Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paulo Jorge dos Santos Perfeito
Nomes de citação
- Perfeito, Paulo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2E15-1680-BC1A
- ORCID iD
- 0000-0001-9696-5576
Endereços de correio eletrónico
- pauloperfeito@esmae.ipp.pt (Profissional)
Moradas
- R. Sta. Escolástica #42, 4150-666, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.facebook.com/pauloperfeito (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/08 - 2017/05
Concluído
|
Doctor of Musical Arts (Doctor)
Especialização em Jazz & Contemporary Media
Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
Comissão Fullbright, Portugal "Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-Class Sets in Jazz Composition and Improvisation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
N/A |
2005/08 - 2007/05
Concluído
|
Master of Music (Master)
Especialização em Jazz Composition Studies
New England Conservatory, Estados Unidos
Fundação Luso-Americana, Portugal "N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
GPA 3,94 Full Academic Honors |
1999/08 - 2001/08
Concluído
|
Bachelor of Music (Bachelor)
Especialização em Jazz Composition
Berklee College Of Music, Estados Unidos
Centro Nacional de Cultura, Portugal |
GPA 3,8375 Summa Cum Laude |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal | ||
2015 - 2020 | Investigador (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2021/06/01 - 2023/04/06 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2017/09/18 - 2021/06/01 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2017 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2003/08 - 2017/09 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2016 - 2017 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2011/08 - 2013/05 | Assistente (Docente Universitário) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/10 - 2017/07 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Escola Profissional de Musica de Espinho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/06 - Atual | Vice-Presidente | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2018 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2017 - 2019 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2008/01 - 2011/09 | Direção Pedagógica | Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal |
Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/12/13 - 2021/11/18 | Membro Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/05/01 - 2019/09/01 | IF/01458/2014/CP1213/CT0003
IF/01458/2014/CP1213/CT0003
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | O processo criativo na perspectiva do baterista de jazz
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Padrões silábico-fonéticos na improvisação vocal em Portugal
Coorientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | O método de pilates no desenvolvimento da performance trompetística
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Improvisação não-idiomática e jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateria
Coorientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2023 - 2023 | Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2022 - 2022 | A pedagogia nos festivais de violoncelo
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2022 - 2022 | Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2022 - 2022 | O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2022 - 2022 | A importância do movimento na aprendizagem do instrumento
Coorientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Estratégias para um melhor estudo individual do aluno de instrumento / autorregulação
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2018 | Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicas
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2019/03/23 | Música Analítica 2019:
Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018/09/01 - 2019/03/23 | Música Analítica 2019:
Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/12 | Análisis de la música de Maria Schneider para Big Band
Arguente principal
|
Vicente Martín Piquer (Doutoramento)
Fundació Universitat Autónoma de Barcelona, Espanha
|
2021/01/12 | Título de Especialista na área da Música - Origens
Arguente
|
Ricardo Costa Formoso (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/12/09 | É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos. Arquivos e coleções como estratégias de extensão identitária. O caso de José Duarte.
http://hdl.handle.net/10773/30480
Arguente principal
|
Helder Bruno de Jesus Redes Martins (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2020/12/04 | Prova de Título de Especialista - Música, Trombone
Arguente
|
Ricardo André Gomes Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2020/11/18 | Prova de Título de Especialista - Performance - Trompete e Música de Câmara
Arguente
|
José Fernando Soares de Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2020/07/27 | A utilização do Software SmartMusic no apoio ao estudo da disciplina de instrumento (Trompa)
Arguente principal
|
Miguel Carvalho de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/07/09 | Reflexão e Contributo Para a Estrutura Curricular do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz Passados Dez Anos da sua
Homologação
Arguente principal
|
Davide Humberto Martins Fournier (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/05/13 | A Malta do Norte: um estudo etnográfico sobre a cena do jazz portuense
Arguente principal
|
Leonardo Pellegrim Sanchez (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019/06/07 | Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
http://hdl.handle.net/10773/27530
Arguente
|
Nuno Xavier Borges de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019/04/30 | Avaliação de Curriculo Artístico/Profissional - Música
Arguente
|
João Centeno Moreira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2018/07/07 | Concerto para trio de jazz e orquestra sinfónica: uma proposta de diálogo entre o jazz e a música erudita com base no conceito
de “Third stream”
http://hdl.handle.net/10773/24819
Arguente
|
ALBERTO MANUEL DE ALMEIDA RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018/05/18 | Avaliação de Curriculo Artístico/Profissional - Música
Arguente
|
Gonçalo Rodrigues Silvério Marques (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2018/04/27 | AN OPEN WINDOW TO A DIFFERENT WORLD: ENCOUNTERING JAZZ ON TELEVISION IN PORTUGAL (1956-1974)
http://hdl.handle.net/10773/24261
Vogal
|
Pedro Miguel Cravinho Lopes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017/01/12 | Música/Saxofone/Jazz
Arguente principal
|
Desidério Gaspar Lázaro (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2016/03/11 | Música – Trombone/Composição
Arguente principal
|
Lars Arens (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2013/11/10 | Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"
http://hdl.handle.net/10400.22/8856
Arguente
|
António Pedro Saramago Campos Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013/11/08 | Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações
http://hdl.handle.net/10400.22/8893
Arguente
|
Manuel Alfredo Cepa Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2020/01/19 | 10th European Music Analysis Conference | Moscow, September 20-25, 2021 |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/12/01 - 2019/01/24 | Revista Portuguesa de Filosofia - Issue 4, Volume 74, 2018 (0870-5283) | © 2018 Aletheia - Associação Científica e Cultural | © 2018 Revista Portuguesa de Filosofia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/04 - 2019/04 | Seleção de bolseiros Fulbright para Investigação 2019/2020 Avaliação científica das candidaturas. | Comissão Fullbright, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013/01 - 2013/05 | JCM 252 JAZZ PERFORMANCE WORKSHOP (UNDERGRADUATE) Spring (II-2) Jazz Performance Workshop (Undergraduate): This course combines a thorough study of improvisation, jazz theory, aural training, and small group performance practice in seven classroom environments built around small ensembles. Resulting chamber ensembles perform throughout the year in Jazz Forums, and other school and public venues. Participation in this course is limited to JCM majors. (Eight semesters required for BM JCM degrees.) | Jazz Studies & Contemporary Media - Jazz Performance Workshop (Bachelor) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
2013/01 - 2013/05 | TH 202J HISTORY, ANALYSIS, AND THEORY OF EARLY JAZZ Spring (II-2.5) History, Analysis, and Theory of Early Jazz (1900-1940): A comprehensive study of early jazz styles (Ragtime, New Orleans, Swing), their most significant representatives (Armstrong, Morton, Ellington, among others) and their various contributions to the development of modern jazz. Major emphases will include examination of formal design, tonal syntax, improvisation techniques, and harmonic vocabulary using several analytical and co | Jazz Studies & Contemporary Media - (Bachelor) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
2013/01 - 2013/05 | TH 262J JAZZ AURAL MUSICIANSHIP IV Spring (II-1.5) Jazz Aural Musicianship IV: In this, the fourth course in the aural musicianship curriculum, students will complete their formal studies of common-practice tonal relationships and begin exploration of post-tonal idioms. In addition, students will learn audiation strategies for tonal vernacular music from post-1900. Facility in five clefs and score reading techniques will be stressed, along with an examination of multiple strategies for successfully learning and notating highly chromatic music. | Jazz Studies & Contemporary Media - Jazz Aural Musicianship IV (Bachelor) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
2012/08 - 2013/05 | DEPARTMENTAL ASSISTANT, FALL 2012 & SPRING 2013 The Jazz Studies and Contemporary Media (JCM) department of the Eastman School of Music is committed graduate professional caliber musicians who are comfortable within the large sphere of jazz-based musical styles, and who are capable of creating their own strong voice in any musical setting. The faculty believes that the way to accomplish this is to expose students to both the classical and jazz traditions, with emphasis on the repertoire and disciplines associated with the learning of improvisation. | JAZZ STUDIES AND CONTEMPORARY MEDIA (Bachelor) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
2012/08 - 2012/12 | JCM 251 JAZZ PERFORMANCE WORKSHOP (UNDERGRADUATE) Fall (I-2) Jazz Performance Workshop (Undergraduate): This course combines a thorough study of improvisation, jazz theory, aural training, and small group performance practice in seven classroom environments built around small ensembles. Resulting chamber ensembles perform throughout the year in Jazz Forums, and other school and public venues. Participation in this course is limited to JCM majors. (Eight semesters required for BM JCM degrees.) | Jazz Study & Contemporary Media - Jazz Performance Workshop (Bachelor) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
2012/08 - 2012/12 | TH 205J ANALYSIS AND THEORY OF CONTEMPORARY MUSIC AND JAZZ Fall (I-4) Analysis and Theory of Contemporary Music & Jazz: This course offers a comprehensive study of contemporary music and jazz with an in-depth examination of compositional styles, analytical methods, improvisation techniques, and advanced harmony. This course is required for undergraduate Jazz and Contemporary Media (JCM) majors only, to be taken during junior or senior year. Recommended for undergraduate theory majors. Others may take the course with permission of the instructor. | Jazz Studies & Contemporary Media - Analysis and Theory of Contemporary Music & Jazz (Bachelor) | Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos |
2008/01 - 2011/09 | Formação Musical | (Outros) | Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal |
2008/01 - 2011/09 | Trombone | (Outros) | Escola de Artes de Sines-Serviço de Musica, Portugal |
2002/09 - 2011/08 | Combo/Big Band | (Outros) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal |
2002/09 - 2011/08 | Analise de Standards | (Outros) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal |
2002/09 - 2011/08 | Tecnicas de Escrita | (Outros) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal |
2002/09 - 2011/08 | Arranjos Para Pequeno Ensemble | (Outros) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal |
2002/09 - 2011/08 | Arranjos Para Big Band | (Outros) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal |
2002/09 - 2011/08 | Composição Jazz | (Outros) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto, Portugal |
2008/10 - 2011/07 | Projectos Colectivos/Orquestra de Jazz Responsável pela disciplina de Teoria do Jazz e pela Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho que fundou em 2008 com o objetivo de proporcionar uma formação abrangente e esteticamente diversificada aos seus alunos. Desde então o projeto tem-se expandido para alem da sua vocação didática produzindo concertos temáticos, reportórios de autor, espetáculos multimédia e multidisciplinares para os mais diversos públicos e faixas etárias. | Projectos Colectivos/Orquestra de Jazz (Ensino secundário) | Escola Profissional de Musica de Espinho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/01 - Atual | Associação Porta Jazz |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | PEP na Comissão de Auto-Avaliaçao do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE/ESE - P.Porto
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
ACEF/1920/1200966
Coordenador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/07/20 - 2020/07/20 | Relator na prova de qualificação de Doutoramento em Estudos Artísticos/Universidade de Coimbra de Rui Paulo de Moura Branco Simões, intitulado A IMPROVISAÇÃO EM KEITH JARRETT: UM ESTUDO ANALÍTICO | Universidade de Coimbra, Portugal |
Distinções
Prémio
2013 | 36th Downbeat Student Awards
Downbeat Magazine , Estados Unidos
|
2012 | Marian McPartland Scholarship 2012/2013
Eastman School of Music - University of Rochester, Estados Unidos
|
2010 | Bolsa Fulbright para Doutoramento
Portuguese Fulbright Comission, Portugal
|
2006 | Bolsa de Estudo
Fundação Luso-Americana, Portugal
|
Outra distinção
2006 | Mrs. Ruth Tucker Endowed Scholarship
NEC Beneficent Society, Portugal
|
2006 | Nec Merit Award 2006/2007
New England Conservatory, Boston, USA, Portugal
|
2005 | Nec Merit Award 2005/2006
New England Conservatory, Boston, USA, Portugal
|
2001 | Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger
Berklee College of Music, Portugal
|
2000 | Bolsa Jovens Criadores 2000/2001
Centro Nacional de Cultura, Portugal
|
2000 | Merit Scholarship Award 2000/2001
Berklee College of Music, Portugal
|
1999 | Bolsa Jovens Criadores 1999/2000
Centro Nacional de Cultura, Portugal
|
1999 | Bolsa de Estudo 1999/2000 (European Tour Award)
Berklee College of Music, Portugal
|