???global.info.a_carregar???
Pós-Doutorada e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e Mestre em Ciências da Educação – Pedagogia Social pela mesma universidade. Pós-graduada em Direito das Crianças e dos Jovens em Perigo e pós-graduada em Organização e Gestão da Formação. Docente na Escola Superior de Educação de Fafe do Instituto Europeu de Estudos Superiores (ESEF-IEES) onde atualmente coordena a licenciatura em Educação Social e docente no Mestrado em Ciências da Educação, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP). Membro Investigador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do IEES (CIDI/IEES). Membro colaborador do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH/-UCP). Principais áreas de ensino, investigação e publicação: Pedagogia Social – Educação Social; Direitos Humanos e Vulnerabilidades; Formação de atores de intervenção Sociopedagógica. ............................................... In English: She holds a Post-Doctorate and PhD in Educational Sciences from the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University (FEP-UCP) and a Master's Degree in Educational Sciences - Social Pedagogy from the same university. She has a postgraduate degree in the Law of Children and Young People in Danger and a postgraduate degree in Training Organisation and Management. Lecturer at the Escola Superior de Educação de Fafe of the Instituto Europeu de Estudos Superiores (ESEF-IEES), where she currently coordinates the degree in Social Education, and lecturer on the Master's in Educational Sciences at the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University (FEP-UCP). Researcher at the IEES Centre for Research, Development and Innovation (CIDI/IEES). Collaborating member of the Human Development Research Centre (CEDH/-UCP). Main areas of teaching, research and publication: Social Pedagogy - Social Education; Human Rights and Vulnerabilities; Training actors in socio-pedagogical intervention.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cláudia Rodrigues Camões
Data de nascimento
1977/02/08

Nomes de citação

  • Camões, A.
  • Rodrigues Camões, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
4219-5345-0D70
ORCID iD
0000-0003-1554-0678
Researcher Id
AFS-1666-2022

Endereços de correio eletrónico

  • ana.camoes@iees.pt (Profissional)
  • acamoes@ucp.pt (Profissional)
  • acrcamoes@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2021/11 - 2023/03/15
Concluído
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Tema: Desafios de Formação Académica em Contexto de Pandemia - O caso do Estagio nos cursos de Educação Social.
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Excelente (Summa cum laude)
2016/10 - 2019/03
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Formação Contínua e Ethos Profissional - O caso dos Educadores Sociais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 Valores - Summa cum Laude
2018 - 2018
Concluído
Formação de profissionais na área da violência doméstica – Intervenção com vítimas particularmente vulneráveis (Outros)
Especialização em Violência Doméstica
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Organização e gestão da Formação (Pós-Graduação)
TWOFOLD - Design Studio e Formação Unipessoal, Lda,, Portugal
19 valores
2015 - 2015
Concluído
Gestão de Instituíções Sociais e Educativas (Outros)
Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Formador Acreditado (Outros)
Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2015 - 2015
Concluído
E-Formador (Outros)
TWOFOLD - Design Studio e Formação Unipessoal, Lda,, Portugal
2009 - 2012/07/12
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Pedagogia Social
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Trajetórias de vulnerabilidade: Perceção Subjetiva e Objetiva da Condição do «Novo Pobre»" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores - Magna cum laude
2009 - 2010
Concluído
Especialização em Pedagogia Social (Pós-Graduação)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
17 valores
2008 - 2008
Concluído
Mediadores de Curso EFA (Outros)
Knowit - Consultoria, Formação e Tecnologia, S.A. , Portugal
2007 - 2007
Concluído
Gestão de Projetos de Intervenção Comunitária (Outros)
Instituto de Educação da Universidade católica Portuguesa, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Direito das Crianças e Jovens (Postgraduate Certificate)
Universidade do Minho, Portugal
2004/12/17
Concluído
CCP - Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
1996/10 - 1999/06
Concluído
Acção Social Escolar (Bacharelato)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/09 - 2022/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2019/10 - 2021/07/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02 - 2019/02/26 Coordenadora pedagógica e gestora de formação Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Portugal
2016/02 - 2018/12 Orientadora de estágios de Formação Prática em Contexto de Trabalho Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Portugal
2014/04 - 2017/01 Coordenadora do serviço de inserção profissional Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Portugal
2016/01/01 - 2016/05/01 Formadora do Curso de formação: "Práticas de Cuidado em Contexto de Acolhimento Residencial", Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016/01/01 - 2016/01/02 Formadora do Curso de formação: "Relação Escola – Família: que Desafios?" Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005/02 - 2014/03 Técnica de Ação Social Escolar Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Portugal
2013/04/09 - 2013/11/30 Formadora CESPU FORMAÇÃO, S.A., Portugal
2004/02 - 2004/06 Educadora Social ATL - Salas de Estudo Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia, Portugal
1999/09/15 - 2000/05/05 Técnica Superior de Educação Social Centro Juvenil de Campanhã – Porto - Internato,lar de Jovens, centro de acolhimento temporário e unidade de emergência, Portugal
1996/10 - 1999/07 Estagiário (Técnica) Escola C + S Abel Salazar, em São Mamede de Infesta, Portugal
1996/04 - 1997/12 Formadora L. Mendes Imobiliária - Ermesinde, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Leite, S.; Martins, R.; Pascoinho, J.; Paulo, E.; Camões, A.; Pereira, C.. "Inclusion in the Primary Education: Perspective of a student with Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em ICITED24, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Renata Machado; Cindy Vaz; Ana Camões; Susana Oliveira E Sá. "SOCIAL EDUCATION AND HEALTH: CHALLENGES OF A MULTIDISCIPLINARY INTERVENTION". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0607
  3. Cindy Vaz; Renata Machado; Ana Camões; Susana Oliveira E Sá. "SOCIAL EDUCATION AND HIPPOTHERAPY - A SOCIO-EDUCATIONAL COMBINATION FOR EVERYONE AND THROUGHOUT LIFE: A CASE STUDY". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0605
  4. Ana Camões; Dulce Noronha E Sousa; Ana Noronha E Sousa; Susana Oliveira E Sá. "PERCEPTION OF THE SOCIAL EDUCATOR PROFILE: A STUDY WITH WEBQDA". 2021.
    10.21125/inted.2021.0976
  5. Ana Camões; Renata Machado; Cindy Vaz; Susana Oliveira E Sá. "BEING A SOCIAL EDUCATOR: PERSONAL AND PROFESSIONAL MOTIVATION". 2021.
    10.21125/inted.2021.0997
Artigo em jornal
  1. camões, Ana Cláudia Rodrigues. "Social education as a humanized response to new social configuration. New fields of intervention for social educators", European Journal of Social Education, 2017, 28-29
Artigo em revista
  1. Chaves, Isabel De Castro; Carvalho, A; Martins, R.; Paulo, Estrela; Pascoinho, Joao; Rodrigues, Ana Isabel; Camões, A.; Vaz, C. "The practice of special education teachers in remote teaching during and after the Covid-19 pandemic". International Journal of Education Economics and Development 1 1 (2024): http://dx.doi.org/10.1504/ijeed.2025.10065005.
    Publicado • 10.1504/ijeed.2025.10065005
  2. Vaz, Cindy; Camões, A.; Martins, R.; Baptista, I.. "Educação social em Portugal - exigências de formação.". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, (E59), 637-645. E59 (2023): 637-642. https://www.proquest.com/openview/5eaa658bc17c090d7ecffbbf7f422a70/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1006393.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Vaz, C.; Camões, A.; Sousa, I.; Martins, R.; Baptista, I.. "Social Education in Portugal-training requirements,Educação Social em Portugal – exigências de formação". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2023 E59 (2023): 637-645. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85177841518&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  4. Camões, A.; Cindy Vaz; Machado, Renata; Susana Oliveira E Sá. "Profissionais da educação social: desafios contemporâneos". Humanidades & Tecnologia (Finom) 27 1 (2020): 06-19. http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/issue/view/225.
    Publicado
  5. Camões, Ana Cláudia Rodrigues; Mateus, Cristina Cruz; Oliveira, Íris M.; Noronha, Dulce. "A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância". Revista EDaPECI 20 3 (2020): 6-17. http://hdl.handle.net/10400.14/32229.
    https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314590.6-17
  6. camões, Ana Cláudia Rodrigues. "O Técnico Superior de Educação Social e a intervenção socioeducativa na Comunidade Cigana". Praxis Educare 4 (2018): 27-31.
    Acesso aberto • Publicado
  7. camões, Ana Cláudia Rodrigues. "El papel de la educación social como respuesta humanizada al capitalismo económico". RES - Revista de Educación Social 24 (2017): 134-141.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Joana Torres; Rosa Martins; César de Freitas; Ana Camões; Isilda Rodrigues. "Eco-Schools in Higher Education Institutions: Analysing Portuguese Students’ Practices and Perspectives". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_13
  2. Ana Camões; Isabel Baptista. "Challenges of Initial Training in Times of Pandemic: Social Education Internship Experience". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_7
  3. Susana Sá; Ana Camões; Eusébio Costa; César de Freitas; Joana Torres. "D@L Classes Under COVID-19: The Video Analysis in Higher Education with WebQDA". 459-468. Springer Nature Singapore, 2022.
    10.1007/978-981-16-9701-2_37
  4. Camões, A.; Baptista, I.. "Educadores Sociais: exigências de Formação e Ação". In Educação Social: Profissionalização, Formação, Movimentos Sociais e Ambientalismo, 223-232. São Paulo, Brasil: Editora Setembro, 2017.
    Publicado
  5. camões, Ana Cláudia Rodrigues. "Formação Contínua e Ethos Profissional – O caso dos Educadores Sociais". In Atas do Congresso XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação,, 1255-1255. Viseu, Portugal, 2016.
    Publicado
  6. camões, Ana Cláudia Rodrigues. "Novo Modelo de Intervenção na Educação e Formação de Adultos em Risco: O Técnico Superior de Educação Social como Agente Tutor". In Atas do Congresso XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação,, 1661-1669. Viseu, Portugal, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Camões, A.. Trajetórias de vulnerabilidade: Perceção Subjetiva e Objetiva da Condição do «Novo Pobre». Faro, Portugal: Sílabas & Desafios. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Filipa Alexandra Teixeira. "Formação e práticas sociopedagógicas : o caso dos técnicos de reeducação em Portugal". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.14/45555.
  2. Camões, Ana Cláudia Rodrigues. "Formação contínua e ethos profissional : o caso dos educadores sociais em Portugal". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/27707.
  3. Camões, Ana Claúdia Rodrigues. "Trajetórias de vulnerabilidade : perceção subjectiva e objectiva da condição do «novo pobre»". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/9241.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09 Desafios de formação académica em tempos de pandemia: um estudo com alunos finalistas de Educação Social em Portugal. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Educação e Cidades – Tempos, espaços, atores e culturas
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/07 Challenges of Initial Training in times of pandemic: Social Education Internship Experience. 2nd Internacional Conference in Information Technology & Education
ICITED´22 (Rio de Janeiro, Brasil)
2021/07 Perceção dos alunos acerca de Educação Social: um estudo com o webQDA I Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação
Qualis2021 (Santiago de Compostela, Espanha)
2017/07 Capacitação dos Atores Profissionais II Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2017/04 Educadores Sociais: Exigências e Desafios de Formação e Ação. XI Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais
AIEGI (São Paulo, Brasil)
2016/10 Formação Contínua e Ethos Profissional - O caso dos Educadores Sociais. XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Fronteiras, diálogos e transições na Educação, Viseu
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
2016/10 Novo Modelo de Intervenção na Educação e Formação de Adultos em Risco: O Técnico Superior de Educação Social como Agente Tutor XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Fronteiras, diálogos e transições na Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
2016 (Re) hacer la Educación Social para impulsar la construcción de la ciudadanía y el pensamiento crítico en la transformación social. VII Congreso Estatal de Educación Social
(Sevilha, Espanha)
2015/11 A Educação Social face ás novas reconfigurações sociais I Encontro dos Profissionais da Educação Socia
APTSES (Porto, Portugal)
2006/05 O Educador Social em Contexto Escolar V Fórum Nacional de Educação Social
CNES (Santa Maria da feira, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09/01 - 2024/01/19 Formação e Práticas Sociopedagógicas: o caso dos técnicos de reeducação em Portugal.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/09/01 - 2022/02/16 Pedagogia da Dádiva e Intervenção Social: estudo de caso
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06/20 - 2022/06/20 Encontros de Educação Social - Espaços de Partilha e Reflexão. (2022/06/20 - 2022/06/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/05/18 - 2022/05/18 Encontros de Pedagogia Social - Inovação Pedagógica e Responsabilidade Social (2022/05/18 - 2022/05/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2021/10/02 - 2021/10/02 II Seminário Internacional de Educação Social - Think outside the box - O papel do Educador Social nos processos de capacitação, responsabilidade social e liderança (2021/10/02 - 2021/10/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/10/02 - 2021/10/02 IV Seminário do Dia Internacional do Educador - Educadores Sociais como Agentes de Mudança: Educar, Inspirar e Transformar (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 VIII Congresso Internacional de Educação Social - Minorias e Direitos Humanos. Compromisso com as Pessoas, na qualidade de membro da Comissão Organizadora (2018/11/20 - 2018/11/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2017/11/03 - 2017/11/03 VII Congresso Internacional de Educação Social – “A Educação e o Social num Mundo Globalizado, na qualidade de membro da Comissão Organizadora (2017/11/03 - 2017/11/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2016/10/01 - 2016/10/01 VI Congresso Internacional de Educação Social - "Ética e Trabalho Social nas equipas Multiprofissionais", na qualidade de membro da Comissão Organizadora (2016/10/01 - 2016/10/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 V Congresso de Educação Social - Contextos familiares de Vulnerabilidade (2015/10/02 - 2015/10/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
APTSES, Portugal
2010/05/27 - 2010/05/27 III Encontros de Pedagogia Social - " A Educação e a Cidade", na qualidade de membro da comissão organizadora (2010/05/27 - 2010/05/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/05/10 - Atual Oradora Convidada no Webinar de Educação Social – “O trabalho em Rede em contexto de Infância e Juventude”, promovido pelo , do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, no dia 10 de maio de 2021.
Outro
Webinar de Educação Social
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/04/30 - Atual Oradora Convidada na Conferência de Educação Social, promovida pela Academia de Formação Equestre e Hipoterapia de Valongo e Campo e organizado pela Comissão de Curso da Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação de Fafe.
Encontro
Entre Trajetórias de Vulnerabilidade - A importância do Associativismo Juvenil em Contextos de Risco
2016/05 - Atual Oradora Convidada no V Fórum Nacional de Educação Social V Fórum Nacional de Educação Social – promovido pelo Conselho Nacional de Educadores Sociais (CNES) em maio de 2016 em Santa Maria da Feira.
Encontro
O Educador Social em Contexto Escolar
2022/12/10 - 2022/12/10 Oradora Convidada no III Fórum Internacional de Psicopedagogia de Aveiro – “Direitos Humanos
Encontro
III Fórum Internacional de Psicopedagogia de Aveiro – “Direitos Humanos
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/11 Arguente da Defesa Pública do Título de Especialista intitulado de: Estratégia Local Para a Infância no Concelho de Vila Nova de Gaia
Arguente principal
Ana Maria Marques dos Santos (Outro)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
2024/01/19 ACOLHIMENTO RESIDENCIAL Do apartamento de autonomia para a vida adulta: caminhos de aprendizagem (Estudo de caso)
Arguente principal
Marco Bruno da Rocha Barros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2024/01/19 Estratégias para a igualdade e inclusão no ensino superior: o caso das pessoas com deficiência
Arguente principal
Carla Manuela de Sousa Madureira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2023/01 Pedagogia e Medidas de Reinserção Social - O Caso do Rendimento Social de Inserção (RSI).
Vogal
Diana Isabel Amaral Dias Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/12 Hospitalidade e Liderança Pedagógico-Organizacional - Um Desafio para as Instituições Sociais e Educativas
Vogal
Maria Rita de Abreu Freire Teixeira Valente (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/05/04 A HOSPITALIDADE COMO PARADIGMA DE INTERVENÇÃO SOCIOPEDAGÓGICA UM ESTUDO DE CASO
Arguente principal
Isabel Maria Carvalho Correia de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022 Ficha de Informação à Direção (Fid): Um Instrumento de Monitorização e de Promoção das Aprendizagens Através da Avaliação
Arguente principal
Marta Sofia Cardoso Loureiro (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021 Arguente da Defesa Pública do Título de Especialista intitulado de: Contributos da Educação Social na Humanização do Território e (Re)Construção da Identidade. Belide: Lugar de Memória.
Arguente principal
Bruno José Ferreira Mendes (Outro)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020 Apadrinhamento Civil – Uma Nova Oportunidade de Proteger - Um Recomeço.
Arguente principal
Verónica Alexandra Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020 Cultura Escolar e Pedagogia Social. Formação Pessoal e Social do Professor de Educação Física.
Arguente principal
Fernando Tomás Pereira de Lima de Mello e Sampayo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09 A ABORDAGEM MULTINIVEL NO NOVO PARADIGMA – A ESCOLA INCLUSIVA
Arguente principal
Sílvia Luísa Brito Teixeira Pereira Inácio (Mestrado)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2019/07 A HIPOTERAPIA EM CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO AUTISTA – ESTUDO DE CASO
Arguente principal
Sofia Clarisse Tavares de Sousa (Mestrado)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/07/11 - 2024/07/13 ICITED'24 - International Conference in Information Technology & Education, Recife, Barsil
2022/10/20 - 2022/10/21 Congresso Internacional SIPS/MIIS (XXXIV Congresso Internacional da Sociedade IberoAmericana de Pedagogia Social, e da X Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social) - Congresso Internacional subordinado ao tema - Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prát Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2022/10/04 - 2022/10/04 III Seminário de Educação Social - Novas problemáticas, Novas Respostas - Os Desafios da Educação Social para um Humanismo Renovado Escola Superior de Educação de Fafe - Instituto Europeu de Estudos Superiores de Portugal
2022/07/14 - 2022/07/16 ICITED'21 - International Conference in Information Technology & Education, 14-16 de julho de 2022. (2022/07/14 - 2022/07/16) Rio de Janeiro, Brasil
2021/11/26 - 2021/11/27 9ª Conferência de Mediação intercultural e Intervenção Social: Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2017/04 - 2017/04 IXI Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais Centro de Convenções da Unicamp – Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/05 - 2020/05 Saber & Educar (1647-2144) Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti
2018 - 2018 PRAXIS EDUCARE

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/11 - 2022/04 ¿Membro da Comissão de Autoavaliação responsável pelo processo de autoavaliação do 1° ciclo de Estudos da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Fafe e participação na visita institucional realizada pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) nomeada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), realizada no dia 04 de abril de 2022.
Membro
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01 - Atual Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (SPCE) Sócia nº 1444
2015/01 - 2019/01 Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social Vice Presidente

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/05 - 2023/08 Membro da Equipa de Avaliação Externa, do Instituto Europeu de Estudos Superiores, do Projeto Bisar “Refazer, repetir ou voltar a realizar”, implementado pela Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa e financiado pelo Programa Portugal Inovação Social, terminado em agosto 2023. Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
Distinções

Outra distinção

2012 Menção Honrosa, pela Universidade Católica Portuguesa, na 2ª edição do Concurso Socialspin i3s 2012, com o projeto UNIVERSUGESTIVO - da Associação de Integração Comunitária, no evento Social.Lab 2012.