Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- María del Carmen Arau Ribeiro
Nomes de citação
- María del Carmen Arau Ribeiro
- María Arau Ribeiro
- Arau Ribeiro, María del Carmen
- A. Ribeiro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3C1C-4D92-5B2B
- ORCID iD
- 0000-0002-2117-7396
Telefones
- Telefone
-
- 967'64331 (Profissional)
Moradas
- Guarda Polytechnic University, 6300-559, Guarda, Guarda, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) |
Catalão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/12/09
Concluído
|
Letras (Doutoramento)
Especialização em Linguística Aplicada
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Insights from Interlanguage: Metalinguistic Competences of Portuguese Adult Learners of English" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18/20 |
1989 - 1991
Concluído
|
TESOL & Applied Linguistics (Master)
Especialização em English language teaching
University of California, Davis, Estados Unidos
|
|
1984 - 1988
Concluído
|
Double degree: French and Social Science Field Major (Bachelor)
Especialização em Contemporaray International Relations
University of California, Berkeley, Estados Unidos
"“The Selective Society: An Inquiry into the English Language/Civics Provision of the Immigration Reform and Control Act
of 1986” (Honor's Thesis)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
honors |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
1992 - 1993/11/18 | Leitor (Docente Universitário) | American Language Institute SRL, Portugal |
1988/09 - 1991/04 | Monitor (Docente Universitário) | University of California, Davis, Estados Unidos |
University of California, Davis, Estados Unidos |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2021 | Presidente, Conselho Pedagógico da ESTG-IPG | Instituto Politécnico da Guarda, Portugal |
2013 - 2015 | Vice-Presidente, Conselho Pedagógico da ESTG-IPG | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2009/04 - 2013 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico da Guarda, Portugal |
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal | ||
2007 - 2009/04 | Vice-Presidente, Conselho Pedagógico da ESTG-IPG | Instituto Politécnico da Guarda, Portugal |
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2015 | CLIL: a parallel and comparative study in higher education
FCT: 03/ID/2014
. Process 14 7 345
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/05 - Atual | CT.Uni - Creative Thinking: Taking an Innovative and STEAM Approach for a Transdisciplinary University
2021-1-SK01-KA220-HED-000023022
Investigador responsável
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Erasmus Academie
Em curso
|
2022/01/10 - Atual | SEEd: Sustainable Entrepreneurship for Sustainability
Investigador responsável
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Erasmus Academie
Em curso
|
2021/11/30 - Atual | UNITA - Universitas Montium
Investigador
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Erasmus Academie
Em curso
|
2019/01 - 2022 | CORALL: Coaching-oriented Online Resources for the Autonomous Learning of Languages for Specific Purposes (LSP) (2019-2022)
Investigador responsável
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Erasmus Academie
Concluído
|
2017/09 - 2020/08 | DT.Uni - Design Thinking Approach for an Interdisciplinary University
Investigador responsável
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
|
Erasmus Academie
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CETAPS - Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses
UID/ELT/04097/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2018 | STEERING II - Support to European Higher Education Reforms in Germany
Leitaktion 3: Politikunterstützung kofinanziert
Higher Education Reform Expert
Katholischer Akademischer Ausländer-Dienst, Alemanha
|
Concluído
|
2015 - 2017 | ICCAGE - Intercultural Communicative Competence: A Competitive Advantage for Global Employability
Investigador
ReCLes.pt - Associação em Rede de Centros de Línguas no Ensino Superior em Portugal, Portugal
|
Erasmus
Concluído
|
2014/11/01 - 2016/04 | STEERING - Support to European Higher Education Reforms in Germany
Higher Education Reform Expert
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4056 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI4056/2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/14 | Interculturality in CLIL: Making it work through collaboration and creativity, https://db3089a0-2e4b-4c42-8115-7c853f5a82ed.filesusr.com/ugd/bc9132_49392db322464f2496c17d29bd8a987d.pdf p. 7 | Working CLIL - 3rd International Colloquium: Moving CLIL forward: towards sustainable educational practice
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/05/12 | Portfolios for Creative, Future-Oriented, and Learner-Centered Assessment | Portfolios as a competency-oriented form of assessment in the post-pandemic higher education context: opportunities and challenges
- BHT Symposium 2023
BHT - Berlin University of Applied Sciences and Technology https://projekt.bht-berlin.de/sprachen/projekte/pruefung-hoch-drei-fellowship/symposium-2023/
https://projekt.bht-berlin.de/fileadmin/projekt/sprachen/cfp_portfolio_symposium2023_BHT.pdf (Berlin, Alemanha)
|
2022/09/16 | We are all learners: Lessons from teaching the teachers (Strand: LSP and Teaching Methodologies: Flexible Modes of Delivery) | The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embracing Change - XVII CercleS INTERNATIONAL CONFERENCE
2022 https://recles.pt/images/Documentos/Cercles2022_Programa_Final_V9.pdf
ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/09/15 | Turning Language Learners into Language Artists: Using digital language portfolios in a coaching-oriented LSP classroom | The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embracing Change - XVII CercleS INTERNATIONAL CONFERENCE
2022 https://recles.pt/images/Documentos/Cercles2022_Programa_Final_V9.pdf
ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/03/04 | Lighting a sustainable fire for learner responsibility in LSP: A hands-on workshop with tools designed to promote collaborative autonomy | Multilingualism isn’t a formula, but a living model. 32nd AKS Conference, https://www.spz.tu-darmstadt.de/spz_tagungen/spz_aks_2022/spz_programm/aks_workshops_ada/index.de.jsp
Technische Universitat Darmstadt (Darmstadt, Alemanha)
|
2022/03/02 | Lighting a sustainable fire for learner responsibility in LSP: A hands-on workshop with tools designed to promote collaborative autonomy, https://www.spz.tu-darmstadt.de/media/sprachenzentrum_1/responsive_design_1/tagung/32_AKS-Tagung_Programm.pdf, p. 8 | 32nd AKS Conference on multilingualism, https://www.spz.tu-darmstadt.de/spz_tagungen/spz_aks_2022/spz_willkommen/index.en.jsp
Technical University of Darmstadt (Darmstadt, Alemanha)
|
2021/12/03 | Teaching Spanish and English for Specific Purposes Online: Finding opportunities to explore, adapt, and improve in LSP virtual classrooms, https://www.ualg.pt/sites/default/files/documentos/2021-11/aprolinguas-2021book-abstracts.pdf, p. 15 | III International Conference APROLÍNGUAS 2021 - Foreign Language Teaching and Learning in the Classroom and Online: Tradition,
perspectives and challenges, https://www.ualg.pt/sites/default/files/documentos/2021-11/programiii-internacional-conference-aprolinguas-2021.pdf
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/12/02 | Using design thinking and other thinking strategies for language learning: In the classroom and beyond, https://www.ualg.pt/sites/default/files/documentos/2021-11/aprolinguas-2021book-abstracts.pdf, p. 16 | III International Conference APROLÍNGUAS 2021 - Foreign Language Teaching and Learning in the Classroom and Online: Tradition,
perspectives and challenges, https://www.ualg.pt/sites/default/files/documentos/2021-11/programiii-internacional-conference-aprolinguas-2021.pdf
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/08/25 | Scaffolding autonomous language learning for teachers and learners: The development of online resources for LSP within the CORALL project | CALL (Computer Assisted Language Learning) & Professionalisation: EUROCALL (European Association for Computer Assisted Language
Learning) 2021 https://whova.com/web/euroc1_202108/
Le CNAM - Centre National des Arts et Métiers - and La Sorbonne Univérsité (Paris, França)
|
2021/03/04 | Reinventing Curriculum Design for Autonomous Language Learning | Quo vadis Sprachlehre: Neue Unterrichtsformen vor der Tür - AKS-Online-Konferenz 2021 https://www.aks-sprachen.de/wp-content/uploads/2021/02/Programm-AKS-Online-Konferenz-2021.pdf
Ruhr-Universität Bochum (Bochum, Alemanha)
|
2021/03/04 | Reinventing Curriculum Design for Autonomous Language Learning, https://www.aks-sprachen.de/wp-content/uploads/2021/02/Programm-AKS-Online-Konferenz-2021.pdf | AKS Online Konferenz - Quo Vadis Language Instruction?: On the Threshold of New Forms of Teaching, https://www.aks-sprachen.de/1st-aks-online-conference/
AKS (Bochum, Alemanha)
|
2020/12/03 | Autonomy: Sustaining language learning, https://isidore.science/document/10670/1.07aet4 | Imagining the future of multilingualism education and society at a turning point - 2020 CEL/ELC Virtual Forum
Università Cattolica (Milan, Itália)
|
2018/09/20 | Deconstructing Intercultural Citizenship in the Foreign Language Classroom: Development and/or interculturalism? | Para lá da tarefa: Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior - Colóquio Internacional
Aprolínguas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/20 | Deconstructing Intercultural Citizenship in the Foreign Language Classroom: Development and/or interculturalism? | Para lá da tarefa: Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior - Colóquio Internacional
Aprolínguas, https://sites.google.com/view/aprolinguas2018/p%C3%A1gina-inicial
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/01/15 | Advocating for and Practicing Interdisciplinary Higher Education | International Conference on Language Centres in Higher Education: Sharing innovations, research, methodology, and best practice
Mazaryck University (Brno, República Checa)
|
2014/10/28 | ReCLes.pt CLIL Training Project, https://www.recles.pt/index.php/programme (Tuesday tab) | ReCLes.pt 2014 International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability, Escola Superior de
Hotelaria e Tourismo de Estoril, Estoril, Portugal
ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril (Estoril, Portugal)
|
2014/10/27 | Making Tourism Marketing Work for You in the Foreign Language Classroom, https://www.recles.pt/index.php/programme | ReCLes.pt 2014 International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability, Escola Superior de
Hotelaria e Tourismo de Estoril, Estoril, Portugal
ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril (Estoril, Portugal)
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10/26 - 2023/10/27 | Textos e Intertextos: de O Principezinho a outras manifestações artísticas - V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras - CILE, http://cile.ipb.pt/ | Escola Superior de Educação de Bragança |
2023/07/14 - 2023/07/16 | Working CLIL - 3rd International Colloquium: Moving CLIL forward: towards sustainable educational practice, https://db3089a0-2e4b-4c42-8115-7c853f5a82ed.filesusr.com/ugd/bc9132_49392db322464f2496c17d29bd8a987d.pdf | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2022/12/01 - 2022/12/02 | Languages in European University Alliances: challenges and issues 2022 CEL/ELC Forum, https://www.celelc.org/wp-content/uploads/2022/11/2022-CELELC-Forum_programme_def-3.pdf | Universidad de Sevilla, Spain |
2022/09/15 - 2022/09/17 | The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embracing Change - XVII CercleS INTERNATIONAL CONFERENCE 2022 https://recles.pt/images/Documentos/Cercles2022_Programa_Final_V9.pdf | ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto |
2022/06/16 - 2022/06/17 | CORALL International Conference https://business.vscht.cz/uploads/files/BioComp/Corall_Conference_Programme_2022.pdf | School of Business UCT Prague |
2020/12/03 - 2020/12/04 | Imagining the future of multilingualism education and society at a turning point - 2020 CEL/ELC Virtual Forum, https://calenda.org/790772?file=1 | Università Cattolica, Milan |
2017/10/12 - 2017/10/13 | Refolution: old and new paradigms, II Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras - CILE, https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/19523/5/2017%20ebook%20II%20CILE%20Livro%20de%20Atas.pdf | Escola Superior de Educação de Bragança |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - 2021 | Effective member of the Jury of the competitive procedure to fill a post on the Teaching Personnel Map of the Polytechnic
Institute of Viseu in the form of a legal relationship of public employment for an indefinite period, restricted to candidates
covered by the extraordinary regularization program for precarious employment relationships (PREVPAP) in the subject areas
of "Foreign Languages and Literature (English and Spanish)" OE202104/0664
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal | |
2020 - 2021 | Effective member of the Jury of the competitive procedure to fill a post on the Teaching Personnel Map of the Polytechnic
Institute of Viseu in the form of a legal relationship of public employment for an indefinite period, restricted to candidates
covered by the extraordinary regularization program for precarious employment relationships (PREVPAP) in the subject area
"Foreign Languages and Literature (English and Portuguese Literature)" - OE202104/0666.
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009 - Atual | Presidente da ReCLes.pt - Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal | Presidente da Comissão Executiva até 2021; Presidente da Mesa de Assembleia Geral 2021-presente |
2018 - 2022 | Board Member, European Language Council (CEL/ELC) | eleita como 1 de 17 membros |
2004 - 2014 | Presidente da Aprolíngu@s - Associação de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior em Portugal |