e atualização de competências: a formação como ferramenta de gestão estratégica de recursos humanos - estudo de caso
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2016 - 2016 Contributos para a compreensão das relações trabalho-família numa instituição de ensino superior
Orientador
Comunicação Organi- Esp em Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 A Comunicação com clientes: um estudo de caso
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Políticas e Práticas facilitadoras da Conciliação entre Trabalho e Vida Pessoal – Estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Os Gabinetes de Relações Internacionais e o seu contributo para a promoção da Internacionalização do Ensino Superior: o Caso do GRI da ESEC
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal