Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Amélia Veiga
Nomes de citação
- Veiga, Amélia
- Veiga, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F17-0CB2-D0D9
- ORCID iD
- 0000-0002-5220-4019
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=xW2QWVIAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- A-7098-2012
- Scopus Author Id
- 15051253200
Endereços de correio eletrónico
- aveiga@fpce.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 2260797 00 Ext.: 381 (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen , 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=en/researchers/amelia-veiga (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014 - 2017
Concluído
|
Politics, policy and what can be learned from Bologna practices (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
|
2010
Concluído
|
PhD Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
Master in Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Oportunidades e ameaças de Bolonha (um processo em curso) e a universidade europeia (um projecto em discurso) num contexto
de globalização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1997
Concluído
|
Degree in International Relations and Cooperation (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
1998 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal | ||
2011 - 2017 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Agency for the Assessment and Accreditation of Higher Education, Portugal |
Universidade do Porto, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02/16 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/09/01 - 2024/02/15 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997 - 2011 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11 - Atual | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/11 - Atual | Member of the FPCEUP's Executive Board | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/03 - Atual | Co-coordinator of CIIE's strategic research area of Higher Education, Diversity and Innovation | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2019 - Atual | Pedagogic and Scientific co-coordinator of the Continuing Education Service | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2017 - Atual | Co-coordinator of CIIE's research community of practice 'Educational Policies Analysis Group' (GAPE CoPin) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/04 - 2015/12 | Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses - Mapping the Transformation of Portuguese Higher Education Institutions at the dawn of the twentieth-first century | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2009/06 - 2010/05 | O CONTRIBUTO DO PROCESSO DE BOLONHA PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ÁREA EUROPEIA DE ENSINO SUPERIOR
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/46075/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | REC-MAT - Recognition Matters
Bolseiro de Cientista Convidado
|
Em curso
|
2023/03 - 2026/02 | HEAE-SNIT - A autonomia no Ensino Superior Europeu: tendências supranacionais, nacionais e institucionais
2022.03986.PTDC
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/11 - 2024/10 | INES - Innovative teaching and learning paths for the prevention of new drugs abuse
2021-1-IT02-KA220-SCH-000032570
|
European Commission |
2021/01 - 2024/01 | Co-created Education through Social Inclusion (COSI.ed) [Leader of the Portuguese team]
621365-EPP-1-2020-1-NO-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador responsável
|
European Commission
Em curso
|
2019/12 - 2022/11 | BE PART: Youth-Led Development for School's Participatory Management
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2019 - 2022 | SUCTI Academia: Systemic University Change Towards Internationalisation for Academia [Scientific coordinator of UPORTO team]
2019-1-PL01-KA203-065656
Investigador responsável
|
European Commission
Em curso
|
2017/10 - 2021/10 | Recognition Matters - REC-MAT
Bolseiro de Cientista Convidado
|
European Commission
Em curso
|
2018/09 - 2021/08 | #IBelong: Towards a Sense of Belonging in an Inclusive Learning Environment
Investigador
|
Nationaal Agentschap Erasmus+ Onderwijs & Training
Em curso
|
2021 - 2021 | Estudo sobre Ensino Superior e o Ensino Profissional de Cibersegurança em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança
SERV0091_CNC2021_2021
Investigador responsável
|
Gabinete Nacional de Segurança
Concluído
|
2018 - 2021 | European Universities: Critical Futures [Steering group member and Co-coordinator of Theme 2]
DK
Investigador responsável
Danish Independent Research Council, Dinamarca
|
Em curso
|
2013 - 2015 | Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses - Mapping the Transformation of Portuguese Higher Education
Institutions at the dawn of the twentieth-first century
EXCL/IVC-PEC/0789/2012
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
2009/09 - 2013/02 | TRUE- GGHE Governing and Governance in Higher Education
EuroHESC/0001/2008
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/10 - 2012/03 | Perceptions of higher education institutions and academics to assessment and accreditation | Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Evaluation of Curriculum Development: a transdisciplinary approach
FFUP/FPCEUP/FEUP
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Em curso
|
2017 - 2018 | Exploratory study focusing on the impacts of BREXIT on the European Higher Education and research
CIPES
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | EHEA approaches to Teaching and Learning in Higher Education in the context of QA (keynote) | VIII INTERNATIONAL BOLOGNA CONFERENCE « EUROPEAN INTEGRATION OF UKRAINE’ HIGHER EDUCATION IN THE CONTEXT OF BOLOGNA PROCESS:
Student-Centered Learning and Teaching, Evaluation as a part of QA in HE»
(Kyev, Ucrânia)
|
2019 | Avaliação institucional e qualidade educativa (commentator) | II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018 | Avaliação institucional e qualidade educativa (commentator) | I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | European and Global Perspectives on Governance and Management in Higher Education Practices (keynote) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2017 | Ciência Global (keynote) | Encontro Anual de Estudantes e Investigadores Portugueses no Reino Unido
PARSUK
|
2017 | How A3ES deals with doctoral programmes? (keynote) | UK Council for Graduate Education
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2016 | Quality Assurance and trust in relation to recognition (invitation by Department of Education and Training of the Flemish Community of Belgium) | Seminar on Automatic Recognition
(Ghent)
|
2016 | Differentiated Integration and the Bologna Process (by invitation of UACES-CRN). | Workshop Researching the Europe of Knowledge: Insights for policymakers from the UACES-CRN |
2015 | From quality as a policy to quality as politics – Is quality a value or are quality policies ‘ends’ on their own? (keynote) | O Ensino Superior pós-Bolonha. Tempo de balanço, tempo de mudança
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2015 | European Higher Education Area and Bologna - why the institutional level? (invited as expert) | Policy seminar on the impact and future of the Bologna process – the significance of the EHEA for higher education in Flanders
(Ghent)
|
2015 | Peer Learning Activity on new approaches to quality assurance in the ASEM countries (invited as expert) | Quality Assurance in Portugal – an historical perspective
(Brussels)
|
2013 | Objetivos europeus, perceções e práticas institucionais (keynote) | O ensino superior após Bolonha: mudança pedagógica e desafios para os docentes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
|
2013 | The Role of the Faculty in the Era of Globalisation of Higher Education (invited speaker) | The Dean in the University of the Future – Learning from and progressing with each other
U. Saarbrücken (Saarbrücken)
|
2010 | Um estudo sobre a implementação de Bolonha em Portugal | Revisitar a Pedagogia no Novo Modelo de Ensino Superior
(Portugal)
|
2010 | “Bologna and the moment of truth? (keynote) | Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE)
(Portugal)
|
2007 | O processo de Bolonha: história, princípios e implicações | IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
(Lisbon, Portugal)
|
2007 | Implementação do processo de Bolonha: o caso de Portugal | Docencia - Expomaster |
2006 | Reverberations of the Open Method of Coordination in the stocktaking: a case of European governance | Douro Seminar
(Portugal)
|
2006 | The challenges and the Portuguese universities focusing on the internationalization of HE | Globalization, Social Discrimination and Rights
(Athens, Grécia)
|
2006 | A implementação do processo de Bolonha numa perspetiva comparativa | Seminário organizado pela Associação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2019 | Serviço educativo do Centro Multimeios em Espinho: o lugar da cultura e da ciência na educação não-formal
Orientador
|
|
2018 - 2019 | O projeto educativo da galeria da Biodiversidade e a inclusão da diversidade dos públicos
Orientador
|
|
2018 - 2019 | Higher Vocational Education and Training in Portugal Perceptions of the TeSP Programmes
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Políticas de Avaliação do Ensino Superior: Subsídios para a compreensão dos discursos institucionais da A3ES (Portugal) e
do SINAES (Brasil).
Coorientador
|
|
2015 - 2016 | Culturas de qualidade na Universidade do Porto: dois estudos de caso
Orientador
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Seminário Internacional “A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais? | Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
2017 - 2017 | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - 2017 (ENJIE) | Universidade do Minho |
2017 - 2017 | Fórum da European Higher Education Society (EAIR), | Universidade do Porto, que decorreu, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
2016 - 2017 | Cocoordination of the section ‘Learning and teaching in higher education: the perfect partnership?’ | European Higher Education Society (EAIR) Only Connect: Collaboration, cooperation and capacity building through HE partnerships |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Reviewer - Journal of European Contemporary Research | |
2015 - Atual | Reviewer - Educação Sociedade e Culturas | |
2012 - Atual | Reviewer - European Journal of Higher Education | |
2011 - Atual | Reviewer - Higher Education |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | External Evaluator of Schools |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Dissertation (2nd year) | Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Internship (2nd year) | Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Higher Education Studies | Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Research Seminar III: Preparation of the PhD thesis | Educational Sciences (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - Atual | Issues and Problematics in Contemporay Education | Educational Sciences (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - Atual | Policies of the difference, Education and Social Inclusion | Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - Atual | Design and Project Management | Educational Sciences (Licenciatura) | |
2017 - Atual | Research Methods: Laboratory of Quantitative Research Methods | Educational Sciences (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014 - Atual | Analysis of Educational Policies | Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2020 | In-Depth Issues of Research Methods (with laboratory) | Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2019 | policy analysis | (Mestrado) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014 - Atual | Group of Politics of HE of the European Consortium of Political Research, Research and Innovation | Member |
2011 - Atual | Portuguese Association of Educational Sciences | |
2003 - Atual | Consortium of Higher Education Researchers (CHER) | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Pedagogical and Scientific Coordinator of the Continuing Education Office
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Commission’s Expert group on graduate tracking
Membro
|
European Commission, Bélgica |
2017 - Atual | Co-Chair with António Magalhães, GAPE, Educational Policies Analysis Group, CIIE’s community of practice.
Coordenador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Commission of Degree Recognition | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - Atual | Review Commission on the access of mature students’ to higher education at the FCEUP | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2018 - Atual | Higher Education Studies | Master Students of Education Sciences: Higher Education Studies (branch) |