???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Lapa

Nomes de citação

  • Pedro Lapa

Identificadores de autor

Ciência ID
411D-2E16-0909
ORCID iD
0000-0003-3775-2030

Endereços de correio eletrónico

  • pedrolapa@letras.ulisboa.pt (Profissional)
  • pmlapa60@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2014
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Joaquim Rodrigo: a contínua reinvenção da pintura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/28 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/10/21 - 2017/03/26 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2014/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2010 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/04/28 - 1998/12/28 Técnico Superior (Técnico Superior) Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal
1986/10/16 - 1990/04/27 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) República Portuguesa, Ministério da Educação, Portugal
Escolas Secundárias de D. Pedro V, Josefa de Óbidos, Vila Real de Santo António, Barreiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04/01 - 2017/03/30 Director de Unidade Orgânica Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal
1998/12/30 - 2009/09/30 Director de Unidade Orgânica Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal
2000/08 - 2001/12/30 Comissário da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Pedro Lapa. "Paula Rego, uma máquina de guerra na pintura europeia", Público, 2022
  2. Pedro Lapa. "Figuras da Transformação para uma viagem imaginária. A Bienal de Veneza.", Público, 2022
Artigo em revista
  1. Pedro Lapa. "Desilusões da perceção: "Television Spots" e "Monodramas" de Stan Douglas". Arte e Cultura Visual. CIEBA Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Universidade de Lisboa 1 3 (2022): 63-69.
    Publicado
  2. Pedro Lapa. "José-Augusto França e a Pop Art". Cadernos Culturais Nabantinos. Revista Cultural do Município de Tomar. 2 (2022): 167-184.
    Publicado
  3. Pedro Lapa. "Filme como arte, arte como filme. Primeiros momentos em Portugal". Contemporânea 1 4 (2019): 8-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pedro Lapa. "“Uma vida das esculturas de Joana Escoval”.". In Joana Escoval. Mutações, The Last Poet., 11-34. Lisboa, Portugal: Museu Coleção Berardo, 2020.
    Publicado
  2. Pedro Lapa. "A Difficult Gap: the Reception of American Art in Portugal 1945-1990". In Hot Art, Cold War - Southern and Eastern European Writing on American Art 1945 – 1990, editado por Claudia Hopkins; Iain Boyd Whyte, 1-56. Nova Iorque, Estados Unidos: Routledge, 2020.
    Publicado
  3. Pedro Lapa. "Joaquim Rodrigo's Painting: a Particularity in the Portuguese Case". In Rethinking Postwar Europe, editado por Barbara Lange; Dirk Hildebrandt; Agata Pietrasik, 197-212. Colónia, Alemanha: Bhölau Verlag, 2020.
    Publicado
  4. Pedro Lapa. "Arte Moderna, Grande Guerra e Sidonismo". In Sidónio Pais, o retrato do país no tempo da Grande Guerra, 119-137. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
  5. Pedro Lapa. "Arte e Colonialismo: dois casos principais em Portugal". In Império e Arte Colonial. Antologia de Ensaios, 23-36. Lisboa, Portugal: ArTravel, CHAM, FCT, 2017.
    Publicado
  6. Pedro Lapa. "Poética e Política no fim do Século XX em Portugal". In Arte, Crítica, Política, 215-230. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2016.
    Publicado
  7. Pedro Lapa. "Ficcionar o objeto, criar outros elos". In Pedro Barateiro. Palmeiras Bravas/The Current Situation. Berlim, Alemanha: Bom Dia Books, 2015.
    Publicado
  8. Pedro Lapa. "Arquivo, Testemunho e Profanação". In Carla Filipe da cauda à cabeça, 25-48. Berlim, Alemanha: Archive Books, 2014.
    Publicado
  9. Pedro Lapa. "Três coleções para um museu ausente". In Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. Perfis e Trânsitos., 699-707. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2014.
    Publicado
  10. Pedro Lapa. "Erotismo como Experiência". In Arte & Erotismo, editado por Margarida Acciaiuoli. Lisboa, Portugal: Instituto de História de Arte/ Estudos de Arte Contemporânea. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2012.
    Publicado
  11. Pedro Lapa. "Joaquim Rodrigo: a construção de uma imagem heterotópica". In Arte & Viagem, editado por Margarida Acciaiuoli, 269-282. Lisboa, Portugal: Instituto de História de Arte/ Estudos de Arte Contemporânea. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2012.
    Publicado
  12. Pedro Lapa. "Vieira da Silva: the Visible and the Gap". In Portuguese Modernisms: multiple perspectives in Literature and the Visual Arts, editado por Steffen Dix, 184-198. Londres, Reino Unido: Legenda, Modern Humanities Research Association and Maney Publishing, 2011.
    Publicado
  13. Pedro Lapa; Arnauld Pierre. "A Arte Cinética em Portugal". In Revolução Cinética, editado por Emmanuel Guigon, 46-56. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2008.
    Publicado
  14. Pedro Lapa; Benjamin H. D. Buchloh; Kaja Silverman; Jacinto Lageira. "Mediaspectrologies". In James Coleman. Exhibition Catalogues, 2002-2005, editado por Pedro Lapa, 73-119. Munique, Lisboa, Hannover, Alemanha: Lenbachhaus Museum; MNAC; Sprengle Museum, 2005.
    Publicado
  15. Pedro Lapa. "Vontade e Afirmação". In João Maria Gusmão, Pedro Paiva. Intrusão: The Red Square, 9-18. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2005.
    Publicado
  16. Pedro Lapa; Alícia Duarte Penna. "Rosângela, comunidade sem nome". In Rosângela Rennó, editado por Pedro Lapa (411D-2E16-0909), 7-34. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2002.
    Publicado
  17. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). "Senso e Subversão". In João Penalva R., editado por Lapa, Pedro (411D-2E16-0909), 9-36. Lisboa, Portugal: Ministério da Cultura - Instituto de Arte Contemporânea, 2001.
    Publicado
  18. Pedro Lapa. "Corpo predatório". In O corpo na era digital, editado por Manuel Valente Alves; António Barbosa, 182-190. Lisboa, Portugal: Faculdade de Medicina de Lisboa, 2000.
    Publicado
  19. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). "Espinho. 25-10-1918". In O Impulso Alegórico, editado por Alves, Manuel Valente, 125-131. Lisboa, Portugal: Ordem dos Médicos, 1998.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Pedro Lapa. Identificar e estranhar. A deriva de Júlia Ventura in Vigilância: Júlia Ventura.. Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, 2019.
  2. Almeida, Pedro. Limiar da Vida. Núcleo de Arte da Oliva - Câmara Municipal de São João da Madeira, 2017.
  3. Pedro Lapa. 1947. Hatje Cantz Verlag, 2013.
  4. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Augusto Alves da Silva. Espaço de Tempo, Ugly. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2002.
  5. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Nedko Solakov. Nature People. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2002.
  6. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Gillian Wearing. Broad Street. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2001.
  7. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Disseminações. Culturgest - Caixa Geral de Depósitos, 2001.
  8. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). João Onofre. I-20 New York, 2001.
  9. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). More Works About Buildings and Food. Câmara Municipal de Oeiras, 2001.
  10. Pedro Lapa. Miguel Palma. Exposição de ocasião. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2000.
  11. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). No Pain No Gain. João Tabarra. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 2000.
  12. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Henrik Plenge Jakobsen. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 1999.
  13. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Jimmie Durham, Interruptions. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 1999.
  14. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Entertainment Co., Airbag – The return of the real. Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, 1998.
  15. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Grenzüberschneidungen - Zonas de interferência. Portugal Frankfurt 97, 1997.
Edição de livro
  1. Pedro Lapa. Coleção Berardo 1909-2019. Lisboa, Portugal: Museu Coleção Berardo/Centro Cultural de Belém. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Pedro Lapa. Arte Portuguesa do século XX (1910-1960). Lisboa, Portugal: Leya. 2011.
    Publicado
  3. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Arte Portuguesa do século XIX (1850-1910). Lisboa, Portugal: Leya. 2010.
    Publicado
  4. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Columbano Bordalo Pinheiro 1874-1900. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2007.
    Publicado
  5. Pedro Lapa (411D-2E16-0909). Ângela Ferreira. Em Sítio Algum/No Place at All. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2003.
    Publicado
  6. Pedro Lapa. João Onofre. Nothing will go wrong. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2003.
    Publicado
  7. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909); Bartomeu Marí. Julião Sarmento. Trabalhos dos anos 70. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2002.
    Publicado
  8. Pedro Lapa. João Penalva. Milão, Itália: Electa. 2001.
    Publicado • Editor
  9. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909); Ávila, María Jesús. Joaquim Rodrigo. Catálogo Raisonné. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 1999.
    Publicado
  10. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909); Silva, Raquel Henriques da; Silveira, Maria de Aires. Museu do Chiado –Arte Portuguesa 1850-1950. Catálogo da coleção. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 1994.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Pedro Lapa. "ARTis ON". ARTis ON 11 (2021): http://dx.doi.org/10.51427/iha.aon.2021.0014.
    Publicado • 10.51427/iha.aon.2021.0014 • Editor
Entrada de enciclopédia
  1. Pedro Lapa. "Visual Arts Portugal". In 1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War. Freie Universität Berlin, Friedrich-Meinecke-Institut, 2021. http://www.1914-1918-online.net/03_encyclopedia/index.html.
    Publicado
Livro
  1. Almeida, Pedro. André Romão. Fauna. Alemanha. 2019.
  2. Almeida, Pedro. Joaquim Rodrigo. A contínua reinvenção da pintura. Portugal. 2016.
  3. Almeida, Pedro. Amadeo de Souza Cardoso. Nova Iorque, Estados Unidos: Parkstone. 2016.
    Publicado
  4. Pedro Lapa. Amadeo de Souza Cardoso. Estados Unidos. 2016.
  5. Pedro Lapa. History and Interregnum. Three Works by Stan Douglas. Berlim, Alemanha: Archive Books. 2015.
    Publicado
  6. Pedro Lapa. História e Interregnum. Três obras de Stan Douglas. Lisboa, Portugal: Museu Coleção Berardo. 2015.
    Publicado
  7. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Amplitude. Ângela Detanico, Rafael Lain. Lisboa, Portugal: Museu Coleção Berardo. 2013.
    Publicado
  8. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Linguagem e Experiência. Lisboa, Portugal: Culturgest. 2010.
    Publicado
  9. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Columbano. Un réaliste portugais 1880-1900. Bruxelas, Bélgica: Musées-Expositions asbl. 2007.
    Publicado
  10. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Cinco Pintores da la Modernidad Portuguesa (1911-1965). Barcelona, Espanha: Fundació Caixa Catalunya. 2004.
    Publicado
  11. Pedro Lapa (411D-2E16-0909). Cinco Pintores da Modernidade Portuguesa (1911-1965). São Paulo, Brasil: Museu de Arte Moderna. 2004.
    Publicado
  12. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909). Amadeo de Souza-Cardoso, um pioneiro do Modernismo em Portugal. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2001.
    Publicado
  13. Pedro Lapa. Joaquim Rodrigo. Time and inscription. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2000.
    Publicado
  14. Lapa, Pedro (411D-2E16-0909); Douglas, Stan. Stan Douglas. Der Sandmann. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. 2000.
    Publicado
Recurso online
  1. Almeida, Pedro. Algumas Considerações sobre a Viragem Ética nas Artes. 2017.
Tese / Dissertação
  1. Lapa, Pedro. "Joaquim Rodrigo:a contínua reinvenção da pintura". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2014. http://hdl.handle.net/10451/11036.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Uma nova perspetiva do tempo nas práticas artísticas contemporâneas: da herança do tempo teleológico ao potencial do tempo não teleológico para um novo 'ethos' (de 1950 à contemporaneidade)
Orientador
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual A forma do tempo: mapear a intenção artística para a preservação de novos media no contexto português
Coorientador
Doutoramento em Conservação e Restauro do Património (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020 - Atual Fernando Azevedo: pulsões surrealistas (1923 - 2002)
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2020 - Atual Sintoma e Sobrevivência das Imagens: um debate para a história e crítica da arte contemporânea
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual Sintoma e vocação no paradigma etnográfico da arte contemporânea: mapeamentos de uma ideia de dissenso
Orientador
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual Um olhar sobre a sexualidade nas artes visuais ocidentais a partir do século XX
Orientador
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2017 - Atual MAPAz – os caminhos do azulejo em espaço público (1950-2020)
Coorientador
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2024 Convergências digitais de agregação numa prática artística pós-humana
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 As repercussões da cultura de massas no final do século XIX e das suas condições produtivas na obra de Henri Toulouse-Lautrec
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2023 A multiplicidade da apreciação estética: o falso e os seus metamorfismos
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2023 A prática de Hard Edge e Shaped Canvas na Pintura Portuguesa da Segunda Metade do Século XX
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2023 Resistências aos arquivos do mal: contra-mnemónicas, ficções e ressignificações nas práticas artísticas contemporâneas
Coorientador
Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 Helena Almeida, um estudo sobre pintura, fotografia e perceção
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021 Arte e Arquivo: a emergência do arquivo nas obras de arte contemporânea
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2020 Faltam nove para 2000: o trabalho de Alexandre Estrela na década de 90
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 O Feminino e a fotografia: Sherman, Ventura e Rennó
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 Hélio Oiticica, o longo caminho que vai de zero a ene
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2018 Tecnologia e Obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 Do gesto na arte à arte do gesto
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2015 A Holografia Analógica e a Holografia Digital na Arte Contemporânea
Orientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2014 “Um artista numa geração que superou o isolamento da arte portuguesa”
Coorientador
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Alma Mater Studiorum Università di Bologna, Portugal
2010 - 2011 O Espelho e a Constituição do Sujeito na Obra de Dan Graham
Coorientador
Mestrado em Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/04/27 - 2022/04/28 Congresso: Hot Art, Cold War: a arte dos EUA e Portugal, 1945-1990. A relação da arte portuguesa com a arte norte-americana neste período. Com a participação de Serge Guilbaut, Branden Joseph, Sílvia Chicó, Alexandre Melo, Leonor Oliveira, Giulia Lamoni, Isabel Nogueira, Sérgio Mah, Albano da Silva Pereira, David Santos, Emília Tavares, Fernando Rosa Dias, Delfim Sardo, Pedro Lapa, Sofia Nunes, Pedro Portugal (2022/04/27 - 2022/04/28)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal

University of Durham, Reino Unido
2016/09/23 - 2016/09/23 The Unfinished Conversation: Encoding Decoding. Com Gaetane Verne, Mark Sealy, Shelagh Keeley, Zineb Sedira. (2016/09/23)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal
2016/07/20 - 2016/07/22 Simpósio Internacional Performance Arte Portuguesa: 2 ciclos para 1 arquivo (2016/07/20 - 2016/07/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal
2016/05/27 - 2016/05/27 Africa: New Emergencies. Com Dana Wabira, Élise Atangana, Yves Chatap e Pedro Lapa (2016/05/27)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
ARCO Lisboa Forum, Portugal
2015/10/23 - 2015/12/09 Ciclo de conferências em torno de Stan Douglas. Com Sérgio Mah, Pedro Gomes, Miguel Cardina, Isabel Fernandes e Pedro Lapa (2015/10/23 - 2015/12/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal
2013/01/22 - 2013/01/22 Arte e memória coletiva. Com Irene Flünser Pimentel, Ângela Ferreira, Mariana Pinto dos Santos, Augusto Alves da Silva, David Santos e Pedro Lapa (2013/01/22)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal
2012/11/13 - 2012/12/11 Ciclo de conferências em torno de Hélio Oiticica. Com Pedro Lapa, Paula Braga, Moacir dos Anjos (2012/11/13 - 2012/12/11)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal
2012/11/28 - 2012/11/28 Joaquim Rodrigo. Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Joaquim Rodrigo. Com a participação de Rui Mário Gonçalves, João Pinharanda, Luís Urbano Afonso e Pedro Lapa (2012/11/28)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2010/04/06 - 2010/06/01 Reconfigurações do objeto artístico de 1960 até à atualidade. Ciclo de 8 conferências da própria autoria sobre as transformações do objeto artístico pelos principais movimentos e protagonistas entre 1960 e 2000 (2010/04/06 - 2010/06/01)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2009/10/17 - 2009/10/17 Jornadas de Arte Contemporânea. Ciclo de conferências com 6 oradores convidados (2009/10/17)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/22 - Atual José-Augusto França e a moderna história da arte moderna.
Congresso
História da História da Arte e Arquitetura em Espanha e Portugal nos séculos XIX e XX
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/12/05 - 2023/12/05 "Eduardo Viana: modernismo, deserção e conformismo", conferência em colóquio
Simpósio
Museu Nacional Machado Castro, Portugal
2021/11/04 - 2021/11/04 “Topologias para as imagens sem fundo: os filmes de Julião Sarmento”
Congresso
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/05/14 - 2019/05/14 “The Monochrome and the Blank Canvas de Thierry de Duve” ciclo de conferências sobre ensaios fundamentais sobre arte do século XX
Conferência
Conversas na Biblioteca
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/16 "A Particularity in the Portuguese Case" conferência sobre a obra de Joaquim Rodrigo e o contexto do pós-guerra europeu
Congresso
2017/06/28 - 2017/06/28 “Sonhos e Catástrofes. O panorama artístico nacional durante a Grande Guerra”
Congresso
“"Ninguém sabe que coisa quer”: A Grande Guerra e a Crise dos Cânones Culturais Portugueses
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2017/04/06 - 2017/04/06 "Arte e Colonialismo: dois casos principais em Portugal", Conferência sobre os trabalhos de Joaquim Rodrigo e de Ângela Ferreira como pioneiros da construção de um discurso pós-colonial nas artes visuais
Congresso
Império e Arte Colonial
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/01/09 - 2015/01/09 “Thierry de Duve”
Congresso
O que é arte?
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2002/04/04 - 2002/05/02 A arte numa condição pós-medium (seminário de 3 sessões x 2 horas)
Conferência
Maumaus - Escola de Artes Visuais, Portugal
2001/06/10 - 2001/06/10 “R. by João Penalva”
Exposição
João Penalva nell Padigliogne Portoghese
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal

Biennal de Venezia, Itália
2000/09/16 - 2000/09/16 “Some notes on Portuguese contemporary art: claiming the political”
Festival
Plan XXI Portuguese Contemporary Art
Glasgow School of Art Mackintosh Environmental Architecture Research Unit, Reino Unido

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/18 Corpo. Espaço. Natureza: aproximações à obra de Alberto Carneiro, Pedro Cabrita Reis e Rui Chafes.
Arguente
Rodrigo Niza de Carvalho Teixeira Magalhães (Doutoramento)
Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Portugal
2023/12/12 A mail art a partir de Portugal: um mapa de comunicação
Arguente principal
Margarida Fragueiro Cafede Moura (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/03/23 Modernismos Animados: a animação enquanto teoria e objecto de estudo da historiografia da arte
Arguente principal
Marta de Almeida Loução Soares (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/07/14 A Ideia como Processo. Da Luz à Escuridão (documento provisório)
Arguente principal
Francisco Albino Leitão Serra de Pina Queirós (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/01/17 A inocência animal, a beleza das mulheres, a certeza da morte. Pensar o cinema a partir do museu e das suas representações em filmes.
Arguente principal
Joana de Sousa Tavares do Amaral Frazão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/03 Ângelo de Sousa’s photographic and film collection: strategies for the preservation of color slide-based artworks
Arguente principal
Joana Santos Lima da Silva (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/07/12 Diogo Macedo diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Pioneirismo e Herança na Redefinição do Conceito de Museu de Arte
Arguente principal
Maria Isabel dos Reis Motta e Noronha Falcão Teotónio Pereira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/02/11 Os Artistas Colaboradores de Óscar Niemeyer na Arquitetura Religiosa de Brasília
Arguente principal
Francisca Maria de Paiva e Caravellas (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2018/05/29 No longer human(ist) – distopias por entre fluxos heterogéneos na prática artística
Arguente principal
Susana Soares Pinto (Outro)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/05/29 Conservation by Exposure
Arguente principal
Panda de Haan (Outro)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Dinâmicas Conceptuais na Arte Portuguesa, 1972 – 1977. Antimodernismo, Desmaterialização, Conceptualismos
Arguente principal
Pedro Miguel Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 Galerias de Arte em Lisboa. Passado e Presente
Arguente principal
Maria Luísa Santana Ramires (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
2018 Síntese das Artes, pensamento e prática em Portugal
Arguente principal
Sónia Moura (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 O Grupo de Arte Informal "Luxuries": um exemplo de underground nos anos 1980-90 na URSS
Arguente principal
Lilian Chernova (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2013/01/15 Eduardo Malta, Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea
Arguente principal
Ana Rita Rodrigues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/12/12 Criar Espaço Público para o Espaço Público
Arguente principal
Maria Isabel Xavier (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design , Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2018 Dinâmicas do Património Artístico. Circulações, Transformações e Diálogos Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Cultura Revista de História e Teoria das Ideias Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa
2023 - 2023 Midas. Museus e Estudos Interdisciplinares CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
2021 - 2023 Centenário de Ernesto de Sousa (1921 - 2021) Instituto de História da Arte da FCSH
2022 - 2022 ARTisON ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2022 - 2022 ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património Caleidoscópio
2020 - 2020 Midas, Museus e Estudos Interdisciplinares CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
2020 - 2020 Revista de História da Sociedade e da Cultura Centro de História da Sociedade e da Cultura, Imprensa da Universidade de Coimbra
2020 - 2020 Conservar Património Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
2020 - 2020 ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património Caleidoscópio
2019 - 2020 Revista de História da Arte Instituto de História da Arte da FCSH
2019 - 2019 Revista de História da Arte série W Instituto de História da Arte da FCSH
2018 - 2018 ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património Caleidoscópio
2018 - 2018 ARTisON ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2017 - 2017 ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património Caleidoscópio
2017 - 2017 Faces de Eva CICS - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2017 - 2017 ARTisON ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2016 - 2016 ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património Caleidoscópio
2016 - 2016 RIHA Journal International Association of Research Institutes in the History of Art
2015 - 2016 Revista de História da Arte Instituto de História da Arte da FCSH
2015 - 2015 ARTIS, Revista de História da Arte e Ciências do Património Caleidoscópio
2014 - 2014 Cadernos de História da Arte ARTIS Instituto de História da Arte
2013 - 2013 RHIA Journal International Association of Research Institutes in the History of Art

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/02/15 “Um artista numa geração que superou o isolamento da arte portuguesa” Público
2018/10/06 “O estranho caso da obra de Banksy que se ‘autodestruiu’ em pleno leilão” Público
2018/09/27 “Helena Almeida e o gesto infinito” Público
2018/09/24 “Pedro Lapa: ‘obviamente, houve censura’ na exposição de Mapplethorpe” O Observador
2014 “Dentro e Fora de uma coleção. Exposição permanente do Museu Coleção Berardo (1900 – 1960) e (1960 – 2010). Conversa conduzida por Giulia Lamoni e Margarida Brito Alves” Revista 4 nº4
2013 “Perguntas a Pedro Lapa, Manuel Botelho, André Sousa, Luís Lázaro Matos por Rita Salgueiro e Flávia Violante” Revista 4 nº2
2012/06/26 “Pedro Lapa” Arte Capital
2011/09/02 “Uma moldura para a fotografia” Diário Económico - Revista
2011/08/11 “Máquinas de desejo” Público
2011/04/06 “É fundamental que um museu seja uma casa aberta a todos. Ao camponês e ao catedrático” Jornal i
2011/04/05 “O primeiro dia de Pedro Lapa à frente do Museu Berardo” Diário de Notícias
2011/04/01 “O Museu Berardo é um grande desafio” Sol
2010/04 “Pedro Lapa comissário da exposição Linguagem e Experiência – obras da coleção Caixa Geral de Depósitos” 30 dias em Oeiras nº155
2009/12 “A memória e o presente em diálogo” Artes & Leilões nº24
2009/11/13 “É impensável viver em absoluta dependência da tutela” Público
2009/06 “Serralves” depoimento L+Arte nº61
2008/02/01 “Os trabalhos de José António Pinto Ribeiro” Público
2007/12/23 “O Centro de Arte Moderna vai crescer e ter metro à porta. Três especialistas falam do futuro” Público
2007/12/04 “Veni, vídeo, vici” Jornal de Letras
2007/02/01 “Museus ainda estão à espera de orçamento para este ano” Diário de Notícias
2007 “Museu do Chiado” in Exposições. Porto: Setepés Exposições
2006/12/24 “Não é a Coleção Berardo que salva tudo” Público
2006/12 “For the sake of art. Essential meets four leading curators who talk to the importance of their role in the Portuguese art world” Essential nº17
2006/04/05 “Coleção Berardo. Solução divide especialistas” Público
2006/04/04 “É a melhor coleção internacional” Público
2005/04/05 “Museus incentivados a arranjar mecenas. Reações. Pedro Lapa” Diário de Notícias
2005/03/25 “Museu do Chiado pode fechar” Expresso
2004/10/24 “O espaço é um problema” A Capital
2004/10/14 “Os temores de todos nós” - Paulo Rego depoimentos Público
2004/07/09 “Museu do Chiado. Dez anos à espera da ampliação” Independente
2004/07 “Directores de Museos. Pedro Lapa” Exit Express nº5
2004/06 “Seleções Nacionais” Seleção Nacional
2003/04 “Pedro Lapa: Portugal deve apostar na sua arte como imagem de marca” Comunicando nº 2
2002/02/07 “Pedro Lapa em entrevista, fala acerca da coleção do Museu do Chiado” Arte.com
2001/10/27 “Harald Szeemann. Quando as atitudes se tornam histórias” Público
2001/10/13 “Inquérito. Os meus livros” Público
2001/02/21 “Pedro Lapa. Aposta contemporânea” Jornal de Letras
2001 “Pedro Lapa no «palco da humanidade»” ideias fixas, nº3
2000/10 “Diversidade, Sobreposição e Ruído” Número, nº 7
1999/11/18 “Entrevista Pedro Lapa. Com um pé no modernismo e outro no futuro” Diário de Notícias
1999/11/18 “Entrevista Pedro Lapa. Uma pintura psicossomática” Diário de Notícias
1999/11/12 “Ele é o maior artista português do século XX” Público
1998/12 “Pedro Lapa em entrevista, o risco da interferência” Número, nº 1

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2008 - 2008 Entrevista Universidade Aberta Columbano Bordalo Pinheiro
Distinções

Prémio

2017 2º Prémio AICA de Crítica de Arte
AICA International, França
2008 Grande Prémio do Grémio Literário de Lisboa
Grémio Literário, Portugal

Título

2010 Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres
Ministère de la Culture de France, França
2009 Título Honorário Amicus Romaniae
Instituto Cultural Romeno, Portugal