Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Angélica Maria Reis Monteiro
Nomes de citação
- Monteiro, A. M.
- Monteiro, Angélica
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 161E-E43A-6E36
- ORCID iD
- 0000-0002-1369-3462
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Angelica-Monteiro (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2017/09/30
Concluído
|
[post-doctoral study]Digital inclusion of female prisoners [Inclusão digital de reclusas de um estabelecimento prisional]
(Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
|
2013/01/18 - 2014/09/17
Concluído
|
[post-doctoral study]Digital Literacy at Basic and Secundary Schools (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2011/05/17
Concluído
|
PhD in Educational Sciences [Programa doutoral em Ciências da Educação] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The curriculum and pedagogical practice using b-learning in Higher Education
[O currículo e a prática pedagógica com recurso ao b-learning no Ensino Superior]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction |
2002
Concluído
|
Master in Multimedia Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Prof.Ciências: a utilização de páginas da Internet para o ensino das Ciências no 1.º ciclo do ensino básico [Prof. Ciências:
the use of Internet pages for the teaching of Science in the 1st cycle of basic education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1993 - 1997
Concluído
|
Pedagogy Degree (Licenciatura)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
9,25 (máximo 10) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/05/01 - 2024/04/30 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2009 - 2024/04 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2018/12/01 - 2021/04/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/05 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2002/09/01 - 2018/11/30 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/10/01 - 2018/09/01 | Director de Unidade Orgânica | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
2013/01 - 2014/08 | Deputy Director | Instituto Piaget, Portugal |
2013 - 2014 | Scientific Board | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2013 - 2014 | Pedagogical Advice Board | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2017/09/01 | Contributions of e-Learning to the digital inclusion of female prisoners in a prison
SFRH/BPD/92427/2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto Piaget, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/05/01 - Atual | (DICEs) DIGITAL CITIZENSHIP EDUCATION FROM INSIDE OUT SCHOOLS: FOCUSING MINORITY YOUTH HABITS, RIGHTS AND SPECIFICITIES REGARDING
BEING ONLINE
2020.01982.CEECIND
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017 - Atual | Entrar no Ensino Superior depois dos 23 anos
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Não financiado
|
2022/01/01 - 2024/12/31 | CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS / Fifty years of teaching: changing factors and
intergenerational dialogues
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/12/31 - 2022/12/30 | [European project - 8 European countries, 9 partners]UP2B – Boosting Up School Education towards European Citizenship and
Labour Market Inclusion [Eu contribution: €200,000.00]
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/12/01 - 2022/11/30 | [European project - 4 European countries, 8 partners]Youth-Led Development for Schools’ Participatory Management – BE PART
[EU contribution: €497,396.00]
612175-EPP-1-2019-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2018/10/01 - 2022/07/31 | Digital Platforms in School Clusters' Educational Management [Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos
de escolas ]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/31 - 2022/01/31 | [European project - 5 European countries, 9 partners]eSGarden - School Gardens for Future Citizens [EU contribution: 275.965,00
EUR]
2018-1-ES01-KA201-050599
Investigador
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
Em curso
|
2020/01/01 - 2021/12/31 | [European project - 4 European countries, 5 partners] MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion [Eu contribution:
€111,067.00]
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/09/01 - 2021/11/30 | [European project - 6 European countries, 6 partners] 21st Century Skills in the Context of the UN's Social Development Goals
for Pupils [EU contribution: €223,424.00]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2018/07/02 - 2021/06/28 | Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50 [Migrações
digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/08/01 - 2014/07/31 | e-Bridges - Building (e-)Learning Bridges
2012-1-PT1-GRU06-12160 1
Instituto Piaget, Portugal
Çukurova Universitesi, Turquia |
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | CIDESD_Projecto Estratégico - UI 4045 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI4045/2011
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal Universidade da Madeira, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Instituto Politécnico de Bragança, Portugal Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/08/08 - 2013/07/31 | LOGIC
2011-1-FR1-LEO04-24203 8
Instituto Piaget, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2018 | EPRIS - E-learning in prison
RECI
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
|
Concluído
|
2012/08 - 1014/07 | Building (e-)Learning Bridges (e-Bridges)
2012-1-PT1-GRU06-12160 2
Investigador
Instituto Piaget, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/05 | Inclusão no e através do digital [Inclusion in and through digital] | Seminário final do projeto Erasmus+ LIDA Inclusão no e através do Digital: Acesso, Bem-estar e Direitos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07/14 | Pensar a formação de professores [Reflecting on teacher training] | I Jornadas Pedagógicas de Gaia 2023
Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis
|
2023/07/01 | Ensinar Hoje: O contributo das tecnologias imersivas e da IA para a Educação [Teaching Today: The Contribution of Immersive Technologies and AI to Education] | Ensinar Hoje: O contributo das tecnologias imersivas e da IA para a Educação
Instituto Politécnico de Cávado e Ave
|
2023/01/27 | A literacia digital como fator de inclusão/exclusão social [Digital literacy as a factor in social inclusion/exclusion] |
Escola Superior de Educação do Porto
|
2022/12/01 | Jogos, sites e aplicativos educativos [Educational games, websites and apps] | Formação Inicial e continuada de professores: O ensino colaborativo/bidocência e o uso da tecnologia assistiva e comunicação
alternativa na Educação Básica
Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/10/07 | transFORMAR: pesquisa-ação em Educação [transFORM: action research in education] | AULA INAUGURAL 2020.2 do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica” do Mestrado Profissional - PPGEB
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2017 | [Online learning environments in prison: flexibility, participation and inclusion in the information society] Ambientes online de aprendizagem em contexto prisional: flexibilidade, participação e inclusão na sociedade de informação | Challenges 2017
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | [Teachers, observation of teaching practices and professional development] Professores, observação de práticas letivas e desenvolvimento profissional | IV Seminário Internacional de Observatório de Educação e Formação - A vida nas escolas entre experiências e medidas
(Portugal)
|
2016 | Inmates e-learning styles | EDULEARN16
IaTED (Barcelona, Espanha)
|
2015 | [Teaching and Learning with Technologies in the Digital Age]Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital | Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital |
2015 | Lifelong learning through e-learning in european prisons: Rethinking digital and social inclusion | INTED2015 Conference
IATED (Madrid, Espanha)
|
2015 | E-learning for lifelong learning of female inmates: the epris project, | EDULEARN15
(Barcelona, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/02 - Atual | Percurso académico dos alunos em situações de vulnerabilidade [Academic path of students in situations of vulnerability]
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/09 - 2023 | O recurso às tecnologias digitais na educação de adultos socialmente vulneráveis - possibilidades e limites em contextos especiais
[The use of digital technologies in the education of socially vulnerable adults - possibilities and limits in special contexts]
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/09 - 2021/11/01 | A inovação em contextos educativos: Curricular, Pedagógica e Tecnológica [Innovation in educational contexts: Curricular,
Pedagogical and Technological]
Orientador de Daniele Dias Bardi
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2021/07/22 | Formação de professores e incentivo à gamificação no ensino/aprendizagem: desafios em momentos de mudança na mediação digital
em educação [Teacher training and encouraging gamification in teaching/learning: challenges in times of change in digital
mediation in education]
Orientador de Anabela Lopes Rodrigues
|
Multimedia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019/10/04 - 2020/10/31 | Formação Profissional em Contexto Prisional: Desenvolvimento de Competências de Aprendizagem ao Longo da Vida em ambientes
digitais [Professional Training in Prison Context: Development of Lifelong Learning Skills in digital environments]
Coorientador
|
pos-doctoral studies (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2017 | Formación del profesorado, políticas educativas, y tecnologías. Dos modelos en análisis: Uruguay en el contexto Latinoamericano
y Portugal en el contexto Europeo [Teacher training, educational policies, and technologies. Two models under analysis: Uruguay
in the Latin American context and Portugal in the European context]
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Pedagogia do e-learning: uma plataforma online para professores e formadores [
Pedagogy of e-learning: an online platform for teachers and trainers]
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Desenvolvimento de um protótipo para o ensino de redes informáticas
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | AS TIC na promoção de competências de compreensão textual: proposta de um ambiente multimédia
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | [ICT teachers continuous training to change the pedagogical practices of Kindergarten]A Formação Contínua em TIC na mudança
das práticas pedagógicas das Educadoras de Infância
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 - 2013 | Elaboração de um protótipo para a formação em parapente
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Repositório de conteúdos multimédia para o ensino superior
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Repositório de conteúdos multimédia para o ensino da Língua Portuguesa no 2.ciclo
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | A Educação Online no Ensino Superior e a sua implementação no Instituto Piaget
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento de um Protótipo a partir dos constrangimentos sentidos acerca da educação online
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Fatores de retardamento da educação online: um estudo sobre as perceções dos docentes
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Educação online no Instituto Piaget: perceções dos docentes acerca da formação
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Educação online no Instituto Piaget: o impacto das formações na prática docente
Coorientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Especial e Inclusiva
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Usabilidade de um protótipo multimédia para o desenvolvimento de competências em TIC em adultos com baixas qualificações
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento de um protótipo de treino da perceção visual
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | [IV International Seminar on Education and Training: Life in schools between experiences and measures]IV Seminário Internacional
de Educação e Formação: A Vida nas escolas entre experiências e medidas
Seminário
|
IV Seminário Internacional de Educação e Formação: A Vida nas escolas entre experiências e medidas
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | E-learning for lifelong learning of female inmates: the EPRIS project
Congresso
|
EDULEARN15 Conference
IATED, Espanha
|
2015 - 2015 | II European Conference on Curriculum Studies
Congresso
|
"Curriculum Studies: policies, perspectives and practices” |
2015 - 2015 | Curriculum practices and discourses
Congresso
|
II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS)
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Ensinar e aprender com ferramentas da Web 2.0 [Teach and learn with Web 2.0 tools]
Seminário
|
Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital Digital
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | Web 2.0: colaboração e partilha de som, texto, imagem e vídeo no ensino superior
Seminário
|
Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior
Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2012 | VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária
Congresso
|
VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária
FPCEUP e da Associação IberoAmericana de Didáctica Universitária (AIDU), Portugal
|
2012 - 2012 | O trabalho pedagógico em plataformas digitais
Seminário
|
I Ciclo de Conferências Educação Online
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2012 | Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais
Congresso
|
I Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2012 | Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Recursos para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais,
Seminário
|
I Ciclo de Conferências Educação Online |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | [The voice of teachers of reference schools for the education of students with blindness and low vision]A voz dos professores de escolas de referência para a educação de alunos com cegueira e baixa visão | João Manuel de Andrade Castilho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | [Teaching and learning at Colégio Dante Alighieri: practices and perspectives on the inclusion of students with special educational needs or disabilities]Ensinar e aprender no Colégio Dante Alighieri: práticas e perspectivas sobre a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais ou deficiência | Milton Sgambatti Júnior (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 | [New competences and skills in teacher education for technical and professional education - a comparative study between Brazil and Portugal] Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico-profissional- um estudo comparado Brasil e Portugal | Jurema Iara Reis Belli (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Diários de Aula Digitais: contributos para uma prática docente reflexiva | Paulo Jorge Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | A formação de ativos na PSP: O e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua | Firmo Carpinteiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | O e-book como dispositivo pedagógico para o ensino da Biologia e da Geologia do 11º ano | Paula Alexandra Ramos Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Avaliação impacto do portátil Magalhães no 1.º ciclo do EB no Conselho de Matosinhos: fatores de (des)motivação dos agentes educativos | João Paulo da Silva Miguel (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | “Integração de um protótipo multimédia no ensino de funções lógicas numa folha de cálculo: um estudo com alunos do ensino profissional" | Joaquim Manuel Oliveira Alves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem de crianças com NEE incluídas no Ensino Báscio - 1.º ciclo | Carla Florbela Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | "literaciavisual.com." Um Objeto de aprendizagem multimédia para a aprendizagem da cor envolvendo alunos com Daltonismo | Fátima Maria da Rocha Lima (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Impacto dos ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem em alunos do 3.º ciclo do ensino do ensino básico – um estudo exploratório na disciplina de Físico-química | Paulo Sérgio Batista Sol (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática – um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico | Carla do Carmo Monteiro da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Criação de um ambiente online e o seu impacto nas perceções de competências de aprendizagem em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório na disciplina de Educação Física | Maria da Glória Oliveira Alves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O uso das TIC pelos Professores do 1.º Ciclo do agrupamento de Escolas Padre Donaciano de Abreu Freire (Estarreja) | Betsy Nunes Acunha Amaral (Mestrado) |
2013 | Sistema de Gestão da Aprendizagem: um estudo na escola profissional de Trancoso | Luís Manuel Cerejo Serra (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Criação de Recursos Didáticos para Quadros Interativos Multimédia | Joana Cristina Machado Esteves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O Quadro interativo multimédia como recurso pedagógico para o professor | Sara Maria Alves da Cruz (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | “A relação entre a autoestima docente e a aprendizagem cooperativa: comparação entre escolas com e sem unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espetro do autismo” | Tatiana Gonçalves dos Santos Costa Duarte da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Interação entre os QIM e a prática educativa | Ana Maria de Oliveira Machado (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | “Motivar para aprender a Língua Portuguesa através de um Protótipo Multimédia" | Marco Alexandre Carvalho Bento (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | “RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto multimédia para o ensino superior" | João Miguel Calisto Marçal (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | O museu virtual Google Art Project: Um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da Educação | João Miguel Freire Alves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | Os caminhos para a comunicação. As tecnologias de informação e cpmunicação na comunicação de uma aluna com paralisia cerebral | Susana Castim (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | As Tecnologias de Informação e Comunicação em crianças com trissomia 21 | Libânia alexandra Pais Vieira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Diferenciação Curricular: um processo para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais | Josefa dos Anjos Dinis Guedes (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Transição para a vida adulta: os jovens com necessidades educativas especiais, a escola e o mercado de trabalho | Fernanda Aurora Nogueira de Sousa (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Sexualidade no deficiente mental | Sónia Marisa Faria Araújo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | A inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo | Luís Pedro Gonçalves dos Santos Costa (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011 | Participação dos Professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico na Elaboração do Projecto Educativo de Escola | Maria Marina Carneiro de Amorim (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | O uso das novas tecnologias no ensino do inglês: o estudo do caso do British Council do Porto | Cícera Karla Dedes Lins Carvalho (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/02/08 - Atual | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) (2359-0343) | Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED |
2022/11 - Atual | Frontiers in Education and Frontiers in Digital Humanities | Frontiers in Education and Frontiers in Digital Humanities |
2013/07/24 - Atual | EDT - Educação Temática Digital |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/01 - Atual | Member of the schools' external evaluation team
Especialista
|
Inspeção-Geral da Educação e Ciência - IGEC, Portugal | |
2008 - Atual | External evaluation of training actions regarding ICT in the Educational context | Associação Nacional de Professores, Portugal | |
2005 - Atual | Evaluation, Certification and Support System for the Use of Software for Education and Training. | Ministério da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - Atual | Conceção e Avaliação de Projetos e de Instituição Educativas [Design and Evaluation of Projects and Educational Institutions] | Mestrado no Ensino das Artes Visuais (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/02 - Atual | SIMF: Unidade de Contacto com o exterior [Contact Unit with the community] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
2014/02 - Atual | Conceção e Gestão de Projetos [Project Design and Management] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
2009/09 - Atual | Laboratório Multimédia e Educação (1.º ciclo de estudos) [Multimedia Laboratory and Education] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
2002/09 - 2014/08 | Comunicação Educacional Multimédia (1.º ciclo - licenciatura) [Multimedia Educational Communication] | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2002/09 - 2014/08 | Internet (pós.graduação TIC) | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2002/09 - 2014/08 | Comunicação Multimédia (Mestrado TIC) [Multimedia Communication] | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2002/09 - 2014/08 | Tecnologias da Comunicação em Rede (Mestrado TIC) [Network Communication Technologies] | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2002/09 - 2014/08 | Trabalho de Campo Antropológico (1.º ciclo - licenciatura) [Anthropological Fieldwork] | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2002/09 - 2014/08 | Informática e Sistemas de Educação [Informatics and Education Systems] | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013/09 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2013/06 - Atual | Associação Nacional de Professores |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010/01 - 2013/12 | President of the Pedagogical Council
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Piaget, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Best Paper" of the 2023 of the 4th IEEE Conference E-Learning and innovation in Education.
4th IEEE Conference E-Learning and innovation in Education, Marrocos
|
2020 | ERASMUS+ Inspiring Project 2020
Erasmus+ Youth in Action Portuguese Agency, Portugal
|
2019 | BPI "La Caixa" Solidário Award
BPI, Portugal
|
2015 | WSIS 2015 prize nomination- E-learning in prisons
WORLD SUMMIT ON THE INFORMATION SOCIETY, Suiça
|
Outra distinção
2017 | Honorable mention - vídeo Women participation in politics
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|