Identification
Personal identification
- Full name
- Pedro Lapa
Citation names
- Pedro Lapa
Author identifiers
- Ciência ID
- 411D-2E16-0909
- ORCID iD
- 0000-0003-3775-2030
Email addresses
- pedrolapa@letras.ulisboa.pt (Professional)
- pmlapa60@gmail.com (Personal)
Addresses
- Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Art history
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Spanish; Castilian | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
French | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | |
English | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010 - 2014
Concluded
|
História da Arte (Doutoramento)
Major in História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Joaquim Rodrigo: a contínua reinvenção da pintura" (THESIS/DISSERTATION)
|
Louvor e Distinção |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2017/03/28 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2015/10/21 - 2017/03/26 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/09 - 2014/12 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2008 - 2010 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1990/04/28 - 1998/12/28 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal | ||
1986/10/16 - 1990/04/27 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | República Portuguesa, Ministério da Educação, Portugal |
Escolas Secundárias de D. Pedro V, Josefa de Óbidos, Vila Real de Santo António, Barreiro, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011/04/01 - 2017/03/30 | Organic Unit Director | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal | ||
1998/12/30 - 2009/09/30 | Organic Unit Director | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal | ||
2000/08 - 2001/12/30 | Comissário da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Edited book |
|
Encyclopedia entry |
|
Exhibition catalog |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Newspaper article |
|
Online resource |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - Current | Uma nova perspetiva do tempo nas práticas artísticas contemporâneas: da herança do tempo teleológico ao potencial do tempo
não teleológico para um novo 'ethos' (de 1950 à contemporaneidade)
Supervisor
|
Doutoramento em História da Arte (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Current | A forma do tempo: mapear a intenção artística para a preservação de novos media no contexto português
Co-supervisor
|
Doutoramento em Conservação e Restauro do Património (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 - Current | Fernando Azevedo: pulsões surrealistas (1923 - 2002)
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Current | Sintoma e Sobrevivência das Imagens: um debate para a história e crítica da arte contemporânea
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Current | Sintoma e vocação no paradigma etnográfico da arte contemporânea: mapeamentos de uma ideia de dissenso
Supervisor
|
Doutoramento em História da Arte (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Current | Um olhar sobre a sexualidade nas artes visuais ocidentais a partir do século XX
Supervisor
|
Doutoramento em História da Arte (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - Current | MAPAz – os caminhos do azulejo em espaço público (1950-2020)
Co-supervisor
|
Doutoramento em História da Arte (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2024 | Convergências digitais de agregação numa prática artística pós-humana
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | As repercussões da cultura de massas no final do século XIX e das suas condições produtivas na obra de Henri Toulouse-Lautrec
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | A multiplicidade da apreciação estética: o falso e os seus metamorfismos
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023 | A prática de Hard Edge e Shaped Canvas na Pintura Portuguesa da Segunda Metade do Século XX
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2023 | Resistências aos arquivos do mal: contra-mnemónicas, ficções e ressignificações nas práticas artísticas contemporâneas
Co-supervisor
|
Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | Helena Almeida, um estudo sobre pintura, fotografia e perceção
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2021 | Arte e Arquivo: a emergência do arquivo nas obras de arte contemporânea
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2020 | Faltam nove para 2000: o trabalho de Alexandre Estrela na década de 90
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | O Feminino e a fotografia: Sherman, Ventura e Rennó
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Hélio Oiticica, o longo caminho que vai de zero a ene
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Tecnologia e Obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015 | Do gesto na arte à arte do gesto
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015 | A Holografia Analógica e a Holografia Digital na Arte Contemporânea
Supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014 | “Um artista numa geração que superou o isolamento da arte portuguesa”
Co-supervisor
|
Mestrado em História da Arte e Património (Master)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Alma Mater Studiorum Università di Bologna, Portugal
|
2010 - 2011 | O Espelho e a Constituição do Sujeito na Obra de Dan Graham
Co-supervisor
|
Mestrado em Arte Contemporânea (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/04/27 - 2022/04/28 | Congresso: Hot Art, Cold War: a arte dos EUA e Portugal, 1945-1990. A relação da arte portuguesa com a arte norte-americana
neste período. Com a participação de Serge Guilbaut, Branden Joseph, Sílvia Chicó, Alexandre Melo, Leonor Oliveira, Giulia
Lamoni, Isabel Nogueira, Sérgio Mah, Albano da Silva Pereira, David Santos, Emília Tavares, Fernando Rosa Dias, Delfim Sardo,
Pedro Lapa, Sofia Nunes, Pedro Portugal (2022/04/27 - 2022/04/28)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal University of Durham, United Kingdom |
2016/09/23 - 2016/09/23 | The Unfinished Conversation: Encoding Decoding. Com Gaetane Verne, Mark Sealy, Shelagh Keeley, Zineb Sedira. (2016/09/23)
Round table (President of the Organising Committee)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2016/07/20 - 2016/07/22 | Simpósio Internacional Performance Arte Portuguesa: 2 ciclos para 1 arquivo (2016/07/20 - 2016/07/22)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2016/05/27 - 2016/05/27 | Africa: New Emergencies. Com Dana Wabira, Élise Atangana, Yves Chatap e Pedro Lapa (2016/05/27)
Round table (President of the Organising Committee)
|
ARCO Lisboa Forum, Portugal |
2015/10/23 - 2015/12/09 | Ciclo de conferências em torno de Stan Douglas. Com Sérgio Mah, Pedro Gomes, Miguel Cardina, Isabel Fernandes e Pedro Lapa (2015/10/23 - 2015/12/09)
Conference (President of the Organising Committee)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2013/01/22 - 2013/01/22 | Arte e memória coletiva. Com Irene Flünser Pimentel, Ângela Ferreira, Mariana Pinto dos Santos, Augusto Alves da Silva, David
Santos e Pedro Lapa (2013/01/22)
Round table (President of the Organising Committee)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2012/11/13 - 2012/12/11 | Ciclo de conferências em torno de Hélio Oiticica. Com Pedro Lapa, Paula Braga, Moacir dos Anjos (2012/11/13 - 2012/12/11)
Conference (President of the Organising Committee)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2012/11/28 - 2012/11/28 | Joaquim Rodrigo. Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Joaquim Rodrigo. Com a participação de Rui Mário Gonçalves,
João Pinharanda, Luís Urbano Afonso e Pedro Lapa (2012/11/28)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2010/04/06 - 2010/06/01 | Reconfigurações do objeto artístico de 1960 até à atualidade. Ciclo de 8 conferências da própria autoria sobre as transformações
do objeto artístico pelos principais movimentos e protagonistas entre 1960 e 2000 (2010/04/06 - 2010/06/01)
Conference (Co-organisor)
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2009/10/17 - 2009/10/17 | Jornadas de Arte Contemporânea. Ciclo de conferências com 6 oradores convidados (2009/10/17)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/01/22 - Current | José-Augusto França e a moderna história da arte moderna.
Congress
|
História da História da Arte e Arquitetura em Espanha e Portugal nos séculos XIX e XX
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/12/05 - 2023/12/05 | "Eduardo Viana: modernismo, deserção e conformismo", conferência em colóquio
Symposium
|
Museu Nacional Machado Castro, Portugal
|
2021/11/04 - 2021/11/04 | “Topologias para as imagens sem fundo: os filmes de Julião Sarmento”
Congress
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019/05/14 - 2019/05/14 | “The Monochrome and the Blank Canvas de Thierry de Duve” ciclo de conferências sobre ensaios fundamentais sobre arte do século
XX
Conference
|
Conversas na Biblioteca
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2018/02/16 - 2018/02/16 | "A Particularity in the Portuguese Case" conferência sobre a obra de Joaquim Rodrigo e o contexto do pós-guerra europeu
Congress
|
|
2017/06/28 - 2017/06/28 | “Sonhos e Catástrofes. O panorama artístico nacional durante a Grande Guerra”
Congress
|
“"Ninguém sabe que coisa quer”: A Grande Guerra e a Crise dos Cânones Culturais Portugueses
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2017/04/06 - 2017/04/06 | "Arte e Colonialismo: dois casos principais em Portugal", Conferência sobre os trabalhos de Joaquim Rodrigo e de Ângela Ferreira
como pioneiros da construção de um discurso pós-colonial nas artes visuais
Congress
|
Império e Arte Colonial
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/01/09 - 2015/01/09 | “Thierry de Duve”
Congress
|
O que é arte?
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2002/04/04 - 2002/05/02 | A arte numa condição pós-medium (seminário de 3 sessões x 2 horas)
Conference
|
Maumaus - Escola de Artes Visuais, Portugal
|
2001/06/10 - 2001/06/10 | “R. by João Penalva”
Exhibition
|
João Penalva nell Padigliogne Portoghese
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
Biennal de Venezia, Italy |
2000/09/16 - 2000/09/16 | “Some notes on Portuguese contemporary art: claiming the political”
Festival
|
Plan XXI Portuguese Contemporary Art
Glasgow School of Art Mackintosh Environmental Architecture Research Unit, United Kingdom
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/01/18 | Corpo. Espaço. Natureza: aproximações à obra de Alberto Carneiro, Pedro Cabrita Reis e Rui Chafes.
(Thesis) Arguer
|
Rodrigo Niza de Carvalho Teixeira Magalhães (PhD)
Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/12/12 | A mail art a partir de Portugal: um mapa de comunicação
(Thesis) Main arguer
|
Margarida Fragueiro Cafede Moura (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/23 | Modernismos Animados: a animação enquanto teoria e objecto de estudo da historiografia da arte
(Thesis) Main arguer
|
Marta de Almeida Loução Soares (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/07/14 | A Ideia como Processo. Da Luz à Escuridão (documento provisório)
(Thesis) Main arguer
|
Francisco Albino Leitão Serra de Pina Queirós (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/01/17 | A inocência animal, a beleza das mulheres, a certeza da morte. Pensar o cinema a partir do museu e das suas representações
em filmes.
(Thesis) Main arguer
|
Joana de Sousa Tavares do Amaral Frazão (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/03 | Ângelo de Sousa’s photographic and film collection: strategies for the preservation of color slide-based artworks
(Thesis) Main arguer
|
Joana Santos Lima da Silva (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019/07/12 | Diogo Macedo diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Pioneirismo e Herança na Redefinição do Conceito de Museu de
Arte
(Thesis) Main arguer
|
Maria Isabel dos Reis Motta e Noronha Falcão Teotónio Pereira (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/02/11 | Os Artistas Colaboradores de Óscar Niemeyer na Arquitetura Religiosa de Brasília
(Thesis) Main arguer
|
Francisca Maria de Paiva e Caravellas (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/05/29 | No longer human(ist) – distopias por entre fluxos heterogéneos na prática artística
(Thesis) Main arguer
|
Susana Soares Pinto (Other)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/05/29 | Conservation by Exposure
(Thesis) Main arguer
|
Panda de Haan (Other)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Dinâmicas Conceptuais na Arte Portuguesa, 1972 – 1977. Antimodernismo, Desmaterialização, Conceptualismos
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Miguel Gonçalves (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | Galerias de Arte em Lisboa. Passado e Presente
(Thesis) Main arguer
|
Maria Luísa Santana Ramires (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
|
2018 | Síntese das Artes, pensamento e prática em Portugal
(Thesis) Main arguer
|
Sónia Moura (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | O Grupo de Arte Informal "Luxuries": um exemplo de underground nos anos 1980-90 na URSS
(Thesis) Main arguer
|
Lilian Chernova (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2013/01/15 | Eduardo Malta, Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Rodrigues (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/12/12 | Criar Espaço Público para o Espaço Público
(Thesis) Main arguer
|
Maria Isabel Xavier (Master)
Escola Superior de Artes e Design , Portugal
|
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Dinâmicas do Património Artístico. Circulações, Transformações e Diálogos | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2019/02/15 | “Um artista numa geração que superou o isolamento da arte portuguesa” | Público |
2018/10/06 | “O estranho caso da obra de Banksy que se ‘autodestruiu’ em pleno leilão” | Público |
2018/09/27 | “Helena Almeida e o gesto infinito” | Público |
2018/09/24 | “Pedro Lapa: ‘obviamente, houve censura’ na exposição de Mapplethorpe” | O Observador |
2014 | “Dentro e Fora de uma coleção. Exposição permanente do Museu Coleção Berardo (1900 – 1960) e (1960 – 2010). Conversa conduzida por Giulia Lamoni e Margarida Brito Alves” | Revista 4 nº4 |
2013 | “Perguntas a Pedro Lapa, Manuel Botelho, André Sousa, Luís Lázaro Matos por Rita Salgueiro e Flávia Violante” | Revista 4 nº2 |
2012/06/26 | “Pedro Lapa” | Arte Capital |
2011/09/02 | “Uma moldura para a fotografia” | Diário Económico - Revista |
2011/08/11 | “Máquinas de desejo” | Público |
2011/04/06 | “É fundamental que um museu seja uma casa aberta a todos. Ao camponês e ao catedrático” | Jornal i |
2011/04/05 | “O primeiro dia de Pedro Lapa à frente do Museu Berardo” | Diário de Notícias |
2011/04/01 | “O Museu Berardo é um grande desafio” | Sol |
2010/04 | “Pedro Lapa comissário da exposição Linguagem e Experiência – obras da coleção Caixa Geral de Depósitos” | 30 dias em Oeiras nº155 |
2009/12 | “A memória e o presente em diálogo” | Artes & Leilões nº24 |
2009/11/13 | “É impensável viver em absoluta dependência da tutela” | Público |
2009/06 | “Serralves” depoimento | L+Arte nº61 |
2008/02/01 | “Os trabalhos de José António Pinto Ribeiro” | Público |
2007/12/23 | “O Centro de Arte Moderna vai crescer e ter metro à porta. Três especialistas falam do futuro” | Público |
2007/12/04 | “Veni, vídeo, vici” | Jornal de Letras |
2007/02/01 | “Museus ainda estão à espera de orçamento para este ano” | Diário de Notícias |
2007 | “Museu do Chiado” in Exposições. Porto: Setepés | Exposições |
2006/12/24 | “Não é a Coleção Berardo que salva tudo” | Público |
2006/12 | “For the sake of art. Essential meets four leading curators who talk to the importance of their role in the Portuguese art world” | Essential nº17 |
2006/04/05 | “Coleção Berardo. Solução divide especialistas” | Público |
2006/04/04 | “É a melhor coleção internacional” | Público |
2005/04/05 | “Museus incentivados a arranjar mecenas. Reações. Pedro Lapa” | Diário de Notícias |
2005/03/25 | “Museu do Chiado pode fechar” | Expresso |
2004/10/24 | “O espaço é um problema” | A Capital |
2004/10/14 | “Os temores de todos nós” - Paulo Rego depoimentos | Público |
2004/07/09 | “Museu do Chiado. Dez anos à espera da ampliação” | Independente |
2004/07 | “Directores de Museos. Pedro Lapa” | Exit Express nº5 |
2004/06 | “Seleções Nacionais” | Seleção Nacional |
2003/04 | “Pedro Lapa: Portugal deve apostar na sua arte como imagem de marca” | Comunicando nº 2 |
2002/02/07 | “Pedro Lapa em entrevista, fala acerca da coleção do Museu do Chiado” | Arte.com |
2001/10/27 | “Harald Szeemann. Quando as atitudes se tornam histórias” | Público |
2001/10/13 | “Inquérito. Os meus livros” | Público |
2001/02/21 | “Pedro Lapa. Aposta contemporânea” | Jornal de Letras |
2001 | “Pedro Lapa no «palco da humanidade»” | ideias fixas, nº3 |
2000/10 | “Diversidade, Sobreposição e Ruído” | Número, nº 7 |
1999/11/18 | “Entrevista Pedro Lapa. Com um pé no modernismo e outro no futuro” | Diário de Notícias |
1999/11/18 | “Entrevista Pedro Lapa. Uma pintura psicossomática” | Diário de Notícias |
1999/11/12 | “Ele é o maior artista português do século XX” | Público |
1998/12 | “Pedro Lapa em entrevista, o risco da interferência” | Número, nº 1 |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2008 - 2008 | Entrevista Universidade Aberta | Columbano Bordalo Pinheiro |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Cultura Revista de História e Teoria das Ideias | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa |
2023 - 2023 | Midas. Museus e Estudos Interdisciplinares | CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora |
2021 - 2023 | Centenário de Ernesto de Sousa (1921 - 2021) | Instituto de História da Arte da FCSH |
2022 - 2022 | ARTisON | ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2022 - 2022 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2020 - 2020 | Midas, Museus e Estudos Interdisciplinares | CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora |
2020 - 2020 | Revista de História da Sociedade e da Cultura | Centro de História da Sociedade e da Cultura, Imprensa da Universidade de Coimbra |
2020 - 2020 | Conservar Património | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
2020 - 2020 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2019 - 2020 | Revista de História da Arte | Instituto de História da Arte da FCSH |
2019 - 2019 | Revista de História da Arte série W | Instituto de História da Arte da FCSH |
2018 - 2018 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2018 - 2018 | ARTisON | ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2017 - 2017 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2017 - 2017 | Faces de Eva | CICS - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa |
2017 - 2017 | ARTisON | ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2016 - 2016 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2016 - 2016 | RIHA Journal | International Association of Research Institutes in the History of Art |
2015 - 2016 | Revista de História da Arte | Instituto de História da Arte da FCSH |
2015 - 2015 | ARTIS, Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2014 - 2014 | Cadernos de História da Arte | ARTIS Instituto de História da Arte |
2013 - 2013 | RHIA Journal | International Association of Research Institutes in the History of Art |
Distinctions
Award
2017 | 2º Prémio AICA de Crítica de Arte
AICA International, France
|
2008 | Grande Prémio do Grémio Literário de Lisboa
Grémio Literário, Portugal
|
Title
2010 | Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres
Ministère de la Culture de France, France
|
2009 | Título Honorário Amicus Romaniae
Instituto Cultural Romeno, Portugal
|