Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- MARIA DE FÁTIMA PISTA CALADO MENDES
- Data de nascimento
- 1963/01/29
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Mendes, Fátima
- Fátima Gordo
- Mendes, Maria de Fátima
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2018-BA37-C0DD
- ORCID iD
- 0000-0002-7112-9034
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=XZU6uWgAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 57530244500
Endereços de correio eletrónico
- fatima.mendes@ese.ips.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação, Campus do IPS, Rua Vale de Chaves, Estefanilha, Setúbal, 2914-504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/05/30 - 2023/05/30
Concluído
|
Padlet: Conceção e potencialidades (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Com aproveitamento |
2023/05/25 - 2023/05/25
Concluído
|
Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Com aproveitamento |
2023/02/02 - 2023/03/02
Concluído
|
Design Thinking, do Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Com aproveitamento |
2022/09/08 - 2022/09/09
Concluído
|
CapacitaVoz: tornar a voz saudável, flexível, competente, consciente e agradável na utilização profissional (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Com aproveitamento |
2022/07/18 - 2022/07/18
Concluído
|
Gamificação aplicada às atividades de aprendizagem (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Com aproveitamento |
2021 - 2022
Concluído
|
Capacitação de formadores das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Ministério da Educação, Portugal
|
Com aproveitamento |
2021/10/18 - 2021/10/29
Concluído
|
Rota Pedagógica 2021 - 3.ª Edição (Outros)
Especialização em Ensino a distância
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
20 |
2020/06/01 - 2020/09/24
Concluído
|
Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido pela equipa portuguesa do projeto ERASMUS+
KA2 The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Com aproveitamento |
2020 - 2020
Concluído
|
Criação de um plano de aula para sessões de ensino e aprendizagem online (14,5h) (Outros)
Especialização em Ensino a distância
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Com aproveitamento |
2019/04 - 2019/08
Concluído
|
Curso de formação Inglês online EF Level 11 - Upper Intermediate - CEFR Level B2 (Outros)
Especialização em Inglês
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovada |
2017 - 2017
Concluído
|
Curso de formação Inglês online EF Level 10 Upper Intermediate (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2016 - 2016
Concluído
|
Curso de formação Inglês online EF Level 9 Intermediate (Curso médio)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2009 - 2012/03/28
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º Ciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2008 - 2009
Concluído
|
Curso de Formação Avançada em Didáctica da Matemática (Pós-Graduação)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
19 valores |
1989 - 1994/02
Concluído
|
Ciências da Educação, especialidade de Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
1980 - 1985
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/03/15 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1994/11 - 2018/03/14 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1988/09 - 1994/11 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1987/09 - 1988/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10 - Atual | Membro do Júri de seleção e seriação dos candidatos titulares dos Cursos de Dupla Titulação do Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados do Concurso Especial de Acesso | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2022/03/24 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2021/11 - Atual | Responsável da área científica de Matemática e Educação Matemática | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2018 - Atual | Membro do Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes da ESE/IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Membro do Conselho Académico do IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1995 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico da ESE/IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/05/29 - 2022/02/02 | Presidente do Conselho Científico | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2017 - 2021/07 | Membro do Conselho Geral do IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016 - 2021 | Coordenadora da área da Matemática no Projeto PAT _Aprendizagem para todos (ANGOLA) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/03 - 2020/09 | Membro do Júri M23 da ESE/IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2012/01 - 2015/09 | Chefe de Departamento | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2006/05 - 2008/09 | Coordenadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2004/05 - 2007/01 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2006/05 - 2006/10 | Chefe de Departamento | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2004/06 - 2006/09 | Coordenador de Curso | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2004/07 - 2005/09 | Chefe de Departamento | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2001 - 2002 | Gestora do SIQE/Instituto de Inovação Educacional | Ministério da Educação, Portugal |
Instituto de Inovação Educacional, Portugal | ||
1998/06 - 2000/09 | Chefe de Departamento | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/03 - 1999/07 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1996/02 - 1999/07 | Chefe de Departamento | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/08/31 - Atual | Membro integrado do Centro de Investigação The Life Quality Research Centre (CIEQV) - Polo de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | ||
2019 - Atual | Colaboradora do centro de investigação UIDEF - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2017 - 2023/12/31 | Membro do Centro de Investigação, Educação e Formação da ESE/IPS (CIEF) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1985/09 - 1987/09 | Professora Efectiva (Docente Ensino Secundário) | Escola Secundária de S. Lourenço, Portugal |
1984/09 - 1985/09 | Professora Efectiva (Docente Ensino Secundário) | Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09 - 2022/09 | ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo - Santander
IPS&Santander-InovPed
ARTICULAR
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Setúbal Banco Santander Portugal Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | O estudo de aula na formação inicial de professores
Estudos de aula
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Em curso
|
2019 - 2023/12 | PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau
PRECASE
Desenvolvimento técnico
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
|
2019/03 - 2023/05 | Projeto REASON: Raciocínio Matemático e Formação de Professores -. PTDC/CED-EDG/28022/2017
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/01/01 - 2022/05 | Projeto Recursos Educativos Digitais (RED) - POCH-04-5267-FSE-000124
5871/POCH/SI/4.1/2018
POCH-04-5267-FSE-000124
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação
Concluído
|
2005/01 - 2007/12 | Desenvolvendo o Sentido de Número. Perspectivas e Exigências Curriculares
POCTI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1993/01 - 1997/10 | Aprendizagens em Matemática. Um Estudo sobre a Construção de Conceitos
JNICT/PCSH/C/CDE/571/93
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2021 | Projeto PAT - Aprendizagem para Todos - Angola
PAT- República de Angola
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Ministério da Educação, Angola Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2003/09 - 2005/09 | Competências de Cálculo e Sentido de Número
ESE/IPS
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/24 | A aprendizagem da matemática e da linguagem oral e abordagem à escrita a partir de histórias para a infância - Aula aberta | Aula aberta, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2023/11/17 | Jogos Educativos Digitais para aprender matemática | XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa | SIIE 23
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2023/10/28 | Conferência temática: Tarefas que promovem o raciocínio matemático de alunos do 1.º e 2.º ciclos | XXVI Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
|
2023/07/07 | Desenvolvimento de competências de escrita académica e feedback: uma experiência de articulação curricular | IX Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNAPPES
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023/07 | Deepening preservice teachers' algebraic thinking by noticing children' s thinking | CERME 13
Universidade de Budapeste (Hungria)
|
2023/05/25 | Práticas de articulação curricular: um trabalho em rede (póster) | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023/02/17 | Painel sobre estudos de aula na formação de professores do 1.º e 2.º CEB | Seminário “Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2023/02/10 | Apresentação das brochuras para professores - Projeto REASON | Seminário final de divulgação do Projeto REASON
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2023/01/04 | Vamos contar a história - Ciência à conversa | Ciência à Conversa
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/07/22 | Noticing first graders relational thinking: a study with preservice teachers | 45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Universidade de Alicante (Alicante, Espanha)
|
2022/07/21 | Preservice teachers' ability to notice childrens algebraic thinking | 45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Universidade de Alicante (Alicante, Espanha)
|
2022/07/15 | Projeto ARTICULAR: Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores | 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior -CNAPPES.22
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/07/15 | Perceber o pensamento algébrico de crianças numa unidade curricular de conteúdo matemático: um estudo com futuras educadoras e professoras | 1 st International Conference on Education andd Training
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2022/07/14 | Planning to encourage students mathematical reasoning: The challenges faced by future elementary school teachers | 1 st International Conference on Education and Training
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2022/07/09 | O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática da Associação de Professores de Matemática
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2022/07/08 | De mãos dadas com os livros - conexões entre a matemática e a língua portuguesa | XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática - Profmat 2022
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2022/04/29 | Recursos Educativos Digitais - Workshop sobre os RED de Matemática | Fórum RED –Recursos Educativos Digitais
Direção Geral de Educação - Ministério de Educação (Santarém , Portugal)
|
2022/03/26 | Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infância | DAR ASAS AO SABER - DIÁLOGOS MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARES
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2021/11/30 | Bridging theory and naïve prospective teachers practice observation in the context of lesson studies | International annual conference of the World Association of Lesson Studies - WALS
World Association of Lesson Studies - WALS
|
2021/11/21 | A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (Santarém, Portugal)
|
2021/11/20 | Raciocínio matemático e ações do professor durante a discussão coletiva de uma tarefa | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (Santarém, Portugal)
|
2021/07/13 | Estudos de aula: uma experiência na formação inicial de professores do 1.º ciclo | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/03/06 | O caso do projeto REASON, Painel Práticas investigativas em contexto de formação | Seminário Investigação, Construção de Conhecimento e Práticas Profissionais
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2021/01/11 | Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa | Seminário REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2020/11/07 | Recursos educativos digitais para o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico | XXIII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos Associação de Professores de Matemática |
2020/07/03 | Materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED) - Matemática. | Webinar de divulgação do trabalho realizado e de apresentação dos materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos
Digitais (RED).
DGE-Ministério da Educação (Portugal)
|
2019/02/06 | The development of geometrical knowledge starting from arts education | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
|
2019/02 | To figure out more than a solution to a geometric problem: What do prospective teachers? | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
|
2019/02 | Exploring students adaptive use of domain specific knowledge | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
|
2018 | Livros com matemática | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Grupo de Investigación CTS-261 e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Uma cadela amarela e vários amigos dela | European Teacher Education Network (ETEN)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2014 | Uma experiência de ensino centrada na multiplicação: especificidades e desafios | XXV SIEM
APM (Braga, Portugal)
|
2013 | Flexible calculation: Key ideas from students’ solutions | 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) (Kiel, Alemanha)
|
2013 | A aprendizagem da multiplicação no 1.º ciclo | ProfMat - Congresso anual de professores de matemática
APM - Associação de professores de Matemática (Albufeira, Portugal)
|
2013 | A aprendizagem da multiplicação e da divisão: contributos de uma experiência de ensino | Encontro “A matemática nos primeiros anos”
Associação de Professores de Matemática (APM) (Santarém, Portugal)
|
2013 | Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico | II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
|
2013 | A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: dúvidas e dificuldades de uma jovem investigadora | II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
|
2012 | A evolução dos procedimentos dos alunos em tarefas de divisão: Contributos de uma trajetória de aprendizagem | 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Edcação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo | II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks | 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) (Ankara, Turquia)
|
2010 | A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo | I ENJIE - Encontro nacional de jovens investigadores em educação
Secretariado permanente do Conselho dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas de Educação (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Desenvolver o sentido de número – Práticas do professor | XIII Encontro Nacional “A Matemática nos primeiros anos"
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa | II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2009 | Práticas que promovem o desenvolvimento do sentido de número | Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 09
Associação de Professores de Matemática (Viana do Castelo, Portugal)
|
2009 | Desenvolvendo o sentido de número: o cálculo mental | Encontro Regional do Programa de Formação Contínua em Matemática - PFCM
Programa de Formação Contínua em Matemática - PFCM (Faro, Portugal)
|
2009 | Práticas do professor que promovem a compreensão das ideias matemáticas | Encontro Regional do Programa de Formação Contínua em Matemática
ESE de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2008 | Partir das estratégias dos alunos e desenvolver a multiplicação: um desafio para o professor | Encontro nacional de professores de Matemática - ProfMat2008
Associação de professores de Matemática (Elvas, Portugal)
|
2007 | Desenvolvendo a multiplicação no 2.º ano | Seminário final do projecto “Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares"
Equipa do projecto “Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares (Setúbal, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | O raciocínio matemático de alunos do 1.º ciclo no tema Números e Operações
Coorientador
|
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2023/12/11 | Promover a educação financeira de alunos do 1.º ciclo do ensino básico a partir de tarefas matemáticas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/01 - 2022/02/21 | Promover o raciocínio matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O contributo de materiais manipuláveis e recursos educativos digitais na aprendizagem da geometria
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020 - 2022 | A Expressão Plástica na aprendizagem da Geometria no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2021/07 | O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças
Coorientador
|
Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2019/12 | Resolução e formulação de problemas em articulação com o desenvolvimento da escrita
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019/10 | A resolução de problemas e a literatura infantil
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | A aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais numa perspetiva integradora
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018/12 | Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018/12 | A aprendizagem da multiplicação e divisão através do uso de tarefas paralelas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017/01 | O ensino e a aprendizagem da Geometria, com recurso a materiais manipuláveis: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2017/01 | Resolução de tarefas de subtração no 2º ano de escolaridade
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017/01 | A aprendizagem da adição e subtração através da resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | Resolução de tarefas de subtração no 2º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Resolução de Problemas de Subtração no 2.º Ano de Escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | A resolução de problemas de adição: Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Resolução de problemas e histórias infantis
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Geometria e Arte: Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Aprender a resolver problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A resolução de problemas de divisão: um estudo com alunos do 4.º ano
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A orquestração de discussões coletivas na sala de aula do 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | As representações usadas por alunos do 2.º ano na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | A resolução de tarefas de multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: um estudo com alunos do 4.º
ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | As estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas de multiplicação
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/10/28 | Membro da Comissão organizadora do Seminário Internacional Dar Asas ao Saber (2023/10/27 - 2023/10/28)
Seminário
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/04/28 - 2023/04/28 | Membro da Comissão Organizadora do Encontro "Pensamento Computacional nos Primeiros Anos" (2023/04/28 - 2023/04/28)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/01 - 2022/07 | Membro da Comissão Científica do Encontro Nacional de Professores de Matemática (Coordenadora) (2022/07/07 - 2022/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2020/12/11 - 2020/12/11 | Seminário Olhares sobre o ensino e aprendizagem das ciências e da matemática em tempos de pandemia (2020/12/11) (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014 - 2014 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014
Encontro (Outra)
|
APM, Portugal |
2013 - 2013 | Melhorar aprendizagens, perspetivar práticas profissionais
Encontro (Outra)
|
ESE/IPS, Portugal |
2008 - 2008 | Seminário Final do programa de Formação contínua para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal
Seminário (Outra)
|
POPH/IPS, Portugal |
2007 - 2007 | Seminário final do Programa de Formação contínua para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal
Seminário (Outra)
|
POPH, Portugal |
2006 - 2006 | Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat
Congresso (Outra)
|
APM, Portugal |
2005 - 2005 | Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Outra)
|
ESE/IPS e APM, Portugal |
1997 - 1997 | CIEAEM 49
Congresso (Outra)
|
CIEAEM 49, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2010 - 2010 | Seminário de Investigação em educação Matemática
Encontro
|
XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/12 | O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros sobre discussão coletiva em matemática
Arguente principal
|
Nicole Gaspar Duarte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/12/11 | Promover a educação financeira de alunos do 1.º ciclo do ensino básico a partir de tarefas matemáticas
Orientador
|
Inês Filipa Nunes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/07/31 | Um Estaleiro de Escrita no 4.º ano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
Presidente do júri
|
Margarida da Silva Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/02/16 | Promoção da Educação Ambiental Através do Trabalho de Projeto: Estudo Sobre as Abelhas-do-Mel no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Aniana Mercedes de Almeida Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/19 | Diferenciação pedagógica em Matemática através de tarefas paralelas: Um estudo no 4.º ano de escolaridade
Arguente
|
Joana Filipa Silva Casal (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/12/09 | O contributo de materiais manipuláveis e recursos educativos digitais na aprendizagem da geometria
Orientador
|
Ana Patrícia Videira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/04/20 | Promover o raciocínio matemático com alunos do 3.º ano: Fundamentação e operacionalização de uma proposta de intervenção
Arguente
|
Joana Ferreira Galamas Marquês (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/02/21 | As atividades práticas e a exploração de materiais em ciência: o que fazem as crianças em educação de infância?
Presidente do júri
|
Micaela Mata Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/02/21 | Promover o raciocínio matemático de alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Ana Catarina Luiz Pinto Rigor (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/09/17 | Atividades Práticas e Experimentais no Âmbito do Estudo do Meio: Práticas e Desafios de uma Professora Estagiária
Presidente do júri
|
Joana Santos Covas (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/09/16 | Matemática e Educação Artística na Educação de Infância
Arguente
|
Paula Alexandra Lobita dos Passos (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/07/22 | A aprendizagem da Geometria na Educação de Infância
Arguente
|
Sofia Pitadas Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/06/24 | As ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivas
Arguente
|
Patrícia do Rosário Claro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/01/20 | Conhecimento Didático e Prática Pedagógica de Futuros Professores no Ensino dos Números Racionais
Arguente principal
|
Nádia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/01/13 | Tarefas na sala de aula: prática letiva de professores do 3.º ano com representações matemáticas
Arguente principal
|
Isabel Velez (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/12 | Diferenciação Pedagógica no ensino da Matemática: Práticas de uma jovem professora
Arguente
|
Ana Rita Leido Batista (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/12 | Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
Arguente
|
Patrícia Isabel Silva Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/10 | A resolução de problemas e a Literatura Infantil
Orientador
|
Filipa Alvito Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/07/07 | Falar para Escrever – uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Ana Sofia Andrez Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/07 | A Matemática e o Brincar na Educação de Infância
Arguente
|
Rafaela Borges Canastra (Mestrado) |
2019/03/28 | A compreensão de números racionais: o papel da representação decimal
Arguente principal
|
Cristina Morais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/03/09 | Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do
Ciclo de Alfabetização
Arguente principal
|
Giovana Pereira Sander (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | IEMC2024 - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
2023/10 - 2023/10 | EIEM 2023, Encontro de Investigação em Educação Matemática | Universidade de Aveiro |
2023/07/05 - 2023/07/06 | XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2023 | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos) |
2022 - 2022 | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (XXXII SIEM) | Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação |
2021/09 - 2021/11 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021 - Capacidades Matemáticas Transversais | Online |
2021 - 2021 | XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática da Associação de Professores de Matemática | Online |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Bolema (1980-4415) | UNESP - Universidade Estadual Paulista |
2012/01/02 - Atual | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
2012/01/01 - Atual | Medi@ções | |
2023/05 - 2023/05 | Aprender | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
2023 - 2023 | Revista Portuguesa de Educação (ISSN 0871-9187) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho (UM) |
2022 - 2022/04 | Da Investigação às Práticas | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa |
2021 - 2021 | Indagatio Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Processo de Avaliação do Pessoal Docente do IPS (Perito Externo) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - 2020 | Realização de missões de assessoria e consultoria em diversas províncias de Angola, em janeiro de 2017, 2018, 2019 e 2020. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Ministério da Educação, Angola |
2016 - 2020 | Realização de missões de ensino e formação de formadores de professores do ensino primário | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Ministério da Educação, Angola |
2016 - 2020 | Realização de missões de consultoria e assessoria em diversas províncias de Angola |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10 - Atual | Didática da matemática no 2.º ciclo | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/02 - Atual | Estágio no 1.º ciclo | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/02 - Atual | Estágio no 1.º Ciclo | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - Atual | Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022/10 - Atual | Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2021/03/01 - Atual | Didática da Matemática do 1.º ciclo | Mestrado em Ensino Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo (Mestrado) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007 - Atual | Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2006/11 - Atual | Geometria e Medida | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022/09 - 2023/03 | Oficinas de formação Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º ciclo | Oficina de formação para professores do Centro de Formação Academia do Professor (Seixal) e oficina de formação para o CFAE do Alentejo Litoral (25h)(25h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Novo Currículo de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Prestação de serviços especializados | Curso de Formação Pedagógica para docentes do Colégio Jardim infantil Pestalozzi (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2020/01 | Didática da Educação de Infância I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Matemática, Cultura e Realidade | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Temas Actuais em Matemática | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Temas Actuais em Ciência e Tenologia | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Matemática e Aprendizagem da Matemática I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Matemática e Aprendizagem da Matemática II | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Pensamento Matemático e Educação Infantil | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Ciência, Cultura e Sociedade | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Projecto, Prática e Reflexão Pedagógica | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Projecto | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Seminário de Projecto | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Educação Matemática III | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Forma e Número | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Matemática e Desenvolvimento Curricular | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Matemática como Resolução de Problemas | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Geometria e Sentido Espacial | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Matemática do Real | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Educação Matemática I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Aprendizagem da Matemática | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Prática e Reflexão Pedagógica II | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Conceitos Fundamentais de Matemática | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Números e Operações | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Aplicações da Matemática | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Tópicos de Matemática | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Observação e Análise de Práticas Educativas | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Estágio no 1.º ciclo I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Estágio no 1.º ciclo II | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Estágio III | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1994/11 - 2018/03 | Estágio IV | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - 2017 | O sentido do número e das operações no 1.º ciclo do ensino básico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Loures, Portugal |
2016 - 2016 | Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE/IPS, Portugal |
2012 - 2012 | Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009 - 2009 | Implementação do novo Programa de Matemática - Formação para Acompanhantes | Especialização (Curso médio) | Ministério da Educação - DGIDC, Portugal |
2008 - 2008 | A operacionalização das OCEPE no âmbito da matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | Especialização (Curso médio) | Ministério da Educação - DGIDC, Portugal |
2006/09 - 2007/01 | Conceitos Fundamentais de Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007 - 2007 | A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico | Especialização (Curso médio) | Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo, Portugal |
2007 - 2007 | A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico | Especialização (Curso médio) | Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo, Portugal |
2007 - 2007 | A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico | Especialização (Curso médio) | Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo, Portugal |
1994/11 - 1999/03 | Matemática e Aprendizagem da Matemática I | Licenciatura do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Vogal da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Vogal da Mesa da Assembleia Geral |
2012 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
1986/09 - Atual | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05 - Atual | Membro da Comissão Científica da Revista Aprender do Instituto Politécnico de Portalegre
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2013 - Atual | Equipa Editorial da revista da ESE/IPS Medi@ções
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - Atual | Conselho Editorial da Quadrante, Revista de Investigação em Educação matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2010/09 - Atual | Membro de Conselho Técnico-Científico
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2019 - 2023/12 | Membro da equipa do projeto PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau, financiado
pelo Banco Mundial, administrado pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P e desenvolvido em colaboração
com a Fundação Fé e Cooperação e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2023/07/05 - 2023/07/06 | Membro da Comissão Científica do XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2023
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021/05 - 2022/07/05 | Membro da Comissão Científica do 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Lisboa
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2021 | Conselho Consultivo da Revista Aprender da ESECS/IP Portalegre
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Científica do 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Lisboa
Outro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2020 | Formadora no projeto PAT - Projecto aprendizagem para todos, do Ministério da Educação da República de Angola, financiado
pelo Banco Mundial, e administrado pela Fundação Calouste Gulbenkian (protocolo com a ESE/IPS).
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013 - 2019 | Diretora Adjunta da revista Medi@ções da ESE/IPS
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2019 | Sub Diretora da Revista Quadrante
Presidente / Vice-presidente
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
1994/09 - 2010 | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Presidente de Júri para recrutamento de Professor Adjunto para a área de Ciências do Desporto, subárea de Treino e Destreino do Idoso | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Presidente de Júri para recrutamento de Professor Adjunto para a área de Ciências do Desporto, subárea de Gestão de Projetos, Ética, Empreendedorismo e Inovação no Desporto | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/09 - Atual | Membro do júri de seleção do acesso ao ensino superior de alunos de cursos das vias profissionalizantes | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/05 - 2023 | Membro de Júri para recrutamento de Professor Adjunto para a área de formação de professores / formadores e ciências da educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/03/29 - 2022/10 | Membro de Júri para recrutamento de Professor Adjunto para a área disciplinar de Didática da Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/02 - 2022/01 | Presidente do Júri de recrutamento de Professor coordenador na área das Ciências da Comunicação | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2022 | Membro de Júri para recrutamento de Professor Coordenador para a área de formação de professores / formadores e ciências da educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - 2020/12 | Presidente de Júri de recrutamento de Professor coordenador na área das Ciências Sociais e Pedagogia | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2020/01/07 | Presidente de Júri de recrutamento de Professor adjunto na área da Didática das Ciências Naturais | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2008 | Provas Públicas para Recrutamento de um Professor Adjunto na área da Educação Matemática | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2005 - 2005 | Membro do júri de equivalências dos cursos da ESE a graus atribuídos no estrangeiro | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2001 - 2001 | Recrutamento de um professor na área da Matemática | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997 - 1997 | Recrutamento de um professor na área da Educação Matemática | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2002 | Louvor n.º 108/2002, publicado em DR, II série, apêndice n.º 125
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|